You are on page 1of 49

COMPROMISSOS CVX

TEMPORRIO PERMANENTE

guio
Equipa de Formao CVX-P Outubro 2006

1 2 3 4 5 6
ndice

ndice

1. Introduo 2. Compromissos: Temporrio e Permanente 3. Processo e Procedimentos 4. Frmulas dos Compromissos 5. Preparao para o Compromisso Temporrio 6. Preparao para o Compromisso Permanente

13

17

21

29

Anexo: O Carisma CVX, III. O Compromisso na CVX

43

COMPROMISSOS CVX GUIO

1 2 3 4 5 6
Introduo
A evoluo recente da CVX enquanto comunidade apostlica corpo apostlico na designao de Nairobi 2003 tem dado cada vez maior relevncia ao sentido do Compromisso CVX, nomeadamente pela maior conscincia da identidade CVX e pelo maior empenhamento na misso apostlica e na vida da Comunidade que a expresso pblica do Compromisso normalmente acarreta. E, no entanto, apesar dessa maior pertinncia actual do Compromisso no contexto da comunidade apostlica em que se quer tornar a CVX, a primeira referncia ao Compromisso data da aprovao dos primeiros Princpios Gerais, em 19671: j nos primrdios da sua refundao, a CVX nessa altura, ainda uma federao de comunidades achou pertinente sublinhar o vnculo que une cada membro ao todo, atravs de um certo estilo de vida. Hoje, continua a consagrar especificamente um captulo (PG 7) ao valor desse vnculo. Na sua histria, a CVX foi criando e identificando um caminho de crescimento de cuja lgica faz parte o desejo de fazer o Compromisso, vivido, na experincia de muitos, como sinal e estmulo a uma adeso crescente ao estilo de vida CVX. papel da Comunidade ajudar e encorajar todos a um desenvolvimento permanente, respeitando, no entanto, a experincia de chamamento e o tipo de resposta que cada um se sente movido a dar. Tendo por pano de fundo esta longa caminhada da CVX enquanto comunidade cada vez mais orientada para a misso, pareceu-nos, por isso, adequado apresentar o conceito do Compromisso, nas suas vrias vertentes, num Guio especialmente formulado para o efeito. A ideia de oferecer Comunidade um documento prtico, especfico, sobre o Compromisso surgiu na sequncia das Jornadas CVX 2006 (Janeiro, Cernache), especialmente dedicadas a este tema. Momento de formao mas tambm tempo de escutar o sentir da Comunidade alargada, os seus desejos e inquietaes sobre este tpico, as Jornadas permitiram trazer superfcie as grandes questes que o Compromisso coloca, os horizontes que abre, as fronteiras que encerra. Da reflexo sobre a intensidade daquele momento vivido em Comunidade nasceu assim, pela mo da Equipa de Formao, o presente documento que, esperamos, poder elucidar e iluminar o caminho daqueles que se sentem interpelados a aprofundar o seu modo de ser e estar em CVX e criar as condies para acolher com maior fruto pessoal e comunitrio a celebrao dos Compromissos dos que a tal se sentem impelidos.

Porque faz sentido falar em Compromisso CVX?


A prpria expresso corpo apostlico contm em si a percepo de unio, elo, vnculo, o mesmo que dizer compromisso. Somos corpo na medida em que estamos, no s unidos, mas sobretudo, comprometidos pela mesma espiritualidade, pelo mesmo modo de proceder, pelos mesmos ideais e por uma misso comum. O corpo um s e tem muitos membros, e
Cf. PG de 1967, aprovados por Paulo VI em 1968 e confirmados em 1971, n 10: A admisso inclui o compromisso de seguir esta maneira de viver e de se afiliar a uma comunidade determinada. Para que os candidatos, especialmente os jovens, tenham tempo de aprofundar a sua vocao, todos comeam normalmente por um compromisso temporrio, renovvel. O compromisso permanente faz-se somente depois de um perodo de tempo conveniente e de provas satisfatrias dadas pelo candidato in Acta Romana Societatis Iesu, vol. XV (1968), p.195. Os Princpios Gerais actualmente vigentes, reviso dos de 1967, foram aprovados em 1990.
1

COMPROMISSOS CVX GUIO

todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, constituem um s corpo (1 Cor 12, 12), diz S. Paulo, acrescentando ainda: h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo; h diversidade de servios mas o Senhor o mesmo; h diversos modos de agir mas o mesmo Deus que realiza tudo em todos (1 Cor 12,4-6). Estamos unidos neste corpo apostlico por muitas afinidades e coisas em comum, mas, fundamentalmente, pertence-se e deseja-se pertencer a ele porque, no princpio, antes de tudo o resto, est um chamamento individual de Deus pessoa que cada um , est um repto pessoal de Deus a cada um de ns: chamo-te a ti; AQUI que me queres servir?.

Discernimento vocacional
Discernir sobre a importncia do Compromisso no mbito da nossa caminhada em CVX consubstancia, portanto, um passo prvio mas crucial, mesmo que demorado: o discernimento vocacional. Este no um convite vivido apenas por aqueles que sentem o apelo da vida consagrada, antes um processo aberto a todo o cristo que se sente disponvel para aprofundar o seu chamamento baptismal e do qual resulta um fruto imenso: poder chegar a dizer quem se diante de Deus, poder assumir claramente as razes da prpria f, aquilo que faz cada um ser quem enquanto cristo. isto descobrir uma vocao. E descobrir uma vocao tambm perceber onde se chamado a ser activamente cristo, que misso se chamado a cumprir neste mundo para colaborar na construo do Reino enquanto seguidor de Jesus. A descoberta da vocao abre caminho misso e neste binmio vocao / misso que se constri a identidade de cada um enquanto cristo.

Vocao particular na Igreja


A Igreja comunidade dos seguidores de Jesus Cristo Ressuscitado a primeira e a maior comunidade de que fazemos parte como cristos; a nossa comunidade primordial. Dentro da Igreja, surgem muitas comunidades mais pequenas, com identidades prprias que, nunca se sobrepondo ao todo, so fonte inesgotvel de riqueza e diversidade para a Igreja no seu conjunto. A CVX preenche o requisito: tem uma histria, uma forma de estar, um estilo de vida, uma linguagem e pedagogia espirituais prprios. Para l do nvel das pequenas comunidades locais, h um conjunto vibrante de pessoas que fazem caminho orientadas pelos mesmos princpios e enraizadas no mesmo tronco frondoso da espiritualidade inaciana. Pelo mundo fora, existe uma rede de gente que comunga de um mesmo estilo de vida e habitada pela convico de que a CVX a sua vocao; gente que entende a CVX como o local privilegiado, dentro da Igreja, onde responde ao chamamento do Senhor e a partir do qual parte em misso. Quando algum se sente identificado com este caminho e pessoalmente chamado a ser parte deste corpo, ento, no faz sentido no falar em Compromisso CXV. Aqui chegados, e uma vez assumida a intuio do conceito, vrias questes se levantam sobre aspectos especficos, como, por exemplo, a razo por que se distinguem dois tipos de compromisso (temporrio/permanente) ou as condies que faz sentido cumprir em termos de tempo e de preparao espiritual para realizar cada um deles. Este Guio pretende, assim, esclarecer a fundamentao do Compromisso mas tambm oferecer ajudas prticas, como propostas de orao e procedimentos especficos, para aqueles que desejam avanar por este caminho de maior comprometimento pessoal com a pessoa de Cristo e com a misso da sua Igreja atravs do Compromisso CVX.

COMPROMISSOS CVX GUIO

1 2 3 4 5 6
Compromissos: Temporrio e Permanente

As diferenas
Nos Princpios Gerais da CVX, esto previstas duas formas de compromisso: o Compromisso Temporrio e o Compromisso Permanente (PG 10). No entanto, a distino no primeiramente de durabilidade temporal. A relao entre eles no funciona maneira de uma promessa feita, primeiro, de forma algo tentativa, experimental, provisria (o que seria o Compromisso Temporrio), para depois, mais tarde, ser, a mesma promessa, ratificada definitivamente (Compromisso Permanente). A diferena vai muito mais fundo, toca mesmo a matria, o objecto de cada um dos compromissos. Fazer o Compromisso Temporrio ou o Permanente comprometer-se a coisas bem distintas, com objectivos, implicaes e consequncias claramente diversos para cada um deles. Esta distino nasce do facto de estes Compromissos se referirem e servirem etapas diversas da progressiva caminhada pessoal em CVX. Segundo o Plano de Formao da CVX-P, o Compromisso Temporrio corresponde e assinala o fim da etapa de Iniciao. Depois de ter sido introduzido ao modo de ser CVX e estar j suficientemente familiarizado com a sua espiritualidade e modelo de servio apostlico, o membro CVX faz uma opo pelo aprofundamento da busca e do discernimento, seguindo um desejo de clarificar e aprofundar a adeso totalidade do estilo de vida CVX. um passo duma etapa de formao, marcado ainda pela procura dum esclarecimento decisivo da vocao pessoal. O Compromisso Permanente, por seu lado, corresponde, no Plano de Formao, consumao da etapa de Identificao e enquadra a fase sem termo da Misso. Conclui a formao inicial (mas no a continuada), rematando o processo de discernimento vocacional. A busca cumpriu-se por um encontro de sintonia plena com o estilo de vida CVX e um desejo de aderir a ele de forma completa e definitiva. Em consequncia, manifesta-se publicamente com alegria essa adeso que , tambm, ao mesmo tempo, assentimento ao chamamento personalizado de Deus a seguir Jesus Cristo e servir o Reino pelo caminho apostlico da CVX. Como se v, as motivaes e o alcance de cada um destes Compromissos so bastante diferentes, como expressa O Carisma CVX ao centrar a definio concisa que d de cada um, num caso, na procura da vocao e, no outro, na disponibilidade para ser enviado:
O compromisso temporrio a expresso dum desejo de viver segundo o estilo de vida CVX. Este compromisso implica a procura da vocao qual o Senhor est a chamar a pessoa, e o discernimento dessa vocao. (O Carisma CVX, 177) O compromisso permanente a culminao do nosso discernimento vocacional, no qual expressamos o nosso desejo de descobrir a vontade de Deus e de realiz-la na nossa vida apostlica, em resposta ao nosso chamamento especfico, e a nossa prontido para sermos enviados em misso. (O Carisma CVX, 192)

O peso de cada um dos Compromissos na vida pessoal do membro CVX e na da Comunidade , assim, significativamente distinto e, portanto, as exigncias que devem ser postas no discernimento pessoal e o grau de envolvimento da Comunidade na confirmao e na aceitao do Compromisso Temporrio ou do Compromisso Permanente so tambm diferentes.

COMPROMISSOS CVX GUIO

Compromisso Temporrio
O Compromisso Temporrio uma expresso da vontade efectiva do membro CVX procurar os meios para vir a esclarecer se quer mesmo comprometer-se com a CVX, se a que vai terminar e consumar-se a procura da sua identidade crist pessoal, se a que se revelar de modo conclusivo o seu lugar certo na Igreja, o seu enquadramento no servio do Reino. No incio da caminhada em CVX, a noo de chamamento (vocao) sentida na maior parte dos casos de uma forma vaga e difusa. No entanto, medida que o candidato se vai integrando mais e mais na Comunidade, vai conhecendo a respectiva espiritualidade e se vai familiarizando com os meios de crescimento no Esprito prprios da CVX, no poder deixar de sentir as moes que lhe permitiro ir verificando se a CVX ou no a via que o ajuda a aproximar-se mais de Deus e da Sua vontade. A Comunidade, aos seus diferentes nveis, nestes primeiros tempos, acompanha e encoraja o candidato na sua busca pessoal, favorecendo um ambiente de integrao e discernimento e convidando-o a dar novos passos numa perspectiva de crescimento e compromisso. Podero ser vrios os sucessivos pequenos compromissos propostos e a que o candidato se vai sentindo desafiado: assiduidade e fidelidade s reunies, respeito pela opinio dos outros, experincia dos Exerccios Espirituais, prtica diria de orao pessoal, reviso da prpria vida (o exame), vida sacramental intensa, voluntariado, participao em actividades apostlicas Chegar o momento, terminada a etapa de Acolhimento e em plena fase de Iniciao (cf. Plano de Formao da CVX-P), em que o candidato se dever interrogar, em conscincia, se encara ou no o caminho CVX como um muito provvel chamamento e uma graa de Deus para si. um ensejo que pode chegar de modo espontneo ou ser provocado como parte do encaminhamento pedaggico. No caso de a resposta ser afirmativa, a hora de fazer o seu Compromisso Temporrio. Enquanto passo do processo de crescimento em CVX, o Compromisso Temporrio configura um desafio posto pela Comunidade ao membro CVX em iniciao para se decidir, clarificar os seus desejos e se mobilizar na busca, procurando a liberdade para se descobrir e se determinar totalmente diante de Deus. A sua realizao sinaliza, para o prprio e para a Comunidade, a deciso assumida dum investimento empenhado na aclarao e confirmao deste discernimento vocacional sobre a CVX. um processo, que se abre ou se intensifica, de criar as condies suficientes de liberdade (indiferena) para ver com clareza a proposta de Deus e optar por ela sem se deixar condicionar. O Compromisso Temporrio um compromisso para uma busca de confirmao, mas busca ainda aberta. Pode ser que aquilo que parece ser, ao princpio, afinal venha a no ser e o resultado seja precisamente escolher outro caminho que no a CVX. , assim, jogando um pouco com as palavras, um compromisso sem compromisso. Fazendo o paralelo com o movimento dos Exerccios, o Compromisso Temporrio corresponder meditao do Reino (EE 91): a manifestao da vontade de seguimento que dispe para um processo de descoberta do modo e do local onde, concretamente, esse seguimento de Cristo se ir substanciar. Face CVX, pr-se numa atitude de vinde e vede (cf. Jo 1, 39), querendo conhecer melhor para poder optar por permanecer definitivamente. O Compromisso Temporrio implica, para a pessoa que o faz, a busca de fidelidade ao chamamento do Senhor a seu respeito e a entrada num caminho de discernimento dessa vocao. Explicita, no entanto, tambm, o desejo de adoptar, mesmo que algo provisoriamente, o estilo de vida CVX, enquanto espera e procura uma deciso mais clarificada e definitiva, atravs de uma experincia mais aprofundada de Deus pela via dos Exerccios Espirituais, com o apoio da Comunidade.

