You are on page 1of 40

PENAL II 04 08 2008.

Concurso de pessoas (Nos crimes) a contribuio causalmente e subjetivamente idnea de mais de uma pessoa para a obteno de um resultado tpico. Crimes unissubjetivos so aqueles que podem ser praticados por uma nica pessoa. Concurso eventual ocorre quando nos crimes unissubjetivos, h colaborao de outras pessoas para a pratica do delito. Crimes plurissubjetivos so aqueles em que a pratica do tipo penal necessrio presena de mais de uma pessoa, aqui em razo disto, o concurso necessrio. Art. 157 Tipo penal subtrair(...)sob grave ameaa (...) aqui crime unissubjetivo. Art. 288 necessariamente composto por pessoas (geralmente mais de quatro pessoas), por bando ou quadrilhas, no concurso eventual. Art. 137 Art. 230 Tirar proveito da prostituio alheia, aqui a prostituio no sujeito ativo do crime unissubjetivo, para ocorrer o crime necessrio a participao de terceiros. Teorias a respeito do concurso de pessoas: Vrias pessoas se reuniram para praticar um crime. Pergunta-se: Todos praticaram a mesma coisa? 1 Teoria pluralstica defendem a tese de que cada uma das pessoas participantes do crime comete um crime prprio e distinto dos outros. 2 Teoria dualstica defendem a idia de que todos os autores cometem o mesmo e nico crime, enquanto os participes cometem um crime diverso. 3 Teoria monista ou unitria para essa teoria, no importa se autor ou partcipe, pois todos respondem por um nico crime. Art. 29 caput. O cdigo adota a 3 teoria. OBS*** Segundo a doutrina penal, a nossa legislao adotou a teoria monista, mas de forma mitigada (sem exageros). Um crime cometido sempre um nico crime.

Hiptese e conseqncia so diferentes, no posso punir da mesma forma condutas distintas. Autor e partcipes no tem condutas idnticas. Teorias a respeito do conceito de autor. 1 Teoria restritiva para esta, o autor apenas aquele que conjuga o verbo ncleo ou realiza qualquer elementar do tipo penal. Art. 213 Constranger (forar) a mulher conjuno carnal, mediante fora fsica ou grave ameaa (somente mulher) Art. 214 relaciona-se ao pudor (homem e mulher). 2 Teoria extensiva por esta teoria, o autor toda e qualquer pessoa que ciente e voluntariamente contribui de algum modo para o resultado tpico. Para esta teoria no h distino entre o autor e partcipes, pois todos so autores. 3 Teoria do domnio do fato para essa teoria, o autor no s aquele que conjuga o verbo ncleo ou realiza a elementar do tipo penal, mas tambm aquele que dentro da parte que lhe coube no projeto criminoso, tenha domnio do fato e condiciona a consumao do delito. Aqui a situao concreta que vai determinar o autor ou partcipe. Aquele que manda (conjugao do verbo) ao executor do crime. Se ele perder o comando do fato, com ou sem participao o crime ocorrer = temos partcipe. Se tiver o comando = autor. OBS*** Na prova possvel que se pea a definio da teoria do domnio do fato, sempre que estiver estudando ou respondendo s questes abertas ou fechadas, adotaremos a TEORIA RESTRITIVA. A teoria do domnio do fato chega a trs concluses: 1 autor do fato todo aquele que conjuga o verbo ncleo ou realiza uma elementar do tipo penal. 2 Quem, fora dos casos da 1 hiptese, contribuir com a sua parte de forma determinante para que o resultado tpico ocorra. 3 autor quem se vale como instrumento de algum sem culpabilidade para a pratica de um crime. Excluso de culpabilidade: inexigibilidade de conduta diversa, inimputabilidade e potencial conscincia ilicitude do fato.

07 08 2008. AUTORIA MEDIATA Casos de autoria mediata: quem domina o resultado o provocador do erro. Prescinde de outro autor. As pessoas que agem, agem como instrumento para realizar a conduta. As pessoas so instrumentos do homem de trs (tem o controle da situao, o provocador). Ex: Uma pessoa mata com um revolver, que matou? O homem, o revolver apenas um instrumento. Participe - colabora para o resultado final sem realizar a elementar do tipo. Autor mediato: No realiza a conduta tpica, mas se serve de algum como instrumento para realizar a conduta. Co-autoria: * Pode haver culpabilidade sem instrumento. Casos de ausncia de culpabilidade: 1. Caso: Erro provocado por terceiro. Ex: teatro com manipulao de bala de festim. Art. 20 CP 2. Caso: Coao moral irresistvel. Ex: gerente do banco ameaado sob a mira de um revolver, a conduta fsica dele, mas o coator .... 3. Caso: Obedincia hierrquica. 4. Caso: Inimputabilidade decorrente de doena mental (pode ser controlvel) ou menor idade (pode ou no ser controlvel). OBS** No caso da menor idade, a inimputabilidade insuficiente, se o autor mediato age de forma consciente e voluntria. Menor participe ( algum ativo que quer cometer um delito com o adulto, h uma aliana e vontade entre as duas pessoas que querem a conduta) e no autoria mediata ( utilizado como instrumento quando h controle final do adulto e o menor age sem inteno de cometer o delito, exemplo da farinha de trigo) A participao conduta acessria, h uma conduta principal, para que haja uma participao acessria. Faltou conduta principal, no h conduta acessria. Quando a conduta acessria pode ser feita? Quando comea os atos de execuo que a participao pode ser considerada. E quando termina? Quando h consumao do crime. diferente de exaurimento. Crimes formais = corrupo = consumao. Momento para a participao: A participao possvel a partir do inicio da execuo e at a ocorrncia da consumao. Antes ou depois destes termos, o que pode haver autoria de crime autnomo.

Teorias a respeito da acessoriedade: 1) Teoria da acessoriedade extrema para essa teoria, haver a participao somente quando o autor praticar uma conduta tpica, antijurdica e culpvel. 2) Teoria da acessoriedade mnima para essa teoria, haver participao sempre que um autor praticar uma conduta tpica. Aqui, legitima defesa responderia por homicdio. 3) Teoria da acessoriedade limitada por essa teoria h participao quando o autor realiza uma conduta tpica e antijurdica. Ex: uma pessoa combina com um menor para cometerem um assalto, no autoria mediata. A pessoa combina, vou ficar vigiando e vc (menor) rouba menor no age com culpabilidade por isso no poderia ser extrema. A nica racional a teoria limitada afasta a possibilidade de impunidade. A teoria aceita por quase toda doutrina, ressalva feita ao Fernando Capez, adota a teoria limitada da acessoriedade. possvel concurso de pessoas nos crimes culposos? O que participao a colaborao com outrem, relevante causalmente para produo do resultado e querendo o resultado. O crime culposo exige vontade na conduta, o ato voluntrio, mas o resultado no desejado. No h o que se falar em participao em crime culposo, o que pode coautoria (autor mais autor). Participao: eu estou junto com o autor querendo a conduta e o resultado deve ter vinculo subjetivo. EX: Estou dirigindo na velocidade permitida e o meu carona me induz a correr acima da velocidade, h confluncia de vontade, fere a norma objetiva de cuidado, sem querer o resultado. H coautoria na conduta descuidada e culposa so elementares do tipo culposo A doutrina unnime em afirmar que no possvel a participao em crime culposo , mas admite a coautoria. Autoria colateral - ocorre quando duas ou mais pessoas, agem procurando alcanar um mesmo resultado tpico, mas um desconhece a conduta do outro. A autoria colateral, no caso de concurso de pessoas por faltar os participantes, vnculo subjetivo unindo as diversas condutas. No h aderncia de uma conduta em relao outra, no tem vinculo. Na coautoria ocorre um nico crime; na autoria colateral, cada um comete um crime. A agiu comete um crime, B agiu comete outro crime. Autoria incerta quando se sabe quem so os agentes responsveis pela conduta, mas se ignora qual deles o responsvel pelo resultado. Varias pessoas querem o mesmo resultado, uma pessoa no sabe da conduta do outra. Sempre os dois lados. Responde por tentativa. No sei quem matou, por isso responde por tentativa.

Autoria desconhecida quando se ignora o agente que realiza a conduta tpica. Apareceu um cadver, quem matou? Ningum sabe. Eu sei que realizou a conduta, mas, no sei quem responsvel pelo resultado. 11 08 2008. No possvel concurso de pessoas em crime culposo, por se a participao a colaborao causal e subjetiva na conduta e resultado tpico e sendo crime culposo, conduta na qual no se persegue o resultado, no possvel a participao, mas a coautoria. Todos aqueles que sem desejar o resultado causam uma leso ao bem jurdico por negligenciarem norma objetiva de cautela, autor, e se os autores coletivos agem com vinculao subjetiva na conduta negligente so co-autores. Um carro chega ao cruzamento, o sinal deu pane, o ao outro veiculo bate, um gera um crime culposo e outro tambm. Concurso de pessoas em crime omissivo. claro que algum pode colaborar para que um crime omissivo ocorra; no de socorro... no ajude... se o cidado deixar de fazer, comete um crime omissivo. Tambm pode ocorrer ao contrario, algum de forma omissiva colabora para um crime comissivo. Estamos vendo se possvel atravs de uma omisso, colaborar para uma outra conduta tambm omissiva, e se possvel atravs de co-autoria ou tambm participao. EX: Pai (tem responsabilidade legal) que deixa o filho morrer de fome ( comete crime de homicdio por omisso imprpria). Omisso imprpria: norma proibitiva atravs da vinculao legal, contratual ou criou o risco da ocorrncia, sendo nesse caso necessrio intervir para que o resultado ocorra. perfeitamente possvel, que atravs de uma conduta comissiva se realize um crime omissivo, bem como atravs de uma conduta omissiva, se colabore para um crime comissivo. A doutrina diverge, porm, quando se fala em participao omissiva em crime omissivo prprio ou imprprio. A participao importa em que? Algum que no realiza o tipo penal colabora com o autor, para que o resultado ocorra. H concurso de pessoas e respondem pelo mesmo crime, mas pode ter penas diferentes. EX: Eu e o carona resolvemos no dar assistncia a vitima, temos aqui uma coautoria possvel em omisso de socorro.

