You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA GRADUAO EM ENGENHARIA MECNICA GEM 20: TRANSFERNCIA DE CALOR I PROFESSOR: GILMAR GUIMARES

1 Laboratrio: Termopares

NOME:

N.:

Bruno Alexandre Roque

85732

Guilherme Augusto de Oliveira

85733

UBERLNDIA, 29 DE MAIO DE 2009

1.

Introduo

Os termopares so os sensores de temperatura preferidos nas aplicaes industriais, seja pela sua robustez, seja pela simplicidade de operao. Entretanto, para que as medies de temperatura com termopar sejam significativas e confiveis, fundamental conhecer no somente os princpios bsicos de operao, como tambm as condies que o usurio deve proporcionar para que esses princpios sejam vlidos. Os termopares so os sensores de temperatura mais utilizados. Sua simplicidade e confiabilidade so o maior apelo sua utilizao.

2.

Anlise terica Antes de iniciar o estudo dos termopares, necessrio falar sobre os efeitos abaixo, que auxiliaro

no entendimento dos processos de medio em questo.

2.1 - Efeito Seebeck O efeito Seebeck a produo de uma diferena de potencial (tenso eltrica) entre duas junes de condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes, quando elas esto a diferentes temperaturas (fora eletromotriz trmica). o reverso do efeito Peltier que a produo de um gradiente de temperatura em duas junes de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma diferena de potencial (tenso eltrica) em um circuito fechado (conseqntemente, percorrido por uma corrente eltrica). Estes dois efeitos podem ser tambm considerados como um s e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termeltrico. O efeito Seebeck devido a dois fenmenos: difuso de portadores de carga e arrastamento fnon. O princpio termoeltrico dos termopares deriva de uma propriedade fsica dos condutores metlicos submetidos a um gradiente trmico em suas extremidades: a extremidade mais quente faz com que os eltrons dessa regio tenham maior energia cintica e se acumulem no lado mais frio, gerando uma diferena de potencial eltrico entre as extremidades do condutor na ordem de alguns milivolts (mV).

Figura 1: Condutor metlico submetido a um gradiente de temperatura

Na figura acima, o valor da fora eletro motriz E depende da natureza dos materiais e do gradiente de temperatura nos mesmos. Quando o gradiente de temperatura linear, a diferena de potencial eltrico E = E2 E1 > 0 depende apenas do material e das temperaturas T1 e T2, (T2 > T1), formalmente representado pela frmula:

onde S o coeficiente termodinmico de Seebeck, T a diferena de temperatura T = T2 T1 e E a diferena de potencial eltrico usualmente medido em milivolts em funo da diferena de temperatura (mV/C). Quando dois condutores metlicos A e B, de diferentes naturezas, so acoplados mediante um gradiente de temperatura, os eltrons de um metal tendem a migrar de um condutor para o outro, gerando uma diferena de potencial eltrico, num efeito semelhante a um pilha eletroqumica. Esse efeito conhecido como Efeito Seebeck sendo capaz de gerar energia eltrica com base numa fonte de calor mediante propriedades fsicas dos metais.

Figura 2: Metais condutores acoplados num termopar

Quando associam-se dois metais num termopar, a fora eletro motriz gerada :

onde SA e SB so os coeficientes de Seebeck dos metais A e B, T1 e T2 representam a diferena de temperatura na juno dos materiais. Os coeficientes de Seebeck so no-lineares e dependem da temperatura absoluta, material, e da estrutura molecular. Se os coeficientes de Seebeck podem ser considerados efetivamente constantes numa certa gama de temperatura, a frmula acima pode ser aproximada por:

Desse modo possvel gerar energia eltrica usando-se uma fonte de calor. Atualmente, o efeito Seebeck muito utilizado para a construo de termmetros em que se mede diferena de temperatura atravs de um voltmetro calibrado para este fim. Outra aplicao deste mesmo efeito a construo de pilhas atmicas (Gerador termoeltrico de radioistopos) para produzir pequenas potncias, mas de longa durao, o que necessrio em situaes especiais como na sonda Cassini-Huygens e nas sondas Voyager. A maior desvantagem da utilizao da gerao de energia termeltrica direta a baixa potncia. Isto obriga a construo de milhares de clulas termeltricas para a obteno de alguns Watts de potncia.

