You are on page 1of 12

A histria do abolicionismo no Brasil remonta primeira tentativa de abolio da escravido indgena, em 1611, e a sua abolio definitiva, pelo Marqus

s de Pombal, durante o reinado de D. Jos I, e aos movimentos emancipacionistas no perodo colonial, particularmente a Conjurao Baiana de 1798, em cujos planos encontrava-se o da erradicao da escravido. Aps a Independncia do Brasil, as discusses a este respeito estenderam-se por todo o perodo do Imprio, tendo adquirido relevncia a partir de 1850, e, carter verdadeiramente popular, a partir de 1870, culminando com a assinatura da Lei urea de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravido negra no Brasil.

ndice
[esconder]
y y

y y y y

1 Histria do trabalho escravo no mundo 2 A Escravido no Brasil o 2.1 A Escravido no Brasil-Colnia o 2.2 A questo da abolio aps a Independncia do Brasil o 2.3 Campanha Abolicionista 3 As Leis abolicionistas o 3.1 Lei do Ventre Livre o 3.2 Lei dos Sexagenrios 4 As Fugas e os quilombos dos ltimos anos da escravido no Brasil o 4.1 Lei urea 5 Referncias 6 Bibliografia 7 Ligaes externas

[editar] Histria do trabalho escravo no mundo


Ao se falar em escravido, difcil no pensar nos portugueses, espanhis e ingleses que superlotavam os pores de seus navios com negros africanos, colocando-os a venda por toda a regio da Amrica. Sobre este tema, difcil no nos lembrar dos capites-do-mato, que eram os homens que perseguiam os negros que haviam fugido das fazendas, dos Palmares, da Guerra de Secesso dos Estados Unidos, da dedicao e ideias defendidas pelos abolicionistas e de muitos outros fatos ligados a este assunto. Apesar de todas estas citaes, a escravido bem mais antiga do que o trfico dos africanos. Ela vem desde os primrdios da histria humana, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Exemplo so os hebreus, que foram vendidos como escravos desde o comeo de sua histria. Muitas civilizaes usaram e dependeram do trabalho escravo para a execuo de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grcia e Roma foram duas delas, detendo um grande nmero de escravos, contudo, muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade.

O ltimo pas do mundo a abolir a escravido foi a Mauritnia, somente em 9 de novembro de 1981, pelo decreto de nmero 81.234.

[editar] A Escravido no Brasil


[editar] A Escravido no Brasil-Colnia
Quando os portugueses comearam a colonizao do Brasil, no existia mo-de-obra para a realizao de trabalhos manuais. Por isso, iniciou-se a explorao da mo-de-obra indgena; Mas os jesutas, por considerarem os ndios puros e sem malcia, os defenderam da escravido. Assim, os portugueses foram busca de negros na frica para submet-los ao trabalho escravo. No Brasil, a escravido comeou na primeira metade do sculo XVI, com a produo de acar . Os portugueses traziam os negros africanos de suas colnias na frica para utilizar como mo-de-obra escrava nos engenhos de acar do Nordeste. Os comerciantes de escravos portugueses vendiam os africanos como mercadorias no Brasil. Os mais saudveis, chegavam a valer o dobro daqueles mais fracos ou velhos. Tambm era mais valorizados os negros vindos de Angola e Moambique, chamados Bantos, para o trabalho na lavoura, e os negros vindos do porto de "So Jorge de Mina", hoje Elmina na atual Gana, eram mais valorizados na minerao de ouro em Minas Gerais. Os negros "Minas", muito comuns na Bahia (por esta ficar mais prxima de Gana do que de Angola), j trabalhavam na minerao de ouro na frica Ocidental. Em So Paulo, na poca chamada Capitania de So Vicente, dada a extrema pobreza dos seus moradores, no era possvel a aquisio de escravos africanos por serem estes muito caros, por isso, os bandeirantes recorriam mo de obra indgena. O transporte dos escravos era feito, da frica para o Brasil, nos pores do navios negreiros. Amontoados, em condies desumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lanados ao mar. Nos engenhos de cana-de-acar ou nas minas de ouro, a partir do sculo XVIII, os escravos eram tratados da pior forma possvel. Trabalhavam muito (de sol a sol), recebendo apenas trapos de roupa e uma alimentao de pssima qualidade. Em Minas Gerais, no incio da minerao, o preo do escravo, assim como de demais mercadorias, era extremamente elevado, devido a enorme carestia de vida que ali havia, sendo muito elevados os preos de todos os gneros como relata Andr Joo Antonil no livro "Cultura e Opulncia do Brasil por suas Drogas e Minas". Passavam as noites nas senzalas, que eram galpes escuros, midos e com pouca higiene, acorrentados para evitar fugas. Eram constantemente castigados fisicamente, sendo que o aoite era a punio mais comum no Brasil-Colnia. O pena de aoite s seria abolida, por lei imperial em 1885, e esta abolio da pena de aoite estimulou os escravos a fugirem, pois no tinham que temerem mais esse tipo de punio caso fosse recapturados, o que fez aumentarem em muito a fuga de escravos nos ltimos anos da escravido no Brasil. Eram proibidos de praticarem suas religies de origem africana e de realizarem suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religio catlica, imposta pelos senhores de engenho,

