You are on page 1of 16

AULA DE CANTO 1ST LESSON

A VOZ E O CANTO
A voz um instrumento vivo.travs de exerccios e da prtica regular de aulas de canto, voc poder melhorar cada vez mais a qualidade desse instrumento. Cada pessoa tem uma voz nica e especial. Para cada voz, uma personalidade diferente. Toda pessoa carrega consigo seu prprio instrumento, inserido em seu corpo, com caractersticas fisiolgicas e psicolgicas singulares. Por isso, tentar aplicar um sistema de canto para todos impossvel - cada voz requer tratamento individualizado. Cabe ao professor de canto conhecer bem cada aparelho vocal que lhe chega e desenvolver o canto ou fala.

Voz
Em relao voz, necessrio que funcione em solidariedade com todo o organismo. Iimpostao vocal no coisa que se faa em srie. pessoal - diferente para cada um. Para cada aparelho fonador, uma tcnica vocal prpria para ele. como fazer uma roupa com as medidas corretas para aquela pessoa. A tcnica vocal nica , individual e se adapta a cada voz. No somente a tcnica vocal que importa. O que importa, na verdade, ao lado da tcnica vocal, a personalidade vocal, isto , fazer de cada ser humano uma fonte de expresso sonora prpria e no um rob vocal. Existem hoje diversas tcnicas de canto . Muitos so os profissionais e o aluno dever escolher o que melhor trabalhe sua voz. Para isso necessrio analisar o profissional: Deve-se observar sempre que: A voz no sai nunca cansada ou rouca aps fazer exerccios vocais. A aula dever ter sempre uma parte respiratria e outra de vocalises. No necessariamente se canta na aula. Nem todo profissional da voz um instrumentista. Isto no importante. O necessrio que este entenda profundamente sobre a fisiologia da voz e tenha muita experincia. Muitos alunos querem somente cantar na aula. importante saber que a tcnica vocal coloca a voz em seu devido lugar. A aula deve ser sobre isto. Colocao e impostao da voz. O repertrio dever ser feito por um msico acompanhador.

Problemas vocais e musicais . Desafinao


Voc tem bom ouvido? musical? Quando canta com outras pessoas algum lhe manda calar? J lhe disseram que desafinado? Tem bom ouvido para ouvir mas no consegue emitir? H pessoas que adoram msicas mas so desafinadas em suas emisses. Modulam pouco a voz,e acabam por desenvolver uma personalidade introvertida.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Isto acarreta constrangimento e tristeza, pois a pessoa se sente excluda dos ambientes alegres e musicais. Como se sabem deficientes sonoros, acabam se encolhendo, se escondendo e terminam por abandonar as festinhas e acontecimentos musicais. Existem vrios nveis de desafinao. A maior ia corrigvel. A desafinao tem duas causas: ou se ouve errado, ou se emite errado. No primeiro caso, necessrio afinar o ouvido assim como se afina um instrumento. Atravs de exerccios vocais e percepo musical vai se construindo os intervalos musicais. Semitons, tons,teras etc... Ou seja, grava-se os intervalos musicais e a afinao se aprimora. No segundo caso a emisso no est correta, portanto, ao se firmar a voz na ressonncia certa a voz vai se firma e afina. Voz de Garganta, voz de peito, voz de cabea Nossa voz ressoa em todo nosso corpo. Quando emitimos um som, este antes de se projetar se dirige para o local que habituamos enviar o sopro sonoro.

A voz pode estar:


Gutural - quando a voz est arriada, produzindo um som destimbrado e com dificuldades de emisso. Esse tipo de voz, como no bate nos ressoadores frequentemente problemtica, trazendo alguns danos prega vocal. No uma voz prazerosa de se ouvir. Somente quando o som bate nas cavidades do crnio que o som fica bonito. Aconselhamos alm dos exerccios respiratrios, vocalises em stacatto e portamentos. Cantar msicas agudas, sem esforo, tambm indicado para que a pessoa se acostume a ouvir sua voz com um timbre novo. Voz de peito - um recurso utilizado pelas vozes agudas para conseguir dar alguns sons mais graves. Geralmente quem utiliza quem j sabe cantar e j est com a voz totalmente "colocada". somente um recurso. Voz de cabea - Local adequado para emisso vocal. Essa voz se consegue com muita tcnica vocal. O hbito de cantar para cima e sem esforo. O Cantor lrico utiliza sempre esta colocao. Os agudos e super-agudos da voz so todos na cabea. Excesso de vibrato -Todo cuidado pouco. Existem tres classificaes de vibrao da voz. Vibrato, trinado e trmolo. Caracterizando-se pela largura e variao de sua frequncia. Vibratos com ampla amplitude so utilizados em canto opersticos. O excesso de vibrato pode dar voz uma sensao de voz balanada.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Em canto popular, no se utiliza vibratos e sim bri lhos. Opte por esses efeitos para dar colorido e emoo nas frases. Gostar da prpria voz Voc j se ouviu cantando? Voc gosta de sua prpria voz? No reconhece sua voz gravada? A gravao tambm coloca o dono da voz em condies muito peculiares, porque ao gravar ou se apresentar, a voz se modifica involuntariamente. comum a pessoa ao escutar sua voz gravada, no a reconhecer como sua. Existe pessoas que no gostam da prpria voz . Quando cantam se sentem incomodadas, sentem que algo est errado com suas vozes. Tem uma sensao quando emitem e outra quando ouvem as gravaes, ficam confusas. Tambm por fim, como os desafinados, terminam por desistir. Seus timbres definitivamente no as agradam. Acham que sua prpria voz feia. Para todos os casos de falta de amor a sua prpria voz, saibam: a voz, com exerccios corretos, sempre melhora. preciso exerccios dirios e muito canto para achar sua melhor colocao e sonoridade. Medo de pblico O medo uma reao natural para quem se apresenta em pblico. Quando nos expomos e cantamos para outras pessoas, estamos sujeitos a agradar ou no, e isso est vinculado a nossa aceitao por quem nos ouve. Enquanto cantamos ou falamos com a emoo de medo aflorada, pequenos musculos do aparelho fonador, tentando aux iliar e nos proteger, se contraem e com isso faz a voz falhar, no encaixar no local correto, desafinar ou quebrar. Para tudo isso, s h um jeito. Tcnica vocal. Quanto mais tcnica para cantar - mais segurana na emisso, mais relaxada a musculatura do aparelho fonador e mais fcil sai o som. O hbito de se apresentar tambm vai influenciar na segurana. Quanto mais se expe mais se fortalece nosso lado emocional. fundamental aprendermos a conviver corajosamente com o temor de pblico, e agir apesar dele. Aprenda a us-lo como um guia para vencer os desafios das apresentaes, e no como desculpa para abandonar tudo e fugir ao menor erro. A coragem de se expor s aumenta a autoconfiana, e com o tempo a pessoa canta cada vez melhor; j esconder-se, desistir, produz um efeito destrutivo. Cuidados com a voz

