You are on page 1of 10

tica empresarial

resumo A palavra tica vem do grego: ethos e significa costume ndole, sendo a parte da filosofia onde se reflete sobre os princpios que fundamental a vida moral. Contudo a tica no busca somente o caminho da verdade e sim sua aplicao. A pergunta que nos fazemos : O que se fala afinal, quando o assunto tica Empresarial? A resposta no to simples, pois o assunto muito abrangente , porm neste artigo, iremos salientar os aspectos positivos que a tica pode trazer para as empresas, como finalidade de clientes, fornecedores e funcionrios. Ganhos significativos na rea de marketing e reconhecimento que se reflete em atitudes e parcerias, mas no podemos ignorar que muitas vezes a tica utilizada como mera vitrine o que proporciona resultados e o crescimento vertical de uma empresa s se dar se a opo pela tica empresarial for tambm associada escolha contante do bem. tica empresarial um conceito atual e significa o estudo da aplicao de normas morais e pessoais aos objetivos e as atividades de uma empresa. A reflexo que faremos nesta abordagem nos permitir legitimar as decises e a credibilidade de instituies que se norteiam pela honestidade, integridade e satisfao dos consumidores diretos e indiretos e papel do administrador para formao da cultura organizacional que influncia no comportamento tico adotado pelas empresas.

Palavra chave: tica empresarial e globalizao Objetivo; O objetivo deste artigo abordar a tica empresaria como uma medida ser adotada pelas empresas pequenas ou grandes com a finalidade de que haja uma tomada de conscincia dos benefcios que prtica trar para o crescimento e fortalecimento f]dos laos entre funcionrios e clientes.

Introduo

No mercado Mundial, atualmente os gestores percebem os elevados custos vindos de anos de m administrao, fraudes e escndalos em organizaes que arretaram dificuldade de toda ordem e desta forma tem buscado um padro de conduta que se sobrepe aos outros problemas da empresa e desta forma surgem ento novas definies do que uma boa empresa, aquela que possui lucro, e oferece um excelente ambiente de trabalho moralmente gratificante onde os funcionrios desenvolvem suas competncias e habilidades como tambm suas virtudes. verdade que ainda hoje existem pessoas que consideram o ambiente de trabalho como um ambiente selvagem onde no h espao para tica. Tal pensamento teve sua origem na crise econmica mandia de 2008 que colocou em evidencia a decadncia moral das pequenas e grandes empresas e pode-se observar que a turbulncia financeira no foi causada por guerras e sim pela falta de uma poltica construtiva e consolidada pelos valores ticos e morais. Neste perodo podamos ver constantemente gestores inescrupulosos que usavam de forma temerria os investimentos de seus clientes e investidores, fazendo aplicaes financeiras inadequadas com a anuncia de grandes grupos financeiros. Esse perodo marcou uma conscientizao evidente de que era preciso tomar medidas emergenciais para sanar e tentar reparar os erros cometidos e que lesavam milhares de pessoas que agiam honestamente na busca de um futuro mais promissor . A esperana veio em forma de uma demanda por uma liderana ,mais tica procurando focar na sustentabilidade e na responsabilidade social, com a finalidade de resgatar o respeito e a confiana de todos . A responsabilidade social das empresas a que nos referimos tratar da cidadania e no a v como um problema adicional, tem uma preocupao com o individuo e procura elevar sua estima, quando ao meio ambiente. O importante e dar possibilidades para que os indivduos envolvidos sejam agentes responsveis sobre a sustentabilidade,atuando como acionistas da empresa que se preocupa com o meio ambiente e resgata a importncia de se criar alternativas para minimizar as agresses sofridas por mananciais, reas de reflorestamento, e de mata nativa, bem como a diminuio dos agentes agressores do ar, buscando proporcionar um sistema que garanta de modo tico e siga uma filosofia organizacional dos princpios do direito do cidado.

