You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE SALVADOR CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAO PROFESSORA: MARTA CARDOSO DE ANDRADE ALUNOS: AMANDA ROCHA,

FERNANDA RUTZ, FILIPE NERY, LUCIANA FERRAZ E LUISA CHEQUER.

Teoria Emprica de Campo A Teoria Emprica de Campo, ou Teoria dos Efeitos limitados, segue uma orientao sociolgica mostrando que o poder de persuaso da mdia possui limites, isso , ela no manipula o indivduo, mas sim exerce uma grande influncia como outras instituies distintas como a igreja, a famlia, os partidos polticos, etc. A teoria afirma tambm que as mensagens trazidas pela mdia agem na sociedade de modo indireto, dependendo do contexto social que o grupo que impactado por essas mensagens est inserido. Com isso pode-se notar que a influncia dessas mensagens miditicas mais uma questo de orientao social do que psicolgica. Quando se trata do contedo televisivo como produto, podemos perceber o quanto a programao voltada de acordo com cada modelo de consumo dos pblicos e do meio social em que ele est inserido. Assim a televiso faz um estudo da atrao dos programas perante o telespectador, analisa o contedo da programao e o perfil do pblico a ser impactado, e se segmenta na inteno de atingir os grupos distintos. Existem formas distintas de saber o que o programa significa para as pessoas, uma delas consiste na anlise do contedo, percebendo o que os telespectadores absorvem de tudo o que foi assistido e qual ser a utilidade da informao coletada. Outra maneira em relao s caractersticas do pblico, sexo, idade e condies sociais, que so fatores decisivos no estudo de determinado programa. Segundo a Teoria Emprica de Campo, para entender as comunicaes de massa necessrio se aprofundar na anlise social, pois suas influncias seguem mais o sistema social que o prprio contedo veiculado. O modelo Two Step Flow (dois tempos) explica o processo de formao de opinio, mostrando que a influncia do contedo televisivo seletiva, e explica tambm a existncia de formadores de opinio que acabam interligando os meios de comunicao com outros indivduos menos interessados em certos programas. Ento, o fluxo de comunicao se d em dois nveis distintos, determinado pela mediao que os lderes desenvolvem entre a mdia, e os outros aspectos influenciadores dos indivduos desse grupo.

importante ressaltar ento que esses formadores de opinio so apenas uma das maneiras de formao de opinies do indivduo. Na viso da Teoria Emprica de Campo, a comunicao de massa, como o contedo televiso, limita-se a exercer uma forte influncia sobre o grupo de indivduos impactados, no os manipula, como defende a Teoria Hipodrmica e nem as persuade, como no caso da Teoria Emprico Experimental. Ela averigua como acontece e como so realizados os processos de comunicao de massa na sociedade atravs de influncia, e isso no ocorre apenas pela mdia ou contedo televisivo, mas tambm pelos relacionamentos comunitrios.

You might also like