You are on page 1of 16

EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO E AS DISCUSSES SOBRE MEIO AMBIENTE

UM ENCONTRO NECESSRIO*
Dnda. SIMONE S. M. GUIMARES
Faculdade de Vinhedo e Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Dnda. IDA CARNEIRO MARTINS


Coordenadora do Curso de Graduao em Educao Fsica da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

LEANDRO LUCENTINI
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (Pibic)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq)/Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

Ms. MICHELE VIVIENE CARBINATTO


Faculdade de Vinhedo

Livre-Docente WAGNER WEY MOREIRA


Programa de Mestrado em Educao Fsica, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) E-mail: wmoreira@unimep.br

Dra. REGINA SIMES


Programa de Mestrado em Educao Fsica, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep)

RESUMO
O presente artigo, elaborado com base em um trabalho terico de reviso bibliogrfica, destina-se a refletir sobre a relao entre os temas educao fsica e educao ambiental, no contexto da educao fsica no ensino mdio. Para tanto, foi estruturado da seguinte forma: no primeiro momento, analisamos a importncia de o tema educao ambiental fazer parte da educao formal dos alunos, especialmente dos que freqentam o ensino mdio; como segundo ponto, fazemos uma anlise da educao fsica nesse nvel de escolarizao; por fim, apontamos para as possibilidades de o tema educao ambiental, interdisciplinar por natureza, fazer parte dos conhecimentos a serem tratados pela educao fsica no ensino mdio. PALAVRAS-CHAVE: Educao fsica; educao ambiental; ensino mdio.
* Ncleo de Pesquisa em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (Nucorpo) e apoio financeiro da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp).

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

157

INTRODUO

Os trabalhos acadmicos que se referem a propostas para o ensino da disciplina educao fsica no ensino mdio so, hoje em dia, em nmero reduzido. Ao que tudo indica, a rea preocupou-se, ao longo do tempo, em explicitar projetos para a educao infantil e para o ensino fundamental. Tambm pode ser observado, nos ltimos tempos, propostas educacionais com o tema meio ambiente, pois dissertaes e teses versam sobre o assunto, alertando no para a criao de uma disciplina especfica para tal funo educativa, mas priorizando projetos que tratem esse contedo de forma transversal. Essa abordagem, por sinal, prioridade nas novas propostas educacionais, constituindo-se fator preponderante nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O presente artigo visa apresentar as interfaces entre o componente curricular educao fsica e a temtica meio ambiente, com vistas a contribuir para alteraes de posturas pedaggicas a partir de temas transversais. Transformado esse propsito em um problema, podemos caracteriz-lo como: possvel um trabalho transversal, em meio ambiente, a partir do componente curricular educao fsica no ensino mdio? Importante lembrar que o referencial terico do presente artigo parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Ncleo de Pesquisa em Corporeidade e Pedagogia do Movimento junto a professores de educao fsica que militam no ensino mdio da rede oficial de ensino do estado de So Paulo, projeto esse aprovado pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (Fapesp), que dever chegar ao treinamento desses professores para o trato com o assunto bem como produzir material a ser utilizado em aulas.
A QUESTO DO MEIO AMBIENTE E A EDUCAO

A educao fsica escolar tem recebido, nos ltimos anos, uma grande quantidade de estudos, representados por dissertaes e teses, com o objetivo de identificar seus problemas e apresentar propostas de superao, quer seja por novas propostas tericas, quer seja por novos procedimentos pedaggicos. Enfim, o que se pretende romper a tradio da educao fsica acrtica, tecnicista e elitista, calcada em um rendimento padro retirado da performance esportiva, para uma educao em que temas relevantes sejam tratados de modo conjunto, contrria viso compartimentada hoje presente na educao bsica. Na tentativa dessa superao, propomos, aqui, a insero da temtica ambiental no ensino mdio a partir do componente curricular educao fsica, por