COMPROMISSOS CVX GUIO

A Comunidade, por seu lado, ao receber o Compromisso Temporrio de um dos seus membros, acolhe este interesse e vincula-se a ajudar, provendo a parte dos meios que lhe compete, de forma que os objectivos do comprometimento possam ser alcanados.

Compromisso Permanente
O Compromisso Permanente uma afirmao de plena maturidade crist feita por um discpulo que se reconhece chamado a ser tambm apstolo, uma proclamao pblica de algum que, de uma forma claramente discernida e confirmada, descobriu na CVX o seu modo especfico de ser diante de Deus e de estar na Igreja e no mundo. O reconhecimento e assuno desta vocao pessoal estrutura uma identidade que se rev no estilo de vida CVX e expressa-se numa oblao de si mesmo que d sentido apostlico vida toda, em disponibilidade para o servio misso que a CVX, enquanto corpo apostlico, vai discernindo como prpria. Carisma e misso, chamamento e envio, identidade pessoal e pertena activa a um corpo apostlico so as polaridades que esto presentes de forma harmoniosa na experincia espiritual do membro CVX que est em condies de, e se sente movido a, fazer o Compromisso Permanente. Concluindo o processo que o Compromisso Temporrio abriu e sustentou, o Compromisso Permanente culmina e efectiva o discernimento vocacional, redireccionando o desejo de continuar a buscar a vontade de Deus e a realiz-la para a vida apostlica, onde, com todas as qualidades e limitaes, se quer estar disponvel para ser enviado e viver em misso. um momento de determinao peremptria da liberdade, em que se elege jogar a vida toda num modo de ser cristo no mundo reconhecido e assumido como o prprio pessoal e na integrao definitiva, publicamente afirmada, numa comunidade eclesial que partilha uma misso. No paralelo com o movimento dos Exerccios Espirituais, o passo da eleio no final da segunda semana (EE 169), onde se consubstancia o modo pessoal especfico de cada um se identificar com Cristo e de servir o seu Reino. Esta deciso definitiva liberta para a experincia de confiana que permite saborear a presena e o amor de Deus em tudo e, em tudo amando e servindo, colaborar com Ele na obra da criao, segundo a dinmica da Contemplao para Alcanar Amor (EE 230). Encontrada a identidade diante de Deus e na Igreja, este Compromisso marca e significa, na caminhada espiritual de quem o faz, a viragem definitiva para fora. Na prtica, volta o esforo de crescimento espiritual e de discernimento para a procura da maior colaborao na construo do Reino, mobiliza a totalidade da pessoa CVX para o servio no mundo. A misso a caracterstica essencial e marca distintiva do Compromisso Permanente. Ele corresponde etapa de vida apostlica na sua plenitude. No Plano de Formao, um dos sinais de final da etapa de Identificao e o grande prtico para a etapa da Misso em que a formao concebida j como formao permanente que permita estar em boa forma apostlica e cada vez mais disposio de Deus, vivendo a Espiritualidade Inaciana como um dom que importa pr ao servio da Igreja e da Humanidade. Em suma, o Compromisso Permanente a proclamao pblica de que a Comunidade de Vida Crist o corpo apostlico em que queremos viver o carisma a que o Esprito do Senhor nos chama, comprometendo-nos com a sua espiritualidade e estilo de vida, disponveis para sermos enviados e nos responsabilizarmos pela misso do corpo.

COMPROMISSOS CVX GUIO

Compromissos com quem e para qu


importante ter bem presente que os compromissos no so com a CVX. Quem os faz, e ao faz-los, compromete-se com Deus. A CVX apenas o espao eclesial de reconhecimento do chamamento de Deus e a comunidade que medeia o apoio e a realizao concreta da resposta a essa vocao. Importa ainda ter bem claro que a disponibilidade para a misso prometida nos Compromissos no se refere primariamente a um servio CVX enquanto organizao; pode e deve incluir essa abertura, mas no esse o objectivo primeiro nem o sentido fundamental. Especialmente no caso do Compromisso Permanente, a dimenso de disponibilidade apostlica que lhe essencial e constitutiva tem a ver com a misso de servio do Reino na Igreja e no mundo. A CVX elegida em resposta a um chamamento, fruto dum discernimento confirmado que reconheceu a a sua vocao pessoal na Igreja como o lugar de identificao espiritual, enquanto modelo de estilo de vida e como a instncia de mediao da misso apostlica daquele que se compromete. Mas o exerccio da misso para que se oferece a Deus no se restringe ao mbito interno da CVX, nem o concerne em primeiro lugar. Ter o referente para a minha identidade espiritual e apostlica e o enquadramento de discernimento, envio, apoio e avaliao da minha misso como cristo na CVX no significa que no posso trabalhar com outras pessoas e movimentos da Igreja ou colaborar em iniciativas e misses que no so originariamente da Comunidade ou se realizam fora dela. Contudo, e por outro lado, no tem sentido algum afirmar-se ser CVX em termos de identificao com uma espiritualidade, um estilo de vida e um modo de servio apostlico e, com a mesma intensidade e ao mesmo tempo, seguir ou referir-se a outra espiritualidade, ou outro estilo de vida ou outra forma de encarar a vida como misso, caractersticos de outros movimentos ou grupos eclesiais. Especialmente para quem faz o Compromisso Permanente, a CVX elegida definitivamente como o seu lugar de mediao apostlica, onde e atravs da qual quer receber a Misso que lhe dada por Deus e onde primariamente a discernir e avaliar e se apoiar para a realizar. Esta opo tem, necessariamente, ao seu nvel fundamental, um carcter de exclusividade. Mas no implica quaisquer exclusivismos nem incompatibilidades quando se trata de campos de aco concretos, misses ou apostolados especficos em mbitos mais vastos da vida da Igreja e do servio do Reino, onde a colaborao com outros pode ser um meio excelente de cumprir ou potenciar a misso dum membro CVX.

Misso, misses e apostolado


Convm tambm no confundir Misso com misses, no interpretar o conceito de Misso Comum da CVX como exigncia de uniformidade ao nvel das misses de cada um, ou reduzir Misso a apostolado. A vocao CVX uma vocao apostlica, um chamamento para a Misso, mas uma Misso que no estritamente delimitada (cf. PG 8). Mesmo a definio duma Misso Comum (cf. A Nossa Misso Comum) configura sobretudo propostas de critrios de discernimento e desafios, formuladas em termos de prioridades genricas vistas pela Comunidade ao nvel global, a partir da ateno aco do Esprito na realidade que nos circunda. O objectivo destas propostas no levar os membros CVX a fazerem todos as mesmas coisas ou, muito menos, a viverem a sua misso apenas como misso realizada em grupo. Para o membro CVX, torna-se natural fazer o discernimento do seu servio apostlico concreto luz da espiritualidade e do estilo de vida CVX e isso, por si s, garante que as suas misses e apostolados sero apreendidos e integrados na sua misso pessoal e esta na Misso Comum CVX. Se a CVX procura ser um corpo apostlico, s-lo- na variedade dos seus membros e na realizao das

COMPROMISSOS CVX GUIO

10

diferentes funes que a cada um competem no servio desse corpo. A unio decorre muito mais da comunho de modo de proceder e de estilo de vida do que de uniformidades externas. Mais ainda, se a Misso CVX no se limita nem se refere primariamente s tarefas realizadas dentro da CVX e ao servio dela enquanto tal, Misso em CVX no deve ser identificada com apostolados, isto , trabalhos dentro da misso explicitamente evangelizadora da Igreja. Como vocao laical, a misso primordial da CVX para ser vivida antes de mais na vida familiar e profissional e no comprometimento cvico, embora abrindo espao, na medida das disponibilidades e dos dons de cada um, para o trabalho eclesial de apostolado e evangelizao, seja pelo anncio, a celebrao ou a caridade.

Expresso do Compromisso como servio Comunidade e Igreja


Finalmente, consideremos a questo muitas vezes levantada da utilidade ou necessidade da expresso pblica dos Compromissos CVX. A expresso pblica responde, antes de mais, a um desejo pessoalmente sentido de revelar e partilhar o que se sente interiormente; serve tambm para ajudar o prprio a aprofundar o significado e alcance do seu desejo e a apostar mais no seu comprometimento; e uma forma de servio Comunidade e Igreja, confirmando-as nos seus carismas e misses. Na experincia de muitos membros CVX, a deciso de celebrar publicamente o Compromisso surge como um desejo natural de quem, tendo feito um percurso em CVX, reconhece nela a sua vocao particular dentro da Igreja maneira de um tesouro encontrado que leva a querer partilhar a alegria com os outros. E sempre assim que deve ser: fazer um Compromisso CVX uma resposta a um desejo interior de algum que se sente movido a expressar a experincia dum dom, nunca um agir por imposio ou simples mimetismo social. O Compromisso a contrapartida de um chamamento. , portanto, a resposta a um movimento da graa. E a dinmica prpria da graa levar encarnao, concretizao, visibilidade, a ganhar corpo. Ns somos seres corporais, no puros espritos. Precisamos de referentes materiais para as nossas experincias. Os gestos exteriores ajudam, clarificam e reforam o que se passa interiormente. por isso que, na vida crist eclesialmente vivida, os passos importantes da nossa existncia so assinalados sacramentalmente, com aces materiais significativas e eficazes. De modo anlogo, e apenas anlogo, funciona tambm o Compromisso CVX. Ao celebr-lo, traduzimos por um sinal o nosso desejo profundo e interior de seguir o Senhor atravs de um caminho e uma espiritualidade especficos, numa Comunidade concreta. Tornamos claro que a Comunidade ajuda, estmulo e desafio na fidelidade. E o Compromisso tambm uma forma de ajudar os outros, de reforar o corpo apostlico. Quando algum se compromete com o caminho espiritual, o estilo de vida e a misso duma Comunidade, est a manifestar para todos a continuada validade e vitalidade do seu carisma. D uma prova concreta e bem visvel que o Esprito continua a agraciar este caminho na Igreja, entusiasmando novas pessoas a segui-lo. A expresso pblica do Compromisso , assim, um servio mtuo de confirmao, identificao, apoio e renovao entre o membro CVX que se compromete e a Comunidade de Vida Crist que o acolhe.

COMPROMISSOS CVX GUIO

11

1 2 3 4 5 6
Processo e Procedimentos
O processo que leva ao compromisso eminentemente pessoal. Comea com um desejo do membro CVX que se sente movido a expressar publicamente o seu comprometimento com Cristo na Comunidade de Vida Crist, encontrada j definitivamente ou ainda apenas enquanto possibilidade muito atractiva como o seu lugar para o seguimento de Jesus e a entrega apostlica na Igreja. Mas o compromisso CVX no , no entanto, apenas uma questo de desejo pessoal. , ao mesmo tempo, um dom de Deus que se expressa numa forma de servio Comunidade, afirmando publicamente a identidade desta e a vitalidade do seu carisma, comprometendo-a tambm, assim, na procura da maior fidelidade vocao e misso comuns. O prprio discernimento relativamente ao Compromisso, sendo pessoal, no pode ser apenas individual. Porque de algum que pertence CVX e sobre a CVX, deve ser feito tambm em CVX, referindo-se, envolvendo e ajudando-se da Comunidade, especialmente da sua comunidade local, com particular papel para o animador e o guia. Finalmente, como em qualquer discernimento eclesial, h uma instncia que ratifica autorizadamente o processo e o resultado. Esse ser o papel das Equipas Regional e Nacional, consoante o compromisso em causa. Assim, a Comunidade, que ajudou o membro CVX a fazer o seu percurso de discernimento face ao Compromisso, acolhe e confirma a sua deciso e organiza a celebrao onde este ser realizado. A CVX Mundial estabeleceu algumas normas referentes aos Compromissos (NG 2-6, para as quais remete o PG 10) e os Estatutos da CVX-P fazem tambm algumas determinaes (nn. 9.5 e 15.4). Aqui, neste Guio, concretiza-se a aplicao desses enquadramentos gerais, procurando facilitar a prtica do Compromisso para todos os membros CVX que o desejarem fazer e salvaguardando a organizao de todo o processo a nvel comunitrio, para que possa decorrer de forma ordenada e clara, garantindo os maiores frutos para cada pessoa e para a CVX. Neste encontro entre os ritmos prprios de cada um e a liberdade do Esprito que sopra onde e como quer, por um lado, e as vantagens de alguma ordenao que ajuda tambm a clarificar os discernimentos pessoais e as necessidades organizativas institucionais, por outro, se devem interpretar as indicaes mais formais aqui sistematizadas, sempre no esprito de que o sbado para a pessoa, e no a pessoa para o sbado.

