You are on page 1of 10

Protocolo de Quioto

Estabelece metas de controle das emisses de gases responsveis pelo aquecimento da Terra, que um dos mais graves problemas ambientais da atualidade. Nos ltimos 100 anos, registrou-se um aumento de quase 1C na temperatura mdia do planeta causada pela intensificao na emisso de gases de efeito estufa, em especial o dixido de carbono, o metano e o xido nitroso. Na tentativa de estabilizar os efeitos desses gases, adotou-se, durante o Eco 92, no Rio de Janeiro, a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, que foi assinada e ratificada por quase 200 pases e entrou em vigor em 1994. A partir de ento, passaram a ocorrer Conferncias anuais das Partes (COPs), que culminaram, em 1997, com a assinatura, por diversos pases, do Protocolo de Quioto, no Japo. O Protocolo fixou metas para 42 pases desenvolvidos de reduo de suas emisses em 5,2% no perodo entre 2008 e 2012, com relao aos nveis de 1990. Apesar de ter sido assinado em 1997, o protocolo s entrou em vigor em fevereiro de 2005, aps a cota mnima de 55 pases signatrios serem atingida. Mais de 100 pases j ratificaram o protocolo, mas no os Estados Unidos.

Protocolo de Quioto relativo s alteraes climticas


O Protocolo de Quioto, que sucede Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as alteraes climticas, um dos instrumentos jurdicos internacionais mais importantes na luta contra as alteraes climticas. Integra os compromissos assumidos pelos pases industrializados de reduzirem as suas emisses de determinados gases, com efeito, de estufa responsvel pelo aquecimento planetrio. As emisses totais dos pases desenvolvidos devem ser reduzidas em, pelo menos, 5% em relao aos nveis de 1990, durante o perodo 2008-2012.
ACTO

Deciso 2002/358/CE do Conselho, de 25 de Abril de 2002, relativa aprovao, em nome da Comunidade Europia, do Protocolo de Quioto da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as alteraes climticas e ao cumprimento conjunto dos respectivos compromissos. SNTESE Em 4 de Fevereiro de 1991, o Conselho autorizou a Comisso a participar em nome da Comunidade Europia nas negociaes relativas Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as alteraes climticas, adoptada em Nova Iorque em 9 de Maio de 1992. A Conveno-Quadro foi ratificada pela Comunidade Europia atravs da Deciso 94/69/CE, de 15 de Dezembro de 1993, que entrou em vigor em 21 de Maro de 1994. Pode considerar-se que a Conveno-Quadro contribuiu amplamente para a criao de princpios-chave para a luta internacional contra as alteraes climticas. Define nomeadamente o princpio das responsabilidades comuns mas diferenciadas. Contribui ainda para o reforo da consciencializao do pblico a nvel mundial em relao aos problemas ligados s alteraes climticas. No entanto, a conveno no inclui compromissos quantificados e detalhados por pas em termos de reduo das emisses de gases, com efeito, de estufa.

Os Estados signatrios da Conveno decidiram, portanto, durante a primeira conferncia das Partes, que teve lugar em Berlim em Maro de 1995, negociar um protocolo a aplicar pelos pases industrializados e que contm medidas de reduo das emisses para o perodo posterior a 2000. Na seqncia de longos trabalhos, o Protocolo de Quioto foi adoptado em 11 de Dezembro de 1997, em Quioto. A Comunidade Europia assinou o Protocolo em 29 de Abril de 1998. Em Dezembro de 2001, o Conselho Europeu de Laeken confirmou a vontade da Unio de ver o Protocolo de Quioto entrar em vigor antes da cimeira mundial do desenvolvimento sustentvel de Joan esburgo (26 de Agosto - 4 de Setembro de 2002). Para tal, a nova deciso aprova o Protocolo em nome da Comunidade. Os Estados-Membros comprometeram-se a depositar os seus instrumentos de ratificao ao mesmo tempo em que a Comunidade e, na medida do possvel, antes de 1 de Junho de 2002. O Anexo II da presente Deciso indica os compromissos em matria de limitao e reduo das emisses assumidas pela Comunidade e os seus Estados-Membros para o primeiro perodo de compromissos (2008-2012). Teor do Protocolo O Protocolo de Quioto incide nas emisses de seis gases, com efeito, de estufa:

Dixido de carbono (CO2); Metano (CH4); xido nitroso (N2O); Hidrocarbonetos fluorados (HFC); Hidrocarbonetos per fluorados (PFC); Hexafluoreto de enxofre (SF6).