158

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

ser esse um tema transdisciplinar, e cujos problemas advindos da omisso em ser o assunto trabalhado, certamente, atingiro a todos. Nesse contexto, perguntamonos: como podemos pensar em sade ou em qualidade de vida sem pensar em um ambiente tambm saudvel? Ou como propor prticas em educao fsica sem levar em conta a qualidade do ambiente no qual essas so realizadas? Assim, como diz Faria Junior citado por Costa (1997, p. 46), [...] com a adoo do referencial terico da promoo da sade, a questo ambiental passou a integrar o rol dos novos objetivos, papis e compromissos da Educao Fsica. Podemos afirmar que a discusso sobre meio ambiente hoje necessria e urgente em todas as reas de conhecimento, pois os problemas ambientais que enfrentamos no esto restritos aos indivduos de uma rea profissional; so problemas transdisciplinares. Porm, quando falamos sobre meio ambiente, temos de deixar claro a que nos referimos. Assim, podemos dizer que meio ambiente uma expresso que, embora muito utilizada hoje em dia, ainda no consegue ser definida com clareza. um conceito que vem sendo construdo e no possui o mesmo significado para todos os grupos sociais que trabalham com ele. Isso acontece por ser o termo uma representao social e estar impregnado de preconceitos, ideologias e caractersticas especficas sociais e profissionais das pessoas, ou seja, uma expresso pluridimensional (REIGOTA, 2001). Ratificando essa reflexo, Aramburu (2001) comenta que o termo meio ambiente um conceito complexo, derivado de diferentes concepes, de diversas posturas filosficas, as quais influenciam nas prioridades estabelecidas pela humanidade, como tambm da educao recebida, da procedncia socioprofissional, alm das questes geogrficas e culturais. Mesmo considerando a impossibilidade de uma definio tradicional e fechada, importante esclarecer que idias esto por trs do termo meio ambiente, isso porque nossos atos, gerados a partir do que entendemos da expresso, podem ter conseqncias na realidade e no futuro do planeta. O que compreendemos por meio ambiente caracteriza nossa relao com ele, o que pode afetar toda vida no planeta, nessa gerao e nas geraes futuras. Mas, de que maneira essa relao pode acontecer de forma significativa, se, como diz Trigueiro (2003, p. 13), [...] a maior parte dos brasileiros no se percebe como parte do meio ambiente, normalmente entendido como algo de fora, que no nos inclui? Nessa idia, Trigueiro (2003, p. 13) comenta que urgente que todos possamos perceber a ordem de grandeza em que se situa hoje a questo ambiental e, talvez surpreendidos, nos darmos conta de como isso nos alcana de forma profunda, visceral.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

159

Mesmo sem ter uma definio estanque para a expresso meio ambiente, podemos afirmar o que a palavra no . Ou melhor, podemos analisar o sentido dessa palavra nesta proposta a partir de sua negao. Meio ambiente no biologia, ecologia, nem sinnimo de fauna, flora, rea natural ou natureza intocada. No representao apenas de florestas como a Amaznica ou a Mata Atlntica. No tambm apenas o meio que circunda as espcies (como na maioria das definies), pois o ser humano e todas as outras espcies vivas no esto apenas dentro do meio ambiente, como se estivessem no interior de uma caixa, mas esto tecidos juntos a ela, somos partes e parcela do ambiente ou, como dizem Margulis e Sagan (2002, p. 36): A vida no existe na superfcie da Terra mas a superfcie da Terra. Adotamos, ento, a idia de Leff (2002) quando diz que meio ambiente a complexidade do mundo, mais que uma categoria biolgica; meio ambiente uma categoria social. Ou, como diz Vieira (2001), o termo meio ambiente designa no tanto um objeto especfico (como natureza ou reas naturais, por exemplo), mas uma relao (a de interdependncia). Esse autor utiliza uma boa caracterizao sobre o termo proposta por Jollivet e Pav em 1992, em que meio ambiente o conjunto de componentes fsico-qumicos e biolgicos, associados a fatores socioculturais suscetveis de afetar, direta ou indiretamente, a curto ou longo prazos, os seres vivos e as atividades humanas no mbito globalizante da ecosfera (VIEIRA, 2001, p. 49). Essas relaes complexas implicam entender que o ser humano no est s dentro do ambiente, mas, o compe, como parte constituinte. Ele est entrelaado trama do sistema que o planeta Terra. Fazemos, ento, parte da constituio do meio ambiente e devemos ter a conscincia de que esse comea dentro de ns e perpassa tudo que nos cerca. No mbito da educao formal, as propostas relacionadas aos temas ambientais so tratadas pela educao ambiental. Nesta, existe uma grande diversidade de reflexes, experincias e prticas influenciadas por teorias cientficas e pelas mais diversas percepes individuais e coletivas de mundo que impossibilitam, num primeiro momento, a construo de uma definio de educao ambiental nica que no seja reducionista. Nessa lgica, consideramos que a educao ambiental, qual nos referimos, uma educao que exprime as seguintes caractersticas: a) uma educao poltica, no sentido de que ela reivindica e prepara os cidados para exigir justia social, cidadania e tica nas relaes sociais e com a natureza (REIGOTA, 1994);