Os tempos
As Normas Gerais apontam um perodo de entre um e quatro anos, depois da entrada na CVX, para se fazer o Compromisso Temporrio; e no menos de dois nem mais de oito anos depois do Temporrio para se fazer o Compromisso Permanente. No Plano de Formao da CVX-P, o Compromisso Temporrio um dos marcos que finalizam a etapa de Iniciao e o Permanente a consumao da etapa de Identificao. Mais importante do que cumprir formalmente prazos ter em conta que a adeso e integrao na CVX um processo de crescimento que envolve busca, discernimento e deciso, segundo a lgica inaciana do mais. Marcar com sinais exteriores (sendo os Compromissos os mais expressivos) a progressivida-

COMPROMISSOS CVX GUIO

13

de da caminhada, com cada vez maior clarificao de opo e maior comprometimento, muito ajuda a no cair na rotina e na estagnao.

Compromisso Permanente sem ter feito o Temporrio


Quem est h muito tempo em CVX sem nunca ter feito o Compromisso Temporrio, mas manifestamente assimilou as etapas de Iniciao e Identificao e j vive como sua opo pessoal definitiva a espiritualidade, o estilo de vida e o comprometimento apostlico prprios da CVX no tem sentido estar agora a propor-se aos objectivos do Compromisso Temporrio, que claramente j superou. Pode, assim, com a concordncia fundamentada da Equipa Regional respectiva, propor-se Equipa Nacional para fazer logo, excepcionalmente, o Compromisso Permanente, sem ter que fazer o Temporrio.

mbitos da celebrao dos Compromissos


O Compromisso, mesmo o Temporrio, sempre com a CVX-Comunidade Mundial, realizado atravs da mediao duma comunidade local e Nacional (PG 7). Prope-se, no entanto, que a celebrao se faa em mbitos distintos, para marcar a progressividade de aprofundamento do vnculo com a CVX e ajudar a distinguir a especificidade de cada um dos Compromissos. Assim: o Compromisso Temporrio deve realizar-se ordinariamente em celebraes a nvel regional, na presena autorizada da Equipa Regional respectiva; o Compromisso Permanente deve ser realizado numa ocasio de reunio de nvel nacional, na presena autorizada da Equipa Nacional da CVX-P.

Procedimentos para o Compromisso Temporrio


Cada Equipa Regional estabeleer uma ocasio anual (uma celebrao que junte a comunidade regional) para serem pronunciados os Compromissos Temporrios. Quem desejar fazer o Compromisso Temporrio, partilhe atempadamente o seu intento com o grupo a que pertence, pedindo a ajuda rezada e discernida de todos para o seu processo de deciso. Quem se prope fazer o Compromisso Temporrio deve estar j familiarizado com a prtica dos Exerccios Espirituais e estar decidido a servir-se deles como meio para a busca e o discernimento a que se quer comprometer. O conhecimento das grandes linhas de fora da espiritualidade inaciana e do percurso espiritual de Incio de Loyola so tambm referncias relevantes para a deliberao sobre o Compromisso Temporrio. No tempo de preparao imediata para o Compromisso Temporrio essencial que se tome conhecimento, atravs de leitura reflectida e meditada, dos documentos essenciais da CVX, nomeadamente os Princpios Gerais e O Carisma CVX, procurando unir ao conhecimento intelectual uma crescente adeso de corao. As leituras e as questes da Preparao para o Compromisso Temporrio apresentada neste Guio servem para orientar a orao durante o perodo preparativo da deciso. Finalizada a deciso, deve comunicar o intento Equipa Regional suficientemente antes da data prevista para os Compromissos, certificando-se que conta com o apoio do animador e do guia do grupo a que pertence.

COMPROMISSOS CVX GUIO

14

Procedimentos para o Compromisso Permanente


A celebrao anual nacional do Dia Mundial CVX ( volta de 25 Maro) ser a data habitual para a realizao dos compromissos permanentes na CVX-P. Para ser admitido a fazer o compromisso na data anual, o membro CVX deve comunicar Equipa Nacional essa inteno no incio do ano lectivo (Outubro anterior), atravs da respectiva Equipa Regional. Previamente, ter j partilhado este desejo com o grupo de pertena, pedindo a todos que rezem e o ajudem a discernir o acerto da inteno. Deve tambm certificar-se que conta com o apoio inequvoco do animador e do guia. Quem se prope fazer o Compromisso Permanente deve ter terminado o seu processo de discernimento vocacional com a convico de ter encontrado na CVX a sua particular vocao na Igreja, onde deseja seguir a Cristo e trabalhar na construo do Reino. Nesse percurso de formao e discernimento, h elementos essenciais espiritualidade e ao estilo de vida CVX que devem ter sido bem assimilados: uma experincia aprofundada dos Exerccios Espirituais, adquirida pela prtica dos Exerccios completos em alguma das suas modalidades, pela reflexo sobre essa experincia e pelo conhecimento esclarecido da linguagem e da pedagogia do mtodo inaciano, de tal modo que os movimentos e as graas das diferentes semanas tenham sido vividas e assimiladas e a dinmica dos Exerccios se haja constituido como matriz de referncia e guia para a leitura de toda a experincia de vida no Esprito. um conhecimento aprofundado do carisma identidade e misso da CVX como ele est presentemente formulado nos seus documentos mais significativos: Princpios Gerais, O Carisma CVX, A Nossa Misso Comum e Recomendaes das Assembleias Mundiais; de modo particular, deve estar consciente e abraar sem reservas o seu ideal apostlico, querendo fazer a opo pessoal definitiva de ter a CVX como lugar de mediao apostlica, onde se dispe a discernir, a ser enviado, a receber apoio e a avaliar a sua misso. Convm que reveja e avalie o seu percurso na CVX luz das indicaes do Plano de Formao da CVX-P. Como preparao prxima para a realizao do Compromisso Permanente requer-se: o seguimento da proposta de Preparao para o Compromisso Permanente deste Guio como matria de meditao orada e discernida; a releitura espiritual aprofundada, ao longo do ano, dos documentos mais significativos da CVX; A participao em reunies a nvel regional (2/3 vezes) com os outros membros CVX na mesma demanda, acompanhadas por um guia, para ir partilhando o processo e os frutos da caminhada; caber Equipa Nacional propor os locais e datas, uma vez conhecida a lista anual dos candidatos ao Compromisso Permanente. fazer Exerccios Espirituais de 7 dias durante o ano anterior realizao do Compromisso Permanente; o recurso ao acompanhamento espiritual assduo para ir relendo os frutos espirituais do processo.

COMPROMISSOS CVX GUIO

15

Modo de realizao dos Compromissos


Os Compromissos devem ser realizados numa Eucaristia de larga participao, aberta a todos, para a qual toda a Comunidade convidada. O momento da celebrao do Compromisso a seguir Homilia, antes da Orao Universal. Se o nmero daqueles que fazem o Compromisso o permitir sem alongar demasiado a celebrao, pode cada um dos que faz o Compromisso ser apresentado por outro membro CVX e, depois, pronunciar a sua frmula. A frmula deve ser escrita em 3 exemplares, depois assinados pelo prprio e pelo membro da Equipa Nacional ou Regional que recebe o Compromisso. Uma cpia para o prprio, outra para os arquivos da Equipa Regional e a terceira para os arquivos do Secretariado Nacional da CVX-P. (Nos Compromissos Temporrios, a Equipa Regional fica responsvel por envi-la ao Secretariado Nacional.)

COMPROMISSOS CVX GUIO

16

1 2 3 4 5 6
Frmulas dos Compromissos

Frmula do Compromisso Temporrio


Eu, ____________________________, sentindo o caminho j feito na CVX como uma graa e movida(o) pelo desejo de buscar e encontrar a vontade de Deus na minha vida; quero expressar publicamente a minha adeso ao carisma inaciano da CVX, enquanto espiritualidade, estilo de vida e modo de disponibilidade apostlica, conforme os seus Princpios Gerais; e afirmo o meu empenho na procura da confirmao definitiva do caminho CVX como a vocao especfica que sou chamada(o) a viver na Igreja. Fao assim, diante de Deus, o meu Compromisso Temporrio com a Comunidade de Vida Crist, atravs da minha comunidade local e na comunidade nacional da CVX-P, comprometendo-me a: progredir no crescimento espiritual, pela orao, a prtica sacramental e o discernimento, usando os meios prprios da CVX, nomeadamente os Exerccios Espirituais, e tendo Maria como exemplo e modelo de vida; ordenar cada vez mais a minha vida, em todas as dimenses, segundo o estilo de vida CVX; buscar caminhos concretos de participao na construo do Reino, discernindo a minha misso pessoal na vida familiar, no exerccio da profisso, na vida cvica e no servio eclesial; participar nas actividades da Comunidade e apoi-la, dentro do que me for possvel. Peo a Jesus e a Maria, sua me, que me alcancem a graa da fidelidade ao compromisso que acabo de assumir. [Local], [Data] _________________________
Assinatura

_______________________
Presidente da Equipa Regional

COMPROMISSOS CVX GUIO

17

Frmulas do Compromisso Permanente


H elementos que obrigatoriamente devem integrar as frmulas, por serem essenciais ao compromisso CVX: aceitao dos Princpios Gerais, comprometimento com estilo de vida, abertura misso apostlica, referncia Comunidade Mundial, disponibilidade para colaborar nas actividades da Comunidade. Mas h tambm margem, no caso do Compromisso Permanente, para cada um personalizar a expresso do compromisso que deseja fazer. Nesse caso, a frmula deve ser ratificada previamente pela Equipa Nacional. Deste modo, as frmulas a seguir propostas, que tm sido usadas na nossa Comunidade nacional, so apresentadas como exemplos. Ao optar-se por redigir uma frmula prpria, no se deixe, no entanto, de ter em conta o valor de manter algum nvel de uniformidade (S. Incio dava muita importncia uniformidade exterior como forma de unio interior...) e de ter cuidado em no elaborar frmulas demasiado longas.

Frmula A: Eterno Senhor de todas as coisas, eu, ________________________, desejando seguir a Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construo do Seu Reino, tendo encontrado na Comunidade de Vida Crist a minha vocao particular dentro da Igreja, aceitando os seus Princpios Gerais e contando inteiramente com o vosso amor e graa, comprometo-me a procurar e realizar, com generosa e humilde fidelidade, a Vossa vontade. Tendo a Virgem Maria, me da Igreja e minha me, como modelo de vida, comprometo-me a: assumir um estilo de vida simples no seguimento de Jesus pobre e humilde; fazer da Eucaristia, da orao pessoal, dos Exerccios Espirituais e do discernimento os meios privilegiados para buscar e encontrar Deus em todas as coisas e todas as coisas nEle; sentindo com a Igreja e atento(a) aos sinais dos tempos, esforar-me, atravs das minhas atitudes, palavras e aces, por anunciar a f e promover a justia, unindo-me, deste modo, misso apostlica de Jesus; a eleger definitivamente a CVX como lugar de intermediao apostlica, onde procurarei, duma forma primordial, discernir, receber o envio, encontrar apoio e avaliar a minha misso. Fao, assim, o meu Compromisso Permanente com a Comunidade de Vida Crist, atravs da minha comunidade local e nacional, procurando contribuir, em tudo e sempre, para a maior glria de Deus, colaborando, dentro das minhas possibilidades, em todas as suas actividades. Na certeza da Vossa bondade e amor, peo a Jesus e a Maria, sua me, que me alcancem a graa da fidelidade ao compromisso que acabo de assumir. [Local], [Data] _________________________
Assinatura

_______________________
Presidente da Equipa Nacional

COMPROMISSOS CVX GUIO

18

Frmula B
Eu, _________________________, membro da Comunidade de Vida Crist, aceitando os seus Princpios Gerais, comprometo-me de modo permanente a entregar a minha vida ao Senhor, com generosidade sempre maior, e a trabalhar, em esprito de servio e em unio com todo o povo de Deus, pela justia e pela paz entre os homens, como testemunho da minha f. Comprometo-me a assumir um estilo de vida simples, no seguimento de Cristo pobre e humilde, a manter uma vida sacramental intensa, a meditar a Sagrada Escritura, a difundir a doutrina da Igreja e a colaborar com os seus pastores, a perseverar numa vida de orao e a centrar-me cada vez mais em Cristo, inspirando-me nos Exerccios Espirituais de S. Incio, e tendo sempre presente a Santssima Virgem como modelo das minhas actividades de misso e de servio. Comprometo-me a uma opo pessoal definitiva pela Comunidade de Vida Crist como lugar de mediao apostlica, onde procurarei, com toda a disponibilidade, acolher a minha misso, receber o envio e encontrar o apoio primordial no discernimento e na avaliao. Sentindo com a Igreja, quero, desta maneira, com a graa de Deus e em unio com Maria, a me de Jesus, ser fiel testemunha da aco renovadora do Esprito no trabalho pela construo do Reino, e, em unio com a minha comunidade, em cuja vida me comprometo a participar, procurar sempre a maior glria de Deus. Peo ao Senhor e a Maria, Sua me, que me concedam a graa da fidelidade ao compromisso que acabo de assumir. [Local], [Data] _________________________
Assinatura

_______________________
Presidente da Equipa Nacional

COMPROMISSOS CVX GUIO

19

1 2 3 4 5 6
Preparao para o Compromisso Temporrio
Para l, ou enquadrando, as propostas mais elaboradas de reflexo e orao que se seguem, poder ajudar nesta preparao a meditao de alguns textos evanglicos particularmente apropriados, de que se sugerem alguns exemplos: Jo 1, 35-49: vinde e vede; encontro fascinante com Jesus Lc 19, 1-10: Zaqueu e a fecundidade de seguir fielmente os desejos mais profundos Mc 1, 16-20: o chamamento dos discpulos

Bloco I: SOBRE O SENTIDO DE VOCAO A. BUSCAR E ENCONTRAR A VOCAO NA IGREJA 1. Vocao pessoal
3 Esperamos que todos os membros CVX participem na misso de Cristo de acordo com a sua prpria vocao e estado de vida na Igreja. "A nossa Comunidade formada por cristos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condies sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construo do Reino e reconheceram na Comunidade de Vida Crist a sua particular vocao na Igreja" (PG 4). O fundamento da formao e da renovao da CVX o valor de cada pessoa e a convico de que cada pessoa tem uma vocao divina, que abraa todas as dimenses da sua existncia. Deus chama cada um. Ele toma a iniciativa, mas respeita a nossa liberdade pessoal. Cada indivduo descobre este chamamento quando o escuta e aceita os desejos de Deus. Este chamamento de Deus uma vocao pessoal, que se revela nas nossas inclinaes mais profundas e nos nossos desejos mais autnticos. A nossa resposta livre ao chamamento de Deus o que d sentido e dignidade nossa existncia. Entender a nossa vida pessoal, a nossa famlia, o nosso trabalho e a vida cvica como uma resposta ao chamamento do Senhor liberta-nos de qualquer inclinao para nos resignarmos perante as situaes em que nos encontramos. Leva-nos igualmente a reagir contra o conformismo que procura impor-nos um estado e um estilo de vida. Cada pessoa encontra na sua prpria vocao pessoal o modo concreto de viver a vocao universal da famlia humana, que um chamamento comunho com o Pai por intermdio do Filho no Esprito de amor. Ao realizar a sua misso como resposta de amor ao chamamento do Senhor, o indivduo realiza progressivamente o seu destino de desenvolver uma plena comunho com Deus e com a famlia humana.

