You are on page 1of 2

RESENHA CRTICA COMPLETA DADOS GERAIS

Disciplina Professor Aluno Turma Captulo ou Parte Ttulo do Texto Autor (es) Mtodo Gerenciamento da Qualidade Total Jos Rodrigues Vitor Melo de Castro A1 Telefone 81949920 e-mail

vitmecastro@hotmail.com Pginas 37-66

ANLISE
Captulo 2

DO

TEXTO

O mtodo de desdobramento da funo qualidade Cheng/ Melo Filho


DO

PALAVRAS-CHAVES
QFD

TEXTO (NO

MXIMO

PALAVRAS)

DESCRIO

DO

ASSUNTO (no mximo 50 palavras)

O captulo tem por objetivo mostrar o que o mtodo QFD, que tem sido aplicado tanto para produtos de consumo que so adquiridos pelo consumidor final quanto para produtos industriais intermedirios, que pertencem a uma cadeia produtiva entre cliente e fornecedor. APRECIAO CRTICA DA OBRA (no mximo 500 palavras) O mtodo surgiu no contexto do controle de qualidade total, que tinha por objetivo a satisfao das pessoas envolvidas, por exemplo, clientes, funcionrios, acionistas. Para tal, preciso fornecer produtos/servios de confiana para que possam ser usufrudos por muito tempo. Foram ento desenvolvidos 3 enfoques complementares Garantia da qualidade; a Garantia da Qualidade por inspeo(separando o defeituoso do perfeito), pelo controle do processo(controlando todos os processos at o produto final) e GQ durante o desenvolvimento do produto(buscando alm dos enfoques anteriores, a qualidade exigida dos clientes e a do produto/servio recebido). Esse mtodo foi evoluindo e houve mudanas nos mtodos de trabalho, at chegar ao QFD, que foi realmente criado por Mizuno e Akao. O QFD pode ser conceituado como uma forma de comunicar sistematicamente informao relacionada com a qualidade e de explicitar ordenadamente trabalho relacionado com a obteno da qualidade, tem como objetivo alcanar o enfoque da garantia da qualidade durante o desenvolvimento de produto e subdividido em Desdobramento da Qualidade(QD) e Desdobramento da Funo Qualidade no sentido restrito(QFDr). O QD visa desdobrar a qualidade utilizando a lgica do causa e efeito, de forma estruturada, hierarquizada e priorizada. Esse desdobramento parte da voz do consumidor final ou do cliente intermedirio. O QD pode ser conceituado como um processo que visa buscar, traduzir e transmitir as informaes necessrias para que o produto desenvolvido atenta as necessidades dos clientes.

O QDFr o desdobramento do trabalho, e pode ser conceituado como um processo que consiste em desdobrar o trabalho de garantir qualidade desde o desenvolvimento passando por produo, distribuio, vendas at assistncia tcnica, em um conjunto de processos, tarefas, atividades e procedimentos, tanto gerenciais quanto tcnicos, para que o trabalho posse ser atribudo, executado e cumprido pelas reas funcionais das empresa, de forma integrada. O desdobramento da qualidade acontece em no mnimo dois planos; vertical(detalhar concretizando o raciocnio de causas-e-efeito, de forma encadeada, em cada nvel hierrquico) e horizontal(contempla 4 dimenses: qualidade(positiva), tecnologia, custo e confiabilidade(qualidade negativa). A diferena entre as duas que a primeira realizada desde as etapas iniciais de desenvolvimento do produto, enquanto que o horizontal acontece mais nas etapas do projeto do produto e do processo. Por fim, o autor apresenta um guia de interveno no que diz respeito aplicao do Mtodo QFD, que se baseia em 3 perguntas: qual o objetivo a ser alcanado com o uso do QFD? Como o modelo conceitual pode/deve ser formulado? E como tabelas e matrizes devem ser desdobradas e preenchidas?

Observao Importante: Este documento no pode ter sua forma alterada, ou seja, a resenha deve ser feita seguindo as regras estabelecidas neste documento. O texto a ser entregue dever ter, no mximo, duas pginas.

You might also like