You are on page 1of 19

Fisiognomonia

(def.): do Gr. physiognomona < physis, natureza + gnomon, o que conhece. A arte de conhecer o carter dos homens pelas feies do corpo. A Fisiognomonia teve seu bero na ndia, quando os antigos habitantes daquele pas estudavam as rugas do corpo, e as causas e origens das mesmas. Foi levada para a China, desenvolvida e estudada como diagnstico, principalmente pelo Dr. Pen Chio, considerado o verdadeiro pai dessa cincia. Tida como uma subdiviso da Medicina Chinesa, a Fisiognomonia estudada atualmente por monges, acupunturistas, e por toda uma legio de leigos e profissionais que reconhecem seu valor e importncia como diagnstico. Alm de permitir que o especialista conhea certas particularidades do carter da pessoa, a Fisiognomonia fornece outras informaes atravs dos traos faciais, relacionando-os sua sade fsica, emocional e mental. A causa pura est na sensibilidade do especialista perceber, no rosto do paciente, o diagnstico que se manifesta, quando os detalhes so reforados e as pequenas mudanas so tratadas como grandes mudanas, e averiguadas as mazelas que no se manifestam (pseudo-sade). As anormalidades que se tornam perceptveis e reclamam com dores, tornam possvel o tratamento. Tabalhoso, porm, identificar e atacar os males ocultos, que ainda no se manifestaram. Entretanto, se um paciente se sente, por exemplo, abatido e longe de seu vigor corpreo (refulgncia), e haja dvidas quanto razo dessa anomalia, isso poder ser resolvido pelo fisiognomonista, que identificar pelo seu rosto e nas reas especficas, os males que o afligem. A frase de O Silncio dos Inocentes (Silent of the Lambs, 1991) d o tom de nossa busca. Uma agente do FBI insistentemente pergunta a um famoso ex-psiquiatra comedor de carne humana sobre o paradeiro de um assassino de mulheres que teria sido seu cliente. Procurando mostrar em forma de enigma qual o objetivo desse assassino, o canibal enuncia esta frase. Pois bem, o assassino no matava por dio. Na verdade, gostava tanto das mulheres que queria ser uma delas. Entretanto, para alcanar seu objetivo, ele raptava mulheres meio gordas. Mantendo-as em cativeiro, as engordava mais e mais. Ento as matava e retirava partes de suas peles. Ento as costurava. Pretendia fazer uma roupa com a pele das mulheres. Paul Valery tem uma frase, o mais profundo a pele. Seja como for, o assassino de mulheres parecia fixar a identidade delas no elemento mais material e mais visvel. Ser mulher passava por parecer com uma mulher. Desta forma, para ele ser mulher no teria nenhuma relao com a busca de uma possvel alma feminina. Travestido com pele humana morta, o assassino parece curto-circutar a lgica da linguagem no-verbal da aparncia. Plato j havia chamado ateno para a inutilidade do mundo sensvel. Ou melhor, sua nica utilidade seria servir de degrau para ultrapass-lo.

A fisiognomonia sempre baseou seus estudos na articulao entre a afirmao da necessidade de um mundo sensvel articulada crena na existncia de outro, desta vez inteligvel. Sendo que deste que podemos inferir a verdade ltima. Trata-se, na verdade, da velha questo da engenharia dos mtodos de previso. A Linguagem do Rosto, de Umberto Eco, nos d uma resumida introduo ao tema (1). Mostra-nos que Aristteles j havia tocado no assunto. O dado bsico a hiptese de que poderamos julgar o carter de um homem ou animal a partir de sua estrutura corporal. Tal avaliao seria possvel por conta de outra hiptese, as inclinaes naturais transformariam simultaneamente alma e corpo. Portanto, os traos do rosto deveriam remeter a caractersticas internas (ticas e morais) (ao lado, prisioneiro de campo de concentrao nazista). Eco nos conta que, com Charles Darwin e Cesare Lombroso, o sculo XIX confere a ela um status cientfico. Procurava-se desta forma distinguir entre uma fisiognomonia natural (associaes frgeis e ambguas) e outra fisiognomonia, dita cientfica (baseada em estudos anatmicos) (2). A frenologia postula que tudo encontra representao na superfcie do crebro: faculdades mentais, tendncias, instintos, sentimentos. Por exemplo, aqueles com acentuadas qualidades mnemnicas tem o crnio redondo, olhos salientes e distantes um do outro. Combatida por todos, pretendia que, mesmo que um indivduo seja honesto, sua honestidade mentirosa porque sua conformao craniana mostra quem ele de fato . Lombroso acaba ligando esta tradio s prticas racistas que, alm do mais, revestem de carter cientfico a visualizao da figura do criminoso. Eco faz uma interessante referncia ao carter lombrosiano-lavateriano da fotografia 3x4, que todos ns carregamos na carteira de identidade. Em sua opinio, a prpria fotografia nos deforma, tornando-nos pessoas ruins por nossa feira. Eco tambm faz referncia revista em quadrinhos... Chegamos revista em quadrinhos. E, de fato, a revista em quadrinhos e a caricatura so os lugares onde a fisiognomonia adquire valor fotogrfico de estenografia e esboa, com poucos traos enfatizados, toda uma histria psicolgica e moral. Baseando-se exatamente nos preconceitos (e em parte na sabedoria antiga) de uma fisiognomonia natural:usando-os e reforando-os. (3) Notas: 1. ECO, Umberto. A linguagem do rosto IN Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. 2. Idem, p.48. 3. Ibidem, p. 52. Parte do texto retirado de: "http://corpoesociedade.blogspot.com/2008/03/rostos-fisiognomonia-i.html"