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Na realidade, os conselhos sobre higiene geral no so diferentes dos cuidados que se deve ter com o corpo. Uma voz bonita requer um corpo saudvel. Tudo o que se fizer pelo corpo, ter efeitos sobre a voz. Recomendamos ao cantor que evite principalmente o frio com suas mudanas de temperatura. Todas as manhs deve-se praticar ginstica respiratria. As inspiraes e expiraes devero ser feitas pelo nariz, de maneira ampla, lenta, profunda e abdominal. Ginstica respiratria Banhos frios matinais Exerccios tais como: caminhada, corrida, bicicleta ou qualquer outr o aerbico. Comida Bom senso. Comer pouco, lentamente e mastigando bem. Existe uma importante relao entre o aparelho vocal e os rgos digestivos . Evitar falar ou cantar em ambiente ruidoso. No competir com barulhos externos Evitar falar ou cantar quando estiver resfriado ou rouco. Alcol, e fumo - proibidos. Gelados, quando no estiver utilizando a voz. Sono 8 horas o recomendvel para uma voz descansada. Voz cansada ou rouquido - repouso vocal absoluto. As bebidas alcolicas congestionam a mucosa larngea e promovem uma diminuio da energia muscular da mesma. O caf provoca taquicardia e poder colocar o cantor nervoso, pode tambm interferir no rtmo dos movimentos respiratrios Repertrio de canto - O adequado para seu tipo de voz . Nada pior para o aparelho vocal do que tessituras no adequadas a seu timbre. Os estudos de canto podem durar muitos anos. A impostao da voz se faz com o tempo, no h mgica vocal. preciso pacincia. Os cantores da poca do "bel canto" vocalizavam durante nove anos antes de se apresentarem diante do pblico. Hoje, apesar da atualizao e do aprimoramento da tcnica vocal, o aluno, enquanto cantar, dever praticar vocalises e tcnica vocal diariamente. No existe voz sem vocalise. O estudo do canto jamais deve chegar a fatigar a voz. Nunca se exercite ou cante at o esgotamento da garganta. Se isto ocorrer, porque algo no vai bem.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Deve-se logo procurar a causa, pois o cansao vocal o primeiro aviso da runa da voz. Para conserv-la, o cantor deve desenvolver uma tcnica correta, respirao adequada, praticar vocalises com profissional qualificado e se exercitar pelo menos 3 vezes por semana. Para finalizar, vale lembrar que necessrio cuidar do estado geral do indivduo. Qualquer alterao em qualquer rgo repercute na pureza da voz.
Tcnica Vocal o sistema de impostao da voz. Atravs de exerccios de vocalises e respiratrios regulares, conduzimos o som para ressonncias do crnio. Com o tempo, a impostao da voz ocorrer de maneira natural e precisa. Ao emitirmos um som, a voz j estar no lugar correto,sem que precisemos pensar nisto. Para se fazer um bom trabalho de tcnica vocal, precisamos praticar sempre

Respirao e Relaxamento
A respirao dever ser: Baixa, abdominal ou diafragmtica. Na respirao baixa, temos a sensao de encher a barriga de ar, sem que os pulmes se movam, apenas um estendimento da musculatura abdominal. Por isso dizemos respirao abdominal. O ar, enche os pulmes, mas o control e atravs da distenso abdominal ( veja as ilustraes)
Assista ao vdeo sobre respirao

Relaxamento
Os principais pontos de tenso de um cantor so: a musculatura das costas, claviculares, garganta e face. Todo o resto muito varivel, de acordo com as caractersticas das pessoas. Mas para se ter uma boa voz, necessrio atender a essas duas importantes condies.

(assista ao vdeo com exerccios de relaxamento) Na tcnica vocal bem realizada, a presso do ar conduz o som aos ressoadores. O sistema de ressonncia tem pois uma importncia excepcional sobre a voz, primeiro porque voluntrio e segundo porque influe modificando para bem ou para mal a vibrao larngea. Atravs da tcnica vocal em conjunto com os vocalizes, a voz direcionada para as ressonncias cranianas, melhorando sua qualidade , extenso e emisso.O cantor dever dirigir o som em direo a parte anterior de seu palato, atrs dos incisivos superiores. A tcnica vocal, no deve ser interrompida nunca. Sempre h na impostao da voz e no canto , algo que aprender, que buscar, que aperfeioar. Se quer cantar bem e durante muitos anos,o cantor dever estudar bem e durante muito tempo Tanto a voz cantada como a voz falada requer trabalho e uma correta impostao da voz. A voz colocada no lugar certo, agradvel, no cansa e capaz de trabalho por longo perodo.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Problemas da voz:
Disfonia

- so as alteraoes da voz. Existem vrios tipos de disfonias mas vamos observar apenas uma: As disfonias por abusos ou mau uso voz.

