You are on page 1of 14

Medidor de vazo Ultra-snico para canal aberto efeito Doppler

Os medidores de vazo para canal aberto rea x velocidade avanam a utilizao da tecnologia conhecida como efeito Doppler em processamento do espectro de freqncias para medio de fluxo em um canal, proporcionando resultados confiveis em canais abertos ou fechados. Os medidores rea x velocidade foram desenvolvidos para atender requisitos comuns em uma variedade de aplicaes como por exemplo distribuio de gua, efluentes municipais ou industriais, etc. O princpio de funcionamento dos medidores de vazo rea x velocidade atravs da variao de freqncia de ecos de ultra-som que retornam ao sensor. O sensor transmite os pulsos de ultra-som a uma freqncia precisa, que so refletidos pelas bolhas de gases ou slidos que esto contidos no lquido de volta para o sensor. Pelo fato do lquido estar em movimento o eco de retorno recebido a uma freqncia alterada (Denominado efeito Doppler). A unidade eletrnica do sistema monitora e converte essa variao de freqncia em leituras de velocidade de fluxo.

Caractersticas
-Medio de vazo bi-direcional -Opcional sensores de insero para medio em tubulao fechada pressurizada -Display local vazo instantnea e totalizao -Menor trecho reto recomendado -Sem partes mveis -Com bateria interna, opcional alimentao por bateria solar -Invlucro da eletrnica prova de tempo -Data Logger incluso -Verses fixas com sada 4-20mA

Aplicaes
-Medio de vazo efluentes municipal / industrial -monitoramento de estaes de bombeamento -Monitoramento de esgotos e gua de chuva -Medio de vazo em canais aberto ou vertedouros.

Medidor de vazo Ultra-snico no intrusivo por tempo de trnsito


Este instrumento foi desenvolvido para a medio de vazo de lquidos limpos em tubulaes fechadas sem que ocorra qualquer contato fsico entre o medidor e o meio medido. A medio baseada no princpio de tempo de trnsito : dois transdutores que so acoplados na parede externa do tubo emitem e recebem pulsos de ultra-som. O tempo de trajeto destes pulsos so analisados por um circuito eletrnico microprocessado que efetuar o clculo da vazo instantnea. A instalao efetuada de modo fcil e simples, uma vez que dispensa qualquer tipo de servio na tubulao como seccionamento ou furao. Encontra-se disponvel em duas verses : porttil e fixo. Podem ser utilizados em tubulaes de diferentes materiais como ao carbono, ferro fundido, ao inox, PE, vidro, entre outros, cobrindo dimetros de at 5.000 mm. As verses portteis apresentam bateria recarregvel, indicao de vazo instantnea, totalizao, velocidade do fludo no interior do tubo e so acompanhadas por uma mala especial, resistente a choques onde o instrumento acondicionado para transporte. Opcionalmente podem possuir registrador de dados incorporado, com capacidade de at 50.000 leituras, que posteriormente podem ser transferidas para um microcomputador para anlise e registro.

A calibrao e configurao so efetuada de modo simples e rpido atravs de menus intuitivos mostrados no display do medidor.

Caractersticas
- Medio sem contato fsico com o meio - A tubulao no necessita de qualquer tipo de servio - Princpio de funcionamento por tempo de trnsito - Uso com diferentes tipos de tubos - Aplicvel em tubulaes de at 5.000 mm - Verses porttil e fixa - Verso porttil com registrador de dados opcional - Fcil configurao - Totalizao de volume

Aplicaes
- Sistemas de osmose reversa, filtrao e produo de gua pura - Lquidos que no possam sofrer qualquer tipo de contato com o meio - Tubulaes que no possam sofrer qualquer tipo de servio - Comparao com outros medidores j existentes - gua, produtos qumicos agressivos, produtos farmacuticos, etc.

Medio de vazo com ultra-som Conhea neste artigo a medio de vazo por ultra-som, uma tecnologia relativamente recente e que tem ganho mercado, principalmente pelas facilidades e confiabilidade que traz aos usurios, alm de recursos de medio, exatido, transmisso e anlise de resultados que vo, com certeza, fazer a diferena nos prximos anos em processos que buscam a vanguarda tecnolgica. Gilberto Branco A medio de vazo de vital importncia na maioria dos processos industriais, poderamos citar aqui inmeras aplicaes e ainda assim correramos o risco de esquecer algumas delas devido complexidade e s variaes existentes nos processos. Com relao s tecnologias aplicadas, isso no diferente e, dentro do seu campo de aplicaes, existem solues mais adequadas a determinados processos sem, no entanto, tirar os mritos das outras tecnologias. Tempo de trnsito (Transit Time): A tecnologia envolvida na medio Um medidor de vazo ultra-snico utiliza o efeito da diferena do tempo de propagao, o chamado tempo de trnsito, de pulsos ultra-snicos para a determinao da varivel medida. Este princpio mede o efeito da velocidade do fluxo de um lquido atravs sinais acsticos bidirecionais. Os transdutores so normalmente instalados com um ngulo entre 30o e 45o (figura 1) e so instalados montante do fluxo (T1) que emite um sinal para um transdutor instalado jusante do fluxo (T2) que, por sua vez, emite um sinal em sentido contrrio (figura 2).