Leitura de Rosto e Leitura Corporal A Leitura


Temos como "mascarar" o consciente, no o inconsciente. O rosto expressa o mais profundo pensamento, o mais profundo sentimento, a mais profunda emoo. Os antigos mdicos chineses faziam diagnsticos mdicos apenas olhando para a pessoa. Sabiam sobre seus costumes, personalidade, hbitos, pois tudo estava traado em seus rostos. Segundo eles, cada rgo do corpo humano associado a um elemento. O fgado e os rgos associados, os (tendes, os olhos) so do elemento madeira; o corao e os rgos associados (os vasos sangneos, a lngua) so do elemento fogo; o bao e os rgos associados (os msculos, a boca) so do elemento terra; os pulmes e os rgos associados, a (pele, o nariz) so do elemento metal; o rim e os rgos associados, (os ossos, o ouvido) so do elemento gua.

As rugas, refletem a falta de energia nos rgos. Essa "falta de energia", de acordo com os 5 elementos na MTC nos revelam certos padres de pensamento.

Esses pensamentos tambm podem causar reflexos no corpo

A psicossomtica explica fisiologicamente como as doenas so acionadas no organismo. Segundo eles, o estado mental est diretamente relacionado s secrees de hormnios no organismo, causando as mais diferenciadas reaes. Um exemplo interessante o da pele. Pessoas mais tmidas se ruborizam facilmente, alguns tipos de sensaes podem ainda causar arrepios ou palidez, resfriamento ou aquecimento da pele. Em seu livro Bioenergtica, Alexander Lowen diz: A atitude do indivduo em relao vida ou seu estilo pessoal refletem-se no seu comportamento, em sua postura e no modo como se movimenta. Afirma ainda que a aparncia fsica exprime a personalidade do indivduo. Na leitura, o rosto expressa a maior parte das caractersticas do indivduo. A estrutura ssea do corpo complementa essa informao.

O contorno do nosso corpo, a forma com a qual ele se comporta, excesso ou falta de gordura, flacidez, estrias, celulite, pintas, tipo de pele, flexibilidade e rigidez, tudo isso tem origem no inconsciente. Uma boa leitura feita do conjunto, em um todo. Mas para ver como o conjunto se comporta, muito importante a anlise das partes.

Rosto
Partes do Rosto

No devemos julgar ningum pelo contedo que veremos aqui pois existem vrios fatores que podem mudar a estrutura da pessoa e fazer com que ela no use as caractersticas aqui descritas. A anlise do rosto no est em parte, e sim no todo. Cada rosto tem uma expresso. Lemos e conhecemos as pessoas atravs da fisionomia. A observao atenta e cuidadosa da expresso facial pode abrir um novo mundo no sentido de se saber o que uma pessoa est realmente querendo dizer. O rosto pode dividir-se em trs partes: Intelectualidade Emotividade e sentimentos

Instinto

A rea superior corresponde testa. A segunda rea vai das sobrancelhas raiz do nariz. A terceira inicia-se na raiz do nariz e vai at o final do queixo. A rea da fronte resguarda a intelectualidade; a zona mediana relaciona-se aos sentimentos, s emoes, ao EGO; e a ltima parte evidencia a materialidade. Ento, que podemos dizer em uma primeira anlise? Com relao ao desenvolvimento de uma das partes do rosto, pode-se ter uma idia clara de qual das trs partes dominar o comportamento da pessoa. Porm, tem-se tambm uma segunda lei no estudo da fisionomia. Para cada rea da face possvel um desenvolvimento horizontal ou vertical.