Constitui um passo em frente importante na luta contra o aquecimento planetrio, pois contm objetivos vinculativos e quantificados de limitao e reduo dos gases, com efeito, de estufa. Globalmente, os Estados signatrios do Anexo I da Conveno-Quadro (ou seja, os pases industrializados) comprometem-se, em conjunto, a reduzir as suas emisses de gases, com efeito, de estufa, com vista a uma reduo das emisses totais dos pases desenvolvidos em, pelo menos, 5% em relao aos nveis de 1990, durante o perodo 2008-2012. O Anexo B do Protocolo apresenta os compromissos quantificados assumidos pelos Estados signatrios. Os Estados que eram membros da UE antes de 2004 tero de reduzir, em conjunto, as suas emisses de gases, com efeito, de estufa em 8% entre 2008 e 2012. Os EstadosMembros que aderiram UE aps esta data comprometem-se a reduzir as suas emisses em 8%, exceo da Polnia e da Hungria (6%), bem como de Malta e Chipre que no esto enumerados no Anexo I da Conveno-Quadro. Para o perodo anterior a 2008, os Estados signatrios comprometem-se a realizar progressos no cumprimento dos seus compromissos at 2005, devendo fornecer provas desse fato.

Os Estados signatrios que o desejem podero utilizar 1995 como anos de referncia para as emisses de HFC, de PFC e de SF6. Para a realizao desses objetivos, o Protocolo prope uma srie de meios:

Reforo ou criao de polticas nacionais de reduo das emisses (aumento da eficincia energtica, promoo de formas sustentveis de agricultura, desenvolvimento das fontes renovveis de energia, etc.); Cooperao com as restantes Partes contratantes (intercmbio de experincias ou de informao, coordenao das polticas nacionais atravs de licenas de emisso, aplicao conjunta e mecanismo de desenvolvimento limpo).

O mais tardar um ano antes do primeiro perodo de compromissos, os Estados signatrios criaro um sistema nacional de estimativa das emisses de origem humana e da absoro pelos sumidouros de todos os gases, com efeito, de estufa (no regulamentados no Protocolo de Montreal). Est previsto para 2005, o mais tardar, um exame dos compromissos para o segundo perodo de compromissos. Em 31 de Maio de 2002, a Unio Europia ratificou o Protocolo de Quioto, que entrou em vigor em 16 de Fevereiro de 2005, aps a sua ratificao pela Rssia. Vrios pases industrializados recusaram-se a ratificar o Protocolo, entre os quais os EUA e a Austrlia.

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAO PROFISSIONAL DO EXTREMO SUL

PROTOCOLO DE QUIOTO

TEIXEIRA DE FREITAS BA, 2011.

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAO PROFISSIONAL DO EXTREMO SUL Curso: Acar e lcool Turno; Matutino. Aluno: Glaubson Manoel Serafim

PROTOCOLO DE QUIOTO

TEIXEIRA DE FREITAS BA, 2011.

Referencias
http://europa.eu/legislation_summaries/environment/tackling_climate_change/l28060_pt.h tm http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/70463.html

Energia eltrica
A energia eltrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente eltrica. Como toda Energia, a energia eltrica a propriedade de um sistema eltrico que permite a realizao de trabalho. Ela obtida atravs de vrias formas. O que chamamos de eletricidade pode ser entendido como Energia Eltrica se, no fenmeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas eltricas. A energia eltrica pode ser um subproduto de outras formas de Energia, como a mecnica e a qumica. Atravs de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade. O Dnamo um exemplo de gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecnica em energia eltrica. Sabemos hoje que a variao de campo magntico gera corrente eltrica. No dnamo o im gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variao do campo magntico do im, surgindo ento, uma corrente eltrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente eltrica pode ser utilizada para acender o farol da bicicleta, por exemplo, ou qualquer equipamento instalado no circuito eltrico de seu carro. energia eltrica tambm pode ser transformada por meio de equipamentos em outras formas de energia, como por exemplo, energia trmica por Efeito Joule. Que definido como sendo o fenmeno onde um condutor percorrido por corrente eltrica transformando energia eltrica em energia termica (calor). Fenmeno estudado por James Prescott Joule (1818-1889). A energia eltrica pode ser gerada atravs de fontes renovveis como a fora das guas, dos ventos . Fontes que so subproduto da energia solar, j que os ventos so formados pelas correntes de conveco e a energia potencial acumulada nas quedas dguas tambm proveniente do Sol. Uma das maneiras de se gerar energia eltrica acontece nas hidreltricas, onde a energia potencial da gua utilizada para movimentar turbinas (energia mecnica) que esto ligadas a geradores. Nestes geradores a energia mecnica transformada em energia eltrica em um processo prximo ao do dnamo. Isto obedecendo ao princpio de conservao de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar as turbinas transformada em energia eltrica atravs da induo magntica. Outra maneira observada em uma termeltrica, onde a queima de combustveis produz vapor que utilizado para movimentar as turbinas ligadas a geradores. As vrias formas de energia podem ser transformadas em eltrica e, com estas transformaes podemos utilizar esta energia de diversas formas distintas como por exemplo, a luz (lmpada), o calor (chuveiro, aquecedores), o som (rdio). Para efeitos de clculos a energia eltrica entre dois pontos de um condutor igual ao trabalho realizado pelas cargas eltricas entre estes dois pontos, ou seja: Eel=q.U Sendo: Eel = energia eltrica q = variao de carga eltrica U = diferena de potencia, tenso eltrica.

