You are on page 1of 18

A URBANIZAO HISTRIA, TRANSFORMAES E TENDNCIAS MUNDIAIS

VESTIBULAR 2010

(FATEC) Considere a foto para responder questo.

O Arco do Triunfo foi iniciado por ordem de Napoleo Bonaparte em 1806, e a Paris dos boulevares (das avenidas) surgiu a partir da reforma urbana implantada pelo baro Haussmann, prefeito de Paris entre 1853 e 1870, perodo em que a Frana era governada por Lus Bonaparte. A foto demonstra o resultado final dessas duas iniciativas que representam a vitria do projeto

a) socialista de uma cidade em que seus espaos devem pertencer igualmente a todos os cidados. b) burgus em que o embelezamento da cidade, os parques, novos edifcios e monumentos devem atender mais s necessidades da classe burguesado que s da populao mais pobre.

c) anarqui ta de uma cidade onde a populao no preci aria de um rgo governamental poi os prprios cidados a governariam. d) neoli eral em que a economia da cidade deve ser gerada no mais pelo investimento do Estado e sim pelo livre investimento das empresas privadas. e) comunista de uma cidade moldada nas diretri es da Primeira Internacional Comunista.

(UFC) O processo de urbani ao um dos traos marcantes do mundo contemporneo presente em pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbani ao apresenta caractersticas distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmaes abaixo sobre essas caractersticas.

I. Nos pases desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condies de moradia, de servios e a oferta de emprego. II. Nos pases subdesenvolvidos, a urbani ao acelerada est associada s pssimas condies de vida no campo e estrutura fundiria concentrada, o que estimula o xodo rural. III. Nos pases subdesenvolvidos, o rpido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenmeno denominado macrocefalia urbana. IV. Nos pases desenvolvidos, a urbani ao est relacionada presena da indstria na cidade e ausncia de tcnicas modernas no campo, o que acentuou a migrao rural-urbana.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II verdadeira. b) Apenas I e II so verdadeiras. c) Apenas I, II e IV so verdadeiras. d) Apenas I, II e III so verdadeiras.

e) Apenas II, III e IV so verdadeiras.

(UNESP) Correlacione os conceitos a seguir:

I. Urbani ao; II. Rede urbana; III. Hierarquia urbana; IV. Polari ao e V. Metrpole.

( ) As glomeraes urbanas mantm e reforam laos interdependentes entre si e com outras reas que elas atraem. Estas reas que sofrem atrao podem, s vezes, pertencer a regies homogneas diversas. Estas reas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regies, de forma geral, nada mais so que recortes territoriais destas reas. ( ) A caracterstica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extenso de sua rea de influncia espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de servios. No esquema atual das relaes entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrpole nacional, ao contrrio do esquema clssico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequncia, com a metrpole regional e nacional. ( ) O processo vinculado s transformaes sociais que provocam a mobilizao de pessoas, geralmente, de espaos rurais para centros urbanos. Essa mobilizao de pessoas motivada pela busca por estratgias de sobrevivncia, visando insero no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano. ( ) O conjunto articulado ou integrado de reas urbanas que cobrem um determinado espao geogrfico e que se relacionam continuamente. ( ) O termo empregado para cidade central de uma determinada regio geogrfica, densamente urbanizada, que assume posio de destaque na economia, na poltica, na vida cultural, etc. A mancha urbana formada, geralmente, por cidades com tendncia ao fenmeno de conurbao. Vrios municpios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupao de resolver os problemas de interesse comum.

A sequncia correta obtida a partir da correlao entre os conceitos e as definies :

a) I, II, IV, V, III. b) II, V, I, III, IV. c) IV, III, I, II, V. d) III, IV, I, II, V. e) IV, I, V, II, III.

(UFAL) Sobre o tema Urbanizao, analise as afirmaes a seguir.

1) A partir do final do sculo XIX, houve nos pases desenvolvidos um processo de suburbanizao da populao de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentraes populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.

2) A partir da dcada de 1950, houve uma ampliao considervel da superfcie ocupada pelas cidades nos pases subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos pases onde a urbanizao acontecera h mais tempo.

3) Toda cidade uma forma de organizao complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnolgica.

4) A cidade surgiu com as primeiras civilizaes da Antiguidade, mas foi a partir da Revoluo Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a Histria da humanidade.

Est (o) correta(s):

a) 4 apenas b) 1 e 2 apenas c) 1, 2 e 4 apenas d) 2, 3 e 4 apenas e) 1, 2, 3 e 4.

