You are on page 1of 18

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Centro de Cincias Biolgicas e da Sade Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Departamento de Enfermagem

em Sade Pblica

Linha de Pesquisa: ENFERMAGEM E POPULAO: conhecimentos, atitudes e prticas em sade.

Projeto de Pesquisa: Necessidades de sade como questo tica do cuidar e do assistir.

Sub-projeto: Necessidades assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem inserida na estratgia sade da famlia: uma reviso de literatura.

Graduanda: Caroline Oliveira de Castro.

Orientador: Florence Romijn Tocantins Doutor em Enfermagem; Professor Titular do Departamento de Enfermagem em Sade Pblica EEAP - UNIRIO.

RIO DE JANEIRO - RJ Junho 2006

Introduo:
De acordo com o Ministrio da Sade (MS - 2002) houve uma demanda muito grande de usurios do sistema de sade em regies com carncia de atendimento. Para tentar diminuir essa carncia de servios disponveis, foi criado o PACS (Programa de Agentes Comunitrios em Sade) - 1991 e logo aps o Programa de Sade da Famlia (PSF) - 1994, inicialmente implantado na regio Nordeste. Sendo seus princpios, os princpios bsicos do Sistema nico de Sade (SUS) 1990 - universalizao, descentralizao, integralidade e participao da comunidade - est estruturada a partir da Unidade Bsica de Sade da Famlia, e tem como atividades principais a promoo e a preveno em sade (Lei 8080 p.12) Dentro das propostas desse Programa (PSF) h ateno especfica a cada grupo de indivduos dentro das etapas descritas no ciclo vital: criana, adolescente, mulher, adulto e idoso. Porm h um personagem do ciclo vital que se torna invisvel na ateno primria sade prestada pelo PSF: o homem. Segundo Laurenti R. et al (2005 p.38)
Vrias doenas acometem mais os homens, traduzindo-se por maior mortalidade desse sexo. Essa uma questo que precisa ser levada em conta quando se pensa em sade da famlia e, por extenso, em uma comunidade saudvel. De fato, em geral, h programas de sade que contemplam a criana, o adolescente, a mulher e o idoso, no existindo, porm, com exceo dos programas de sade do trabalhador, aqueles voltados especificamente para o homem adulto. No que seja desejvel existir um programa somente dirigido a ele mas, no programa de sade da famlia ou do sub-programa de sade do adulto, devem ser levantadas algumas questes especficas para o homem, como, por exemplo, aes educativas em relao s violncias e aos cnceres de prstata e de pulmo.

Justificando essa idia oferecida anteriormente, Braz (2005 p.98) explicita em seu texto a citao de Gomes, 2003; os sujeitos homens e mulheres necessitam ser vistos tanto singularmente quanto no mbito das relaes e no campo mais amplo de sua cultura. Ainda de acordo com Braz (2005, p.101):
Existe, na realidade, um preconceito pouco visvel j que est revestido de um ideal. O preconceito que domina no s o prprio homem, como as

mulheres, acaba por ter reflexos nos servios de sade. Observa-se que a maioria dos servios ambulatoriais tem um horrio reduzido de jornada.

Com certeza isso tambm dificulta a presena masculina nos mdulos de PSF, j que os homens s esto disponveis em seus lares aps o horrio de atendimento. Outra justificativa encontrada no texto de Figueiredo (2005 p.106)
Com respeito a pouca presena masculina nos servios de ateno primria sade, muitas so as suposies e/ou justificativas. Por um lado, associa-se a ausncia dos homens ou sua invisibilidade, nesses servios, a uma caracterstica da identidade masculina relacionada ao seu processo de socializao. Nesse caso, a identidade masculina estaria associada desvalorizao do auto-cuidado e preocupao incipiente com a sade. Por outro lado, no entanto, afirma-se que, na verdade, os homens preferem utilizar outros servios de sade, como farmcias ou pronto-socorros, que responderiam mais objetivamente s suas demandas. Nesses lugares, os homens seriam atendidos mais rapidamente e conseguiriam expor seus problemas com maior facilidade.

Ento, como trazer esses homens aos servios de PSF? J que os dados epidemiolgicos da pesquisa de Laurenti R. et al. (2005) sobre morbi-mortalidade masculina, deixam claro que eles apresentam um maior ndice de mortalidade; quando comparados com o sexo feminino, principalmente na faixa etria entre 20 a 39 anos, chegando a razo de 3,10. De acordo com Giffin (2005 p.48):
Durante anos os homens foram inseridos como objetos nos estudos segundo este modelo (sexos opostos), freqentemente referido como patriarcal: racional, ativo no pblico, na produo da cincia e da cultura, provedor, sexualmente irresponsvel, poderoso, universalizado na sua dominao, homem com H maisculo.