frequente quando causada por exerccios forados de canto. Normalmente devida ao uso excessivo da voz e se recupera com descanso. Outras vezes, o cansao vocal puramente de origem psquica comum profissionais da voz assim como professores, atendentes de telemarketing, telefonistas e palestrantes apresentarem disfonias vocais. A rouquido o primeiro sinal de que se est utilizando a voz de uma maneira errada. No existe voz rouca. A rouquido deve ser pesquisada e tratada. Sua persistncia indcio de que, se j no houver um problema, futuramente poder haver. As cordas vocais, msculos sensveis, quando muito exigidas, com uma carga excessiva de esforo ou trabalhando sem um apoio de ar, podem ficar sriamente danificadas causando: rouquido,calos,ndulos, plipos ou fendas. Com a tcnica vocal correta e bem dirigida, pode-se reverter casos de ndulos e fendas. J, casos de calos ou plipos, s vezes indicada a cirurgia.

EXERCCIOS PARA IMPOSTAO DA VOZ


Vocalises so pequenas linhas meldicas utilizadas para colocao e impostao da voz . Essas pequenas melodias, cantadas com continuidade e frequncia, vo colocando o som e fixando -o no local correto.
Os vocalises devem ser feitos diariamente, de preferncia pela manh. Para iniciar, aconselhamos 10 minutos de respirao e tcnica vocal pela manh para a colocao da voz falada e meia hora no fim do dia, todos os dias. Como aquecimento, por ocasio de apresentaes, deve cantar a msica da -se apresentao vrias vezes, vocalizando-a com RRRRRR, MMMMM, UUUU e com a letra. Cant-la dois ou trs tons acima tambm funciona como vocalise, e vai abrindo a ressonncia superior. importante, ainda, prestar ateno fora da voz -todo cuidado pouco. O aquecimento da voz, deve ser individual, sem fora e com suavidade. Pedimos ateno para os aquecimentos feitos em corais ou grupos vocais, quandose d mais volume voz do que o necessrio, terminando por coloc-la no local errado. Somente profissionais muito bem qualificados sabero trabalhar com um vozes em conjunto. Ex. - Com pequenos golpes de diafragma, emitir as consoantes com a vogal U. 10 vezes cada conjunto de letras. Este exerccios tira o som da garganta, coloca naturalmente o som para o alto. Alivia rouquido, afonias e corrige a m colocao da voz.

AULA DE CANTO 1ST LESSON


Condiciona o diafragma a trabalhar sozinho.Ajustado com a fala. Emitir - BU,DU,FU,GU,JU,LU,MU,NU,NHU,PU,RU,SU,TU,VU,XU,ZU, com pequenos golpes do diafragma.

Exerccios de Respirao
A base da impostao uma respirao baixa e relaxada. Passamos a seguir os exerccios que o aluno dever fazer diariamente at que o corpo se acostume com essa movimentao. Lembramos que a respirao baixa dever fazer parte da vida da pessoa. Ou seja, ela dever acontecer tambm na fala, e no somente na hora que for cantar. Quando a coluna de ar estiver fazendo som automaticamente na emisso falada, o aluno estar apto a cantar sem se preocupar com isso. A respirao j estar automatizada. Os exerccios que se seguem funcionam para voz falada e cantada. 1-Exerccio para conscientizao da respirao baixa. (assista ao video) Inspirar pelo nariz, abaixando o diafragma. No deixar o peito estufar, tendo a sensao de estar enchendo somente a barriga, pois o movi mento abdominal. Soltar pela boca, dosando com "F". 2-Exerccios de Dico (assista ao video): Repetir vrias vezes com pequenos golpes de diafragma as seguintes consoantes: (a barriga entra e sai, a movimentao se d na altura do umbigo): Ts,Ts,Ts ... Tx,Tx,Tx....Ks, Ks, Ks... Fs... Fx....Bs...Ds...Dz...Bz... 3-Exerccio para manter a voz colocada. (assista ao vdeo exerccios 3, 4, 5 e 6 ) Soprar, enchendo a bochecha de ar e apertando os lbios, a fim de evitar a sada do ar.(como enchendo uma bola de borracha) Soltar em "F". 4-Jatinho Curto: Inspirar e soltar o ar em jatinhos curtos, com pequenos golpes na regio do umbigo. 5-Respirao no ritmo do passo: Enquanto anda ou corre, fazer uma inspirao e uma expirao para cada passo. 6-Exerccio para aumentar a capacidade do ar. Respirar profunda e lentamente enchendo a barriga de ar. Subir o brao na inspirao e baixa -lo na expirao.

AULA DE CANTO 1ST LESSON


7-O mesmo exerccio, sendo que ao subir os braos, reter ao ar por 20 seg. e quando abaixar, ficar sem ar por 20 seg. Repetir 10 vezes. 8- Exerccio para manter o sopro costante. Inspirar pelo nariz em 5 segundos, reter 5 segundos e soltar em "F" em 5 segundos. Repetir 10 vezes sem interrupo. 9- Soltar S forte e no final do ar emitir TTT S_________________________________TTT S_________________________________KKK

