You are on page 1of 6

Introduo Diapositivo 3 O nosso planeta chamado por muitos de O planeta azul.

. A Terra muitas vezes assim denominada pois grande parte da sua superfcie gua, cerca de dois teros. Contudo apesar de toda essa gua, apenas cerca de 2,5% gua doce e grande parte dessa est em locais muito profundos e inacessveis ou faz parte dos glaciares que mesmo quando descongelarem naturalmente, essa gua vai juntar-se com a do mar. Da gua doce que nos acessvel e que permite os mais variados usos, apenas uma pequena percentagem potvel. Resumindo, Da grande quantidade de gua disponvel na terra, apenas uma pequena parte doce, dessa pequena parte apenas uma pequena parte est acessvel, dessa pequena parte apenas uma pequena parte potvel. Diapositivo 4 Com a crescente industrializao, aumento demogrfico, etc., vai haver uma grande presso sobre os recursos hdricos devido ao aumento do seu uso nas actividades agrcolas, industriais e consumo por parte das populaes. Tambm com o aumento da poluio essa gua pode passar a ser imprpria tanto para consumo como para uso na agricultura, banhos, entre outros. A gua um bem essencial, temos de tratar dela porque sem ela no conseguimos sobreviver. Ento podemos quase afirmar que temos de tratar da gua como tratamos da nossa prpria vida.

A gua no nosso planeta


Diapositivo 5 Como j foi referido apesar de haver uma grande quantidade de gua no nosso planeta muito pouca potvel. O seguinte mapa mostra as regies do mundo em que h menor acesso a gua potvel. Podemos verificar que os pases em desenvolvimento, principalmente em frica e uma parte da sia, tm uma grande parte da populao que no tem acesso a gua potavl Caso se mantenha a taxa de crescimento da populao mundial, em 1,6% ao ano, e o consumo per capita se mantiver, o planeta ter 50

anos garantidos e a partir da a procura ser maior que a gua disponvel. A partir de essa altura, considerando que apenas se quer fazer chegar gua % de populao que chega hoje, teriam de ser gastos em todo mundo cerca de 800 mil milhes de dlares por ano para fazer dessalinizao de guas, entre outros processos. Diapositivo 6 O maior uso de gua a nvel mundial na agricultura, e ela essencial no fornecimento de alimentos a todos ns, logo no podemos acabar com a gua gasta ai mas podemos diminuir o gasto utilizando por exemplo rega gota a gota, entre outros mtodos que no gastem muita gua. Como podemos ver no grfico (analisar grfico a seu critrio isto apenas ajuda) a agricultura onde se gasta mais gua 70%, depois industria 22%, por fim domestica 8%. Na parte do gasto domestico cabe a todos ns fazer um melhor uso da gua, no deixar torneiras abertas, no tomar banhos de 20 minutos, etc.

Diapositivo 7

Hoje em dia, so geralmente aceitas oito categorias gerais de poluentes:

Classes de poluentes da gua


Lixo que desoxigenam a gua Ex. Materiais vegetais e animais Agentes infecciosos Ex. Bactrias Nutrientes vegetais Ex. Fertilizantes como nitratos e fosfatos Compostos qumicos orgnicos Ex. Pesticidas e detergentes Outros produtos qumicos Ex. cidos de minerao e ferro de siderrgicas Sedimentos de eroso Ex. Areia e lama no leito do rio, que pode destruir organismos que vivem na interface slido/lquido Substncias radioactivas Ex. Lixo da minerao e processamento de materiais radiactivos; material radiactivo usado Calor oriundo da Indstria Ex.: gua para refrigerao industrial

Diapositivo 8

Falar que as imagens mostram situaes de poluio e falar sobre elas

Qualidade da gua em Portugal


Diapositivo 9 Em Portugal a gua tem maior qualidade no norte do pais e no sul. Na regio centro principalmente entre Leiria e Lisboa a gua do tipo E (muito poluda e quase no pode ser usada em nada). Em Portugal no existem nenhuma gua do tipo A (gua com qualidade equivalente s condies naturais) Como podemos ver pela anlise do grfico desde 95 as guas de pior qualidade (do tipo E) tem vindo a melhorar para tipo D por isso o aumento de guas do tipo D ( apenas serve para irrigao de certas plantaes, arrefecimento e navegao). As guas do tipo C (podem ser tornadas potveis atravs de um tratamento rigoroso) tem se mantido constantes, aumentando as guas do tipo B (que tem boa qualidade, apenas um pouco inferior s do tipo A)

