You are on page 1of 2

Sntese do Arcadismo

Sugestes de leitura: O prncipe e o mendigo, de Mark Twain O Iluminismo As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift Cndido, de Voltaire Ler os iluministas (filsofos) Voltaire, Montesquieu, Rosseau, Diderot e dAlembert Nas artes temos o estilo rococ Cada sculo tem um esprito que o caracteriza: o esprito do nosso parece ser o da liberdade.
Diderot, pensador iluminista do sculo XVIII

Se observarmos a histria da cultura, veremos que cada novo momento ope-se ao anterior. O homem parece estar sempre insatisfeito com o rumo dos acontecimentos do seu tempo e, por isso, rompe com o presente, propondo algo novo. Porm, ao analisarmos o novo, notamos que muitos de seus elementos so mais que os abandonados. o velho que, misturado a certas tendncias, volta tona como novidade. Assim ocorreu com a cultura e a arte do sculo XVII. Depois da onda de religiosidade e f que se seguiu Contra-Reforma cuja expresso artstica foi o Barroco -, houve um reflorescimento das tendncias artstico-cientficas que haviam marcado o Renascimento. E dele resultaram o Iluminismo, na filosofia; o Empirismo (doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experincia), na cincia; e o Neoclassicismo ou Arcadismo, na literatura. Compreendeu o alcance ideolgico e esttico do arcadismo implica conhecer suas relaes com o quadro de transformaes por que passaram as sociedades europia e brasileira no sculo XVII. No sculo XVIII, as transformaes que ocorriam no plano poltico e social o fortalecimento poltico da burguesia, o aparecimento dos filsofos iluministas, o combate Contra-Reforma, entre outras exigiam dos artistas uma arte que atendesse s necessidades de expresso do ser humano naquele momento. O Arcadismo foi a resposta artstica que a burguesia pde dar a essa necessidade, pois os esforos dos artistas e intelectuais concentraram-se no combate tanto mentalidade religiosa quanto s formas de expresso do Barroco, portanto procurou resgatar o racionalismo e o equilbrio do Classicismo.

O Renascimento, a Revoluo Comercial e a Reforma deram passos importantes no processo de ruptura com a Idade Mdia. Apesar disso, as ltimas amarras com o mundo medieval foram cortadas somente no sculo XVIII, com a Revoluo Francesa, pois, at ento, a estrutura social e poltica daquela sociedade no havia sofrido alteraes significantes. Em Portugal temos o escritor Manuel Maria Du Bocage e predominou a poesia. Sua obra considerada de transio. Alm de ter ficado conhecido como poeta lrico tambm se destacou como poeta satrico e ertico. Caractersticas do Arcadismo: pastoralismo, amor convencional, bucolismo, manuteno de formas clssicas (uso preferencial do soneto), racionalismo, mitologia clssica, fugere urbem e o carpe diem. O Arcadismo brasileiro originou-se e teve expresso principalmente em Vila Rica (hoje Ouro Preto), Minas Gerais, e seu aparecimento teve relao direta com o crescimento urbano nas cidades mineiras, cuja vida econmica girava em torno da extrao de ouro. Arcadismo na colnia: entre o local e o universal Os escritores brasileiros se comportavam de modo peculiar (atributo particular duma pessoa ou coisa) em relao aos portugueses. Por um lado, procuravam obedecer aos princpios estabelecidos pelas academias literrias ou se inspiravam em certos escritores como Cames, Petrarca e Horcio, ao mesmo tempo tentando eliminar vestgios pessoais ou locais. Por outro lado, porm, acabaram por apresentar em suas obras aspectos diferentes dos prescritos pelo modelo importado. A natureza, aparece na poesia de Cludio Manuel da Costa (mais bruta e selvagem); o homem natural, na figura do ndio presente nas obras de Baslio da Gama e Santa Rita Duro; a expresso dos sentimentos, em Toms Antnio Gonzaga e Silva Alvarenga, mais espontnea e menos convencional. Os escritores rcades mineiros tiveram participao direta no movimento da Inconfidncia Mineira. Do grupo dos inconfidentes, apenas um homem no tinha a mesma formao intelectual dos demais nem era escritor. Toms Antnio Gonzaga (1744-1810) foi considerado o mais popular dos poetas rcades mineiros. Estudou Direito em Portugal, voltando ao Brasil, passou a viver em Vila Rica. Iniciou ali sua atividade literria e sua relao amorosa com Maria Doroteia de Seixas, uma jovem com 16 anos, cantada em versos com o pseudnimo de Marlia.

You might also like