PARTICIPAO: Tem duas formas de participao: moral (determinao e induzimento) e material (aquela que se chama cumplicidade/apoio). E sua funo dizer que h concurso de pessoas e responde pelo mesmo crime, inclusive o participe. Como sei que um crime s? Basta dizer h concurso de pessoas. Tipos de concursos de pessoas: Co-autoria e participao. Induo moral uma forma de participao. possvel co-autoria em crime omissivo prprio e imprprio (Bitencout), mas a participao s possvel quando aquele que colabora na conduta alheia no est obrigado a agir, pela norma geral ou especifica de omisso imprpria. Ex: O paraplgico induz o salva vidas a no prestar assistncia a uma pessoa que est afogando na praia. Conseqncias: Paraplgico e salva vida = omisso imprpria, responde por homicdio. Quanto ao paraplgico: se ele no tem condies de ajudar, um banhista que no tem condies de entrar na gua, na medida em que o paraplgico insita moralmente, ocorre participao colabora para que o resultado ocorra. Paraplgico e banhista = omisso prpria. So dois banhistas, ocorre participao em crime de omisso prpria. 1 situao: Participao de menor importncia, s possvel em relao aos participes e no com relao aos co-autores e significa que o colaborador que realiza uma conduta menor e sem a qual o crime ainda assim teria ocorrido, recebe uma reduo em sua pena que varia de 1/6 a 1/3. Trs pessoas praticaram um crime, um deles era traficante. Passados dois anos, esse elemento liga para um deles oferecendo um carro furtado, esse traficante chamou mais de duas pessoas para matar a pessoa. Um dos trs ficou com medo e no desferiu tiros, mas somente a presena e suficiente de participao de menor participao, ainda que se ele no estivesse ali, o crime ocorreria da mesma forma. Mas responde por latrocnio, mas pega uma reduo. Todos respondem pelo mesmo crime, mas somente este tem a reduo. 2 situao: Cooperao dolosamente distinta ocorre quando se d um desvio subjetivo da conduta, de modo que o resultado causado distinto daquele que o participe desejava colaborar. Nessa hiptese, o participe responde pelo crime que desejava realizar e o autor por aquele que provocou. Ex: quatro pessoas resolvem roubar uma casa, uma pessoa fica vigiando do lado de fora e os trs que entram se deparam com uma adolescente, um deles estupra e mata essa pessoa. O que ocorreu foge do que foi acordado (previsibilidade) entre eles, os participes combinaram um roubo, responde por furto. Se for possvel prever o resultado, continua a responder por furto + agravamento da pena (quem ficou do lado de fora). Quem entrou responde por latrocnio.

OBS*** A doutrina ressalva a hiptese em que o resultado mais grave decorre de excesso nos meios da execuo, situao em que se previsvel o resultado, ambos autor e participe respondem por ele. Ex: uma pessoa pede (mandante) a uma outra pessoa para que bata em outra, uma surra a paulada e essa pessoa vem a falecer. Ocorre falha na execu o executor queria o, matar? No. Era possvel prever? Sim. Eles querem a morte? No. Autor: responde por crime preterdoloso, participe (mandante) responde por leso corporal grave. Exerccio: 1- Antonio levou o filho para a praia, e l pede uma banhista desconhecida que olhe o seu filho enquanto vai dar um mergulho, a banhista aceita, mas, encontra uma amiga e se pega a conversar sobre a novela das oito. O menino aproveita a distrao, entra no mar e morre afogado. Pergunta Qual a responsabilidade do pai e banhista, se que houve algum crime. A conduta foi negligente? Sim. uma estranha. Os dois respondero por homicdio culposo, em razo de ser o pai e ter entregado a uma estranha e a banhista tinha o dever de evitar o resultado, pois foi confiada a cuidar da criana. 14 08 2008. Comunicao das elementares e circunstancias. Elementares - Conceito:
todos os dados essenciais para a existncia do tipo penal incriminador.

Circunstancias - Conceito:
So dados ou situaes que sem fazerem parte do tipo penal contribuem para dimensionar a pena do sujeito ativo.

Art. 61 e 123 CP. Infanticdio filho elementar, se eu substituo a criana, esse crime deixa de existir, pois filho a elementar. Caso a me mata o filho de outra mulher da maternidade, no infanticdio, esse crime deixa de existir. Os dados que constam do tipo (elementares) ou que sem constar destes (tipo penal) influenciam a pena (circunstancia) podem dizer a respeito ao autor do delito, hiptese em que sero subjetivos ou se relacionarem com o fato criminoso ou com a vitima, hiptese que sero objetivos.

EX: Uma pessoa matou um idoso de 70 anos e torturou e aps, confessou a pratica do crime. O crime de homicdio no informa a idade, isso circunstancia. Avaliaremos se objetiva ou subjetiva objetiva. Tortura meio de execuo do crime fato criminoso objetivo. Art 65 so fatores atenuantes - fator relevante para dosagem da pena ( uma circunstancia subjetiva), porque diz respeito ao sujeito ativo. *** Em relao comunicao destes dados (migrar uma conduta de uma pessoa para a outra), a regra de que as circunstancias subjetivas no se comunicam nunca, enquanto as circunstancias objetivas e as elementares objetivas ou subjetivas se comunicam desde que o outro participante dele tenha conhecimento. Art 155 e 312 (peculato elementar subjetiva- se for funcionrio pblico que pratica furto). Houve participao de duas pessoas, um funcionrio pblico e outro no funcionrio publico, temos dois casos: 1) Se a elementar subjetiva, funcionrio publico de conhecimento de ambos, respondem por peculato. H migrao da elementar, portanto ambos respondem. 2) Se o participante no tem conhecimento, o funcionrio pblico responde por peculato e o outro responde por furto. Quando circunstancia objetiva, a eu fao a pergunta, todos sabiam da invalidez? Sim, ento h comunicao. Se for subjetiva pra por a, no h comunicao. ATIVIDADES 1) Alberto discutiu em um bar com Rodrigo, chegando ambos a trocar socos. Alberto saiu mais machucado. Seu amigo Francisco disse para Alberto que ele no poderia deixar as coisas assim e ofereceu uma arma para se vingar de Rodrigo. noite, Alberto passou na casa de Francisco pegou a arma emprestada e foi para o local do crime, onde Rodrigo sempre passava. Enquanto Alberto esperava, percebeu que a arma estava sem munio e ento quando Rodrigo passou, Alberto atacou Rodrigo por trs com uma faca, vindo este, a morrer. Houve concurso de pessoas? R: Sim. Houve concurso de pessoas. Francisco induziu Alberto a se vingar. Houve participao do Francisco por induo moral e autoria de Alberto. Respondem pelo mesmo crime, homicdio doloso. 2) Frederico foi contratado por Mario, para matar Antonio. Isto porque Antonio estava pretendendo namorar sua filha. No dia da execuo do crime, alem de Frederico, tambm Brulio foi para o bar onde estava Antonio e l descontente com Antonio ter lhe cobrado uma divida na frente de seus amigos, efetua ao mesmo tempo em que Frederico e sem que um perceba a conduta do outro, dispara arma de fogo. A seguir, ambos fogem e as armas so destrudas, apenas um disparo atinge Antonio. Qual a situao de Frederico, Brulio e Mario? R: H concurso de pessoas. Brulio e Frederico respondem por tentativa por ser autoria incerta. Mrio participe e responde por tentativa.

3) Jorge pai de Florinda, a qual recebeu uma doao de um apartamento em BH no valor de R$ 1.000.000,00. Jorge combina com Gustavo, namorado da vitima a morte de Florinda, dizendo que ela teria o trado. Florinda morta com dois tiros dados por Gustavo. Quais os crimes iro responder Jorge e Gustavo? Inclusive se houver circunstncias atenuantes ou agravantes? R: Jorge responde na qualidade de participe e responde por crime de homicdio qualificado em motivao torpe, agravado pelo fato da vitima ser sua filha. Enquanto Gustavo responde por homicdio simples, no se comunicando da motivao torpe em razo de ser esta elementar objetiva um dado desconhecido do autor do delito, respondendo ainda por crime cometido por descendente por ser circunstancia objetiva de conhecimento do autor. Se for qualificado (crime torpe), elementar. 19 08 2008. Ao penal
Pblica = Condicionada e incondicionada:

Representao e requisio.
Privada = Exclusivamente privada, personalssima e subsidiria da pblica.

25 08 2008 Segundo bimestre. Crime Algum cometeu um crime, duas situaes podem ocorrer, no necessrio, sempre que haja o processo penal e consequentemente instaurado o processo, para que haja inqurito policial. Se o crime ao ser realizado, d elementos para que aquele que tem legitimidade de acusar, ou seja, tem elementos que comprovem a autoria do delito; no caso do homicdio, furto... Desde que haja elementos de materialidade do delito ou indcios da autoria, no h necessidade de inqurito, ocorre muito pouco, via de regra, quando se ajuza uma ao, esses elementos de prova so buscados pelo inqurito. 1- O fato criminoso no levado ao conhecimento da autoridade policial ou , mas por pessoa sem legitimidade (cifra negra um calculo estatstico referente ao numero de ocorrncias que no so levadas ao conhecimento da autoridade policial). Ex: Roubaram meu relgio, eu o tinha comprado no camelo, e no quero comunicar as autoridades policiais, porque esse fato me levar a outros transtornos que pra mim, no compensam.

2- levado ao conhecimento da autoridade policial, por pessoa que tem legitimidade abre-se o inqurito. EX: Eu matei, o delegado tomou conhecimento, houve a ocorrncia policial, a imprensa noticiou... o delegado vai ter de oficio que instalar o inqurito policial. Cdigo processo penal Art. 5 caput 5 Nos crimes de ao penal privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la. Eu viajei para a praia e deixei meu carro na garagem e algum incendeia o meu carro dolosamente (crime de dano), tenho uma ao penal privada que diz que a parte legitima para acusar o ofendido ou se representante legal. Indo meu vizinho, avisar as autoridades policiais do ocorrido, no poder ser aberto o inqurito, eu tenho que retornar das frias. Por qu? Porque s vezes eu no quero process-lo, apenas quero a reparao do dano e tudo acaba por aqui. A ao penal s e aberta se eu quiser, o inqurito que serve para alimentar essa ao penal, tambm s vai ser instaurada, se eu quiser. * Se a ao penal privada, somente pode ser levado ao conhecimento por quem tem legitimidade. Nesse caso, a autoridade vai abrir inqurito policial e a ele vai comear a fazer todos aqueles atos previstos no Art. 6 do CPP que so: buscar demonstrar a

materialidade do delito e indcios da autoria, requisitar percia, ouvirem testemunhas, preservar o local do crime e etc. A autoridade policial o fez, e est comeando a apurar os fatos... mas, existem prazos com efeitos distintos, alguns prazos acaba por levar a extino da punibilidade, outros prazos exclusivamente uma sano administrativa para aquele que no atuar como deveria, outros so preclusivos, ou seja, eu tinha um prazo para realizar um determinado ato e no fiz e a no posso mais realizar.
O inqurito tambm tem prazo: Aberto o inqurito Os prazos de inqurito se referem aos crimes previstos no CP ou em legislao que no dispuser de forma diferente, ou seja, a lei pode prever outros prazos. E se a autoridade policial ultrapassar esse prazo? Aqui como o prazo concedido ao MP para proposta da ao penal, um prazo que gera efeito administrativo, se eu descumprir o prazo de trinta dias, o que vai acontecer eventualmente, que se descobrir que no foi concludo porque, as autoridades no queriam trabalhar (estavam assistindo as olimpadas), nesse caso pode ter uma censura administrativa. Se o inqurito est pronto (mesmo aps o prazo), ser entregue a parte legitima e ela vai propor a ao penal. Esses prazos podem ser prorrogados, se o ru continuar preso aps os 10 dias, alm do administrativo, gera o efeito de ilegalidade de priso, tendo que ser solto.

10

Quanto classificao do autor do crime:


Enquanto suspeito ou investigado - quando no tem a confirmao da autoria. Enquanto indiciado quando o delegado tem certeza da autoria. Enquanto ru ou denunciado quando a ao penal propost a e o juiz recebe a denuncia.

