You are on page 1of 51

O sentido se obscurece, quando fixamos o olhar apenas em pequenos seguimentos da existncia. (Chuang Tse).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

Biografia

Allan Kardec (1804-1869)


impossvel a um pesquisador separar a fenomenologia e a historicidade, quando estuda uma cincia, filosofia ou religio. Por isso, impossvel descentralizar a figura de Kardec do estudo e do movimento histrico que acometia o mundo no sculo XIX, e mais particularmente a Frana que havia passado por uma grande revoluo (1789) e adentrava na revoluo industrial que permeava os sculos XVIII e XIX. O sculo XIX estava sobre forte influncia positivista, onde todas as cincias precisavam assentar ou pelo menos pressupor suas bases dentro dessa cincia. Claro que com o decorrer do tempo, outros pressupostos tericos surgiram e no mais precisamos por ou enquadrar o Espiritismo ou qualquer uma das cincias existentes nesse pressuposto, pois o que no conseguimos explicar com uma cincia positivista o fazemos com uma cincia fenomelogica, existencialista ou etc. Com o Espiritismo no aconteceu diferente, tendo em vista seu posicionamento frente s realidades e as verdades do mundo 1.

Kardec, A. Revista Esprita - 1864, p. 319.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

Quando mais um homem pertence posteridade - em outras palavras, Humanidade de modo geral - mais ele um estranho para os seus contemporneos; porque uma vez que sua obra no feita especialmente para eles, mas para a medida em que eles faam parte da Humanidade como um todo, no existe nada daquela cor local em suas produes que lhes interessaria. (Schopenhauer, 1844).
- A poca estava sobre forte impacto do desenvolvimento social do homem, a individualidade e o humanismo j no era apenas uma teoria pressuposta, mas sim uma realidade posta. Com Coprnico, o homem deixou de estar no centro do universo. Com Darwin, o homem deixou de ser o centro do reino animal. Com Marx, o homem deixou de ser o centro da histria (que alis, no possui um centro). Com Freud, o homem deixou de ser o centro de si mesmo (Eduardo Prado Coelho) 2. Com Kardec, o homem deixou de ser espectador e passou a observador 3. Todas essas teorias de uma forma ou de outra abalaram a imanncia humana, causando profunda e grande repercusso sobre os conceitos de interpretar as cosmologias, o homem enquanto ser-para-si, a vida enquanto transcendental, a religiosidade enquanto busca do sagrado e as cincias como conhecimentos relativos que ainda temos e utilizamos at os dia de hoje. - Como foi dito no incio, no existe possibilidade de descentralizar a figura de Allan Kardec do Espiritismo, como no conseguiramos descentralizar a figura de Freud da Psicanlise ou de Marx do estudo sobre um possvel socialismo dialtico. Nem preciso que se relate nestas pginas as diferenas entre os fenmenos da Umbanda e do Candombl com o Espiritismo, pois os mesmos nada possuem em comum 4. - Allan Kardec, considerado o codificador do Espiritismo. Seu nome de batismo Hippolyte Lon Denizard Rivail, nasceu em Lyon, Frana, no dia 03 de outubro de 1804, desencarnou em 31 de maro de 1869, em Paris, vtima de uma ruptura de Aneurisma no corao. Rivail fora pedagogo, aluno e fiel discpulo de Pestalozzi e este de Rousseau. Aps ter se formado, publicou numerosos livros didticos, apresenta planos, mtodos e projetos aos deputados, aos governadores e as universidades, referentes eterna Reforma do ensino francs, desenvolve, em suma, atividade tal que no lhe deixa tempo para levar uma vida privada 5. As obras e trabalhos publicados sobre o nome de Hippolyte Lon Denizard Rivail, so as

seguintes:

2 3

Citado por Aranha, M. L. A. e Martins, M. H. P. Filosofando - Introduo a Filosofia, cap. 19. Pires, J. H. Concepo Existencial de Deus, cap. II O Existente. 4 Kardec, A. A Gnese; 1:19. 5 Moreil, A. Vida e Obra de Allan Kardec, p. 29 item III

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

1824 Curso Prtico e Terico da Aritmtica. 1828 Plano para a Melhoria da Educao Pblica. 1831 - Gramtica Francesa. 1838 Programa de Estudos conforme ao Plano de Introduo. 1839 Projeto de Reforma no Ensino. 1847 O Projeto. 1848 Introduo ao Catecismo Gramatical da Lngua Francesa. * Trabalhos sem data (Utilizado nas Universidades) - Gramtica Normal dos Exames. - Curso de Clculo de Cabea. - Trabalho de Aritmtica. - Questionrio Gramatical, Literrio e Filosfico. - Manual dos Exames para os Certificados de Habilitao. - Catecismo Gramatical da Lngua Francesa. - Solues Racionais das Perguntas e dos Problemas de Aritmtica dos Exerccios e Problemas. - Ditados Normais dos Exames do Hotel de Ville e da Sorbone. - Ditados Especiais sobre as Dificuldades Ortogrficas. Rivail contraiu matrimonio aos 28 anos, com a senhorita Amlie Gabrielle Boudet nove anos mais velha que ele, em 6 de fevereiro de 1832 a quem Kardec chamava carinhosamente de Gabi. Nada sabemos da vida do casal, mas podemos supor que os dois esposos se entendiam muito bem, pois colaboravam harmoniosamente 6. Pelo que sabemos da histria do Espiritismo por alguns historiadores e mesmo Conan Doyle, Rivail era ctico como qualquer bom cientista ou filosofo de seu tempo, no estando vinculado a nenhum credo religioso, acreditava que apenas a razo e o esprito cientifico seriam os nicos capazes de explicar todos os fenmenos existentes. Acreditava que os chamados fenmenos que ocorriam naquela poca, ou seja, as chamadas Mesas Girantes ou Falantes, era pura brincadeira de salo, ou simplesmente para fazer dormir em p e s existia na imaginao.
6

Ibid. p. 35

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

A MINHA PRIMEIRA INICIAO NO ESPIRITISMO 7. Foi em 1854 que pela primeira vez ouvi falar das mesas girantes. Encontrei um dia o magnetizador, Senhor Fortier, a quem eu conhecia desde muito tempo e que me disse: J sabe da singular propriedade que se acaba de descobrir no Magnetismo? Parece que j no so somente as pessoas que se podem magnetizar, mas tambm as mesas, conseguindo-se que elas girem e caminhem vontade. , com efeito, muito singular, respondi; mas, a rigor, isso no me parece radicalmente impossvel. O fluido magntico, que uma espcie de eletricidade, pode perfeitamente atuar sobre os corpos inertes e fazer que eles se movam. Os relatos, que os jornais publicaram, de experincias feitas em Nantes, em Marselha e em algumas outras cidades, no permitiam dvidas acerca da realidade do fenmeno. Algum tempo depois, encontrei-me novamente com o Senhor Fortier, que me disse: Temos uma coisa muito mais extraordinria; no s se consegue que uma mesa se mova, magnetizando-a, como tambm que fale. Interrogada, ela responde. - Isto agora, repliquei-lhe, outra questo. S acreditarei quando o vir e quando me provarem que uma mesa tem crebro para pensar, nervos para sentir e que possa tornar-se sonmbula.
At l, permita que eu no veja no caso mais do que um conto para fazer-nos dormir em p.

Era lgico este raciocnio: eu concebia o movimento por efeito de uma fora mecnica, mas, ignorando a causa e a lei do fenmeno, afigurmava-se-me absurdo atribuir-se inteligncia a uma coisa puramente material. Achava-me na posio dos incrdulos atuais, que negam porque apenas vem um fato que no compreendem. H 50 anos, se a algum dissessem, pura e simplesmente, que se podia transmitir um despacho telegrfico a 500 lguas e receber a resposta dentro de uma hora, esse algum se riria e no teriam faltado excelentes razes cientficas para provar que semelhante coisa era materialmente impossvel. Hoje, quando j se conhece a lei da eletricidade, isso a ningum espanta, nem sequer ao campons. O mesmo se d com todos os fenmenos espritas. Para quem quer que no conhea a lei que os rege, eles parecem Uma vez sobrenaturais, maravilhosos e, por conseguinte, empecveis e ridculos. porque se prende possibilidade de ele produzir-se. Eu estava, pois, diante de um fato inexplicado, aparentemente contrrio s leis da Natureza e que a minha razo repelia.
7

conhecida lei, desaparece a maravilha, o fato deixa de ter o que repugne razo,

Ainda nada vira, nem observara; as

Kardec, A. Obras Pstumas, 265 a 267.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

experincias, realizadas em presena de pessoas honradas e dignas de f, confirmavam a minha opinio, quanto possibilidade do efeito puramente material; a idia, porm, de uma mesa falante ainda no me entrara na mente. No ano seguinte, estvamos em comeo de 1855, encontrei-me com o Senhor Carlotti, amigo de 25 anos, que me falou daqueles fenmenos durante cerca de uma hora, com o entusiasmo que consagrava a todas as idias novas. Ele era corso, de temperamento ardoroso e enrgico e eu sempre lhe apreciara as qualidades que distinguem uma grande e bela alma, porm desconfiava da sua exaltao. Foi o primeiro que me falou na interveno dos Espritos e me contou tantas coisas surpreendentes que, longe de me convencer, me aumentou as dvidas. Um dia, o senhor ser dos nossos, concluiu. No direi que no, respondi-lhe; veremos isso mais tarde. Passado algum tempo, pelo ms de maio de 1855, fui casa da sonmbula Sra. Roger, em companhia do Senhor Fortier, seu magnetizador. L encontrei o Senhor Ptier e a Senhora Plainemaison, que daqueles fenmenos me falaram no mesmo sentido em que o Senhor Carlotti se pronunciara, mas em tom muito diverso. O Senhor Ptier era funcionrio pblico, j de certa idade, muito instrudo, de carter grave, frio e calmo; sua linguagem pausada isenta de todo entusiasmo, produziu em mim viva impresso e, quando me convidou a assistir s experincias que se realizavam em casa da Senhora Plainemaison, rua Grange-Batelire, 18, aceitei imediatamente. A reunio foi marcada para tera-feira (data em branco no manuscrito) de maio s oito horas da noite. Foi a que, pela primeira vez, presenciei o fenmeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condies tais que no deixavam lugar para qualquer dvida. Assisti ento a alguns ensaios, muito imperfeitos, de escrita medinica numa ardsia, com o auxlio de uma cesta. Minhas idias estavam longe de precisar-se, mas havia ali um fato que necessariamente decorria de uma causa. Eu entrevia, naquelas aparentes futilidades, no passatempo que faziam daqueles fenmenos, qualquer coisa de srio, como que a revelao de uma nova lei, que tomei a mim estudar a fundo. Desse estudo surgiu o pseudnimo de Allan Kardec 8, e as obras que compem o Alicerce do Estudo do Espiritismo. O Livro dos Espritos, tendo sua primeira edio aparecido em 1857, versa sobre a arte filosfica da Doutrina. Esta se divide em quatro partes, a saber: a) as causas Primeiras; b) Mundo Esprita ou dos Espritos; c) Leis Morais e d) Esperanas e Consolaes.
8

Japiass, H. e Marcondes, D. Dicionrio Bsico de Filosofia, p. 154.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