COMPROMISSOS CVX GUIO

21

(...) 15 A vocao est intimamente vinculada misso. Quando um cristo aprofunda os seus laos de amizade com o Senhor, Ele confia-lhe uma misso. A vocao tem a sua origem na entrada de Deus na sua vida e precisa de tempo para transformar o seu corao, vinculando-o totalmente a Cristo. A misso confiada a ele por Cristo um desejo profundo, permanente e crescente nascido deste vnculo. Os membros da CVX reconhecem a sua vocao pessoal na Igreja nesta forma particular de vida crist. A vocao particular dos membros da CVX est estreitamente relacionada com o discernimento da sua misso apostlica, isto , do tipo de servio que cada cristo chamado a prestar na Igreja para a evangelizao do mundo. In O Carisma CVX

16

Propostas de abordagem:
1.

Este chamamento de Deus uma vocao pessoal, que se revela nas nossas inclinaes mais profundas e nos nossos desejos mais autnticos. A nossa resposta livre ao chamamento de Deus o que d sentido e dignidade nossa existncia.
Sinto que j me encontrei com Deus e o desejo de salvao e felicidade que Ele tem para mim?

2. Entender a nossa vida pessoal, a nossa famlia, o nosso trabalho e a vida cvica como uma resposta ao chamamento do Senhor. Reflectir sobre a minha vivncia em cada uma destas reas. Em quais delas a minha f surge como principal factor de motivao e de agregao? Em que reas consigo encontrar mais sentido luz da minha f? Para que reas sinto que Jesus me chama a colaborar activamente com Ele?

3. Os membros da CVX reconhecem a sua vocao pessoal na Igreja nesta forma particular de vida crist. Em que grau fao minhas estas palavras? Que ideias / sentimentos / moes me desperta esta frase? Para responder sem preconceitos

COMPROMISSOS CVX GUIO

22

BLOCO II: SOBRE A VOCAO CVX 3. A vocao especfica CVX


17 A vocao CVX especifica a vocao universal mediante trs caractersticas principais:

3.1. Uma vocao inaciana


18 O carisma e a espiritualidade da CVX so inacianos. Assim, os Exerccios Espirituais de S. Incio so a fonte especfica deste carisma e o instrumento caracterstico da espiritualidade CVX. Os Princpios Gerais sublinham o carcter inaciano da CVX usando frases por todo o texto que remetem para a experincia dos Exerccios ou para o carisma inaciano. Sublinham o papel central de Jesus Cristo. As suas referncias explcitas s origens inacianas do modo de proceder CVX, e importncia do discernimento apostlico na abertura pessoal aos apelos mais urgentes e universais do Senhor, deixam claro que o discernimento se deve tornar o meio normal para tomar decises. O estilo de vida CVX configurado pelos traos da Cristologia Inaciana: austero e simples, em solidariedade com os pobres e os marginalizados da sociedade, integrando contemplao e aco, em tudo vivendo vidas de amor e servio na Igreja, sempre num esprito de discernimento. Esta Cristologia Inaciana brota da contemplao da Encarnao onde a misso de Jesus revelada. Brota da contemplao dEle que enviado pelo Pai para salvar o mundo; que escolhe e chama pessoalmente os que Ele quer para colaborar com Ele, de entre aqueles que se reconhecem a si prprios como fracos e pecadores. Emerge do seguimento de Jesus, Rei eterno, que se despojou de Si mesmo para viver uma vida de pobreza e humilhaes, em unio com Ele na Sua paixo e ressurreio, onde a fora do Esprito forma a Igreja como Corpo de Cristo. A espiritualidade inaciana explica igualmente o carcter mariano do carisma CVX. O papel de Maria na Comunidade , com efeito, o mesmo que Ela tem nos Exerccios e na experincia espiritual de Incio. A me de Jesus est constantemente presente ao lado do seu Filho, como mediadora e como inspirao, e um modelo da resposta ao Seu chamamento e do trabalho com Ele na Sua misso. luz da experincia fundante dos Exerccios, a CVX tem como objectivo a integrao da f com a vida em todas as suas dimenses: pessoal, familiar, social, profissional, poltica e eclesial. A espiritualidade dos Exerccios refora o carcter distintivo desta vocao crist: O magis inaciano marca o estilo da nossa resposta vocao universal santidade, pela busca da "maior glria de Deus", seguindo mais de perto a Jesus Cristo, mediante "oblaes de maior estima e momento". Cristo, alm disso, revela-se na espiritualidade inaciana como "homem-para-osoutros", e segui-Lo a Ele pormo-nos ns prprios ao servio dos nossos irmos e irms: um modo distintamente apostlico de compreender o Reino de Deus. Os membros CVX so cristos que "desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construo do Reino". Finalmente, os Exerccios, e portanto a nossa espiritualidade, sublinham o carcter eclesial do servio apostlico. Na medida em que uma misso recebida de Cristo,

19

20

21

22

23 24

25

26

COMPROMISSOS CVX GUIO

23

mediada atravs da Igreja. A unio com Cristo leva unio com a Igreja onde Cristo, aqui e agora, continua a Sua misso de salvao. 27 O carcter inaciano da CVX e dos seus membros encontra expresso na prtica regular dos modos inacianos de orao, exame, avaliao, discernimento apostlico (pessoal e comunitrio), e pela participao frequente nos sacramentos.

3.2. Uma vocao comunitria


28 Os membros da CVX vivem a espiritualidade inaciana em comunidade. A ajuda de irmos e irms que partilham o mesmo chamamento essencial para o nosso crescimento em fidelidade nossa vocao e misso. Alm disso, a comunidade em si mesma um elemento constitutivo do testemunho apostlico da CVX. A fim de preparar mais eficazmente os nossos membros para o testemunho e o servio apostlico, especialmente no nosso ambiente dirio, reunimos em comunidade pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unificar a sua vida humana em todas as suas dimenses com a plenitude da sua f crist de acordo com o nosso carisma.

29

3.3. Uma vocao laical


30 A CVX definida nos Princpios Gerais como uma associao, no de leigos, mas de fiis: "A nossa comunidade formada por cristos: homens e mulheres, adultos e jovens de todas as condies sociais.... Mas, na etapa de maturidade, por altura do compromisso permanente, a vocao CVX torna-se especificamente laical nos seus objectivos e caractersticas peculiares. "Procuramos atingir esta unidade de vida, em resposta ao chamamento de Cristo, a partir de dentro do mundo em que vivemos". In O Carisma CVX

31

Propostas de abordagem:
1. O carisma e a espiritualidade da CVX so inacianos. Assim, os Exerccios Espirituais de S. Incio so a fonte especfica deste carisma e o instrumento caracterstico da espiritualidade CVX. No meu percurso CVX, qual tem sido a importncia dos instrumentos especficos que a espiritualidade inaciana pe ao meu dispor (orao, exame, avaliao, discernimento apostlico)? 2. Os membros da CVX vivem a espiritualidade inaciana em comunidade. A ajuda de irmos e irms que partilham o mesmo chamamento essencial para o nosso crescimento em fidelidade nossa vocao e misso." At que ponto fao do meu grupo CVX o plo irradiador da minha experincia de misso? Em que grau partilho com os membros do meu grupo as minhas decises e vivncias apostlicas, as alegrias, dilemas e dificuldades que a misso sempre traz consigo? 3. "Procuramos atingir esta unidade de vida, em resposta ao chamamento de Cristo, a partir de dentro do mundo em que vivemos". Algum disse da espiritualidade inaciana que para gente ocupada mas o mesmo pode ser dito da CVX. Em que grau o ser CVX me ajuda a viver a vida de todos os dias, em todas as suas dimenses, de uma forma integrada luz da f?

COMPROMISSOS CVX GUIO

24

BLOCO III: SOBRE O PERFIL DA PESSOA CVX 4. Perfil da pessoa CVX


32 A vocao CVX pressupe certas condies, essencialmente as mesmas requeridas para fazer os Exerccios Espirituais. Esta aptido reconhecida naquelas caractersticas que permitem ao indivduo o encontro com Deus. No tanto uma questo de algo j adquirido, mas de potencial. Para indicar tal aptido, Incio utiliza a expresso "tener sujeto". Tener sujeto tem um sentido dinmico: um indivduo torna-se progressivamente "sujeto" (disposto) ou, pelo contrrio, no disposto; podemos avanar ou recuar, mas nunca estamos estticos, nunca ficamos no mesmo stio. As Anotaes oferecem-nos um retrato do exercitante adulto. Este retrato , s vezes, um ponto de partida e, outras vezes, um ponto de chegada. Estas so as condies mnimas postas por Incio para iniciar a aventura e so tambm, na sua plenitude, o resultado do cometimento. Por outras palavras, os traos caractersticos que definem um indivduo idneo devero de algum modo estar presentes desde o incio. Incio adaptava os Exerccios individualidade de cada um, mas, ao mesmo tempo, recomendava que a questo da eleio no devia ser colocada a toda a gente indiscriminadamente. Mais, ao descrever o exercitante e as condies requeridas para fazer os Exerccios Espirituais, Incio pressupe que quem deseja fazer esta experincia quer acima de tudo amar e servir Sua divina Majestade. Estas so igualmente as caractersticas distintivas da pessoa mais apta a tornar-se membro CVX. Estas caractersticas pessoais que, de algum modo, devem estar j presentes no incio da experincia inaciana, podem agrupar-se em duas categorias: Do ponto de vista humano: capaz de enfrentar a realidade, sensvel ao mundo social e poltico em que vive, capaz de comunicar e prestar servio aos outros dum modo significativo. com grandes desejos de viver uma vida dinmica e apaixonada, ainda que esses ideais estejam, pelo menos por um curto tempo, misturados com ambio pessoal; no satisfeito com o seu pequeno mundo, mas pronto para mudar os seus pontos de vista e estilo de vida. 36 No que se refere sua experincia de Deus: movido pelo desejo de encontrar e seguir Jesus Cristo; apaixonado por Jesus e pela Sua misso, ansiando por uma relao pessoal mais profunda com Ele que reorientar e corrigir, se necessrio, as suas necessidades e aspiraes, e curar as suas feridas e debilidades; consciente de ser um pecador, mas amado e escolhido por Cristo; aberto s necessidades dos outros, pronto a servi-los e a juntar-se a todos os que procuram construir um mundo ao mesmo tempo mais humano e mais divino; consciente de ser um membro responsvel da Igreja, identificado com a sua mensagem e comprometido com a sua misso. In O Carisma CVX

33

34

35

COMPROMISSOS CVX GUIO

25

Propostas de abordagem:
1. [A pessoa CVX ] movida pelo desejo de encontrar e seguir Jesus Cristo e apaixonada por Jesus e pela Sua misso, ansiando por uma relao pessoal mais profunda com Ele que reorientar e corrigir, se necessrio, as suas necessidades e aspiraes, e curar as suas feridas e debilidades. Como descrevo a minha relao com Jesus chamo-lhe amigo ou companheiro? Qual o Seu papel na minha caminhada espiritual?

2. [A pessoa CVX no est] satisfeita com o seu pequeno mundo, mas pronta para mudar os seus pontos de vista e estilo de vida. capaz de enfrentar a realidade, sensvel ao mundo social e poltico em que vive, capaz de comunicar e prestar servio aos outros dum modo significativo. Como vivo a dinmica do Mais na minha vida? Qual a minha forma de abordagem aos problemas do quotidiano? Qual o foco da minha ateno afectiva sobre as realidades que me circundam? At onde vai o alcance do meu olhar, que horizontes abarca o meu corao?

3. [A pessoa CVX ] consciente de ser um membro responsvel da Igreja, identificado com a sua mensagem e comprometido com a sua misso. Como cristo, chamado antes de sempre pelo Pai e seguidor de Jesus no aqui e agora, eu tambm sou Igreja. De que forma me identifico com a Igreja alargada? Em que grau o modo como vivo / construo comunidade nas minhas vrias comunidades exemplo saudvel de vida em Igreja? Em que grau as minhas pequenas e grandes misses consubstanciam a grande misso da Igreja que anunciar o Evangelho?