160

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

b) uma crtica aos modelos autoritrios, tecnocrticos e populistas que no levam em conta alternativas sociais baseadas em princpios ecolgicos, ticos e justos com as geraes atuais e futuras (REIGOTA, 2001); c) uma educao social que tem por finalidade a construo de valores, conceitos, habilidades e atitudes que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuao responsvel dos atores sociais, individuais e coletivos, no ambiente (LOUREIRO, 2002); d) um elemento estratgico na formao da conscincia crtica das relaes sociais e de produo que situam a insero humana na natureza (LOUREIRO, 2000). Tambm por suas caractersticas poltico-sociais, consenso na comunidade internacional que a educao ambiental deve estar presente em todos os espaos que educam os cidados (REIGOTA, 1994). Assim, um dos locais propensos a uma melhor presena da educao ambiental no interior da escola, fazendo parte do ensino formal. No Brasil, foi instituda a Poltica Nacional de Educao Ambiental (Pnea) pela lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Nesse material, no artigo 1o, o entendimento de educao ambiental apresentado como: os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. pertinente considerar a seo II do Pnea, pois discorre sobre a educao ambiental no ensino formal. Dessa proposta poltica, destacamos dois pontos relevantes para a construo deste trabalho transdisciplinar. O primeiro ponto a ser discutido o artigo 10. Este apresenta que a educao ambiental, na educao escolar, deve ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal, e ainda que a educao ambiental no deve ser implantada como disciplina no currculo de ensino. Esse artigo do Pnea importante porque marca a educao ambiental como uma prxis educativa processual, aplicada da pr-escola universidade (passando, ento, pelo ensino mdio, foco de ateno deste trabalho). Alm disso, esse artigo refora o carter interdisciplinar da rea, pois no apresenta dvidas de que a educao ambiental no deve ser uma disciplina, e sim um tema transversal a ser tratado por diversos olhares. Isso se justifica porque a educao ambiental , marcadamente, uma rea que requer uma discusso que envolva a contribuio das vrias formas de conhe161

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

cimento e exige o suporte de vrias reas curriculares para a discusso sobre a resoluo desses problemas, inclusive a educao fsica escolar. O segundo ponto apia-se no artigo 11o do Pnea, o qual relata que a dimenso ambiental deve constar dos currculos de formao de professores, em todos os nveis e em todas as disciplinas. Assim, podemos perceber que a educao, especialmente a universitria, deve assumir a sua responsabilidade, pois, para que a educao ambiental seja incorporada educao, comeando pela infantil, preciso que professores sejam, primeiramente, formados em outras bases, com uma percepo que ultrapasse a memorizao de contedos ecolgicos e supere a simples aplicao de tcnicas ecolgicas. No lgico exigir que um professor trabalhe idias, conceitos, valores, habilidades e atitudes que colaborem com a formao de uma sociedade ambientalmente responsvel, se ele no foi assim formado nem recebeu uma formao continuada. Como diz Molero (1999, p. 87), Como que se pretende integrar a educao ambiental na escola sem preparar antes os professores e sem conscientizar nem pais nem polticos?. Alm disso, o artigo 11o, no pargrafo nico sobre educao ambiental, diz que os professores em atividade devem receber formao complementar em suas reas de atuao, com o propsito de atender, adequadamente, ao cumprimento dos princpios e objetivos da Pnea. Mesmo se considerarmos que a educao ambiental sozinha no d cabo dos problemas ambientais, ela , em mdio prazo, a estratgia principal na construo e implementao dos princpios ambientalmente adequados, bem como na direo da formao de jovens cidados conscientes do planeta em que vivem. Isso porque a morte da natureza a morte do homem: das transcendncias, das utopias, da poesia, da esperana, da metafsica. a morte das formas de manifestao da vida (BENTO, 1997, p. 100). Temos, ento, a difcil tarefa de fugir da simplificao, no reduzindo o ser humano aos seus aspectos apenas naturais e no desligando tambm este do seu ambiente. Assim, para entender o meio ambiente e sua relao com a educao fsica, preciso superar a tradio cartesiana e buscar caminhos que privilegiem a complexidade, pois o corpo do homem no um simples corpo, mas corpo humano, que s pode ser compreendido a partir de sua integrao na estrutura global (REZENDE, 1990, p. 48). As preocupaes relatadas anteriormente com o problema do meio ambiente podem ser objeto de estudo na disciplina educao fsica no ensino mdio? Se a resposta for positiva, de que forma isso pode ser trabalhado? Essas duas indagaes so foco de nossas reflexes a partir de agora.

