You are on page 1of 11

[TYPE THE COMPANY NAME]

[Type the document title]


[Type the document subtitle]
Ins Oliveira [Pick the date]

1|P age

Introduo
O presente trabalho pretende dar a conhecer algumas tcnicas que podem ser efectuadas nos programas leccionados na disciplina de Atelier de Design (Adobe Illustrater e Adobe Photoshop). O desenvolvimento ser dividido entre dois captulos: Montagem Digital que se refere s duas ilustraes para as quais nos era pedido um relatrio que explicasse o processo de criao de cada uma; Ilustrao para Reproduo (Adobe Photoshop) que pretende explicar a imagem de Adobe Photoshop escolhida para reproduo.

2|P age

Montagem Digital
I Efeito Mmia em letras (Adobe Illustrater) Para criar este tipo de efeito volta das letras preciso 1:
1. Criar um novo documento 2. Escrever a letra/palavra desejada na text tool. A letra deve ser robusta. 3. Fazer outline da letra/palavra (CTRL+SHIFT+O) e preench-la com um linear gradient. Pode usar-se a cor que se preferir mas para causar um efeito mais realista aconselho um verde escuro ou castanho. Nota: o gradient deve estar a -90. 4. Agora, coma a Pen Tool criam-se uma espcie de fita volta de cada letra (como se fossem rectngulos). preciso que estejam ao longo do contorno da letra. 5. Tiramos qualquer tipo de stroke que haja nas nossas fitas e vamos aplicar-lhes um linear gradient em tons de cinzento claro e branco. 6. Adicionamos mais 6 gradient sliders alternando entre a cor cinzento claro e branco. 7. Seleccionamos as fitas todas, vamos a Effect>Texture>Texturizer..., seleccionamos opo canvas, pomos o scaling em 200% e o relief a 50.

Imagem inspiradora

Imagem M criada em Adobe Illustrator Internet.Disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-mummy-text-effect/

3|P age

II Gota de gua - cartoon alusivo gua infectada (Adobe Illustrator) Steps para criar esta gota de gua3:
1. Criar um novo documento e criar uma nova esfera com a Ellipse Tool; 2. Com a Direct Selection Tool pegamos no top anchor e aumentamos a esfera para cima de forma a parecer-se com uma gota de gua; 3. Em Anchor Point seleccionamos a opo convert para que a ponta superior fique pontiaguda; 4. Aplicar um radial gradient, adicionar um gradient slider entre os dois que se encontram por defeito e fazer um dgrad da cor que se preferir (do tom mais claro para o mais escuro); 5. De seguida fazemos uma esfera de forma a que esta ocupe um pouco da base da gota principal; Seleccionamos a gota e a esfera, faz-se copy>paste in front, depois Pathfinder (janela Window)>Intersect; 6. Ao olho aplicamos tambm um radial gradient mas de forma a que este fique mais claro que o resto da gota, para tal seleccionamos Transparency>Multiply e optamos pela opacidade a 40%; 7. Agora seleccionamos apenas a gota; Vamos a Object>Path>Offset path>Offset a -5 px; 8. Com a Pen Tool vamos desenhar um contorno no interior da gota como este4:

Seleccionamos o contorno e aplicamos um linear gradient s em branco, coloca-se a opacidade a 14%, o gradient a 90 e a location a 30%.

3 4

Imagem da gota reproduzida por mim em Adobe Illustrator. Imagem disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-dirty-water-drop-character/

4|P age

Agora a gota j se encontra em dgrad. 9. Arrastamos a cpia da gota que fizmos anteriormente um pouco para a direita e rodamo-la de modo a que fique assim5:

Aplicamos Pathfinder>Minus Front; 10. Com a meia-lua resultante do step anterior, aplicamos um linear gradient, seleccionamos a cor branca para os dois grandient sliders dos extremos e no gradient slider entre estes pomos o tom mais claro do dgrad que se est a utilizar. De seguida vamos a Transparency>Multiply com opacidade a 100%; 11. Seleccionamos a gota principal, janela Object>Path>Offset Path>Offset a -10px; 12. Repetimos o mesmo procedimento do Step 9 mas no sentido contrrio (esquerda); 13. Desenhamos um rectngulo com a Rectangle Tool na meia-lua de forma a que este fique no meio; Seleccionamos os dois e cortamos com Pathfinder>Minus Front e apagamos a parte de baixo do corte;
5

Imagem disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-dirty-water-drop-character/

