You are on page 1of 3

Autor: Rodrigo Souza

O ecossistema no capaz de suprir a demanda, infinitamente, da atividade econmica e de consumo da matria-prima, para tanto surgiu o termo desenvolvimento sustentvel em estudos da Organizao das Naes Unidas sobre as mudanas climticas, com o intuito de achar uma soluo para a crise social e ambiental que passava o mundo a partir da segunda metade do sculo XX. O atual modelo autodestrutivo, deve-se aproveitar os recursos naturais sem sobrecarreg-lo. Para a Comisso Mundial do Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD, 1988, 1991) os objetivos que derivam do conceito de desenvolvimento sustentvel so:
1. - crescimento renovvel; 2. - mudana de qualidade do crescimento; 3. - satisfao das necessidades essenciais por emprego, gua, energia, alimento e 4. saneamento bsico; 5. - garantia de um nvel sustentvel da populao; 6. - conservao e proteo da base de recursos; 7. - reorientao da tecnologia e do gerenciamento de risco; 8. reorientao das relaes econmicas internacionais (CMMAD, 1988, 1991).

Com o intuito de facilitar o entendimento do conceito de sustentabilidade Sachs (1993) a divide em cinco classificaes: a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade econmica, a sustentabilidade ecolgica, a sustentabilidade social e a sustentabilidade poltica.

Sustentabilidade ecolgica refere-se base fsica do processo de

crescimento e tem como objetivo a manuteno de estoques dos recursos naturais, incorporados as atividades produtivas. Sustentabilidade ambiental refere-se manuteno da capacidade de sustentao dos ecossistemas, o que implica a capacidade de absoro e recomposio dos ecossistemas em face das agresses antrpicas. Sustentabilidade social refere-se ao desenvolvimento e tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida da populao. Para o caso de pases com problemas de desigualdade e de incluso social, implica a adoo de polticas distributivas e a universalizao de atendimento a questes como sade, educao, habitao e seguridade social. Sustentabilidade poltica refere-se ao processo de construo da cidadania para garantir a incorporao plena dos indivduos ao processo de desenvolvimento. Sustentabilidade econmica refere-se a uma gesto eficiente dos recursos em geral e caracteriza-se pela regularidade de fluxos do investimento pblico e privado. Implica a avaliao da eficincia por processos macro sociais.

No necessrio acabar com o to sonhado crescimento econmico para a implementao do desenvolvimento sustentvel na Amaznia, no entanto deve-se alterar os mtodos de ocupao dos espaos. Para um desenvolvimento sustentvel efetivo deve-se criar novos padres de ocupao das terras, no se limitando a criao de zoneamentos ecolgicos, que so de difcil implementao. necessrio discusses com a sociedade civil a respeito de politicas publicas para a regio. preciso reconhecer que a Amaznia representa uma grande oportunidade para as empresas e industrias, com o uso racional dos recursos naturais, criando uma vantagem futura e diferenciada. Deve haver uma articulao entre o estado, a iniciativa privada e a populao na criao e implementao de investimentos em infraestrutura O fortalecimento do Estado essencial, para que seja cumprido a lei e no deixar a populao desemparada, alm de aplicar mecanismos efetivos de fiscalizao, para que se impea o avano do desmatamento de reas remotas, com o objetivo da diminuio de reas disponveis, aumentando o seu valor no mercado, incentivando assim a implantao de culturas perenes, o manejo florestal, agricultura familiar e outros sistemas de produo sustentveis Uma alternativa seria o incentivo da agricultura intensiva em reas j desmatadas ou em regies com solos pobres, desde que o Estado fornecesse a estrutura necessria para isso, como a abertura de crditos para os agricultores, estrutura, tecnologia, etc.

You might also like