162

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

A EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO

O atual momento do ensino mdio preocupante, requerendo grande ateno e cuidado, proveniente de alguns descuidos dos programas educativos no decorrer das ltimas dcadas. A precariedade desse nvel de ensino enorme, resultando em falta de vagas para atender alta demanda dos jovens, ausncia de estrutura fsica, de recursos financeiros, de profissionais capacitados e de uma proposta pedaggica adequada para essa fase de escolarizao. Autores como Mitrulis (2002) j admitem um incio de transformao desse quadro. No entanto, essas alteraes ainda parecem ser muito tmidas, ante os enormes problemas enfrentados pelo ensino mdio. Este possui questes complexas e variadas, que no foram resolvidas e que dizem respeito a mudanas em mbitos polticos, sociais e econmicos, para a expanso e melhoria dessa fase de escolarizao (KRAWCZYK, 2003). Esse quadro agrava-se pelo aumento da demanda de jovens que caminham na direo desse perodo de vida escolar, empenhados na busca de melhores condies de vida pela expectativa de um emprego qualificado em virtude das exigncias do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e individualista. Estudar mais deveria propiciar o atendimento s suas necessidades, mas o prolongamento da escolaridade torna-se impositivo, onde tanto o mercado de trabalho como os desafios da vida em sociedade exigem uma maior e mais sofisticada escolaridade, faz-se necessrio repensar o Ensino Mdio (ABRAMOVAY; CASTRO, 2003, p. 152). O ensino mdio teria por misso, alm de oferecer uma formao educacional de qualidade advinda do domnio de contedos, desenvolver uma postura crtica e autnoma diante dos embates da vida, postura essa necessria para o exerccio da cidadania, como afirma um dos objetivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB): O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico (idem, p. 153). Um ser pensante e crtico pode questionar, opinar, discutir e debater sobre as situaes adversas que ocorrem na sociedade e na vida. Um indivduo capacitado intelectualmente tem condies de superar a alienao. O ensino mdio, como parte da educao bsica do cidado, no se poderia eximir dessas responsabilidades. O ensino mdio destina-se, historicamente, a duas vertentes: preparar o jovem para a universidade ou ajust-lo ao mercado de trabalho. Hoje, a escola, nessa fase, no cumpre nenhuma dessas metas, sem contar a principal funo, que seria o desenvolvimento de um discente crtico.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

163

A crescente procura pelos cursinhos pr-vestibulares demonstra que os contedos do ensino mdio ou esto defasados ou so mal aplicados.
A prioridade dada a esse tipo de preparao acaba fazendo com que o contedo trabalhado seja somente aquele que exigido para o sucesso dos alunos no processo seletivo de ingresso na educao superior, o que tambm pode reduzir o carter mais humanstico e crtico dos conhecimentos ministrados, j que esses tm que se adequar ao formato e ao programa dos testes de vestibulares (idem, p. 171).

A competitividade do mercado, a valorizao do diploma superior, aliadas a fatores como a privatizao do ensino no pas, conseqncia do descaso do Estado com a educao brasileira, propiciaram a idia de que escola de ensino mdio boa aquela que prepara e aprova um maior nmero de alunos para os vestibulares universitrios. Um ensino com esses objetivos tem seus contedos aplicados de maneira pragmtica e, na maioria das vezes, alienante, desqualificando o jovem em sua conquista de cidadania. Por essa razo, nem uma nem outra vertente so significativas para o aluno, pois:
Nem o ensino mdio propedutico aos estudos superiores, em regra de currculo enciclopdico, recheado de conhecimentos poucos significativos, caracterizados por uma rala aderncia experincia dos alunos e aos desafios sociais, nem o ensino mdio profissionalizante, estritamente voltado para o exerccio de ocupaes especficas no mercado de trabalho, respondem s expectativas atuais (MITRULIS, 2002, p. 219).