Esse tipo de modelo pode ter sido um dos motivos pelo qual a sade do homem no recebeu a ateno devida, tendo como foco de ateno o homem quando a doena j estava instalada ou, s vezes, em fase terminal. O que acontece, com muitas famlias, em que os homens ainda possuem esse pensamento arcaico.

Schraiber & Mendes-Gonalves (2000) apud Figueiredo (2005 p.106), que resgatam um trecho muito importante sobre a organizao dos servios de sade com relao clientela masculina.
O reconhecimento dessas necessidades percebidas principalmente na procura de cuidados pelos usurios um aspecto importante para a organizao das aes de sade. Para o universo de assistncia aos homens, o reconhecimento das necessidades implica uma dificuldade a mais: como identific-las se um dos carecimentos desses indivduos justamente a dificuldade na demanda de aes de sade? Em outras palavras, como desenvolver na ateno primria, tanto voltadas para as necessidades tradicionais em sade (como recuperao e tratamentos dados) quanto voltadas para novas disposies (como preveno e promoo da sade masculina) sem um contexto instaurador/receptor de necessidades?

Sendo assim, o Enfermeiro que possui em sua essncia a tentativa de suprir as necessidades da clientela e prestar servios a ela, deve ter em mente novas estratgias para o atendimento personalizado desse recorte da populao, o sexo masculino. Segundo ngelo & Bousso (2001, p.1) o enfermeiro tem aes previstas no PSF, com destaque para:
...o papel do enfermeiro alm de relacionar os fatores: crenas e prticas de sade, valores familiares, papis familiares e padres de comunicao e o enfrentamento familiar, no apenas lidando com as situaes de sade e doena da famlia, mas tambm de interagir com situaes que apiem a integridade familiar. Conforme trabalha com indivduos e famlia, reconhece e compreende como a sade de cada membro da famlia influencia a unidade familiar e tambm a influncia da unidade familiar sobre a sade de cada indivduo na famlia, incorporando este conhecimento ao plano de cuidado.

As autoras (ANGELO e BOUSSO 2001) ainda incluem a promoo da sade como uma das aes essenciais para o atendimento s necessidades explicitadas pela clientela. Neste sentido, Castelo Branco (1996 p.19) destaca que ... a valorizao do sujeito fundamental na enfermagem, j que assistncia surge na relao entre duas pessoas, e que a enfermeira tem por objetivo atender s necessidades do outro, e para isto necessrio conhecer o outro, compreend-lo, e saber dele quais as suas necessidades. Situao estudada

Ser que a enfermagem est entendendo as necessidades do homem como ser individual, com suas dvidas e com suas crenas? Ser que o tipo de ateno oferecido no PSF respeita a individualidade dos membros dessa famlia, e em particular do homem? Keijzer, apud Schraiber et al. (2005 p.8), especifica que:
Incluir a participao do homem nas aes de sade , no mnimo, um desafio, por diferentes razes. Uma delas se refere ao fato de, em geral, o cuidar de si e a valorizao no corpo no sentido da sade, tambm no que se refere ao cuidar dos outros, no serem questes colocadas na socializao dos homens.

Schraiber et al. (2005 p.9) destacam ainda que h uma pequena quantidade de estudos cientficos relacionados sade do homem, em relao a qualquer rea da sade. Imaginemos ento, a quantidade de trabalhos relativos sade do homem com relao a suas necessidades de informao dentro de uma unidade de PSF, com certeza a quantidade ser nfima. Ser que o enfermeiro, que possui como uma de suas funes o atendimento direto com a clientela do PSF, est sabendo explorar esse tema? Ser que a produo cientfica do enfermeiro com relao ateno as necessidades do homem inserido no PSF est sendo contemplada? Objetivos Este estudo tem por objetivo analisar a produo cientfica de enfermagem voltada para a sade do homem no contexto da estratgia da sade da famlia; e, identificar a concepo de necessidade assistencial do homem focalizada pelo enfermeiro na produo cientfica voltada para a estratgia da sade da famlia. Justificativa A assistncia aos homens inseridos na estratgia da sade da famlia, no objeto de ateno nos documentos que orientam as aes assistenciais de acordo com Laurenti et al. (2005, p.38). Atravs deste estudo tem-se por propsito detectar lacunas (espaos vazios) com relao s aes previstas para o enfermeiro inserido no PSF junto populao do sexo masculino.

