You are on page 1of 7

27/4/2011

1 Introduo
2

RELACIONAMENTO
PROFESSOR-ESTUDANTE
ESPECIALIZAO EM PLANEJAMENTO E CONTROLE EM SEGURANA PBLICA

A qualidade no ensino tem ocupado um lugar de destaque no discurso dos agentes da educao, sendo o bom relacionamento professor-estudante um dos principais elementos discutidos, visando a garantia da qualidade no ensinos fundamental e mdio e na educao superior.
CABRAL, CARVALHO e RAMOS (2004)

PROF DR. ROMUALDO DOUGLAS COLAUTO

1 Introduo
3

1
4

Introduo

Neste contexto, a Universidade a instituio reconhecida pela sociedade como encarregada de formar pessoas, profissionais e cidados por meio do processo de ensino-aprendizagem.
(Teixeira, 2005)

A eficcia deste processo de ensino-aprendizagem depende de fatores independentes que relacionamse mutuamente. Impossvel definir qual o mais importante, at mesmo porque esto intimamente relacionados. neste contexto que se baseia este estudo.
Gil (2010)

Objetivo da aula
Refletir sobre o relacionamento professor-aluno no processo aprendizagem; e Mostrar a caracterizao do professor universitrio e traos de professores eficazes.

Mostrar a caracterizao do estudante

CARACTERIZAO DO PROFESSOR UNIVERSITRIO

27/4/2011

Quem o professor universitrio ?


7

Ser que...
8

Profissional de ensino que deve sintetizar para o estudante os contedos, preparar vivncias, comunicador.

O bom professor nasce feito!

Quem sabe o contedo, deve saber ensinar.

Facilitador da aprendizagem, motivador, orientador, autntico, paciente, compreensivo e emptico.

O professor assemelha-se a um garimpeiro do ensino, como algum que no tem mtodos ou processos definitivos, e que est sempre procurando uma forma melhor de exercer o seu trabalho.

Como se prepara ?
9 10

... e
Art. 5 da Resoluo n 20/77 do CFE, alm da qualificao bsica os docentes deveriam apresentar: Ttulo de Doutor ou Mestre obtido em curso credenciado no Pas ou exterior ou ttulo de Livre-Docente; Aproveitamento em disciplina preponderantemente em rea de concentrao de curso de ps-graduao strictu senso, com carga horria comprovada de 360 horas; Aproveitamento, baseado em freqncia e provas, em cursos de especializao ou aperfeioamento; Exerccio efetivo e atividade tcnico-profissional, ou de atividade docente de nvel superior comprovada, no mnimo dois anos; Trabalhos publicados de real valor.

Diretrizes da Educao Nacional Lei n 9.394/96:


Art.66. A preparao para o exerccio do magistrio superior far-se- em nvel de ps graduao, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. Pargrafo nico: O notrio saber, reconhecido por faculdade com curso de doutorado em rea afim, poder suprir a exigncia de ttulo acadmico.
Artigo 52 - Estabelece que as universidades devero apresentar:
1/3 do corpo docente, pelo menos, com titulao acadmica de mestrado ou doutorado; 1/3 do corpo docente em regime de tempo integral.

Alguns papis quem desempenham ?


11 12

... assim como


Instrutor Pesquisador Planejador de Disciplina Coach Conselheiro
Proporciona o psicomotoras. desenvolvimento de habilidades Produz novos conhecimentos. Seleciona contedos, estratgias e recursos de ensino. Auxilia os estudantes a descobrir seu potencial de trabalho e superao de obstculos. Auxilia os estudantes na identificao das causas do problema e no reconhecimento da necessidade de mudar.

Diagnosticador Identifica as necessidades dos de estudantes para que os contedos Necessidades ministrados atendam as suas expectativas. de informaes e Conferencista Instrutor experincias. Facilitador da Ajudar o estudante a aprender. Aprendizagem Assessor do Auxilia os estudantes a solucionarem Estudante problemas.
Fonte: Gil, 2010

Mentor

Responsvel pela idealizao e planejamento do sucesso profissional dos estudantes.


Fonte: Gil, 2010

27/4/2011

2.1 Elaine McEwan (2002) Dez traos do professor eficaz.


13 14

Caractersticas do Professor Eficaz

Traos

Descrio dos traos


1 Ocorre quando o professor apaixonado e dirigido para a misso. Sente vocao para ensinar e paixo em ajudar os alunos a aprender e a crescer. 2 Ocorre quando o professor positivo e real, demonstrando humanidade, empatia, respeito e justia no seu relacionamento interpessoal. 3 Ocorre quando detm a caracterstica de um professor lder, afetando positivamente a vida no s dos estudantes como dos pais e colegas.

