You are on page 1of 3

Constituio Federal- art.

226 3 - para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Normas na Unio Estvel


A partir de l994, foi sancionada a Lei 8.971/94 que regulou o direito dos companheiros a alimentos e a sucesso. Em l996, foi sancionada a Lei 9.278/96, que regula o 3 do art. 226 da Constituio Federal.
O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 reconhecida como entidade familiar a convivncia duradoura, pblica e contnua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituio de famlia.

- Alimentos para o Companheiro


Lei 8.971/94 - art. 1 - A companheira comprovada de um homem solteiro, separado judicialmente, divorciado ou vivo, que com ele viva h mais de cinco anos, ou dele tenha prole, poder valer-se do disposto na Lei 5.478, de 25 de julho de 1968, enquanto no constituir nova unio e desde que prove a necessidade. Pargrafo nico - Igual direito e nas mesmas condies reconhecido ao companheiro de mulher solteira, separada judicialmente, divorciada ou viva.

- Direito de Usufruto
Lei 8.971/94 - art. 2 - As pessoas referidas no artigo anterior participaro da sucesso do(a) companheiro (a) nas seguintes condies: I - o(a) companheiro(a) sobrevivente ter direito, enquanto no constituir nova unio, ao usufruto de quarta parte dos bens do "de cujus", se houver filhos deste ou comuns; II - o(a) companheiro(a) sobrevivente ter direito, enquanto no constituir nova unio, ao usufruto da metade dos bens do "de cujus" se no houver filhos, embora sobrevivam ascendentes;

- Direito Herana
Lei 8.971/94 - art. 2 - III - na falta de descendentes e de ascendentes, o(a) companheiro(a) sobrevivente ter direito totalidade da herana.

- Bens Adquiridos na Constncia da Unio


Lei 8.971/94 - art. 3 - Quando os bens deixados pelo autor(a) da herana resultarem de atividade em que haja colaborao do(a) companheiro, ter o sobrevivente direito metade dos bens.

- Unio Estvel como Entidade Familiar


Lei 9.278/96 - art. 1 - reconhecida como entidade familiar a convivncia duradoura, pblica e contnua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituio de famlia.

- Deveres dos Companheiros


Lei 9.278/96 - art. 2 - So direitos e deveres iguais dos conviventes: I - respeito e considerao mtuos; II - assistncia moral e material recproca; III- guarda, sustento e educao dos filhos comuns.

- Presuno Legal de Condomnio


Lei 9.278/96 - art. 5 - Os bens mveis e imveis adquiridos por um ou por ambos os conviventes, na constncia da unio estvel e a ttulo oneroso, so considerados fruto do trabalho e da colaborao comum, passando a pertencer a ambos, em condomnio e em parte iguais, salvo estipulao contrria em contrato escrito.

- Bens Adquiridos Antes do Inicio da Unio Estvel


Lei 9.278/96 - art. 5 - 1 - Cessa a presuno do caput deste artigo se a aquisio patrimonial ocorrer com o produto de bens adquiridos anteriormente ao incio da unio. 2 - A administrao do patrimnio comum dos conviventes compete a ambos, salvo estipulao contrria em contrato escrito. Neste caso, tambm pode ser observado que o legislador equiparou a relao de concubinato condio de casamento, acompanhando o que a legislao civil dispe para os cnjuges casados sob o regime de comunho limitada ou parcial. Cdigo Civil - Art. 269. no regime de comunho limitada ou parcial, excluem-se da comunho:

I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do matrimnio, por doao ou por sucesso; II - os adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges, em sub-rogao dos bens particulares;

- Assistncia Material
Lei 9.278/96 - art. 7 - Dissolvida a unio estvel por resciso, a assistncia material prevista nesta Lei ser prestada por um dos conviventes ao que dela necessitar, a ttulo de alimentos.

- Direito Real de Habitao


Lei 9.278/96 - art. 7 - Pargrafo nico - Dissolvida a unio estvel por morte de um dos conviventes, o sobrevivente ter direito real de habitao, enquanto viver ou no constituir nova unio ou casamento, relativamente ao imvel destinado residncia da famlia.

- Converso da Unio Estvel em Casamento


Constituio Federal - Art. 226: 3 para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Lei 9.278/96 - art. 8 - Os conviventes podero, de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a converso da unio estvel em casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrio de seu domiclio.

- Competncia da Vara de Famlia


de qualquer forma a unio estvel, tambm no aspecto processual, equipara-se ao casamento, vez que, alm da matria passar para a competncia do juzo especializado de famlia, ainda ficou assegurado o segredo de justia quando da tramitao destes processos. Lei 9.278/96 - art. 9 - Toda matria relativa unio estvel de competncia do Juzo da Vara de Famlia, assegurado o segredo de justia.

You might also like