2.2 - Efeito Peltier O efeito Peltier a produo de um gradiente de temperatura em duas junes de dois condutores (ou semicondutores) de materiais diferentes quando submetidos a uma tenso eltrica em um circuito fechado (consequentemente, percorrido por uma corrente eltrica). tambm conhecido como Fora eletromotriz de Peltier e o reverso do efeito Seebeck em que ocorre produo de diferena de potencial devido diferena de temperatura neste mesmo tipo de circuito. Estes dois efeitos podem ser tambm considerados como um s e denominado de efeito Peltier-Seebeck ou efeito termeltrico. Na verdade, so dois efeitos que podem ser considerados como diferentes manifestaes do mesmo fenmeno fsico. Este efeito utilizado em coolers que, usando uma diferena de potencial, podem transferir calor da juno fria para quente aplicando-se a polaridade eltrica adequada ( um refrigerador no sentido termodinmico da palavra). O mesmo efeito tambm utilizado para produzir temperaturas prximas de 0 K, onde o terminal aquecido refrigerado por Nitrognio lquido, cuja temperatura de ebulio de 77,35 K (-196,15 C). Tal procedimento conhecido como ultra-resfriamento termoeltrico, sendo capaz de produzir temperaturas prximas ao zero absoluto no terminal refrigerado. O ultra-resfriamento por termopar utilizado para o estudo de supercondutores e do comportamento de matrias na temperatura do espao inter-estelar, onde as temperaturas so prximas a 0 K.

2.3 Efeito Thomson O efeito Thomson se inspirou numa abordagem terica de unificao dos efeitos Seebeck (1821) e Peltier (1834). O efeito Thomson foi previsto teoricamente e subsequentemente observado experimentalmente em 1851. Ele descreve a capacidade generalizada de um metal submetido a uma corrente eltrica e um gradiente de temperatura em produzir frio ou calor. Qualquer condutor submetido a uma corrente eltrica (com exceo de supercondutores), com uma diferena de temperatura em suas extremidades, pode emitir ou absorver calor, dependendo da direrena de temperatura e da intensidade e direo da corrente eltrica. Se uma corrente eltrica de densidade J flui por um condutor homogneo, o calor produzido por unidade de volume :

onde a resistividade do condutor dT/dx o gradiente de temperatura ao longo do condutor o coeficiente de Thomson. O primeiro termo J simplesmente o aquecimento da Lei de Joule, que no reversvel. O segundo termo o calor de Thomson, que muda de sinal quando J muda de direo. Em metais como zinco e cobre, com o terminal "quente" conectado a um potencial eltrico maior e o terminal "frio" conectado a um potencial eltrico menor, onde a corrente eltrica flui do terminal quente para o frio, a corrente eltrica est fluindo de um ponto alto potencial trmico para um potencial trmico menor. Nessa condio h evoluo no calor. chamado de efeito positivo de Thomson. Em metais como cobalto, nquel, e ferro,com o terminal "frio" conectado a um potencial eltrico maior e o terminal "quente" conectado a um potencial eltrico menor, onde a corrente eltrica flui do terminal frio para o quente, a corrente eltrica est fluindo de um ponto baixo potencial trmico para um ponto de potencial trmico maior. Nessa condio h absoro do calor. chamado de efeito negativo de Thomson.