Quando no h fluxo, o tempo necessrio para o sinal deslocar-se de T1 a T2 o mesmo tempo que de T2 a T1.

A USE uma empresa que tem mais de 10 anos de experincia e 6 geraes de produtos na aplicao das tecnologias de medio Ultrassnicas por tempo de trnsito. Comparada a outros princpios de medio, a medio ultrasnica possui diversas vantagens: - Baixa incerteza - Ausncia de manuteno mecnica - Dispensa calibrao peridica - Sem perda de carga Suas vrias aplicaes encontram destaque nas indstrias de petrleo e gs, petroqumica, saneamento, meio ambiente, siderurgia, minerao, alimentos/bebidas, energia, entre outras. Por meio de sensores externos possvel medir facilmente inmeros fluidos

homogneos, atravs de diversos tipos de materiais de tubulao. Incertezas abaixo de 0,5% podem ser obtidas atravs de carretis de medio, projetados e fabricados especialmente para atender as especificaes do cliente. Oferecemos uma ampla variedade de medidores de vazo: - Medidores de vazo portteis - Medidores de vazo fixos para lquidos - Medidores de vazo para gases - Medidores de vazo em canais abertos Somos ainda pioneiros e exclusivos em diversas aplicaes especficas, destacando: - Detectores de Interface - Detectores de Passagem de Raspadores (Pigs) - Sistemas de Drenagem Automtica de Tanques (SiSDAT)

5.4.2 MEDIDORES ULTRASSNICOS Estes medidores esto baseados em dois princpios relacionados com a emisso de som atravs do fluxo de vazo a ser medido; so eles: Efeito Doppler Tempo de trnsito Eles so colocados na parte externa da tubulao, no necessitando a insero do medidor na mesma. Os elementos responsveis pela recepo do sinal sonoro, que se encontra na faixa do ultrassom se constituem de cristais piezoeltricos fixados nas paredes da tubulao. EFEITO DOPPLER a variao de freqncia produzida pelo movimento relativo do fluido , quando as ondas so refletidas pelas partculas mveis do mesmo. Os emissores projetam um feixe contnuo de ultra-som na faixa de centenas de Khz. TEMPO DE TRNSITO O tempo transcorrido entre a emisso e a recepo do som depende do meio atravs do qual ele est se propagando, e do movimento

relativo do mesmo (velocidade). Estes medidores requerem circuitos eletrnicos especiais, apropriados para converso em vazo da freqncia ou tempo de trnsito.

Medidores Ultra-snicos Os medidores de vazo que usam a velocidade do som como meio auxiliar de medio podem ser divididos em dois tipos principais:

Medidores a efeito doppler Medidores de tempo de trnsito. Existem medidores ultra-snicos nos quais os transdutores so presos superfcie

externa da tubulao, e outros com os transdutores em contato direto com o fludo. Os transdutores-emissores de ultra-sons consistem em cristais piezoeltricos que so usados como fonte de ultra-som, para enviar sinais acsticos que passam no fludo, antes de atingir os sensores correspondentes. Medidores de efeito Doppler O efeito Doppler aparente variao de freqncia produzida pelo movimento relativo de um emissor e de um receptor de freqncia. No caso, esta variao de freqncia ocorre quando as ondas so refletidas pelas partculas mveis do fludo. Nos medidores baseados neste princpio, ostransdutores-emissores projetam um feixe contnuo de ultra-som na faixa dascentenas de khz. Os ultrasons refletidos por partculas veiculadas pelo fludo tmsua freqncia alterada proporcionalmente ao componente da velocidade daspartculas na direo do feixe. Estes instrumentos so conseqentemente. adequados para medir vazo de fludos que contm partculas capazes de refletirondas acsticas. Medidores de tempo de trnsito

