You are on page 1of 7

TECNOLOGIA FCIL 2

ISSN 1809-6735 ISBN 85-87890-14-x

PRODUO DE ABELHA RAINHA


PELO MTODO DA ENXERTIA

ELABORADORES

Marcelino Champagnat Boaventura


ENGENHEIRO AGRNOMO MESTRE EM ECOLOGIA

Guaracy Telles dos Santos


TCNICO AGROPECURIO ESPECIALISTA EM MANEJO APCOLA

BRASLIA - 2006
PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

APRESENTAO .............................................................................. 5 PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA ...................................................... 7 I CONHECER AS CONDIES NECESSRIAS PARA A PRODUO DE RAINHAS ............... 9 II CONHECER O CICLO EVOLUTIVO DA ABELHA RAINHA ..... 18 III SELECIONAR A COLNIA MATRIZ ........................................... 21 IV ESCOLHER A COLNIA RECRIA ................................................ 30 V ALIMENTAR AS COLNIAS MATRIZ E RECRIA .................... 31 VI PREPARAR AS CPULAS PARA A ENXERTIA ...................... 43 VII PREPARAR A COLNIA RECRIA ................................................ 50 VIII OBTER O QUADRO DE CRIAS ..................................................... 56 IX FAZER A ENXERTIA ....................................................................... 66 X INTRODUZIR O QUADRO DE CPULAS ENXERTADAS NA COLNIA RECRIA ................................................................... 72
PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

XI VERIFICAR A ACEITAO DA ENXERTIA ............................... 78 XII VERIFICAR A EXISTNCIA DE REALEIRAS MADURAS ...... 84 XIII APROVEITAR AS REALEIRAS MADURAS PARA A PRODUO DE RAINHAS ....................................................... 90 XIV PREPARAR O ALIMENTO CNDI ............................................ 116 XV FAZER A FECUNDAO DAS RAINHAS EM NCLEOS ... 119 XVI CONFIRMAR A POSTURA DA NOVA RAINHA .................... 133 BIBLIOGRAFIA .............................................................................. 140

PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

III

SELECIONAR A COLNIA MATRIZ

Colnia matriz a doadora de larvas de boa procedncia para garantir a produo de rainhas com qualidades superiores. A escolha da colnia matriz feita com a finalidade de se obter ovos e larvas para serem criadas na colnia recria, onde sero produzidas as abelhas rainhas. Para a seleo da colnia matriz deve-se observar: Colnias mais produtivas do apirio; Rainha(s) de postura regular; Colmias com quadros com crias da mesma idade; Quadros de crias operculadas sem furos; Quadros de cria sem falhas; Colnias sem sinais de presena de doenas (larvas mortas ou ressecadas); Abelhas mansas, de fcil manejo. Ateno: As colmias escolhidas para matrizes devem possuir baixa agressividade e alta produtividade, pois essas caractersticas sero transmitidas s rainhas produzidas.

PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

21

UTILIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO

Na apicultura so fundamentais dois tipos de equipamentos de proteo: a vestimenta apcola e o fumegador. Precauo: 1 - O apicultor, toda vez que entrar no apirio, deve estar vestido com o equipamento de proteo individual (EPI), para garantir a sua segurana. 2 - Os trabalhos realizados no apirio devem ser executados, de preferncia, por duas pessoas, para se garantir a segurana dos apicultores no caso de acidentes.

VISTA O EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL

O equipamento de proteo individual (EPI) tem a finalidade de evitar que o apicultor seja atingido pelas ferroadas das abelhas. constitudo de macaco de apicultor, botas ou botinas e luvas de proteo das mos.
22
PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

ACENDA O FUMEGADOR

O fumegador um equipamento importante na proteo dos apicultores, pois acalma as abelhas. Ao sentir a fumaa, as abelhas, instintivamente, associam a um incndio e se sobrecarregam de mel para a eventualidade de ter que abandonar o ninho. Sobrecarregadas, elas tm dificuldades em ferroar. Ateno: Fumaa em excesso aumenta a agressividade das abelhas e sufoca o apicultor; se for pouca, a fumaa no funciona para acalm-las, por isso, na criao de rainhas, utiliza-se apenas a fumaa necessria para realizar o manejo.

3.1 Coloque gravetos no fumegador

3.2 Coloque folhas no fumegador

PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

23

3.3 Acenda o fumegador


Para acender o fumegador so utilizadas plantas secas e aromticas, para diminuir a agressividade das abelhas e, tambm, para evitar irritao nos olhos do apicultor. Podese utilizar, tambm, raspas de plaina e serragem grossa.

Precauo: No recomendvel utilizar serragem fina, pois esta, quando acesa, produz fagulhas que podem queimar as abelhas e o macaco do apicultor. Alerta ecolgico: Ao acender o fumegador, deve-se tomar bastante cuidado para evitar que o fogo se espalhe pela mata.

3.4 Teste o fumegador


Ateno: Para evitar que o fumegador se apague, ele deve ser recarregado sempre que necessrio.

24

PRODUO DE ABELHA RAINHA PELO MTODO DA ENXERTIA

You might also like