Metodologia
um estudo exploratrio com caractersticas qualitativas, onde o mtodo utilizado o de reviso de literatura, que segundo Polit & Hungler (1995, p.57)

...servem, assim, a uma funo integradora e facilitam o acmulo do conhecimento. Pode ser bastante til no processo de familiarizar o pesquisador com a teoria relevante e de indicar as estratgias, procedimentos e instrumentos especficos que possam trazer resultados na soluo de um problema.

A literatura acessada foi a disponibilizada on-line pela Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), pois de acordo com Polit & Hungler (1995, p.54) ...permite ao pesquisador uma lista de informaes bibliogrficas completas e, em certos casos, resumos, com o propsito de:
...alm daqueles que lhe so atribudos atravs da resoluo dos Corpos Diretivos da Organizao Pan-Americana da Sade (denominada OPAS), a promoo da cooperao tcnica em informao cientfico-tcnica em sade, com os pases e entre os pases da Amrica Latina e do Caribe (denominada REGIO), com o intuito de desenvolver os meios e as capacidades para proporcionar acesso eqitativo informao cientficotcnica em sade, relevante e atualizada e de forma rpida, eficiente e com custos adequados (BIREME, 2005, sp).

Utilizando-se de suas bases de dados que so: Literatura Latinoamericana e do Caribe em Cincias da Sade - LILACS, Base de Dados de Enfermagem - BDENF, Literatura Internacional em Cincias da Sade MEDLINE e a Scientific Electronic Library Online - SciELO, que est de forma cooperativa, possuindo apenas um link localizado no site da BIREME. Essas bases de dados disponibilizam vrios tipos de documentos, em vrios idiomas e utilizam-se de descritores para agrup-los, exceto a base de dados SciELO, que possui uma metodologia prpria. Cada base de dados agrupa um tipo de literatura. A base de dados LILACS, uma base de dados cooperativa do Sistema BIREME, contm artigos de cerca de 670 revistas mais conceituadas da rea da sade, e outros documentos tais como: teses, captulos de teses, livros, captulos de livros, anais de congressos ou conferncias, relatrios tcnico-cientficos e publicaes governamentais e encontra-se disponvel em trs idiomas, portugus, espanhol e ingls. Essa Base de dados tem como objetivos principais disseminar a literatura cientfico-tcnica latino-americana e do Caribe na rea da Sade, e o controle bibliogrfico. (BIREME, 2005)

A base de dados BDENF especializada na rea de Enfermagem, vem sendo desenvolvida pela Biblioteca J. Baeta Vianna, do Campus da Sade/UFMG. Nasceu em 1988, numa tentativa de facilitar o acesso e a difuso das publicaes da rea, normalmente ausentes das bibliografias nacionais e internacionais. Inclui referncias bibliogrficas e resumos de documentos convencionais e no convencionais, tais como: livros, teses, manuais, folhetos, congressos, separatas e publicaes peridicas, gerados no Brasil ou, escritos por autores brasileiros e publicados em outros paises. (BIREME, 2005) A base de dados MEDLINE uma base de dados da literatura internacional da rea mdica e biomdica, produzida pela National Library of Medicine, USA - NLM que contm referncias bibliogrficas e resumos de mais de 4.000 ttulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 pases. Sua atualizao mensal. Contm aproximadamente 11 milhes de registros da literatura desde 1966 at o momento, que cobrem as reas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinria e cincias afins. Encontra-se disponvel em Portugus, Espanhol e Ingls. (BIREME, 2005) Para realizar o levantamento bibliogrfico foram utilizadas as palavras-chaves necessidades, programa de sade da famlia, homem e ateno clientela do sexo masculino. Primeiramente foi realizada uma explorao manual para familiarizar-se com as palavras-chave relevantes e principais verbetes no assunto. Depois, para a identificao de relatrios adicionais de pesquisa foram procurados estudos recm publicados, onde seria feito um exame nas indicaes bibliogrficas em seu final. Pois para Polit & Hungler (1995, p.55):
...pesquisadores que realizam estudos sobre um assunto costumam saber sobre outras pesquisas, naquele assunto, buscando estudos principais e relevantes, como um meio de propiciar um contexto para as suas prprias investigaes.