O Livro dos Mdiuns, parte cientifica e experimental, publicada em janeiro de 1861. O Evangelho Segundo o Espiritismo, versa sobre a tica e a moral evanglica e as aplicaes Espritas dos Ensinamentos de Jesus. Foi editado em 20 de Agosto de 1864. O Cu e o Inferno - editado em 1 de outubro de 1865 - Divide-se em duas partes. A primeira versa sobre o cu e o inferno, o purgatrio, das penas eternas, dos anjos e dos demnios, bem como do problema da evocao dos mortos. A segunda parte da obra classifica por categoria as inmeras provas de sobrevivncia obtidas por meio de comunicaes. A Gnese, publicada em janeiro de 1868 - constituindo mais um passo a frente nas aplicaes do Espiritismo; tem por fim o estudo em trs pontos que foram, at hoje, diversamente interpretados e comentados, a saber: A Gnese Mosaica, os Milagres e as Predilees, o Antigo e o Novo Testamento Segundo o Espiritismo. Revista Esprita ou Jornal de Estudos Psicolgicos, tendo sua publicao mensal iniciada em 1 de janeiro de 1858, constituindo uma Coleo de 12 volumes com aproximadamente 400 paginas cada volume, perfazendo assim um total aproximado de 4800 folhas de Estudo e Aprendizado. Obras Pstumas, trabalho publicado aps o seu desencarne. Este livro uma elaborao geral dos tpicos da Doutrina Esprita nos doze anos desde sua codificao. Segundo alguns historiadores esse trabalho foi uma elaborao dos amigos prximos a Kardec, tais como Lon Denis e Camille Flammarion.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

INTRODUO AO PROGRAMA ORIGEM

O programa de estudos de Doutrina Esprita, designado pela sigla COED, surgiu em Londrina no incio de 1976, visando a suprir uma necessidade que ficou evidenciada com a realizao do I COEM (Centro de Orientao Medinica), qual seja a de dar a indispensvel orientao doutrinrio bsica aos principiantes em Espiritismo que buscam o Centro Esprita desejando matricular-se nos chamados cursos de mediunidade. Ora, sendo o COEM um programa altamente um programa altamente especializado, tais pessoas tem dificuldades em assimilar determinados conceitos e colocaes que so desenvolvidas em outras obras de Allan Kardec, e no em O Livro dos Mdiuns (1861), base daquele programa. OBJETIVO: Como se v pela leitura do Programa Geral, a finalidade perspcua do COED permitir que se estude Allan Kardec, e esse objetivo alcanado porque suas oito obras principais foram divididas em 632 proposies levadas discusso em grupo ao longo das 79 reunies previstas. preciso ter em mente, que para sucesso do empreendimento, trs aspectos so fundamentais, a saber: 1. Leitura dos livros indicados e na ordem colocada no programa. Os participantes dispem de prazo para efetuar essas leituras. A ttulo de exemplificao: o livro O Que o Espiritismo ser debatido durante sete reunies semanais; assim, as pessoas disporo de sete semanas para l-lo em casa atentamente. 2. Freqncia s reunies programadas, onde cada livro ser debatido
livremente, com base em proposies apresentadas pelos coordenadores dos grupos. Os roteiros de estudos procuraram extrair de cada obra o que nela essencial, para que o estudioso penetre realmente o contedo doutrinrio das obras escritas por Kardec.

3. Respostas dos testes distribudos, que ser efetuada em casa e cuja correo se dar em reunies especiais. No h nesses testes a preocupao de atribuir nota ao participante. Cada qual corrige a fixao do conhecimento e, por isso, frente de cada questo indicada a fonte onde se encontrar a melhor resposta.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

MTODO: O mtodo de aplicao do 1a. COED, realizado em 1976/77, foi bastante variado, mas, na maioria das reunies, consagrou-se dinmica de grupo. Esse mtodo tem sido o preferido, visto que as pessoas gostam de dar suas opinies, expor seus pensamentos, e no apenas ouvir falar. O programa baseado, desse modo, no Estudo Dirigido em grupos pequenos, dispensada a figura do Expositor, que substitudo, no COED, pelos Coordenadores de grupos. A melhor maneira de aplicao, segundo nossa experincia, a abaixo descrita. Cada reunio deve ter, no mximo, noventa minutos. Descontando o tempo das preces iniciais e final e da tomada de freqncia, que no deve ir alm de dez minutos, cada grupo ter oitenta minutos para debater, discutir oralmente oito preposies objetivas, segundo os roteiros abaixo. O coordenador do grupo l a primeira proposio e a explica, se necessrio. Todos do grupo dizem sua opinio sobre o assunto. H momentos que o grupo se divide: uns acham que assim, outros pensam diferentemente. Quando todos tiverem expostos seu pensamento, o coordenador indicar algum para ler o trecho indicado na proposio lida. Se o trecho for longo, cabe ao aluno sublinhar antecipadamente os tpicos mais apropriados resposta requerida. Todos devem participar dessas leituras; por isso necessrio que levem reunio o livro de estudo. Terminada a leitura, o coordenador resumir, ento, a resposta cabvel, esclarecendo o assunto da matria mais completa possvel. CONSULTA DIRETA FONTE Houve no movimento Esprita brasileiro duas tendncias diferentes com relao aos chamados cursos de Espiritismo. A primeira se materializou como franca ojeriza por tais atividades, sob alegao de que cada indivduo deve realizar a sua formao, como os pioneiros o fizeram, num autodidatismo elogivel naquela poca, mas absurdo nos dias que correm, onde os livros e as possibilidades esto ao dispor de todos ns. A outra tendncia mais atual e consiste na mania de se apostilar os textos doutrinrio, fazendo com que os indivduos, por comodismo, deixem de ir fonte e leiam os livros por si mesmos, tirando dessa leitura as suas concluses. Outro perigo dessa prtica est no fato de que o produtor da apostila pode inserir fragmentos do

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

10

pensamento desse ou daquele autor, induzindo, muitas vezes, o leitor a concluir de um modo contrrio opinio do escritor, embora condizente com o objetivo de quem fez as selees dos textos apostilados. No programa do COED evitamos esse vcio. Na realidade, o COED to-somente um conjunto de roteiros de proposies para debates em dinmica de grupo, mas nada responde nem prope como soluo, deixando que os participantes, aps debaterem cada assunto, leiam a fonte e da tirem suas concluses. O papel dos coordenadores de grupo de auxlio; ao contrrio dos expositores de Doutrina Esprita, no so eles os donos da noite, ou os atores principais, porm meros coadjuvantes de uma tarefa em grupo. As obras de Allan Kardec constituem, na expresso de Herculano Pires, a pedra de toque em matria de Doutrina Esprita. Tudo o que se escreveu depois documento subsidirio, que necessita, para ser aceito como ponto doutrinrio, passar pelo crivo universalidade a que se refere o Codificador na Introduo do Evangelho Segundo o Espiritismo item II. A nica garantia segura do ensino dos Espritos est na concordncia das revelaes feitas espontaneamente, atravs de um grande nmero de mdiuns, estranho uns aos outros, e em diversos lugares (Kardec, 1864). Tal o objetivo do COED: estud-las, comear pelo comeo, como, alis, recomendam Bezerra de Menezes e Emmanuel. exceo de O Que o Espiritismo, para estudo das demais obras pode ser utilizada qualquer edio. Quanto quela, que d incio ao programa do COED, necessrio que se tenha em mos edio da FEB, visto que o Captulo I do mesmo no numerado como as demais obras de Kardec. Assim, nos Roteiros de Estudos daquele livro referimo-nos a edio da Federao Esprita Brasileira.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

11

INSTRUES AOS MONITORES DO PROGRAMA COED 1. Reunio de Estudo Durao ideal: 90 minutos Esquema da reunio: a) notcias rpidas (2 minutos) b) leitura de um livro de mensagem para preparar o ambiente (3 minutos) c) prece inicial (1 minuto) d) apresentao, debates, leitura dos textos e soluo das 8 questes da reunio (12 minutos para cada questo: 72 minutos). e) encerramento e prece final (2 minutos) 2. Correo dos testes a) os Testes sero distribudos aos participantes no incio de cada aula; assim; b) as respostas da coordenao sero dadas aps a exposio dos alunos; c) no dia da aula o monitor ler e comentar as respostas referentes s questes debatidas em classe trazidas respondidas de casa. 3. Regulamento Geral do COED a) o ano letivo seguira o calendrio proposto pela Casa Esprita. b) dever ser lembrado aos participantes, que devero trazer o livro em estudo para a reunio.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

12

1a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) 9 Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Qual o ponto de partida das idias Espritas modernas? 2) (captulo I, dilogo nmero 33, pgina 90). 3) Que o Espiritismo? Quais suas caractersticas como Cincia e como Filosofia? (Prembulo, pagina 50). 4) Qual a finalidade das manifestaes dos Espritos? (cap. II., item 20, pg. 156, item 50, pgs. 168 e 169). 5) Por que e por quem foram criados os termos Espritas e Espiritismo? (cap. I, dilogo nmero 18, pgs. 66 e 67). 6) Em que elementos se firma a crena na existncia dos Espritos? (cap. I, dilogo 25, pg. 79 e 80). 7) Por que hoje ningum mais se ocupa com os fenmenos das mesas girantes? (cap. I, dilogo 14, pg. 62). 8) Para adquirir convico acerca do Espiritismo basta assistir a algumas sesses Espritas? (cap. I, dilogo 2, pginas 52 e dilogo 49, pginas 117 e 118). Sendo assim, qual o melhor meio de algum se esclarecer sobre o Espiritismo? (cap. I, dilogo 72, pg. 149). 2a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo. 1) A igreja diz que proibido evocar os mortos e se baseia em Moiss. Por que Moiss condenou as consultas aos mortos? (cap. I dilogo 68, pg. 139 e 140).

2) Um mdium pode forar um Esprito a se comunicar? (cap. II., item 42, pg. 165 e item
59, pg. 171).

3) Os Espritos podem responder a todas as perguntas? (cap. II., item 35 Pg. 163). 4) Em que est fundada a crena na comunicabilidade dos Espritos? (cap. I, dilogo 26,
pg. 81 e 82).

5) Como o Esprito age sobre matria? (cap. I, dilogo 33, pgs. 92 e 93; cap. II. item 30,
pg. 160).

6) Qual o inconveniente das reunies Esprita que no tem um cunho srio? (cap. II.,
item 5, pg. 153).

7) Qual a diferena entre Reencarnao e Metempsicose? (cap. I, dilogo 70, pginas


141 e 142).

8) Como o Espiritismo trata a questo do proselitismo? (cap. I, dilogo 3, pginas 52).


NOTA: Os dilogos de Kardec, transcritos no Captulo I. devem ser numerados, de 1 a 72, para facilitar a localizao do assunto.
9

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

13

3a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo

1) A mediunidade um dom? (cap. II., item 88, pgina 181). 2) Qual o sinal pelo qual podemos reconhecer uma faculdade medinica? ( cap. I, dilogo 36, pg. 96). 3) Qual um dos maiores inconvenientes da mediunidade? (cap. II., item 70, pgina 175). 4) Sob quais aspectos se apresenta a obsesso? (capitulo II., item 71, pgina 175 e item 73, pginas 176). 5) Qual a diferena entre subjugao (fenmeno obsessivo) e loucura? (capitulo II., itens 73 a 75, pginas 176 e 177). 6) Existe relao entre mediunidade e obsesso? (cap. II., itens 76 e 77, pginas 177 e 178).
7) H aptides especiais para determinadas faculdades medinicas? Ou um mdium pode receber comunicaes de qualquer Esprito? (cap. II., itens 63 a 66, pginas 173; itens 54 e 55).