2.4 Efeito Joule Lei de Joule (tambm conhecida como efeito Joule) uma lei fsica que expressa a relao entre o calor gerado e a corrente eltrica que percorre um condutor em determinado tempo. O nome devido a James Prescott Joule (1818-1889) que estudou o fenmeno em 1840. Ela pode ser expressa por:

Onde:

Q o calor gerado por uma corrente constante percorrendo uma determinada resistncia eltrica por determinado tempo. I a corrente eltrica que percorre o condutor com determinada resistncia R. R a resistncia eltrica do condutor. t a durao do tempo em que a corrente eltrica percorreu ao condutor.

Se a corrente no for constante em relao ao tempo:

Quando uma corrente eltrica atravessa um material condutor, h produo de calor. Essa produo de calor devida ao trabalho realizado para transportar as cargas atravs do material em determinado tempo. A lei de Joule est relacionada com a definio de joule onde:

Um joule o trabalho realizado para transportar um coulomb (unidade de medida da carga eltrica) de um ponto para outro, estando os dois pontos a uma diferena de potencial de um volt (unidade de medida da diferena de potencial).

O trabalho dado por:

onde:

W o trabalho eltrico (em joule). Q a carga (em coulomb). U a diferena de potencial (em volt).

A nvel molecular o aquecimento acontece por causa da coliso dos eltrons com os tomos do condutor, em que o momento transferido ao tomo, aumentando a sua energia cintica. Pode-se dizer, portanto, que, quando o eltron colide com os tomos, fazem com que os ncleos vibrem com maior intensidade. O grau de agitao molecular chamado de temperatura, ou seja, quando os eltrons colidem, aumentam a energia cintica dos tomos, sua temperatura.Nos resistores eltricos pode-se calcular a potncia dissipada utilizando a lei de Joule:

Aplicaes: Diferentes tenses no transporte da energia eltrica , principalmente, por causa do efeito Joule que a energia eltrica transportada em longas distncias em tenses mais altas (geralmente 13.200 V) e tambm a tenso das zonas rurais 220V e 440V e nas urbanas 220V e 380V. A maior tenso permite que a corrente seja menor (para uma mesma potncia , ) e assim menos energia desperdiada

no efeito Joule (o outro motivo o uso de cabos mais finos em seco reta com a economia do material condutor e estrutura de sustentao). Em aquecedores, lmpadas e fusveis a lei de joule (juntamente com outras de transferncia de calor) que permite calcular as dimenses adequadas para o correto funcionamento destes dispositivos. 3 Estudo dos Termopares A seguir, sero descritos os tipos de termopares existentes no mercado, suas aplicaes, seus princpios de funcionamento entre outras informaes. 3.1 - Conceitos e Fundamentos dos termopares Se dois materiais diferentes A e B so conectados em um circuito como mostrado na Fig. 1, com uma juno a temperatura T1 e outra a T2, ento uma fora eletromotriz (fem) E gerada e conseqentemente uma corrente I tambm pode ser detectada.

Figura 3 Desenho esquemtico de um termopar

A intensidade da voltagem depende dos tipos de materiais e das temperaturas T1 e T2. Se uma corrente eltrica permitida atravessar o circuito, ela pode ser detectada por um ampermetro, caso seja conectado ao circuito. O valor da corrente I pode ser obtido simplesmente dividindo-se a tenso E pela resistncia total do circuito. Se a corrente atravessa o circuito, ento uma potncia eltrica desenvolvida e calor liberado para o meio, ou seja, estabelece-se assim uma converso direta de energia trmica para energia eltrica. A relao entre a tenso E e as temperaturas T1 e T2, a base da medio de temperatura termoeltrica , o efeito Seebeck, j explicado anteriormente neste relatrio. Observa-se que Temperaturas T1 e T2 referem-se as junes. Entretanto, quando usamos os termopares, estamos tentando medir a temperatura de um corpo em contato com a termojuno. Estas duas temperaturas no so exatamente as mesmas, uma vez que a corrente atravessa a termojuno (calor gerado ou absorvido pela juno, cuja temperatura pode ser maior ou menor que o ambiente). Este processo de aquecimento ou resfriamento relacionado ao j citado efeito Peltier.