Os prazos para finalizao/concluso do inqurito so:


Respondendo o ru solto: 30 dias Respondendo o ru preso: 10 dias Nessa ocasio, temos duas hipteses: Aqui tem sentena condenatria? NO. Ento essa priso processual.

Motivos que podem justificar a priso do investigado (ainda no existe ru) na fase do inqurito. Priso processual:
1 Hiptese: priso em flagrante Art. 302 CPP: * O crime acabou de se consumar; * H uma perseguio continua (1, 2 ou 3 horas aps o crime); * quando o cidado pego com algum indicio que levam a crer que foi ele que cometeu o delito. 2 hiptese: priso preventiva Art. 312 CPP: * ordem pblica * ordem econmica; * Instruo criminal; *Quando h risco a aplicao penal. Prazo: 10 dias nestas hipteses o prazo para concluso do inqurito.

Destinatrio Ofendido (privado) Trs situaes podem ocorrer: O prazo no inqurito, via de regra, s de efeitos administrativos, no gerando precluso o ato de contestar, dar explicao (impedimento de produo do ato), porem em casos de ru preso, o excesso de prazo importa em ilicitude da priso e tem que ser relaxada. Inqurito concludo (no interessa em quantos dias), ele vai para a justia, para o cartrio criminal e l aguarda seu destinatrio, se o destinatrio for o ofendido, o processo continua no cartrio, aguardando o advogado do ofendido para utilizao do inqurito para propor a ao penal, em razo disso, trs solues podem ocorrer: 1- Renuncia ao direito de ao: O ofendido renuncia o direito da ao, tcita ou expressamente, ele diz, eu no quero processar o sujeito ativo do delito. H extino da punibilidade. 2- Deixa extinguir a punibilidade: deixado de lado, ningum procura. A pretenso de punir extinta nas hipteses, descritas no art. 107 CP * a decadncia (inciso IV) a perda do direito de ao pelo decurso de prazo naquelas situaes em que a vontade do ofendido relevante para sua propositura. Aps seis meses, ocorre extino da punibilidade, para propor a ao penal.

11

3- Oferece queixa-crime: *OBS: O prazo de decadncia tem inicio da data em que o ofendido tem conhecimento de quem seja o autor do fato ou ------------. Destinatrio Ministrio Pblico (promotor de justia), no o ofendido (ao penal privada) - Hipteses: 1- Requisitar a realizao de diligencia: A autoridade policial tem que ouvir todas as testemunhas importantes, caso isso no ocorra ento, o promotor retorna o processo para que sejam ouvidas... 2- Pedir o arquivamento do inqurito: O MP o dono da ao penal, de modo que somente ele e no o ofendido ou o juiz pode oferecer a denuncia em caso de pedido de arquivamento de inqurito. Como a ao penal obrigatria, se o juiz no se convencer das razoes apresentadas pelo promotor de justia, ele dever encaminhar o inqurito ao Procurador Geral de Justia (chefe do MP do Estado Procurador Geral de Justia) que se discordar do promotor, nomear outro promotor de justia para oferecer a denuncia ou se concordar, determinar o arquivamento do inqurito e dessa deciso nada mais pode ser feito. Art. 28 CPP. Pode acontecer que por uma vaidade ou qualquer razo, deixa-se de agir como a lei determina e no oferece denuncia de um caso que era para ser feito. Mas, como o MP, o senhor da ao penal, nada possvel ser feito. O juiz, por mais que discorde, no pode determinar que se faa o oferecimento da denuncia. No h condies de o juiz fazer nada, se ele discordar, manda ao procurador, o chefe do MP vai analisar... O art. 28 do CPP cria esse mecanismo salvatrio para o juiz, o juiz que no pode interferir naquilo que de competncia do MP, mas para evitar uma ilegalidade, pode-o remeter ao procurador geral, salvo se surgir provas novas. 3- Oferece denncia: Ao penal publica: O cdigo vai dizer, no diz nada incondicionada.
Condicionada: Representao manifestao de vontade do ofendido que serve como condio de procedibilidade para propositura da ao penal condicionada Artigos em varias partes do CP e CPP, no CP para diagnosticar o tipo de crime.

A vontade do particular aqui, relevante, a manifestao de vontade condicionada a vontade da vtima (em casos de constrangimento da vitima, em ter que contar detalhes de um crime de estupro). relevante para autorizar o MP a oferecer denuncia, uma vez tento a representao, oferecida a denuncia, a vontade deixa de ser relevante.
Incondicionada: Esta a regra, que seja crime de ao publica incondicionado no fala nada.

12

Art. 100 CP A regra no precisa ser citada, consequentemente, no artigo de lei que est previsto o crime, se no titulo nada for dito, o crime ao penal publica incondicionada. Excees: so as publicas condicionadas, tem que ser previsto expressamente (capitulo ou titulo) esse crime precisa de representao ou queixa. Atentar para os artigos:
Art 163 CP do capitulo IV Crime de dano. No fala nada.

J o art 167 do mesmo capitulo, diz: nos casos do artigo 163, do n IV do seu pargrafo e do artigo 164, somente se procede mediante queixa So as excees. No pargrafo nico, art. 163, inciso I, diz: Se o crime cometido com violncia pessoa ou grave ameaa, esse crime incondicionado ( a regra).
Art 214 CP (Atentado violento ao pudor), do capitulo I (dos crimes contra a liberdade sexual), do titulo VI (dos crimes contra os costumes).

No diz nada no art. 214, mas atentar para, ainda dentro deste ttulo VI, no capitulo IV, artigo 225 Ao penal diz: Nos crimes definidos nos captulos anteriores, somente se procede mediante queixa (condicionada). Esquema Tem o crime aberto o inqurito (so elementos mnimos para a propositura da ao penal para acusar algum) vai para os destinatrios (vai acusar quem cometeu o crime), podem ser:
MP crimes de ao penal pblica. Ofendido ou particular crimes de ao penal privada.

O que vai dizer se um ou outro? Se o crime ao penal pblica ou privada est descrito no cdigo, via de regra, considera-se a relevncia do bem jurdico vida um bem jurdico tutelado por ao penal publica (MP). No crime de dano, o bem jurdico o patrimnio, cuja titularidade o ofendido. O MP incondicionado, a vontade da vitima irrelevante. 28 08 2008. A ao penal dividida em ao penal publica e privada, toda ao (penal ou no) para que seja recebida, tem que ter trs condies: 1 condio: Tem que haver a possibilidade jurdica do ofendido (o direito tem que admitir aquele pedido como sendo assimilvel), at 1977 no havia divrcio, porque o sistema jurdico no aceitava, havia uma impossibilidade jurdica. Na rea penal, eu no posso entrar com uma queixa crime de adultrio, porque no existe mais esse crime, dessa forma h uma impossibilidade jurdica do pedido. 13

2 condio: Interesse - Significa ou se expressa numa dupla definio:


Tem que haver a necessidade da ao penal existe questes na esfera civil que resolve sem processo, entra em acordo. No direito penal, isso impossvel. Se algum comete um crime, nasce uma pretenso punitiva. Essa pretenso s satisfeita com o processo penal, ento o processo penal sempre necessrio e ao penal indispensvel para o processo, que por si, indispensvel a ao condenatria. Alm da necessidade, existe a utilidade. O que interessa a legitimidade. Para propor uma ao tem que haver uma legitimidade. Eu, filho, no posso entrar na justia para entrar com uma ao de separao dos meus pais, tem que haver legitimidade, somente as partes (pai e me).

O que diz o legislador? Que est envolvido na lide? De um lado o Estado, de outro aquele cidado que cometeu um crime, o Estado querendo punir e aquele que cometeu o crime no quer ser preso. H uma lide entre os dois, h uma controvrsia entre os dois que precisa ser resolvida pelo processo. O Estado o autor (legitimidade ativa), o acusado o ru (legitimidade passiva), o Estado sempre o detentor dessa legitimidade. Embora a legitimidade seja do Estado, em alguns crimes, s em alguns crimes, eu (Estado) vou deixar o ofendido (particular) decidir se ele vai ou no propor a ao penal, para que no ocorra uma enchente de processos (caso fosse obrigatrio para todos os crimes), ento, o Estado no deixa de considerar crime, mas transporta a legitimidade para a propositura da ao penal ao particular. Por qu? Porque a ao penal privad a disponvel. Ento se algum mata, no pode o MP fazer um juzo valor de convenincia, vou processar esse cidado ou no, ele tem que fazer, porque homicdio ao penal pblica e se publica, ele tem obrigao de entrar, chegou o inqurito com todos os elementos, ele obrigado a entrar com a ao penal. Se a legitimidade do Estado, temos ao penal pblica, se a legitimidade foi conferida ao particular, a ao penal privada. Qual o nome da pea inicial (petio inicial)? Esse nome na rea penal, se a ao penal pblica temos a DENUNCIA, se a ao penal privada temos a QUEIXA CRIME. No possvel denominar queixa o que feito na delegacia, vulgarmente usado. O que feito na delegacia um requerimento, uma noticia crime (noticiar o fato). Queixa crime em juzo, porque ao penal. O juiz analisando a proposta, a denuncia ou queixa crime e verifica-se que o pedido possvel, que tem legitimidade, que as provas produzidas pelo delegado (inqurito), havendo provas de autoria e indcios de materialidade, o juiz ento, recebe a denncia ou queixa e manda citar o ru e o processo comea a existir. (Juiz autor ru). Se o juiz analisa e manda arquivar, entende-se que no h possibilidade jurdica do pedido. No havendo interesse e no havendo legitimidade, no h processo.

14

A representao no ao penal, uma condio, algo necessrio para que o MP nessa hiptese possa oferecer a denncia. A partir da autorizao, sua vontade passa a ser irrelevante. Ao penal publica = denuncia. Divide-se em incondicionada ( a regra o M.P) e condicionada = representao no ao penal, algo necessrio que o MP possa oferecer denuncia a vitima tem que autorizar ( o ofendido decide se a ao penal vai tornar-se pblico ou no). A manifestao da vitima (retratao) s pode ser feito antes do oferecimento da denuncia. Ao penal privada = queixa crime, o juiz recebe (juiz autor e ru), o juiz pode mandar arquivar ou mandar citar e temos um processo necessrio que indispensve l para aplicao de sano penal. A ao penal pblica condicionada pode ser por representao e por requisio Condicionada por requisio: a manifestao poltica de vontade do ministro da justia, condicionando a propositura da ao penal pblica nos seguintes casos: 1 caso - Crime contra a honra, em que a vitima o Presidente da Republica ou chefe de governo ou Estado estrangeiro. 2 caso - Nos crimes de imprensa em que figurem os sujeitos passivos, o Presidente da Republica, chefes de governos e Estado estrangeiro, ministros de Estado, senadores, deputados federais, ministros do STF, e representantes de organizaes diplomticas. 3 caso - Crimes cometidos no estrangeiro contra vitima brasileira. Art 7 3 letra b. Decadncia: a perda do direito de ao em razo do no exerccio da manifestao de vontade do ofendido, na hiptese que a lei o exige. Em que hiptese a manifestao de vontade da vtima relevante? A ao penal privada (passado 6 seis meses), extingue a punibilidade por decadncia, se o ofendido no oferecer a queixa nesse perodo. Passado os seis meses, o MP pode oferecer a denuncia? NO. Porque se a ao penal pblica condicionada a representao, se a representao a manifestao de vontade, essa manifestao deixa de existir ao passar os 6 meses. E se essa manifestao no pode ser mais expressa, mesmo depois disso, se ele quiser, no possvel o MP oferecer denuncia. E a requisio? Se o Ministro da Justia der essa requisio sete meses depois, tem decadncia? NO. Requisio no manifestao de vontade do ofendido, manifestao poltica de vontade do Ministro da Justia. Decadncia s h na hiptese que a vontade do ofendido relevante. Eu estou em Paris e subtraem a minha carteira, essa pessoa entra em territrio brasileiro, eu quero que essa pessoa seja processada, a, o MP vai disser, furto ao penal pblica, se ao penal publica, automaticamente no precisa de representao, mas ainda assim eu no vou poder process-lo, porque nesse caso, como o crime foi