(UEG) A intensidade da ocorrncia de problemas urbanos de n atureza clim tica tem sido a tnica dessas ltimas dcadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas est relacionado ao crescimento demogr fico umano. A figura abai o representa o crescimento da populao umana em uma determinada metrpole brasileira a partir da dcada de 1920.

Com base nas informaes e no gr fico, CORRETO afirmar:

a) na dcada de 1970, como o nmero de abitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a ine istncia de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilizao ambiental por parte da populao.

b) medida que o crescimento demogrfico humano aumenta, a existncia de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as ms condies de habitao e saneamento so ocorrentes nas metrpoles. c) a implantao de programas de natalidade e de programas referentes s polticas ambientais desencadeia a tendncia de o nmero de habitantes se estabilizar nos pases subdesenvolvidos, nos ltimos anos. d) o crescimento populacional e a consequente expanso territorial urbana a partir da dcada de 1960 esto relacionados a vrios fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos so determinantes.

(UFC) O processo de urbanizao um dos traos marcantes do mundo contemporneo presente em pases desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanizao apresenta caractersticas distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmaes abaixo sobre essas caractersticas.

I. Nos pases desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condies de moradia, de servios e a oferta de emprego. II. Nos pases subdesenvolvidos, a urbanizao acelerada est associada s pssimas condies de vida no campo e estrutura fundiria concentrada, o que estimula o xodo rural. III. Nos pases subdesenvolvidos, o rpido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenmeno denominado macrocefalia urbana. IV. Nos pases desenvolvidos, a urbanizao est relacionada presena da indstria na cidade e ausncia de tcnicas modernas no campo, o que acentuou a migrao rural urbana.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas II verdadeira. b) Apenas I e II so verdadeiras. c) Apenas I, II e IV so verdadeiras. d) Apenas I, II e III so verdadeiras.

e) Apenas II, III e IV so verdadeiras.

(UFV) Com relao ao conceito de rede urbana, assinale a afirmativa CORRETA:

a) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informao. b) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um ncleo urbano central que articula as atividades econmicas entre elas. c) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede tcnica) e outra imaterial (rede social). d) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuio de mercadorias.

VE T B L

2009

(UFSJ) Analise o texto abaixo.

" como se a cidade fosse um imenso alfabeto com o qual se montam e desmontam palavras e frases. esse aspecto que permite que o prprio espao da cidade se encarregue de contar a sua histria. A conscincia disso leva, hoje, a que se fale muito em preservao de bens arquitetnicos, isto , a no-demolio de construes antigas. Trata-se de impedir que esses textos sejam apagados."

(ROLNIK, Raquel. O que cidade? So Paulo: Brasiliense, 1998.)

A preservao do patrimnio arquitetnico de uma cidade de grande importncia para o estudo do espao materializado em tempos passados. O estudo desses espaos requer a compreenso do conceito de paisagem que, na Geografia, entendida como

a) uma escrita sobre a outra, um conjunto de objetos que tm idades diferentes, uma herana de muitos momentos.

b) uma identidade visual, caracterizada por fatores de ordem social, cultural e natural, contendo espaos e tempos homogneos. c) um reflexo das transformaes temporais oriundos de uma determinada cultura. Assim, as paisagens culturais testemunham tempos anteriores ao homem. d) uma dimenso prpria, o que chega aos sentidos. Por isso, sua apreenso independe do observador.

(UEPB) Assinale com V ou com F as proposies conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas no tocante relao campo/cidade. ( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrcola e concentrar a maior parte das riquezas e da populao. ( ) A urbanizao de hoje mais acelerada em pases da frica e da sia, onde ainda h um predomnio da populao rural. ( ) A urbanizao que se iniciou e foi muito intensa nos pases desenvolvidos que se industrializavam mais acelerada, hoje, nas naes subdesenvolvidas. ( ) A urbanizao dos pases subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernizao dessas sociedades com a mecanizao do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.

A seqncia correta das assertivas

a) V F F F b) F F V V c) V F F V d) V V V F e) F F F V

(UFSCAR) A partir dos dados dos quadros e da anlise geoeconmica do mundo atual, assinale a alternativa correta.