Se o problema do ensino mdio j imenso, no perodo noturno maior ainda. Para Krawczyk (2003), a questo social e pedaggica do perodo noturno alarmante e merece total ateno e dedicao nas suas reformulaes. Segundo Abramovay e Castro (2003, p. 192), percebe-se que os alunos do perodo noturno identificam com maior freqncia o fato de conseguir um trabalho como uma das duas principais utilidades do ensino mdio. Quase que a totalidade dos alunos que freqentam o ensino mdio no perodo noturno j participa do mercado de trabalho, buscando na escola a oportunidade de um aprofundamento de conhecimentos na rea profissionalizante escolhida. Infelizmente, essas expectativas no so sempre alcanadas, gerando ainda mais insegurana e descrena nessa fase de escolarizao. No caso da educao fsica, o problema agrava-se, porque ela praticamente inexistente na maioria das escolas por ser facultativa, segundo os documentos legais (DARIDO, 2001). O desenvolvimento de projetos no e para o ensino mdio pode ser uma alternativa interessante para solucionar parte dos problemas identificados nesse

164

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

perodo da escola. Cada instituio deve identificar seus problemas mais relevantes e tentar apontar algumas respostas, tendo uma contnua avaliao desse processo para constantes reformulaes e dando ampla autonomia aos jovens, para sua participao na proposta pedaggica (ABRAMOVAY; CASTRO, 2003). Como complemento dessa ao, os PCNs, com seus temas transversais, entre eles o meio ambiente, oferecem assuntos de relevncia social e nacional, podendo auxiliar as escolas no oferecimento de uma educao de qualidade para os jovens. Trabalhando com os temas transversais, trazendo a realidade social para dentro da escola e relacionando-a com disciplinas curriculares especficas, o professor poder auxiliar o aluno na compreenso dos conflitos existentes no dia-a-dia. Esses temas no so fixos, podendo a escola buscar as questes mais importantes para a sua realidade e a de seus alunos, discutindo os melhores caminhos para o entendimento da relao escola-professor-aluno-sociedade. Adentrando, especificamente, no PCN da educao fsica do ensino mdio, identificamos uma proposta calcada no sentido da incluso, o que pode ser considerado um avano em relao histria da educao fsica escolar, sempre pautada em excluso pelos critrios eficincia tcnica e ttica. Uma abordagem que respeite os limites e a individualidade do aluno, que trabalhe o coletivo, enfocando o aprendizado e o desenvolvimento do aluno, mesmo com aspectos a serem melhorados, j uma novidade interessante. Essa conduta j pode auxiliar na superao do problema identificado por Pereira e Silva (2004, p. 72):
Ento se os contedos de ambos os nveis de ensino so similares, ou iguais, algo est errado. Ou o grau de exigncia muito elevado para o Ensino Fundamental [EF] ou muito baixo para o [Ensino Mdio] EM. Tem-se a convico de que a ocorrncia da ltima alternativa correta: so deficientes qualitativamente os nveis de exigncia da EF para o EM.

Essa uma constatao presente na histria das aulas de educao fsica no ensino mdio. As propostas centram-se ou na repetio dos contedos vistos no ensino fundamental ou so prticas esportivas visando mais ao treinamento esportivo. Tais prticas acarretam, de um lado, a desmotivao para as aulas e, por outro, a excluso, em que s os mais aptos participam. Aplicando de forma adequada os contedos da educao fsica, em atividades variadas, pautadas em propostas transversais, os professores podem atender s expectativas dos alunos, oferecendo um conhecimento que ir alm do desenvolvimento de habilidades motoras. Ao no relacionar seus contedos com temas de relevncia social, os professores de educao fsica podem contribuir para o distanciamento do aluno em relao sua disciplina. Problematizar, fundamentar e inter-relacionar as mais variadas

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

165

dimenses propiciaro aos alunos um conhecimento significativo, abandonando o simples fazer por fazer. Cremos ser esse um dos principais papis do professor de educao fsica como educador. O professor deve estar preparado para trabalhar de forma interdisciplinar, deve assumir uma postura acessvel a novos conhecimentos e a novas abordagens. Esse trabalho no s favorece os alunos, mas tambm o prprio profissional, dando a ele a oportunidade de ampliar e relacionar os contedos de sua disciplina com novos conhecimentos.
Para isso, necessrio que se faam sempre pontes entre teoria e prtica, que se estimule uma viso orgnica do conhecimento, que destaque a interao entre as diferentes disciplinas e, principalmente, entre estas disciplinas e a vida cotidiana, incluindo o processo de trabalho (ABRAMOVAY; CASTRO, 2003, p. 222).