Se a tenso do termopar medida com um potencimetro, no h corrente eltrica e o efeito Peltier no est presente. Quando um milivoltmetro usado, corrente flui e calor absorvido na juno quente (dependendo da temperatura do meio) enquanto calor liberado para a juno fria, fazendo com que esta seja maior que seu ambiente. Estes efeitos so proporcionais corrente e felizmente so completamente desprezveis, uma vez que a ordem de grandeza a de um circuito de milivolts.

O efeito Thomson influencia a temperatura dos condutores entre as junes. Quando a corrente flui atravs de um condutor que possui um gradiente de temperatura ao longo de seu comprimento, calor liberado em qualquer ponto onde a corrente flui na mesma direo do escoamento de calor, enquanto calor absorvido em qualquer ponto onde eles so opostos. Desde que esses efeitos tambm dependem da corrente do fluxo de corrente, ele no presente se um potencimetro usado. Porm, da mesma forma desprezvel se um milivotmetro for usado. Sendo o objetivo, na maioria das aplicaes, a medio de uma temperatura e no diferenas de temperaturas, torna-se necessrio o uso de juntas de referncia. O comportamento dinmico dos termopares est diretamente relacionado forma construtiva do transdutor. Especial ateno deve ser dada, todavia, na medio de fenmenos transientes. Apesar de ser possvel a construo de inmeros termopares pela combinao de diferentes metais e ligas metlicas, na prtica um nmero relativamente restrito comercializado, sendo inclusive normalizado.

Efeito Peltier (juno) E = C1(T1 T2) Efeito Thomson: (metal) E = C2(T12 - T22 ) Efeito Seebeck(metal) E = C1(T1 T2) + C2(T12 - T22 )

3.2 Tipos e caractersticas dos Termopares Foram desenvolvidas diversas combinaes de pares de ligas metlicas com o intuito de se obter uma alta potncia termoeltrica (mVC), para que seja detectvel pelos instrumentos de medio, aliandose ainda s caractersticas de homogeneidade dos fios, resistncia corroso, relao razoavelmente linear entre temperatura e tenso, entre outros, para que se tenha uma maior vida til do mesmo. Pode-se dividir os termopares em trs grupos:

1- Termopares de Base Metlica ou Bsicos: So os de maior uso industrial, em que os fios so de custo relativamente baixo e sua aplicao admite um limite de erro maior. Tais termopares so subdivididos em: Tipo T: Composto de cobre(+)/constantan(-), so resistentes corroso em atmosferas midas e so adequados para medidas de temperaturas abaixo de zero. Seu uso no ar ou em ambientes oxidantes limitado a um mximo de 350 C devido a oxidao do fio de cobre. Podem ser usados em atmosferas oxidantes (excesso de oxignio), redutoras (rica em hidrognio, monxido de carbono) e no vcuo, na faixa de -200 a 350 C. Sua maior aplicao est em indstrias de refrigerao e ar condicionado, baixas temperaturas em geral. Tipo J: Composto de ferro(+)/constantan(-), so adequados para o uso no vcuo, atmosferas oxidantes, redutoras e inertes. A faixa de termperatura que podem ser utilizados de -40C a 750C. A taxa de oxidao do ferro rpida acima de 540C, e o seu uso em tubos a altas temperaturas recomendado. No se deve utilizar o temopar tipo J em atmosferas sulfurosas acima de 540C. No recomenda-se o uso do termopar J abaixo de 0C, devido a rpida ferrugem e quebra do fio de ferro, diminuindo assim a sua vida til. Devido a dificuldade de se obter fios de ferro com um alto teor de pureza, o termopar J tem baixo custo e largamente utilizado na indstria.