Pessoais

Caractersticas do Professor Eficaz


Elaine McEwan (2002) Dez traos do professor eficaz.

continuando...
15

finalmente temos
Descrio dos traos
16

Traos

4 Ocorre quando o professor est constantemente alerta ao que ocorre na classe. Dominando os trs aspectos crticos em sala de aula: administrao e organizao da classe, engajamento dos estudantes e administrao do tempo.

Traos

Descrio dos traos


8 Ocorre quando o professor detm conhecimento terico, apresenta no apenas domnio do contedo da disciplina, mas tambm dos resultados pretendidos pela escola e pela sociedade.

Resultados pretendidos

5 Ocorre quando o professor manifesta um estilo pessoal e nico, que capaz de produzir drama, entusiasmo, vivacidade, humor, carisma, criatividade e romantismo no ensino. 6 Ocorre quando o professor motivador confiando em sua prpria habilidade para fazer a diferena na vida dos estudantes. 7 Ocorre quando o professor apresenta eficcia instrucional sendo um comunicador competente, com amplo domnio de habilidades essenciais, comportamento de modelos e princpios que conduzem ao aprendizado mesmo os estudantes mais relutantes.

Vida intelectual

9 Ocorre quando o professor possui conhecimentos sociais derivados da experincia do dia-a-dia, ou seja, sabedoria das ruas, utilizando estes conhecimentos para solucionar problemas no cenrio educativo. 10 Ocorre quando o professor tem a capacidade intelectual, sendo metacognitivo, estratgico, reflexivo, comunicativo e responsivo

Classificao do Professor Universitrio

Gil (2000)
17 18

Caractersticas

Bem humorado Gentil Tem apreo pelos estudantes Torna as aulas interessantes Expe com clareza Estimulante Comunica altas expectativas Encoraja iniciativas Apaixonado pela disciplina Questionador Desafia a pensar Oferece aplicaes prticas Demonstra interesse pelos estudantes

Oferece feedback Sensvel s necessidades dos alunos Tem apreo pelos estudantes Ouve os estudantes Trata igualmente os estudantes Ajuda os estudantes a pensar Organizado Entusiasmo Amigvel Reconhece suas limitaes preparado para cada classe Acessvel aos estudantes Aprecia a diversidade tica e cultural

Classificao do Professor Universitrio

Gil (2000)

27/4/2011

19

2.2 Desafios atuais do professor universitrio


20

O professor hoje tem o desafio de coordenar o ensino de conceitos e gesto de sala de aula, compreendidas aprendizagens de procedimentos, valores, normas e atitudes.
Medeiros e Oliveira (2009)

Desafios atuais do professor universitrio

O mundo hoje est necessitando mais das pessoas equilibradas emocionalmente do que de pessoas com alto nvel intelectual. necessrio at uma alfabetizao das emoes.
Celso Antunes

Quais seriam seus desafios atuais?


21

Conhecimentos tcnicos Viso de futuro Mediador do processo de aprendizagem Transformador Multicultural Intercultural Reflexivo Aberto
Fonte: Gil, 2010

3
24

CARACTERIZAO DO ESTUDANTE UNIVERSITRIO

Quem so os Estudantes Universitrios?


23

O que diferencia uns dos outros?

A pea principal no processo de ensino-aprendizagem...

possuem caractersticas e necessidades diversas, como qualidades intelectuais, inteligncia, facilidade de raciocnio e velocidade de aprendizagem.
Estas variveis devem ser conhecidas e analisadas cuidadosamente tanto pelas instituies quanto pelos professores.
Rollo e Pereira, 2003 Gil, 2010

27/4/2011

Variveis inatas X Variveis adquiridas?


25

As variveis inatas so aquelas caractersticas individuais que j nascem com o indivduo, e que lhe diferencia dos outros. As variveis adquiridas so aquelas caractersticas individuais que os indivduos vo adquirindo ao longo de suas vidas, a partir de suas experincias.
Gil, 2010

4
28

COMO CLASSIFICAR OS ESTUDANTES

4 Como classificar os estudantes


27

4.1 Mann (1970)


Tipos Complacentes 10% Caractersticas
Estudantes muito dependentes do professor e altamente orientados para tarefas.