Tudo o que se desenvolve horizontalmente tem um desenvolvimento relacionado materialidade, de fora de carter, de terra. Tudo o que se desenvolve verticalmente tem um desenvolvimento de intelectualidade e de espiritualidade. Lembre-se de que se uma das partes prevalece sobre as outras, as faculdades a ela relacionadas determinam um gnero de desequilbrio interior.

Desenvolvimento superior indica maiores faculdades mentais; Desenvolvimento mediano indica hipersensibilidade, emotividade; Desenvolvimento inferior indica predominncia dos elementos instintivos.

Vamos lembrar sempre que, uma boa leitura se faz com o todo, no s com as partes.

Cabelos
Os cabelos refletem o tipo de pensamento

Lisos
Os cabelos lisos demonstram que a pessoa tem pensamento linear.

Encaracolados
Os cabelos ecaracolados demonstram que a pessoa retoma assuntos do passado com frequencia.

Ruivos
Os chineses dizem que ter cabelo "de fogo" faz com que a pessoa tenha um temperamento mais agressivo. Pessoas que tingem o cabelo de ruivo, normalmente esto revoltadas com a vida que tem.

Loiros
Donos de cabelos loiros normalmente so mais "carentes" emocionalmente. A pessoa que tinge o cabelo de loiro ou faz mechas loiras, est querendo "aparecer mais" para o mundo.

Negros
Normalmente, as pessoas mais determinadas tem cabelos negros. Quando algum pinta os cabelos dessa cor, est determinada, focada e em busca de um objetivo.

Espetados
Pessoas com cabelos espetados, normalmente so mais "eltricas", hiperativas.

Curtos
Cabelos curtos indicam pessoas com dificuldades em receber ordens.

Compridos
Indicam pessoas mais passveis de receberem ordens.

Calvos
Esse o cabelo que foge do dono, assim como o dono foge de quem quer mandar nele! Pessoa que no adimite autoridade. Ele quer ser o chefe!

Brancos
Cabelos brancos ocorrem em pessoas que se anulam em prol de alguma causa maior, que pode ser a famlia, uma empresa, instituio ou at uma pessoa. Vamos lembrar sempre que, uma boa leitura se faz com o todo, no s com as partes.

Testa
Na testa temos como identificar a capacidade intelectual e o comportamento, derivados desta regio, o sistema neurosensorial ou mental, autocontrole ou apatia. O cabelo muito importante para se saber onde comea e onde termina a testa (ou FRONTE)

Fronte larga
comum o fato de a pessoa de fronte larga ter uma tima capacidade de elaborao e de recordao. uma mente aberta, que aceita bem as idias dos outros e os confrontos com outras pessoas e se deixa facilmente entusiasmar

Fronte estreita
Ao contrrio da fronte larga, a fronte estreita denota pessoa de inteligncia tipicamente analtica e especfica. Essa pessoa no aceita o confronto com as idias dos outros. Mostra-se expansiva e extrovertida, mas encontra dificuldade no relacionamento profundo, pois no gosta muito de dividir seu espao.

Fronte alta
A pessoa de fronte alta possui notvel capacidade intelectual, espiritualidade elevada e compreenso filosfica. Esta pessoa vive de princpios morais e ideais elevados, doce e compreensiva. Mas, quando se irrita, transforma-se em teimosa e obstinada.

Fronte baixa
A fronte baixa denota pessoa cujas exigncias so materiais, ao contrrio daquela que possui fronte alta. Tem-se uma pessoa que busca as coisas concretas, obstinada, resolvida. Possui grande capacidade de empreendedorismo e seus objetivos so sempre precisos, o que revela capacidade de adaptao.

Sobrancelhas
Quanto mais grossas as sobrancelhas, maior o ndice de fora que indicam. Se mais sutis, denotam fragilidade.

Sutis e ralas
Uma pessoa com sobrancelhas sutis, finas e ralas freqentemente indolente, mentalmente preguiosa, aptica e indecisa. Este sinal deve ser visto na globalidade do rosto, porque se as sobrancelhas so sutis e ralas em um rosto que possui um grande maxilar no se pode dizer que essa pessoa indecisa ou preguiosa, ou seja, deve-se sempre observar a globalidade.

Densas e desgrenhadas
Quem apresenta este tipo de sobrancelha , em geral, irascvel, irritado e conflituoso. Tambm se caracteriza por ser incansvel, exaltado, exuberante. Possui esprito de contradio.

Unidas na raiz do nariz


Este tipo de sobrancelhas denota uma pessoa suscetvel a influncias externas e freqentemente ciumenta. Existem, porm, vrios tipos de cime. uma pessoa ciumenta de suas coisas, no de outras pessoas, mas, sobretudo, dos seus objetos. uma pessoa exuberante. A exuberncia vem das sobrancelhas grossas. Nesta pessoa existe sempre uma grande fora de carter.