sob a al ao de que cumpriam o mandamento cristo de bati ar todas as criaturas, razo pela qual muitos negros se tornaram cristos, especialmente os " Bantos", sendo que, ao contrrio, a maioria dos "Minas", que eram mais numerosos na Bahia, permaneceu na religiosidade africana. Assim, explicou a import ncia da religio crist, na viso dos proprietrios de escravos, o deputado geral Jos de Alencar, na seo da C mara Geral, atual C mara dos Deputados, em 13 de julho de 1871: A grande virtude e a excelncia do cristianismo est justamente em que ele se amolda a todas as condies sociais. Consola todas as misrias, todas as dores deste mundo. Se um esplendor para os reis, um refgio para os cativos. A todos grandes e pequenos, ilustres e obscuros, ricos e pobres, a todos a religio aponta uma esperana inefvel: a esperana de uma vida melhor.

Jos
de Alencar

s escravos tinham que adotar a lngua portuguesa na comunicao. Mesmo com todas as imposies e restries, muitos no deixaram a cultura africana se apagar. Escondidos, realizavam seus rituais, praticavam suas festas, mantiveram suas representaes art ticas e s at desenvolveram uma forma de luta: a capoeira. As mulheres negras tambm sofreram muito com a escravido, embora os senhores de engenho utilizassem esta mo-de-obra, principalmente, para trabalhos domsticos. Cozinheiras, arrumadeiras e at mesmo amas de leite foram comuns naqueles tempos do Brasil-Col nia. Muitas mulheres escravas tinham que fazer sexo com seus senhores, o que deu origem a uma grande populao mulata no Brasil. No Sculo do uro, sculo XVIII, alguns escravos conseguiam comprar sua liberdade aps adquirirem a carta de alforria. Muitos senhores alforriavam seus escravos em seus testamentos. u ento, juntando alguns "trocados" durante toda a vida, conseguiam a sua liberdade. Porm, as poucas oportunidades e o preconceito da sociedade acabavam fechando as portas para estas pessoas. A escravatura foi abolida em Portugal, no Reinado de D. Jos I, a 1 de Fevereiro de 1761, pelo Marqus de Pombal, no Reino/Metrpole e na ndia, contudo no Brasil ( poca col nia portuguesa) ela permaneceu em atividade. negro tambm reagiu escravido: foram comuns as revoltas nas fazendas em que grupos de escravos fugiam, formando, nas florestas, os famosos quilombos, comunidades onde os integrantes viviam em uma organizao comunitria ondepodiam praticar sua cultura, falar sua lngua e exercer seus rituais religiosos. mais famoso foi o Quilombo de Palmares, comandado por Zumbi. Em Minas Gerais, o quilombo mais famoso foi o Quilombo do Ambrsio. Diversos destes quilombos, paradoxalmente, se utilizam com freqncia de trabalho escravo.[1] Quanto a violncia praticada pelos quilombos e quilombolas, Luiz Gonzaga da Fonseca, no seu livro " istria de liveira", na pgina 37, descreve o caos provocado noCaminho de Gois, a Picada de Gois, pelo quilombolas do Quilombo do Ambrsio, o principal quilombo de Minas Gerais:

"No h dvida que esta invaso negra fora provocada por aquele escandalosa transitar pela picada, e que pegou a dar na vista demais. Gois era uma Cana. Voltavam ricos os que tinham ido pobres. Iam e viam mares de aventureiros. Passavam boiadas e tropas. Seguiam comboios de escravos. Cargueiros int rminos, carregados de mercadorias, bugigangas, min angas, tapearias e sal. Diante disso, negros foragidos de senzalas e de comboios em marcha, unidos a prfugos da justia e mesmo a remanescentes dos extintos catagus, foram se homiziando em certos pontos da estrada ("Caminho de Gois" ou "Picada de Gois"). Essas quadrilhas perigosas, sucursais dos quilombolas do rio das mortes, assaltavam transeuntes e os deixavam mortos no fundo dos boqueires e perambeiras, depois de pilhar o que conduziam. Roubavam tudo. Boidadas. Tropas. Dinheiro. Cargueiros de mercadorias vindos da Corte (Rio de Janeiro). E at os prprios comboios de escravos, mantando os comboeiros e libertando os negros trelados. E com isto, er a mais uma scia de bandidos a engrossar a quadrilha. Em terras oliveirenses aoitava-se grande parte dessa nao de caiambolas organizados nas matas do Rio Grande e Rio das Mortes, de que j falamos. E do combate a essa praga que vai surgir a colonizao do territrio (de Oliveira (Minas Gerais) e regio). Entre os mais perigosos bandos do Campo Grande, figuravam o quilombo do negro Ambrsio e o negro Canalho."

[editar] A questo da abolio aps a Independncia do Brasil


Jos Bonifcio de Andrada e Silva, em sua famosa representao Assembleia Constituinte de 1823, j havia chamado a escravido de "cancro mortal que ameaava os fundamentos da nao". No Perodo Regencial, desde 7 de novembro de 1831, a Cmara dos Deputados havia aprovado e a Regncia promulgado um lei que proibia o trfico de escravos africanos para o pas, porm esta lei no foi aplicada. Em Maro de 1845 esgotou-se o prazo do ltimo tratado assinado entre o Brasil e a GrBretanha e o Governo britnico decretou, em agosto, o Bill Aberdeen. Com o nome de Lord Aberdeen, do Foreign Office (o Ministrio britnico das Relaes Exteriores), o Ato dava ao Almirantado britnico o direito de aprisionar navios negreiros, mesmo em guas territoriais brasileiras, e julgar seus comandantes. Os capites ingleses receberam poderes de atracar navios brasileiros em alto mar e verificar se transportava escravos deveriam se desfazer da carga, devolvendo os escravos frica, ou transferi-la para os navios ingleses. Criticado at na Inglaterra, por pretender se tornar "guardi moral do mundo", no Brasil o Bill Aberdeen provocou pnico em traficantes e proprietrios de escravos e de terras. A consequncia imediata do Bill Aberdeen foi o significativo, e paradoxal, aumento no comrcio de escravos, pois foram antecipadas as compras antes da proibio em definitivo, e, especialmente na grande elevao do preo dos escravos. Caio Prado Jnior diz que, em 1846, entraram 50.324 escravos e, em 1848, 60 mil. Calcula-se que, at 1850, o pas recebeu 3,5 milhes de africanos cativos. Os navios ingleses perseguiam embarcaes suspeitas, a Marinha britnica invadia guas territoriais, ameaava bloquear portos. Houve incidentes, troca de tiros no Paran. Alguns capites, antes de serem abordados, jogavam no oceano a carga humana. Os infratores eram fazendeiros ou proprietrios rurais, todos escravagistas. As provncias protestavam, pois na poca, no Brasil, a escravido era coisa natural, integrada rotina e aos costumes, vista como

