You are on page 1of 8

Bricoficha

Sementeira de plantas

7.2

Lista de materiais
Nvel de dificuldade: Mdia

P
Jardim

Tesoura de poda
Jardim

Ancinho
Jardim

Regador ou vaporizador
Jardim

Forquilha
Jardim

Semeador
Jardim

Sacho
Jardim

Vasos ou tabuleiros
Jardim

P para transplantar
Jardim

Estacas de bambu ou PVC


Jardim

Bricoficha

Plantas anuais e bianuais


As plantas anuais
Como o seu prprio nome indica, as plantas anuais so aquelas que num s ano so semeadas, florescem, do sementes e morrem (geralmente no incio da poca fria). Dependendo da espcie a que pertencem, so semeadas no princpio do ano em vasos, resguardadas das condies atmosfricas, ou directamente no solo se puderem resistir ao frio. Por plantas anuais temos: impatiens (balsamina), salvas, loblias, petnias, agratos, damasquinas, perptuas, drages, girassis, goivos, znias, etc.

As plantas bianuais
As plantas bianuais caracterizam-se por florescer durante a Primavera ou o Vero no seu segundo ano. Por isso, devem ser semeadas no final da Primavera ou durante o Vero. Alguns exemplos de plantas bianuais so: campainhas, goivos amarelos, cravos, miostis, violetas e amores-perfeitos.

Semear
Com o substrato nivelado e totalmente plano (com uma tbua ou com a mo), espalhamos as sementes com um pequeno semeador. Devemos cobrir as sementes com uma espessura de substrato semelhante ao dimetro das mesmas. Se forem muito pequenas, comprima-as simplesmente.

Semear em vasos / no interior


Preparao do vaso
Para plantar nos vasos, iremos primeiro cobrir o fundo com uma camada de gravilha (1/3 da altura), que nos ir garantir uma drenagem perfeita. A seguir, acabamos de encher o vaso com o composto de terra at 1 ou 2 cm do rebordo.

Semear
Com o substrato nivelado e totalmente plano (com uma tbua ou com a mo), espalhamos as sementes com um pequeno semeador. Devemos cobrir as sementes com uma espessura de substrato semelhante ao dimetro das mesmas. Se forem muito pequenas, comprima-as simplesmente.

Bricoficha

Plantas anuais e bianuais


Nivelar
Se as sementes forem grandes, primeiro, fazemos uns pequenos sulcos no substrato, por exemplo com um lpis, e separados 3 cm entre si. Colocamos as sementes e cobrimo-las com terra.

A humidade
Depois de semearmos, colocamos o vaso dentro de outro com gua para que a humidade suba pela terra at superfcie. Quando o substrato j estiver hmido, retiramos o vaso do interior do outro. Cobrimos o vaso com um vidro, mas para evitar que se formem gotas de condensao, colocamos uma cunha de madeira entre o vaso e o vidro.

A rega
Colocamos o vaso num local resguardado do frio e do ar (uma estufa) onde as sementes captaro o calor e acabaro por germinar com a luz. As sementes so regadas com um vaporizador, criando uma chuva fina. Se o sol estiver demasiado forte, tapamos o vaso. Devemos lavar o vidro todos os dias e coloc-lo numa posio diferente.

Os transplantes entre vasos


Se o vaso se tornar pequeno ou se as plantas j tiverem um tamanho que nos permita o seu transplante, repicamo-las e levantamos a terra com cuidado para retir-las. Estas so plantadas num vaso de maiores dimenses com uma separao de 5 cm entre si. Fazemos os orifcios com um pequeno pau pontiagudo e colocamos as plantas e a terra sua volta. Depois, so regadas.

Os transplantes para o vaso e para o exterior


Quando as plantas estiverem suficientemente desenvolvidas (com mais de 6 folhas ou uma grossura do caule adequada), so mudadas para vasos de barro com turfa comprimida que colocamos numa diviso da casa sem aquecimento, mas com boa ventilao e claridade. At ao dia 15 de Maio podemos transplant-las para o exterior.

Bricoficha

Plantas anuais e bianuais


Semear no exterior
Semear em terreno aberto
Antes de semear directamente na terra, devemos preparar o solo. Esta preparao feita no Outono e consiste em remexer a terra com uma p, aproximadamente a uma profundidade de 30 cm. Se a terra for pobre, adicionamos produtos de melhoramento para adaptar a sua estrutura ou composio como, por exemplo, o estrume.

Preparar a superfcie
Na Primavera, basta apenas passar o ancinho ligeiramente sobre a superfcie para nivel-la, eliminando pedras e razes. Se a terra for pesada e argilosa, misturamos-lhe turfa.

Semear
Depois de marcar uma srie de pequenos sulcos em linha recta e paralelos entre si (assim diferenciamos os novos rebentos das ervas daninhas), colocamos as sementes misturadas com um pouco de areia.

A rega
Depois de semearmos toda a superfcie, esta coberta com uma fina camada de hmus e enterramo-las um pouco com o ancinho. Com a parte plana do ancinho, alisamos a terra e regamo-la ligeiramente com um vaporizador. At ao momento da germinao, protegemos a sementeira da chuva com um plstico.

Eliminar as plantas dbeis


Depois de as plantas semeadas brotarem e verdejarem, temos de arrancar as que estejam muito juntas e as mais dbeis. A distncia a respeitar est indicada no saco das sementes, que normalmente corresponde a 2/3 da altura de uma planta adulta.