Enquanto ocorreu o levantamento de sobre o assunto, seria feito uma seleo onde seriam escolhidos apenas os artigos que explicitassem um assunto que enriquecesse e/ou justificasse o tema deste estudo, qual seja, necessidades assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem inserida na estratgia sade da famlia: uma reviso de literatura. O primeiro levantamento bibliogrfico foi realizado no perodo de 03 de Outubro a 20 de Outubro de 2005, quando foram utilizadas primeiramente as palavraschave necessidades, programa de sade da famlia, homem e ateno clientela do sexo masculino. Sendo que tais palavras no contemplam a temtica, necessidades

assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem inserida na estratgia sade da famlia: uma reviso de literatura, dentro das bases de dados utilizadas. Optou-se ento por um levantamento bibliogrfico realizado atravs dos descritores de assunto, pois torna a pesquisa eficiente, dando maior garantia ao resultado; so tambm conhecidos como palavras-chave, unitermos ou termos MeSH/DeCS. um vocabulrio controlado e trilngue (portugus espanhol e ingls). Porm nesse primeiro levantamento bibliogrfico houve um problema tcnico, considerando que toda busca deveria ter como ponto de partida o descritor Sade do homem, necessitando assim, a realizao de uma nova busca por artigos que foi executada no perodo de 13 a 15 de Janeiro de 2006. Os descritores iniciais foram: Sade do homem (masculina) o conceito cobre a condio fsica e mental dos homens; Enfermagem - campo da enfermagem voltado para a promoo, manuteno e restaurao da sade; Avaliao das necessidades de cuidados de sade - identificao sistemtica das necessidades de uma populao ou avaliao dos indivduos para determinar o nvel mais adequado das necessidades de servio; Sade da famlia estado de sade de uma famlia como unidade incluindo o impacto causado pela sade de um membro sobre a unidade e sobre cada um dos membros; inclui o impacto pela alterao ou no do estado de sade dos seus membros; Sade pblica ramo da medicina voltado para a preveno e o controle de doenas e deficincias, e para a promoo da sade fsica e mental da populao tanto nos nveis internacional e nacional, como no estadual ou municipal; e Necessidades e demanda de servios de sade refere-se aos servios de sade requeridos por uma populao ou comunidade; e tambm aqueles servios de sade pelos quais a populao est habilitada e capacitada a pagar, inclui a identificao e a avaliao das necessidades calculadas atravs de critrios, objetivos e padres. Considerando esses conceitos, foram utilizados como referncia os descritores que melhor se adequavam ao assunto a ser pesquisado, sendo eles: Sade do homem, Enfermagem, Avaliao das necessidades de cuidados de sade; e caso houvesse necessidade de se refinar a busca usaria-se o descritor: Sade da famlia. Para realizar a busca dos artigos nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE foi utilizado o formulrio avanado que ...permite pesquisar em todos os campos das bases de dados e possui os mesmos recursos do formulrio bsico(Tutorial, BIREME 2005).

Nessa base de dados o levantamento bibliogrfico ocorreu da seguinte forma: utilizando o formulrio avanado, foi escolhido no espao reservado no campo a opo descritores de assunto conforme a proposta metodolgica. A partir dessa etapa foram utilizados no espao reservado pesquisar os descritores que abordavam a temtica da proposta do trabalho: Sade do homem AND Enfermagem AND Avaliao das necessidades de cuidados de sade. O resultado dessa busca mostrou que nenhum artigo que possui tais descritores, em nenhuma das trs bases de dados. O levantamento bibliogrfico realizado na revista eletrnica SciELO ocorreu separadamente pois possui metodologia prpria, diferente da metodologia LILACS. A revista eletrnica Scientific Electronic Library Online SciELO (Biblioteca Cientfica Eletrnica em Linha) um recurso utilizado para a publicao eletrnica cooperativa de peridicos cientficos na Internet. Foi desenvolvido com a especialidade de responder s necessidades da comunicao cientfica nos paises em desenvolvimento e particularmente no Caribe e na Amrica Latina. A base SciELO contm ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos peridicos cientficos. Essa biblioteca produto da cooperao entre a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP, Centro Latino-Americano e do Caribe de Informao em Cincias da Sade - BIREME, instituies nacionais e internacionais relacionadas com a comunicao cientfica e editores cientficos. (SciElO, 2005) A busca realizada na revista eletrnica SciELO ocorreu da seguinte forma: primeiramente optou-se pela pesquisa por artigos, onde foi disponibilizado pela base de dados duas grandes reas que se subdividem da seguinte forma, pases SciELO Brasil e SciELO Chile e reas temticas Sade Pblica. Quando se escolhe uma das reas oferecidas so visualizados todos os artigos disponveis. Optou-se ento, por refinar a busca onde, nesse momento, oferecido o formulrio avanado. Nesse formulrio a disposio dos caracteres idntica disposio do formulrio utilizado pela metodologia LILACS, porm no local onde selecionada a opo descritor de assunto usa-se a expresso todos os ndices, uma expresso equivalente a descritor, segundo a metodologia SciELO. Foram usados os seguintes ndices: Sade do homem AND Enfermagem AND Necessidade, j que a expresso Avaliao das necessidades de cuidados de sade no reconhecida como ndice nessa base. Como resultado, no se obteve nenhum artigo cientfico. Dando continuidade ao estudo, de acordo seu objetivo, que era analisar toda literatura referente temtica: necessidades assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem

10

inserida na estratgia sade da famlia, obteve-se a escassez de produo cientfica referente temtica, sendo que essa literatura deveria ser obrigatoriamente produzida por um enfermeiro. Optou-se ento por analisar toda a literatura disponvel que deu origem ao desenvolvimento desse estudo, onde se discute a sade do homem, que o tema principal. Os textos foram organizados sob forma de quadro (Quadro 1), destacando o ttulo, o tipo de pesquisa, o ano de publicao, o objeto de estudo, a metodologia de investigao utilizada, alm da identificao da categoria profissional do autor.
Quadro 1: Detalhamento dos artigos relacionados a sade do homem, selecionados a partir de um levantamento em base de dados virtuais relacionados por ttulo, tipo, ano, objeto, metodologia e categoria profissional dos autores.
Artigos 1. Homens e sade na pauta da sade pblica. Tipo Pesquisa qualitativa Ano 2005 Objeto A sade sexual e reprodutiva; violncia e gnero e morbimortalidade em homens. O envelhecimento populacional e suas conseqncias, do ponto de vista da sade, sendo estas mais intensas no homem. Homens que presenciaram o (res) surgimento do movimento feminista nos paises centrais nos anos 60, e participaram de grupos de homens nos anos 70 A condio masculina diante da violncia no Brasil. O perfil da mortalidade de homens brancos e negros, por meios dos registros de bitos do Estado de So Paulo do ano de 1999. Os adolescentes brasileiros em situao de privao de liberdade e do atendimento oferecido no pas em 2002. Homens e mulheres das camadas mdias cariocas, de nvel universitrio. Os dados de morbidade e mortalidade de homens e mulheres evidenciando uma sobremortalidade masculina que transcende a questo da violncia. Metodologia Reflexo terica Categoria profissional do(s) autor(es) Mdico Pedagogo ... Mdico Graduada em Direito Dentista

2. Perfil epidemiolgico da morbi-mortalidade masculina.

Pesquisa quantitativaqualitativa

2005

Reflexo terica

3. A insero dos homens nos estudos de gnero: contribuies de um sujeito histrico.

Pesquisa qualitativa

2005

Reflexo terica

Graduada em Cincias Humanas

4. Masculinidade e violncia no Brasil: Contribuies para a reflexo no campo da sade. 5. Masculinidade, raa/cor e sade.

Pesquisa quantitativa

2005

Reflexo terica

Psicloga

Pesquisa quantitativa

2005

Reflexo terica

Socilogo

6. Perspectiva da preveno da infrao juvenil masculina.

Pesquisa qualitativa

2005

Reflexo terica

Mdico Psicloga

7. Dominao masculina e sade: uso do corpo em jovens das camadas mdias urbanas. 8. A construo da subjetividade masculina e seu impacto sobre a sade do homem: reflexo biotica sobre justia distributiva.

Pesquisa qualitativa Pesquisa qualitativa

2005

Reflexo sobre prtica vivenciada Desenho de ensaio, compreendido como um exerccio crtico, exploratrio em torno de um objeto ou tema de reflexo.

Fonoaudiloga

2005

Mdica

11

9. Assistncia sade dos homens: um desafio para os servios de ateno primria.

Pesquisa qualitativa

2005

A contribuio dos servios de ateno primria para uma prtica saudvel por parte da populao masculina.