Prximas s plpebras
Se as sobrancelhas forem muito prximas s plpebras, pode-se ter uma pessoa ambiciosa, forte, dotada de vitalidade e de determinao. Costuma ser introspectiva e ansiosa.

Distantes das plpebras


Ao contrrio, se as sobrancelhas forem distantes dos olhos, indicam-nos uma pessoa indecisa, tmida, ingnua e emocionalmente frgil.

Olhos
Segundo a medicina Chinesa os olhos so a janela da alma de uma pessoa e, fisicamente, esto ligados ao fgado. Eles transmitem instantaneamente qualquer mudana que acontece no ser humano. E isso est diretamente ligado forma, cor, ao brilho e ao modo como se movem. Os olhos fornecem uma manancial de informaes sobre o interior de uma pessoa. Esto situados na regio da afetividade, das emoes. Os olhos contm a caracterstica mais importante na leitura da fisionomia. Do-nos informaes importantes e podem ser estudados com base na posio, na dimenso, na forma e no movimento. A cor dos olhos reflete o estado da pessoa. O meu mesmo, como exemplo, fica esverdeado quando estou nervoso. Olhos com tonalidade claras (azul claro, verde claro, castanho claro), se referem a pessoas ciumentas e altamente irritadias (principalmente se o branco dos olhos estiver sempre avermelhado).

Prximos um do outro

Eles indicam uma pessoa racional, realista e, normalmente (em mais de 75% das pessoas), um sinal ligado melancolia no dividida com outras pessoas. H uma insegurana interna. A relao interpessoal baseia-se na franqueza e na compreenso recproca

Distantes um do outro

Tome como exemplo um rosto conhecido de todos que possua os olhos distanciados. Recorde Jaqueline Onassis/Jaqueline Kennedy. Seus olhos eram extremamente distanciados. Esta posio dos olhos indica uma pessoa dotada de curiosidade e de egosmo, que busca desfrutar das melhores situaes, das que lhe tragam as vantagens desejadas.

Olhos pequenos

Olhos pequenos indicam-nos uma pessoa de inteligncia vivaz, de esprito perspicaz, com qualidades de empreendedorismo e intuitiva. Possui desejo inato de ser o primeiro,

de estar em evidncia. Olhos pequenos em pessoa de estatura muito baixa indicam egosmo.

Olhos muito grandes

Olhos muito grandes denotam uma pessoa com imaginao, versatilidade, sensualidade e, s vezes, suscetveis a influncias externas. Seu esprito de observao bem aguado e sua altivez disfarada geralmente com passividade. Oblquos para baixo

Que sensao nos causa uma imagem desse tipo? Seguramente de melancolia, de depresso. Trata-se de uma pessoa idealista e ingnua que devido grande sensibilidade suporta as intemperanas da vida. Seu comportamento baseia-se no temor, na indeciso e na instabilidade emocional. melanclica e fechada em si mesmo. Apresenta normalmente dificuldade de comunicao e de relacionamento.

Oblquos para cima

Ao contrrio, olhos oblquos voltados para cima sugerem sensibilidade e riqueza de qualidades, difceis de serem mostradas devido grande timidez. H uma aparente incerteza e incoerncia. Mas na realidade esta pessoa baseia a prpria existncia na constncia e na verdade. Seu relacionamento com o prximo bom.

Boca
No estudo da boca levamos em considerao sua largura, sua linha e a altura dos lbios. Na largura da boca, considera-se a distncia de uma extremidade labial outra, sempre com a boca fechada. Normalmente classificamos a boca apenas como grande ou pequena. Pessoas que possuem boca grande so francas, exuberantes, impulsivas, por isso, consideradas, muitas vezes, indelicadas, vidas e calculistas. Ao contrrio, quem possui boca pequena apresenta, em geral, pouca sensibilidade, freqentemente arredio e fechado.

A linha da boca, ao contrrio, dada pela unio dos lbios e , muito freqentemente, reta, horizontal. Ou seja, lbios bem desenhados demonstram equilbrio. Porm, quando os lbios no se mostram, so sutis, encontramo-nos normalmente diante de uma pessoa fria, avarenta e ambiciosa. A altura da boca a distncia compreendida entre a base do lbio inferior e a extremidade mais alta do lbio superior. Lbios espessos indicam uma pessoa afetuosa e exuberante, rica de sensualidade e desejosa de prazer. Lbios sutis indicam temperamento frio e calculista, com tendncia a desdenhar pessoas e objetos. metdico alm da medida.