15

cometido no estrangeiro, passa a ser ao penal publica condicionada; no a representao e sim a requisio. E o Ministro da Justia pode dar ou no, independentemente da minha vontade. OBS** A ao penal privada e a representao esto sujeitas a decadncia, enquanto a denncia nos casos de ao penal pblica incondicionada, e na ao penal pblica condicionada a requisio no h prazo decadencial. Exemplos: A) Vamos dizer que algum roubou algum, passou-se 6 meses, ainda no h risco de prescrio. Se o crime foi cometido no Brasil, o MP tendo os elementos pode propor ao penal pblica incondicionada. Se o crime foi cometido no estrangeiro, passou 6 meses, o ministro da justia achou por bem fazer a requisio, o MP assim, est autorizado a ingressar em juzo, no tem importncia, nesse caso exceder os 6 meses. B) Crime de ameaa Art. 147: Crime de ao penal pblica condicionada a representao. Aconteceu no Brasil, passados 6 meses, eu conheo o autor, e no ofereo a representao. Assim, o MP no pode propor a ao penal. C) Queixa crime Injuria, aquele cidado que foi chamado de chifrudo safado, passados 6 meses, mesmo que ele queira no possvel mais processar. Na ameaa, depende de representao, a ao penal pblica estava condicionada a ela, decai. Na ao penal privada, queixa crime estava condicionada ao prazo de 6 meses, houve a decadncia, extinta a punibilidade, no pode mais ser proposta a ao penal. A ao penal exclusivamente privada se transmite em casos de falecimento do ofendido ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo deste. A ao penal privada personalssima aquela que compete exclusivamente ao ofendido, no se transmitido. Art 140 CP injuriar algum - ART 145 nos crimes previstos neste capitulo . . ., somente se procede mediante queixa, salvo no caso . . . se eu chamo chifrudo e safado, eu ofendo a honra. Art 236 contrair casamento . . . a ao penal depende de queixa do contraente enganado ou seja do ofendo ( personalssima exclusiva), aqui os parentes no podem prosseguir aps a morte. Ao penal privada subsidiada da publica Qual o fundamento dela? Quando o inqurito concludo, vai para a mo do ofendido se a ao penal for privada, e vai para o MP se a ao penal for pblica. O que o MP pode fazer? Tem trs caminhos positivos, onde h ao do MP: 1- Requisitar diligncia: pedir que o delegado realize provas novas h divergncias entre as testemunhas... 2- Requerer o arquivamento do inqurito no h possibilidade jurdica do pedido ou a ao est prescrita e no pode ser mais proposta ou no h legitimidade, o crime de dano, particular, a ao privada ou h possibilidade e etc, mas no

16

h provas de materialidade do crime indcios de autoria, sabe-se que houve o crime e no descobriu-se a autoria. 3- Oferece denuncia o juiz recebeu, o processo anda. Se o MP no realiza nenhum das trs situaes, cabe ao particular dar inicio a esse processo, somente nesse caso tem legitimidade. O particular vai fazer o que o MP deveria ter feito. S cabe mediante a inrcia do MP. Somente admitida quando o MP, tendo em mos os autos do inqurito, permanecer inerte sem adotar nenhum dos trs caminhos que a Lei processual penal autoriza. 01 09 2008. Princpios da ao penal 1 Principio da obrigatoriedade este princpio informa que no h juzo de convenincia na propositura da ao penal, de modo que seu titular no age com discricionariedade. O ato pode ser vinculado ou discricionrio. Ato vinculado aquele que a lei dispe quando o agente tem que agir ou no agir, por exemplo: os rgos de transito agem sem discricionariedade, porque a conduta deles vinculada, se algum passar 70 quilmetros por hora e o limite de 60 no cabe a eles verificar porque ele agiu assim ou deixou de agir, cabe eles a multarem. O judicirio via de regra, age de forma discricionria, de modo que se chegar ao juiz a informao de ele correu porque ele tinha que levar a mulher ao mdico, e o condutor consegue registrar isso, o Juiz vai aplicar a deciso mais justa, ainda que o condutor avise para o guarda a necessidade da velocidade, cabe ao guarda (autoridade) atuar. A ao do MP aqui na ao penal pblica, vinculada, preenchida os requisitos da lei (havendo prova da materialidade, indcios de autoria, tendo as trs condies da ao presente), ele obrigado a denunciar. Esse princpio se aplica a ao penal publica. 2 Principio da indisponibilidade Por esse princpio, uma vez proposta ao penal, no pode seu titular dela desistir da ao. Da esfera civil, passvel de desistncia, no direito penal (o bem jurdico indisponvel, ainda que a vtima diga que no quer processar), eu no posso abrir mo de processar o cidado, no pode dela, dispor. O MP obrigado a propor a ao. Propositura existe at o recebimento da denuncia pelo juiz, da para frente o que h o processo, que fica vinculado ao penal. Na ao penal publica como vigora o principio da indisponibilidade, no possvel dispor da ao. Este princpio tambm aplicvel ao penal publica.

17

3 principio da indivisibilidade Quer dizer que nas hipteses de concurso voluntrio ou necessrio, no possvel ao autor da ao deixar de propor a ao contra todos aqueles que de algum modo colaborarem para a pratica do crime. Imagine se eu sou obrigado a entrar com a ao, mas se eu posso escolher qual daqueles sero processados, ou mesmo se eu posso dispor da ao, mas se eu pudesse escolher quem eu processo; no primeiro caso eu estaria burlando os institutos. Exemplo: quatro pessoas agridem outro, mata essa pessoa, dessas quatro pessoas, um filho de um grande amigo meu, eu processo trs e no processo um. Situao que embo a ao ra penal seja obrigatria e indisponvel, eu estou burlando a obrigatoriedade e to deixando esse cidado a salvo do processo criminal. Mas mesmo eu que tenho direito de dispor, eu no tenho um instrumento de vingana na minha mo. No crime de injuria, quatro pessoas me injuriaram, consequentemente ou eu processo as quatro ou eu no processo ningum. Quando se entrega a titularidade da ao penal ao particular, no para satisfazer a vingana dele, mas seria satisfao de vingana se a pessoa pudesse apontar quem ele quer processar. possvel que a ao penal no seja destinada a todos? Sim. Se eu no tiver condies de apontar quem . Quatro pessoas me roubaram, mas apenas identifiquei uma. O principio da indivisibilidade, um principio pr-processual e ps-processual, ou seja, antes da queixa ou denuncia ser recebida ou depois, se d o principio da indivisibilidade. Esse princpio se aplica tanto a ao penal publica como a privada. Exceo regra: OBS ** possvel que a ao penal seja fracionada aps sua propositura quando houver o perdo do ofendido, isto ocorre porque o perdo bilateral e pode alguns rus querelados = querelante (autor) aceitarem enquanto outros no aceitam. Um instituto da ao penal privada a renuncia, dentro do prazo de 6 meses a pessoa renuncia ao direito de processar, por qual razo? Porque ainda no houve propositura da ao, eu posso renunciar um direito, se esse direito for efetivado, eu no posso mais renunciar a ele. Uma vez proposta ao, acabou. Agora, iniciado o processo, eu no posso renunciar, mas posso perdoar. Digamos que eu propus uma ao contra algumas pessoas (4), e duas delas se mostram arrependidas, a eu chego e falo, eu te perdo, se uma delas no aceitar, haver um fracionamento, a pessoa que aceitou no vai ser mais processada. Perdo oferecido e aceito, o processo se extingue. Se as quatro no aceitarem, a no h quebra do principio da indivisibilidade, no haver fracionamento. Se as quatro ace itarem, tambm no haver quebra do principio da indivisibilidade, porque o processo se extingue em relao a todas. Na ao penal pblica o MP o autor da ao, aquele que reponde ao crime denunciado. Na ao privada, quem propem a ao, o ofendido, se chama querelante (titular), porque a pea a queixa crime, e aquele que responde a ao, o querelado.

18

Toda vez que eu pratico um ilcito penal, pratico tambm um ilcito civil. Nessa hiptese, eu causei uma leso ao patrimnio, por isso tenho a obrigao de reparar o dano. 4 principio intranscendncia a ao penal somente pode ser proposta, contra o sujeito ativo do delito, a quem se dirige a sano penal, sendo irrelevante se ele tem ou no condies de reparar o dano. Esse princpio se aplica tambm quanto ao penal publica quanto privada. 5 principio da oportunidade Por esse principio o titular da ao penal pode fazer um juzo de convenincia e optar por propor ou no a ao penal. Ex: algum arrebenta meu carro, e eu vou at a delegacia querendo o processo. Quando eu conheo a pessoa, fao um juzo de convenincia propondo ou no a ao penal. Esse princpio se aplica apenas a ao penal privada. 6 principio da disponibilidade por este princpio, o titular da ao penal mantm consigo juzo de convenincia, mesmo quando a ao penal j fora proposta. OBS *** A oportunidade e a disponibilidade se tornam concretos pela renuncia, pelo perdo, e pela perempo (sempre atos de manifestao tcita). Art 60 CPP - Art. 92 CPP. Enquanto na ao penal privada, vigora o principio da disponibilidade, na media que eu demonstro em fatos concretos que eu no estou mais interessado pelo processo, h a uma forma de extino, o MP se por um caso deixa de apresentar as alegaes finais (alegaes finais quando o processo comea com a denuncia, em seguida marcada uma audincia, essa audincia ouve-se as testemunhas, interroga-se o ru, se houver necessidade de percia, feito), em seguida o MP fala o que foi evidenciado e porque ser pedida absolvio ou condenao. Se MP mantm-se em silencio, ainda assim o juiz pode condenar esse cidado. A ao penal indisponvel, a m vontade do MP o processo irrelevante. Mas se na ao penal privada, o querelante simplesmente no comparece, ele est abandonado o processo, e se isso ocorre, ocorre o fe nmeno da perempo (manifestao expressa ou tcita) ele age de forma que no poderia agir, o art. 60 do CPP trata disso. O que importa lembrar como que o juzo d oportunidade, o principio da oportunidade, da disponibilidade, se materializam no processo penal, atravs da renuncia, atravs do perdo e da perempo. Art. 92 CPP Um dos efeitos da condenao