A classificao dos estudantes depende de fatores tanto de natureza psicolgica, social, econmica, poltica ou cultural. Cada individuo nico e a previso do seu comportamento serve de base para o desenho programtico do contedo e tcnicas de ensino aplicadas no relacionamento interpessoal entre professores-estudantes.

Ansiosos-dependentes Estudantes com interesse excessivo em relao s aulas. Querem aprender exatamente o que os 26%
professor quer que eles aprendam.

Trabalhadores desanimados 4%

Estudantes cujos comentrios em sala de aula expressam uma atitude depressiva e fatalista em relao a si mesmo e sua educao.

Estudantes orientados para aprendizagem, esto Estudantes independentes 12% atentos ao que o professor pode lhes oferecer, mas perseguem as suas prprias metas.
Fonte: Gil, 2010

continuando...
29

4.2 Astin (1993)


30

Tipos Heris 10% Francos-atiradores 9% Estudantes que procuram ateno 11% Silenciosos 20%

Caractersticas
Estudantes que tentam chamar ateno do professor na sala de aula, mas acabam decepcion-lo mais tarde devido ao seu mau comportamento. Estudantes agressivos com os professores, e difceis de serem abordados e cheios de cinismo. Estudantes que se preocupam mais com os contatos sociais com outros estudantes ou com professor, gostam muito de falar e afeioados discusso. Estudantes que mais desejam um relacionamento prximo com professor , mas que temem o que ele possa pensar deles ou de seu trabalho.
Fonte: Gil, 2010

Tipos Sbios Ativistas sociais

Caractersticas
Definido por trs caractersticas: habilidades acadmicas, autoconfiana intelectual e habilidade matemtica. Caracterizam-se pela participao em programas de aes comunitria, pelo auxlio a pessoas com dificuldades, pela pregao de valores sociais e pelo interesse em influenciar as estruturas polticas. Conferem muita importncia criao artstica, pretendem destacar-se numa carreira artstica e escrever obras originais. Definidos em termos de trs caractersticas comportamentais: beber, fumar e aproveitar a noite.

Artistas Hedonistas

Fonte: Gil, 2010

27/4/2011

continuando...
31

Tipos Lderes

Caractersticas
Caracterizam-se pela popularidade, autoconfiana social e habilidade de liderana. Seus pas apresentam nveis socioeconmicos relativamente altos.

Direcionados para Almejam boa situao financeira, reconhecimento de sua atuao pelos colegas, obteno de sucesso em negcio o status
Manifestam algumas das seguintes expectativas: Estudantes descomprometidos antecipao da escolha da carreira, mudar para uma

prprio e responsabilidade administrativa pelo trabalho de outros.

rea mais promissora, deixar o curso temporria ou permanente ou transferir-se para uma faculdade menos exigente.
Fonte: Gil, 2010

5
34

MOMENTOS SIGNIFICATIVOS NO RELACIONAMENTO COM ESTUDANTES

5
33

Primeiro dia de aula

Momentos significativos... (GIL, 2010)


Mantendo o
um evento temporalmente breve, mais importante, pois proporciona ao professor uma oportunidade para manifestar atitudes de interesse, respeito e ajuda. Constitui um momento privilegiado para receber feedback dos estudantes, verificando o seus acertos e progressos.

O estilo do professor e a sua imagem est intimamente relacionada com momentos de particular importncia do relacionamento interpessoal professorestudante, geralmente ocorrem no primeiro dia de aula.

primeiro contanto com a classe

Conhecendo os estudantes pelo nome

importante para o professor procurar conhecer os seus estudantes atravs de seus nomes, tornando a relao interpessoal mais prxima a ponto de impression-los de maneira positiva.

Momentos significativos... (GIL, 2010)


35 36

continuando...
Respondendo as perguntas
Os estudantes costumam fazer perguntas para esclarecer aspectos sobre a matria ou at mesmo para testar ou constranger os professores . Convm ao professor respond-las cordialmente para no comprometer o relacionamento com esses estudantes

Dando e recebendo feedback

Um timo relacionamento interpessoal requer uma comunicao de mo dupla, permitindo ao professor esclarecer os contedos ou dar apoio emocional ao estudantes ao se sentirem livres para expor suas preocupaes. Desta forma, este feedback deve ser sincero, oportuno, especfico, descritivo e solicitado.

