You are on page 1of 3

O QUE CLONAGEM

A clonagem, a cpia, ou duplicao de clulas ou de embries a partir de um ser j adulto. As cpias possui todas as caractersticas fsicas e biolgicas de seu pai gentico. Os cientistas isolaram uma clula, e retiraram dela o seu ncleo, e juntou-se um clula a outra clula e em seguida vem a duplicao das clulas, atravs de duplicaes sucessivas de duas clulas de quatro em quatro, de oito em oito, de dezesseis em dezesseis, e assim sucessivamente at chegar ao ponto dessas clulas todas constiturem um ser, como foi o caso da ovelha Dolly.

O SURGIMENTO DE DOLLY
Em julho de 1996, na pequena cidade de Edimburgo, no interior da Esccia, nasceu Dolly, uma saudvel ovelha na raa Finn Dorset como tantas outras que pastam pelas colinas da regio. Com uma diferena fantstica: Dolly no foi gerada de forma natural. Mas de uma impressionante descoberta da engenharia gentica, Dolly foi produzida artificialmente em laboratrio, a partir de uma nica clula da mama de uma ovelha adulta. No houve cruzamento nem mesmo inseminao artificial. Dolly um clone de outra ovelha. O que significa que a copia de outro ser da sua espcie, mesmo em nvel molecular. O cdigo gentico das duas no tem nenhuma diferena. Tudo foi duplicado igualmente: o tamanho das orelhas, as marcas nas patas, os dentes, o formato e a cor dos olhos.

COMO FOI FEITA A CLONAGEM DE DOLLY


A Clonagem foi realizada a partir da utilizao de clulas e embries, a cincias tenta copiar outros seres vivos e at mesmo seres humanos, com o mesmo cdigo gentico. Significa que a cpia possui todas as caractersticas fsicas e biolgicas de seu pai gentico. Todos os meios possveis da mdia, estamparam com estardalhao as fotos e imagens da ovelha Dolly criada em laboratrio. Os cientistas, para desenvolverem esse experimento, retiraram uma clula mamaria da ovelha doadora, com toda sua informao gentica, e fundiram-na com um vulo no fertilizado de outra ovelha (sem DNA). O embrio resultante foi inseminado artificialmente numa terceira, que gerou a ovelha conhecida como Dolly.

A ERA DOS CLONES BRASILEIROS


Pesquisadores brasileiros esto, a um passo de produzir seu primeiro clone de um animal superior. No ser uma ovelha, como a graciosa Dolly, mas um bovino, provavelmente da raa Nelore, a mais disseminada na pecuria de corte do pas. Dois cientistas disputam a primazia na corrida por esse objetivo. Em Braslia, o mdico veterinrio Rodolfo Rumpf, coordenador de projetos do Centro Nacionals de Recursos Genticos e Biotecnologia (CENARGEN), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa). E, em So Paulo, Jos Antonio Visintin, professor da Faculdade de Medicina Veterinria e Zootcnica (FMVZ), da Universidade de So Paulo (USP). Os mtodos de clonagem propostos por eles so semelhantes ao utilizado na Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, para a criao de macacos.

"POLLY", A NOVA OVELHA CLONADA


Polly a primeira ovelha clonada na forma transigncia a partir da nova tecnologia de clonagem. Ela esta sendo considerada um sucesso plos cientistas para um passo crucial na sua comercializao. Polly contm um gene humano, responsvel pela produo de uma protena humana em seu leite que permitir tratar doenas que vo da hemofilia osteoporose. A experincia foi realizada da seguinte forma. Os cientistas retiraram um vulo de uma ovelha e esvaziaram seu ncleo, a parte que contm o material gentico. O DNA retirado de uma clula de outra ovelha adulta foi acrescido de um gene humano e implantado no vulo. O embrio foi gerado a partir desse material. Implantado em uma outra ovelha, o embrio desenvolveu-se normalmente. A fmea pariu o filhote. Nascendo assim Polly.

CONCLUSO
Caso a clonagem seja permitida, ser inevitvel que vrios governos, instituies e empresas abusem desse processo, gerando indivduos com destinos traados de acordo com os interesses de seus criadores. Sero fundadas grandes fbricas de mquinas e armas humanas, pessoas iguais s geradas sexuadamente, mas tendo seus crebros lavados, programadas como andrides. Dessa maneira, a tal Lei da ONU, que deve ser considerada como A Lei Mxima da Vida Humana, ser fatalmente agredida.

Sabe-se, porm, que, para a cincia, a inteno no a de usar a clonagem com tais finalidades. Muitos a consideram como a alternativa do futuro para casais que no podem gerar filhos. Ainda assim, devemos admitir que, do ponto de vista gentico, um indivduo clonado no filho de seu parental, e sim, um irmo gmeo idntico. Esse pensamento poderia ser contestado pelo fato de que um filho, mais do que um ser que se originou de uma fuso gentica, algum que se cria e se ama como um filho. Se o pretexto for este, ento por que no substituir a clonagem pela adoo de uma criana? Mas se o objetivo maior da cincia for o de dar a todos a capacidade de gerar pessoas do mesmo "sangue", ento a humanidade agradecer muito mais se, ao invs de se fazerem clonagens, forem descobertos mtodos para regenerar clulas reprodutivas de pessoas estreis. Com tantas alternativas para a perpetuidade da espcie humana, a clonagem se faz desnecessria, alm de perigosa se feita por mentes mal intencionadas. Alm disso, no faz o menor sentido o que se ouve de algumas pessoas, que a clonagem permitir que pessoas queridas, importantes e inteligentes voltem vida ou sejam replicadas. No preciso ser um bilogo para saber que o DNA determina como deve ser o crebro de cada um, mas no determina como deve ser sua personalidade.

BIBLIOGRAFIA :
SITE DA INTERNET www.clonagem51.cjb.net

NOME : Jucileia A. Franco

N. 19

SRIE 3 G

You might also like