Com ngulos para cima

Este tipo de boca nos revela uma pessoa que gosta de viver. Faz da vida um sorriso e uma oportunidade. Pode-se dizer que ela otimista, segura de si, orgulhosa, sensvel, entusiasmada e muito socivel.

Com ngulos para baixo


Ao contrrio, se uma pessoa possui lbios cujos ngulos se dirigem para baixo, ela , ao que tudo indica, melanclica, insegura, pessimista, pouco energtica, sem ambio, insatisfeita, fechada e com pouca confiana em si mesma. No fundo, uma pessoa desgostosa da vida.

Com lbios entreabertos


Esta forma de boca indicativa de uma pessoa agressiva, esperta, temerria, inquieta, contraditria, impulsiva, intolerante. Lbios entreabertos sinalizam agressividade, mas tambm feminilidade.

Com lbios enrugados


Uma pessoa com os lbios enrugados geralmente intratvel, colrica, para quem a culpa sempre dos outros. insatisfeita, fazendo do mau humor a razo de sua vida. Sente-se vtima, egosta e tambm enrgica.

Lbio superior saliente


A pessoa que possui lbio superior saliente se revela simples, sensual e indulgente. Demonstra grande afetuosidade e generosidade. Sabe mediar as mais variadas situaes e odeia todo o tipo de violncia.

Lbio inferior saliente


Pessoas com esta forma de boca denotam superficialidade, fraqueza e egosmo. So tambm intolerantes e incapazes de perceberem e de analisarem situaes bvias. Foi-nos apresentada uma situao oposta. Procure recordar que as pessoas que apresentam esse tipo de conformao de lbio apresentam freqentemente problemas intestinais.

Lbios carnudos
Lbios carnudos revelam-nos uma pessoa despreocupada, sensual, dedicada somente aos prazeres materiais. tambm impulsiva e seu nico objetivo o da satisfao pessoal. Deseja viver sem preocupaes e assim recusa algumas responsabilidades.

Nariz
Vamos lembrar sempre que, uma boa leitura se faz com o todo, no s com as partes. Passando por vrios autores e, pela minha prpria vivncia, descobri que o nariz de suma importncia na vida de uma pessoa e, caso a pessoa o modifique em uma plstica, provavelmente ela incorporar os novos traos da personalidade relacionada ao novo nariz. Nariz grande sugere uma pessoa dotada de vontade, original e perseverante. Devemos nos lembrar sempre de que tudo que grande, protuberante, como nariz, orelhas, queixo, est diretamente ligado fora intrnseca da pessoa. Nariz grande sinal de fora assim como queixo grande e orelha grande sinal de fora. Quem tem essas trs partes grandes, tem a vida mais longa. Nariz pequeno como sobrancelha pequena: indica indolncia, fraqueza e volubilidade.

Nariz cncavo ou convexo


Na observao do nariz importante a forma do septo nasal. Ele pode ser cncavo ou convexo. Para se saber se o nariz cncavo ou convexo traa-se uma linha imaginria que une a arcada supraciliar ponta do nariz. Podemos, ento, ter duas situaes: o septo nasal encontra-se abaixo dessa linha, como o exemplo abaixo; e o septo nasal supera essa linha. cncavo quando a reta passa sobre o septo nasal e convexo quando o septo interrompe esta linha.

Narinas Retas e Horizontais


Observe que as narinas no sobem em direo ponta do nariz. Neste caso, h equilbrio. uma pessoa paciente, no tem dificuldade em esperar e muito tolerante porque est sempre em equilbrio.

Narinas Inclinadas para o Alto


uma pessoa que "estoura" facilmente, impaciente, petulante, terrvel, insuportvel, no sabe esperar, se incomoda por nada, fresca. a clssica pessoa que quando comea a falar e a reclamar no pra mais.

Narinas Inclinadas para Baixo


Preste ateno! Eu posso ter um nariz cuja ponta se volta para cima, mas cujas narinas se voltam para baixo. Uma narina deste tipo pertence a uma pessoa que facilmente se irrita embora no o demonstre. Porm, quando o demonstra, explode de uma s vez. geralmente intolerante, mas tambm muito exigente para consigo mesma.

Cncavo na parte superior


Este tipo de nariz aquele normalmente chamado de nariz francesa porque possui um septo cncavo. Se fosse convexo, seria o contrrio. Quais as caractersticas da pessoa que tem este tipo de nariz? Ela se mostra passiva e insegura, preguiosa e prudente, no obstante seu senso prtico. meticulosa e ordenada. Tem pouca confiana em si mesma e no quer responsabilidades que possam perturbar sua tranqilidade. Tambm um pouco "estourada".