instituio necessria e legtima. Uma sociedade intensamente desigual dependia do escravo para manter-se. Os conservadores (chamados de saquaremas, no poder desde 1848) culpavam os liberais (chamados de luzias) de terem se submetido coao inglesa. Sabiam perfeitamente que o trfico negreiro deveria ter fim, que a escravido estava condenada mas alegavam que tal deciso deveria caber ao Governo, para preservar a soberania nacional e garantir a segurana interna na verdade, sua inteno era estender a escravido o mais possvel. Mas D. Pedro II, com problemas no Rio da Prata, necessitava da Inglaterra. Em maro de 1850, o primeiroministro ingls Gladstone ameaara fazer cumprir os tratados "ponta da espada, pela guerra at o extermnio." Cedendo s presses, D. Pedro II deu passo importante: seu Gabinete elaborou um projeto de lei, apresentado ao Parlamento pelo Ministro da Justia Eusbio de Queirs, que adotava medidas eficazes para a extino do trfico. Convertido em lei n 581, de 4 de setembro de 1850, determinava seu artigo 3: "So autores do crime de importao, ou de tentativa dessa importao, o dono, o capito ou mestre, o piloto e o contramestre da embarcao, e o sobrecarga. So cmplices a equipagem, e os que coadjuvarem o desembarque de escravos no territrio brasileiro de que concorrerem para ocultar ao conhecimento da autoridade, ou para os subtrair apreenso no mar, ou em ato de desembarque sendo perseguida". Um dos seus artigos determinava o julgamento dos infratores pelo Almirantado, passando assim ao Governo imperial o poder de julgar, poder antes conferido a juzes locais. Os conservadores continuavam empenhados em manter o sistema escravista e a estrutura colonial de produo. Para racionalizar o uso da mo de obra escrava, agora muito mais cara, incentivaram, ento, o trfico interno, realizado pelos antigos traficantes, tirando o escravo das reas onde a agricultura decaa, como os engenhos de acar do litoral nordestino, para as exaustivas funes da grande lavoura nas novas regies cafeeiras em expanso no Centro-Sul, deixando para o trabalhador imigrante as demais atividades. Bris Fausto, que tanto escreveu sobre a imigrao no Brasil, estima que o trfico interprovincial, de 1850 a 1888, deslocou de 100 a 200 mil escravos. Mas o esvaziamento descontentar os senhores de escravos e de terras nordestinas, que viraram abolicionistas. Estes abolicionistas esperavam que, cessando o fornecimento de escravos, a escravido desaparecesse aos poucos o que no aconteceu. Tantos foram os protestos que Eusbio de Queirs teve que comparecer Cmara dos Deputados, em julho de 1852, apelar para a mudana da opinio pblica. Lembrou que muitos fazendeiros do Norte enfrentavam dificuldades financeiras, sem poder pagar suas dvidas com os traficantes. Muitos haviam hipotecado suas propriedades para especuladores e grandes traficantes - entre os quais numerosos portugueses - para obter recursos destinados compra de mais cativos. Lembrou ainda que se continuasse a entrar no Imprio to grande quantidade de escravos africanos, haveria um desequilbrio entre as categorias da populao - livres e escravos - ameaando os primeiros. A chamada boa sociedade ficaria exposta a perigos gravssimos, pois o desequilbrio j provocara numerosas rebelies (devia lembrar a dos Mals, em Salvador, em 1835). No ano de 1854 era aprovada a Lei Nabuco de Arajo, Ministro da Justia de 1853 a 1857, que previa sanes para as autoridades que encobrissem o contrabando de escravos. Os ltimos desembarques de que se tem notcia aconteceram em 1856.

