You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES CURSO DE EDUCAO FSICA PROF ANDERSON DA CUNHA BAIA

EDUCAO FSICA ESCOLAR E A DITADURA MILITAR NO BRASIL (1968-1984): entre a adeso e a resistncia

Perodo da Ditadura militar: 1964-1985 finalizou o mandato de Joo Goulart

Golpe de Estado que

Para o CPDOC (FGV) em 1964, os militares no apenas atuam na tomada do poder mas tambm passam a exerc-lo diretamente, instaurando um regime autoritrio, centralizador e burocrtico, e diga-se de passagem modernizador No incio do perodo militar ocorreu uma intensa recuperao da economia, chegando-se a afirmar a presena de um milagre econmico brasileiro. Contribuiu nesse processo a grande entrada de capitais externos, atrados pela estabilidade poltica.

Esse movimento econmico se deu ao mesmo tempo em que se instaurou uma censura aos meios de comunicao, violenta represso poltica, especialmente entre os fins da dcada de 1960 e dcada de 1970, substanciado pela lei de segurana nacional. Eram comuns as prises, interrogatrios e torturas das pessoas suspeitas de oposio ao regime imposto, especialmente estudantes, jornalistas e professores. AI-5: decreto-lei n 477, de 26 de fevereiro de 1969, que punia professores, alunos e funcionrios de universidades acusados de subverso ao regime com expulso. Os professores atingidos ficavam impossibilitados de trabalhar em outra instituio educacional por cinco anos, ao passo que os estudantes ficavam proibidos de cursarem qualquer universidade por trs anos.

Delimitao do Perodo de 1968 a 1984: fase que contempla sua fonte principal a Revista Brasileira de Educao Fsica e Desportos Fontes Utilizadas: -Revista Brasileira de Educao Fsica e Desportos -Programas de Educao Fsica da Prefeitura Municipal de Curitiba -Programa de Ensino de Escolas Isoladas -Depoimentos de Professores do Municpio Objetivo: Analisar as relaes entre o aparato-legal-institucional para a educao fsica escolar brasileira de 1968 a 1984 e a apropriao dos professores daquele aparato O que o autor est chamando de aparato-legal-institucional? Os documentos que orientam a prtica pedaggica. Em primeira instncia se refere aos programas de educao Fsica e programas de ensino; em segunda instncia a Revista (circuladora de um discurso)

A tese do transplante cultural presente na literatura oficial desconsidera a existncia singular capaz de reapropriar os mais diferentes cdigos. A Educao Fsica no perodo militar se reduz aos cdigos da instituio esportiva Os professores de Educao Fsica assistiam essa hegemonia esportiva sem influenciar no processo? Havia um consrcio ativo dos professores escolares de Educao Fsica para a consolidao daquele processo Parte do princpio de que os professores de Educao Fsica, e em linhas gerais todo professor, tem um espao de autonomia a aula propriamente dita Vocs concordam com isso? Como isso vai se d na sua prtica pedaggica?

A Disciplina de Histria da Educao Fsica: tem uma ementa e uma bibliografia bsica! Mas ser que me limito a falar apenas a partir da referncia bsica e do perodo que cabe aula? Revista Brasileira de Educao Fsica e Desportos (rgo oficial): no monoltica... No era s a voz oficial que estava presente na revista... Possivelmente porque no era algo que incomodava o governo... Educao Fsica como controle social! Na revista fazia apologia da tcnica e da cincia em nome do desenvolvimento... A modernizao que veiculava no pensamento do regime militar tinha chegado para ficar!

Os programa da prefeitura de Curitiba mostram que a educao fsica por tempos reduzia-se a poucos esportes, a algumas poucas tcnicas esportivas. Os programas privavam pelo rendimento, pelas habilidades esportivas desenvolvidas. Era uma tentativa de sistematizao e ao mesmo tempo de controle! * Debate atual no Brasil acerca de um livro texto, caderno didtico..\..\livro_edfisica.Prefeitura do Paran.pdf Cada um dos professores entrevistados assimilava, incorporava de uma maneira completamente distinta as influncias mais variadas. Em decorrncia disso, o resultado do seu trabalho era fundamentalmente diverso. O que isso significa e o que nos permite pensar sobre a possibilidade de construo de um Caderno Didtico para a Educao Fsica?

O que os sujeitos fazem com aquilo que as estruturas fazem dos sujeitos? O que quer dizer isso nesse trabalho? Eles reinventam... Dentro dos limites permitidos pelas mais diversas determinaes

O autor procurou perceber a existncia de professores alienados ou militantes... Chegando a seguinte concluso: nem todos foram um ou outro, a maioria simplesmente pretendia ser professor.

You might also like