8) Que preciso para um Esprito se comunicar? (cap. I dilogo 36, pgina 96).
4a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Existem demnios? Que significa essa palavra? (cap. I, dilogo 66, pginas 136 e 137). 2) Por que os Espritos no so todos igualmente perfeitos? (cap. I, dilogo 43, pginas 106 e 107). 3) Se os Espritos no sabem responder tudo, que devemos fazer para nos precavermos quanto aos erros que eles possam transmitir? (cap. II., itens 35 a 37, pginas 163 a 164). 4) As religies tm ensinado os mesmos princpios morais defendidos pelo Espiritismo. Qual , pois, a necessidade do Espiritismo? (cap. I, dilogo 57, pginas 127). 5) Se o Espiritismo uma verdade incontestvel, por que a cincia tem dado interpretaes diferentes aos fenmenos? (cap. I dilogos 23 e 24, pginas 76 e 78). 6) Qual a utilidade prtica do Espiritismo? (cap. I dilogo 46, pg. 109 a 111). 7) Existe o purgatrio? (cap. I, dilogo 64, pgina 135). 8) Qual a melhor forma de se identificar os Espritos comunicantes? (cap. II., itens 93 a 96 , pginas 183 e 184).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

14

5a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo

1) O homem composto de quantos elementos essenciais? (cap. II., itens 9 e 10, pgina 154).
2) Onde a sede da alma? (cap. III, item 108, pgina 194). 3) Que a morte, segundo o Espiritismo? (cap.II, itens 11 a 13, pginas 154). 4) Que o perisprito? (cap. II., item 9, pg. 154, itens 23 e 28, pgs. 158 e 159). 5) Como ocorre a separao da alma e do corpo?(cap. III , item 144, pg. 207).
6) Aps separar-se do corpo, qual o estado da alma? (cap. III, item 145, pgs. 207 e 208).

7) Se no possui mais o corpo fsico, como os Espritos constatam a sua individualidade aps a morte? (cap. III, item 148, pgs. 209 e 210). 8) Os Espritos podem ver a Deus? (cap. III, itens 146 e 147, pg. 209). 6a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo.

1) A alma fez progresso no estado de Esprito ou numa existncia corporal? (cap. III, item
115, pg. 196).

2) Existem muitos mundos habitados? (cap. III, itens 105 a 107, pgs. 193 a 194). 3) Em que momento se opera a unio da alma com o corpo? (cap. III, item 116, pg. 197). 4) Os pais transmitem aos filhos seus dons morais e intelectuais? (cap. III, itens 121 e
122, pgs. 198 e 199).

5) Como pode o homem aproveitar as experincias de vidas passadas se ele no se


lembra delas? (cap. I, dilogo 48, pgs. 114 e 115).

6) Qual a causa das antipatias entre pessoas desconhecidas? (cap. III, item 125, pgs. 199 e 200). 7) Por que na Terra existem civilizados e selvagens? (cap. III, item 139, pg. 205). 8) Que so os sonhos? (cap. III, itens 136 e 137, pg. 204).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

15

7a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O QUE o ESPIRITISMO (FEB) Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Existe fatalidade em nossa vida? (cap. III, item 128, pg. 200). 2) Qual a origem do bem e do mal sobre a terra? (cap. III, itens 130 a 132, pgs. 201 e 202). 3) Por que, neste planeta, alguns homens nascem na opulncia e outros na indigncia?
(cap. III, item 134, pgs. 202 e 203).

4) Como pode o Espiritismo influir no melhoramento das instituies sociais?


item 100, pg. 186).

(cap. II.,

5) A prece til s almas sofredoras? (cap. III, item 161, pg. 216). 6) Que preciso para salvar-se? (cap. I, dilogo 71, pg. 144). 7) Qual a melhor de todas as religies, segundo Kardec? (cap. I, dilogo 61, pgs. 131 e 132). 8) Quais so as conseqncias do Espiritismo? (cap. II., item 100, pgs. 186 a 189).
8a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS 10 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que que o Espiritismo tem por princpio? (Introduo, parte I). 2) Dois resultados principais Kardec lograva atingir com a publicao de O Livro dos
Espritos. Quais eram eles? (Introduo, parte XVII).

3) Que a alma, no conceito Esprita? E qual sua diferena para o princpio vital?
(Introduo, parte II.).

4) Quais os princpios para se poder identificar os Espritos que se comunicam conosco?


(Introduo, parte XII).

5) Em que se resume a moral ensinada pelo Espiritismo? (Introduo, parte VI). 6) Que Deus? ( pergunta. 1). 7) Como se prova a existncia de Deus? (pergunta. 4). 8) Quais so os atributos de Deus? (pergunta. 12 e 13).

10

NOTA - Encerra-se aqui o estudo do Livro O Que o Espiritismo. Na prxima reunio, iniciaremos o estudo de O Livro dos Espritos.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

16

9a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Como se deram as primeiras manifestaes inteligentes? (Introduo, parte IV). 2) Que contm O Livro dos Espritos, de Allan Kardec? (Introduo, parte I). 3) Que matria? Ela existe de toda a eternidade? (perg. 21, 22 e 22-a). 4) Que o Esprito? (perg. 23 e 23-a).

5) Quantos e quais so os elementos gerais do Universo? (perg. 27). 6) Qual , na ordem das coisas, o mais importante; o mundo material ou o mundo
espiritual? (Introduo, parte VI).

7) Quando a terra comeou a ser povoada? (perg. 43).


8) A espcie humana comeou por Ado e Eva? (perg. 48 a 51).

10a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Os demais plantas so habitados? Como o tipo de pessoa que os habita? (perg. 55 a 58). 2) Que o princpio vital? Ele transmissvel de pessoa a pessoa? (perg. 62 a 67 e 70). 3) Que a morte? (perg. 68). 4) Qual a origem da inteligncia? (perg. 71 e 72). 5) Que so os Espritos? (perg. 76 a 78). 6) Qual a natureza dos Espritos? (perg. 82, 114 e 127). 7) Os Espritos tm forma? Tm cor? Podem transportar-se no espao? (perg. 88 a 92). 8) Os Espritos vivem a descoberto ou so providos de um envoltrio prprio? (perg. 93,
95 e 135).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

17

11a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Onde fica o mundo Espiritual? (perg. 84 a 87).

2) Quantas e quais so as principais ordens em que se classificam os Espritos? (perg. 96 a 97).


3) Quais as caractersticas gerais de cada dessas ordens? (perg. 96 e 97). 4) Como se dividem os chamados Espritos imperfeitos? (perg. 101 a 106). 5) Quais so os Espritos bons? (perg. 107 a 111). 6) Quem so os Espritos puros? (perg. 112 e 113). 7) Os Espritos um dia chegaro ao progresso? (perg. 114 e 116). 8) De onde vm s influncias que se exercem sobre os Espritos? (perg. 121 e 122).

12a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) H anjos e demnios? Quem so tais entidades? (perg. 128 a 131). 2) Que a alma? (perg. 134 e 135). 3) Como a alma constata sua individualidade, aps a morte, se j no possui um corpo
material? (perg. 149 e 150).

4) Como se d a separao da alma e do corpo? dolorosa? (perg. 154, 155, 163 e 164).
5) Qual a finalidade da encarnao dos Espritos? (perg. 132 e 133). 6) Que Reencarnao? (perg. 166 a 168).

7) Para que existe a Reencarnao? (perg. 167). 8) Sobre o que se funda a doutrina da Reencarnao? (perg. 171 e 222).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

18

13a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Sempre reencarnamos na Terra? (perg. 172). 2) Pode um homem em suas novas existncias descer abaixo do ponto j alcanado
anteriormente? (item 193 e 194).

3) A idia de se melhorar noutra existncia no pode levar o indivduo a negligenciar o


presente e permanecer no mau caminho? (itens 195,196 e 196-a).

4) O Esprito que anima o homem diferente do que anima uma mulher? (itens 200 e 202). 5) A reencarnao fortalece ou destri os laos de famlia? (itens 205 e 206). 6) Qual a causa das semelhanas fsicas e morais que existem entre pais e filhos? (itens
203, 207, 208 e 209).

7) Onde est a origem das idias inatas? (itens 218 e 219). 8) Que Esprito errante? (itens 224 e 226).
14a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a situao das crianas aps a morte? (itens 197 a 199). 2) Existem mundos que servem de acampamentos aos Espritos errantes? (itens 234 e 236). 3) Como a viso dos Espritos? Eles podem ver a Deus? (itens 244 e 246). 4) Os Espritos sentem a dor e as necessidades fsicas como os homens? (itens 253 a 256). 5) O homem encontra no mundo espiritual os amigos, os familiares e seus adversrios?
(itens 285 a 290).

6) O Esprito pode lembrar-se de tudo o que fez na existncia corprea? (itens 304 a 308). 7) Como os Espritos escolhem as provas da vida? Que que os orienta na escolha das
provas? (itens 258, 259, 264 a 266).

8) Quando a alma se une ao corpo? (itens 344 a 348).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

19

15a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Por que existe a infncia? A infncia existe tambm noutros mundos? (itens 183, 379 a 385). 2) Qual a causa das simpatias e antipatias terrenas? (itens 386 a 391). 3) Por que no nos lembramos do passado? (itens 392 a 295). 4) A alma dorme durante o sono fsico? (itens 401, 402, 407 e 414). 5) Os Espritos podem ler nossos pensamentos e influir em nossos atos? (itens 456, 457,
459, 466 e 469).

6) H anjos da guarda? O Esprito protetor ligado s pessoas desde o nascimento


destas? (itens 489 a 495).

7) O Esprito protetor est sempre ao lado do protegido ou se afasta desde quando ele
rebelde aos seus conselhos? (itens 495 e 501).

8) Os Espritos podem desviar os males de certas pessoas e atrair para elas a


prosperidade? (itens 525, 532 a 535).

16a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Com que fim Deus castiga a humanidade com os flagelos destruidores? (itens 536,
729, 737 a 740).

2) A beno e as maldies podem atrair o bem ou o mal sobre aqueles a quem se


dirigem? (itens 551 a 557).

3) Os Espritos se intrometem em nossas atividades e prazeres? (itens 525 a 567). 4) Os Espritos tem outras coisas a fazer alm de cuidar do seu melhoramento pessoal?
(itens 558 e 559).

5) Quais so as misses atribudas aos Espritos encarnados? A paternidade uma


dessas misses? (itens 573 a 577, 582 e 583).

6) Os animais possuem alma? (itens 597 a 600 e 606). 7) Os animais gozam de livre-arbtrio ou s agem por instintos? (itens 593 a 597). 8) As plantas tem inteligncia? (itens 586 a 591).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

20

17a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Onde cumpre o Esprito a primeira fase de sua existncia e na qual ele se ensaia para a vida humana? (item 607). 2) O Esprito que animou o corpo de um homem pode encarnar-se no corpo de um animal e vice-versa? (itens 612 e 606-a). 3) Existe a metempsicose? (itens 611 e 613). 4) Quem Jesus? (itens 625 e 626). 5) Se Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus, qual a utilidade dos ensinamentos Esprita? (itens 627 e 628). 6) A Lei de Deus eterna ou varia conforme os mundos? Onde essa Lei encontra-se escrita? (itens 614 a 618, 621 e 622). 7) Para agradar a Deus e cumprir suas Leis, basta no fazer o mal? (itens 641 e 642). 8) Por que Deus permite a existncia do mal? (itens 634, 636 e 641). 18a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Em que consiste a verdadeira adorao a Deus? (itens 649 a 653). 2) Que a prece? (itens 659 e 660). 3) A prece pode mudar a natureza das nossas provas? (itens 663). 4) Por que o homem necessita de trabalhar? (itens 674 a 676).
5) Que deve fazer o homem que precisa trabalhar e no pode? (itens 680, 681, 685 e 685-a).

6) Com o aumento progressivo da populao na terra, chegar um dia em que o planeta ter um excesso de habitantes? (item 687). 7) As leis e os costumes humanos que objetivam criar obstculos reproduo so contrrios lei de Deus? (itens 693 e 694). 8) Que o casamento Segundo o Espiritismo? (itens 695 a 701).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

21

19a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Deus sempre forneceu ao homem os meios para sobreviver? (itens 704 e 705). 2) H, porm, homens a quem falta o necessrio para viver. Por que se d esse fato? (itens 706 a 708 e 717). 3) censurvel a procura do bem-estar? (itens 719 a 722). 4) A alimentao animal feita pelos homens contraria as leis de Deus? (itens 723 e 724).

