You are on page 1of 3

5. Ensaio de abatimento.

Data do experimento: 10/06/2011

5.1. Objetivo Especfico: Por meio desse experimento avaliar a consistncia de um concreto. 5.2. Reviso Bibliogrfica: Consistncia o grau de deformao apresentado pelo concreto sob efeito de seu prprio peso. A consistncia do concreto regida pela lei de Lyse, abaixo enunciada: A consistncia de um concreto, para idnticos agregados e cimento, definida em funo da relao gua/Materiais secos. A medida da consistncia serve usualmente como uma aproximao da medida efetiva da trabalhabilidade. Os processos mais comuns baseiam-se na aplicao de uma determinada fora e a medida da deformao causada; ou a determinao de fora ou trabalho necessria para produzir uma deformao preestabelecida. Um dos mtodos mais conhecidos e utilizados, especialmente no Brasil, devido simplicidade e facilidade de uso na obra, o ensaio de abatimento, que nada mais que o slump test dos americanos. O ndice ou grau de consistncia dado pelo abatimento do concreto, expresso em milmetros. O ensaio de abatimento tem seu campo de ao limitado a determinados tipos de concreto, no sendo aplicveis a concretos muito secos e a concretos pobres em agregados finos. Conforme aumenta a proporo de agregados nos traos diminui a preciso da medida da consistncia pelo abatimento, pois a massa se desagrega ao ser erguida a frma em lugar de se abater, embora o concreto seja suficientemente trabalhvel para muitas aplicaes. O ensaio de abatimento , pois, normalmente empregado para controlar a constncia do fator gua/cimento. A simplicidade deste ensaio o consagrou como o principal controle de recebimento do concreto na obra. 5.3. Parte Experimental:

Materiais e Equipamentos:

Cimento Portland (CP-II-F-32); Agregado mido; Agregado grado; gua; Cone de Abrams (tronco de cone de chapa metlica, semelhante a um funil, com 30 cm de altura, base maior de 20 cm e base menor de 10 cm); Placa metlica; Haste metlica (1,6 cm de dimetro e 60 cm de comprimento); Rgua metlica (30cm + 2 e espessura, 0,3cm + 0,1cm, graduada em milmetros); Funil (complemento tronco cnico metlico de enchimento, adaptvel base superior do molde); Balana; Betoneira; Bandeja; Colher de pedreiro; Concha metlica para preenchimento do cone;

Procedimento Experimental:

Primeiramente deve-se prepara a amostra de concreto a ser analisado, respeitando o trao escolhido. O trao indica a proporo de cada material a ser utilizado na fabricao de um concreto. O trao pode ser volumtrico (volume) ou gravimtrico (peso). O trao representado da seguinte forma: cimento:agregado mido:agregado grado:gua, onde o cimento sempre tomado como referncia, 1:a:p:x. A parti da quantidade de cimento tomada como referncia calcula-se atravs do trao o quanto de cada um dos outros materiais ser utilizado. Ento com auxilio de uma betoneira parte-se ento preparao do concreto. Na betoneira ligada sero colocados os materiais seguindo a ordem: primeiro se coloca um pouco do volume da gua que ser utilizada, logo aps coloca-se todo o volume da brita, seguido da areia e por fim adiciona-se o cimento e o restante da gua. Estes materiais devero ser misturados por trs minutos. Transcorrido esse tempo recolhe-se concreto, que ser submetido ao ensaio imediatamente.

O tronco de cone preenchido at o topo com o concreto e depois vagarosamente suspenso. O concreto sem suporte abate-se pelo seu prprio peso. A diminuio da altura do tronco cnico chamada de abatimento do concreto. Para o preenchimento do cone deve-se ficar em p sobre as duas abas do mesmo para mant-lo firme ao cho, durante todo o processo de enchimento. O concreto ser introduzido ao molde em trs camadas, devendo ser distribudas em cada uma delas 25 golpes com uma haste metlica de ponta arredondada, a fim de compact-las. Depois de colocadas as trs camadas de concreto e feito o adensamento das mesmas, se rasa o concreto do topo do molde e limpa-se bem o excesso que ficar sobre a base, deixando-a livre.

Abatimento 0 a 3 cm

Consistncia

Resistncia

Utilizao Lastros

Mistura incoerente; Mxima difcil de fazer uma bola Mistura levemente Boa pegajosa que no se amassa ou deprime por si mesma Boa Baixa Baixa

3 a 5 cm

Obras com concreto compactado por vibrao ou apisoamento

5 a 10 cm 10 a 15 cm Acima de 15 cm

Resultados Obtidos:
1:2,3:2,95:0.60 5.4. Concluso:

You might also like