Tipo E: Composto de cromo(+)/constantan(-), sua faixa de temperatura para utilizao de -200 a 900 C. Podem ser utilizados em atmosferas oxidantes e inertes. Em atmosferas redutoras, alternadamente oxidante e redutora no vcuo, no devem ser utilizados pois perdem seu carter termoeltrico. adequado para uso em temperaturas abaixo de zero, desde que no esteja sujeito a corroso em atmosferas midas. Estes termopares so os que apresentam a maior gerao de V/C , o que os torna teis na deteco de pequenas alteraes de temperatura. Tipo K: Composto de nquel-cromo(+)/nquel-alumnio(-), sua faixa de temperatura para utilizao de -200 a 1200C. So recomendveis para o uso em atmosferas oxidantes ou inertes. Devido sua resistncia oxidao, so melhores que os do tipo T,J,E, sendo largamente usados em temperaturas superiores a 540C.

2- Termopares Nobres: So aqueles cujas ligas so constitudas de platina. Possuem um custo elevado devido ao preo do material nobre, baixa potncia termoeltrica e uma altssima preciso dada a grande homogeneidade e pureza dos fios. So dividos em termopares tipo R,S,B. Tipo S: Composto de (+)platina(90%)-Rdio(10%)/(-)Platina Tipo R: Composto de (+)platina(87%)-Rdio(13%)/(-)Platina A faixa de temperatura de utilizao de 0 a 1600 C. Tem o uso recomendado para atmosferas

oxidantes ou inertes. O uso contnuo em altas temperaturas causam excessivo crescimento de gro, ao qual podem resultar numa falha mecnica do fio de platina, e tambm torn-los vulnerveis contaminaes, causando redues da f.e.m gerada. Alteraes na calibrao tambm so causadas pela difuso ou valorizao do rdio do elemento positivo para o fio de platina pura do elemento negativo. Todos estes efeitos tendem a causar heterogeneidades, o que tira o sensor de sua curva caracterstica. Estes termopares no devem ser usados no vcuo, em atmosferas redutoras ou como vapores metlicos, a menos que estejam bem protegidos por tubos protetores e isoladores cermicos de alumina. Apresentam grande preciso e estabilidade a altas temperaturas, sendo usados como sensores padres na aferio de outros termopares. No devem ser utilizados a termperaturas abaixo de 0 C, pois sua curva f.e.m versus temperatura varia irregularmente. A diferena entre os termopares S e R apenas a potncia termoeltrica gerada, o R gera um sinal 11% maior que o do tipo S.

Tipo B: Compostos de (+)Platina(70%)-Rdio(30%)/(-)Platina(94%)-Rdio(6%). Sua faixa de temperatura para utilizao de 600 a 1700 C. Seu uso recomendado em atmosferas oxidantes ou inertes, bem como certos perodos em vcuo. No deve ser utilizado em atmosferas redutoras nem naquelas contendo vapores metlicos, requerendo tubo de proteo cermico como os tipos S e R. O tipo B possui maior resistncia mecnica que os do tipo S e R e sob certas condies tem um menor crescimento de gro e menor drift de calibrao que os do tipo S e R. Tem potncia eltrica muito baixa, o que torna a sada de temperaturas inferiores a 50 C praticamente nula. o nico termopar que no necessita de cabo compensado para sua interligao com o instrumento receptor, fazendo-se uso de cabos de cobre comuns (at 50C). Na indstria de vidro, so largamente utilizados. 3 - Termopares Novos:

Ao longo dos anos, novos tipos de termopares foram desenvolvidos para atender as condies de processo onde os termopares vistos ate aqui no atendiam as necessidades da indstria A maioria destes termopares ainda no esto normalizados e nem so fabricados no Brasil. Platina 60% - Rdio 40% (+) / Platina 80% - Rdio 20% (-): usado continuamente at 1800C ou ocasionalmente a 1850C, em substituio ao tipo B. No recomendado para atmosferas redutoras. Existem tambm o Pt 80% - Rh 20% / Pt 95% - Rh 5%, Pt 87% - Rh 13% / Pt 99% - Rh 1%, Pt 95% - Mo 5% / Pt 99% - Mo 0,15 e o Pt85% - Ir 15% / Pd. Irdio 60% - Rdio 40% (+) / Irdio (-):Termopares feitos com propores variveis destes dois elementos. Podem ser utilizados at 2000C em atmosferas inertes ou no vcuo. No recomendado para atmosferas redutoras ou oxidantes. Platinel I :Paldio 83% - Platina 14% - Ouro 3% (+) / ouro 65% - Paldio 35% (-) Atuando em uma faixa de 1250C, se aproxima bastante do tipo K. Por sua composio conter somente metais nobres, apresenta excelente estabilidade em atmosfera oxidante, porm no recomendvel em atmosfera redutora ou em vcuo. Tungstnio 95% - Rhnio 5% (+) / Tungstnio 74% - Rhnio 26% : Seu smbolo no normalizado C. Este termopar pode ser utilizado continuamente at 2300C e por outros perodos at 2700C no vcuo, na presena de hidrognio ou gs inerte. No recomendado em atmosfera oxidante. Sua principal aplicao em reatores nucleares.

Variaes na composio das ligas tambm existem como: Tungstnio (+) / Tungstnio 74% - Rhnio 26%:Smbolo G (no oficial) Tungstnio 97% - Rhnio 3% (+) / Tungstnio 75% - Rhnio 25%:Smbolo D (no oficial) Nquel - Cromo (+) / Ouro - Ferro (-):Usado em temperaturas criognicas at -268, 15C. Tipo N (Nicrosil / Nisil) Nquel - Cromo - Silcio (+) / Nquel - Silcio (-):Este termopar desenvolvido na Austrlia tem sido aceito e aprovado mundialmente, estando inclusive normalizado pela ASTM, NIST (NBS) e ABNT. Este novo par termoeltrico um substituto ao termopar tipo K, apresentando um range de -200 a 1200C, uma menor potncia termoeltrica em relao ao tipo K, porm uma maior estabilidade, menor drift x tempo, excelente resistncia a corroso e maior vida til. Seu uso no recomendado no vcuo. 3.3 Comparaes entre os tipos de termopares existentes Apresenta-se abaixo, um grfico de variao F.E.M. versus temperatura para os vrios tipos de termopares existentes:

Figura 4 f.e.m(mV) versus temperatura (C)

Para trabalhos precisos, as junes de referncia devem ser mantidas em um aparato temperatura de equilbrio do ponto triplo da gua, cuja temperatura 0,01 0.0005 C. Entretanto essa preciso raramente requerida, sendo que um banho de gelo o procedimento mais comum. Um cuidadoso banho de gelo pode apresentar uma temperatura de aproximadamente 0, 001C. A Fig.5 mostra uma forma de se construir um banho de gelo para a juno de referncia. As principais fontes de erro so, nesse caso, o comprimento de imerso insuficiente e uma excessiva quantidade de gua no fundo do banho.

Figura 5 - Banho de gelo de uma juno de referncia

Figura 6 - Tcnica de juno de referncia usando bloco isotrmico.

3.3 - As leis dos termopares

1a Lei A fora eletromotriz (fem) de um termopar com junes a T1 e T2 totalmente independente de outras temperaturas ao longo do circuito, desde que, os dois materiais A e B sejam homogneos.

2a Lei Se um terceiro metal C inserido em um dos ramos e estando suas junes sujeitas mesma temperatura T 3, a fem do circuito permanece inalterada independente do comprimento e da variao da temperatura ao longo de C.

3a Lei Se um metal C inserido entre A e B em uma das junes, a temperatura de C, a qualquer distncia das junes AC e BC, no influi, desde que, a temperatura nas junes AC e BC sejam iguais a T1. A fem aquela como se C no existisse.

4a Lei Se a fem trmica dos metais A e C Eac e dos metais B e C Ecb, a fem trmica dos metais A e B Eac + Ecb

5a Lei Se o termopar produz uma fem E1 quando suas junes esto a T1 e T2, e produz E2 quando a T2 e T3, ele produzir E1 e E2 quando as junes estiverem a T1 e T3.