5) Como seria uma civilizao mais completa, segundo os ensinamentos Espritas? (792 a 795).
6) Como pode o Espiritismo influir no progresso? (tens 798 a 800). 7) Em que condies seria admissvel uma vida de isolamento? (itens 769 a 771). 8) Qual a causa da desigualdade das aptides humanas? (itens 803 a 805).

20a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a causa da desigualdade das riquezas? (itens 808 a 811). 2) A desigualdade das condies sociais uma lei natural? (itens 806 e 807). 3) Em que consiste o livre-arbtrio? (843 e seguintes). 4) Existe algum tipo de fatalidade em nossa vida? Se existe, onde ela comea e onde termina? (itens 851, 866 e 872). 5) Qual a mais meritria das virtudes? (item 893). 6) Qual o indcio mais evidente da imperfeio? (itens 895 e 913). 7) Como fazer para vencer o egosmo? (item 917). 8) Qual o meio mais eficaz de nos melhorarmos nesta vida e resistir s ms inclinaes? (item 919).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

22

21a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Que a justia segundo a Lei de Deus? (itens 875 e 876). 2) Que Caridade no conceito Esprita? (item 886). 3) Qual o maior obstculo ao progresso? (itens 785 e 781). 4) Por que Deus concedeu a uns a riqueza e a outros a misria? (814 a 816). 5) Qual o carter da propriedade legtima? (itens 882 e 884). 6) Os homens e as mulheres devem desfrutar dos mesmos direitos? (itens 817 a 820). 7) Por seu prprio esforo pode o homem vencer suas ms inclinaes? (itens 909 a 912). 8) O reino do bem um dia se realizar na terra? (itens 1018 e 1019).

22a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS ESPRITOS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Por que na sociedade terrena as classes sofredoras so mais numerosas do que as felizes? (itens 931, 932 , 926 e 927). 2) Qual o conceito Esprita de Felicidade? O homem pode desfrutar na Terra uma felicidade completa? (itens 920 a 923). 3) O arrependimento sincero, antes da morte, assegura a salvao da pessoa? (itens 990 a 992, 999 e 1002). 4) Quando um Esprito diz que sofre, sua dor uma dor uma lembrana ou efeito de uma viso do seu corpo quando sofria? (item 257). 5) Quais so, em geral as conseqncias do suicdio sobre o estado do Esprito? (itens 956 e 957). 6) No momento da morte, qual o sentimento que domina a maioria dos homens: a dvida ou a esperana? (itens 934, 935, 961 e 935).

7) Que um homem de bem Segundo o Espiritismo? (item 918). 8) Qual a importncia da educao na Reforma moral do indivduo e da sociedade? (itens
685, 813, 889 e 917).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

23

23a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS 11 Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Os progressos do Espiritismo aconteceram a partir de que momento? (Introduo). 2) Para falar a algum sobre Espiritismo preciso, primeiro, uma boa base. Que base essa? (Primeira parte, item 4). 3) Qual o verdadeiro ponto de partida para o entendimento do Espiritismo? (item 19). 4) Quantas e quais so as classes de Espritas? (item 28). 5) possvel fazer-se um curso experimental de Espiritismo? (item 31). 6) No existem demnios. Mas por que h Espritos to maus que no valem mais do que os chamados demnios? (item 46). 7) Como prevenir os inconvenientes que apresenta a prtica Esprita? (item 46). 8) Os bons Espritos, em suas comunicaes, insultam o azedume e a ciznia? (item 50). 24a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Que essencial no Espiritismo para ns, encarnados? (item 51). 2) Que ocorre ao homem logo aps sua morte fsica? (item 53). 3) Que o Perisprito? E qual a sua funo? (itens 51 e 54). 4) Qual a forma do Perisprito? Ele expansvel? (item 56). 5) Qual a natureza do Perisprito? (item 57). 6) Como o Esprito, que imaterial, pode agir na matria para produzir os fenmenos? (itens 58, 72 a 74 e 77). 7) Nas sesses Espritas h necessidade de precaues, tais como: os assistentes se sentarem alternados-se os sexos; ficarem de mos dadas; presena de metais; obscuridade; local e horrio certos ? (itens 62, 63 e 282, pergs. 15 a 19). 8) Que que caracteriza uma manifestao como inteligente? (itens 65 a 67).

11

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando O LIVRO DOS MDIUNS.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

24

25a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Cite um fato que prove que as comunicaes Espritas no so reflexo da mente dos assistentes? (item 70). 2) Que Fluido Universal? E qual o estado em que ele se apresenta mais simples? (item 70). 3) Qual o papel do mdium no fenmeno Esprita? (item 74, pergs. 14 e 15). 4) So os Espritos elevados que produzem os fenmenos de efeitos fsicos? (item 74, perg. 11; item 91 pargrafo 1o.). 5) Qual o objetivo das manifestaes fsicas produzidas pelos Espritos? (itens 85, 86 e 90). 6) Diante dos fenmenos de pancadas, rudos e movimentao de objetos, como proceder para nos certificarmos de que so produzidos pelos Espritos? (item 83). 7) Como proceder diante das manifestaes fsicas espontneas? (itens 90 e 91). 8) Que que o mdium possui, exclusivamente seu, que os Espritos desencarnados no possuem? (item 98 pargrafo 4o.). 26a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Como o fenmeno designado por mesas girantes e por que no mais ocorrem? (itens 60 a 62). 2) Como foi que se descobriu as sries de comunicaes com os Espritos? (item 71). 3) Que levitao? Como se d esse fenmeno? (itens 77 a 80). 4) Que transporte? Como se d o fenmeno? (itens 96 e 98). 5) Quais so as manifestaes Espritas mais interessantes? (item 100). 6) Por que no vemos os Espritos que desejamos ver? (item 100, perg. 15). 7) De que depende a faculdade de vidncia? Ela deve ser desenvolvida? (item 100, pergs. 26 e 27). 8) Qual o princpio das manifestaes visuais? (itens 105 e 109).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

25

27a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo
1) O sono necessrio para que o Esprito aparea em outros lugares? (item 119, perg. 3).

2) Que bicorporiedade e como ocorre? (itens 114, 118 e 119). 3) As roupas usadas pelos Espritos so cpias das terrenas? (item 128, perg. 1 a 6) 4) Os Espritos podem fabricar substncias salutares e prprias para curar pessoas? (item 128, pergs. 12 a 14). 5) Como se obtm a gua magnetizada, chamada tambm nos meios Espritas como gua fluidificada? (itens 129 e 131). 6) Que transfigurao e como se d? (itens 122 e 123). 7) Que escrita direta? (itens 127, 146 e 148). 8) Que voz direta? (item 150).

28a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) H lugares assombrados? Se h, como fazer para expulsar dali os maus Espritos? (item 132, pergs. 1 a 4, 9 a 14). 2) Que tiptologia e como se classifica? (itens 139 a 141). 3) Os Espritos que se comunicam atravs de pancadas so os chamados Espritos batedores? (item 145). 4) Que mdium? (item 159). 5) Quais as principais variedades e mdiuns? (item 159). 6) Que se deve fazer quando surja a faculdade medinica espontaneamente numa pessoa qualquer? (item 162). 7) As comunicaes dos Espritos dividem-se em quantas categorias? (item 133). 8) Deve-se analisar e criticar as comunicaes Espritas? (item 136).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

26

29a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Que a chamada mediunidade de cura? Como possvel que os Espritos, que so imateriais, possam curar algum? (itens 175 e 176, pergs. 1 a 9). 2) Que psicografia e quais as modalidades que apresenta? (item 178, 179 e 181). 3) Que preciso para que uma comunicao medinica seja boa? (item 186). 4) Quais so os mdiuns imperfeitos? (item 196). 5) Quem so os mdiuns bons? (item 197). 6) Que advertncia fazem os Espritos de Erasto e Scrates a respeito da escala Esprita e do quadro dos mdiuns? (item 197, parte final).

7) Quando um mdium julga possuir vrias aptides medinicas, qual deve cultivar? (item 198).
8) Existe hoje em dia um diagnstico que possa indicar se algum mdium? (item 200). 30a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Qual o objetivo da faculdade medinica? (item 226, perg. 5). 2) A mediunidade uma misso? Se , por que no constitui um privilgio dos homens de bem? (item 220, pergs. 12 e 14). 3) Quais as precaues necessrias a uma boa educao da mediunidade? (item 211). 4) As crianas devem desenvolver a mediunidade? (item 221, perg. 6). 5) Quais as qualidades que atraem de preferncia os bons Espritos? E quais os defeitos que os afastam? (item 227). 6) prefervel repelir 99 verdades do que admitir uma nica mentira. Essa frase correta quanto anlise das comunicaes medinicas? (item 230, 3 ltimos pargrafos. Explique). 7) Os animais tambm podem ser mdiuns? (item 236, parte final). 8) Sabe-se que a obsesso um dos principais escolhos que apresenta a prtica medinica. Quais so suas causas? (item 245).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

27

31a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Quais so os meios de combater a obsesso? (item 249). 2) Que fator mais dificulta a libertao do obsidiado? (item 252). 3) Deve-se examinar com cautela as comunicaes Espritas recebidas? (item 266). 4) A identidade dos Espritos que se comunicam providncia essencial prtica Esprita? (item 262). 5) Existem sinais para se reconhecer superioridade ou a inferioridade dos Espritos comunicantes? (item 268, perg. 1). 6) Pode-se evocar os Espritos? Como eles ficam sabendo quando os evocamos? (itens 274 e 282, perg. 5). 7) Para termos ascendncia sobre os Espritos inferiores, qual a condio necessria? (item 279).

8) A subjugao corporal uma constrio que apresenta todos os sintomas da loucura. Levada a um certo grau, a subjugao pode ter como resultado a loucura? (itens 251 a 254).

32a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Pode-se formular perguntas aos Espritos? (item 287). 2) Os Espritos podem nos dar conselhos sobre assuntos de nosso interesse particular? (item 291, pergs. 17 e 18). 3) Como se comportam os Espritos protetores ante as vicissitudes que devemos enfrentar? (item 291, perg. 19). 4) Os Espritos podem nos ensinar tudo quanto desejamos? (item 300). 5) Qual o objetivo essencial - exclusivo - do Espiritismo? (item 292, perg. 22). 6) Os Espritos podem guiar-nos nas pesquisas cientficas e nas descobertas? (item 294, perg. 28). 7) Por que a reencarnao no era, ao tempo de Kardec, ensinada por todos os Espritos comunicantes? (item 301, perg. 8). 8) Que que o Espiritismo possui de mais belo e consolador? (item 301, perg. 7).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

28

33a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Quais as causas das contradies que se apresentam nas comunicaes Espritas? (item 302, Observao). 2) Qual o meio de evitar as mistificaes nas comunicaes medinicas? (item 303, perg. 1). 3) Por que Deus permite que ocorram as mistificaes? (item 303, perg. 2). 4) A mediunidade pode ser explorada com fins especulativos? (itens 304 e 305). 5) Qual a melhor garantia contra o charlatanismo? (item 308). 6) Como proceder para evitar a ocorrncia de fraudes nas manifestaes medinicas? (itens 322 e 323). 7) As reunies Espritas podem se apresentar de que modo? (itens 324 a 327). 8) Qual a utilidade das reunies de estudo doutrinrio? (item 329).

34a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O LIVRO DOS MDIUNS Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Que condies so necessrias a uma reunio Esprita? (itens 331 e 341). 2) Devemos criticar o mal quando ele ocorra em nosso meio? (item 337). 3) Qual o melhor antdoto contra a perturbao nos grupos? (item 340). 4) A que o Espiritismo dever a sua mais potente propagao, segundo pensamento de Kardec? (item 341, parte final).
5) Qual o fato que possibilitar a transformao da humanidade? (item 350, primeira parte).