19

18 09 2008. PRESCRIO Conceito: Prescrio a perda pelo Estado do direito de punir (pretenso punitiva e pretenso executria) em razo da inrcia por tempo previsto em lei. Porque o Estado tem tempo? A pena tem um sentido, tem uma parte retributiva, tem uma funo preventiva, necessrio que o Estado seja gil. A funo de responsabilizar o Estado em apurar e punir o crime praticado. A prescrio guarda a relao lgica com a gravidade de um crime, como? Pela sano imposta. Te que ter um fator que possa indicar qual esse prazo, porque o Estado no tem a vida toda para apurar quem o autor, punir e executar a pena, por um motivo simples: A pena tem um sentido, claro uma parte retributiva ao mal causado, gerado, o castigo. Mas tem preponderantemente uma funo preventiva, se uma pessoa comete um crime, essa pessoa tem ser punida, para que ela no volte cometer crimes; ou que os outros vendo que essa pessoa que cometeu um crime no deu nada, no se sintam estimulados a realizar a mesma conduta, por esse motivo necessrio a censura pela sano penal. Imagine que algum subtraiu um DVD em certa casa, e fugiu, no conseguiu descobrir quem era essa pessoa. Cinco anos aps esse furto, essa pessoa comea a trabalhar, ele mesmo esqueceu o que tinha feito. A partir disso, essa pessoa comear a ter conduta diversa, ajudar uma creche etc, vinte anos aps descoberto o furto, furto es que te ningum lembra mais, que pode lev-lo para a cadeia, deixando os filhos e esposa sem recursos, deixando a creche sem ajuda... Para que? A funo preventiva, aqui, j deixou de existir. Punir algum vinte anos aps o ocorrido, no tem consistncia. Ser que ter provas suficientes para conden-lo? Ser que possvel ter detalhes do ocorrido? Outro aspecto, se ele fugiu, ou se ele simplesmente se mudou sem saber que ele estava sendo acusado de autor do furto, ou cinco, dez, quinze anos depois o Estado chega e decide voc no fez esse crime, no. justa a lentido do Estado, enquanto a historia desse cidado, a moral desse cidado est sendo colocando em jogo. Uma absolvio aps vinte anos, repara as acusaes ao longo da vida? Necessitamos ter prazos prescricionais, e agir dentro do prazo normal. A prescrio tambm tem a funo de cobrar do Estado, determinando que ele haja e no somente quem pratica o crime. A prescrio tem que ser maior ou menor em razo do crime praticado. O que determina a gravidade do crime? A sano penal imposta, exemplo: latrocnio e violao de correspondncia. Qual o crime mais grave? Obviamente a prescrio do crime de latrocnio maior.

20

Temos dois tipos de penas, e as penas tm trs fases distintas. A primeira fase a fase do legislativo, quando o poder legislativo que tem a funo de criar os institutos penais, dimensiona a gravidade do delito e aponta o sinal indicativo de qual a pena merece quem praticou aquela conduta. Se o homicdio merece uma pena maior, mesmo dentro dos homicdios, h diferenas, dolosos ou culposos (tem condutas diferentes). Por isso, essa primeira fase que se fixa a pena em abstrato, no para o crime real que aconteceu, mas para um crime normativo, uma proibio, uma situao que pode eventualmente nunca acontecer. Pode ser criando o seguinte tipo penal: Algum que matar o outro na lua... Essa lei pode durar 200 anos que nunca vai ser morto algum na lua. Ns temos o tipo penal, h uma proibio, normativa que cria ao lado da hiptese, a conseqncia (pena), essa pena em abstrato, pena prevista simplesmente pela possibilidade de se violar a norma, ela no pode ser um dado engessado, tem que ser uma margem para que o juiz possa na segunda fase, quando for aplicar a pena, a tornar quilo que abstrato em concreto, poder separar condutas diferentes e punir cada um de acordo com aquilo que ele merece. Embora normativamente falando qualquer um que subtrair para si ou para outrem coisa alheia mvel, estar praticando um crime previsto no Art. 155. Por isso todos os tipos penais so, pena de x a y, existem um espao entre o limite mnimo e o limite mximo que se possa dar, esta pena prevista normativamente para um fato que no existe ainda, que pode ocorrer, tem o nome de pena em abstrato. Encerrado essa fase, quando no mundo real um crime acontece, vem segunda fase, inicia-se o processo, e o juiz agora, no vai lidar com uma norma, o juiz agora vai fixar a pena, essa pena se for sentena condenatria, depois que transitar em julgado que no couber mais recurso, depois que a pretenso punitiva foi aceita, ou seja, algum cometeu um crime que se enquadra na norma proibitiva, ento uma sentena condenatria diz pena X, no mais de um a quatro nos, mas analisando como o crime aconteceu, todas as circunstncias que cercam o crime, fixando a pena X, quando essa pena se torna definitiva, vem a terceira fase que a fase executiva, a fase da administrao publica, esse preso enviado pela justia a um sistema penitencirio que administrado pelo poder executivo, o governador que paga os custos e faz cadeia. J satisfez a pretenso punitiva, e agora vamos passar para a pretenso executria, fazendo com que esse cidado cumpra o que est previsto na sentena. 22 09 2008. Prescrio Temos dois tipos de penas: Pena abstrata e pena concreta. H pena prevista no tipo penal pelo legislador e depois o juiz aplica a pena concreta, ns dimensionamos atravs da lei o bem jurdico afetado, dimensionamos as possibilidades de penas m nimas e mximas e depois no caso concreto, o juiz analisando a culpabilidade no caso concreto e no abstrata, temos a pena concreta, ou seja, qual a censura mais adequada.

21

Prescrio: a perda SEMPRE pelo Estado do direito de punir (pretenso punitiva e pretenso executria), em razo da inrcia por tempo previsto em lei. um tempo que se d ao Estado para punir algum, ou se essa punio j estiver ocorrida, se tiver uma sentena condenatria ou transito em julgado para executar (cumprimento) a pena. Antes eu tinha, furto de 1 ano a 4 anos, com transito em julgado eu tenho 2 anos de recluso ento agora, vamos executar/cumprir essa pena. Eu tenho do crime praticado at o transito em julgado eu tenho, pretenso punitiva. No prescreveu? No. Ento agora minha pretenso punitiva foi satisfeita. Prescrio da pretenso punitiva j se passou, se houver prescrio vai ser da pretenso executria, eu tenho um titulo dizendo dois anos e agora eu quero cumprir com esse cidado, e se esse cidado fugir no mundo? S porque ele culpado no tem mais punio? NO. A prescrio ocorre tanto para o judicirio, tanto para o executivo, se o cidado matou e pegou 20 anos de cadeia, e nessa poca ele tem 21 anos de idade e chega aos 70 anos e ningum colocou a mo nele, da mesma forma que todo mundo j esqueceu desse crime, da mesma forma que no ter efeito punitivo nenhum, se no for preso a tempo, essa pretenso executria vai prescrever. Ocorre que existem causas suspensivas e causas interruptivas da prescrio, o que essas causas buscam? Para demonstrar que o Estado est atento, est agindo e dividir as responsabilidades entre os diversos personagens que atuam nessa questo, ns j vimos que quando o crime ocorre o inqurito policial, quem o titular do inqurito? o delegado de policia (apura os fatos), depois do inqurito pronto vai para a mo do promotor de justia (ao penal pblica), ento o promotor que pode dar ensejo para que a sentena ocorra, o personagem aqui o MP; depois do inqurito pronto, a denuncia no foi oferecida dentro do prazo, pode chamar a responsabilidade do promotor. Depois da denuncia cabe ao juiz julgar e dar a sentena, mas se ele julga, h recurso? Sim, ento entra o tribunal para analisar. Ento para dividir a responsabilidade. Essas causas interruptivas so: 1) recebimento da denuncia ou queixa, na pratica significa que quando apurado o inqurito, e o promotor ofereceu a denuncia, estes 4 anos que eu estava pedindo,eu vou ter que comear a contar tudo de novo. Imagine que o crime aconteceu dia 01/01/00, eu tenho 4 anos se no prescreve. O MP ofereceu denuncia dia 31/12/2003, prescreveu? NO. Como o prazo foi interrompido, a interrupo significa desconsiderao, comeamos a contar tudo de novo, diferentemente da suspenso, a suspenso s um intervalo. Vamos dizer que com 1 ano e 6 meses, e o processo andando, h uma causa de suspenso, suspende o processo, apura-se o que tem que apurar e comea de novo a correr o prazo. Para os quatro anos, eu vou precisar de 2 a nos e 4 meses, porque o tempo que est atrs eu continuo a contar, isso SUSPENO.

22

Na interrupo eu comeo a contar o prazo tudo de novo, faltava um dia para a prescrio acontecer, vai comear a contar a partir do recebimento da denuncia ou queixa, um dia... a interrupo contar de novo. ** No oferecimento da denuncia e queixa, recebimento (ir para a mo do juiz) o promotor pode ter feito a denuncia rpido e levado ao cartrio no dia 31, o que importa no quando o promotor protocola, mas quando o juiz despacha. Ns temos os processos comuns e temos processos nos crimes dolosos contra a vida quais so? Homicdio, infanticdio, induzimento ou instigao ao suicdio, aborto. Quem julga esses crimes? Tribunal do Jri. Eu posso estar com um carro andando rpido, me distraio e mato algum. Eu ando com meu carro, vejo meu inimigo passando e passo em cima dele. Quem que o jri vai julgar? Somente a ltima hiptese, por qu? No basta matar algum, tem que ser matar algum dolosamente contra a vida. Outro exemplo: em casa uma pessoa toma remdio abortivo sem querer, temos aborto na modalidade culposa, essa pessoa no seria julgada pelo tribunal do jri. Os crimes dolosos contra a vida tm diviso em duas fases: 1) o juiz v analisar se ai realmente um caso para o tribunal do jri, no vai dizer se ele culpado ou inocente. Ele diz se existem elementos para se concluir: indcio de autoria e prova da materialidade, se a autoria se relaciona com crime doloso contra a vida. H vontade de matar, dolo. Essa deciso atribuindo ao jri possibilidade de julgar chama-se deciso de pronuncia. Na deciso de pronuncia no h julgamento de mrito, encerra apenas a 1 fase e diz que o jri que vai julgar o caso. A deciso de pronuncia o segundo caso a 2 hiptese de interrupo do prazo prescricional. Digamos que seja um crime doloso contra a vida, depois que a denuncia foi recebido, o juiz vai pronunciar o ru e tem mais 4 anos para denunciar o ru (partindo do pressuposto que o prazo quatro anos apenas ilustrao). Dessa deciso cabe recurso, recurso em sentido estrito, o prazo de cinco dias. Pode acontecer de haver o recurso da pronuncia e tribunal da justia que vai apreciar, pode confirmar a pronuncia, se isso acontecer, tambm causa de interrupo da prescrio. Existe recurso de pronuncia que duram quase dois anos e meio para serem apreciados. Depois que levado a julgamento pelo jri ou se no for caso de julgamento pelo tribunal do jri, a no temos nem pronuncia nem deciso confirmatria da pronuncia, teremos a sentena. Essa sentena causa interruptiva da prescrio? Pode ser que sim e pode ser que no, por qu? Se a sentena for absolutria, ela no causa de interrupo da prescrio. Ela s causa de interrupo da prescrio se for condenatria. 4 caso de interrupo: Sentena condenatria Cabe recurso? Sim - apelao. A o tribunal de justia vai analisar e a deciso aqui interruptiva da deciso? Da mesma forma que a 1, a deciso do tribunal s vai ser interruptora da prescrio se a 1