Ao contrrio dos instrumentos anteriores, estes instrumentos no so adequados para medir vazo de fludos que contm partculas. Para que a medio seja possvel, os medidores de tempo de trnsito devem medir vazo de fludos relativamente limpos. Nestes medidores , um transdutor emissor - receptor de ultra-sons fixado parede externa do tubo, ao longo de duas geratrizes diametralmente opostas. O eixo que rene os emissores -receptoresforma com o eixo da tubulao, um ngulo a.Os transdutores transmitem e recebem alternadamente um trem de ondas ultra-snicas de durao pequena. O tempo de transmisso levemente inferior (t1) orientada para a jusante, e levemente superior (t2) quando orientada para a montante. Sendo L a distncia entre os sensores, V1 a velocidade mdia do fludo e V2 a velocidade do som no lquido considerado. CONCLUSO Para determinar a aplicao correta de um medidor de vazo necessrio conhecer as caracterstica do fludo , instalao e condies de operao . Devido a uma enorme oferta de medidores de vazo com aplicaes e tecnologias das mais diversificadas, a escolha do medidor apropriado relativamente simples nas aplicaes clssicas ., porm o principal fator que dificulta esse processo a constante evoluo dos medidores, influenciando diretamente na performance e custos do equipamento .

Medidores Ultra-snicos Os medidores de vazo que usam a velocidade do som como meio auxiliar de

medio podem ser divididos em dois tipos principais: - Medidores a efeito doppler - Medidores de tempo de trnsito. Existem medidores ultra-snicos nos quais os transdutores so presos superfcie externa da tubulao, e outros com os transdutores em contato direto com o fludo. Os transdutores-emissores de ultra-sons consistem em cristais piezoeltricos que so usados como fonte de ultra-som, para enviar sinais acsticos que passam no fludo, antes de atingir os sensores correspondentes. Medidores de efeito Doppler O efeito Doppler aparente variao de freqncia produzida pelo movimento relativo de um emissor e de um receptor de freqncia. No caso, esta variao de freqncia ocorre quando as ondas so refletidas pelas partculas mveis do fludo. Nos medidores baseados neste princpio , os transdutores-emissores projetam um feixe contnuo de ultra-som na faixa das centenas de khz. Os ultra-sons refletidos por partculas veiculadas pelo fludo tm sua freqncia alterada proporcionalmente ao componente da velocidade das partculas na direo do feixe. Estes instrumentos so conseqentemente.

KIT PORTTIL HABILITA A VERIFICAO DE QUALQUER MEDIDOR DE VAZO ONSITE Na indstria, a instrumentao de fundamental importncia para as operaes unitrias, sendo que uma das principais variveis a medio de vazo. Logo, quando um medidor de vazo em operao tiver que ser verificado por algum motivo, normalmente tem que ser removido de seu local e levado a uma bancada ou laboratrio para ser efetuado a verificao ou calibrao. Porm, um dispositivo de verificao no prprio campo pode efetuar esta tarefa de forma mais fcil, rpida com alta eficincia e

com uma tima reduo de custo. Usando um medidor adequado pode render uma alta exatido comparada a uma calibrao em laboratrio. Em muitas operaes unitrias dentro da indstria, os medidores de vazo so instalados para assegurar uma operao eficiente e geralmente esto em posies estratgicas onde eles alimentam sistemas de controle com informaes de taxa de fluxo, que podem ser usadas como base de clculo estequiomtrica para somar ou dosar substncias qumicas, bem como tambm medir o consumo de produto ou a eficincia da instalao. Se um medidor estratgico no esta tendo um bom desempenho, o mesmo pode fazer a Unidade Fabril perder rendimento e conseqentemente dinheiro. Verificao Offsite vs Onsite Para que plantas operem eficazmente, o Gerente da Unidade deve ter certeza que cada equipamento esteja operando 100% corretamente e neste caso os medidores de vazo tem um papel fundamental. Todos os equipamentos so calibrados e posteriormente instalados, onde o operador pode estar seguro que eles efetuaro as medies corretamente. Porm, condies severas de processo, uso por um perodo longo e outros fatores, fazem freqentemente ser necessrio efetuar a verificao do medidor, para que os Tcnicos e Engenheiros de Processo possam saber se ainda esto efetuando as medies de forma adequada, ou seja, 100% corretos. Em muitas Unidades de Processo Industrial isto pode ser muito demorado e complexo, pois o equipamento tem freqentemente que ser removido de seu local e enviado para um laboratrio para ser efetuado o teste. Esta

Eng. Gilmar Silva


GMG Instrumentao e Automao Industrial Ltda.