Conhecer o universo da cultura do movimento, das vivncias corporais que so criadas culturalmente e contextualizadas s necessidades cotidianas, parece ser misso da educao fsica na escola do ensino mdio. Ela detentora de condies suficientes para atingir um amplo campo de ao, podendo integrar e relacionar seus contedos especficos com variados temas de relevncia social, permitindo um trabalho em seu campo de atuao e pesquisa, tanto interdisciplinar, como transdisciplinar e transversal, articulando-os com vrias dimenses, tais como social, poltica, econmica, filosfica, histrica, cultural e ambiental. Portanto, so muitas as justificativas para comprovar e aprovar a importncia da educao fsica, disciplina escolar do ensino mdio, como merecedora de reestruturaes significativas, nessa fase de ensino, em seu processo educacional pedaggico, para melhor atender a seus alunos em sua vivncia cidad.
EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO E A EDUCAO AMBIENTAL

Para aplicar e relacionar o tema meio ambiente na forma transversal na escola, necessrio um preparo, uma formao que permita ao professor ter segurana e um mnimo de domnio sobre o tema.
A abordagem interdisciplinar objetiva superar a fragmentao do conhecimento. Portanto, esse um importante enfoque a ser perseguido pelos educadores ambientais, j que permite, pela compreenso mais globalizada do ambiente, trabalhar a interao em equilbrio dos seres humanos com a natureza (GUIMARES, 2001, p. 59).

A educao fsica permite um amplo campo de atuao nessa rea, levandose em conta, por exemplo, os esportes de aventura praticados na natureza.

166

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

Se a opo for essa, necessrio que o professor no s domine os contedos de sua disciplina, mas tenha tambm conhecimentos referentes ao tema, sabendo relacion-los. Como uma primeira abordagem facilitadora da entrada do profissional nesse universo, a partir de conhecimentos que j possui, podemos lembrar Marinho (2004), quando afirma que a educao fsica, por meio das atividades na natureza, pode potencializar o desenvolvimento das capacidades fsicas e das habilidades motoras dos alunos. Em virtude do crescimento das prticas de atividades fsicas em contato com a natureza e da constante criao de novas modalidades esportivas nessa rea, fica evidente ser esse um campo com enormes possibilidades de ao e atuao para o desenvolvimento de uma conscincia crtica a respeito do meio ambiente. Pelo exerccio dessas atividades, abre-se um caminho para o desenvolvimento da conscientizao ambiental. As experincias vividas por meio de tais prticas podem ser uma oportunidade para o surgimento de novas atitudes e sentimentos, podendo unir as vivncias corporais e o respeito pelo meio ambiente (BAHIA, 2005). Em contrapartida, no se deve deixar que essa dedicao fique apenas no consumismo, no tirar proveito da natureza. necessrio, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de projetos que proporcionem o lazer ou a competio, mas no se esquecendo da preservao, do cuidado e da manuteno da natureza. Tais projetos devem ter um carter educacional, colaborando para a mudana de atitude a respeito do tema meio ambiente, incorporando princpios de sustentabilidade e de preservao da vida. No caminho das novas propostas, surgem aquelas que privilegiam a ao consciente de respeito aos indivduos e natureza, em que o prazer de se movimentar pode estar relacionado com o prazer de conhecer e vivenciar a natureza. Segundo Grezzana (2001), a educao fsica uma rea que aborda conhecimentos com relao ao meio ambiente, pelas atividades fsicas e pelas prticas de esportes da natureza, buscando entendimento e harmonia com esta. A educao fsica parte do aprendizado pela vivncia, o fazer consciente. O processo de ensino-aprendizagem ocorre pela prxis. Pela prtica efetiva que os conhecimentos ancoram e incorporam em nosso ser. Colaborando com essas afirmaes, Guimares (2001, p. 48) diz: Na concretizao desse processo se d a prxis em Educao Ambiental em que educando/educador exercitam a reflexo/ao na construo desses valores e atitudes que integrem ser humano/natureza. O processo educacional da educao ambiental ocorre por meio da relao teoria/prtica, em que os conhecimentos adquiridos devem ter ao direta na vida social.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

167

Se a educao fsica pode encampar as preocupaes com o meio ambiente, nada mais coerente que uni-las em um trabalho pedaggico, transversal e interdisciplinar nas escolas, em que as experincias na natureza podem, efetivamente, contribuir para o despertar de uma sensibilidade e de uma responsabilidade ambiental coletiva, contribuindo, at mesmo, para impulsionar o estabelecimento de polticas em nveis local e global (MARINHO, 2004, p. 66). Os esportes da natureza, por exemplo, so excelentes possibilidades de fundir os contedos da educao fsica e a temtica ambiental, buscando a vivncia concreta de prticas essenciais vida do ser humano. Nessa relao associativa, por um lado, tem-se a oportunidade de oferecer atividades que permitem um contato com a natureza, em que os mesmos contedos aplicados em quadras, campos e piscinas podem ser aplicados de uma nova forma, proporcionando novos desafios aos seus praticantes. Por outro lado, a tomada de conscincia da dependncia da natureza para a realizao dessas atividades, sem dvida, ir gerar a compreenso da importncia da preservao do meio ambiente.
A educao ambiental, como perspectiva educativa, pode estar presente em todas as disciplinas, quando analisa temas que permitem enfocar as relaes entre a humanidade e o meio natural, e as relaes sociais, sem deixar de lado as suas especificidades (REIGOTA, 2001, p. 25).