COMPROMISSOS CVX GUIO

26

BLOCO IV: SOBRE O COMPROMISSO TEMPORRIO 2. Objecto e sentido do compromisso temporrio


177 O compromisso temporrio a expresso dum desejo de viver segundo o estilo de vida CVX. Este compromisso implica a procura da vocao qual o Senhor est a chamar a pessoa, e o discernimento dessa vocao. Naqueles que j tm a necessria disposio, este discernimento vocacional desenvolve-se a dois nveis: A escolha de um estado de vida, por aqueles que ainda no o fizeram (a vida religiosa, claro, exclui um compromisso permanente com a CVX). Emenda e reforma de vida, para os que j decidiram sobre o seu estado de vida. 179 Este discernimento de vocao no toma como garantido uma vocao CVX definitiva, mas procura permanecer aberto a qualquer estado de vida a que possamos estar a ser chamados pela vontade de Deus. Este processo, vivido maneira da CVX, implica que a pessoa j pertena a uma comunidade com a qual fez um compromisso temporrio, mesmo que a vocao pessoal no tenha ainda sido claramente definida. Um aspecto importante deste discernimento a questo: quer e deseja buscar e encontrar a vontade de Deus na sua vida e seguir o Seu chamamento? Isto pressupe uma experincia sempre aprofundada de Deus fomentada pelos Exerccios Espirituais de Santo Incio, com o apoio da comunidade, para um maior servio. Discerne se sim ou no o caminho CVX o que Deus quer para ele, e se est aberto, livre e disponvel para prosseguir este caminho com uma determinao deliberada em direco a um estilo de vida apostlico. Esta etapa vocacional e, como tal, permanece aberta a diferentes opes. Para um adulto casado, por exemplo, a questo ser se chamado a viver um estilo de vida CVX na vida de casado. Os jovens perguntar-se-o a que estilo de vida (laical, religiosa ou clerical) so chamados. Um bom nmero de adultos e jovens sentir-se-o chamados a viver segundo o estilo de vida CVX. Outros descobriro que a motivao para aderirem era mais de natureza social ou afectiva e, reconhecendo que no tm desejo de continuar, procuraro outros modos de pertena Igreja. Para os jovens ou adultos que chegam concluso que a comunidade responde aos seus desejos mais profundos, esta etapa leva-os a um renovado compromisso com o estilo CVX. Assim, o Compromisso Temporrio, feito na comunidade e aceite por ela, a expresso da determinao do indivduo procurar a vontade de Deus, servindo-se dos mtodos inacianos e da oferta pela comunidade do seu prprio processo inaciano de formao. importante que o compromisso temporrio no seja reduzido a um conjunto de obrigaes, mas deve ser a nossa resposta de amor, dada segundo o esprito do Evangelho e a lei interior do amor, a Deus que nos amou primeiro.

178

180

181

182

183

184

COMPROMISSOS CVX GUIO

27

185

Os Exerccios Espirituais de S. Incio tm um papel chave no discernimento da vocao. Nesta etapa de formao, o compromisso temporrio fomenta as disposies necessrias para fazer bem os Exerccios Espirituais, tendo presente a sua vocao apostlica. In O Carisma CVX

Propostas de abordagem:
1. O compromisso temporrio a expresso dum desejo de viver segundo o estilo de vida CVX. Como est a minha adeso a cada um dos pontos do estilo de vida CVX referidos no PG 12, a seguir transcrito? a) O estilo de vida da Comunidade de Vida Crist compromete os seus membros, com o auxlio da comunidade, a buscar um contnuo crescimento pessoal e social que seja espiritual, humano e apostlico. Na prtica, isto envolve participao na Eucaristia sempre que possvel; uma vida sacramental activa; prtica diria da orao pessoal, especialmente daquela que se baseia na Sagrada Escritura; discernimento por meio da reviso diria da prpria vida e, se possvel, direco espiritual regular; uma renovao interior anual, de acordo com as fontes da nossa espiritualidade; e amor Me de Deus. b) J que a Comunidade de Vida Crist pretende trabalhar com Cristo para fazer avanar o Reino de Deus, todos os membros individuais so chamados a uma participao activa no vasto campo do servio apostlico. O discernimento apostlico, tanto individual como comunitrio, o caminho ordinrio para descobrir a melhor maneira de tornar Cristo presente, concretamente, no nosso mundo. A nossa misso ampla e exigente requer de cada membro uma vontade de participar na vida social e poltica e um esforo por desenvolver as qualidades humanas e as capacidades profissionais, a fim de se tornar um trabalhador mais competente e uma testemunha mais convincente. Alm disso, requer tambm simplicidade em todos os aspectos da vida, para seguir mais de perto a Cristo na Sua pobreza e para preservar a liberdade interior apostlica. c) Finalmente, cada um assume a responsabilidade de participar nas reunies e outras actividades da Comunidade, e de ajudar e encorajar os outros membros a realizar a sua vocao pessoal, sempre prontos todos para dar e receber conselho e ajuda, como amigos no Senhor.

2. Este compromisso implica a procura da vocao qual o Senhor est a chamar a pessoa, e o discernimento dessa vocao. Um aspecto importante deste discernimento a questo: quer e deseja buscar e encontrar a vontade de Deus na sua vida e seguir o Seu chamamento? Como est a minha disponibilidade para buscar e encontrar a vontade de Deus na minha vida? Como vou, concretamente, fazer o discernimento da minha vocao?

COMPROMISSOS CVX GUIO

28

1 2 3 4 5 6 7
Preparao para o Compromisso Permanente
Para l, ou enquadrando, as propostas mais elaboradas de reflexo e orao que se seguem, poder ajudar nesta preparao a meditao de alguns textos evanglicos particularmente apropriados, de que se sugerem alguns exemplos: Mt 10, 1-15: eleio dos discpulos enviados como apstolos Lc 9, 10-17: multiplicao dos pes; colaborao com Jesus no servio aos outros Mt 28, 16-20: a misso dos seguidores de Jesus, da Igreja Jo 21, 15-22: o fundamento e sustentao do envio

BLOCO I: A HISTRIA DA MINHA VOCAO CVX


No incio do processo de discernimento para o Compromisso Permanente, iluminados pela f, somos convidados a fazer memria do nosso caminho interior de descoberta progressiva da CVX como o modo especfico a que fomos e somos chamados para viver o nosso estado laical. Sendo os Exerccios Espirituais de Santo Incio a fonte especfica e o instrumento caracterstico da nossa espiritualidade (PG 5), esta herana marca por dentro o nosso itinerrio espiritual. Propomo-nos fazer a leitura da nossa vocao CVX adeso e progressiva identificao com o seu carisma tendo como referncia Incio de Loyola e a maneira como foi guiado pelo Senhor na sua converso, na clarificao da sua vocao e no perfil missionrio da comunidade formada pelos primeiros jesutas.

A) Mudana de sentido. Deus entra na vida de Incio e provoca a sua converso profunda
O despertar espiritual de Incio aos 26 anos e as suas primeiras intuies interiores sobre como Deus se lhe comunica, esto marcados pelo acidente de batalha que o obriga a confrontar-se com o seu mundo interior, percebendo a experincia dos movimentos espontneos dos seus pensamentos e afectos e as suas consequncias nas disposies da alma. As leituras espirituais desencadeiam este processo e tornam Incio um homem novo. Notava, ainda, esta diferena: quando pensava nas coisas do mundo, sentia um grande prazer; mas quando depois de cansado as deixava, sentia-se rido e descontente. E quando pensava ir a Jerusalm, descalo e comendo s ervas, e em fazer todos os mais rigores que via que os santos tinham feito, no s sentia consolao quando estava nesses pensamentos, mas tambm depois de os deixar, ficava contente e alegre. Mas no reparava nisso nem se detinha a ponderar esta diferena, at que uma vez se lhe abriram um pouco os olhos e

COMPROMISSOS CVX GUIO

29

comeou a maravilhar-se desta diferena e a fazer reflexo sobre ela. Compreendeu ento por experincia que de uns pensamentos ficava triste e de outros alegre, e pouco a pouco veio a conhecer a diversidade dos espritos que se agitavam: um do demnio e o outro de Deus. (8)2 A experincia de Deus desperta em Incio o grande desejo de desprendimento e total despojamento. J depois de recuperado da longa convalescena a caminho de Monserrate [17-18], sacramentaliza a sua converso de acordo com os costumes prprios dos valores da cavalaria. Continuar a ser um cavaleiro, mas de forma radicalmente diferente. O Senhor conta com ele como e a partir daquilo que . Incio veste-se agora com as armas de Cristo (Ef 6, 11). E assim resolveu velar armas toda a noite, sem se sentar nem deitar, mas ora de p ora de joelhos, diante do altar de Nossa Senhora de Monserrate, onde determinara deixar as suas vestes e vestir-se as armas de Cristo. (17) Em Manresa enfrenta a provao e a tentao. Tempo de luta, de crise e de aprendizagem. Veio-lhe um pensamento muito forte que o molestou, representando-se-lhe a dificuldade da sua vida, como se lhe dissessem dentro da alma: E como poders tu suportar esta vida nos setenta anos que hs-de viver? Mas a isto respondeu tambm interiormente com muita fora (vendo que era do inimigo): miservel, podes tu garantir-me uma hora de vida? E assim venceu a tentao e ficou tranquilo. (20) Sente-se confirmado nos seus propsitos e reconhecer que Deus tratava-o como um mestre-escola trata uma criana, ensinando-o. (27)

Pontos de reflexo
1. O que desperta em mim a experincia de converso de Santo Incio? 2. Ao fazer memria da histria de Deus na minha vida, como vivi este despertar espiritual? Em que circunstncias e atravs de quem me senti pessoalmente tocado por Deus? 3. Que papel tomou a CVX no meu processo interior de converso e de descoberta de Deus?

B) Descoberta da vocao ajudar as almas


A expresso ajudar as almas revela a especificidade do modo como Incio se sente chamado a seguir o Senhor a sua vocao e ser o ideal que marcar toda a sua vida: Para alm das suas sete horas de orao, ocupava-se em ajudar algumas almas que ali o vinham procurar, por coisas espirituais, e todo o resto do dia que lhe ficava, dedicava-o a pensar em coisas de Deus, a respeito daquilo que tinha lido ou meditado naquele dia. (26) Esta expresso marca tambm o ponto de chegada de uma etapa de purificao da imagem de Deus e de aceitao de si prprio e da sua histria. A passagem de uma atitude voluntarista e estica que o mantinha fechado em si mesmo, para se aceitar como pecador perdoado e dcil aco de Deus na sua vida, abrindo-se aos outros.

2 Todas as citaes e referncias desta primeira proposta de trabalho, excepto as que esto expressamente indicadas de outro modo, so relativas Autobiografia de Santo Incio de Loyola, Braga, A.O., 2005.

COMPROMISSOS CVX GUIO

30

A experincia mstica do rio Cardoner uma irrupo do Esprito que confirma e aprofunda a experincia de Deus e constitui-se como um ponto de viragem na vocao apostlica de Incio e estando ali sentado, comearam a abrir-se-lhe os olhos do entendimento; e no que visse alguma viso, seno entendendo e conhecendo muitas coisas, tanto de coisas espirituais, como de coisas da f e das letras. E isto com uma ilustrao to grande, que todas as coisas lhe pareciam novas. E no se podem declarar os particulares que ento entendeu, ainda que foram muitos, seno que recebeu uma grande claridade no entendimento, de tal modo que em todo o decurso da sua vida, at aos sessenta e dois anos, coligindo todas as ajudas recebidas de Deus, e todas as coisas que soube, ainda que as junte todas, no lhe parece ter alcanado tanto como daquela s vez. [Nisto ficou com o entendimento de tal modo ilustrado, que lhe parecia como se fosse outro homem e tivesse outro entendimento diferente do que tinha antes]. (30) Esta iluminao interior unifica e condensa a sequncia de descobertas espirituais feitas antes e que so referidas na autobiografia: Trindade [28], Criao, Eucaristia, Humanidade de Cristo [29]. Desde este momento, a vocao apostlica marcar os passos de Incio. Os Exerccios Espirituais nascem desta ilustrao do Cardoner: a possibilidade de que outros se valham da sua prpria experincia para buscar e encontrar a vontade de Deus na sua vida. Apesar dos desejos e consolaes de Incio associados ida para Jerusalm o Senhor foi-lhe confirmando que o queria no ministrio de ajudar as almas em fidelidade para onde a Igreja o quisesse enviar. O seu firme propsito era ficar em Jerusalm, visitando sempre aqueles lugares santos e tinha tambm o propsito, para alm desta devoo, de ajudar as almas; (45) Incio percebe que, para ajudar as almas, no basta a boa vontade. Faz falta preparao adequada. Por isso, o Peregrino ter de iniciar uma nova aventura, fazendo os estudos necessrios para se capacitar para uma maior eficcia apostlica. Depois que o dito peregrino entendeu que era vontade de Deus que no estivesse em Jerusalm, sempre veio pensando consigo que faria, e ao fim inclinava-se mais a estudar algum tempo, para poder ajudar as almas e determinava-se a ir a Barcelona, e assim partiu de Veneza para Gnova. (50)

Pontos de reflexo
1. Que desperta em mim o relato da forma como o Senhor foi esculpindo os traos da vocao de S.Incio? 2. Que desafios de purificao da f foram definindo a certeza interior de ter sido chamado a colaborar com o Senhor debaixo da sua bandeira? 3. Como sinto que a CVX contribuiu no chamamento e clarificao da minha vocao como cristo? 4. Que frutos e graas descubro neste tempo de caminhada conjunta com outros companheiros da CVX?