APRENDENDO A CANTAR
Quando algum resolve aprender a cantar, inicia-se uma oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, pois tudo que somos, sentimos ou fomos, reflete-se na voz. Comeando a cantar vamos nos descobrindo, e muita gente, quando pretende melhorar a voz, visa na realidade, melhorar como pessoa em seu aspecto mais amplo, integral. No incio, o aluno deve dar ateno especial respirao. Sem ela impossvel cantar bem. Quando a respirao estiver bem treinada e a movimentao abdominal estiver acontecendo j na fala, pode o aluno comear a fazer os vocalises e exerccios para impostao da voz. Para comear a cantar corretamente, necessrio que o aluno tenha persistncia nos exerccios de vocalises e respiratrios, que devem ser feitos diariamente. um processo lento, mas quando bem executado, do excelentes e agradveis resultados. No incio, o estudante que quer aprender a cantar, deve fazer no mximo 10 minutos de exerccios seguidos. Estas curtas sees podem se repetir 4 ou 5 vezes ao dia, mas sempre bem espaadas. Conforme for se adiantando, o estudante pode chegar a 1/2 hora por dia, que o recomendvel. A Impostao da voz efetuada corretamente, com exerccios corretos de tcnica vocal, no causam fadiga vocal. Pelo contrrio, os msculos vocais se desenvolvem e fortalecem com a prtica diria de vocalises. Se o trabalho vocal acarreta fadiga ou disfonia, indica que est sendo mau realizado ou que est sendo excessivo. Para aprender a cantar, o aluno dever fazer diariamente pratica respiratra, relaxamento e vocalises.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

V c li e linh mel dic que mud nd de t m cendente e de cendente. O lun i c m nh nd mel di e emitind n t c m . m tic e c ntinu de e e e cci c i ,e e n e i m nd n e n nci , c d m em um lu d c ni . N c me m c , m c m c ntinuid de e t n i m e e i nh nd e e lume.

im t nte n utili for , o som de e ir crescendo e se projet ndo n turalmente com a prtica.

O ser humano n o possui nenhum aparelho destinado e clusivamente produ o do som. Segundo PEREL(1975), a laringe aparece na escala animal quando necessrio pro teger o aparelho respirat rio contra a entrada de slidos ou lquidos que pudessem causar asfi ia. Produ o do som O ar inspirado passa pelas cordas vocais em posi o aberta, enchendo os pulm es. Na e pira o que ocorre a fona o. O ar aspirado pelos pulm es passa pelas cordas vocais em posi o fechada . As cavidades de ressonncia tm um papel fundamental na produ o do som, pois nelas que ocorrem as modifica es do som fundamental produzido na laringe. Comparando a um instrumento, poderamos dizer que as cavidades de ressonncia da voz funcionam como a cai a de um viol o. Nada adiantaria vibrar-mos as cordas de um instrumento isoladamente, pois produziria um som "pobre". O S: O nome correto para "cordas vocais" "pregas vocais", pois n o se tratam de cordas, mas sim de pregas musculares.

           

APARELHO FONADOR
Nosso corpo um instrumento de sopro. O funcionamento desse instrumento se faz com o diafragma, que en iando uma coluna de ar e atritando as cordas vocais, produz som. Este som sobe e ressoa no crnio. O conjunto diafragma traquia - cordas vocais - boca - cabea que faz esse instrumento de sopro funcionar corretamente. Quando alguma dessas partes n o bem utilizada, temos uma voz defeituosa.

&

'

"

 !

  

    

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Tcnica Vocal
Caractersticas bsicas: Altura e registros: a altura do som vocal determinado pelo crebro e dependente da excitabilidade do nervo recorrente. Quanto aos registros vocais - extenso da voz dentro da escala geral dos tons musicais consideram-se a existncia de voz de peito, voz de cabea, voz mista e voz de falsete. s diferenas de altura entre vozes explicam-se fisiologicamente. Altura: a propriedade do som ser grave mdio e agudo ; Intensidade: a propriedade do som ser fraco ou forte,caracteriza-se pela amplitude (fora) da vibrao Timbre: a qualidade do som, que nos permite reconhecer sua origem. atravs dele que diferenciamos o som dos vrios instrumentos.o timbre est relacionado com a srie harmnica, produzida pelo som emitido. As caractersticas secundrias so: velocidade, claridade, extenso, vibrato, modulao, ritmo e expresso. Classificao das vozes: entre as masculinas classificam-se as vozes de mais grave para mais aguda, em: baixo bartono tenor; entre as vozes femininas: contralto meio soprano e soprano. Outras classificam-se na msica lrica referem-se as caractersticas de timbre (baixo, profundo, baixo constante, soprano dramtico, soprano ligeiro...) Relaxamento Respirao, postura e relaxamento esto interligados. Uma pessoa com uma m postura, provavelmente ter dificulade para respirar corretamente e bem provvel que possua tenses em algumas reas do corpo. Ou seja, qualquer um desses aspctos pode afetar o outro direta ou indiretamente. O instrumento do cantor, seu aparelho fonador, no age isoladamente de outras partes de seu corpo. Muitas vezes, quando temos dificuldade em emitir algum som, pensamos somente na regio da garganta como responsvel. Mas o certo que o funcionamento de todo nosso corpo interfere na produo vocal e consequentemente em nossa sade vocal. Cada um de ns tem a tendncia a desenvolver tenses em reas diferentes. Isso vai depender de como aprendemos a lidar com nosso corpo durante a vida. O importante eliminar atravs do autoconhecimento de nosso corpo, todo e qualquer esforo desnecessrio produo vocal. Desenvolver um trabalho corporal regularmente pode ser muito benfico. Existem muitas tcnicas corporais que beneficiam ao canto. Entre elas: Yoga, bioenergtica, massagem, RPG ( Reeducao Postural Global), Tcnica de Alexander, entre outras. Ou at mesmo qualquer atividade fsica que proporcione um bem estar, aliviando as tenses dirias pode ser benfico. As reas de tenso mais importantes a serem observadas no cantor so: os ombros, a nuca, o pescoo e o maxilar. Para um trabalho dirio de relaxamento, antes de comear os estudos vocais ( vocalises), ou antes de uma apresentao, seria interessante criar uma sequncia, conforme as necessidades ( com o tempo voc vai perceber aonde se localiza sua maior rea de tenso). Exerccios Para Relaxamento 1- Com os olhos fixados, comece a massagear a cabea com as pontas dos dedos (lavar a cabea), ao mesmo tempo v eliminando todo e qualquer pensamento. 2- Alternando a palma da mo e a ponta dos dedos massageie todo o rosto (amassar o rosto). 3- Movimente a cabea para um lado e para outro (direita e esquerda) como se quisesse encostar a cabea nos ombros (no mexa os ombros), alterne o movimento passando a movimentar a cabea para frente e para trs, por ltimo faa movimentos de rotao com a cabea. 4- Com os ombros soltos ao longo do corpo, faa movimentos de rotao dos ombros, para frente e para trs. 5- Alongar o corpo em todas as direes. 6- Em p procure alcanar o teto com as mos.Tente sentir a musculatura se alongando, especialmente a dos braos e as laterais do tronco. 7- Com as pernas e os ps soltos de chutinhos no ar. Aquecimento. Como aquecemos o nosso corpo antes de algumas atividades fsicas devemos aquecer sempre a nossa voz antes de uma apresentao assim no estamos comprometendo a sade vocal. Aquecendo a voz estamos na verdade: - Aumentando a elasticidade - Aumentando a extenso da voz