Desenvolvimento Historia recente da tica empresarial : Busca por valores e nos negcios Foi na Grcia antiga que o surgimento da tica teve sua origem, na busca de associar o conceito da tica moral e da cidadania. Para planto e Aristteles o bom cidado tinha a tica em sua essncia: logo-o bem e a tica nasciam com a pessoa tornando-a tica por excelncia. Sofreram a influencia do contexto em que viviam que foram marcados pela ascenso e estruturao das polis gregas. Suas cidades -estados , mantinham-se as custas de um tnue equilbrio que contava como o mximo de prestatividade,lealdade e harmonia entre os cidados para evitar que estrangeiros e escravos desestabilizassem a ordem reinante. Apesar de terem idias de nobreza ainda mantinham um regime escravagista. Valores ticos por sua vez so vistos como um conjunto de aes ticas que devem auxiliar gerentes e funcionrios em suas aes dirias e tomadas de decises visando o bem comum . Para que isso seja possvel preciso que a empresa desenvolva o contedo de um cdigo de tica com clareza e objetividade para que haja fcil compreenso dos funcionrios a que eles se destinam. A tica portanto no nasce conosco, no esta em nosso cdigo gentico. Ele surge a partir de intenso e constante intercmbio entre ns e o mundo que nos rodeia desde a concepo e que vai se aprimorando a medida em que vamos tendo nossas experincia no mi]undo sensorial e material. Associamos a conduta tica tudo o que justo e capaz de beneficiar ou corrigir o comportamento dos indivduos, por esse motivo os gregos associavam a tica e a cidadania. Pensavam tambm como Aristteles relata em seus escritos: Para atingirmos o comportamento moral deveramos evitar tanto os excessos quanto as Faltas. O ideal a busca pelo equilbrio, harmonia e um meio termo entre eles. Diante de tal afirmao e independente daquilo que se esteja falar quando o assunto tica empresarial se esteja falar quando o assunto tica empresarial indiscutvel que o tema tornou-se relevante nos ltimos anos e tem vindo marcar presena nas empresas em seus fruns, Work Shoppings e congressos sempre abordando temas de abrangncia mundial como a responsabilidade social e a sustentabilidade bem como pr atividade ligada humanizao dos ambientes de trabalho que oportunizam uma capacidade laborativa dinmica e significativa gerando lucros, crescimento e satisfao de empregados e empregadores. Segundo Amandio Fonseca administrador do grupo Egor. Tudo isso resultado do processo de humanizao das organizaes e

dos reconhecimentos da importncia das pessoas nos resultados das negociaes Na sua opinio: tica tornou-se uma conseqncia natural dos novos paradigmas de gesto. Maria Duarte Bello, que participa da comisso Tcnica de responsabilidade social, no conselho superior de tica empr esarial e responsabilidade social, assinala que: Os responsveis pelas empresas enfrentam com regularidade situaes problemticas do ponto de vista tico, situao que se agravam quando surgem dificuldades econmicas financeiras ou perodos de crise Por isso aborda tambm a importncia da formao e capacitao dos gestores que de forma integra administra os problemas com uma gesto regida por princpios ticos, que vo alem dos exemplos de seus colaboradores, porem, nunca perdendo de vista a competitividade e suas vantagens. O gestor deve sempre optar por uma alternativa economicamente vivel e moralmente isenta de reparos, respeitando a tica empresarial e conciliando os princpios ticos com decises economicamente vantajosas e assim criar uma imagem positiva de sua empresa e melhorar significativamente os padres de conduta dos seus colaboradores. A tica aliada ao Lucro: Sem duvida o lucro e a parte sensvel de uma organizao empresarial, desta forma exige de seus gestores e colaboradores ateno especial no momento de sua obteno e planejamento prvio para sua utilizao. Quando uma empresa utiliza de meios ilcitos para tirar vantagem se seus colaboradores e clientes isto significa ser antitico e no contribui em nada para o crescimento da organizao, uma vez que, inicialmente obter ganhos fceis, mas de curto prazo. Restando ao final do processo um desgaste da imagem pois quando uma empresa se vale da idoneidade de seus colaboradores e cliente, anunciando produtos e servios que cumprem sua funo e custo beneficio no compensa e a confiana ser perdida e recuperar a imagem de empresa no ser fcil. Postura mais tica por parte dos empresrios em relao ao mercado e a sociedade A dcada de 1960, influenciada pela moralidade religiosa (de distintas origens) pregada a moralidade nos negcios, a ampliao e o respeito aos direitos dos trabalhadores, os valores humanistas e a luta contra a pobreza. A presena da religio na tica no apenas influenciou o mundo empresarial, tambm se fez presente nas questes da politica, vida familiar e questes pessoais inerentes a cada individuo. A dcada de 1970 presenciou o crescimento do interesse pblico pela tica empresarial. Esforos acadmicos surgem no intuito de melhor definir esse fenmeno. Iniciam-se ento estudos por parte de filsofos, socilogos e estudiosos objetivando levar a tica ao campo empresarial.

