You are on page 1of 8

Mecanismos de endurecimento de metais

MECANISMOS DE ENDURECIMENTO DE METAIS

Eng.os metalurgistas e Eng.os de materiais visam o "projeto" de ligas com elevadas resistncia mecnica (SE 0,2%), ductilidade (A% e RA%) e tenacidade (resistncia ao impacto). Entretanto, freqentemente, a ductilidade e a tenacidade so reduzidas quando uma liga sofre endurecimento. Como as deformaes plsticas macroscpicas correspondem ao movimento de um grande nmero de discordncias, a habilidade de um metal deformar plasticamente depende, basicamente, da movimentao de suas discordncias. As tcnicas de endurecimento em metais contam com um princpio simples: Quanto maior for a restrio ao movimento de discordncias, maior ser a resistncia mecnica de um material metlico.

PRINCIPAIS MECANISMOS DE ENDURECIMENTO EM METAIS


1)- Endurecimento pela reduo do tamanho de gro 2) Endurecimento pela formao de soluo slida 3) Endurecimento por encruamento 4) Endurecimento por disperso de partculas 4.1) Endurecimento por disperso de partculas incoerentes 4.2) Endurecimento por disperso de partculas coerentes

1) ENDURECIMENTO PELA REDUO DO TAMANHO DE GRO Em um metal policristalino, o tamanho dos gros (dimetro mdio dos gros) exerce influncia sobre as propriedades mecnicas. Gros adjacentes possuem diferentes orientaes cristalinas e um contorno de gro em comum. Os contornos de gro atuam como barreiras para a movimentao de discordncias por duas razes: 1- Como os gros possuem orientaes diferentes, uma discordncia que se movimenta do gro A para B, deve mudar sua direo de movimento; e isso, mais difcil quanto maior for a diferena entre orientao entre os gros. 2- A desordem atmica na regio de um contorno de gro resulta em uma descontinuidade no plano de escorregamento de um gro para outro.

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

importante mencionar que: As discordncias no ultrapassam contornos de gro de alto ngulo, mas, a tenso gerada no plano de escorregamento de um gro pode ativar fontes de novas discordncias em outros gros. Materiais com gros finos so mais resistentes que materiais com gros grosseiros porque sua rea de contornos de gro maior e assim dificulta a movimentao de discordncias. Para muitos materiais, a tenso de escoamento (y) varia com o tamanho de gro de acordo com a relao: y = 0 + ky .d (- 1/2) onde: d o dimetro mdio dos gros 0 e ky so constantes para um dado material

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

2) ENDURECIMENTO PELA FORMAO DE SOLUO SLIDA O endurecimento por soluo slida consiste na adio de elementos de liga, visando a formao de solues slidas substitucionais ou intersticiais (dependendo da relao de tamanhos atmicos entre o solvente e o soluto). As ligas metlicas so mais resistentes que metais puros porque os tomos do elemento de liga (soluto) impem tenses e deformaes no reticulado ao redor destes tomos. A interao entre estes campos de tenso e as discordncias provoca, conseqentemente, uma restrio no movimento das discordncias, endurecendo a liga. (Note que no existe a presena de uma nova fase). Existem interaes entre discordncias e tomos em soluo slida. As deformaes no reticulado provocadas pela presena de uma discordncia formam stios que acomodam tomos substitucionais e reduzem as tenses no reticulado.

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

3) ENDURECIMENTO POR ENCRUAMENTO O endurecimento por encruamento um processo de endurecimento, no qual um metal dctil torna-se mais resistente e duro na medida em que deformado plasticamente. Muitas vezes este tipo de endurecimento chamado endurecimento a frio ("cold hardening") ou endurecimento por trabalho mecnico ("work hardening"). Este foi, provavelmente, o primeiro mecanismo de endurecimento conhecido pelo homem. Em 1540, um livro clssico, De La Pirotechnia, j mencionava que os metais ao serem deformados, tornavam-se mais resistentes deformao.

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

4) ENDURECIMENTO POR DISPERSO DE PARTCULAS Os contornos entre diferentes fases (precipitado e matriz) em uma liga so defeitos planares e interferem na movimentao de discordncias provocando, conseqentemente, aumento de resistncia e dureza. 4.1) ENDURECIMENTO POR DISPERSO DE PARTCULAS INCOERENTES A ocorrncia de precipitados incoerentes muito mais freqente que precipitados coerentes. Os precipitados ou fases incoerentes no apresentam coerncia entre os reticulados cristalinos do precipitado e matriz. Exemplo 1: Al (CFC) e AlCu2 (fase - ortorrmbica)

Exemplo 2: Fe3C em aos-carbono

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

4.2)

ENDURECIMENTO POR DISPERSO DE PARTCULAS COERENTES

Os precipitados coerentes apresentam a mesma estrutura cristalina da matriz. As diferenas entre os parmetros de reticulado da matriz e da fase so de, no mximo, 15%. Precipitados coerentes so mais endurecedores que precipitados incoerentes. O tamanho dos precipitados coerentes at 1000 vezes menor que o de precipitados coerentes. Quanto menor o precipitado maior a disperso destes, assim, para a mesma frao de fase, e maior o efeito de restrio de movimentao de discordncias.

Marcelo F. Moreira

Mecanismos de endurecimento de metais

Lista de exerccios - Mecanismos de endurecimento 1- fato que as discordncias movimentam-se em planos e direes cristalogrficas preferenciais denominados sistemas de escorregamento. a- O que estes sistemas tm em comum? b- Quais so os sistemas de escorregamento primrios para os reticulados CCC, CFC e HC ? 2- Uma chapa de lato (brass), com limite de resistncia trao de 310 MPa, foi laminada a frio sofrendo uma reduo de 20%, ficando com uma espessura de 1,8 mm. A)- Se esta chapa for novamente laminada a frio at a espessura de 1,0 mm, qual ser a percentagem total de trabalho a frio (% CW)? B)- Utilizando a figura abaixo, determinar o novo limite de resistncia resultante deste encruamento (%CW).

CW =

ei e f ei

.100

3- Como que a deformao a frio afeta a ductilidade de um material metlico? 4- O que uma soluo slida? Explique, com o auxlio de um esquema, a formao de uma soluo slida substitucional e de uma soluo slida intersticial.. 5- Por que a precipitao de partculas coerentes mais eficiente no aumento de resistncia que a precipitao incoerente? 6- Quais os mecanismos de endurecimento aplicveis uma liga monofsica?

Marcelo F. Moreira

You might also like