Ao professor de educao fsica fica a responsabilidade, como educador, de intervir e incentivar essa compreenso.
CONSIDERAES FINAIS

O ensino mdio na escola deve ser repensado e seu processo de ensinoaprendizagem deve ser reorganizado, no sentido de oferecer aos jovens as capacidades de refletir, pensar, opinar e formular conceitos mediante o cotidiano de suas vidas.
[...] preciso formar pessoas mais aptas a assimilar mudanas, mais autnomas em suas escolhas, mais solidrias, mais abertas a diferenas. [...] facilitando a travessia da situao alarmante atual do ensino mdio em direo a um ensino altura dos desafios do sculo XXI (ABRAMOVAY; CASTRO, 2003, p. 220).

A educao ambiental oferece um programa cuja finalidade a tomada de conscincia por parte do cidado, formulao de novos valores e conceitos, promovendo uma nova viso e exerccio da cidadania. Essa educao pode ser incorporada, por meio da perspectiva transversal, pela disciplina educao fsica na escola.

168

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

A educao ambiental envolve vrias reas de atuao e de conhecimento, abrange dimenses polticas, sociais, econmicas, entre outras. Sua proposta est no sentido de unir o individual ao coletivo, o professor ao aluno, a escola comunidade, a sociedade ao governo, todos juntos, engajados em prol do meio ambiente e tambm da humanidade. Reigota (2001, p. 58) comenta que A educao ambiental uma das mais importantes exigncias educacionais contemporneas no s no Brasil, mas tambm no mundo. Deve ser ainda considerada como uma grande contribuio filosfica e metodolgica educao geral. A educao fsica no ensino mdio est procura de reformular seus propsitos enquanto uma disciplina curricular, adequando-se aos princpios que balizam uma educao crtica e comprometida com o mundo e a vida de seus alunos. Apropriar-se da temtica ambiental em suas propostas pedaggicas pode ser um caminho adequado para atingir os seus novos propsitos. O professor de educao fsica tem ao seu dispor uma possibilidade a mais para sua ao educativa, desvencilhando-se das impropriedades histricas da conduo dessa disciplina curricular. Associar seus contedos aos conhecimentos exigidos na educao ambiental dar um salto de qualidade, produzir um fazer pedaggico mais consistente, fazer a hora e no esperar acontecer. Como mencionam Franco e Novaes (2001, p. 181): Cabe, assim, articular escola e vida cotidiana, promovendo a formao de um cidado consciente, historicamente situado, engajado nos problemas de seu tempo, dinmico e participativo. educao fsica e aos seus profissionais, essa possibilidade de misso, sendo o trabalho com a educao ambiental uma das possibilidades ao seu dispor.

The role of physical education in the discussion of environmental issues in high school
ABSTRACT: This article tries to think about the relation among physical education and environmental education in the context of physical education in high school, and was theoretically elaborated through a bibliographical revision. The work was structured as follows: in the first moment we analysed the importance of environmental education in the formal education of students, especially for those in high school; the second point was to analyse physical education in this school level; and finally we indicated the possibility that the matter environmental education, an interdisciplinary topic, could be part of the knowledge discussed in physical education during high school. KEY WORDS: Physical education; environmental education; high school.
(continua)

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

169

(continuao)

Educacin Fsica en la Enseanza Media y las discusiones sobre Medio Ambiente: uno encuentro necesario
RESUMEN: Este artculo, elaborado por medio de un trabajo terico de revisin bibliogrfica, se destina a piensar sobre la relacin entre los temas educacin fsica y educacin ecolgica, en el contexto de la educacin fsica en la enseanza media. Ese trabajo ha sido estructurado de la siguiente forma: en un primer momento, hemos visto la importancia de que el tema educacin ecolgica sea parte de la educacin formal de los alumnos, en especial de los que frecuentam la enseanza media; como segundo punto hicimos un anlisis de la educacin fsica en este nivel de estudios; y al fin, indicamos la possibilidad de que el tema educacin ecolgica, interdisciplinar por su naturaleza, sea parte de los conocimientos impartidos en la educacin fsica, en la enseanza media. PALABRAS CLAVES: Educacin fsica; educacin ambiental; enseanza media.