6) Qual a bandeira do Espiritismo - o caminho pelo qual Kardec gostaria de fazer passar a doutrina? (item 350, final). 7) O que o Espiritualismo, se ressuscitado pelo Espiritismo, pode dar sociedade, segundo o Esprito de Rousseau? (captulo XXXI.(31), dissertao III.). 8) Qual a melhor garantia para se saber se um princpio expresso da verdade? (captulo XXXI.(31), dissertao XXVIII (28), Observao).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

29

35a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: VIAJEM ESPRITA EM 1862 12 Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Kardec era taciturno e uma nica coisa parecia interess-lo. Que que mais o interessava? (pg. 4). 2) Quando e como foi que aconteceu o 1o. encontro de dirigentes Espritas?(pg. 7) 3) Qual era o tema predileto das palestras de Kardec? (pg. 12). 4) A primeira excurso doutrinria de Kardec foi em 1860. Em que 1861 ele de novo viajou fazendo palestras Espritas. Mas foi em 1862 que Kardec fez sua excurso mais extensa. Como foi ela? (pg. 18). 5) Qual a virtude indispensvel ao crescimento dos grupos Espritas? (pgs. 26, 27) 6) Quais so os motivos de convico Esprita? (pgs. 27 2o. parg. - Um trao caracterstico - at a pg. 29). 7) A melhor propaganda do Espiritismo resulta de quais fatores? (pgs. 30). 8) Como so as crianas educadas corretamente nos princpios Espritas? (pgs. 30 e 31). 36a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: VIAJEM ESPRITA EM 1862 Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Saber que os avs encontram-se ao seu lado impressiona as crianas mais que o temor do Diabo? (pgs. 31). 2) Deve-se examinar com cuidado as manifestaes medinica? (pgs. 32 e 33). 3) Como proceder contra os ataques Doutrina Esprita? (pgs. 34 e 35). 4) Onde est o que Kardec chama de ponto forte do Espiritismo? (pg. 40). 5) Kardec possua adversrios dentro do movimento Esprita? Por qu? (pgs. 47 e 48). 6) Qual a divisa do Espiritismo? (pgs. 48, 2o. pargrafo e pg. 49). 7) Quais so as qualidades do verdadeiro Esprita? (pgs. 54). 8) Os mdiuns para serem considerados para serem considerados bons devem possuir certas virtudes. Quais so elas? (pgs. 57 e 58).

12

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando O LIVRO VIAGEM ESPRITA EM 1862, que deve ser respondido no ms de frias em julho.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

30

37a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: VIAJEM ESPRITA EM 1862 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) A quem se destina o Espiritismo? (pg. 69). 2) O materialismo diz que o presente tudo e que o futuro no existe. Como o Espiritismo
nos define o presente? (pg. 14).

3) A propagao do Espiritismo no se fez custa dos governos, nem do proselitismo


junto s massas. Qual foi o segredo dessa propagao? (pg. 74 e 75).

4) Fora da caridade no h salvao: eis a divisa do Espiritismo mas o que a doutrina


Esprita entende por caridade? (pgs. 76, 77, 80 e 81 2o. pargrafo).

5) Examinado as doutrinas socialistas surgidas sua poca, Kardec criticou tais


doutrinas, dizendo que a comunidade de bens exige alguns requisitos que elas no tem. Que requisitos so esses? (pgs. 81, 82 e 83).

6) preciso formar os homens para as coisas, ou formar a coisa para os homens? (pgs. 83, final). 7) Qual a crtica de Kardec aos sistemas de reforma social intentados pelo socialistas?
(pgs. 84 a 86).

8) O Espiritismo pode acelerar a reforma social? (pgs. 86, 2o. parg. e pg. 87).
38a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: VIAJEM ESPRITA EM 1862 Roteiro de Dinmica em Grupo 1) A idia Esprita tende a tornar os homens melhores? (pgs. 88 e 89). 2) Se assim, por que ento muitos Espritas no agem conforme os ensinamentos do Espiritismo? (pgs. 90 e 91). 3) A transformao social seria o trmino de um processo evolutivo. Que processo esse e qual a contribuio do Espiritismo nesse sentido? (pgs. 93 e 94). 4) Kardec conclama os Espritos ao trabalho. Quais os conselhos especficos que ele, ento, menciona? (pgs. 97 e 98). 5) Os adversrios podem ri-se de nossa crena, mas no podero rir das virtudes que dessa crena. Kardec que disse essa frase. Explique o seu entendimento a respeito. (pgs. 99 a 100). 6) Qual a importncia para as relaes sociais da influncia do Espiritismo? (pg. 100, 2o. pargrafo). 7) Como Kardec analisa as dissidncias e discrdias que surgem no meio Esprita? (pgs. 101 e 102). 8) Uma ttica dos nossos adversrios procurar semear a desunio entre os Espritas. Como prevenir esse mal? (pg. 111).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

31

39a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: VIAJEM ESPRITA EM 1862 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual o ponto capital do Espiritismo? (pgs. 115 e 116). 2) Por que o Espiritismo possui inimigos? (pgs. 117). 3) Que recomendaes Kardec d a respeito das publicaes Espritas (p. 6 e 127) 4) Qual o objetivo essencial dos grupos Espritas? (pgs. 139). 5) Kardec aprovava a idia de grupos de ensino? (pgs. 141). 6) Deve ser utilizada a prece nas reunies Espritas? (pgs. 144). 7) As reunies Espritas devem empregar aparatos exteriores e rituais? (pgs. 146 e 147). 8) Por que Kardec proibia, na Sociedade Esprita de Paris, questes polticas e de
economia social? (pg. 148). 40a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO13 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a finalidade e o carter do Espiritismo? (prefacio). 2) Os Evangelhos, segundo Kardec, dividem-se em 5 partes. Quais so elas e qual a que
o codificador escolheu para ser o objeto da obra que estamos estudando? (introduo, 1o. pargrafo).

3) Muitos pontos do Evangelho e da Bblia no so inteligveis. Falta-lhes uma chave


para serem compreensveis. Onde encontra essa chave? (introd. 6o. parg)

4) Onde reside fora do Espiritismo? (introd. II, 4o. parg.). 5) Onde se encontra a garantia do ensinamento dos Espritos? (introd. II, 7o., 8o. e 9o. parg.). 6) Quem fundar a ortodoxia Esprita? (introd. II, 22o. e 23o. parg.). 7) Quais foram os principais precursores da idia crist e do Espiritismo? (introd. IV, 1o. parg.). 8) Qual o crime de Scrates e quais so alguns dos ensinamentos dados por ele que
lembram de perto a doutrina crist? (introd. IV, e resumo da doutrina de Scrates e Plato).

13

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

32

41a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Quantas partes h na lei mosaica? (cap. I, itens 1 e 2). 2) Jesus modificou profundamente as leis de Moiss. Segundo Kardec, que veio ele
ensinar aos homens? (cap. I, itens 3 e 4). 3) Por que a cincia e a Religio no se entenderam at hoje? (cap. I, item 8). 4) O Espiritismo - dizem os Espritos Superiores - a 3a. Revelao da lei de Deus. Qual a sua relao com o cristianismo e quem que reside o seu desenvolvimento na Terra? (cap. I, itens 5 a 7). 5) Qual o objetivo ou grande finalidade da moral evanglica crist? (cap. I, tens 9, 3o. e 4o. parg.). 6) Qual o ponto central do ensino do Cristo? (cap. II, item 1). 7) Os mundos materiais podem ser divididos em quantas categorias? Quais so suas caractersticas? (cap. III, item 3 e 4). 8) Que a reencarnao? (cap. IV, itens 3 e 4. Ler tambm os itens 6, 10 e 11). 42a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Os laos de famlias so quebrados ou fortalecidos pela reencarnao? (cap. IV, itens 18 e 20). 2) Quais os limites e funo da encarnao dos Espritos? (cap. IV, itens 24 e 25). 3) Quais as causas das vicissitudes da vida? (cap. V, itens 4 e 6, e VIII, item 21). 4) Quais os resultados que decorrem da maneira de se ver a vida do ponto de vista
espiritual? (cap. V, item 13 e 22, 3o. pargrafo).

5) Segundo a viso Esprita, em que consiste a verdadeira infelicidade? (cap. V, item 24). 6) Qual o objetivo das provas? (cap. V, itens 26, 19 2o. parg., e itens 8 e 9). 7) Se o Consolador prometido por Jesus, que ensinamentos nos traz o Espiritismo?
(cap. VI, itens 3 e 4).

8) Duas grandes tarefas recomenda o Esprito de Verdade. Que so elas? (cap. VI, item 5).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

33

43a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Uma virtude Jesus coloca como condio, essencial da felicidade prometida aos eleitos
do senhor. Qual ela? (cap. VII, itens 3 e 6).

2) Por que a criana no se mostra, desde o nascimento, tal qual ? (cap. VIII, item 4). 3) Sofre-se a conseqncia de um pensamento mau no seguido do efeito? (cap. VIII,
itens 5 a 7).

4) Qual o objetivo da Religio? (cap. VIII, item 10). 5) preciso que haja escndalos. Mas, ai daquele por quem o escndalo venha. Como
entender esse ensino de Jesus? (cap. VIII, itens 13, 14, 15 e 16).

6) Por que Jesus diz que os brandos possuiro a Terra, se ele recomendou a renncia
aos bens deste mundo e prometeu os do Cu? (cap. IX, itens 1 e 5).

7) Como o Espiritismo v a pacincia? (cap. IX, item 7). 8) Como entender a resignao luz da Doutrina Esprita? (cap. IX, item 8).
44a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a causa da maioria dos casos de obsesso? (cap. X, item 6). 2) Qual o defeito moral considerado como principal obstculo ao progresso por Allan
Kardec? (cap. X, item 10).

3) Como deve ser o verdadeiro perdo Segundo o Espiritismo? (cap. X, item 15, 2o.
pargrafo).

4) Como Jesus definiu o maior mandamento da lei de Deus? (cap. XI, itens 1, 2 e 4). 5) Qual o conceito Esprita de amar ao prximo? (cap. XI, item 10 1o. e 2o. parg). 6) Como o Espiritismo v o Egosmo? (cap. XI, item 11). 7) Qual a definio de indulgncia e quais os motivos especiais de indulgncia para com
os inimigos? (cap. X, item 16 e cap. XII, item 5).

8) Ao recomendar para no resistirmos tentao ao mal que nos queiram fazer, Jesus
nos interditou a defesa? (cap. XII, item 7 e 8).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

34

45a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Fazer a beneficncia sem ostentao grande mrito. Mas em que consiste isso e qual
o momento em que a ao sublime? (cap. XIII, item 3, ltimo parg.).

2) Qual a caridade mais difcil de se praticar? (cap. XIII, item 9). 3) A caridade pode ser feita de vrias maneiras? (cap. XIII, item 10 e 14). 4) Tranqilidade real no pode ser conquistada ao preo da indiferena pelos problemas
alheios. Explique isso. (cap. XIII, item 17, 2o. e 3o. pargrafo).

5) Um benefcio prestado aos outros jamais se perde? (cap. XIII, item 19). 6) Como entender o mandamento Honrai pai e me? (cap. XIV, item 3). 7) Quantas so as espcies de famlias? (Cap. XIV, item 8). 8) Agostinho fala da tarefa principal dos pais. Qual ela? (cap. XIV, item 9, 6o. e 7o.
pargrafos). 46a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Uma mxima de Kardec resume os deveres do homem. que mxima essa e qual o
seu fundamento doutrinrio? (cap. XV, itens 4 e 5).

2) Como situar a riqueza: um prmio para os homens ou uma prova difcil? (cap. XVI,
item 7, primeira parte).