Reflexo sobre prtica vivenciada

Mdico

No que se refere especificamente construo da coluna categoria profissional dos autores, foi realizada uma busca on-line no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPQ, entre 10 de maio e 06 de junho, pelos currculos lattes de cada autor, utilizando o nome e/ou sobrenome de cada um deles. Somente um autor no tinha seu currculo disponvel. Nesse quadro 1 identificamos como resultado a escassez da abordagem da temtica: necessidades assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem inserida na estratgia sade da famlia; tanto pelo enfermeiro como tambm pelas demais categorias profissionais. Entendemos que para analisar estes textos reconhecendo atravs de uma leitura flutuante que estes apresentam outras concepes alm da concepo de necessidade assistencial, era necessrio trazermos trs concepes distintas sobre a abordagem da categoria necessidades com vises diferentes: necessidade de cuidado, necessidade de assistncia e necessidade de ateno; de autores diferentes em seus respectivos artigos ou dissertaes. Para fundamentar a construo de pr-categorias voltou-se para o sistema BIREME, especificamente na base de dados BDENF onde foi realizado um levantamento paralelo no perodo de 20 de maio a 03 de junho, utilizando a palavra-chave necessidades. Como resultados desse levantamento, foram disponibilizados 554 textos, no entanto foram selecionados apenas dois mediante a leitura de seus resumos. O terceiro texto originou-se de material disponibilizado pela orientadora. De acordo com FERNANDES (1984), as necessidades de cuidado so aquelas que se referem a relaes inter-pessoais e o emprego de tcnicas instrumentais - so aes de diagnstico e tratamento, alvio de sintomas e preveno de complicaes, levando em considerao o diagnstico e a prescrio, so intervencionistas. Para LISS (1999), as necessidades assistenciais so necessidades mais diretamente avaliadas pelos profissionais de sade, j que elas envolvem relao entre pessoas, so mais individuais, podendo apresentar caractersticas de relao annima ou no. J MANDU & PUNTEL (1999), que resgatam vrias concepes de necessidades, definem como necessidades de ateno as necessidades representadas e vivenciadas pela populao, que reiteram as necessidades criadas pelos servios. Utilizando suas condies

12

sociais para interpret-las de modo prprio esta concepo focaliza predominantemente a coletividade e o anonimato.

Utilizando essas trs concepes de necessidades, foram estabelecidas pr-categorias, utilizadas para classificar as concepes de necessidades dos textos. De acordo com Bardin, (1977 p.45) a categorizao uma operao de classificao de elementos constitutivos de um conjunto, por diferenciao e, seguidamente, por reagrupamento segundo gnero (analogia), com os critrios previamente definidos. Essa categorizao facilita a compreenso do tipo de concepo de necessidade que cada artigo enfoca, e tambm qual a concepo de necessidade que mais explorada nos estudos relacionados sade do homem, organizando o que cada um deles tem em comum com os outros. Para realizar a categorizao foram analisados os contedos de cada texto, realizando assim uma anlise documental, que segundo Bardin (1977 p.117) definida como... ... uma operao ou um conjunto de operaes visando representar o contedo de um documento sob uma forma diferente da original, a fim de facilitar num estado ulterior, a sua consulta e referenciao.
Quadro 2: Anlise e classificao dos textos, de acordo com a concepo de necessidade.
Artigos 1. Homens e sade na pauta da sade pblica. 2. Perfil epidemiolgico da morbi-mortalidade masculina. 3. A insero dos homens nos estudos de gnero: contribuies de um sujeito histrico. 4. Masculinidade e violncia no Brasil: Contribuies para a reflexo no campo da sade. 5. Masculinidade, raa/cor e sade. 6. Perspectiva da preveno da infrao juvenil masculina. 7. Dominao masculina e sade: uso do corpo em jovens das camadas mdias urbanas. 8. A construo da subjetividade masculina e seu impacto sobre a sade do homem: reflexo biotica sobre justia distributiva. 9. Assistncia sade dos homens: um desafio para os servios de ateno primria. Total: Necessidade de cuidado Necessidade de assistncia Necessidade de ateno X X X

X X X X X

X ... ... 9

13

De acordo com o quadro 2, pode-se observar que todos os textos identificam as necessidades do homem como necessidade de ateno. Esta abordagem deixa claro que as concepes de necessidade da clientela masculina so apontadas de forma coletiva, no atentando para a individualidade de cada cliente do sexo masculino. Talvez seja por esse motivo, que a clientela masculina no se identifique com os servios de ateno primria oferecidos, quando so oferecidos.