HISTRIA; A primeira usina eltrica brasileira foi instalada em 1883, na cidade de Campos (RJ). Era uma usina termoeltrica. A primeira usina hidreltrica brasileira foi construda pouco depois no municpio de Diamantina (MG), aproveitando as guas do Ribeiro do Inferno, afluente do rio Jequitinhonha. Mas a primeira hidreltrica do Brasil para servios de utilidade pblica foi a do rio Paraibna, produzia energia para a cidade de Juiz de Fora (MG). Era muito difcil naquela poca construir uma usina eltrica. O Brasil no tinha nenhuma fbrica de mquinas trmicas, nem possua grandes reservas exploradoras de carvo ou petrleo, que so os combustveis dessas mquinas. O panorama s comeou a mudar realmente partir da 1.a Guerra Mundial. Pois ficou muito difcil importar, e por isso, muitos bens passaram a ser feitos aqui. Isso fez com que numerosas indstrias viessem para o Brasil, principalmente para So Paulo, todas elas precisando consumir grandes quantidades de energia eltrica. O governo resolveu ento dar incentivos para as empresas de energia eltrica que quisessem vir para o Brasil. A mais importante foi a band and Share, norte-americana que organiza dez empresas de energia eltrica, localizada em nove capitais brasileiras e na cidade de Pelotas (RS). Em 1930, o Brasil j possua 891 usinas, sendo 541 hidreltricas, 337 trmicas e 13 mistas. Com a 2.a Guerra Mundial voltou o problema de importao e de racionamento de carvo e petrleo. A essa altura a usina eltrica j era utilizada para outras finalidades, alm da indstria da iluminao pblica e domstica. Uma delas era o transporte eltrico no Brasil. Por isso, eles ficaram conhecidos com o nome de "bondes". Mas o crescimento da capacidade instalada continuava pequeno. Em 1940 tnhamos 1.243MW e , em 1945 havamos aumentado para apenas 1.341MW. O governo decidiu intervir para aumentar a taxa de crescimento e disciplinar melhor a produo e distribuio de energia eltrica que at ento estava nas mos das empresas estrangeiras. Um dos primeiros passos foi a criao da Companhia Hidreltrica de So Francisco (CHESF) que imediatamente comeou a construir a usina de Paulo Afonso. Em 1952 foram organizadas as centrais de Minas Gerais (CEMIG) com cinco empresas regionais e suas subsidirias. Em 1957, crio-se as centrais eltricas de Furnas, que comandou a construo das usinas de Porto Colmbia, Marimbondo, Estreito, Volta Grande e gua Vermelha. Em 1966, foram reunidas as centrais eltricas do Rio Pardo CHERP as usinas eltricas de Paranapanema (USEIPA) e as centrais eltricas de Urubupunb (CELUSA), para formar as centrais eltricas de So Paulo (CESPE). J em 1954 o presidente Getlio Vargas sentira necessidade de criar uma grande empresa estatal para planejar e coordenar a construo das usinas produtoras de energia e sistematizar sua distribuio. No entanto sua idia s vingou em 1963 no governo de Jnio Quadros. partir da, o panorama da energia eltrica brasileira mudou radicalmente. Enquanto entre 1940 1 1945 a capacidade instalada aumentara apenas 1,5%. Entre 1962 1976 ela triplicou passando de 5.729MW para 17.700MW. E de 1976 para 1985 esperava-se que novamente triplique. Para isso era necessrio contar com a usina de Itaip, a maior hidreltrica do mundo com 14.000MW. Paralelamente a esse aumento da capacidade instalada, a Eletrobrs estuda outras fontes de energia como a solara e a das mars, e formas de transportar grandes quantidades de energia a longas distncias. Quando os rios das regies Sudeste, Sul e Nordeste estiverem totalmente aproveitados ser possvel transferir energia entre vrias regies por intermdio de um sistema eltrico integrado de mbito nacional. ENERGIA ELTRICA 1- Energia Eltrica