23

sentena for absolutria e aqui houver a condenao, porque se aqui houver a condenao, no est prevista como causa interruptiva a sentena que confirma a sentena condenatria. Art. 117 So causas interruptivas da prescrio. Qual a sentena condenatria? Se essa for a sentena condenatria, ela que interrompe. No ta dizendo, pela sentena que confirma a sentena condenatria, ento ela interrompe. Agora, e se ela for absolutria, ela interrompe? No, ela no ta no elenco. Ai se o Tribunal condena, ela sentena condenatria? , se h o recurso e o tribunal condena, ela no sentena condenatria? Ento ela interrompe a prescrio, ainda que haja recurso especial. Imaginemos que haja sentena condenatria, que haja o recurso, o tribunal confirme, cabe recurso, recurso extraordinrio; sabe o que vai acontecer? Vai prescrever. A chance de dar prescrio na maioria dos crimes muito grande, para crimes menores. O recurso analisado pelo Tribunal de justia, o acrdo, caso de interrupo da prescrio? Houve a sentena condenatria fixando em trs anos, hipoteticamente, qual o prazo prescricional? Quatro. A defesa recorreu o MP no, houve transito em julgado? Sim, relativo, nesse caso essa pena pode ser mudada? S para menos. Eu j posso dizer que houve prescrio? Sim. Agora eu tenho o tipo de pena em concreto, a pena em concreto j altera o ttulo; por qual razo? O que eu quero com a prescrio? A afetao de determinado bem jurdico merece a ateno do Estado por tempo X, ora, se eu no tenho ainda essa pena, eu no tenho como dimension-la, eu levo em considerao a pena em abstrato, furto de um a quatro e vou calcular a prescrio com base nesse marco. Agora eu digo que no dia X, fulano de tal agiu com culpabilidade tal, provou essa leso ao bem jurdico dele, e j aplicou a sano, eu j sei exatamente qual a gravidade e qual a conseqncia. Tenho a prescrio que leva em considerao a pena em abstrato e tenho a prescrio que leva em conta a pena em concreto.
Prescrio suspensivo. Prazo Fato criminoso (recebimento da denuncia ou queixa) (pronuncia) (confirmar a denuncia) transito em julgado da sentena condenatria (sentena condenatria) cumprimento da pena. Causas interruptivos.

24

Pena em abstrato aquela fixada pelo legislador em limites mnimos e mximos como forma de dimensionar o bem jurdico protegido pela norma penal. Pena em concreto aquela definida numa sentena condenatria, com transito em julgado pelo menos para a acusao. OBS** O trnsito em julgado da sentena (absolutria ou condenatria) pode ser absoluto quando no cabem mais recursos para nenhuma das duas partes, ou relativo, quando se encerra a via recursal apenas para uma das partes. Da deciso cabe recurso dentro de um prazo de 5 dias, seja deciso absolutria ou condenatria cabe apelao, que vai para o tribunal de justia. O prazo se inicia pela intimao. No garantia constitucional que necessariamente tem que haver duplo grau de jurisdio, nossa legislao prev essa hiptese em quase todos os sistemas jurdicos, menos o juizado especial, no juizado especial no tem um segundo grau, no tem segunda instncia de julgamento. Dependendo das questes tratadas nessa causa, dependendo das questes tratadas em primeira instancia e em grau de recurso, pode ser que se esteja discutindo a incidncia ou a negligencia na aplicao de uma determinada lei federal, ou seja, h possibilidade de se discutir ainda a incidncia, a aplicao de uma determinada lei federal aqui, e isso ocorrendo, teramos a possibilidade de irmos com recurso chamado recurso especial ao superior tribunal de justia, no sempre que isso acontece. Se um cidado subtrai uma televiso, ele condenado ou absolvido, vai para o tribunal e condenado ou absolvido, muito provavelmente transita em julgado, e acabou no cabe mais recurso. Em casos especiais possvel discutir leis federais, e buscar recurso no STJ ou se discute a constitucionalidade de leis que foram aplicados aqui. Ento vai haver recurso extraordinrio do STF, que o rgo que ocupa o mximo da pirmide. STJ e STF no tratam de equilbrio de pena. Ento possvel esgotar as possibilidades de recursos, em muitos casos aqui no TJ ou pode-se esgotar no STJ ou pode esgotar no STF, de qualquer maneira chegando at aqui, daqui no passa e ocorre transito em julgado a sentena. Ou existindo a via recursal, eu lano mo dela, tenho os recursos (TJ, STJ ou STF), mas, no quero usar, esses 5 dias da apelao eu deixo passar em branco, acabou, esgotou minha via recursal. No recorri, no posso mais recorrer, ocorre transito em julgado. Transito em julgado a impossibilidade de recurso, seja porque esgotou a via recursal, seja porque tendo disponibilidade do recurso eu no desejo recorrer. Agora, o recuso individual, o processo ato trio personaro, temos autor ru temos o juiz. O juiz no pode recorrer, o ru e o autor podem. Caso seja dada uma sentena pode acontecer do

25

MP recorrer e o ru no, ou vice versa, ou os dois recorrerem ou nenhum dos dois recorrerem. Quando a gente fala em pena concreta, tem que haver transito em julgado pelo menos para o MP, por qual razo? Sem recurso do MP, sem recurso do autor, impossvel ao tribunal aumentar a pena do ru. Digamos que algum esteja sendo julgado por crime de furto, o juiz tem pela pena abstrata, que margem para fixar a pena? De um a quatro, ele pode dar apenas um ano, o MP acha que a pena pequena, em razo de todas as razes que sero levadas em considerao, ele acha (MP) que a pena mais justa se fosse um ano e oito meses, se ele deseja isso, tem que recorrer. Se no recorrer, quando chegar ao TJ os trs desembargadores no vo querer aceitar o recurso da defesa, achando que o ru realmente precisa de uma pena maior, o correto um ano e oito meses, mas o MP no recorreu e a sentena fica do jeito que est aumentar eles no podem. Pode reduzir da pra frente, aumentar no possvel. Porque isso importante? Porque a prescrio varia, enquanto eu no tenho um titulo me dizendo qual a pena, eu tenho que trabalhar com a mxima de pena prevista, de 1 a 4, mxima de 4. Quando eu tenho qual a censura que ser aplicada, eu passo a adotar ela, ora uma sentena na qual as duas partes transitaram, at para o principio constitucional da inocncia eu no tenho nenhum tipo para usar como parmetro. Como eu calculo a prescrio: Ns temos dois tipos de pena, ento vamos ter dois tipos de apurao: A prescrio se divide em prescrio da pena em abstrato a qual tem como base de calculo o mximo da pena cominada (prevista) pelo legislador e prescrio da pena em concreto, que leva em considerao, como pena base, a pena fixada no titulo que a sentena condenatria (desde que transitada para o MP). Com a pena base, eu aplico na tabela prevista no Art. 109 do CP, e passo a conhecer o prazo de prescrio de uma e de outra. Exemplo: Como vou calcular a prescrio da pena em abstrato, aquela que eu no tenho sentena condenatria ou a prescrio em concreto. Se for furto, qual a pena base em abstrato? 1 a 4 anos. O art. 109 fala que quando a pena base for de 4 anos, a prescrio ocorre ... Ver art. 109, furto o mximo 4 e a prescrio oito anos. Se eu tenho a base, eu sei qual o prazo. A base no diferente da prescrio da pena em abstrato? Sim, daquela em relao a pena em concreto? Sim. No tenho ainda titulo executivo, o calculo da prescrio passa a ser com base em que? Eu no ainda no tenho a sentena, passa a ser a pena prevista naquele crime. Ex: Roubo, art. 157 caput Qual o prazo prescricional da pena em abstrato, 16. Se a pena fixada foi o mnimo legal, qual a prescrio? 8 anos.

26

S que a prescrio da pretenso em abstrato uma coisa, em concreto ela se divide em trs tipos de prescrio. 1- Quais so os dois tipos de pena? Pena em abstrato e concreto. 2- O que transito em julgado? No tem mais via recursal, ou porque foi desperdiada a chance que se tinha. 3- Quantos tipos de transito em julgado? So dois tipos: absoluto (quando transitou para os dois, ai no tem mais processo) ou relativo. 4- Quando eu tenho prescrio da pena em concreto? O quando ocorre transito em julgado absoluto (a j transitou para o MP) ou quando ocorre transito em julgado relativo e a parte que no recorreu MP ou o querelante se for ao penal privada. 5- Como eu calculo a prescrio da prescrio? A prescrio do direito de punir, primeiro tem que ter a pena base, a base de calculo que :
Da pena em abstrato, o mximo da pena prevista pelo legislador e, A pena em concreto? Aquela que j houve o transito em julgado, ou seja, a pena executada pelo menos para o MP.

Eu no preciso esperar o transito em julgado definitivo, se eu j sei que essa pena no pode aumentar, eu j sei que a pena mxima de censura imposta pelo Estado, j a pena definitiva pra mim, para calcular a prescrio. E se o Tribunal absolver? No h mais condenao, a prescrio em relao ao Estado de punir, se o cidado absolvido e transitou em julgado a absolvio, no h mais em falar em prescrio. 25 09 2008. Casos de interrupo da prescrio: Recebimento da denuncia ou queixa, sentena condenatria recorrvel. Crime doloso contra a vida, recebimento da denuncia, pronncia, deciso confirmatria da pronuncia, sentena condenatria recorrvel ou acrdo recorrvel (a partir de 2007), houve um acrscimo no Art. 117 a partir de novembro de 2007, mudou alguma coisa? NO mudou nada, porque antigamente entendia-se que a sentena condenatria tambm era considerada o acrdo, mas, como no dizia da deciso que confirma ou foi proposto em um inciso prprio, e feito uma colocao de uma conjuno alternativa, significa que, ou sentena condenatria ou caso a sentena seja absolutria, o acrdo condenatrio so casos de interrupo, um ou o outro (no so os dois). De modo que essa sentena for condenatria, eu no me interesso pelo acrdo, o acrdo no causa de interrupo da prescrio. Se aqui for absolutrio, agora sim vou me interessar pelo acrdo. Vamos dizer que minha prescrio ocorra em dois anos, e entre o crime cometido e o recebimento da denncia, levou 1 ano, do recebimento da denncia sentena levou 8 meses, prescreveu aqui? NO. Da sentena ao cordo demorou 1 ano e 6 meses, prescreveu aqui? NO. Agora houve recurso e STJ entendeu que no cabe recurso especial, essa deciso foi dada 8 meses