Cncavo na parte superior com a ponta redonda


A pessoa que apresenta este outro tipo de nariz, cuja parte inferior grossa, revela-se empreendedora e expansiva, rica de senso prtico e de esprito de observao. tolerante e espontnea. interessante porque no se deixa envolver com facilidade pelos problemas da vida. Afronta com desprezo as coisas que no vo ao encontro de seus interesses.

Cncavo na parte inferior com a ponta adunca


Pessoa de carter difcil, ativo e enrgico, teimoso e impulsivo. Sua intolerncia origina-se da rejeio a qualquer discusso. Ctico ao extremo nos confrontos com outras idias. Egocntrico e vaidoso, mostra-se indiferente quilo que para ele no tem valor prtico. Lembre-se! Nas tribos os chefes eram sempre escolhidos por sua fora, pelo carter, por sua musculatura e pelo tamanho do nariz, que deveria ser grande. Se voc observar as esculturas tribais, as esttuas que representam os chefes apresentam nariz muito grande. Isto acontece porque o nariz indicador de fora e do rgo sexual. Portanto, os chefes deveriam mostrar fora fisica, capacidade de reproduo e de perpetuao da raa.

Queixo

Largo,quadrado e ossudo
Estas caractersticas indicam uma pessoa ambiciosa, tenaz, meticulosa, egosta, resoluta e indiferente. A no ser que tenham tido uma boa educao, as pessoas com este tipo de queixo no costumam ter bons modos. Este tipo de queixo se caracteriza particularmente por apresentar muitos ngulos. E uma pessoa com muitos cantos e ngulos uma pessoa que dificilmente se deixa agarrar.

Quadrado com cantos arredondados


Ao contrrio, uma pessoa que apresenta um queixo deste tipo, sempre grande e com desenvolvimento horizontal muito ampliado, porm, sem cantos e ngulos, portanto mais harmnico na sua conformao, se distingue por ter equilbrio, vontade, pacincia e maleabilidade. Possui capacidade de persuaso, alegre, demonstra vitalidade.

Queixo volumoso
So muitas as pessoas que apresentam esse tipo de queixo, sobretudo os de caracterstica terra. Tudo aquilo que muito grande tambm um sinal de desequilbrio. Queixo muito grande e volumoso revela uma pessoa incoerente, materialista ao extremo, indolente e falsa.

Queixo estreito e magro


Neste caso, o desenvolvimento no mais horizontal, mas vertical. Este tipo de queixo aponta para uma pessoa tmida, introspectiva, inteligente, altrusta e sensvel. Normalmente as pessoas com este tipo de queixo se ofendem com extrema facilidade. como se o queixo estreito manifestasse uma profunda sensibilidade de tudo o que est sobre a pele porque no possui a gordura que funcionaria como isolante.

Com covinha vertical


Este tipo de queixo indica uma pessoa volvel, imatura e presunosa. Por outro lado, trata-se de uma pessoa amvel, decidida e cheia de vitalidade. Este tipo de queixo mostra uma ntida separao entre a parte direita e a esquerda. No existe equilbrio. Tudo o que divide determina desequilbrio fsico e psquico na pessoa. Seu possuidor s uma pessoa decidida porque o queixo muito forte.

Muito saliente
Queixo muito saliente revela avareza e astcia. A pessoa que tem este tipo de queixo se caracteriza pela falsidade, volubilidade e altivez. tambm egosta, vaidosa e tem prazer em contrariar.

Corpo
O corpo reflete tudo o que trabalhamos em nosso inconsciente. Quando trabalhamos bem, ele mantm o equilbrio. Quando no trabalhamos bem, ele reflete na sua estrutura, o que est errado. Por isso bom que nos conheamos. Costumo dizer que o rosto trs as caractersticas e o corpo reflete como as trabalhamos inconscientemente. Todos vivemos em sociedade, e toda sociedade possui regras. Essas regras, dependendo da forma como as vemos, podem refletir no nosso corpo de maneira positiva ou negativa. Indiferente de seguirmos as regras ou no. Quando nos irritamos, quando ficamos nervosos, corremos o risco de criar uma gastrite/lcera nervosa. Existem vrios fatores que podem fazer com que nos irritemos. Irritao, RAIVA, no pode ser levada como um sentimento negativo, sim de transformao. A raiva que nos movimenta. A falta de raiva, causa comodismo, causa depresso. Como nosso inconsciente se reflete em nosso corpo? O formato do corpo revela caractersticas e traos de personalidade, identificando como cada um lida com suas emoes. O tamanho dos quadris, glteos, ombros, peito e mamas, abdome, panturrilha, a papeira, alm da flacidez, gordura localizada, culotes, entre outros problemas estticos, demonstram como est o interior do ser humano e seus conflitos mais ntimos (veja relao abaixo). O exterior reflete o interior. Para tanto, antes, precisamos entender como a Medicina Chinesa aborda as emoes. Para isso preciso entender o modelo dos Cinco Elementos. A teoria dos Cinco Elementos faz parte da Medicina Chinesa h milnios e foi mencionada no Nei Ching Su Wen, escrito h 200 a.C. Ela divide a experincia humana em 5 grupos distintos: Madeira ( fgado e vescula-biliar), Fogo( corao, intestino delgado), Terra (bao/pncreas e estmago), Metal ( pulmo e intestino grosso) e gua ( Rim e bexiga). Esses elementos no s controlam e mapeiam todas as funes anatmicas e fisiolgicas do organismo, como integram em uma unidade energtica contnua, corpo e mente. Servem para entender como grupos distintos de influencias ou energias se relacionam ora produzindo estimulo, ora inibido a ao. O elemento gua, regido pelos Rins, responsvel pelo sentimento de sobrevivncia, pelo medo, inclusive pelo medo da morte e do desconhecido. Quando no esto bem os