AULA DE CANTO 1ST LESSON


- Melhorando o timbre e vrias outras coisas........ Importante: quando aquecemos a voz no se deve preocupar com afinao... mas sim em buscar o estado fsico, mental, psquico com tenso controlada das cordas vocais e msculos envolvidos no processo respiratrio. Exerccios OBS: Antes do aquecimento, estar sempre relaxado (fazer sempre os exerccios de relaxamento) 1- Abrir a boca 20x ; 2- Esticar e encolher a lngua 20x ; 3- Rotao da lngua 20x ; 4- Glissando:(rrrr) - comece nos tons mdios e termine nos tons agudos durante uns 3 minutos; 5- Mastigao selvagem - ama - ama (ressonncia). OBS: Se caso esses exerccios no sejam o bastante para seu aquecimento, procure um fonoaudilogo. Desaquecimento. Como aquecemos a nossa voz de imensa importncia o desaquecimento vocal. Deve ser feito aps o canto ou qualquer espcie do uso da voz. O desaquecimento serve para colocar (posicionar) as cordas vocais na linha mdia, pois aps o esforo, elas esto separadas. Exerccios - Glissando (rrrr), iniciar nos tons agudos e terminar nos tons graves durante uns trs minutos; - Bocejo 15x - Ressonncia:(hum -suave); - Trabalho de lbios-faz vibrar por fora das cordas vocais (d - r - mi - r - d). Respirao Para uma boa realizao no canto e na fala preciso ter controle da respirao. A respirao e a postura esto intimamente interligados. Para realizar uma respirao correta preciso estar numa postura adequada. A respirao uma funo vital que, no canto, aprendemos a control-la. O principal msculo da respirao o diafrgma, situado na base do pulmo: quando inspiramos o diafrgma estendido e quando expiramos ele sobe. A respirao, sempre que possvel deve ser nasal, pois assim o ar filtrado e aquecido pelas narinas A respirao usada para o canto recebe s vezes nomes diferentes, dependendo do autor. Alguns a chamam costo-diafragmtica, outros abdominal-intercostal. O fato que devemos encher desde a base do pulmo, suas laterais at s costas, sem levantar os ombros. " Quando se pede aos alunos, no incio das aulas de fala ou de canto, para inspirarem profundamente, 80% inspiram com uma elevao forada das costelas e das clavculas, mantendo os msculos abdominais contrados, erguendo os ombros, ficando vermelhos no rosto e pescoo... Esta respirao forada tem conseqencias desastrosas, em primeiro lugar para a voz. A laringe fica sob alta presso, e pior ainda se a pessoa no articula bem, trancando os maxilares. Assim, a presso dupla e as nossas pregas vocais no podem vibrar livremente. No se pode ser um bom cantor sem possuir um perfeito controle de sua respirao. A boa respirao um dos grandes "segredos" da arte do canto. Na inspirao, que dever ser sempre nasal, se procura dilatar em todas as direes as costelas inferiores. Ao mesmo tempo, as paredes do abdomen se enchem de ar. Pode se controlar o movimento colocando uma mo no abdmen e outra nas costelas. importante que a clavcula e os ombros no se movam. Utilizar o espelho til para vigiar e impedir movimentos desnecessrios de tenso. Deve -se exercitar a inspirao nasal ainda que seja de boca aberta. Deve-se tambm praticar a inspirao rpida, quer dizer, inspirar a maior quantidade de ar em menor tempo possvel, aps ter dominado esses movimentos corretamente. O controle da respirao fundamental para quem quer cantar. Ser que voc est aproveitando toda a sua capacidade respiratria? Na inspirao, o trax se alarga e o diafragma, contrado, fica em uma posio baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o trax e elevando o diafragma, o ar sai (expirao). Para a produo da voz, porm, importante pensar na inspirao e na expirao como sendo um mesmo, um nico movimento. O alargamento do trax deve ser aproveitado ao mximo enquanto se produz somo cantor sempre numa atitude de inspirao, mantendo assim o trax aberto e o diafragma abaixado. Nesta condio tem todo o controle (apoio) necessrio produo do canto. A cada nova frase cantada, o processo se repete: o trax encolhe para expulsar o resto de ''ar antigo'' e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a prxima frase. Exerccios:

AULA DE CANTO 1ST LESSON


1-Inspirar expandindo o trax. Voc deve sentir o alargamento das costas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. No levantando os ombros nem estufe o peito! Cuide tambm para que a musculatura de pescoo no esteja tencionada. Sustentar por alguns segundos(pausa), e expirar esvaziando totalmente. 2- Repetir o ex.1, desta vez fazendo o som "SSSSS...."(contnuo).Durante a expirao. Procure manter o som homogneo, estvel, sem variao de intensidade, e durando um tempo confortvel, sem exageros. 3- Repetir o ex.1, agora fazendo sons bem curtos em "S "(STACATTO). A cada som correspondente uma expanso do trax (como se quisesse alargar ainda mais a cintura). 4- Alternar os exerccios 2 e 3: S-S-S-S-SSSSSSSS (STACATTO/ CONTNUO). 5- Repetir os exs. com os sons de CH e depois com F. Marque o tempo confortvel para manter um som contnuo, homogneo, sem oscilaes (SSS,CH,FFF). A partir deste tempo bsico, comece aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade. OBS: Note que mudanas na sua rotina como: Dormir mais tarde do que o costume, uma gripe forte, uma situao estressante ,etc, podem afetar significamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, no desanime: use essa constatao a seu favor, ampliando sua capacidade de auto conhecimento. Saber como funciona o seu corpo fundamental para quem quer cantar! Postura Uma boa postura fundamental para uma boa produo vocal. O que consiste ter boa postura? Bem, cuidar da postura fazer com que a sustentao e o equilbrio do nosso corpo esteja de acordo com as leis da gravidade. importante observar-mos que os desequilbrios posturais variam de pessoa para pessoa. Algumas possuem um exagero postural, mantendo-se com os ombros extremamente abertos, o peito empinado para frente e a cabea muito erguida, tensionando o pescoo. Se olharmos essas pessoas de lado possuem uma lordose nas costas como se fossem envergar para trs. Essas pessoas tendem a respirar mais na parte alta do pulmo. J outras pessoas possuem desequilbrio inverso. Ombros muito cados, peito fechado, como se fossem envergar para frente. Ambas as posturas so incorretas. Devemos procurar manter um equilbrio de forma a sentir "o peso do nosso corpo entre os dois ps, observando em seguida um encaixe perfeito da cintura plvica ( quadril), em equilbrio com a cintura escapular ( ombro) e mantendo um ngulo de 90% para o queixo, podemos aproximar-nos de uma figura em equilbrio." Segundo PERELL, " os ombros devem estar relaxados, a cabea reta, a fisionomia natural sem rigidez nem contrao, a boca moderadamente aberta, os lbios apoiados diante dos dentes. A mandbula no deve estra rgida. Todo o instrumento vocal deve dar a sensao de flexibilidade muscular. No deve haver nenhuma contrao dos musculos vocais no torax, colo, laringe, garganta e boca. A ressonncia correta e plena da voz se produzir com a diminuio e equilbrio dos esforos musculares. O corpo deve estar ereto mas sem rigidez, com a sensao de calma. Deve-se evitar o movimento do corpo, buscando apoio em ambas as pernas alternadamente. Evitar o movimento nervoso das mas e dos dedos, assim como os gestos exagerados ou muito forados. A atitude normal do rosto deve ser sorridente. O sorriso, por um ef eito reflexo, permite uma ampliao das cavidades de ressonncia. Para isso pode ser til fazer os vocalises diante de um espelho para observar e controlar as tenses desnecessrias." Antes de mais nada o cantor tem que estar com trs partes do seu corpo relaxada, so: ombros, pescoo e mandbula, mais isso ns iremos aprender em relaxamento. 1- Com os ps no cho no e nem abra muito as pernas (postura normal). 2- Coluna reta ( procure ficar relaxado). 3- Muitos profissionais dizem que se deve olhar o horizonte (eu no concordo com isso, o cantor tem que envolver o pblico). 4- Nunca cante com a cabea para cima ou para baixo e sim na altura do pescoo. Lembre-se a voz no ir se prolongar ou ficar mais aguda se voc levantar ou abaixar a cabea '' a presso est no abdmen e no nas cordas vocais ''. REAS DE RESSONNCIA So as regies ocas do nosso corpo onde o som se amplifica. As principais so: pulmes (ressoa notas graves e mdias) e cabea (ressoa notas agudas). Na cabea temos a regio nasal, que pode ser usada para realar os timbres mdios e metlicos da nossa voz. importante lembrar que todo o aparelho respiratrio serve como ressonncia para os sons, e para manter uma voz sempre brilhante e jovem deve-se buscar as ressonncias da face.