3) Como explicar a desigualdades das riquezas neste mundo? (cap. XVI, item 8). 4) Segundo o Espiritismo, qual a propriedade verdadeira? (cap. XVI, item 9). 5) Qual o melhor emprego que o homem pode dar fortuna? (cap. XVI, itens 11 e 13). 6) Quais as qualidades do homem de bem ? (cap. XVII, item 3). 7) Por que muitos Espritas no aplicam a si mesmos o alcance moral das manifestaes?
(cap. XVII, item 4).

8) Como deve viver o homem de bem no mundo em que vivemos? (cap. XVII, item 10).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

35

47a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) A perfeio moral consiste na macerao, nos sacrifcios impostos ao corpo? (cap.


XVII, item 11).

2) Como interpretar a parbola do festim de npcias? (cap. XVIII, itens 1 e 2). 3) So discpulos de Jesus os que passam dias em prece e no so com isso nem
melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes? (cap. XVIII, item 9).

4) Que a f? (cap. XIX, itens 6 e 12). 5) Como Kardec define a F inabalvel? (cap. XIX, item 7). 6) Qual o nosso dever diante da propagao do Espiritismo? (cap. XX, item 4). 7) Se muitos Espritas se extraviam do bom caminho, por qual sinal podemos reconhecer
aqueles que ainda esto na rota correta? (cap. XX, item 4).

8) O Espiritismo faz milagres e prodgios? (cap. XXI, itens 6 e 7).


48a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Pode-se acreditar em todos os Espritos? (cap. XXI, itens 6 e 7 ). 2) O divrcio contrrio s leis de Deus? (cap. XXII, item 5). 3) Qual a mais importante para ns humanos: a existncia terrestre ou a vida espiritual?
(cap. XXIII, itens 6, 7 e 8).

4) Por que dos Evangelhos acabaram se originando muitas seitas, s vezes conflitantes
entre si? (cap. XXIII, item 15).

5) Jesus teve algo a ver com as guerras santas? (cap. XXIII, item 15). 6) O Espiritismo tem enfrentado muitos e poderosos inimigos. Mas, quis s lutas que ele
ter ainda de suportar? (cap. XXIII, itens 16, 17 e 18).

7) Jesus ensinava valendo-se de parbolas, geralmente pouco compreensvel pelo povo,


por lhes faltar a chave da reencarnao e conhecimento integral da vida espiritual. Sendo assim, que proveito puderam seus ouvintes tirar de tais ensinos? (cap. XXIV, itens 6 e 7).

8) como Jesus via a coragem de opinio? (cap. XXIV, itens 13 a 16).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

36

49a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Por que, sendo to til humanidade, a mediunidade tem sido concedida a pessoas
indignas de honr-las? (cap. XXIV, item 12).

2) Quem salvar a vida, perd-la-? (cap. XXIV, itens 17 a 19). 3) Que significa as mximas de Jesus Buscai e achareis e Ajuda-te que o cu te
ajudar? (cap. XXV, itens 1, 2 e 3).

4) Pedi e dar-se-vos-, eis palavras de Jesus. Como o Espiritismo entende esse ensino?
Que que devemos pedir ao Pai? (cap. XXV, itens 4 e 5).

5) Procurar primeiramente o reino de Deus e sua justia: como compreender essa


recomendao de Jesus? (cap. XXV, itens 6 a 8).

6) O episdio da expulso dos vendilhes do templo tem um significado mais profundo.


Que significado esse? (cap. XXVI, itens 5 e 6).

7) Qual o mrito das preces pagas? Esse procedimento se enquadra nas orientaes
deixadas por Jesus? (cap. XXVI, itens 3 e 4).

8) A mediunidade pode ser encarada como uma profisso? (cap. XXVI, itens 8, 9 e 10).
50a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que a prece e qual o seu objetivo? (cap. XXVII, item 9). 2) Quais as qualidades que a prece deve ter? (cap. XXVII, itens 1, 2 e 4). 3) Como se d a ao da prece? (cap. XXVII, itens 10 e 11). 4) A prece realmente eficaz? (cap. XXVII, itens 5, 6 e 7). 5) Onde reside, efetivamente, o poder de uma prece? (cap. XXVII, itens 14 e 15). 6) A prece pode ser til aos Espritos sofredores? (cap. XXVII, itens 18 e 21). 7) Qual a origem dos males da vida e como a prece pode influir sobre a minorao desses
males? (cap. XXVII, item 12).

8) Quando e de que maneira devemos orar? (cap. XXVII, item 22).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

37

51a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO 1a. PARTE 14 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Por que as religies tem-se mostrado impotentes contra a incredulidade? (cap. I, itens 3 e 4). 2) Quais so as causas genricas do temor da morte? (cap. II, itens 1, 2 3 e 4). 3) Por que o apego humano s coisas terrenas? (cap. II, itens 5 e 6) 4) Como o futuro do homem segundo a doutrina Esprita? (cap. II, item 10). 5) Que significa o vocbulo cu e onde a teologia crist o situa? (cap. III, item 1 e 2). 6) Existe um lugar chamado cu segundo o ensino Esprita? (cap. III, itens 6 e 18). 7) Como o inferno descrito pela teologia crist? (cap. IV, itens 3, 4 e 5). 8) As crianas no vo para o cu, nem para o inferno. Seu destino so os limbos. Que
significa essa palavra? (cap. IV, itens 7 e 8). 52a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) No quadro do inferno cristo, Deus produzia dois milagres para tornar ainda mais
terrveis os sofrimentos dos condenados. Que milagres so esses? (cap. IV, itens 13).

2) Kardec diz que o inferno crist excede o inferno pago. Quais as diferenas entre
ambos? (cap. IV, itens 3, 4 e 14).

3) Quando surgiu o purgatrio na teologia crist e o que ele compreende exatamente?


(cap. V, itens 1, 2 e 3).

4) O Espiritismo nega a existncia do purgatrio? (cap. V, itens 8 e 9). 5) Qual a origem da crena na eternidade das penas futuras? (cap. VI, itens 2, 3 e 20). 6) Se a alma pode progredir, o progresso lei natural. O dogma da eternidade das penas
compatvel com a lei do progresso? (cap. VI, item 18).

7) Para uns basta f: para outros, o arrependimento e o homem estar salvo. Segundo
a Doutrina Esprita, o arrependimento suficiente para a regenerao do homem? (cap. VII, itens 16 e 17).

8) O chamado Cdigo Penal da Vida Futura, segundo o ensino dos Espritos superiores,
pode ser resumido em 3 princpios. Quais so eles? (cap. VII, item 33).
14

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando Livro O CU E O INFERNO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

38

53a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) comum o fenmeno pelo qual os Espritos recm - desencarnados acreditam-se


ainda vivos? (cap. VII, item 23).

2) Quem so os anjos segundo a Igreja? (cap. VIII, item 2, 9o. pargrafo e segs.). 3) Segundo a teologia catlica romana, os anjos dividem-se em 3 grandes hierarquias.
Quais so elas? (cap. VIII, item 2 pargrafos 14o. e 16o.).

4) H anjos Segundo o Espiritismo? (cap. VIII, itens 12 e 14). 5) Quem so os demnios segundo a Igreja? (cap. IX, itens 7 e 8). 6) De onde adveio crena na existncia dos demnios? (cap. IX, itens 5 e 6 ). 7) H demnios Segundo o Espiritismo? (cap. IX, itens 20 e 21). 8) As manifestaes Espritas so atribudas a qual agente pelas Igrejas? (cap. X, itens 4, 5 e 6 ).
54a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) conforme o ensino da Igreja, as manifestaes Espritas so provocadas pelo demnio.


Como que o Espiritismo responde a tal informao? (cap. X, item 7 e 8).

2) Para evocar os Espritos quais so as condies recomendadas? (cap. X, item 10). 3) preciso a permisso de Deus para que as almas dos mortos se comuniquem com os
homens? (cap. X, item 14).

4) Como se sabe a categoria de um Esprito, se no podemos v-lo nem tirar informaes


a seu respeito? (cap. X, item 13). 2a. PARTE 5) H um fato bastante curioso que considerado um fenmeno normal aos que enfrentam a morte. Qual ele? (cap. I, item 6). 6) Qual a causa principal da maior ou menor facilidade de desprendimento do Esprito que desencarna? (cap. I, itens 8 e 9). 7) Quatro situaes extremas, com inmeras variveis, podem ocorrer no instante da morte com o Esprito desencarnante. Descreva-as. (cap. I, item 13). 8) O estado do Esprito aps a morte corporal pode ser resumido de que forma? (cap. I, item 13).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

39

55a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a recomendao dada pelo Espiritismo para podermos aprimorar nossa alma e
reprimir as ms tendncias que trazemos do passado? (cap. I, item 14). 2) Um nico meio existe para abreviar os sofrimentos dos recm - desencarnados. Que meio esse? (cap. I, item 15). 3) Como os Espritos felizes encaram a morte e a felicidade dos homens? (cap. II, item 1, pergunta 9 Sanson). 4) De que forma se apresentam os Espritos desencarnados aos olhos daqueles que se retornam vida espiritual? 5) O esprito, logo que desencarna, se lembra das existncias anteriores? (cap. II, perguntas 6 e 7 M. Joboard). 6) Como que os Espritos que padecem acerbas provaes se manifestam sobre a resignao e a coragem de tais provas? (cap. II, pergunta 2 Samuel Filipe). 7) A morte corporal nos separa ou nos aproxima dos entes queridos que aqui continuam a viver? (cap. II, item III A Viva Foulon - ver nota de Kardec). 8) Como os Espritos felizes descrevem a vida no outro mundo? Eles continuam trabalhando? (cap. II, Van Durst de Sixdeniers e da Condessa Paula). 56a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo 1) Os sofrimentos amargos que o homem enfrenta na Terra so sempre devidos expiao? (cap. II, ltima parte da mensagem de Victor Lebufle). 2) A aflio dos pais em relao morte dos filhos atinge tambm os Espritos destes? (cap. II, 1a. pergunta Maurcio Gontran). 3) H diferena entre honestidade perante os homens e a honestidade perante Deus? (cap. III, 2a. pergunta Jos Br). 4) Como os Espritos vem o problema da dor e da resignao? (cap. III, pergunta 11 Cardon mdico e perguntas 1a. e 4a. senhora Anna Belle-Ville). 5) Que ocorre, depois da morte, com os Espritos endurecidos, egostas e maus? (cap. IV, o Castigo, parte final). 6) Tm razo o ato de se orar sobre o tmulo para facilitar o desprendimento do Esprito? (cap. IV, Augusto Michel, comunicao de 6 de abril, 11 de maio e 8 de junho, com as explicaes de Kardec). 7) H dois tipos de arrependimento: qual deles profcuo e til ao homem arrependido? (cap. IV, perguntas 1 e 2 Lisbeth ). 8) Qual o efeito do orgulho sobre o ser humano? (cap. IV, 1a. pergunta Prncipe Ouran).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