rins podem gerar ansiedade, medo de tudo, pnico e at mesmo o sentimento de pavor! Um bom funcionamento dos rins conduz a um comportamento de coragem e segurana com a vida. Quem tem um rim bom transmite calma e segurana para todos. Madeira o elemento do Fgado e Vescula Biliar. Quando o fgado no vai bem produz sentimentos de raiva, estresse, inquietude, sentimento de injustia, depresso, vontade de brigar e irritao extrema. Um bom funcionamento conduz a expresso alegre, feliz e relaxada. Alto astral! O Fogo o elemento do Corao. Quando no esta bem, causa sentimento de solido, falta de amor ou incapacidade de amar. O esprito fica contrariado por no conseguir se relacionar com amigos ou familiares. Um bom corao responsvel pela pessoa amvel, aberta ao amor e s relaes, est sempre feliz e confiante, elevada auto-estima, paixo pela vida, pelos amigos e pela famlia... O elemento Terra (Bao/pncreas), no seu aspecto negativo, regido pela introspeco exagerada, sentimento de isolamento social e auto-compaixo. A ao demorada e sempre acompanhada de sentimentos negativos. O bom funcionamento leva a ter fora emocional construtiva e extremamente positiva. Produz sensao de otimismo com projetos, criaes. Gera atitudes harmoniosas com a famlia e amigos. Pulmo, do elemento Metal, fonte de tristeza, sentimento de perda e dependncia emocional outra pessoa, quando no est bem. Pode tambm causar vazio espiritual, falta de crena em tudo e desiluso. Um bom pulmo, ao contrario, gera sentimento de liberdade, liderana, fora espiritual e mente brilhante. "Todas as doenas podem ser curadas, pois sua causa, na maioria das vezes, segundo recentes estudos da psicanlise, o sentimento de culpa e contrariedades profundas, ou seja, causas psicossomticas. A cabea, o tronco, os membros e cada rgo interno recebe um impulso nervoso do crebro que comandado pelas emoes. Quando analisamos os movimentos do corpo ou o funcionamento de cada rgo percebemos que carregamos diferentes sentimentos para diferentes movimentos do nosso corpo: o desejo de mover os dedos faz com que movamos os dedos. Mas existem desejos inconscientes que tambm fazem com que o crebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo (...) Um pensamento crnico pode transformar seu corpo atravs das reaes qumicas comandadas pelo crebro". Texto de Cristina Cairo retirado do site: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=2637

Como o Corpo se Comunica


Abdome -> Gordura --> O ventre est localizado no centro de equilbrio de nosso corpo, onde esto os rgos geradores e controladores da eliminao das toxinas: intestinos, bexiga e tero. O abdome simboliza o equilbrio e a harmonia. Se h descontentamento, crticas ou revolta contra algum ou alguma situao, acabam surgindo gordura e doenas nesse local. Toda mente rebelde e teimosa, aparentemente passiva ao extremo, que no acolhe com gratido as pessoas e as coisas e no liberta a vida, provoca o desequilbrio esttico na regio abdominal.