(ONU. Desenvolvimento Social e Econmico. Projeo da populao Mundial, 2001.)

a) A participao das cidades com mais de 10 mil es de abitantes em pases centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declnio da sua importncia para o capitalismo. b) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava em pases centrais e as -se latino-americanas predominavam entre as cidades com mais de 10 mil es de abitantes. c) As projees para 2015 apontam que o nmero de cidades globais ser superior ao nmero de megacidades e que estas se concentraro na Amrica Latina, sia e frica. d) Em 2015, ser igual o nmero de cidades de pases centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estaro na sia, sobretudo em pases como a C ina e a ndia. e) Apesar do maior nmero de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, mais problemas nos pases centrais, visto que a cidade mais populosa Tquio.

VE T B L

2008

(UFSCAR) Com a acelerada urbanizao da humanidade e o advento de gigantescas aglomeraes urbanas, os especialistas no tema e as organizaes internacionais logo criaram novos conceitos para dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megal le, megacidade e cidade gl bal. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:

I. Megalpole uma gigantesca aglomerao urbana, com mais de 10 milhes de habitantes e onde h conurbao de inmeras cidades vizinhas. II. Cidade global uma imensa rea urbana com uma populao de no mnimo 10 milhes de habitantes. III. Megacidade uma gigantesca aglomerao urbana com no mnimo 10 milhes de habitantes. IV. Megalpole uma regio superurbanizada onde, numa pequena extenso de um territrio nacional, se concentram vrias cidades milionrias, que possuem uma vida econmica bastante interligada.

So verdadeiras as afirmativas:

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) II e IV.

(UNESP) As previses de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo tero, pelo menos, 8 milhes de habitantes ocupando 0,4% da rea do planeta. Assinale a alternativa que contm o processo descrito e alguns impactos ambientais importantes dele resultantes.

a) Envelhecimento da populao; favelas; vossoroca. b) Globalizao; efeito estufa; assoreamento dos rios. c) Urbanizao; segregao espacial; enchentes. d) Emigrao; chuva cida; migraes pendulares. e) Favelizao; secas; eroso elica.

(UFPI) Com relao ao processo de urbanizao do mundo contemporneo, correto afirmar: a) A rede urbana se organiza somente nos pases industrializados porque se estabelece uma dependncia dos servios urbanos dos plos industriais em relao s demais cidades perifricas. b) Uma rede urbana comea a se estabelecer a partir dos fluxos industriais mantidos entre um grupo de cidades. c) O processo de globalizao possibilitou o estabelecimento de um conceito nico de cidade para todos os pases do mundo. d) A Revoluo Industrial, momento essencial para o desenvolvimento do sistema capitalista, desencadeou grandes transformaes scio-espaciais nas cidades, elevando cada vez mais os ndices de urbanizao. e) A urbanizao acelerada promove a ocupao dos espaos vazios no interior das cidades dos pases subdesenvolvidos ou emergentes, principalmente, pela moderna verticalizao das moradias.

(UFAM) Das causas abaixo, a nica que no contribui par a migrao campo-cidade :

a) Mecanizao da agricultura. b) Segregao urbana-espacial. c) Concentrao das terras em mos de uma minoria de proprietrios. d) Precria condio de vida no campo. e) Esperana de melhoria de vida na cidade.

(UNIFOR) Observe o mapa a seguir.

(Maria Elena Simielli. Ge atlas. So Paulo: tica, 2000)

A leitura do mapa e os con ecimentos sobre a urbanizao mundial permitem afirmar que

a) alm de apresentarem grande nmero de abitantes, as megacidades ainda e ercem funes de cidades globais. b) a elevao da cidade categoria de megacidade depende muito mais da infraestrutura urbana do que do nmero de abitantes. c) uma das caractersticas b sicas das megacidades a localizao junto ao litoral, pois a funo portu ria decisiva para o crescimento urbano. d) como o processo de industrializao ocorre simultaneamente ao de urbanizao, atualmente todas as megacidades so fortemente industrializadas. e) uma forte tendncia de cada vez mais as megacidades se concentrarem nos pases . do Sul que ainda no completaram a transio demogr fica

(FUVEST)

O mapa acima retrata a distribuio espacial, no planeta, de ncleos urbanos com mais de 10 mil es de abitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, correto afirmar que

a) a maior do mundo, Tquio, teve vertiginoso crescimento aps a Segunda Guerra Mundial, em razo do e pressivo desenvolvimento econmico do Japo nesse perodo. b) as latino-americanas cresceram em razo das riquezas geradas por atividades prim rias e do dinamismo econmico decorrente de suas funes portu rias. c) a maior parte delas localiza-se em pases de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a ndices e pressivos de crescimento vegetativo e odo rural. d) as localizadas em pases de economia menos dinmica cresceram lentame devido nte e panso do setor prim rio. e) as localizadas no Oriente Mdio so e pressivas em nmero, em razo do desenvolvimento econmico gerado pelo petrleo.