40

57a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que devemos entender por trevas em que se acham mergulhadas certas almas
sofredoras? (cap. IV, Estudos sobre as comunicaes de clara). 2) Que estado sobrevem geralmente aos suicidas? (cap. V, perguntas 17 e 18). 3) Qual a dvida sobre a prpria morte que muitos Espritos experimentam? (cap. V, Nota de Kardec aps a pergunta 18). 4) Que ocorre aqueles que suicidam-se para unir-se no outro mundo? E Qual o suicdio mais severamente punido? (cap. V, pergunta 10, O Pai e Conscrito, ver nota de Kardec). 5) Como pode haver materialistas se, tendo passado pelo mundo espiritual, tais pessoas dele deveriam guardar intuio? (cap. V, pergunta 8 Um Ateu). 6) Como podem os Espritos evitar-se no mundo dos Espiritual, uma vez que no existem ali obstculos materiais nem refgios impenetrveis vista? (cap. V, pergunta 19 Um Ateu, ver comentrio de Kardec). 7) Quais os requisitos indispensveis para que uma evocao tenha xito? (cap. V Um Ateu, dois ltimos pargrafos do comentrio de Allan Kardec). 8) Um Esprito obsessor pode levar o obsidiado ao suicdio? (cap. V, Antnio Bell, pergunta ao Guia do mdium). 58a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo 1) O homem que mata sabe que, ao escolher nova existncia, nela ser assassino? (cap. VI, pergunta 18 e seguintes). 2) Existem casas mal assombradas? E que fato levou essa crena? (cap. VI, Introduo e perguntas 1 a 4 - O Esprito de Castilnaudary). 3) A prece til aos Espritos; todos o sabem. Ela beneficia tambm os Espritos voltados ao mal? (cap. VI, pergunta 9 e 10 e cap. VIII, pergunta 15). 4) Qual o proveito das existncias passadas, uma vez que de l no lembramos, nem temos idia daquilo que fomos ou fizemos? (cap. IV, 7o. pargrafo e cap. VIII, 3 ltimos pargrafos e nota de Kardec). 5) Pode um esprito, em vez de ser imerso em trevas, ser punido atravs de ondas de luz? (cap. VII, introduo e item II). 6) Qual a influncia da preguia e da indolncia no estado do Esprito depois da morte? (cap. VII, pergunta 3, 4 e 6 e mensagem abaixo). 7) Por que o Espiritismo no torna imediatamente perfeitos nem mesmo os mais crentes adeptos? (cap. VII, mensagem do Guia do Mdium). 8) Qual a causa dos sofrimentos atrozes e aparentemente injustos que recaem sobre indivduos considerados honrados e bons? (cap. VIII, perg. 7 e 8 e instruo do Guia do Mdium).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

41

59a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: O CU E O INFERNO Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Os Espritos podem permanecer por muitos sculos na erraticidade? Que que, nesse

caso, os impele reencarnao? (cap. VIII, 1a. reposta de Szymel Slizgol, 7o. pargrafo e seguintes).

2) Qual a importncia da f no tratamento dos doentes? (cap. VIII, 1a. resposta de Juliana Maria). 3) H algum sentido ou objetivo na vida das pessoas desprovidas de qualquer riqueza?
(cap. VIII, mensagem de 10/06/1864).

4) Por que vemos tantos sofrimentos no mundo em que vivemos? (cap. VIII, Antnio B...,
comentrio de Kardec, aps a mensagem de Erasto).

5) Que ocorre ao Esprito culpado quando lhe falta resignao ante o sofrimento? (cap.
VIII, Um Sbio Ambicioso, 2o. pargrafo e seguinte).

6) Por que existem os seres chamados de idiotas ou excepcionais? (cap. VIII, Carlos
de Saint`g... Instruo de um Espritos acerca de idiotas e loucos).

7) A abnegao que certas pessoas tem para com seus patres ter por ascendentes
relaes de vidas anteriores? (cap. VIII, Histria de Um criado, duas ltimas perguntas).

8) Que ocorre com os indivduos que na Terra no se preocuparam com ningum e pensam somente em si mesmos? (cap. VIII, Anna Bitter, comunicao do Pai e do Guia do Mdium).
60a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE 15 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Grandes reveladores tem sido os homens de gnio. Quem so eles e donde vieram?
(cap. I, itens 5 e 6).

2) As revelaes religiosas emanam diretamente de Deus? (cap. I, itens 9 e 10). 3) Qual o carter da revelao Esprita? (cap. I, itens 12 e 13). 4) como foi elaborada a Doutrina Esprita? (cap. I itens 14, 15 e 52). 5) Por que o Espiritismo considerado o Consolador Prometido pelo Cristo? (cap. I, itens
30 e 42).

6) Qual lei revelada pelo Espiritismo tida como das mais importantes na renovao da
f? (cap. I, itens 34 e 36).

7) A teologia Catlica nos fala do Pecado Original; da a necessidade do batismo. Que


diz o Espiritismo sobre isso? (cap. I, item 38).

8) Que que os Espritos nos ensinam? (cap. I, itens 49 e 50).


15

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando A GNESE.

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

42

61a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) A revelao Esprita est completa ou progressiva? (cap. I, item 55). 2) Por que a moral ensinada pelos Espritos a do Cristo e no a de outros profetas?
(cap. I, item 56).

3) Que autoridade tem a revelao Esprita, uma vez que ela emana de seres de limitadas
luzes e falveis? (cap. I, itens 57 e 58).

4) Qual a finalidade das manifestaes Espritas? (cap. I, item 60). 5) Qual a utilidade das manifestaes Espritas? (cap. I, item 61). 6) Quais os atributos de Deus? (cap. II, item 19). 7) Se Deus est em toda parte, por que no o vemos? V-lo-emos quando deixarmos a
Terra? (cap. II, itens 31, 32, 34 e 36).

8) A dor tem alguma finalidade? (cap. III, itens 5 e 6).


62a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que definio se pode dar do mal? E de que decorre ele? (cap. III, itens 8 e 9). 2) Qual a origem das paixes humanas? (cap. III, itens 10, 18 e 19). 3) Qual a diferena entre o instinto e a inteligncia? (cap. III, itens 11 e 12). 4) Que existe de sabedoria na lei de destruio, que determina a destruio recproca dos
seres vivos? (cap. III, itens 20 e 21).

5) Por que os primeiros livros dos povos antigos formam religiosos? (cap. IV, item 1) 6) De todas as Gneses antigas, qual a que mais se aproxima dos modernos dados
cientficos? (cap. IV, itens 5 e 6).

7) Se a Bblia de origem divina, por que contm erros? (cap. IV, itens 7 e 8). 8) Allan Kardec diz que a Cincia que compete revelar a verdadeira Gnese. Por que
ele afirma isso? (cap. IV, item 3).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

43

63a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Entre as questes ligadas Gnese do mundo, uma questo interessa mais de perto
aos homens. Qual ela? (cap. IV, itens 12 e seguintes).

2) Por que at o advento do Espiritismo, o estudo do princpio espiritual foi puramente


especulativo e terico? (cap. IV, itens 15 e 16).

3) Quando e por quem foi descoberta a forma esfrica da Terra? (cap. V, item 10). 4) As velhas cosmogonia deixaram para sempre de subsistir a partir de que momento?
(cap. V, itens 13 e 14).

5) Que o Espao? (cap. VI, item 1). 6) Que o Tempo? (cap. VI, item 2). 7) De onde se originaram as diversas substncias que existem no mundo? (cap. VI, item
3, 4 e 7).

8) Um fluido etreo, preenche o Universo: de que natureza esse fluido? (cap. VI, itens
10 e 18). 64a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que que assegura permanentemente a estabilidade do Universo? (cap. VI, itens 48 e 49). 2) Os seres que habitam os diferentes mundos soa desconhecidos entre si? (cap. item 56). 3) A Gnese, conforme a Cincia, divide a formao da Terra em quantos perodos
geolgicos? (cap. VII, itens 48 e 49).

4) Quando apareceu o homem na face do planeta? (cap. VII, itens 48 e 49) 5) Quais so as teorias relativas origem da Terra e qual aquela que est mais de
acordo com a Cincia? (cap. VIII, itens 1, 3 e 4).

6) Ocorreu realmente o chamado Dilvio Bblico? (cap. IX, itens 4 e 5). 7) A Terra ter fim um dia? (cap. IX, itens 13 e 14). 8) As espcies animais saram de um casal primitivo ou muitos casais germinados
simultaneamente em diversos lugares da Terra? (cap. X, itens 1 e 2).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

44

65a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a importncia da Qumica para se compreender a Gnese do globo? (cap. X, itens


9, 10 e 12).

2) Como se formaram os corpos dos primeiros seres vivos? (cap. X, itens 13 e 15). 3) Que o princpio vital? (cap. X, itens 16 a 18). 4) So a mesma coisa princpio vital e princpio espiritual? (cap. XI, item 5). 5) Do ponto de vista corpreo e puramente anatmico, que o homem? (cap. X, itens 26 e 27). 6) Quais so os elementos constitutivos do Universo? (cap. XI, item 6). 7) Que o corpo para o Esprito encarnado e quem que o modela? (cap. XI, itens 10, 11 e 14). 8) O que distingue o homem dos animais o seu corpo ou o seu Esprito? (cap. XI, item 14).
66a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) O corpo Humano tem origem no corpo do Macaco? (cap. XI, item 15). 2) Os primeiros homens aparecidos na Terra tinham alguma semelhana com o macaco?
(cap. XI, item 16).

3) Como se realiza a unio do Esprito com o corpo, na encarnao? (cap. XI, itens 17 e 18). 4) Qual o fenmeno que acompanha sempre a encarnao do Esprito? (cap. XI, item 20). 5) Por que o Esprito ao recobrar a conscincia de si mesmo, na encarnao, perde a
lembrana de seu passado? (cap. XI, item 21).

6) Em condies a alma se ensaia para a vida e desenvolve as suas primeiras


faculdades? (cap. XI, item 23).

7) Por que til ao Esprito a sua encarnao? (cap. XI, item 24). 8) A encarnao do Esprito um estado permanente ou transitrio? (cap. XI, item 25).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

45

67a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Donde vieram os Espritos que encarnaram na Terra logo que ela reuniu condies
fsicas para receb-los? (cap. XI, itens 29, 30 e 31).

2) Por que o progresso humano no ocorreu uniformemente em todos os pontos do


planeta Terra? (cap. XI, item 32).

3) As diferentes encarnaes do Esprito se efetuam num mesmo planeta? (cap. XI, item 34). 4) H migraes de Espritos entre os diversos planetas? (cap. XI, item 37). 5) Ado o pai de toda espcie humana? (cap. XI, itens 39, 40 e 41). 6) Em que consiste a chamada raa admica? (cap. XI, item 38). 7) Que Espritos integram a raa admica? (cap. XI, item 45). 8) Como se explica, no Espiritismo, a perda do paraso, assim como a doutrina dos anjos
decados? (cap. XI, itens 43 a 49). 68a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) A Gnesis mosaica e a cincia esto de pleno acordo entre si? (cap. XII, item 3 e 4). 2) Qual a causa dos erros manifestos existentes na Gnesis Mosaica? (cap. XII, item 10). 3) Que espcie de falta to grande, cometida por Ado e Eva, deu origem ao pecado
original entre os seus descendentes? (cap. XII, itens 19 a 23).

4) Deus faz milagres? (cap. XIII, itens 15 e 16). 5) Os Espritos progridem tambm na erraticidade? (cap. XI, item 25). 6) O progresso material do planeta tem algo a ver com o progresso moral de seus
habitantes? (cap. XI, itens 27 e 28).

7) Que so os fluidos exato cham-los de fluidos espirituais? (cap. XIV, itens 4, 5 e 6). 8) H relao ntima entre a natureza do perisprito e o grau de adiantamento moral do
Esprito? (cap. XIV, itens 8 e 9).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

46

69a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Do ponto de vista fludico, que o perisprito? (cap. XIV, itens 7 e 8). 2) Os Espritos necessitam do fluido etreo para sobreviver? (cap. XIV, item 11). 3) Como podemos conceituar os fluidos espirituais? (cap. XIV, item 13). 4) Sendo uma espcie de matria, de que maneira os fluidos espirituais so manipulados
pelos Espritos, que so seres imateriais? (cap. XIV, item 14).

5) Quais so as qualidades intrnsecas dos fluidos? (cap. XIV, itens 16 e 17). 6) Por que determinadas reunies ou ambientes nos provocam uma sensao de bem
estar, ao passo que outras nos trazem mal estar? (cap. XIV, itens 19 e 20).