5|P age

14. Criamos uma nova esfera e vamos preench-la em tons de cinzento e branco com o radial gradient. Diminumos a esfera a partir do top anchor de forma a ficar o mais oval possvel, colocamo-la por baixo da gota e fazemos bring to front na gota para que a esfera fique por trs. 15. Agora criamos uma esfera imensamente pequena, abrimos as Brushes (Window) e criamos uma nova brush (canto inferior direito de Brushes) do tipo Scatter Brush com os valores seguintes6:

16. Com a Paintbrush Tool desenha-se um S comeando do meio at ao fim da gota. 17. Cria-se uma elipse para se fazerem os olhos da gota. Aplica-se um radial gradient entre cinzento-claro e preto e colocamos o offset a 2 px. Com o contorno fazemos um linear gradient das cores dgrad utilizadas at aqui (na gota).

Imagem disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-dirty-water-drop-character/

6|P age

18. Criamos uma nova elipse para formar a boca da gota e com a ajuda da Direct Selection Tool puxa-se o anchor de baixo de maneira a obter esta forma7:

19. Desenhamos mais uma esfera e colocamo-la a menos de metade na boca da gota. Seleccionamos a boca, fazemos copy>paste in front, de seguida fazemos Pathfinder>Intersect tendo, tanto a boca como a esfera seleccionadas. Acabmos de criar a lngua. Por fim aplicamos um linear gradient entre o rosa e o roxo na lingua para a tornar mais realista. (opcional).

Imagem Inspiradora

7 8

Imagem disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-dirty-water-drop-character/ Imagem disponvel em: http://vectips.com/tutorials/create-a-dirty-water-drop-character/

7|P age

Ilustrao para Reproduo (Adobe Photoshop)

Imagem escolhida para reproduzir

Steps para reproduzir esta imagem:

1. Criamos um documento em File>New, com as medidas 1920x1200 pixels e resolution 72 pixels/inch; 2. No painel Layers do lado direito, clicamos 2x em Background, ao aparecer uma janela seleccionamos ok sem fazer quaisquer alteraes (Serve apenas para transformar o background numa layer Layer 0); 3. Depois seguimos para a janela Layer>Layer Style>Gradient Overlay, colocamos Radial em Style e clicamos na barra colorida do Gradient. - No gradient slider inferior esquerdo aplicamos a cor #202b35 - No gradient slider inferior direito aplicamos a cor # 07090; 4. Com a Horizontal Type Tool escrevemos a palavra desejada (de preferncia no centro da layer), a branco;

Imagem disponvel em: http://abduzeedo.com/smoke-type-photoshop-10-steps

8|P age

Trocamos as cores de foreground para branco e background para preto; 5. Agora na janela Filter>Blur>Motion Blur, seleccionamos ok para Rasterize the type?; colocamos o Angle a 90 e a Distance a 30 pixels; 6. Voltamos janela Filter>Distort>Wave; colocamos os seguintes valores: - Number of Generators: 3 - Wavelength entre 10 e 346 - Amplitude entre 5 e 35 - Scale Horizontal e Vertical ambas a 100% - Type: Sine - Undefined Areas: Repeat Edge Pixels 7. Novamente janela Filter>Blur>Gaussian Blur e aplicamos o Radius a 10 pixels; 8. Vamos agrupar os layers, para isso vamos janela Layer>New>Group from Layers, podemos nome-lo se pretendermos e colocamos o Mode a Color Dodge com opacidade a 100%. Fechamos o grupo clicando na seta que esta no grupo do painel Layers; 9. Criamos uma nova layer (Layer>New>Layer). De seguida vamos a Filter>Render>Clouds. Com este layer seleccionado aplicamos o Color Dodge no menu (Blend Mode) do painel das Layers; 10. Depois vamos janela Layer>Layer Mask>Reveal All; 11. Seleccionamos a Brush Tool com 500 px e Hardness a 0% com a cor #202b35 e vamos aplic-la em todo o contorno da layer ( volta das layers de maneira a que parea que o fumo sai das letras); 12. Desseleccionamos as layers no painel layers; 13. Criamos um novo grupo em Layer>New>Group e colocamos o Mode em Color Dodge; 14. Criamos uma nova layer (Layer>New>Layer); 15. Aplicamos a cor branca no foreground;
9|P age

16. Voltamos novamente Brush Tool mas desta vez iremos aplicar as Smoke Brushes ( necessrio fazer dawnload destas). 17. Aplicar as Smoke Brushes como se preferir.

Imagem reproduzida

10 | P a g e

11 | P a g e

You might also like