(UFAM) A urbanizao moderna um processo vinculado:

a) ao Feudalismo. b) I Guerra Mundial. c) II Guerra Mundial.

d) s Expanses martimas, no final do sculo XV. e) Revoluo Industrial.

VE T B L

2007

(UFPR) Nos Estados Unidos os maiores aglomerados urbanos esto na:

a) costa nordeste e regio dos grandes lagos. b) regio norte, nas proximidades do Canad. c) costa do Pacfico. d) regio sul e na regio do delta do Mississipi. e) fronteira com o Mxico.

(UFJF) Leia o texto

Para avaliar se uma cidade global, considera-se: o nmero de escritrios das principais empresas (em contabilidade,consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancria, de telecomunicaes, etc.. As cidadesglobais so vetores importantes da globalizao. Elas so sede de poder e por meio delas que a economia global administrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhes que alimentam os mercadosfinanceiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo.

Fonte: Maria da Glria in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html

Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global definida pela: a) quantidade de habitantes.

b) localizao geogrfica. c) influncia supranacional. d) economia sciodemocrata. e) reserva de biodiversidade.

(UFMT) O processo de urbanizao dos espaos geogrficos mundiais vm se intensificando nas ltimas dcadas. Sobre a temtica, assinale a afirmativa INCORRET .

a) A urbanizao no fim do sculo XX foi marcada por profundas diferenas entre o nvel de vida dos habitantes de pases ricos e o de pases pobres e pela existncia de duas novas categorias na hierarquia urbana: as cidades globais e as megacidades. b) As duas metrpoles brasileiras, So Paulo e Rio de Janeiro, exercem uma polarizao sobre todo o territrio nacional, praticamente comandando a vida econmica e social da nao. c) Nos pases desenvolvidos, o crescimento das cidades e a importncia que elas passaram a ter na vida das sociedades se consolidaram com a Revoluo Industrial e o estabelecimento da indstria como atividade essencialmente urbana. d) O processo de urbanizao dos pases subdesenvolvidos comeou aps a Segunda Guerra Mundial; alguns pases industrializaram-se e atraram elevado contingente populacional para as cidades. e) Na atualidade, a urbanizao dos pases desenvolvidos e subdesenvolvidos processo independente, principalmente devido ao isolamento geogrfico dos espaos mundiais e ausncia de conexo das redes urbanas.

(FATEC) Observe o grfico.

A leitura do gr fico e os con ecimentos sobre a urbanizao mundial permitem afirmar que a) o r pido processo de urbanizao tender a concentrar o maior nmero de megacidades nos pases subdesenvolvidos. b) a r pida urbanizao dever transformar as megacidades asi ticas em cidades globais de primeira grandeza. c) os continentes que apresentaro maior nmero de megacidades so aqueles que recebem maior nmero de imigrantes. d) na ierarquia urbana mundial as megacidades de 2015 devero concentrar maior egemonia poltica e econmica. e) no futuro a globalizao permitir aos atuais pases subdesenvolvidos da sia e da Amrica tornarem-se desenvolvidos.

(ESPM) Observe os conceitos urbanos abai o e indique a alternativa que apresenta a definio e o e emplo corretos:

a) Macrocefalismo planejamento urbano adequado. E emplo: Tquio.

b) Metrpole conjunto de municpios que se aglomeram em torno de outro principal. E emplo: Londrina. c) Megalpole fuso de metrpoles. E emplo: Was ington-Boston. d) Conurbao distanciamento repulsivo entre dois municpios ou mais. Campinas So Paulo. e) Cidade global cidade com capacidade de polarizao internacional. E emplo: Santiago.

(Uft) Analise estas figuras, em que esto representados trs est gios do processo de evoluo de um espao urbano:

Com base nas informaes dessas figuras e em outros con ecimentos sobre o assunto, INCORRETO afirmar que

a) a densidade demogr fica mais elevada na rea urbana ocupada, predominantemente, pelo setor de servios que na periferia. b) a evoluo temporal e espacial do espao urbano representado resultou na formao de uma regio metropolitana.

c) o setor de atividade predominante no espao urbano residencial, de servios ou industrial guarda estreita correlao com o valor da terra. d) o valor da terra na poro oriental do espao urbano, no Estgio 3, inferior ao da poro ocidental.

You might also like