3.4 - Sinal de Tenso Analgico

A tenso gerada pelo circuito de termopar uma funo do tipo de material do termopar e da diferena de temperatura entre as junes de referncia e de medio. Uma reviso na f.e.m versus os diversos tipos de termopares revelam que a sensibilidade mdia para cada tipo de termopar varia entre 40V/C a 60V/ C e que a mxima escala de sada varia aproximadamente entre 20 mV a 76 mV. Alguns desses valores so apresentados na tabela 1.

Tabela 1. Caractersticas de um termopar a base de metal

4 - Prtica Experimental A seguir, sero descritos os equipamentos, os procedimentos e os objetivos desta prtica experimental.

4.1 - Materiais Utilizados

1. Calibrador de termopar; 2. Micro-voltmetro 3. Termmetro digital; 4. Termopares tipo T 5. Fios de cobre 6. Banho de gelo

4.2 Procedimentos Experimentais

Como foi dito na seo 3.3, para se assegurar uma boa preciso, as junes de referncia devem ser mantidas em um aparato temperatura de equilbrio do ponto triplo da gua, cuja temperatura 0,01 0.0005 C. Para se alcanar tal condio usa-se o mtodo do banho de gelo, similar ao encontrado na figura 5 e figura 6.

Do experimento, foram coletados os seguintes valores:

Tabela 1 Dados obtidos experimentalmente

Padro [C]
26,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0

MCE T1 [C]
25,7 29,5 34,4 39,5 44,6 49,5

Scanner T2 [ C]
24,3 29,0 33,9 39,1 44,1 49,0

Micro-voltmetro [V]
1175 1395 1606 1802 1995

No grfico abaixo, plotou-se a temperatura padro pela Temperatura 1 (T1), para se obter o coeficiente de calibrao:

Grfico 1 Temperatura Padro versus T1 [ C]

Atravs do grfico e da linearizao, conclui-se que o coeficiente de calibrao de 1.003117.

No grfico abaixo, plotou-se a temperatura padro pela Temperatura 2 (T2), para se obter o coeficiente de calibrao:

Grfico 2 Temperatura Padro versus T2 [ C]

Atravs do grfico e da linearizao, conclui-se que o coeficiente de calibrao de 0.977207

No grfico abaixo, plotou-se a temperatura padro pela D.D.P medida pelo micro-voltmetro para se obter o coeficiente de calibrao:

Grfico 3 Temperatura Padro versus microvoltagem[ C]

Grfico 3 Temperatura Padro versus Micro-voltagem [microvolts]

Atravs do grfico e da linearizao, conclui-se que o coeficiente de calibrao de 0.024406.

5. Concluso

Avaliando os resultados obtidos no experimento e o que foi pesquisado nos livros de literatura tcnica, conclui-se que os termopares podem ter uma vasta aplicao industrial, dada a sua robustez e simplicidade operacional. Porm, para que se obtenha uma medio precisa e confivel, de suma importncia se conhecer cada tipo de termopar e a sua aplicao, considerando a faixa de temperatura de medio, a atmosfera presente, se h ou no substncias corrosivas. Todos estes fatores podem ser fontes de erro na medio. No mtodo do banho de gelo, se o corpo no estiver totalmente imerso ao gelo, se houver um excesso de gua no fundo do recipiente, ou se o banho conter impurezas como sais e metais, tais fatores podero provocar erros na medio. Alm disso, deve-se lembrar que os erros oriundos de uma possvel descalibrao dos instrumentos de medio podem ser significativos.

6. Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Seebeck http://pt.tech-faq.com/thermocouple.shtml www.ceramicaindustrial.org.br/pdf/v07n05/v7n5_6.pdf www.geste.mecanica.ufrgs.br/pss/medterm/termopares.pdf www.bassalo.com.br/cf10_curiosidade198.pdf

You might also like