operao requer uma paralisao momentnea da Unidade ou at mesmo uma parada programada para remoo do dispositivo, resultando em perda de produo e reduo de lucratividade. Em muitos casos, uma verificao de onsite (no local) do medidor de vazo uma opo benfica. Para executar tal tarefa, um dispositivo porttil usado para verificar o desempenho e exatido do medidor de vazo. Isto permite a verificao do equipamento em operao, eliminando a necessidade de uma paralisao temporria da Unidade. Kit Porttil Entre as vrias opes tipicamente usadas para verificao hoje, o modelo Sitrans FUP1010 Clamp-on, medidor de vazo desenvolvido especialmente para verificar a exatido e desempenho de qualquer outro tipo de medidor de vazo. Altamente verstil mede praticamente todos os fludos lquidos, sejam eles condutivos ou no-condutivos, limpos, com slidos em suspenso ou moderadamente aerados. Esta caracterstica torna o kit capaz de verificar o desempenho de medidores baseados em qualquer princpio de medio, como: medidores eletromagnticos, coriolis, ultra-snico, deslocamento positivo, placa de orifcio, mbolo rotativo etc... Outra funcionalidade deste equipamento a capacidade em descobrir vazamento em distribuidoras de guas. A exatido tipicamente entre 0,5% a 2%, dependendo sempre das condies do ponto de instalao. A repetitividade de 0,015% para velocidades acima de 0,3 m/s. Isto faz do medidor porttil um equipamento ideal para verificar pontos de medio que requer uma boa exatido e repetitividade dentro do processo industrial.

Com seu projeto altamente resistente para ambientes severos, possui designer IP67, sendo ideal para uso ao ar livre, mesmo sob condies extremas de tempo. Pode ser utilizado em condies de chuva, sol, etc... Com seu invlucro de plstico altamente resistente, resisti a tratamento spero que normalmente danificaria a maioria dos outros tipos de compartimentos. Eles operam com alimentao AC ou DC, e sua bateria interna que prov at 4 horas de operao. A bateria interna pode ser recarregada em 1.5 horas. Possui capacidade de armazenagem de dados data-looger interno: at 1 MB permitindo o download de relatrios e estatsticas Atravs de vrios recursos, permite uma medio rpida, fcil e de baixo custo em tubulaes que vo desde: de 25,4 mm a 9,14 metros (1" at 360"). Possui capacidade de envio dos registros do data logger para um computador por meio de uma sada serial RS232. Modos de Operao O medidor porttil pode trabalhar em dois modos de operao: Tecnologia WideBeam - tempo de trnsito (para lquidos

homogneos) e efeito Doppler (para lquidos contendo impurezas e slidos). Tecnologia de WideBeam Atravs de transdutores de alto desempenho, geram um sinal forte e estvel que se estende ao longo da medio. A tecnologia WideBeam utiliza uma forma inteligente de propagar o sinal para efetuar o clculo da medio. O princpio tempo em transito WideBeam so aplicados aos medidores de vazo ultra-snicos Clamp-On, na qual utiliza a parede do tubo como um amplificador de sinal para otimizar a taxa de rudo e prover uma rea mais larga de vibrao. Desta forma possibilita reconhecer a caracterstica individual da tubulao, casar os requisitos acsticos da tubulao e utilizar a tubulao como parte do sistema. Este mecanismo permite a medio de vazo de diversos tipos de lquidos, com viscosidades e temperaturas variadas, sem a necessidade de reposicionar ou recalibrar os transdutores. Pode ser empregado em tubulaes de diferentes materiais como: ao, alumnio, titnio, plstico, etc... Tecnologia de Doppler Efeito Doppler o modo mais indicado para medio de vazo de lquidos contendo slidos em suspenso, impurezas e aerao. A exatido de at 1%. Versatilidade de Verificao no Local A verso FUP1010 faz deste medidor de vazo ser altamente verstil. Atravs dos diferentes transdutores, permite efetuar vrias verificaes de forma rpida e eficiente. A facilidade de instalao dos transdutores possibilita vrias medies ao longo do dia. Os medidores portteis de vazo Ultra-Snico FUP1010 permitem acima de tudo, uma total viso aos Tcnicos e Engenheiros da Unidade sobre o andamento das operaes, bem como efetuarem uma analise de forma mais detalhada sobre correntes de medio e claro da verificao onsite, reduzindo altos custos que envolvem na remoo dos equipamentos, desde: Remoo dos Medidores, Embalagem Apropriada, Envio dos Medidores para Laboratrio, Programao de Calibrao junto aos Laboratrios, Logstica de Envio e Coleta dos Medidores, Instalao, etc... DESCRIO TCNICA E OPERACIONAIS Segmentos: o Qumico / Petroqumico o Siderrgico o Refino / leo & Gs o Minerao o Automotivo o Saneamento o Alimentos / Bebidas o Papel / Celulose

o Termo Eltrica o Cosmtico / Farmacutico

Aplicaes: Verificao e checagem de desempenho de qualquer tipo ou marca de medidor de vazo