COMPROMISSOS CVX GUIO

31

C) A Companhia a formao de uma comunidade apostlica


Incio, com outros companheiros que tambm tinham feito a experincia dos Exerccios e da eleio, sente a necessidade de expressar de forma sacramental o seu desejo mais profundo: J nessa altura tinham decidido todos o que tinham que fazer, isto : ir a Veneza e Jerusalm, e gastar a a sua vida em proveito das almas. E se no conseguissem licena de ficar em Jerusalm, voltar para Roma e apresentar-se ao Vigrio de Cristo, para que os empregasse no que julgasse ser de mais glria de Deus e proveito das almas. (85)3 Ficou definitivamente excluda a ida para Jerusalm, mas no as previses do voto de Montmartre. Os companheiros dirigem-se a Roma com o desejo de ajudar as almas. O critrio principal o servio Igreja: o Papa a referncia e a expresso da misso da Igreja. Dirigiram-se a Roma divididos em trs ou quatro grupos, e o peregrino ia com Fabro e Lanez, e nesta viagem foi muito visitado pelo Senhor. Tinha determinado, depois de ordenado sacerdote, estar um ano sem dizer missa, preparando-se e rogando Virgem que o quisesse pr com o seu Filho. E estando um dia, a algumas milhas antes de chegar a Roma, numa igreja, fazendo orao, sentiu tal mudana na sua alma, e viu to claramente que Deus Pai o punha com Cristo, seu Filho, que no lhe seria possvel duvidar disto, seno que Deus Pai o punha com seu Filho. (96) Outras fontes referem que a mensagem que recebeu na viso de La Storta foi a imagem de Jesus, levando a sua cruz, que lhe dizia: quero que tu nos sirvas. O P. Lanez refere-se a esta viso da seguinte forma: Disse-me [Santo Incio] que lhe parecia que Deus Pai lhe imprimia no corao estas palavras: Eu vos serei propcio em Roma (). Depois, uma outra vez disse que lhe parecia ver Cristo com a cruz s costas e o Pai Eterno junto dEle que lhe dizia: Quero que tomes este por teu servidor. E assim Jesus o tomava e dizia: Quero que tu nos sirvas. E com isto, tomando grande devoo ao nome de Jesus, quis que a Congregao fosse chamada Companhia de Jesus. Este nome (...) recebeu assim confirmao do cu. (96, n.30) Na etapa de maturidade espiritual Santo Incio ps ao servio da Igreja tudo aquilo que lhe foi til como fonte de inspirao: Exerccios, eleio, discernimento e compreenso das moes. Da sua anatomia espiritual ressaltam a atitude de contemplativo na aco, procurando e encontrando a Deus em todas as coisas. No mesmo dia, antes de cear, me chamou com o aspecto de uma pessoa que estava mais recolhida que de costume e fez-me uma espcie de juramento que substancialmente consistia em mostrar a inteno e simplicidade com que tinha contado estas coisas, dizendo que estava bem certo que no contava nada de mais. E que tinha cometido muitas ofensas contra Deus Nosso Senhor depois de O ter comeado a servir, mas nunca tivera consentimento de pecado mortal. Mais ainda, sempre crescera em devoo, isto , em facilidade de encontrar a Deus, e agora mais que nunca na sua vida. E sempre e a qualquer hora que queria encontrar a Deus, O encontrava. (99)

3 esta a substncia do clebre voto de Montmartre, que Incio fez no dia 15 de Agosto de 1534, juntamente com os seus companheiros: Francisco Xavier, Pedro Fabro, Afonso Bobadilha, Diogo Lanez, Afonso Salmeiro e Simo Rodrigues.

COMPROMISSOS CVX GUIO

32

Pontos de reflexo
O compromisso permanente procede da CVX como estilo de vida e est em harmonia com o abandono cheio de confiana da Contemplao para Alcanar Amor. O compromisso o Tomai, Senhor, e recebei como resposta ao compromisso de Deus que 1) me deu tanto; 2) habita em mim, dando-me existncia e sentido; 3) trabalha e opera por mim; 4) vendo como todos os bens e todos os dons descem do alto: como o meu limitado poder vem do alto, e, bem assim, justia, a bondade, a piedade, a ternura e a misericrdia e a vontade necessria para viver n'Ele o nosso compromisso (O Carisma CVX, 191) 1. Como tenho traduzido a minha vocao em misso apostlica? 2. Como reconheo o papel mediador da CVX? 3. Que significa para mim viver em discernimento apostlico? Como tenho vivido este ideal inaciano de ser contemplativo na aco?

COMPROMISSOS CVX GUIO

33

BLOCO II: A MISSO NA CVX O campo da misso da CVX


92 Considerando o carcter laical da vocao CVX e dada a situao do mundo de hoje, marcado por graves injustias estruturais e pela marginalizao duma larga parte da famlia humana que vive em pobreza e misria, o servio a que a CVX chamada a dar prioridade, luz da sua opo preferencial pelos pobres, a promoo da justia. (...) 94 O trabalho pela justia assume formas diversas segundo as circunstncias regionais, culturais e as diferentes situaes sociopolticas. No entanto, esta prioridade deve mostrar-se no nosso estilo e nvel de vida. Nos Exerccios Espirituais, pedimos a graa de seguir Jesus, pobre e humilde, e esperamos obter esta graa do Senhor. Crer em Jesus, portanto, significa segui-Lo mais de perto; partilhar a Sua pobreza significa viver uma vida de f que promove a justia e toma o partido dos pobres. Um estilo de vida simples salvaguarda a nossa liberdade apostlica, expressa a nossa solidariedade com os pobres e torna credvel a nossa f. Esta opo no pode permanecer terica. Incio, falando da pobreza, pede aos jesutas que "...todos a seus tempos sintam alguns efeitos dela". (...) 96 Como comunidade, a CVX recebe um carisma especfico (inaciano) ao servio da misso da Igreja. Expressa-se pelo envio dos seus membros em misso, fruto do discernimento apostlico comunitrio, para formas especficas de apostolado. Nem sempre ser fcil fazer isso, mas uma coisa certa: os que optaram pelo carisma inaciano so, antes de mais, apstolos na misso da Igreja e portanto so enviados pela comunidade que partilha a sua vocao especfica. seu direito saber que a comunidade os envia explicitamente e, ao mesmo tempo, acompanha o discernimento apostlico e a misso medida que ela se desdobra.

Misso individual
98 (...) A vocao inicial de seguir Jesus desembocar em actividades especficas. Mas, para que estas actividades se tornem misso, necessrio que a comunidade assuma o chamamento, ajude a discernir e, finalmente, envie cada um em misso. Neste sentido talvez seja mais correcto falar de envolvimento pessoal na misso da Igreja.

Misso de grupo
100 A aco pode ser no s a nvel pessoal, mas tambm ao nvel do grupo, segundo as circunstncias, e em resposta s necessidades percebidas pelos membros da comunidade. Estas actuaes apostlicas so tambm expresso da vocao pessoal que cada um recebeu do Senhor. Nestes casos, a comunidade, de uma maneira ou de outra, tender a dar aco, que assume e discerne, sentido de misso. Podemos falar, portanto, de envolvimento de grupo na misso da Igreja. Trabalhar em equipa, com a graa de Deus, ter maior eficcia apostlica.

COMPROMISSOS CVX GUIO

34

Misso comum
102 A misso comum da CVX a misso que Cristo lhe confiou como associao de Igreja. Esta misso a resposta que a CVX se sente chamada a dar s grandes necessidades e aspiraes do mundo de hoje. a sua forma de anunciar a Boa Nova do amor de Deus no momento histrico actual. A misso comum tornada concreta pela identificao de prioridades apostlicas e de linhas de aco. Isto no significa que todos os membros CVX tenham que fazer a mesma coisa. A misso que comum: as tarefas so diferentes. Isto em razo, no apenas da origem da misso, mas tambm da sua orientao. Todos ns, cada um sua maneira, defendemos os mesmos valores, prosseguimos os mesmos objectivos e temos as mesmas prioridades. Podemos falar de envolvimento comum na misso da Igreja. (...) 144 Mesmo quando o servio apostlico feito individualmente, este sempre parte da misso recebida na CVX. A misso sempre comunitria.

103

A Comunidade como mediao no envio conferido pela Igreja


145 o ser enviado pela Igreja que d sentido de misso s tarefas apostlicas e aos servios humanitrios dos membros da CVX. A comunidade mundial, integrada na vida e misso da Igreja, a mediadora fundamental da nossa misso. Ns recebemos esta misso nas nossas comunidades locais e nacionais. (...) 148 O discernimento apostlico comunitrio uma maneira de pr em prtica o que o Conclio Vaticano II chamou discernir os sinais dos tempos e envolve os seguintes passos: que a comunidade esteja atenta e capaz de se abrir s necessidades aos outros () para descobrir quais so as tarefas mais urgentes e mais universais que devem ser assumidas, e para oferecer solues mais eficazes, mais radicais e mais globais para estes problemas. que a comunidade reze pela graa da disponibilidade (). Esta orao partilha-se no grupo. que a comunidade delibere, envie e confirme a nossa misso: que seja capaz de tomar decises, de optar e de assumir tarefas apostlicas em que, de uma maneira ou de outra, todos os membros do grupo esto comprometidos. (...) 161 b. Participao na vida da Igreja A CVX no vive isolada do resto da comunidade crist (parquia, diocese, Igreja nacional e universal). Pelo contrrio, sente-se parte integrante desta comunidade, e expressa-o: na vida litrgica e sacramental que, centrada na eucaristia, uma experincia concreta de unidade no amor e na aco; em toda a sua vida, pela participao nas actividades da Igreja e pela identificao afectiva e efectiva com o seu destino, comprometida no seu desenvolvimento, atenta s suas necessidades e problemas, contente com os seus progressos.

COMPROMISSOS CVX GUIO

35

162

c. Colaborao na misso da Igreja Tendo recebido a misso na Igreja e pela Igreja, a CVX, de acordo com as suas orientaes e prioridades pastorais, oferece ao povo de Deus e aos seus pastores a contribuio do seu servio apostlico e do seu carisma rico e original, num esprito de discernimento e de responsabilidade partilhada. In O Carisma CVX

Pontos de reflexo
1. Crer em Jesus (...) significa viver uma vida de f que promove a justia e toma o partido dos pobres. Um estilo de vida simples salvaguarda a nossa liberdade apostlica, expressa a nossa solidariedade com os pobres e torna credvel a nossa f. o servio a que a CVX chamada a dar prioridade, luz da sua opo preferencial pelos pobres, a promoo da justia. Como se tem traduzido nas minhas decises e eleies o seguimento mais de perto a Jesus? Em que grau me identifico com a eleio feita pela CVX da promoo da justia como rea prioritria de misso?

2. A vocao inicial de seguir Jesus desembocar em actividades especficas. Mas, para que estas actividades se tornem misso, necessrio que a comunidade assuma o chamamento, ajude a discernir e, finalmente, envie cada um em misso. Que papel tem tido a minha comunidade local, regional e nacional neste processo? Como encaro esta desindividualizao da misso?

3. A misso comum da CVX a misso que Cristo lhe confiou como associao de Igreja. Esta misso a resposta que a CVX se sente chamada a dar s grandes necessidades e aspiraes do mundo de hoje. () A misso comum tornada concreta pela identificao de prioridades apostlicas e de linhas de aco Que experincia tenho feito dos trs nveis de envolvimento (individual, de grupo, e comum) na misso da Igreja? Como que, no meu percurso CVX, tenho identificado as prioridades e as linhas de aco apostlicas?

COMPROMISSOS CVX GUIO

36

BLOCO III: A NOSSA MISSO COMUM O discernimento apostlico como atitude permanente
122 Os Princpios Gerais da CVX insistem na necessidade do discernimento apostlico. Oferecem tambm alguns critrios, inspirados pelos que foram estabelecidos por S. Incio, para seleccionar os ministrios e as misses particulares. Como tudo o que nos vem de Incio, neste caso o discernimento apostlico, tem a marca do magis (o mais eficaz). O seu zelo pela maior glria de Deus levava-o a buscar os meios mais eficazes para ajudar o prximo. (...) 124 (...) Incio faz uma apresentao sistemtica dos critrios para a escolha dos ministrios. Estes critrios podem ajudar-nos a ns na CVX a definir a nossa prpria misso apostlica; por exemplo, que como membros da CVX devemos estar abertos ao que mais urgente e mais universal. (...) 148 O discernimento apostlico comunitrio uma maneira de pr em prtica o que o Conclio Vaticano II chamou discernir os sinais dos tempos e envolve os seguintes passos: que a comunidade esteja atenta e capaz de se abrir s necessidades aos outros () para descobrir quais so as tarefas mais urgentes e mais universais que devem ser assumidas, e para oferecer solues mais eficazes, mais radicais e mais globais para estes problemas. que a comunidade reze pela graa da disponibilidade (). Esta orao partilha-se no grupo. que a comunidade delibere, envie e confirme a nossa misso: que seja capaz de tomar decises, de optar e de assumir tarefas apostlicas em que, de uma maneira ou de outra, todos os membros do grupo esto comprometidos. In O Carisma CVX

A formulao de uma Misso Comum para a Comunidade Mundial


De acordo com o esprito do PG 8, para alm da dimenso individual e pessoal da misso, que indispensvel para estender o evangelho de uma maneira duradoura e profunda na grande diversidade de pessoas, lugares e situaes (PG 8a), somos chamados a exercer um apostolado corporativo ou de grupo numa grande variedade de formas (PG 8c). Esta forma de apostolado no s d melhor resposta complexidade do mundo em que vivemos e aos desafios que ele coloca, mas tambm e principalmente representa a essncia de ser Igreja, i.e., de viver a comunho; desta forma, a CVX torna-se tambm mais visvel, credvel e atraente para os outros. Independentemente da forma como exercitamos esse apostolado de grupo ou corporativo aco do grupo iniciada ou sustentada pela Comunidade atravs de estruturas adequadas ou atravs do envolvimento dos membros em organizaes e esforos seculares e religiosos j existentes (PG 8b) o critrio para assim ser qualificado reside no facto de deliberadamente querermos trabalhar/colaborar com outros e todos os envolvidos viverem uma forma de obedincia ajustada vocao laical, no sentido de uma fidelidade e perseverana que vivida no quadro de um corpo apostlico que se afigura como o mediador onde reside o sentido e orientao da minha vida.