A imigrao at 1850 vinha sendo um fenmeno espont neo. Entre 1850 e 1870, passou a ser promovida pelos latifundirios. Vindos primeiramente da Alemanha, sem xito, e depois da Itlia, os imigrantes, muitas vezes enganados e com contratos que os faziam trabalhar em regime quase escravo, ocuparam-se do trabalho rural na economia cafeeira. Tantos retornaram a seus pases que houve necessidade de interveno de consulados e das entidades que os protegiam, como algumas sociedades promotoras de imigrao. F oram muitas as regies em que os escravos foram substitudos pelos imigrantes. Algumas cidades em 187 tinham 80% dos trabalhadores rurais negros, e, em 1899, 7% de trabalhadores negros e 93% brancos. A escravido comeou a declinar com o fim do trfico de escravos, em 1850 (Aps a aprovao de lei de autoria de Eusbio de Queirs). Progressivamente, os imigrantes europeus assalariados substituram os escravos no mercado de trabalho. Mas foi s a partir da Guerra do Paraguai que o movimento abolicionista ganhou impulso. Milhares de ex -escravos que retornaram da guerra vitoriosos, muitos at condecorados, correram o risco de voltar condio anterior por presso dos seus antigos donos. problema social tornou uma -se questo poltica para a elite dirigente do Segundo Reinado. A abolio do trfico de escravos, as vrias epidemias de malria, a constante fugas de escravos, seu baixo ndice de reproduo, e a alforria de muitos escravos, inclusive daqueles que lutaram na Guerra do Paraguai, contriburam sensivelmente para a diminuio da quantidade de escravos, no Brasil, quando da poca da abolio.

[edi ar] Campanha Abolicionista

Revista Ilustrada de 1880 sobre a campanha abolicionista Em 1880, polticos importantes, como Joaquim Nabuco e Jos do Patrocnio, criam, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contra a Escravido, que estimula a formao de dezenas de agremiaes semelhantes pelo Brasil. Da mesma forma, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de ngelo Agostini, servem de modelo a outras publicaes antiescravistas. Advogados, artistas, intelectuais, jornalistas e polticos engajam-se no movimento e arrecadam fundos para pagar cartas dealforria. Embora no se divulgue muito, a Igreja Positivista do Brasil, de Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, teve uma atuao destacada na campanha abolicionista, inclusive ao deslegitimar a escravido, vista, a

partir de ento, como uma forma brbara e atrasada de organizar o trabalho e tratar os seres humanos. Teve participao destacada na campanha abolicionista, a maonaria brasileira, sendo que todos os principais lderes da abolio foram maons. Jos Bonifcio, pioneiro da abolio, Eusbio de Queirs que aboliu o trfico de escravos, o Visconde do Rio Branco responsvel pela Lei do Ventre Livre e os abolicionistas Lus Gama, Antnio Bento, Jos do Patrocnio, Joaquim Nabuco, Silva Jardim e Rui Barbosa eram maons. Em 1839, os maons David Canabarro e Bento Gonalves emancipam escravos durante a Guerra dos Farrapos.[2][3] No Recife, os alunos da Faculdade de Direito mobilizam-se, sendo fundada uma associao abolicionista por alunos como Plnio de Lima, Castro Alves, Rui Barbosa, Aristides Spnola, Regueira Costa, dentre outros. Em So Paulo, destaca-se o trabalho do ex-escravo, um dos maiores heris da causa abolicionista, o advogado Lus Gama, responsvel diretamente pela libertao de mais de 1.000 cativos. O pas foi tomado pela causa abolicionista, e, em 1884, o Cear e o Amazonas aboliram a escravido em seus territrios. Nos ltimos anos da escravido no Brasil, a campanha abolicionista se radicalizou com a tese "Abolio sem indenizao" lanada por jornalistas, profissionais liberais e polticos que no possuam propriedades rurais.