Consideraes Finais:
De acordo com a proposta da primeira etapa desse trabalho, de fazer um levantamento de toda literatura potencialmente relevante com relao temtica abordada, atravs das bases de dados disponibilizadas via internet, no foi localizada nenhuma literatura. Ainda que, mesmo utilizando a proposta metodolgica oferecida por essas bases e escolhida para a realizao deste trabalho, atravs dos descritores de assunto, que de acordo com sua definio ...torna a pesquisa eficiente, dando maior garantia ao resultado... (BIREME - Tutorial, 2005) no h possibilidade de se acessar a literatura relevante. Mesmo que os textos utilizados para fundamentar essa proposta de trabalho, tenham procedncia de peridicos que de acordo com as informaes iniciais oferecidas na contracapa, esto indexados nas bases de dados utilizadas para o levantamento. Logo, h um problema pois sejam eles descritores ou ndices, independente da base a ser utilizada, quando colocados juntos no identificam nenhuma literatura. Todavia, para se retirar qualquer dvida sobre o esse problema, ainda foi realizada uma busca somente com um descritor ou ndice, sade do homem que equivale a sade masculina, segundo as bases de dados utilizadas, onde foram encontrados todos os textos utilizados para a fundamentao desse estudo. Ento porque existe a opo AND se os descritores ou ndices no desenvolvem sua devida funo? Ser que os descritores utilizados pelos autores so adequados? Ser que h uma preocupao no momento da indexao, em facilitar a busca por tais informaes? Nesse momento as bases de dados perdem sua finalidade, de acordo com o primeiro objetivo da BIREME que :
...promover a construo, o desenvolvimento e a operao descentralizada da Biblioteca Virtual em Sade (denominada BVS) entendida como a base do conhecimento cientfico-tcnica em sade, registrado, organizado e armazenado em formato eletrnico nos pases da

14

REGIO, disponvel de forma universal em Internet e de forma compatvel com as principais fontes de informao internacionais... (BIREME, 2005)

Mesmo quando o levantamento ocorre em outra base de dados como a revista eletrnica

Scientific Electronic Library Online - SciELO, o resultado persiste, ainda que no peridico diga que h indexao desses textos, nessa revista, logo o objetivo da SciELO tambm no respeitado, pois este site foi:
...Especialmente desenvolvido para responder s necessidades da comunicao cientfica nos pases em desenvolvimento e particularmente na Amrica Latina e Caribe, o modelo proporciona uma soluo eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura cientfica, contribuindo para a superao do fenmeno conhecido como "cincia perdida". (SciELO, 2005)

Podendo-se concluir que se o acesso informao contribui para a construo do conhecimento, os bancos de dados virtuais esto dificultando essa construo na rea da sade. Porm ao mesmo tempo no podemos afirmar que no exista produo cientfica publicada, relacionada a essa temtica. Esta primeira etapa do estudo, que consistiu no levantamento de literatura referente temtica: necessidades assistenciais do homem na perspectiva da enfermagem inserida na estratgia sade da famlia, no permitiu encontrar literatura significativa. Contudo, ao analisar os nove artigos levantados referentes sade do homem, identificou-se que todos os textos abordam as necessidades da clientela masculina de forma coletiva, como necessidade de ateno. Destacando ainda que, no h autor cuja categoria profissional seja enfermeiro. Entretanto a enfermagem se utiliza da identificao de necessidades para propor aes de promoo, preveno e manuteno da sade da clientela masculina. Logo, partindo do princpio que toda prtica deve ter como diretriz uma fundamentao terica, conclumos que a produo cientfica de enfermagem no subsidia essa prtica. Sendo necessrio que se identifique qual a concepo de necessidade que fundamenta a ao do enfermeiro, quando este realiza o atendimento a um cliente do sexo masculino. Que se constitui na prxima etapa desse estudo.

15

Referncias

ANGELO, Margareth; BOUSSO, Regina Szylit. Fundamentos de Assistncia Famlia em sade. Disponvel em http://idssaude.uol.com.br/psf/enfermagem/modelo_tema.asp. Acesso em 08 de Abril de 2005. ASSIS, Simone G.; CONSTANTINO, Patrcia; Perspectiva da preveno da infrao juvenil masculina. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.81-90, 2005. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa-Portugal: Ed. 70, p. 45, 117-126; 1977. BATISTA, Lus Eduardo; Masculinidade, raa/cor e sade. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.71-80, 2005. BIREME. Tutorial. Disponvel em http://www.bireme.br. Acesso em 22 de Dezembro de 2005. BRASIL. Ministrio da sade. Manual para a organizao da ateno bsica. Disponvel em http://www.saude.gov.br. Acesso em 19 Abril 2005.