27

aps o acrdo, a pra saber se houve prescrio ou no eu preciso saber: conta isso aqui como interrupo? Se contar no deu prescrio, se no contar deu prescrio e como eu sei se conta ou se no conta?Eu preciso saber: a sentena aqui condenatria? Sim, ento aqui no conta, porque j contou l. Exemplo: Jos e Maria podem ir praia, quem pode? Jos e Maria juntos ou separados. Agora Jos ou Maria, os dois podem ir? NO, ou Jos ou Maria. Aqui Jos e Maria nasceram juntos, no tem ordem de precedentes, mas a sentena e o acrdo, no. O que tem que vir primeiro? A sentena (Jos) e o acrdo a Maria. Se o Jos foi praia, a Maria pode ir? NO. E se o Jos resolveu no ir, a Maria pode? SIM. O que diz o texto? Sentena condenatria ou acrdo, se a sentena for condenatria, ela o Jos, ela foi praia, Maria no pode ir mais, o acrdo esquecido. Se ela absolutria, Jos no foi praia, ento a Maria pode ir (acrdo) ento o acrdo conta ou conjuno alternativa (um ou outro) ora, ento no podemos condicionar a sentena e o acrdo porque o acrdo vem depois, eu condiciono o acrdo ou a sentena. Se a sentena foi praia, o acrdo no pode ir; se a sentena condenatria, ela j satisfez o artigo, interrompeu a prescrio. Agora se a sentena no for condenatria, ela o Jos, ele foi praia? NO, no houve interrupo do prazo prescricional, a sentena absolutria no interrompe prazo prescricional, pois ento o acrdo (Maria) pode ir praia? Pode; Maria ou acrdo interrompe o prazo de prescrio. Quando diz sentena condenatria porque o artigo 107, diz que a sentena condenatria causa, ento basta isso; agora porque o Tribunal considerou sentena condenatria como uma causa de interrupo? Porque j houve um ato praticado, demonstrando que o Estado est atento e est agindo, ento o crime aconteceu, o Estado no fez nada e prescreveu o crime aconteceu o Estado fez alguma coisa, o inqurito foi concludo e MP ofereceu denuncia, o Estado est fazendo o que tem que fazer INTERROMPE. A segue, vem a sentena. Interrompeu, esse prazo levou muito tempo? Esse prazo suficiente para a prescrio, sim, ento o Estado/Juiz no agiu em tempo suficiente. Ento quando se fala em presuno de inocncia, fala-se de pena em abstrato ou concreto ora, sentenciei algum condenando-o mas, no transitou em julgado, pelo principio da inocncia eu tenho que considerar ainda uma pena maior ou pena nenhuma, porque ele no est condenado. Ele s vai ser condenado quando houver uma sentena condenatria com transito em julgado. Porque a sentena absolutria no interrompe a prescrio? Se houve a sentena absolutria, no h dever de punir. O que prescreve o direito de punir.

28

Prescrio da pretenso punitiva aquela que existe na medida em que uma pessoa comete um crime, a norma uma conduta proibida e uma conseqncia sano penal. Quando algum viola a norma nasce para o Estado um direito de punir o cidado. Como se faz isso? Atravs do processo, no basta ter um direito de punir, tem que haver uma sentena condenatria, e aps executar. Encerra-se a pretenso punitiva quando ocorre sentena condenatria com transito em julgado. Daqui pra frente norma foi satisfeita, satisfez a pretenso punitiva, o cidado vai cumprir essa sentena? Daqui para frente temos a pretenso executria, tenho um ttulo e tenho que executar. A pretenso punitiva nasce com um crime e termina com uma sentena condenatria transitada em julgado. Prescrio a perda do direito de punir. No caso pretenso punitiva, o direito de punir, quando o crime acontece j comea a correr o prazo de prescrio, para que eu haja. Prescrio apagar de memria, depende da gravidade do delito, se eu ainda no tenho como dimensionar, tem que levar em considerar a pena que foi prevista pelo legislador, eu ainda no sei qual o grau de culpabilidade que a pena e a sentena condenatria e transito em julgado. A prescrio est atrelada a pena, a pena de 1 ano, reclama uma prescrio menor que um crime, por exemplo de homicdio. Se no tenho essa sentena dimensionando, tenho que ter como parmetro qual a pena prevista pelo Estado. Esse motivo da diviso da prescrio da pena em abstrato e em concreto. Antes de ter a sentena definitiva com transito em julgado pelo MP, pegamos o valor mximo e vai calculando, do crime ao recebimento da denuncia, passou o prazo? NO; ento no prescreveu. Do recebimento da denuncia a sentena, passou o prazo? NO; ento no prescreveu. Mas, na hora em que transitar em julgado, para o MP, eu j tenho a dimenso certa, a pretenso da prescrio punitiva da pena em concreto. Ex: Furto se eu no tenho a sentena condenatria, qual a pena de furto? Pena de abstrato (a prescrio com prazo mximo 4 anos), pegar os 4 e colocar na tabela do ART 109 = 8 anos. Antes o tribunal ir analisar, ser verificado se tem os 8 anos, se no tiver no houve prescrio agora, a pena foi fixada em 1 ano e tenho a pena em concreto, qual a prescrio quando a pena um ano? 4; se tiver est prescrito. O mximo de perodo de prescrio nesse caso 8 anos. Agora, se eu tenho esse titulo, se transitar em julgado e o MP no pode mais recorrer? O mximo que pode acontecer a deciso ficar igual, aumentar no pode ento, esse o meu titulo para a pena em concreto. Se no houver o recurso, o MP no recorreu defesa tambm no, qual a pena fixada? 1 ano, olho para trs para ver se tinha intervalo de 4 e no de 8. Para que haja aceitao de recurso especial necessrio que ocorra violao de norma federal constituio, no fcil.

29

Interrompe s quando h sentena condenatria. Crime recebimento da denuncia ou queixa sentena acrdo. Art. 117 CP Se a prescrio ocorrer do intervalo da sentena e do julgamento do recurso, a pp da pena em concreto tem o nome de prescrio superveniente. Por qu? Temos dois tipos de prescrio abstrato e concreto, se o juiz verificar que houve a prescrio em abstrato, ele no vai condenar, vai extinguir a punibilidade. A sentena condenatria com transito em julgado para o MP transforma a prescrio da pretenso punitiva da pena em abstrato em ppp da pena em concreto. Esse o divisor. Temos dois tipos de prescrio da pena em abstrato e a no h superveniente nem retroativa, temos a pena em concreto que tem duas: superveniente (daquele titulo que se transformou de um titulo em outro e retroativo). Sempre acontece a prescrio de intervalo em intervalo. Quando der prescrio, verificar por causa de que? Porque a pena mxima do furto de 4 anos ou porque o titulo sentena condenatria transformou a avaliao que era do mximo para a pena fixada, ento agora a pretenso no da pena em abstrato, da pena em concreto e ai pergunta-se esse lao prescricional ocorre nos intervalos que existem aps a sentena ou antes? Foi depois ento superveniente, se fosse antes? Retroativa. Se o acrdo vem e confirma a sentena, daqui em diante eu confirmo os clculos com base em que? No ttulo, na sentena, a prescrio passa de 8 para 4, ai eu calcu os lo intervalos, se houve a prescrio nos intervalos avaliar, se foi antes da sentena retroativa se foi aps superveniente. A prescrio da pretenso punitiva se divide em: prescrio da pretenso em abstrato e prescrio da pretenso punitiva em concreto, sendo que esta ultima se divide em prescrio da pretenso punitiva da pena superveniente (que aquela cujo prazo prescricional ocorre, tendo por temo inicial a sentena ou acrdo condenatrio) e prescrio da pretenso punitiva da pena em concreto retroativa quando o prazo prescricional se d nos intervalos anteriores sentena condenatria ou acrdo. 29 09 2008. A prescrio da pretenso executria aquela que nasce com o transito em julgado de uma sentena condenatria e que representa o direito de dever do Estado de executar a sano penal imposta na referida sentena. Ns j vimos que aps transitar em julgado a sentena condenatria nasce para o Estado a pretenso executria para que o ru cumpra a pena, tendo que deve ser concludo em determinado prazo.

30

Somente com o transito em julgado, a sentena condenatria que nasce o direito do Estado de impor a pena, at aqui algum pode ficar preso? Pode, mas como resultado da sano penal? No, somente se for priso provisria. Ento quando nasce a pretenso executria? Com o transito em julgado absoluto da sentena condenatria. E termina quando? Quando o cidado cumpriu a pena, se ele cumpre a pena, eu no posso ter a pretenso que ele cumpra o que ela j cumpriu, foi satisfeito a pretenso. Quando se inicia a contagem de prazo no caso da pretenso executria? Embora a pretenso s nasa quando se possa executar o ttulo executivo, porque antes disso, o principio da presuno de inocncia no diz que ele est condenado, s h a afirm ao de que uma pessoa cometeu um crime quando no se pode mais mudar a deciso, porque se esgotou todas as vias recursais e no tem mais recurso. S assim nasce para o Estado o direito de executar a pena. Mas, estranhamente a legislao diz: Quando a sentena condenatria transitar em julgado para o MP ou ofendido, ou seja, quando houver o transito em julgado da sentena condenatria para a acusao, quando a pena no pode ser alterada, tambm o prazo da pretenso executria comea a nascer. Isso errado? Sim. Mas, eu no posso dizer que o Estado no est fazendo nada porque ele no pode fazer, se o juiz condenar algum a 3 anos de recluso e se a pessoa recorrer e o MP no, o Estado no pode pegar essa pessoa e colocar na priso e dizer: VC est cumprindo pena! Pode estar cumprindo pena preventivamente, mas, cumprindo pena ainda no est, se o Estado no pode fazer isso porque no houve transito em julgado absoluto, como pode ocorrer prescrio. H uma incoerncia legislativa e no cabe ao judicirio consertar um erro legislativo. Para a pretenso executria o prazo comea com o transito em julgado da sentena condenatria para a acusao. Se o MP recorrer e houver transito em julgado para ambos, o prazo comea daqui. Se houver o transito em julgado para o MP apenas, ainda que haja recurso, o prazo da prescricional da pretenso executria tem nascimento l atrs, quando ainda o Estado no pode exercer sua pretenso de aplicar uma pena a algum. Ver: CP art. 112. OBS*** Prescrio direito material, porque influencia o direito de locomoo das pessoas. Ns temos na prescrio punitiva algumas estaes: o trem pra na denuncia, pronuncia, pra na deciso que confirma a pronuncia, pra na sentena condenatria. Alem desse primeiro ponto, temos outros que podem influenciar na contagem da prescrio, o importante observar o seguinte: comeou o cumprimento da pena, transitou em julgado a deciso, no houve prescrio da pretenso punitiva e executria, ele levado ento para o sistema penitencirio (exemplo de pena de priso para simplificar) e inicia o cumprimento da pena. O inicio do cumprimento da pena o momento que h uma situao de interrupo do prazo prescricional, se a pretenso