Brao -> Gordura --> Braos simbolizam suas conquistas, suas ambies, seus afetos, a busca do amor e do trabalho realizador. Problemas nesta rea simbolizam frustrao em relao s ambies, realizaes e conquistas, limitadas por algum ou alguma situao/ raiva por no ter conquistado algo ou algum, ou de no estar se realizando em algum trabalho. Cintura --> Os pneus nesta rea denunciam pessoas de comportamento negligente, relapsas no sentido psquico e espiritual, que no encontram equilbrio nas suas emoes agindo, muitas vezes, com agressividade ou prepotncia para protegerem sua individualidade. Simbolizam tambm o excesso de contrariedade que voc acumula e de que no se desapega. Culote -> Gordura --> Simbolizam o pai e todo relacionamento amoroso e quando ocorrem conflitos, mgoas, ressentimentos, aparecem os culotes. Glteos --> Os msculos dos glteos representam o poder de tomar as prprias decises, de ter coragem e determinao para caminhar com as prprias pernas sem depender emocional e financeiramente de ningum. Ndegas murchas ou cadas simbolizam o medo inconsciente da solido e de perder o controle, demonstrando o quanto se est vivendo sob a influncia de terceiros, muitas vezes abrindo mo de seus prazeres pessoais. Ndegas grandes demonstram poder de deciso, pessoas que sentem mais os prazeres fsicos, no aceitam ser comandadas nem controladas, gostam de mandar, muitas vezes so autoritrias. Obesidade/ Gordura Localizada --> forma inconsciente de proteo contra problemas externos, um casulo no qual se esconde os medos, aborrecimentos, perdas, raivas, mgoas e inseguranas. o mecanismo de defesa que o inconsciente cria para proteger-se daquilo com que o consciente no sabe lidar. A gordura localizada, dependendo de que regio est, tem um significado especfico (veja outros itens nessa relao de problemas estticos). Panturrilha --> a perna simboliza a impulso para o futuro e o msculo da panturrilha (gastrocnmio) que impulsiona a coxa e, consequentemente, o corpo para a frente. Panturrilha fina indica que a pessoa no tem impulso prpria para seus ideais, falta-lhe determinao e coragem para, sozinha, ir em busca de seus sonhos. Panturrilhas tonificadas simbolizam pessoa ativa, autoconfiante, dona de suas prprias opinies e desejos. Papeira debaixo do queixo --> pessoas que odeiam crticas e sentem-se carentes e agressivas quando lhe apontam algum defeito. Quanto mais reagem s crticas, mais sua papeira aumenta. Peitos e Mamas (Flacidez) --> Toda flacidez simboliza a falta de iniciativa e fora de vontade para vencer. O peitoral e as mamas expressam a coragem, a ousadia, a fora interior. Se h gordura localizada nos msculos peitorais e flacidez nas mamas, isso significa que a pessoa est guardando ressentimentos e que desistiu de lutar pelos seus objetivos, por sentir-se oprimida ou por acreditar que no pode mudar o destino. Mamas (Tamanho) --> Quando as mamas so pequenas, isso denota uma mulher Yang, ou seja, que no admite autoridade sobre ela e que repudia a idia de ficar presa

ou ser comandada por algum ou alguma situao. Quando as mamas so grandes, a mulher Yin, ou seja, tem tendncia a anular-se devido a um instinto maternal exagerado. Quadris e Ombros --> Quadris largos simbolizam princpio feminino predominante, ou seja, so pessoas sensveis, que se magoam com facilidade, porm revelam-se timas para cuidar do lar e dos filhos. Ombros largos representam coragem para enfrentar as adversidades da vida. Ombros estreitos indicam ausncia de ousadia e coragem, geralmente pessoas que se colocam em posio de vtimas, acusando outras pessoas pelos seus fracassos na vida. Lado direito do corpo --> Conflitos com mulheres. Lado esquerdo do corpo --> Conflitos com homens.

Contato
Fbio M. Pellozzo Workshops, Palestras e Leituras -Grupo Manimaha Sbados, entre as 09:00h e 18:00h Fone: (11) 2598.3626 (Santo Andr) - Clnica Apsara clinica_apsara@terra.com.br Sbados, entre as 09:00h e 18:00h Fone: (11) 4123.4403 (So Bernardo do Campo) Workshop dia 07/05/11 - das 10h s 18h

- Instituto Linguagem do Corpo Cristina Cairo Workshop dia 12/06/11 - das 10h s 18h Rua Pelotas, 106 (em frente ao Sesc Vila Mariana/entre as estaes Ana Rosa e Paraso do Metr, So Paulo/SP) Informaes: (11) 5082.2822 Curso Online O curso estruturado para que o participante conhea e domine a Fisiognomia como ferramenta para o seu autoconhecimento e crescimento nos mbitos pessoal e profissional.

Tire suas dvidas, acesse http://leiturafacial.com.br/formacao-emfisiognomia/curso-de-fisiognomia-on-line Fale diretamente comigo: Fabio@Pellozzo.com.br MSN: fpellozzo@hotmail.com http://www.leituraderosto.com.br/Cabelos.html

You might also like