BRASIL. Ministrio da Sade. Lei 8.080, de 19 de Setembro de 1990. Braslia, DF, (19 de Set.) 1990. Cap.II, p.12. BRAZ, Marlene. A Construo da Subjetividade Masculina e seu Impacto sobre a Sade dos homens: Reflexo Biotica sobre a Justia Distributiva. Revista Cincia e Sade Coletiva. v.10, n 1, p.97-104, 2005. BRANCO, A. L. C. A Cliente Internada e a Enfermagem Psiquitrica. Rio de Janeiro. Grfica Minister, 1996.

16

FERNANDES, Walter. Identificao de necessidades teraputicas e cuidados de enfermagem: proposta de um modelo de prescrio de enfermagem a pacientes com infarto agudo do miocrdio internados em UTI. Dissertao de mestrado EEAN; Rio de Janeiro, p. 7-11, 1984. FIGUEIREDO, Wagner. Assistncia Sade dos homens: um desafio para os servios de Ateno Primria. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.105-110, 2005. Giffin, Karen; A insero dos homens nos estudos de gnero: contribuies de um sujeito histrico. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.47-58, 2005. GOLDENBERG, Mirian; Dominao masculina e sade: uso do corpo em jovens das camadas mdias urbanas. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.91-96, 2005. LAURENTI, Ruy; JORGE, M.H.P.M; GOTLIEB, S.L.D. Perfil Epidemiolgico Da MorbiMortalidade Masculina. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.35-46, 2005. LISS, Per-Erik. O objetivo da enfermagem: sua importncia para o levantamento da necessidade do cuidado da enfermagem. 51 CBEN e 10 Congresso de enfermeria... Anais, Florianpolis: ABEN, 1999. MANDU, Edir Nei T; ALMEIDA, Maria C. P. Necessidades em sade: questes importantes para o trabalho da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Braslia. v.52, n.1, p. 54-66, 1999. POLIT, Denise F; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos da Pesquisa em Enfermagem, 3 ed., Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. SCHRAIBER, Llia Blima; GOMES, Romeu; COUTO, Mrcia Thereza. Homens e Sade Na Pauta da Sade Coletiva. Revista Cincia e Sade Coletiva. v.10, n.1, p.7-17, 2005. SCIELO, Metodologia Scielo. Disponvel em http://www.scielo.org/metod_pt.htm. Acesso em 15 de Janeiro de 2006. SOUZA, Edinilza Ramos; Masculinidade e violncia no Brasil: Contribuies para a reflexo no campo da sade. Revista Cincia e Sade Coletiva. v 10, n 1, p.59-70, 2005.

17

Atividades realizadas na vigncia da bolsa:


Participao como ouvinte da defesa de Maria Celeste Dalia Barros. O cuidador leigo na preveno da lcera por presso em idosos no domicilio. 2005. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao como ouvinte da defesa de Maria Estela Diniz Machado. Amamentao: o tpico da ao da equipe de enfermagem na perspectiva da fenomenologia sociolgica de Alfred Schutz. 2005. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participao como ouvinte da qualificao de Pryscilla Simes Coelho. A Enfermagem e a estratgia para promoo da sade: o caso da vulnerabilidade de adolescentes escolares a doena sexualmente transmissvel. 2005. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao como ouvinte da qualificao de Leda Maria de Castro Dias. O Enfermeiro e a infeco comunitria por tuberculose. 2005. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao do Seminrio: Construo social da demanda - LAPPIS V SEMINRIO DO PROJETO INTEGRALIDADE: saberes e prticas no cotidiano das instituies de sade. 2005 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participao do IV Evento Comemorativo do Dia da Criana: Ensinando a Cuidar da Criana com Bexiga Neurognica. 2005 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18

Participao como ouvinte da defesa de Pryscilla Simes Coelho. Vulnerabilidade do adolescente escolar e a doena sexualmente transmissvel - fundamentando a promoo da sade. 2006. Dissertao (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao como ouvinte da Jornada: Biotica e Eutansia - 2006 Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participao na organizao e realizao do evento: 14 Semana Mundial de Amamentao Do peito a comida caseira: sade a vida inteira 2006 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao como ouvinte do evento pesquisando em enfermagem - 2006 - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participao como membro das reunies da linha de pesquisa ENFERMAGEM E POPULAO: conhecimentos, atitudes e prticas em sade 2006 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Participao na preparao do 1 Seminrio do Grupo de Pesquisa Sade e Populao 2006 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Comentrios:
Mediante a participao em cada um desses eventos pude adquirir muitos conhecimentos novos e me tornar uma discente muito mais questionadora com relao prtica da enfermagem dentro dos servios de ateno bsica, recebendo uma bagagem considervel para a realizao dessa primeira parte do estudo.

You might also like