REFERNCIAS ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G. Ensino mdio: mltiplas vozes. Braslia: Unesco/Ministrio da Educao, 2003. ARAMBURU, F. Medio ambiente y educacin. Salamanca: Sintesis, 2001. BAHIA, M. C. Lazer-meio ambiente: em busca das atitudes vivenciadas nos esportes de aventura. 2005. 156p. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Faculdade de Cincias da Sade, Universidade Metodista de Piracicaba, 2005. BENTO, J. O. Desporto cidade natureza: introduo ao tema. In: COSTA, L. P da. Meio . ambiente e desporto: uma perspectiva internacional. Porto: Faculdade de Cincias do Desporto e Educao Fsica, 1997. BRASIL. Poltica Nacional de Educao Ambiental. Dirio Oficial da Unio, Lei n. 9.795, 27 abr. 1999. . Parmetros Curriculares Nacionais, meio ambiente e sade. Braslia: MEC/ SEF, 1997. COSTA, L. P da. Meio ambiente e desporto: uma perspectiva internacional. Porto: Faculda. de de Cincias do Desporto e Educao Fsica, 1997. DARIDO, S. C. Educao fsica na escola e a formao do cidado. Tese (Livre Docncia em Educao Fsica) Departamento de Educao Fsica, Instituto de Biocincias, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001. 359 p. FRANCO, M. L. P B.; NOVAES, G. T. F Os jovens do ensino mdio e suas representaes sociais. . . Caderno de Pesquisa, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, n. 112, p. 167-183, mar. 2001.

170

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

GREZZANA, J. F. Educao, meio ambiente e esportes na natureza. Conscincia, Palmas, v. 15, n. 1, p. 9-16, jan./jun. 2001. GUIMARES, M. A dimenso ambiental na educao. 4. ed. Campinas: Papirus, 2001. KRAWCZYK, N. A escola mdia: um espao sem consenso. Cadernos de Pesquisa, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, n. 120, p.169-202, nov. 2003. LEFF, E. Epistemologia ambiental. So Paulo: Cortez, 2002. LOUREIRO, C. F. B. Educao ambiental e movimentos sociais na construo da cidadania planetria. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P P CASTRO, R. S. de (Orgs.). Educa. .; o ambiental: repensando o espao da cidadania. So Paulo: Cortez, 2002. . Teoria social e questo ambiental: pressupostos para uma prxis crtica em educao ambiental. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P P CASTRO, R.S. de (Orgs.). . .; Sociedade e meio ambiente: a educao ambiental em debate. So Paulo: Cortez, 2000. MARGULIS, L.; SAGAN, V. R. D. O que vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. MARINHO, A. Atividades na natureza, lazer e educao ambiental: refletindo sobre algumas possibilidades. Motrivivncia, Florianpolis, v. 16, n. 22, p. 47-69, jun. 2004. MITRULIS, E. Ensaios de inovao no ensino mdio. Cadernos de Pesquisa, So Paulo: Fundao Carlos Chagas, n. 116, p. 217-244, jun. 2002. MOLERO, F. M. Educacin ambiental. Madri: Sntesis, 1999. PEREIRA, F. M.; SILVA, A. C. Sobre os contedos da educao fsica no ensino mdio em diferentes redes educacionais do Rio Grande do Sul. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v. 15, n. 2, p. 67-77, jul./dez. 2004. REIGOTA, M. Meio ambiente e representao social. So Paulo: Cortez, 2001. . O que educao ambiental. So Paulo: Brasiliense, 1994. REZENDE, A. M. Concepo fenomenolgica da educao. So Paulo: Cortez, 1990. TRIGUEIRO, A. Meio ambiente no sculo 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. VIEIRA, P F. Meio ambiente, desenvolvimento e planejamento. In: VIOLA, E. J. et al. Meio . ambiente, desenvolvimento e cidadania. So Paulo: Cortez, 2001.

Recebido: 30 set. 2006 Aprovado: 22 dez. 2006

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

171

Endereo para correspondncia Regina Simes Faculdade de Educao Fsica Campus Taquaral Rodovia do Acar, km 156 Bloco 07 Piracicaba-SP CEP 13400-911

172

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007

You might also like