[editar] As Leis abolicionistas


[editar] Lei do Ventre Livre
O Partido Liberal comprometeu-se publicamente com a causa do nascimento de crianas a partir daquela data , mas foi o gabinete do Visconde do Rio Branco, do Partido Conservador, que promulgou a primeira lei abolicionista, a Lei do Ventre Livre, em 28 de setembro de 1871. Em defesa da lei, o Visconde do Rio Branco apresenta a escravido como uma "instituio injuriosa", menos para os escravos e mais para o pas, sobretudo para sua imagem externa. Depois de 21 anos sem qualquer medida governamental em relao ao fim da escravido, foi votada a "Lei Rio Branco", mais conhecida como "Lei do Ventre Livre", que considerava livres todos os filhos de escravos nascidos a partir da sua data, e pretendia estabelecer um estgio evolutivo entre o trabalho escravo e o regime de trabalho livre, sem, contudo, causar mudanas abruptas na economia ou na sociedade. Na Cmara dos Deputados, o projeto de lei obteve 65 votos favorveis e 45 contrrios. Destes, 30 eram de deputados das trs provncias cafeeiras: Minas Gerais, So Paulo e Rio de Janeiro. No Senado do Imprio, foram 33 votos a favor e 7 contra. Entre os votos contrrios, 5 foram de senadores das provncias cafeeiras.[4] Segundo o disposto na lei, os filhos dos escravos - chamados de ingnuos - tinham duas opes: ou ficavam com seus senhores at a maioridade (21 anos) ou poderiam ser entregues ao governo. Na prtica, os escravocratas mantiveram os ingnuos nas suas propriedades, tratando-os como se fossem escravos. Em 1885, dos 400.000 ingnuos, somente 118 ingnuos foram entregues ao governo - os proprietrios optavam por libertar escravos doentes, cegos e deficientes fsicos. Por outro lado, a Lei Rio Branco teve o mrito de expor as mazelas da

escravido na imprensa e em atos pblicos. Na dcada de 1890, cerca de meio milho de [5] crianas foram libertadas quando estariam entrando em idade produtiva. A Lei do Ventre Livre declarava de condio livre os filhos de mulher escrava nascidos desde a data da lei. ndice de mortalidade infantil entre os escravos aumentou, pois alm das pssimas condies de vida, cresceu o descaso pelos recm-nascidos. A ajuda financeira prevista pela Lei do Ventre Livre, aos fazendeiros, para estes, arcarem com as despesas da criao dos ingnuos jamais foi fornecida aos fazendeiros:
y

1. da lei 0 0:- s ditos filhos menores ficaro em poder o sob a autoridade dos senhores de suas mes, os quais tero a obrigao de cri -los e trat-los at a idade de oito anos completos. Chegando o filho da escrava a esta idade, o senhor da me ter opo, ou de receber do Estado a indeni ao de 600$000 ou de utilizar-se dos , servios do menor at a idade de 1 anos completos. No primeiro caso, o Govrno receber o menor e lhe dar destino,em conformidade da presente lei.

Joaquim Nabuco escreveu em 1883: O abolicionismo antes de tudo um movimento poltico, para o qual, sem dvida, poderosamente concorre o interesse pelos escravos e a compaixo pela sua sorte, mas que nasce de um pensamento diverso: o de reconstruir o Brasil sobre o trabalho livre e a unio das raas na liberdade.

Joaquim Nabuco

[editar] Lei dos Sexagenrios


A partir de 1887, os abolicionistas passaram a atuar no campo, muitas vezes ajudando fugas em massa, fazendo com que por vezes os fazendeiros fossem obrigados a contratar seus antigos escravos em regime assalariado. Em 1887, diversas cidades libertam os escravos; a alforria era normalmente condicionada prestao de servios (que, em alguns casos, implicava na servido a outros membros da famlia). Cear e Amaznia libertaram seus escravos em 1885. A deciso do Cear aumentou a presso da opinio pblica sobre as autoridades imperiais. Em 1885, o governo cedeu mais um pouco e promulgou a Lei Saraiva-Cotegipe, que regulava a "extino gradual do elemento servil". [6] A Lei Saraiva-Cotegipe ficou conhecida como a Lei dos Sexagenrios. Nascida de um projeto do deputado baiano Rui Barbosa, esta lei libertou todos os escravos com mais de 60 anos, mediante compensaes financeiras aos seus proprietrios mais pobres para que ajudassem esses ex-escravos. Porm, este parte da lei jamais foi cumprida e os proprietrios de escravos jamais foram indenizados. s escravos que estavam com idade entre 60 e 65 anos deveriam "prestar servios por 3 anos aos seus senhores e aps os 65 anos de idade seriam libertos". Poucos escravos chegavam a esta idade e j sem condies de garantir seu sustento, ainda mais que agora precisavam competir com os imigrantes europeus. Acresce ainda que, no recenseamento de 187 , que fez a primeira matrcula geral de escravos, muitos fazendeiros tinham aumentado a idade de seus escravos para burlarem a matrcula de187 , escondendo os ingnuos introduzidos por contrabando aps a Lei Eusbio de Queirs. Numerosos negros