Formulando perguntas

O primeiro encontro pode ser responsvel por altos nveis de excitao ou ansiedade. o dia que os alunos geralmente esto atentos ao que os professores dizem.

Abrindo-se para os estudantes

O contato de professores-estudantes dentro e fora da sala de aula. So um dos mais importantes fatores para promoo do envolvimento do corpo discente. Um dos mais importante ocorrem durante os intervalos.
Fonte: Gil, 2010

27/4/2011

6 Como identificar Estudantes Problemticos?


38

A identificao de alunos problemticos, normalmente realizada a partir da identificao por parte do professor de comportamento, entendido como prejudicial para o desenvolvimento das aulas que acabam sendo intitulados desta forma. Gil,2010
Os problemticos causam desgaste para o professor e contribuem para que ele no se sinta a vontade em classe, trazendo prejuzos para a aprendizagem, no s deles, mas de toda classe.

6
39

COMO IDENTIFICAR ESTUDANTES PROBLEMTICOS

Mas ser que o problema est somente nos estudantes?

Caractersticas de Estudantes Problemticos -

McKeachie (2002)
Irritados, Agressivos e Desafiadores Manifestam hostilidade ao professor Carentes de Ateno Desatentos Despreparados Desanimados Lisonjeadores e Trapaceadores Lutam com Dificuldades Com Desculpas Querem a Verdade Relativistas Problemas Psicolgicos Procuram estar em evidncias No se envolvem nas aulas No lem o que solicitado. Demonstram pouco interesse nas aulas Interesse para benefcio prprio Dificuldades para acompanhar o curso Tentam justificar tarefas no executadas O professor conhecedor da verdade Geram conflitos ideolgicos Demonstram preocupao excessiva, temores e irritabilidade

7 Consideraes finais
40

A sociedade nova precisa quebrar alguns paradigmas e refletir sobre a necessidade de compreender a crise e o dilogo no processo ensino-aprendizagem.
O objetivo da educao o de formar um homem novo, utilizando os avanos tecnolgicos como fatores ativos da educao, sem excluir a presena do professor, mas trabalhando-o com intuito de fazer com que o educando aja cada vez mais por si prprio, preparando-o para enfrentar os desafios da sociedade.

Ademais...
41

8 Referncias
42

Como professor, devemos ser continuamente reflexivos, a fim de detectar novos procedimentos novas maneiras de fazermos o que sempre fizemos. Quem nos indicar os caminhos, seno o contexto, a situao do dia-adia e as trocas de ideias com os prprios profissionais?

GIL, Antonio Carlos. Didtica do ensino superior. So Paulo, Atlas, 2009. Captulos 2, 3 e 4: Quem o professor universitrio; Quem o estudante universitrio; Como se relacionam professores e estudantes. TEIXEIRA, Gilberto. O processo-ensino aprendizagem e o papel do professor como gestor do pensar. Disponvel em: < http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=7&texto=1506>. Acesso em: 05 abril 2011. MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto; OLIVEIRA, Lucia Maria Barbosa. Anlise das Competncias de Ensino Relevantes ao Bom Desempenho Docente: um estudo de caso In: ENANPAD, XXXII, 2009, So Paulo. AnaisSo Paulo, SP: ANPAD, 2009. CD-ROM. LOWMAN, Joseph. Mastering the Techniques of Teaching. Trad. Harue Ohara Avristcher. So Paulo: Atlas, 2004. SILVA, Joo Paulo Souza. Revista Espao Acadmico: A relao Professor/Aluno no processo de ensino e aprendizagem. N. 52 Setembro/2005 Mensal ISSN 1519.6186. Disponvel em: < http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm. Acesso em: 05 abril 2011. CABRAL, Fbia Moreira Squara. CARVALHO, Maria Aparecida Vivan de . RAMOS, Rosngela Mancini. Dificuldades no Relacionamento Professor/Aluno: Um Desafio a Superar. Paidia, 2004. N14(29). ISSN 327 335. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/paideia/v14n29/08.pdf. Acesso em: 05 abril 2011. SLONSK, V.G.; SLOMSKI, V. Saberes e Competncias do Professor Universitrio: Contribuies para o Estudo da Prtica Pedaggica do Professor de Cincias Contbeis do Brasil. In: LOPES, J.; RIBEIRO FILHO, J. F.; PEDERNEIRAS; M. Educao Contbil: Tpicos de Ensino e Pesquisa. So Paulo: Atlas, 2008 - Captulo 8.

Teixeira, 2010

You might also like