Agua da serra do caramulo


Diapositivo 14 Nas vertentes de uma das serras mais bonitas de Portugal, a Serra do Caramulo, nasce a gua Caramulo. A nascente da gua de Caramulo localiza-se numa vasta zona grantica protegida da serra, onde a natureza particularmente preservada. A formao e idntica a da Serra da Estrela, pois o macio grantico apresenta falhas que vo controlar a quantidade de agua subterrnea. Ou seja, vo controlar o nvel dos aquferos. E a sua passagem entre as falhas vai adicionar sais e conferir-lhe um ph definido (rotulo) . Esta gua distingue-se pela sua pureza, leveza, frescura e pela sua composio, sendo considerada uma gua pouco mineralizada e com um pH cido.

Tem como composio (ver rotulo)

Agua Monchique
Diapositivo 13

Monchique uma agua que nasce das profundezas da terra, numa encosta situada no vale tectnico que divide a Serra de Monchique. A geologia de origem vulcnica, composta por duas formaes distintas: xisto e um macio sientico que se eleva at aos 902 metros. O sistema de circulao das guas neste macio(sienitico) consiste, fundamentalmente, na percolao/fluxo das guas atravs do sistema de fracturas existente no interior do mesmo. Durante o seu percurso no interior do macio, as guas sofrem um aquecimento significativo, desenvolvendo reaces qumicas com o material rochoso em que circulam, justificando-se assim a temperatura que apresentam as as emergncias a volta dos 30C e a sua composio fsico-qumica especfica e constante ao longo do ano. Trata-se de guas fracamente mineralizadas (mineralizao total igual a 335 mg/l), bicarbonatadas sdicas, ligeiramente sulfreas e com pH elevado (9,5).

Agua do luso
Diapositivo 11 A gua mineral de Luso um recurso de excepo. Nasce a 28C de temperatura na povoao de Luso . Tem origem na gua da chuva infiltrada na Serra do Buaco, em rochas formadas, quase exclusivamente, por quartzo, designadas quartzitos.

Nestas rochas, muito compactas aquando da sua formao h mais de 400 milhes de anos desenvolveu-se uma densa rede de fracturas, intercomunicadas, que permitem o armazenamento e circulao da gua. Aps a infiltrao, a gua faz um circuito profundo, estimando-se que atinja mais de 500 metros de profundidade o que provoca um aquecimento da gua bem acima dos 30C . A este circuito chamamos aqufero e corresponde circulao profunda da gua Mineral Natural de Luso. Este Aqufero termina na povoao de Luso, por interposio de uma barreira geolgica impermevel que obriga ascenso concentrada das guas. Tem como composio (ver rotulo)

Agua da Serra da estrela


Diapositivo 12 A sua geologia dominada por rochas granticas e metassedimentares que constitui um trao da regio montanhosa da serra da estrela. A agua da serra da estrela uma gua de nascente pura e cristalina de elevada qualidade. A esta agua proveniente da chuva infiltrasse nas falhas do macio rochoso o que confere uma reposio constante e controlada dos aquferos. A formao destes aquferos deve-se ao facto da existncia de rochas porosas e permeveis, capazes de reter gua e de ced-la. Agua Serra da Estrela uma agua hipossalina (baixa mineralizao) possuindo no entanto dentro deste grupo de aguas, um dos mais elevados teores de bicardonatos e um dos mais baixos teores de cloretos.

gua na nossa zona


O rio que passa na nossa cidade como todos sabem o rio liz, sem ser na fonte tem um grande grau de poluio, muito devido a descargas da ETAR ou descargas directas como da suinicultura.

You might also like