7) Como se operam as curas mediante a ao magntico fludica? (cap. XIV, itens 31, 32 e 33). 8) Como se explicam as aparies de Espritos desencarnados? (cap. XIV, itens 35 e 36).
70a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que transfigurao e como o fenmeno ocorre? (cap. XIV, itens 39 e cap. XV, itens 43 e 44). 2) Na tiptologia e na levitao como se d a ao dos Espritos? (cap. XIV, itens 41, 42 e 43). 3) Como podemos definir a obsesso? (cap. XIV, itens 45 e 46). 4) Que possesso medinica? (cap. XIV, itens 47 e 48). 5) Como o Espiritismo explica os milagres do Evangelho? (cap. XV, item 1). 6) Jesus um Esprito puro? Como era ele do ponto de vista orgnico? (cap. XV, item 2). 7) Como podem ser explicadas as curas feitas por Jesus? (cap. XV, itens 10 e 11). 8) O Espiritismo tambm cura os males fsicos? (cap. XV, itens 26, 27 e 28).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

47

71a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Para libertar a criana da possesso, Jesus diz que h necessidade de duas


condies. Quais so elas? (cap. XV, itens 31, 32 e 33). 2) Demnios ajudam Jesus a operar os milagres; demnios ajudam os Espritas a operar seus prodgios. Que se pode responder em refutao a tal tese? (cap. XV, itens 35, 36 e nota de Kardec). 3) Como se explicam as ressurreies operadas por Jesus? (cap. XV, itens 37 a 40) 4) Como pde Jesus, aps a morte de seu corpo, aparecer a seus discpulos? (cap. XV, itens 58 a 61). 5) Jesus teve um corpo fsico como o nosso ou foi um Agnere? (cap. XV, itens 64 e 65). 6) Qual o significado da parbola dos vinhateiros homicidas? (cap. XVII, itens 29 e 30). 7) Que significa a profecia: vossos filhos e vossas filhas profetizaro? (cap. XVII, itens 59 a 61). 8) O juzo final admitido pela Doutrina Esprita? (cap. XVII, itens 62 a 67).

72a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Como possvel conhecer o futuro, visto que este ainda no aconteceu? (cap. XVI,
itens 1, 2, 3 e cap. XVII, itens 20 e 21). 2) As percepes do Esprito quando ao seu passado e ao seu futuro dependem de que fatores? (cap. XVI, itens 8 a 10). 3) Se o futuro pode ser antevisto, isso significa que os acontecimentos da vida j esto determinados? (cap. XVI, itens 12 a 15). 4) Deve-se crer na veracidade das predies circunstanciadas? (cap. XVI, itens 16 e 17). 5) Que que Jesus quis Dizer com a frase: haver um s rebanho e um s pastor? (cap. XVII, itens 31 e 32). 6) Quais as caractersticas do Consolador Prometido por Jesus em Joo, cap. 16 v. v. 15 a 26? (cap. XVII, itens 35 a 39). 7) O Espiritismo preenche todas as condies do Consolador Prometido? (cap. XVII, itens 40 a 43). 8) Pode-se crer na profecia que fala da segunda vinda de Jesus? Ser ele, ento, o consolador Prometido? (cap. XVII, itens 43 a 46).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

48

73a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: A GNESE Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Como a doutrina Esprita analisa o quadro do fim dos tempos descrito por Jesus? (cap.
XVII, itens 47 a 54, 56 a 58).

2) De que maneira se processa o progresso da Humanidade? (cap. XVIII, itens 1 a 3, 12 e 13). 3) As mudanas preditas por Jesus se realizaro sem comoes? (cap. XVIII, itens 6 a 8). 4) Os Espritos desencarnados tem parte ativa nas comunicaes que se verificam no
mundo dos encarnados? (cap. XVIII, itens 9 e 10).

5) Como ser a nova gerao? (cap. XVIII, itens 14, 15, 20 a 24). 6) A regenerao da Humanidade exige a renovao integral dos Espritos? (cap. XVIII,
itens 28, 32 e 33).

7) Qual o papel do Espiritismo na renovao social? (cap. XVIII, itens 25 a 27). 8) Qual ser a pedra angular da nova ordem social? (cap. XVIII, itens 17 a 19).
74a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS 16 Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Qual a bandeira de Allan Kardec e o que ela significa? (Bibliografia). 2) Qual o objetivo final de todos os Espritos? (Profisso de f raciocinada, itens 17, 22 e 23). 3) Por que necessrio a encarnao dos Espritos? (Profisso de f raciocinada, itens
20, 22 e 27).

4) Como se d a ao do mundo invisvel sobre o mundo visvel? (Manifestaes dos


Espritos, item 2).

5) Como o traje com que nos aparecem os Espritos mais adiantados? (Manifestaes
dos Espritos, item 18).

6) O sono tem algo a ver com a simpatia ou a antipatia que uma criatura s vezes
experimenta? (Manifestaes dos Espritos, item 24).

7) Pode-se crer nas relaes obtidas durante o xtase? (Manifestaes dos Espritos,
itens 29 e 30).

8) Quais as causas que concorrem para a obteno de curas, pela imposio das mos
(passe)? (Manifestaes dos Espritos, itens 52 e 53).
16

NOTA: A partir das prximas questes estaremos utilizando OBRAS POSTUMAS (ed. FEB).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

49

75a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Como pode o homem livrar-se das influncias dos obsessores? (Manifestaes dos
Espritos, item 58).

2) Que obsesso e como que ela se instala? (Manifestaes dos Espritos, item 56). 3) Quando se configura a subjugao, que preciso fazer a beneficio do obsedado?
(Manifestaes dos Espritos, tem 58).

4) A alma de um homem pode aparecer em lugar diferente daquele em que se encontra


seu corpo fsico? (Dos Homens Duplos, 1o. pargrafo).

5) Como possvel a um sonmbulo ver um objeto a distncia? O sonmbulo v pelos


olhos do corpo? (Causa e Natureza da Clarividncia Sonamblica).

6) Em que consiste o fenmeno chamado dupla vista? (A segunda Vista 1a. parg.) 7) Por que a presena de certas pessoas nos causa uma impresso desagradvel? Ns
possumos tambm uma atmosfera fludica individual? (Introduo ao Estudo da Fotografia do Pensamento, 7o. pargrafo).

8) De quais fatores depende o poder fludico aplicado ao recproca entre as criaturas


humanas? (Intr. ao Estudo da Fotografia do Pensamento, 13o. e 14o. pargrafo). 76a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Jesus foi gerado por Deus ou existe como este de toda a eternidade? (Estudo Sobre a
Natureza do Cristo, parte IX, parg. 1 a 4).

2) Em que obras se funda o dogma que atribui divindade a Jesus, um dos integrantes da
chamada Santssima Trindade? (Estudo Sobre a Natureza do Cristo, parte I, parg. 3 a 5).

3) Jesus se dizia Deus? Suas palavras do razo aos que lhe do a divindade? (Estudo
Sobre a Natureza do Cristo, parte III, parg. 1 a 8).

4) Como os apstolos se referiam a Jesus: Deus ou Homem? (Estudo Sobre a Natureza


do Cristo, parte VI, parg. 1 a 4).

5) Existir no futuro a arte Esprita? Que caractersticas ela dever ter? (Influncia
Perniciosas das Idias Materialistas, parg. 11, 15 e 17).

6) Em que consiste a beleza real? (Teoria da Beleza, parg. 32 e 33). 7) As formas do corpo acompanham a evoluo do ser moral? (Teoria da Beleza, parg.
30, 31 e 35).

8) A msica celeste comparada dos nossos grandes compositores? (A Msica


Celeste, parg. 2 e 3).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

50

77a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Em que consiste a vida corprea segundo a Doutrina Esprita? (O Caminho da Vida, parg. 3 e 4). 2) H cinco alternativas para o homem, finda sua vida na Terra, conforme as diversas
doutrinas filosficas e religiosas. Quais so elas? E que em sntese elas nos dizem? (As Cinco Alternativas da Humanidade). desenvolveu anteriormente? (A morte Espiritual, parg. 7 a 14). tmulo?(A Vida Futura).

3) Como se chamam, no perodo da infncia corporal, as faculdades que o Esprito j 4) Por que, crendo na vida futura, o homem deste sculo cuida to pouco da vida alm5) Como se explicam pela reencarnao s expiaes coletivas, em que morrem tanto os
bons quanto os maus? (Questes e Problemas - As expiaes coletivas). Orgulho, parg. 2, 3 e 7 a 11).

6) DE que derivam o egosmo e o orgulho? possvel ao homem venc-los? (O Egosmo e o 7) Trs palavras formam, segundo Kardec, o programa de toda uma ordem social que realiza
o mais absoluto progresso da Humanidade. Quais palavras elas e o que significam? (Liberdade, Igualdade e Fraternidade, parg. 1 e 2). edifcio social? Explique seu ponto de vista. (Idem, parg. 2 a 6).

8) Qual das trs expresses: Liberdade, Igualdade e Fraternidade deve constituir a base do

78a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que significa o termo Aristocracia e qual ser a ltima forma de aristocracia em nosso
planeta, conforme opinio de Kardec? (As Aristocracias, parg. 1, 9 a 12). Desertores, parg. 16 e 17).

2) Como se comportam os Espritas que em verdade merecem essa qualificao? (Os 3) Quem so aqueles que o Espiritismo reconhece como seus adeptos? (Ligeira Resposta
aos Detratores do Espiritismo, parg. 5).

4) Quando e em que condies Kardec presenciou pela primeira vez os fenmenos e qual o

primeiro resultado que ele colheu de suas observaes? (2a. Parte: A Minha Primeira Iniciao no Espiritismo, parg. 5 a 7, 12 e 13). Espiritismo, parg. 15 a 19).

5) Qual a origem de O Livro dos Espritos? (2a. Parte: A Minha Primeira Iniciao no 6) Quem a personalidade que se intitulou Verdade? (Meu Guia Espiritual, mensagem de
25/03/1856, perguntas 4 a 9 e 12).

7) Aludindo a sua misso, o Esprito fala das dificuldades e perigos a que Kardec se exporia.
Essa predio dizia o qu? Ela se confirmou? (Minha Misso, 12/06/1856 perg. 3).

8) Qual a tarefa reservada ao Espiritismo? Existe nas revelaes sobre a Doutrina alguma
referncia Religio Esprita? (Futuro do Espiritismo e 1a. Revelao de Minha Misso).

COED - (CENTRO DE ORIENTAO DE ESTUDOS DOUTRINRIOS) ________________________

51

79a. Reunio de Estudos Dirigidos Obra: OBRAS PSTUMAS Roteiro de Dinmica em Grupo

1) Que ocorre com os Espritos retardatrios que no acompanha a evoluo moral do


Planeta? (Mensagem de 25/04/1866 - Regenerao da Humanidade, parg. 17 a 20).

2) Qual ser a contribuio do Espiritismo obra de regenerao do mundo? (Mensagem


de 25/04/1866 - parg. 26 a 29 e Credo Esprita, 3 ltimos pargrafos).

3) Como Allan Kardec entendia a prtica da Caridade Crist? (Fora da Caridade no h


salvao).

4) Qual seria, segundo Kardec, um dos maiores obstculos capazes de retardar a


propagao da Doutrina? (Projeto 1868, pargrafos 1 e 2).

5) Dois elementos haveriam de concorrer para o progresso do Espiritismo. Quais so


eles, segundo Kardec? (Projeto 1868, pargrafos 3 e 4).

6) Como o Codificador via a necessidade da unificao? (Constituio do Espiritismo,


parte I, pargrafo 1 e 2).

7) No que diz respeito aos Cismas dentro do Espiritismo. Kardec via trs pontos capitais a
serem considerados. Quais so eles? (Constituio do Espiritismo, parte II, 9 primeiros pargrafos).

8) Quais as causas dos males da sociedade e qual o ponto de partida para a soluo da
questo social? (Credo Esprita, pargrafos 1 a 3, 4 a 7).

You might also like