COMPROMISSOS CVX GUIO

37

Linhas orientadoras para a formulao da Nossa Misso Comum


O documento A Nossa Misso Comum resultou da XIII Assembleia-geral da Comunidade de Vida Crist, realizada em Itaici, em 1998. Esta XIII Assembleia insere-se na linha do conjunto das Assembleias Mundiais em especial das quatro ltimas. Em Loyola 86, ficou claro que, enquanto Comunidade Mundial, ramos uma comunidade para a misso. Em Guadalajara 90, sentimo-nos enviados a dar fruto como corpo apostlico. Em Hong Kong 94, fizemos o reconhecimento do contexto em que e para o qual somos enviados. Em Itaici 98, definimos a nossa misso comum no contexto do mundo. O processo acabou por nos fazer descobrir trs reas de misso e um conjunto de meios e opes necessrios para a sua realizao. Este texto oferecido s comunidades nacionais e locais, e a todos os membros individuais e assistentes eclesisticos em todo o mundo.4 I. CRISTO E A REALIDADE SOCIAL Queremos trazer o poder libertador de Jesus Cristo nossa realidade social. Participar na postura proftica da Igreja, como profetas da esperana e da justia. Queremos fazer a nossa opo pelos pobres, no apenas como ideia, mas atravs de uma anlise sria e da adopo de uma atitude responsvel e eficaz em relao pobreza e s suas causas. Assumir a perspectiva dos pobres e crescer na capacidade de nos encontrarmos com eles e participar nas suas lutas Examinar as nossas vidas a partir dessas perspectivas: estilo de vida simples, esprito de solidariedade, recusas ao consumismo, lutar contra a soberba e a ganncia de possuir Partilhar a experincia dos Exerccios Espirituais e aprender a contribuir com o processo de discernimento e a capacidade de escuta e de dilogo que aprendemos na nossa comunidade

II. CRISTO E A CULTURA Queremos encontrar Jesus Cristo em toda a variedade de culturas, e deixar que a sua graa ilumine tudo o que necessita de ser transformado. Valorizar o carcter nico das culturas locais, que enriquece o indivduo com as suas contribuies nicas, com todo o simbolismo e criatividade. Criar alergia aos malefcios que o pecado prprio de cada cultura pode causar ao destruir pessoas e dividir comunidades, desenvolvendo capacidades de anlise crtica e sendo contra-culturais quando necessrio. Procurar a integrao positiva de povos de diferentes culturas num mundo uno que respeita a contribuio singular de cada uma, resistindo no entanto tendncia para a uniformidade. Ser mediador para que Cristo se manifeste, atravs do respeito, dilogo e transformao do negativo, na multiplicao do bem e na preocupao pela comunidade que nos pede que vamos para alm dos nossos pequenos horizontes. Combater as tendncias para o individualismo, marginalizao, consumismo, com o dilogo e reconciliao, na integrao da f e da vida. Aplicar estas prticas tambm no seio da Igreja.

4 Deixamos aqui uma sntese, mas recomendamos a leitura do documento completo da CVX: A Nossa Misso Comum, elaborado na XIII Assembleia-geral Mundial, Itaici, Julho 1998

COMPROMISSOS CVX GUIO

38

III. CRISTO NA VIDA QUOTIDIANA Queremos viver em unio com Jesus Cristo, para que Ele possa penetrar todos os aspectos da nossa vida quotidiana no mundo. Valorizar o quotidiano como uma oportunidade para crescer na f e no servio. Expressar um apoio incondicional pessoa humana, criando relaes interpessoais autnticas, vivendo uma afectividade saudvel, acolhendo e sendo apreciativo, sendo agente de incluso. Promover a vida de famlia e maturidade das relaes autnticas em casa, entre pais e filhos e entre geraes. Oferecendo a riqueza da nossa f, lutando por tornar o caminho de Jesus atractivo e desafiador para os jovens. Valorizando o trabalho e a dignidade do colaborador. Superando ou diminuindo distncias entre o compromisso da f e as nossas actividades profissionais e outras ocupaes.

Estas trs reas de misso foram iluminadas pela fonte espiritual que nos alimenta e nos torna aptos para a misso: os Exerccios Espirituais, que nos ajudam a crescer na vida crist. Alm disso, temos que atender nossa formao para a misso, para que a nossa comunidade possa tornar-se cada vez mais um instrumento eficaz para o servio.

Pontos de reflexo
1. O discernimento apostlico comunitrio uma maneira de pr em prtica o que o Conclio Vaticano II chamou discernir os sinais dos tempos e envolve os seguintes passos que a comunidade esteja atenta e capaz de se abrir s necessidades dos outros que a comunidade reze pela graa da disponibilidade que a comunidade delibere, envie e confirme a nossa misso Que novos mtodos e procedimentos devo assumir para que a minha comunidade actue cada vez mais de acordo com os quatro pilares: Discernir Enviar Apoiar Avaliar 2. Que relevncia tm para mim as reas de misso e as linhas orientadoras do documento a Nossa Misso Comum? Que peso tm tido no discernimento pessoal e comunitrio e que influncia tem exercido nos trs nveis de envolvimento na misso da Igreja? 3. Posso/ oportuno concretizar o projecto apostlico individual / da minha comunidade?
REA 1. Realidade Social 2. Cultura 3. Vida Quotidiana AVALIAO: Quando? Como? DECISO / OPO MEIOS PRTICOS

COMPROMISSOS CVX GUIO

39

BLOCO IV: COMPROMISSO PERMANENTE CVX


171 Comprometermo-nos , portanto, apresentarmo-nos livremente perante o Senhor e o Seu povo e dar um sinal visvel daquilo que vivemos e discernimos nos nossos coraes. um gesto de alguma maneira semelhante ao compromisso matrimonial. Proclamando, perante Deus e os nossos companheiros, que nos comprometemos com uma espiritualidade, um estilo de vida, uma misso, confirmamos diante deles o nosso discernimento e a oblao de ns mesmos. Proclamamos publicamente que a Comunidade de Vida Crist o corpo em que vivemos o carisma que nos deu o Esprito do Senhor. (...) 190 No processo da vocao do membro da CVX, o compromisso permanente corresponde etapa da vida apostlica plena: quando a vocao pessoal vivida como misso apostlica. Toda a vocao se desenvolve e se expressa na misso. O compromisso permanente o fim a que chegam os membros que completaram o discernimento da sua vocao e se ofereceram a eles prprios e abraaram o estilo de vida CVX. Esta etapa est necessariamente associada ao discernimento apostlico, como elemento indispensvel ao desenvolvimento da misso. (...) 193 Longe de considerar o compromisso permanente como uma deciso arriscada que compromete a nossa liberdade futura, importante cair na conta que a liberdade interior constitui o fundamento desta deciso e um dos seus frutos. A verdadeira liberdade existe quando as pessoas so capazes de orientar as suas vidas de acordo com os seus desejos mais profundos. Portanto, so livres na medida em que so capazes de viver de acordo com os desejos profundos que o Esprito do Senhor despertou nos seus coraes. (...) 195 Por esta razo, quando os membros CVX chegam concluso de que o anncio de Cristo e da Sua Boa Nova ao mundo volta deles aquilo que eu quero e desejo e minha determinao deliberada, eles sabem que o Senhor guiou os seus passos num longo caminho. A liberdade de se comprometerem no se limita possibilidade de escolher. Significa realmente darem-se a si prprios, entregarem-se a Deus e confiarem em Deus totalmente. (...) 197 Dando testemunho perante a CVX, os que fazem o compromisso pedem ao Senhor a graa de poderem dar uma resposta generosa Sua fidelidade. E ao faz-lo diante da comunidade inteira, esto a pedir a sua ajuda: que a comunidade os possa acompanhar no seu caminho. A expresso exterior desta oferenda interior d-lhe, de alguma maneira, um carcter sacramental. Para o resto da Comunidade, a celebrao pblica do compromisso tem tambm uma certa dimenso sacramental. um sinal visvel do Esprito a actuar em cada membro, para o levar a um maior compromisso com a sua misso. tambm um sinal que constri e consolida a Comunidade no seguimento de Jesus Cristo, enviado pelo Pai. Em esprito de f, o compromisso pblico de um membro da comunidade um convite a deixar de lado todo o impedimento e perseverar" no servio quele que nos chamou comunidade, fixos os olhos em Jesus, autor e consumador da f". In O Carisma CVX

198

COMPROMISSOS CVX GUIO

40

Pontos de reflexo
1. Proclamando, perante Deus e os nossos companheiros, que nos comprometemos com uma espiritualidade, um estilo de vida, uma misso, confirmamos diante deles o nosso discernimento e a oblao de ns mesmos. Proclamamos publicamente que a Comunidade de Vida Crist o corpo em que vivemos o carisma que nos deu o Esprito do Senhor. Que evidncias me levam a concluir que na CVX que vivo o carisma que me deu o Esprito Santo?

2. A verdadeira liberdade existe quando as pessoas so capazes de orientar as suas vidas de acordo com os seus desejos mais profundos. Portanto, so livres na medida em que so capazes de viver de acordo com os desejos profundos que o Esprito do Senhor despertou nos seus coraes Que papel reconheo CVX na intermediao do meu discernimento apostlico? Como respondo aos seus apelos?

3. E ao faz-lo [o compromisso] diante da comunidade inteira, esto a pedir a sua ajuda: que a comunidade os possa acompanhar no seu caminho. A expresso exterior desta oferenda interior d-lhe, de alguma maneira, um carcter sacramental Ao preparar-me para expressar publicamente o meu Compromisso Permanente com a CVX, como integro o carcter sacramental deste acto? O que significa para mim?

COMPROMISSOS CVX GUIO

41

1 2 3 4 5 6
Anexo

III. O COMPROMISSO NA CVX


O COMPROMISSO NOS PRINCPIOS GERAIS E NORMAS GERAIS
164 Tornar-se um membro da Comunidade de Vida Crist pressupe uma vocao pessoal. Durante um perodo de tempo, determinado nas Normas Gerais, o candidato iniciado no estilo de vida prprio da CVX. Este tempo oferecido ao candidato e Comunidade para discernirem a vocao dele. Uma vez tomada a deciso e aprovada pela Comunidade, o novo membro assume um compromisso temporrio e, com o auxlio da Comunidade, comprova a sua aptido para viver de acordo com o fim e o esprito da CVX. Depois de um perodo de tempo conveniente, determinado pelas Normas Gerais, segue-se o compromisso permanente140. Qualquer que seja o modo de admisso, os novos membros devem ser ajudados pela Comunidade a assimilar o estilo de vida CVX, a decidir se se sentem chamados a ele, se desejam e so capazes de viv-lo, e a identificar-se com a grande Comunidade de Vida Crist. Depois de um perodo de tempo, ordinariamente no maior que quatro anos e no menor que um, assumem um compromisso temporrio com este estilo de vida. Recomenda-se vivamente, neste momento, uma experincia dos Exerccios Espirituais como meio de chegar a esta deciso pessoal141. O compromisso temporrio continua vlido at que a pessoa, depois de um processo de discernimento, expresse o seu compromisso permanente na CVX, a no ser que livremente se retire da Comunidade ou seja excludo dela. A durao de tempo entre o compromisso temporrio e o permanente no deve ser, ordinariamente, superior a oito anos nem inferior a dois142. Uma experincia dos Exerccios completos numa das suas diversas formas (na vida diria, o ms de retiro, vrios retiros ao longo de vrios anos) precede o compromisso permanente com a Comunidade de Vida Crist143.

165

166

167

A. FUNDAMENTAO DO COMPROMISSO
Quando nos interrogamos sobre as razes que nos levam a comprometermo-nos na CVX, descobrimos os prprios fundamentos do compromisso. So trs os fundamentos principais:

140 141 142 143

PG 10. NG 2. NG 3. NG 4.

COMPROMISSOS CVX GUIO

43

168

1. O fundamento teolgico trinitrio. As razes do compromisso na CVX no se encontram em ns mesmos, mas em Deus. O Princpio e Fundamento do nosso compromisso est em Deus que estabelece com o Seu povo uma aliana inquebrvel. O Senhor o primeiro a comprometer-se de modo permanente, visvel. Deus tem sido fiel a essa aliana vezes sem conta ao longo da histria, como testemunham as Suas aces libertadoras. Mas na Encarnao que Ele nos mostra, sem deixar lugar a dvidas, o maior e irrevogvel sinal desta aliana144. 2. O fundamento antropolgico. Os seres humanos no so puros espritos e tm necessidade de expressar as suas experincias mais profundas atravs dos sentidos. A nossa relao com o mistrio de Deus exprime-se melhor em sinais visveis, sacramentais. Do mesmo modo, somos parte da histria em que vivemos, por isso as nossas experincias espirituais e apostlicas so vividas nestes tempos. Portanto, o compromisso temporrio ou permanente com a CVX perceptvel pelos sentidos. O compromisso permanente quer significar que, na contingncia do tempo, medimos a nossa resposta pelo Amor de Deus sempre fiel e a plenitude do mistrio de Cristo que resume em Si todas as coisas145. 3. O fundamento comunitrio a Igreja. No vivemos a nossa vocao e a nossa misso como indivduos isolados. Vivemo-las em comunidade e proclamamos perante essa comunidade de amigos e de companheiros no Senhor que estamos na Igreja e com a Igreja. A comunidade tem o direito de ver, de ouvir, de sentir e de apreciar o nosso compromisso. Isso ajuda-nos a viver com coerncia o estilo de vida com que nos comprometemos146. Comprometermo-nos , portanto, apresentarmo-nos livremente perante o Senhor e o Seu povo e dar um sinal visvel daquilo que vivemos e discernimos nos nossos coraes. um gesto de alguma maneira semelhante ao compromisso matrimonial. Proclamando, perante Deus e os nossos companheiros, que nos comprometemos com uma espiritualidade, um estilo de vida, uma misso, confirmamos diante deles o nosso discernimento e a oblao de ns mesmos. Proclamamos publicamente que a Comunidade de Vida Crist o corpo em que vivemos o carisma que nos deu o Esprito do Senhor.