AULA DE CANTO 1ST LESSON

ARTICULAO Para aproveitar da melhor maneira possvel as reas de ressonncia (principalmente da face), devemos trabalhar a articulao dos sons. A musculatura da face combinada com o movimento dos lbios e maxilar ajudar a projetar o som para fora, dando mais volume e preciso na dico das palavras. Alm dos exerccios musculares para a face, que vo melhorar a dico, devemos dar ateno especial ao trato da articulao das vogais, pois este ponto de vital importncia para a boa colocao da voz, explorando as reas de ressonncia e no deixando o som destimbrado e opaco. A - - - Sons claros e abertos. Na posio da fala no se pode cantar. Para vencer a extenso das escalas com a emisso perfeita destas vogais, temos que ovalar a boca. Com est a posio o som recua para o fundo da garganta e vibra no palato mole, entrando para a ressonncia alta, e projetando-se timbrado. - - I - U - Sons escuros e fechados. O movimento labial faz com que eles se projetem para frente. Nas notas agudas o maxilar cai deixando a boca ovalada. - I - Estas duas vogais merecem ateno pois so horizontais, e para se projetarem usamos o sorriso, que os mantm vibrando no mordente at o centro da voz. Para atingir notas agudas, o sorriso permanece, porm a boca vai se ovalando em busca de um som arredondado e bem timbrado. Higiene Vocal Desde o incio do sculo j existia uma preocupao com a Sade e Higiene da Voz. O primeiro livro onde encontramos ouvir falar deste assunto no Brasil foi "Higiene na Arte, Estudo da Voz no Canto e na Oratria", escrito pelo mdico , Francisco Eiras, datado de 1901. O Que Higiene Vocal? Mara Behlau, em seu livro Higiene Vocal define o termo como sendo " algumas normas bsicas que auxiliam a preservar a sade vocal e a prevenir o aparecimento de alteraes e doenas". A quem dirigido este assunto? Mara Behlau alerta em seu livro que "as normas de Higiene Vocal devem ser seguidas por todos, particularmente por aqueles que se utilizam mais da voz ou que apresentam tendncia a alteraes vocais". Esses so chamados os profissionais da voz. Silvia Rebelo Pinho em seu livro " Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz" explica que os "professores, atores, cantores, locutores, advogados, telefonistas, entre outros, so considerados profissionais da voz. Entretanto, muitas das atividades verbais utilizadas por eles so incompatveis com a Sade Vocal, podendo danificar os delicados tecidos da laringe e produzir um distrbio vocal decorrente do abuso ou mal uso da voz." alarmante o fato de quase no haver, nas universidades, uma preocupao em preparar estes profissionais para lidar com a voz no seu dia dia, j que ela parte fundamental como instrumento de trabalho. Quais as consequncias dos abusos vocais? "Dentre as alteraes orgnicas mais freqentemente observadas nestes profissionais, encontramos os ndulos vocais ( nodulaes semelhantes a calos) e edemas ( inchao das pregas vocais)" ( Silvia Rebelo Pinho, " Manual de Higiene Vocal para Profissionais da Voz") Quem pode tratar dos problemas da voz? O mdico otorrinolaringologista quem pode diagnosticar possveis problemas no aparelho fonador. A partir de seu diagnstico se necessrio, o fonoaudilogo, que trabalha juntamente com o otorrinolaringologista, far a correo de possveis problemas atravs de exerccios.Isso para todos? "A voz deve ser sempre pensada em relao sade geral do paciente, em relao ao seu corpo todo, ao seu estado de sade geral. Segundo Sataloff (1991), todo o sistema corporal afeta a voz; Souza Mello (1988) afirma que todo o corpo colabora na produo da voz; Bloch (1979) refere que as condies ideais para uma boa produo vocal adequada correspondem a um estado de sade geral dentro das melhores condies possveis. Portanto, deve-se pensar no apenas nos aspectos que prejudicam as pregas vocais, mas sim no trato vocal integrado na sade geral de cada paciente. Desta forma, podemos pensar que, apesar de as orientaes serem gerais, as necessidades, assimilaes e repercusses so absolutamente singulares. Por exemplo: o gelado, geralmente, prejudica a voz, mas a quantidade e a forma deste prejuso se manifestam diferentemente em cada pessoa, dependendo do momento e da maneira em que este abuso foi cometido. As reaes do corpo humano so nicas e dependem de cada indivduo em cada momento."

AULA DE CANTO 1ST LESSON


Abuso vocal Gritar sem suporte respiratrio; Falar com golpes de glote; Tossir ou pigarrear excessivamente; Falar em ambientes ruidosos ou abertos; Utilizar tom grave ou agudo demais; Falar excessivamente durante quadros gripais ou crises alrgicas; Praticar exerccios fpisicos falando; Fumar ou falar muito em ambientes de fumantes; Utilizar lcool em exesso; Falar abusivamente em perodo pr-menstrual; Falar demasiadamente; Rir alto; Falar muito aps ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diurticos; Discutir com freqencia; Cantar inadequada ou abusivamente ou, ainda, participar de corais e cantar em vrios estilos musicais; Presena de refluxo gastroesofgico, altamente irritante s pregas vocais ( o refluxo gastroesofgico decorrente de disfunes estomacais, responsveis pela liberao de cido pptico, que em algumas situaes pode banhar as pregas vocais, agredindo Neste captulo iremos apresentar hbitos e alimentaes saudveis ou no para uma boa higiene vocal. Prestem bastante ateno e vamos, desde j, procurar cuidar bastante do nosso instrumento de trabalho que precioso e nico, nosso Aparelho Vocal. Permitido Evitar Proibido

Beba bastante gua em temperatura natural! (no mnimo 2 litros por dia) para manter as pregas vocais hidratadas e em boa condio de vibrao. Coma ma! A ma possui propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonncia. Beba suco de frutas! (Principalmente de frutas ctricas) Evite usar roupas apertadas, principalmente nas regies do abdmen, cintura, peito e pescoo, pois isso poder dificultar a respirao No use pastilhas, sprays, anestsicos sem orientao mdica, pois para cada caso existe uma medicao especfica, portanto no se automedique nunca! Evite alimentos gordurosos e "pesados" antes das apresentaes, pois dificultam a digesto. D preferncia aos alimentos leves e de fcil digesto (verduras, frutas, peixe, frango) Durma bem! Procure dormir, no mnimo, 8 horas por dia. No durma de estmago cheio pois pode provocar refluxo gastresofgico que altamente prejudicial s pregas vocais. No cante se estiver doente! Quando cantamos envolvemos todo o nosso corpo e gastamos muita energia, ento recupere-se antes de voltar a cantar. Evite ficar exposto por muitas horas em ambiente que utiliza ar-condicionado pois provoca o ressecamento das pregas vocais. Em casos onde isso no for possvel, procure estar sempre lubrificando as pregas vocais com gua ou suco sem gelo. Evite ambiente com mofo, poeira ou cheiros muito fortes, principalmente se voc for alrgico. Evite a competio sonora, ou seja, falar ou cantar em lugares muito barulhentos. Evite choques bruscos de temperatura Evite bebidas geladas

