You are on page 1of 6

Escola Secundria da Sobreda Anlise Combinatria e Probabilidades Actividade 4

Os vinte alunos de uma turma de uma escola secundria resolveram formar uma comisso de trs de entre eles para organizar um passeio. Quantas comisses diferentes se podem formar? Resoluo Designemos os vinte alunos pelos nmeros naturais de 1 a 20. O problema proposto pode ento ser formulado da seguinte maneira: dado o conjunto {1, 2, 3, ......, 20}, quantos subconjuntos com trs elementos se podem formar? Consideremos um desses subconjuntos: por exemplo, o subconjunto {1, 2, 3}. Se permutarmos os seus elementos, vamos obter os seguintes arranjos: (1, 2, 3), (1, 3, 2), (2, 1, 3), (2, 3, 1), (3, 1, 2), (3, 2, 1). Se fizermos o mesmo para todos os subconjuntos com trs elementos, obtemos todos os arranjos dos vinte elementos, tomados trs a trs. Como cada subconjunto d origem a seis arranjos (pois 3! = 6), existem seis vezes mais arranjos do que subconjuntos. #! E$ Portanto, o nmero de subconjuntos #!"*") ""%! $x ' Podem, assim, ser formadas 1140 comisses.

Definio
A um subconjunto com k elementos de um conjunto com n elementos, d-se o nome de combinao dos n elementos, tomados k a k.

Combinao de n objectos, tomados k a k , um subconjunto {+" +# +5 } , onde cada elemento +3 um dos 8 objectos.
8

O nmero de combinaes de n objectos, tomados k a k, representa-se por


8
8

G5

Tem-se que Notas:

G5

E5 5x

1. Atendendo a que

8x E5 85x

vem:

8x G5 85x 5x

2. Note-se que esta frmula continua vlida nos casos em que 5 ! e 5 8. De facto, tem-se:

G! " (dado um conjunto com 8 elementos, s existe um seu subconjunto com ! 8x elementos: o conjunto vazio) e 8!x !x " (recorde-se a conveno !x "). G8 " (dado um conjunto com 8 elementos, s existe um seu subconjunto com 8 8x elementos: o prprio conjunto) e 88x 8x ". 12 Ano 1 2002/03
8

Exerccios
1. De um baralho de 52 cartas extraem-se 13 cartas. Diz-se ento que se tem uma mo. a) Quantas mos diferentes existem? b) Quantas mos diferentes existem, com o Rei de Copas? c) Quantas mos diferentes existem, com dois Ases? d) Quantas mos diferentes existem, com duas Copas e trs Espadas? e) Quantas mos diferentes existem, com dois ou trs Reis? f) Quantas mos diferentes existem, com pelo menos uma Dama? 2. De quantas maneiras podemos colocar seis ovos num frigorfico com doze lugares para ovos? 3. Um bengaleiro de um cinema tem vinte cabides disponveis quando chega um grupo de quatro rapazes e trs raparigas. Os rapazes trazem chapus de chuva iguais. As raparigas trazem chapus de chuva diferentes: um azul, um vermelho e um branco. De quantas maneiras se podem colocar os sete chapus de chuva no bengaleiro?

4. Queremos colocar doze bolas diferentes em quatro urnas distintas. De quantas maneiras o podemos fazer, se a) no houver restries? b) a primeira urna ficar com exactamente cinco bolas? c) a primeira urna ficar com exactamente trs bolas e a segunda com exactamente quatro? d) as bolas 1 e 2 ficarem sozinhas numa das urnas? e) duas urnas ficarem com exactamente quatro bolas cada? 5. No totobola, quantas aposta simples tm exactamente trs smbolos 2? 6. Num baile, esto quatro rapazes e quatro raparigas. a) Na primeira msica dana um nico par. De quantas maneiras se pode formar? b) Na segunda msica danam dois pares. De quantas maneiras se podem formar? c) Na terceira msica danam trs pares. De quantas maneiras se podem formar? d) Na quarta msica danam quatro pares. De quantas maneiras se podem formar? 7. Num torneio de xadrez, cada jogador jogou uma partida com cada um dos outros jogadores. Sabendo que foram disputadas 120 partidas, quantos jogadores participaram no torneio?

8. Num concurso foram premiados dez alunos, dois dos quais so irmos. Desses dez, ser escolhida uma equipa de quatro para ir a Londres. Sabendo que no vo os dois irmos simultaneamente, quantas equipas diferentes podem escolher-se?