robustos e ainda jovens eram, legalmente, sexagenrios, sendo libertos, neste caso, pela Lei dos Sexagenrios, ainda em condies de trabalho. s proprietrios ainda tentariam anular a libertao, alegando terem sido enganados porque no foram indenizados como prometia a lei. As zonas recentemente desbravadas do oeste paulista se revelavam mais dispostas emancipao total dos escravos: ricas e prsperas, j exerciam grande atrao sobre os imigrantes, mais bem preparadas para o regime de trabalho assalariado.

[editar] As Fugas e os quilombos dos ltimos anos da escravido no Brasil


Tambm os negros e mulatos escravizados passaram a participar mais ativamente da luta, fugindo das fazendas e buscando a liberdade nas cidades, especialmente, depois de 1885, quando foram proibidos os castigos corporais aos escravos fugidos quando fossem recapturados. A lei n 3.310, de 15 de outubro de 1886, revogou o artigo n 60 do Cdigo Criminal de 1830 e a lei n , de 10 de Junho de 1835, na parte em que impem a pena de aoites, e determinou que ao ru escravo sero impostas as mesmas penas decretadas pelo Cdigo Criminal e mais legislao em vigor para outros quaisquer delinquentes . No interior de So Paulo, liderados pelo mulato Antnio Bento e seus caifazes, milhares deles escaparam das fazendas e instalaram-se no Quilombo do Jabaquara, em Santos. A essa altura, a campanha abolicionista misturou-se campanha republicana e ganhou um reforo importante: Exrcito Brasileiro pediu publicamente para no mais ser utilizado na captura dos fugitivos. Nos ltimos anos da escravido no Brasil, a campanha abolicionista adotou o lema "Abolio sem indenizao". Do exterior, sobretudo da Europa, chegavam apelos e manifestos favorveis ao fim da escravido. Essas fugas em massa de escravos para a cidade de Santos, geraram violncia, que foi denunciada, nos debates sobre a Lei urea, em 9 de novembro de 1888, na C mara Geral, pelo deputado geral Andrade Figueira que acusou a polcia paulista (Fora Pblica) e polticos de serem coniventes com estas fugas, o que levou os proprietrios de escravos paulistas a libertarem seus escravos para evitar mais violncia: Os escravos fugiram em massa, prejudicando no s os grandes interesses econmicos, mas tambm interesses de segurana pblica: houve mortes, houve ferimentos, houve invaso de localidades, houve o terror derramado por todas as famlias, e aquela importante provncia durante muitos meses permaneceu no terror mais aflitivo. Feli mente os proprietrios de So Paulo, compreenderam que, diante da ina da o Fora Pblica, melhor seria capitularem perante a desordem, e deram liberdade aos escravos. .[7] No mesmo sentido, escrevia Joaquim Manuel de Macedo em seu livro: As Vtimas-Algozes, denunciando a cumplicidade dos pequenos estabelecimentos comerciais, chamados deVenda, na receptao dos bens furtados, nas fazendas, pelos escravos equilombolas:

Andrade Figueira

A "Venda" no dorme: s horas mortas da noite vm os quilombolas, os escravos fugidos e acoutados nas florestas, trazer o tributo de suas depredaes nas roas vizinhas ou distantes ao vendelho que apura nelas segunda colheita do que no semeou, e, que tem, sempre de reserva, para os quilombolas, recursos de alimentao de que eles no podem prescindir, e tambm, no raras vezes, a plvora e o chumbo para resistncia no caso de ataques aos quilombos.

