You are on page 1of 3

Adubo de Minhocas

As minhocas ao se locomoverem por entre as camadas do solo, cavam galerias fazendo passar por seu tubo digestivo grande quantidade de terra e restos vegetais, formando desta maneira o "hmus". Alm de arejar, a minhoca aumenta a porosidade e a homogeneizao dos solos, tendo ainda eficiente atuao sobre os sais, deixando-os sob forma assimilvel aos vegetais. O hmus transmite "vida"as plantas, promove a mineralizao do potssio, fsforo, boro, magnsio, cobre e possui bactrias fixadoras de nitrognio atmosfrico, que transmite sade s plantas. O hmus possui constituio casulos e pequenas minhocas que vo multiplicar-se na rea em que for aplicado, produzindo assim, vida na terra. Este hmus foi produzido por minhocas vermelhas da Califrnia (Eisenia Foetida). E a gigante africana (Eudrilus Eugeniae), a partir do esterco bovino.

Composto Produzido por Minhocas


Vermicompostagem o processo de preparo do adubo orgnico ou fertilizante orgnico denominado composto. O composto produzido pelas minhocas contm 20 a 30% da matria orgnica por elas ingerida e no digerida ou assimilada e que, por isso, eliminada com as fezes. nesse meio que se desenvolvem os ovos que se encontram dentro das cpsulas, as minhoquinhas que deles vo nascendo e as que vo junto com o hmus. O hmus e o composto no tm cheiro, no atraem moscas e podem ser aplicados diretamente nas lavouras, campos, outras lavouras e pastagens, pois no prejudicam as plantas. Podem, tambm, ser armazenados durante 3 a 4 meses, desde que em local coberto e ventilado. Existe venda, no comrcio, um secador para hmus, que facilita muito os servios no minhocrio. A diferena entre o hmus e o composto orgnico, segundo alguns autores e criadores, que o primeiro um material fino e uniforme, enquanto que o segundo mais grosseiro. Para fazer o composto orgnico, o criador pode utilizar as minhocas nativas que, ao contrrio das vermelhas da Califrnia, transformam em adubo todo o material orgnico, como jornais, papis, papeles, folhas, restos de culturas e podas, lixo domstico, etc. S no servem para a produo do composto, os plsticos, vidros e metais. A nica desvantagem das minhocas nativas que elas so menos produtivas, sua produtividade menor do que a das vermelhas da Califrnia e o composto leva 90 dias para ficar pronto.

Como, normalmente, h sempre um excesso de minhocas nos canteiros, melhor que o criador as venda ou ento que as aproveite em criaes de rs, pssaros, peixes ou de qualquer outro animal ou as industrialize, fabricando farinha de carne, por exemplo, pois com o aumento da produo, ter maiores lucros. As terras dos canteiros devem ser afofadas, de tempos em tempos, para melhorar suas condies fsicas.

Definies
O que a minhoca? J foram catalogados 8.000 espcies de minhocas. Vivem em terrenos midos, porm pouqussimas podem ser criadas em cativeiro, pois foi na Califrnia que, por volta de 1930, foi desenvolvido o projeto para a criao em cativeiro, para objetivar a longevidade, bons ndices de produo, bem como de produo de hmus. O que hmus? O hmus a produo da minhoca. o seu excremento. a transformao do esterco (alimento da minhoca), no mais completo e rico adubo orgnico existente. Podemos mesmo afirmar que a minhoca uma micro-usina de transformao. Qual a aplicao do hmus? Esse adubo vivo, cientificamente preparado, que contm microorganismos unificantes alcalinos, Rhizobium, fixadores de nitrognio atmosfrico, bactrias que constituem algo parecido com anticorpos naturais contra pragas, doenas e vrus, que transmitem sade s plantas e promovem a mineralizao do potssio, fsforo e outros elementos menores como o boro, o magnsio e o cobre, tem seu campo de atuao nas hortas, plantas, capineiras, pastagens, assim como qualquer cultura ou ainda em terras estreis ou cansadas. Qual a diferena entre o adubo qumico e o hmus? O adubo qumico indiscriminadamente ou constantemente, leva o solo doena e esterilidade. O adubo qumico responde imediatamente. O adubo qumico no leva vida ao solo. O hmus neutro ou levemente alcalino, sendo um meio ambiente favorvel ao cultivo.

O hmus leva ao solo minerais em forma orgnica, levando-o, vitaminando-o, enriquecendo-o, a longo prazo.

You might also like