12 Ano

2002/03

9. Um painel formado por seis rectngulos, como a fgura mostra.

De quantos modos diferentes se pode pintar o painel, sabendo que dois quaisquer dos rectngulos tm que ser brancos e os quatro restantes de cores diferentes, escolhidas entre amarelo, preto, verde, rosa e vermelho? 10. Determine o nmero mximo e o nmero mnimo de rectas que podero ser definidas por 12 pontos distintos, dos quais h pelo menos 5 colineares. 11. Num autocarro viajam 12 homens e 6 mulheres. Determine de quantas maneiras se pode organizar um grupo com 6 dessas pessoas, de forma que pelo menos duas delas, mas no mais que quatro, sejam homens. 12. Quantos nmeros de nove algarismos podemos formar com trs algarismos iguais a 1, dois algarismos iguais a 3 e quatro algarismos iguais a 5 ? 13. De quantas maneiras se podem colocar nove bolas diferentes em trs urnas distintas, de modo que na primeira urna fiquem trs bolas, na segunda duas e na terceira quatro? 14. Observa a figura X A B

a) De quantas maneiras poderemos ir da casa A at casa B, se nos movermos sempre ou uma casa para a direita ou uma casa para cima? (Sugesto: um caminho de A para B pode ser visto como uma sequncia de dez letras, quatro C e seis D, onde C significa cima e D signfica direita.) b) De quantas maneiras, se devemos passar pela casa X? c) De quantas maneiras, sem passar por nenhuma casa da ltima coluna (excepto B, naturalmente)? d) De quantas maneiras, passando por uma s casa da segunda linha?

As questes 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 24 so de escolha mltipla. Para cada uma delas, so indicadas quatro alternativas, das quais s uma est correcta.

12 Ano

2002/03

15.

Um frigorfico tem cinco prateleiras. Pretende-se guardar, nesse frigorfico, um iogurte, um chocolate e um queijo. De quantas maneiras diferentes se podem guardar os trs produtos no frigorfico, sabendo que devem ficar em prateleiras distintas?

(A)

&

G$

(B)

&

E$

(C) &$

(D) $&

16.

No bar de uma escola esto venda cinco tipos de pastis (laranja, feijo, nata, coco e amndoa) . Quatro amigos, Joo, Maria, Paulo e Rui, decidem comer um pastel cada um. O Joo escolhe pastel de laranja ou de feijo. A Maria no escolhe pastel de nata. De quantas maneiras diferentes podem ser escolhidos os pastis?

(A)

&

G%

(B) &# % #

(C) &# % #

(D)

&

E%

17.

Considere todos os nmeros pares com cinco algarismos. Quantos destes nmeros tm quatro algarismos mpares?

(A) 5 &G%

(B) &&

(C) &x

(D) & &E%

18.

Foram oferecidos dez bilhetes para uma pea de teatro a uma turma com doze rapazes e oito raparigas. Ficou decidido que o grupo que vai ao teatro formado por cinco rapazes e cinco raparigas. De quantas maneiras diferentes se pode formar este grupo?

(A)

"#

G& )G&

(B) (D)

"#

E & )E &

(C) "# ) & #

"# x ) x &x

19.

Numa turma com 25 alunos, vo ser escolhidos 3 alunos para organizar um baile. A Joana aluna da turma. Quantas comisses se podem formar nas quais a Joana seja um dos elementos?

(A) "

(B) #('

(C) $&'

(D) &&#

12 Ano

2002/03

20.

Uma estante tem oito prateleiras. Pretende-se expor, nessa estante, seis peas de porcelana: duas jarras iguais e quatro pratos diferentes. De quantas maneiras podem ser expostas as seis peas nas oito prateleiras, de tal modo que no fique mais do que uma pea em cada prateleira?

(A) (C)

G# 'E% G# )E%

(B) (D)

E# %x E# 'G%

21.

Num curso superior existem dez disciplinas de ndole literria, das quais trs so de literatura contempornea. Um estudante pretende inscrever-se em seis disciplinas desse curso. Quantas escolhas pode ele fazer se tiver de se inscrever em, pelo menos, duas disciplinas de literatura contempornea?

(A) (C)

$ $

G# ( G % ( G $ G# ( G % ( G $

(B) (D)

$ $

G# ( G % ( G $ G# ( G% ( G $

22.

Numa turma com doze raparigas e sete rapazes, vo ser escolhidos cinco elementos para formar uma comisso. Pretende-se que essa comisso seja constituda por alunos dos dois sexos, mas tenha mais raparigas do que rapazes. Nestas condies, quantas comisses diferentes se podem formar ?

(A) (C)

"*

G& &G$

"*

G& &G#
"*

(B) (D)

"#

G% (G" )G$ 'G#


"#

"*

G"# "#G$

G( (G#

"#

G% (G"

G$ (G#

23.

Num torneio de xadrez, cada jogador jogou uma partida com cada um dos outros jogadores. Supondo que participaram no torneio dez jogadores, o nmero de partidas disputadas foi

(A) "!G#

(B) "!G*

(C) "!x

(D) "! *

12 Ano

2002/03

24.

Admita que tem sua frente um tabuleiro de xadrez, no qual pretende colocar os dois cavalos brancos, de tal modo que fiquem na mesma fila horizontal. De quantas maneiras diferentes pode colocar os dois cavalos no tabuleiro, respeitando a condio indicada?
'%

(A) ) G #

(B)

'%

G#

(C)

G# )

(D) )E #

25.

Considere o seguinte problema: Utilizando os cinco algarismos do nmero %" "#$ , quantos nmeros podem ser formados?
&

G# $x e

&

E$

so duas respostas correctas.

Numa pequena composio, com cerca de dez linhas, explique o raciocnio que conduziu a cada uma dessas respostas.

12 Ano

2002/03

You might also like