A energia eltrica uma das formas de energia mais teis para a humanidade. Ela amplamente empregada em lares, fazendas e indstrias. No Brasil, no lar a eletricidade fornece luz e produz calor para o funcionamento de refrigeradores, rdios, televisores, aspiradores de p, etc. Nas fazendas so usados em mquinas eltricas, bombeiam gua, secam o feno, ordenham vacas. Os edifcios comerciais dependem de eletricidade para o funcionamento de elevadores, escadas rolantes. A energia eltrica ajuda a mover praticamente todos os equipamentos das indstrias, como grandes tornos mecnicos e imensas fornalhas. A eletricidade por si mesma no uma fonte de energia. As centrais termoelctricas queimam carvo ou outro combustvel para produzir vapor. O vapor fornece a energia para acionar os geradores que produzem eletricidade. As centrais hidreltricas utilizam a energia de queda de gua. 2- Produo de Energia Eltrica Quase toda a nossa energia eltrica produzida por enormes geradores em centrais eltricas. Uma tpica usina de eletricidade pode ter uma capacidade de mais de um milho de quilowatts. Um gerador de mil quilowatts pode fornecer eletricidade suficiente para um milho de lmpadas de 100W em determinado momento. A quantidade de energia que uma usina pode produzir medida em quilowatts hora. 3- Turbina Os geradores eltricos so acionados por turbinas. Na maioria os dois tipos principais de turbinas so vapor e gua, algumas usinas usam turbinas a gs. 3.1 Turbinas a gs As turbinas a gs podem ser postas em movimento mais fcil e rpido que as turbinas a vapor. Algumas usinas eltricas usam geradores com turbinas a gs a fim de fornecer uma potncia eltrica extra quando o consumo cresce. Isso pose ocorrer em um dia nublado e escuro, quando as luzes adicionais so ligadas. As turbinas a gs no so usadas regularmente porque seu custo de operao maior do que o das turbinas vapor. 3.2 Turbinas a gua. As usinas mundiais com turbinas a gua so denominadas usinas hidreltricas. Construemse uma barragem num determinado trecho do rio. A, as guas represadas caem do alto sobre grandes turbinas. As turbinas giram movidas pela fora das guas, e esse movimento giratrio que transformado em energia. O grande mrito dessas usinas que elas usam um recurso energtico gratuito, oferecido pela natureza, que a gua dos rios. Mas em compensao cada usina dessa custa muito dinheiro, devido a grandes obras de engenharia que precisam ser feitas. E, como em geral ficam distantes das cidades, onde h necessidade de muita energia para as indstrias e para iluminar ruas e casas, preciso construir longas linhas de transmisso para transportar a energia gerada. Por isso, o Brasil tem de procurar tambm outras fontes de energia. Mesmo porque no em qualquer lugar que existem rios com potencial hidreltrico. As hidreltricas produzem 92,4% da potncia hidreltrica no Brasil, para uma capacidade total instalada de mais 17.700MW. 3- Trnsmisso e Distribuio de Energia Eltrica A gerao de eletricidade apenas uma parte do processo de fornecimento de energia eltrica. A eletricidade deve ser transmitida da usina de energia at a cidade ou rea que vai ser consumida. Depois a eletricidade deve ser distribuda para as casas, fazendas, indstrias, e outros consumidores. 4- Outros Mtodos Os motores diesel so amplamente usados acionar geradores, geralmente em usinas de pequenas cidades. Os motores gasolina podem ser usados para acionar pequenos

geradores. As fbricas usam algumas vezes estas unidades geradoras, fim de fornecerem eletricidade para equipamentos especiais como mquinas de solda. Os moinhos de vento so usados para acionar geradores que fornecem energia eltrica em pequenas quantidades.

You might also like