AULA DE CANTO 1ST LESSON


Evite cochichar pois, ao contrrio do que pensamos, no ato de cochichar submentemos nossas pregas vocais a um grande esforo provocando um desgaste muitas vezes maior do que se conversarmos normalmente. proibido gritar, pigarrear, falar durante muito tempo sem lubrificar as pregas vocais, fumar, ingerir bebidas alcolicas antes de cantar para "melhorar" a voz. IMPORTANTE!!! Se voc utiliza sua voz profissionalmente, indispensvel a consulta com um mdico especialista para que ele possa fazer uma avaliao do seu aparelho vocal. No se esquea de que o nosso "instrumento de trabalho" nico e merece toda a nossa dedicao e ateno. Nossas pregas vocais so a nossa identidade, so nosso registro pessoal, portanto no se esforce para cantar msicas em tons que no lhes so confortveis pois assim voc estar prejudicando-as. Regras do Cantor 1 - Nunca cante quando no estiver em boas condies de sade; cantar um ato de esforo e de enorme gasto energtico. Manter a sade auxilia a produo da voz, quer seja cantada ou falada. So raros os indivduos doentes que mantm boa emisso vocal. 2 - Use roupas confortveis, no apertadas, principalmente na garganta, no peito, na cintura ou no abdmen. 3 - Mantenha-se sempre hidratado, bebendo, pelo menos, dois litros de gua por dia; suas pregas vocais estaro em tima condio de vibrao quando sua urina estiver transparente. 4 - Aquea e desaquea a voz antes e depois da apresentao, respectivamente. Aquea a voz atravs de exerccios de flexibilidade muscular, antes de us-la para o canto; vocalise com variao de tons, comeando pelos mdios e depois indo em direo aos extremos da tessitura vocal. Aps o trmino das apresentaes ou ensaio, desaquea a voz atravs de exerccios para retornar sua voz falada natural; use bocejos, fala mais grave e mais baixo, para no ficar usando o esquema vocal cantado alm do tempo do canto. Um cantor que fala do mesmo jeito que canta submete seu aparelho vocal a um desgaste muito maior. 5 - Ensaie o suficiente para ficar seguro quanto ao texto, melodia e controle de voz; assim fazendo, voc vai reduzir a interferncia de aspectos emocionais negativos, como o medo e ansiedade ante o pblico. No ensaie por mais de uma hora sem descano. 6 - Monitore sua voz durante os ensaios e apresentaoes: aprenda a ouvir sua qualidade vocal e a reconhecer suas sensaes de esforo vocal e tenses desnecessrias, a fim de evit-las. 7 - Lembre-se de que um certo nervosismo mobiliza positivamente a energia para uma apresentao mais rica e envolvente; a adrenalina positiva e confere emoo ao canto. Alm disso, o pblico espera o sucesso do cantor, confie nesta qumica! 8 - Evite as festas ruidosas, lugares enfumaados e barulhento, tanto antes como depois das apresentaes. Antes das apresentaes, os abusos em questo podem limitar seu resultado vocal; aps as apresentaes seu aparelho fonador foi intensivamente solicitado e est mais sensvel para responder a tais agresses. 9 - Mantenha uma dieta balanceada, pois o canto uma funo especial e requer grande porte energtico. Evite o excesso de gordura e alimentos condimentados, o que lentifica o processo digestivo, limita a excurso respiratria e reduz a energia disponvel para o canto. Alm disso, se voltar muito tarde para casa e ainda no tiver se alimentado, ingira apenas alimentos leves e de fcil digesto, para evitar o refluxo gastroesofgico. 10 - Nunca se auto-medique; no tome remdios sugeridos por leigos, nem chs e infuses de efeito desconhecido ( geralmente irritantes, ressecantes e estimulantes de refluxo gastroesofgico). Tambm no repita receitas mdicas utilizadas nema certa ocasio, mesmo que tenham dado resultado positivo. Procure ajuda especializada quando necessrio

AULA DE CANTO 1ST LESSON

Questionrio para identificao de possveis problemas de voz


y y Voc acha que sua voz rouca? y y Algum j comentou que sua voz rouca? y y Voc fica rouco por mais de dois dias? y y Sua voz fica rouca aps os ensaios? y y Voc tem ou j teve algum problema de voz? y y Sua voz piorou depois que voc entrou no coral? y y Ultimamente voc tem demorado mais tempo para aquecer sua voz? y y No dia seguinte a um ensaio ou a uma apresentao voc fica sem voz ou com a voz rouca? y y Durante o canto sua voz quebra ou some? y y Voc desafina ou perde o controle da emisso? y y Voc sente dificuldade no pianssimo? y y Voc sente dificuldade no fortssimo? y y Voc sente que sua voz fraca demais para o coral? y y Voc sente que sua voz forte para o coral? y y Voc tem dificuldade para atingir as notas agudas? y y Voc tem dificuldade para cantar as notas graves? y y Quando voc canta sai "ar" na voz? y y Voc tem algum desses sintomas na laringe: coceira, ardor, dor, sensao de garganta seca, sensao de queimao, sensao de aperto ou bola na garganta? y y Falta ar para voc terminar as frases musicais? y y Ao final do dia sua voz est mais fraca? y y Voc canta em diversos naipes? y y Voc mudou de naipe recentemente? y y Voc procura cantar mais forte que os demais componentes do coral? y y Voc simplesmente articula, sem voz, certos trechos da msica que no consegue cantar? y y Quando voc canta suas veias ou msculos do pescoo saltam? y y Voc sente dores na regio do pescoo saltam? y y Voc sente dores de cabea aps o canto? y y Voc consegue controlar sua emisso cantada no coral, ou no se ouve e segue a voz do grupo? y y Seu coral costuma interpretar diversos estilos musicais? y y Alm do coral, voc canta em outras situaes? y y Voc canta durante muita horas seguidas? y y Voc pigarreia constantemente? y y Voc tem alergia das vias respiratrias? y y Voc tem resfriados freqentes ? y y Voc tem amigdalites, laringites ou faringites freqentes? y y Voc tem dificuldades digestivas, azia ou refluxo gastro- esofgico? y y Voc fuma? y y Voc se auot-medica quando tem problemas de voz? y y Alm da atividade do coral, voc usa a voz de modo intensivo em outras situaes? Observao: Se voc marcou mais do que 4 itens, fique atento(o) e veja o que pode ser feito para modificar esses aspectos e se tais modificaes surtem efeito positivo. Se voc assinalou acima de 6 itens, procure um especialista, sua sade vocal pode estar correndo um srio risco.

You might also like