Bricoficha

As plantas vivazes
As plantas vivazes
As plantas vivazes tm a particularidade de serem capazes de sobreviver ao Inverno. As partes areas (as exteriores) morrem no Outono, mas as subterrneas subsistem para voltarem a germinar e oferecer flores no ano seguinte. Existe uma grande variedade de plantas vivazes, como os steres, as margaridas, os tremoceiros, os altramuces, a phlox, a saponria, os delfnios, as primaveras, os telfios, etc.

Semear
A sementeira de plantas vivazes a mesma que a das plantas bianuais: semear na Primavera ou Vero e plantao no Outono. A particularidade destas plantas que se podem multiplicar atravs de sementeiras, enxertias ou diviso. Algumas variedades devem proteger-se das geadas enquanto so jovens.

Reproduo por enxertia


Efectuar uma enxertia consiste em cortar alguns caules que surgem aps a florao (escolhemos os mais robustos). Eliminamos as folhas baixas e enterramos os caules num p especial para plantar enxertias, que ir acelerar o desenvolvimento das razes. As enxertias sero plantadas numa mistura de areia com hmus e regadas.

Diviso
Antes da poca de transplante (Primavera ou Outono), podemos dividir as plantas adultas que estejam prontas a florescer. A forma de dividir uma planta consiste em recortar com uma p ou forquilha uma parte da planta. Com uma tesoura de poda, eliminamos as razes mortas ou danificadas e voltamos a plantar cada parte no seu novo local.

Colocar estacas
Depois de as plantas vivazes crescerem, temos de atar as mais altas a umas estacas que podem ser de cana de bambu ou artificiais. Desta forma, no se partem com o seu prprio peso. Outra opo entrelaar as plantas nalgum gradeamento ou cerca metlica prxima.

Eliminar as ervas daninhas


Para erradicar as ervas daninhas, como por exemplo a trepadeira ou a grama, aplicamos sobre as folhas das ervas daninhas um herbicida que, atravs da seiva chegar s razes, matando as ervas. Tambm existem herbicidas selectivos para diferentes culturas.

O uso da palha
A palha um grande isolante e ir conservar a humidade da terra se a deitarmos depois da chuva ou da rega. No Inverno, protege as plantas das geadas e durante a poca de florao, impede o crescimento de ervas daninhas.
6

Bricoficha

As plantas vivazes
A limpeza
Para favorecer o crescimento da planta e de novas flores, devemos cortar as que esto murchas pelo caule. Para isso, utilizamos a tesoura de poda.

Adubos e regas
As plantas vivazes duram muito tempo e, por isso, podem consumir a terra. por esse motivo que todos os anos, antes da poca de crescimento, devemos adubar a terra. Existe o sistema de sulcar a terra e deitar o adubo ou mistur-lo com a gua. O melhor sistema de rega a pulverizao ou a rega gota a gota no p das plantas.

Os bolbos e tubrculos
As plantas de bolbos
Os bolbos, tubrculos ou rizomas so plantas vivazes, mas com a particularidade de disporem de um rgo subterrneo que armazena as substncias necessrias para a sua sobrevivncia e renovao de ano para ano. Existem bolbos que florescem na Primavera: crocus, anmonas, lrios, jacintos, almiscareiras, narcisos das neves, rannculos, tlipas e narcisos. Na Primavera florescem: begnias, gladolos, canas, dlias, lrios e aucenas.

O solo
A terra dos bolbos tem de ser removida e arejada de vez em quando, para que os bolbos armazenem as suas reservas, bem como para facilitar a luta contra os insectos e a boa drenagem da terra. Se a terra que temos for argilosa, plantamos os bolbos numa camada de areia.

A profundidade
Embora no exista uma profundidade previamente estabelecida para plantar os bolbos, estes costumam ser enterrados a uma profundidade de 2 a 3 vezes o seu dimetro. Em funo da profundidade a que enterramos o bolbo, a sua florao pode vir a ser irregular ou medocre.

Bricoficha

Os bolbos e tubrculos
A plantao de bolbos
O sistema para plantar os bolbos muito simples: com a terra hmida cavamos um buraco com o plantador e colocamos o bolbo no seu interior.

Os rizomas e os tubrculos
Neste caso, o sistema de plantao um pouco diferente. Os rizomas costumam colocar-se em grupos ou em linha num pequeno rego. Os tubrculos so colocados no fundo do buraco para que as suas razes fortes assentem bem.

pocas de plantao
Existem bolbos que florescem em diferentes pocas do ano e, por isso, a sua plantao tambm ir variar. Os que florescem na Primavera so plantados no Outono (Outubro a Novembro) e os que florescem no Vero so plantados na Primavera. Contudo, alguns deles podem ser cultivados umas semanas antes num vaso com areia e turfa, com o objectivo de adiantar a sua florao.

Colocao de estacas
Para as variedades altas, colocamos as estacas antes de os bolbos comearem a brotar; desta forma, tambm ficamos a saber onde os plantmos. Quando crescerem, vamos atando os rebentos laterais estaca e, assim, a flor crescer melhor. medida que as flores murchem, vamos cortando-as.

A hibernao
Com o frio do Inverno, s os bolbos que resistam podem ficar no mesmo stio para voltarem a florescer no ano seguinte.

Proteco
Se quisermos mudar o local de plantao dos bolbos no ano seguinte, desenterramo-los quando as suas folhas secarem e guardamo-los sem terra num local seco e escuro durante todo o Inverno.

www.aki.pt

Obtenha todas as bricofichas na sua loja AKI

Coleccione!

You might also like