Joaquim
Manuel de Macedo

[editar] Lei urea

Missa campal de Ao de Graas, no Rio de Janeiro, rene a princesa Isabel e cerca de vinte mil pessoas, celebra a abolio, no dia 17 de maio de 1888. Ver artigo principal: Lei urea Em 13 de maio de 1888, o governo imperial rendeu-se s presses e a princesa Isabel de Bragana assinou a lei urea, que extinguiu a escravido no Brasil. A deciso desagradou aos fazendeiros, que exigiam indenizaes pela perda de "seus bens". Como no as conseguiram, aderiram ao movimento republicano. Ao abandona o regime escravista, o Imprio perdeu r uma coluna de sustentao poltica. fim da escravatura, porm, no melhorou a condio social e econmica dos ex-escravos. Sem formao escolar ou uma profisso definida, para a maioria deles a simples emancipao jurdica no mudou sua condio subalterna nem ajudou a promover sua cidadania ou ascenso social. A lei urea foi o coroamento da primeira mobilizao nacional da opinio pblica, naqual participaram polticos e poetas, escravos, libertos, estudantes, jornalistas, advogados, intelectuais e operrios.

riginal do Dirio ficial de 1 de maio de 1888, com a lei 3353, abolindo a escravido no Brasil. Esse 13 de maio, (que j foi feriado nacional durante a Repblica Velha), da princesa Isabel de Bragana (filha do Imperador Dom Pedro II), que estudamos na escola primria o 13 de maio da doao da liberdade, e ressalta o apoio dado por muitos brancos da poca abolio da escravatura. s militantes do atual movimento negro no Brasil evocam um outro 13 de maio, que v a abolio, em 13 de maio de 1888, como sendo um "golpe branco" visando frear o avano da populao negra, na poca, um minoria oprimida. Num terceiro enfoque, o 13 de maio visto como conquista popular. Nesse enfoque se devem centrar os debates modernos, que encarem o problema negro como problema nacional. Todo o processo da abolio no Brasil foi lento e ambguo, pois, como afirma Jos Murilo de Carvalho: "A sociedade estava marcada por valores de hierarquia, de desigualdade; marcada pela ausncia dos valores de liberdade e de participao; marcada p ausncia da ela cidadania", e mostra ainda Jos Murilo que no eram apenas grandes fazendeiros que possuam escravos. Diz ainda o mesmo historiador: Era uma sociedade em que a escravido como prtica, seno como valor, era amplamente aceita. Possuam escravos no s os bares do acar e do caf. Possuam-nos tambm os pequenos fazendeiros de Minas Gerais, os pequenos comerciantes e burocratas das cidades, os padres seculares e as ordens religiosas. Mais ainda: possuam -nos os libertos. Negros e mulatos que escapavam da escravido compravam seu prprio escravo se para tal dispusessem de recursos. A penetrao do escravismo ia ainda mais a fundo: h casos registrados de escravos que possuam escravos. O escravismo penetrava na prpria cabea escrava. Se, certo que ningum no Brasil queria ser escravo, tambm certo que muitos aceitavam a ideia de possuir escravo .

Jos Murilo de Carvalho

Escreve ainda o mesmo autor, ao comentar a "carga de preconceitosque estruturam nossa sociedade, bloqueiam a mobilidade, impedem a construo de uma nao democrtica": A batalha da abolio, como perceberam alguns abolicionistas, era uma batalha nacional. Esta batalha continua hoje e tarefa da nao. A luta dos neg ros, as vtimas mais diretas da escravido, pela plenitude da cidadania, deve ser vista como parte desta luta maior. Hoje, como no sculo XIX, no h possibilidade de fugir para fora do sistema. No h quilombo possvel, nem mesmo cultural. A luta de todos e dentro do monstro.

You might also like