169

170

171

B. O COMPROMISSO TEMPORRIO 1. O processo conducente ao compromisso temporrio


172 A leitura dos Princpios Gerais e das Normas Gerais mostra que a vida na CVX nasce de um chamamento do Senhor dirigido a cada um dos seus membros e que uma tal vocao apostlica e universal, vivida na Igreja e no seio de uma comunidade local. Esta nfase na vocao pode inspirar, mais do que qualquer outra coisa, os passos iniciais na CVX. Os novos membros devem ser ajudados pela Comunidade a assimilar o estilo de vida CVX, a decidir se se sentem chamados a ele, se desejam e so capazes de viv-lo147.

173

144 145 146 147

Ver Ver Ver Ver

2Cor 1, 19-20. Lc 9, 62; Rom 12, 1. Mt 6, 14-16; 1Tes 1, 6-10; Heb 10, 23-25. NG 2.

COMPROMISSOS CVX GUIO

44

174

A vocao ou chamamento sentida de incio como uma atraco vaga e difusa, mas, no entanto, suficiente para incitar a entrar em contacto com a CVX. Quando uma pessoa se integra numa comunidade, esta ajuda-a a familiarizar-se com o estilo de vida e com os meios de crescimento no Esprito prprios da CVX148. Estes meios solhe propostos de modo gradual, no decurso de um processo de formao durante o qual o guia149 desempenha um papel importante. Neste estdio de crescimento, a pessoa deve tomar certas decises: fazer um dia de recoleco, juntar-se vida de uma comunidade local, assistir regularmente s reunies de grupo, iniciar-se no acompanhamento espiritual, tomar parte numa actividade apostlica, fazer Exerccios Espirituais ou um retiro de quatro a oito dias, etc. Estas decises levam a um compromisso progressivo no estilo de vida CVX. Ao longo do processo, o candidato sentir moes, e estas serviro para o ajudar a verificar se este ou no o caminho para ele enriquecer a sua relao com Deus. A Comunidade, pela sua parte150, sustenta a pessoa num ambiente de discernimento e encoraja-o a dar novos passos em direco ao crescimento e ao compromisso. Finalmente chegar o momento em que a pessoa deve ponderar em orao se o caminho ao longo do qual foi instrudo e acompanhado durante algum tempo (de 1 a 4 anos, segundo as Normas Gerais) verdadeiramente um chamamento e uma graa de Deus. Este momento de discernimento pode chegar de modo espontneo, no importa em que ponto do processo ou pode ser uma resposta a um convite deliberado.

175

176

2. Objecto e sentido do compromisso temporrio


177 O compromisso temporrio a expresso dum desejo de viver segundo o estilo de vida CVX. Este compromisso implica a procura da vocao qual o Senhor est a chamar a pessoa, e o discernimento dessa vocao. Naqueles que j tm a necessria disposio, este discernimento vocacional desenvolve-se a dois nveis: A escolha de um estado de vida, por aqueles que ainda no o fizeram (a vida religiosa, claro, exclui um compromisso permanente com a CVX). Emenda e reforma de vida, para os que j decidiram sobre o seu estado de vida151. 179 Este discernimento de vocao no toma como garantido uma vocao CVX definitiva, mas procura permanecer aberto a qualquer estado de vida a que possamos estar a ser chamados pela vontade de Deus. Este processo, vivido maneira da CVX, implica que a pessoa j pertena a uma comunidade com a qual fez um compromisso temporrio, mesmo que a vocao pessoal no tenha ainda sido claramente definida. Um aspecto importante deste discernimento a questo: quer e deseja buscar e encontrar a vontade de Deus na sua vida e seguir o Seu chamamento? Isto pressupe uma experincia sempre aprofundada de Deus fomentada pelos Exerccios Espirituais de Santo Incio, com o apoio da comunidade, para um maior servio. Discerne se sim ou no o caminho CVX o que Deus quer para ele, e se est aberto, livre e dispon-

178

180

148 149 150 151

Ver Ver Ver Ver

PG 12. NG 41b. NG 39a. EE 189.

COMPROMISSOS CVX GUIO

45

vel para prosseguir este caminho com uma determinao deliberada152 em direco a um estilo de vida apostlico. 181 Esta etapa vocacional e, como tal, permanece aberta a diferentes opes. Para um adulto casado, por exemplo, a questo ser se chamado a viver um estilo de vida CVX na vida de casado. Os jovens perguntar-se-o a que estilo de vida (laical, religiosa ou clerical) so chamados. Um bom nmero de adultos e jovens sentir-se-o chamados a viver segundo o estilo de vida CVX. Outros descobriro que a motivao para aderirem era mais de natureza social ou afectiva e, reconhecendo que no tm desejo de continuar, procuraro outros modos de pertena Igreja. Para os jovens ou adultos que chegam concluso que a comunidade responde aos seus desejos mais profundos, esta etapa leva-os a um renovado compromisso com o estilo CVX. Assim, o Compromisso Temporrio, feito na comunidade e aceite por ela, a expresso da determinao do indivduo procurar a vontade de Deus, servindo-se dos mtodos inacianos e da oferta pela comunidade do seu prprio processo inaciano de formao. importante que o compromisso temporrio no seja reduzido a um conjunto de obrigaes, mas deve ser a nossa resposta de amor, dada segundo o esprito do Evangelho e a lei interior do amor153, a Deus que nos amou primeiro. Os Exerccios Espirituais de S. Incio tm um papel chave no discernimento da vocao. Nesta etapa de formao, o compromisso temporrio fomenta as disposies necessrias para fazer bem os Exerccios Espirituais, tendo presente a sua vocao apostlica.

182

183

184

185

3. Maneiras de abordar o compromisso temporrio


186 importante que aqueles que fazem o compromisso encontrem uma expresso sacramental (sinal que realiza o que significa) do seu desejo de buscar e encontrar a vontade de Deus, pelo uso dos meios inacianos e na companhia da comunidade. Ao mesmo tempo, a comunidade local compromete-se a acompanh-los e encoraj-los, oferecendo-lhes os instrumentos inacianos. tambm importante fazer uma referncia explcita ao seu compromisso com a Comunidade Mundial, um corpo apostlico na Igreja. O compromisso temporrio pode ser realizado de vrias maneiras. Uma forma ter uma reunio anual para todos quantos tm j alguns anos de participao na CVX, na qual seriam convidados a reflectir sobre o significado do compromisso temporrio. O discernimento assim provocado e todos os que desejam fazer o seu compromisso temporrio podem pr-se de acordo sobre o melhor maneira de o expressarem (ocasio, forma, frmula). Uma outra maneira pode ser ter cada ano, como uma tradio regional ou nacional, um procedimento, uma frmula e uma data fixa (por exemplo, o Dia Mundial da CVX, a festa da Imaculada Conceio, o Pentecostes...) em que todos aqueles que o desejarem fazem o seu compromisso temporrio. Num processo CVX bem conduzido, este tempo de discernimento dum compromisso temporrio explcito incontornvel. Se no se faz, poder ser por uma das trs seguintes razes:

187

188

152 153

Ver EE 97. Ver PG 13.

COMPROMISSOS CVX GUIO

46

O processo interrompe-se nalgum ponto e torna-se repetitivo; entende-se mal o compromisso, tem um significado e conotaes erradas; as formas pelas quais o compromisso se expressa e celebrado levantam dificuldades. 189 O nosso desafio hoje encontrar sinais eclesiais visveis para aquilo que estamos a tentar viver e acreditar que expressem um ponto de vista teolgico e espiritual congruente com a nossa formao.

C. O COMPROMISSO PERMANENTE
190 No processo da vocao do membro da CVX, o compromisso permanente corresponde etapa da vida apostlica plena: quando a vocao pessoal vivida como misso apostlica. Toda a vocao se desenvolve e se expressa na misso. O compromisso permanente o fim a que chegam os membros que completaram o discernimento da sua vocao e se ofereceram a eles prprios e abraaram o estilo de vida CVX. Esta etapa est necessariamente associada ao discernimento apostlico, como elemento indispensvel ao desenvolvimento da misso. O compromisso temporrio na CVX est ligado ao processo de formao e corresponde ao apelo do Rei eterno e eleio. O compromisso permanente procede da CVX como estilo de vida e est em harmonia com o abandono cheio de confiana da Contemplao para Alcanar Amor. O compromisso o Tomai, Senhor, e recebei como resposta ao compromisso de Deus que 1) me deu tanto; 2) habita em mim, dando-me existncia e sentido; 3) trabalha e opera por mim; 4) vendo como todos os bens e todos os dons descem do alto: como o meu limitado poder vem do alto, e, bem assim, a justia, a bondade, a piedade, a ternura e a misericrdia e a vontade necessria para viver n'Ele o nosso compromisso154. O compromisso permanente a culminao do nosso discernimento vocacional, no qual expressamos o nosso desejo de descobrir a vontade de Deus e de realiz-la na nossa vida apostlica, em resposta ao nosso chamamento especfico e nossa prontido para sermos enviados em misso155.

191

192

1. Compromisso permanente
193 Longe de considerar o compromisso permanente como uma deciso arriscada que compromete a nossa liberdade futura, importante cair na conta que a liberdade interior constitui o fundamento desta deciso e um dos seus frutos. A verdadeira liberdade existe quando as pessoas so capazes de orientar as suas vidas de acordo com os seus desejos mais profundos. Portanto, so livres na medida em que so capazes de viver de acordo com os desejos profundos que o Esprito do Senhor despertou nos seus coraes. Os nossos actos livres no se baseiam s no poder da vontade; so actos de f e de esperana. A qualidade radical do nosso compromisso no tem tanto a ver com as nossas capacidades, mas com a liberdade para a qual Cristo nos libertou e quer que permaneamos livres156.

194

154 155 156

Ver EE 235-237. Ver PG 8c. Gal 5, 1.

COMPROMISSOS CVX GUIO

47

195

Por esta razo, quando os membros CVX chegam concluso de que o anncio de Cristo e da Sua Boa Nova ao mundo volta deles aquilo que eu quero e desejo e minha determinao deliberada157, eles sabem que o Senhor guiou os seus passos num longo caminho. A liberdade de se comprometerem no se limita possibilidade de escolher. Significa realmente darem-se a si prprios, entregarem-se a Deus e confiarem em Deus totalmente. neste esprito que Incio reza: Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memria, o meu entendimento e toda a minha vontade, tudo o que tenho e tudo o que possuo. Vs mo destes, a Vs o restituo. Tudo Vosso, disponde de tudo, segundo a Vossa vontade. Dai-me o Vosso amor e graa que esta me basta158. A nossa liberdade vem do amor de Deus e -lhe oferecida a Ele. Deus amou-nos primeiro; Deus comprometeu-se connosco primeiro.

196

2. Compromisso pblico
197 Dando testemunho perante a CVX, os que fazem o compromisso pedem ao Senhor a graa de poderem dar uma resposta generosa Sua fidelidade. E ao faz-lo diante da comunidade inteira, esto a pedir a sua ajuda: que a comunidade os possa acompanhar no seu caminho. A expresso exterior desta oferenda interior d-lhe, de alguma maneira, um carcter sacramental. Para o resto da Comunidade, a celebrao pblica do compromisso tem tambm uma certa dimenso sacramental. um sinal visvel do Esprito a actuar em cada membro, para o levar a um maior compromisso com a sua misso. tambm um sinal que constri e consolida a Comunidade no seguimento de Jesus Cristo, enviado pelo Pai. Em esprito de f, o compromisso pblico de um membro da comunidade um convite a "deixar de lado todo o impedimento e perseverar" no servio quele que nos chamou comunidade, "fixos os olhos em Jesus, autor e consumador da f"159 Este o tempo de confirmao da eleio, de assegurar um forte compromisso com a misso e o servio160. Os Exerccios Espirituais deveriam ser a chave deste processo de vida em misso, ajudando-nos a seguir mais perfeitamente Cristo pobre e humilde161. Durante esta etapa, a formao deve ser concebida como formao permanente que nos permite estar sempre em boa forma apostlica e, assim, capazes de dar em cada momento a resposta mais adequada pergunta: "Que devo fazer por Cristo?" In O Carisma CVX

198

199

200

157 158 159 160 161

EE 98. EE 234. Ver Heb 12, 1-4. Ver PG 11. Ver PG 8d.

COMPROMISSOS CVX GUIO

48

Este Guio foi elaborado entre Maro e Junho de 2006 e posto em forma final em Outubro do mesmo ano pela Equipa de Formao da CVX-P: Carla Rebelo, M Assuno Carvalho, M Helena Aguiar, Miguel Villa de Freitas, Hermnio Rico SJ

You might also like