Neste perodo outra questo relevantes vieram a tona como a segurana dos produtos e preservao do meio ambiente, sonegao, subornos, surgimento de cartis, publicidade enganosa e publico que se destinam tomou conhecimento de seu valor e passou a cobrar das empresas mais transparncia e um comportamento correto e justo em relao a sociedade. Visto isso, as empresas comearam a aderir aos novos conceitos e a necessidade de vivenciar a tica empresarial em meados dos anos 80. A partir da o conceito de tica empresarial tomou forma e passou se a discutir sobre o tema em palestras, cursos e discusses que fomentavam a aplicao imediata dos conceitos de tica empresarial para assegurar credibilidade junto ao mercado financeiro. A tica empresarial passou a ser associada aos conceitos de responsabilidade social, que podemos dizer que so termos afins no que diz respeito aos objetivos e finalidades. Mas que se diferenciam quando uma vez que a responsabilidade social refere-se a atitudes assumidas por empresas para junto a sociedade com o propsito de minimizar aes negativas com atuaes positivas junto as comunidades que as acolheram. Desta forma o Objetivo final uma maior humanizao e valorizao dos envolvidos nos projetos. muito comum percebemos que as aes relacionadas a responsabilidade social das empresas sejam vistas sempre como aes ticas e filantrpicas, porm o mbito desses compromissos e muito maior, pois abrange aspectos legais e econmicos das empresas envolvidas. O advento dos anos 90 e inicio do seculo XXI tem demostrado em aes reais uma maior responsabilidade e envolvimento das empresas no que diz respeito a tica como busca de valores e valorizao das competncias e habilidades de empregados e empregadores na busca do bem comum de seus clientes, agentes diretos do crescimento das organizaes empresariais de grande, mdio e pequeno porte, como conseqncia percebemos o aprimoramento e a defesa da sistemtica da tica empresarial.

Consideraes Finais Uma empresa ou entidade organizacional deve caracterizar-se como um elemento ativo de contexto social( poltico, econmico, cultural) O conceito de tica empresarial tem a ver com esse processo de insero, as empresas devem atuar de forma transparente e buscar contribuir para o desenvolvimento comunitrio, praticando cidadania e a responsabilidade social pois se traem a cidadania ferem a tica empresarial. A tica social deve ser praticada internamente em uma empresa recrutando, formando e capacitando seus colaboradores e executivos que participam e compactuam da mesma filosofia humanitria que privilegia a diversidade e o pluralismo cultural estabelecendo relaes democrticas com o publico alvo adotando o consumo responsvel, respeitando as diferenas e a liberdade de expresso no tratamento comercial. Ainda que se queira separar a tica social da tica empresarial no poderamos, devido as relaes de dependncia que elas estabelecem por si s, uma vez que uma empresa s sobrevivera no mercado se agir dentro de uma filosofia de valores humanos e da busca do bem comum. A tica no um valor acrescentado mas intrnseco da atividade econmica e empresarial, pois esta atrai para si uma grande quantidade de fatores humanos e os seres humanos conferem ao que realizam inevitavelmente, uma dimenso capaz de tomar decises e como conjunto de relaes humanas com uma finalidade determinada j tem desde seus inicio, uma dimenso tica. Uma tica empresarial no consiste somente no conhecimento da tica, mas na sua prtica. este praticar concretiza-se no campo comum da atuao diria e no somente em ocasies principais ou excepcionais geradoras de conflitos de conscincia. Ser tico no significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo (instituto Ethos- maro 2001, pg 12)

Bibliografia MOREIRA, Joaquim Magalhes. A tica empresarial no Brasil . So Paulo Pioneiras 1999 p. 28 Cdigo de tica Petrobras. Disponvel em: http:// www2.Petrobras/portal/frame.asp?pagina= petrobras/portugues acesso em 17 maio 2011 Cdigo de tica da caixa http:// www.caixa.gov.br/acaixa/v]codigo_etica.asp acesso em 17 maio de 2011 ABRASEL. Disponivel em http:// www.interlins.com.br/abrasel-am/codigo.htm acesso em 20 maio de 2011 MONTANI, Silvana. tica empresarial, um cdigo de sobrevivncia. Disponvel em: http.// www.itcon.com.br/noticia3.html acesso em : 20 de maio de 2011

Faculdade Integrada Cames

tica empresarial

Curitiba 2011

Mariana Paes Valter Assis

tica empresarial

Projeto Acadmico apresentado ao Curso Gesto de Recursos Humanos da Faculdade Integrada Cames, 3. Perodo, noite, So Francisco, como requisito parcial para aprovao na disciplina de TCC.

Professor: Julio Cezar Luhmann.

Curitiba 2011

You might also like