Efeito do Processo: No afetado por Mudanas nas Propriedades do Lquido/Gs (Temperatura, Presso, Composio) Dimetros de Tubulao: de 25,4 mm a 9,14 metros (1" at 360")

Faixa de Velocidade: 12 m/s (bi-direcional) Faixa de Temperatura: de -40 a +104C

Exatido da Medio: de 0,50% a 2,0% da vazo medida

Grau de Proteo: IP67 ( prova de tempo)

Autonomia da Bateria: at 4 horas em operao normal. Recarregador AC/DC Armazenagem de Dados (data-looger): Capacidade para at 1 MB permitindo o download de relatrios e estatsticas via porta serial RS-232

VANTAGENS

Baixo custo de Instalao. Sem contato com o Fludo. Sem desgastes dos transdutores e perdas de calibrao. Sem riscos de vazamentos. No requer Shutdown para instalao e ou manuteno. Equipamento facilmente re-alocado para outra aplicao. Fcil instalao com o mximo de flexibilidade. No requer vlvulas de BY PASS. Sem perda de carga.

Solicite maiores informaes sobre calibrao atravs do e-mail: calibracao@gmgspbrasil.com.br

Laboratrio de Calibrao para Medidores de Vazo

Em parceria com a empresa ACCI, nossa organizao GMG Instrumentao e Automao Industrial Ltda., informa a todos os clientes e amigos, que disponibiliza dos servios de calibrao para medidores de vazo mssicos e volumtricos, atravs de calibrao por mtodo comparativo, contra balanas e medidores mssicos. O Laboratrio de Vazo contempla equipamentos como: conjunto de bombas controladas por inversores de freqncia, tubulaes, vlvulas de controle e on-off, controle de temperatura da gua, picnmetro para coleta de amostra e determinao de densidade, transmissor de umidade relativa do ar, transmissor de presso manomtrica e a presso baromtrica local, para assegurar que a incerteza permanea sempre dentro dos padres estabelecidos pela Normalizao na qual o Laboratrio de Vazo foi projetado. Todos os padres primrios utilizados na calibrao dos diferentes tipos de medidores dentro do Laboratrio de Vazo so devidamente calibrados e rastreados RBC Rede Brasileira de Calibrao, atendendo assim as mais criteriosas condies de qualidade existente. Para atender as exigentes necessidades do mercado Brasileiro nos mais diferentes segmentos, o Laboratrio de Vazo foi concebido para

atender a Norma NBR/ISO/IEC 17025 de laboratrios e Normas complementares como a ISO4185 / ISO- 5168. A incerteza de calibrao de 0,10% (fator de abrangncia k=2, nvel de confiana = 95%). O laboratrio de vazo possui 2 reservatrios com capacidade para 80.000 litros, 7 linhas intercambiveis para calibrao de medidores de 2,5 mm at 250 mm. Vrios so os equipamentos instalados no laboratrio tendo como padres os seguintes instrumentos: medidores coriolis com capacidade entre 0 55 kg/h at 545 ton/h, balanas entre 8 kg a 2 toneladas, picnmetro para determinao de densidade, sendo todos rastreveis a Rede Brasileira de Calibrao.A capacidade atual do laboratrio de vazo consiste em 600 m3/h para medidores at 10. Os pontos de calibrao so 20%, 40%, 60% 80% e 100% ascendente e 75% e 50% descendente. Localizado no Distrito de Riacho Grande em So Bernardo do Campo, as instalaes da ACCI proporciona facilidade em logstica para efetuar calibraes dos medidores de vazo das mais diversas tecnologias como: Coriolis, Eletromagnticos, Turbinas, Vortex, Engrenagens Ovais, entre outros sob consulta. Situado as margens da Via Anchieta e fcil acesso as principais Rodovias e Aeroportos, disponibiliza um rpido atendimento com eficincia e qualidade. Dentro do nosso escopo de atendimento, disponibilizamos tambm servios de calibrao de vazo remoto, ou seja, nas instalaes de nossos clientes. Estamos tambm habilitados a efetuar a calibrao da varivel densidade, atravs de picnmetro de parede dupla, para fluidos como Gs LP, na qual podemos realizar este servio no campo. O Laboratrio esta recebendo investimentos, para ser capacitado a calibrar fluidos na fase gasosa e hidrocarbonetos. Em breve estes servios estaro disponveis para todos os nossos clientes.

You might also like