31

cumprir o titulo judicial, e o titulo judicial diz: pena de priso, logo, o inicio do cumprimento da pena interrompe esse prazo prescricional. relevante saber - Essa hiptese de interrupo anmala s demais causas de interrupo, o que acontece em todas as causas de interrupo, eu vinha contando at um ponto, houve a interrupo, o que acontecia? O prazo comeava a ser contado de novo; aqui no. Se o cidado preso no suspenso, enquanto ele ta preso o prazo no volta a contar. No suspenso porque esse prazo aqui de trs no vai se somar com o da frente, se ele fugir comea novo prazo prescricional, se fosse suspenso esse prazo somaria a parcela de tempo existente antes de comear cumprir a pena e no soma, mas, ela uma interrupo larga, uma interrupo que s cessa no num ponto especifico do tempo, mas atravs de intervalo que pode gerar inclusive a extino da pretenso. Se o cidado depois de preso cumpre integralmente sua pena, no h mais contagem de prescrio. S vai haver novo prazo de contagem prescricional se, por exemplo, ele fugir. Outro momento que pode comear a fluir o prazo de prescrio, quando h a fuga. E quando esse prazo pra de contar? Cidado fugiu da cadeia pra de contar quando ele recapturado, ele foi preso novamente, ento, interrompeu o prazo prescricion Ele al. fugiu por tempo suficiente? NO, no deu prescrio? NO, ento comea a contar novo prazo se ele fugir e novo. A esse tempo de priso preventivamente (1 ano), esse prazo vai ser computado na pena dele? VAI. Todo perodo de pena que ele cumprir provisoriamente no Brasil ou no estrangeiro abate. Para pretenso da prescrio punitiva o prazo que eu vou levar em considerao pra fazer os clculos, da pena de 4 anos. E a pretenso executria? A vai depender. Se essa pena que ele cumpriu uma pena anterior ao inicio da execuo, no leva em considerao. Se ele comear a cumprir e fugir (cumpriu 6 meses), e foi recapturado agora, o calculo que vou fazer no vai influenciar nesse caso especifico, mas daqui pra frente o calculo que vou fazer em cima dos 3 anos e 6 meses por qu? Porque agora sim a pena que ele j cumpriu eu levo em considerao. A lei clara, quando houver fulga h um novo comeo de calculo de prescrio com base em que? Com base na pena que resta. O prazo de prescrio da pretenso executria tem como nascimento: 1) O transito em julgado para a acusao da sentena condenatria: 2) Da revogao do sursis: Sursi medida punitiva de poltica criminal na qual o condenado tem suspensa a pena privativa de liberdade de curta durao, uma vez que satisfaa os pressupostos legais e cumpra as condies impostas na sentena. Hoje ns temos um sistema penitencirio falido, quando se coloca algum preso, tem-se uma perspectiva de 95% depois que ele sair da priso, voltar a delinqir, ao

32

invs de ser tratado na priso e ser ressocializado, ele faz ps-graduao em criminalidade. O Estado assim decidiu, vou pegar as penas de pequena durao e o cidado no vai preso, ele vai ter que cumprir algumas condies fora da cadeia. A pena vai ficar suspensa, se esse cidado descumprir as obrigaes a ele impostas, e voltar a delinqir, ele vai alem de cumprir a penalidade do crime novo, ele vai cumprir a penalidade que estava suspensa. No CP a partir do art. 77 at o 82 trata do sursis, que um medida de poltica a criminal que suspende o cumprimento da execuo das penas curtas (at 2 anos) para pessoas normais ou de at 4 anos para pessoas muito doentes, ou com idade acima de 70 anos, desde que essa pessoa cumpra o estabelecido, que pode ser at prestao de servio a comunidade. Esse beneficio, o sursi, era muito utilizado at 2003 comeou a perder fora com a criao das penas restritivas de direito. S que essa restritiva de direito absorveu o sursi, hoje no conhecido nenhum juiz que estabelece o sursi em penas de pequena durao. Quase todas as penas esto sendo substitudas pela pena restritiva de direito. De qualquer maneira, permanece a previso, quando a pena suspensa como se ela tivesse sendo executada, eu no posso cobrar do Estado algo se esse algo no pode ser exercitado. Se o cidado est em sursi, como se ele tivesse cumprido a pena, se ele no voltar a delinqir o processo se extingue. Enquanto a pena est suspensa, no h prazo de prescrio, porem se ele descumprir e voltar a cometer crime, o sursi revogado. 3) Da revogao do livramento condicional: Livramento condicional prova de cumprimento de pena pela qual o preso de bom comportamento que cumpriu parte da pena imposta na priso, ter direito de cumprir o restante da pena em liberdade atendida s condies legais. OBS** Art. 83 CP trata do livramento Quando a pena longa, significa o que? Significa que esse cidado tem que afastar ao mximo da comunidade. O regime que mais afasta o fechado, temos trs degraus: regime fechado, regime semi-aberto (intermedirio) e regime aberto (mais prximo da sociedade). Depois de cumprido um perodo de pena ele tem que ser testado, ser que pode colocar esse cidado na rua? Como vai ser avaliado? necessrio ser progressivo, para aos poucos conquistar a confiana. Regime aberto s dorme no albergue, mas mant-lo nesse albergue custo para o Estado, ento temos o livramento condicional, ele no vai cumprir na cadeia, mas tem que assinar um livro e se manifestar; no sursi o cidado no cumpre pena nenhuma, no livramento, o cidado j cumpriu a pena e dado a oportunidade de poder trabalhar, estar com a famlia etc. Se depois de 1 ano (supondo ser 4 anos de pena), ele voltar a delinqir ou viajou sem autorizao, revogado e cumpre o restante da pena. Se o livramento condicional parte da pena, o sursi antes do inicio da pena. 4) Da interrupo da execuo: Sempre que houver fuga, comea a contar o prazo novamente. Esquema linha do trem. No que tange a pretenso punitiva, que essas estaes no so necessariamente exercitadas. Sem o oferecimento da denuncia ou queixa no tem como o processo nascer, se o crime no for doloso contra a vida, no vai ter pronuncia e

33

muito menos deciso confirmatria da pronuncia, a sentena ao invs condenatria pode ser absolutria ento eu pego o trem na estao e ele vai me deixa no acrdo. A mesma coisa em relao a pretenso executria, quando eu digo que comea a nascer com o transito em julgado a sentena para a acusao, pode acontecer de no ter transito em julgado da sentena de acusao, salvo quando o transito em julgado absoluto, houve a sentena condenatria ou ela foi absolutria e o MP no recorreu, ento prazo comea onde, comea no transito em julgado da sentena condenatrio, transito em julgado ou acrdo, transito em julgado absoluto, s que com transito, esse cidado no mesmo dia ser iniciado o cumprimento da pena, o cidado ser levado para a priso. Ento no houve inicio do prazo prescricional, chegou at o final, ele cumpriu a pena e no houve fuga. Ou posso ter alguns desses paradores, tenho sentena, transita em julgado, o cidado foge e depois preso comea a iniciar a pena e a vamos ver o inicio do cumprimento da pena, se houver fuga vamos ter os demais casos acontecendo. No necessrio que v acontecer todas as paradas, posso ter alguns e outros no. Crime____Denncia______Pronncia______confirmao pronncia ______Sentena Condenatria _____Acrdo. Crimes imprescritveis: racismo, ao de grupos armados pblicos ou privados que atentem contra o Estado ou governo (lei de segurana nacional). 06 10 2008. Eu tenho um crime X (dia 21 03 2007) e fui condenado no ms 8 de 2007, transitou em julgado 5 dias depois, cai no dia 13 de agosto ou dia 26 08 de 2007. Transitou em julgado, eu sou reincidente ou primrio? S tenho esse crime, quando chega em 12 de janeiro de 2008, quando eu j estava passvel de cumprir essa pena, eu cometo outro crime Y, interrompeu a prescrio?Abrir o CP art. 63 quem reincidente. A constituio que est acima, diz que o criminoso se presume inocente at que se ocorra o transito em julgado. H correntes com pensamentos distintos, mas o professor no vai cobrar essas correntes. O que o professor quer que se reconhea so as hipteses de interrupo da pretenso punitiva e da pretenso executria. Reincidncia hiptese de interrupo da prescrio da pretenso punitiva? NO, enquanto no transita em julgado a sentena o que temos punitiva ou executria? punitiva. Um crime um ilcito penal e muitas vezes um ilcito penal gera tambm um ilcito civil, muitas questes que so decididas para se dizer que houve um crime ou no houve um crime, exige solues na rea civil. Ex: Bigamia, para que haja crime necessrio que o casamento seja vlido. Uma hiptese de anulao de casamento em virtude de erro (acha que esta casando com uma mulher e casa-se com um transformista) quem declara juiz criminal? no, da vara civil.

34

Nessa situao, o que diz a legislao, o juiz no tem competncia para analisar a questo, se assim necessrio suspender a ao criminal e aguardar que o juiz competente ( o civil) resolva a questo. Se afinal ficar resolvido que no haver nulidade do casamento. O juiz criminal leva adiante e no havendo nenhum outro problema condenar o cidado. Se o fato atpico pode extinguir a punibilidade. CPP Art 92. Art 93 do CPP Tenho uma propriedade delimitada e alterao de limites crime, como eu sei? Uma pessoa pega a cerca para um lugar e o dono da propriedade vai e leva a cerca pro lugar. Quem que prova isso? Eu preciso de uma ao na rea civil de ao demarcatria, preciso saber qual o ato praticado. Temos nesses artigos questes que no cabe ao juiz criminal decidir, cabe a outra esfera, geralmente civil. HIPOTESES DA PRESCRIO DA PRETENSO PUNITIVA Primeira hiptese: So situaes que interferindo no julgamento do caso pelo juiz criminal reclamam previa deliberao por outro juzo que no seja penal. Todos estes casos ao contrario da interrupo, eles suspendem. Digamos que no dia 01 03 2000 algum foi denunciado por bigamia, o prazo de prescrio est correndo e para que haja interrupo necessria que haja a sentena condenatria, quando chega no dia 02 08 2001, a defesa diz que no juzo civil est discutindo o primeiro casamento, o que o juiz faz ento? Suspende o processo e a prescrio, quando chega em 07 09 2002, a sentena do civil transita em julgado dizendo: o primeiro casamento vlido, o processo continua. O que interessa o seguinte: do dia 02 08 2001 a 07 09 2002 no corre prazo prescricional, dia 08 o prazo comea a correr; significa que do dia 01 03 2000 a 02 08 2001 eu vou somar o prazo. Diferente da interrupo, eu no comeo a contar de novo, esse prazo abatido nos intervalos dos casos de interrupo da prescrio. Deu prescrio? NO. Segunda hiptese: priso no estrangeiro. necessrio observar que aqui a lei no se satisfaz com a priso, primeira coisa tem que ser priso no estrangeiro, segundo que ela seja decorrente de uma condenao, prescrio da pretenso punitiva caso de suspenso e exige essas condies. OBS** A priso como hiptese de suspenso de prescrio da pretenso punitiva tem que ser no estrangeiro e decorrente de sentena condenatria. No dia 01 03 2006 algum foi denunciado por um crime ocorrido no Brasil, ele foi denunciado e foi interrompida a prescrio e comea a correr tudo de novo, quando foi 01 08 2006 ele estava viajando por Londres, cometeu um crime e foi preso, no h

35

suspenso da prescrio e continuou preso, em 04 08 2007 houve uma sentena condenatria e agora ele comeou a cumprir a pena imposta, agora est suspensa a prescrio. Se ele ficar preso aqui dois anos, sair e quando ele sair o prazo prescricional volta a correr em relao ao crime ocorrido no Brasil. Tem que ser no estrangeiro e no basta priso, tem que ser priso decorrente de sentena condenatria. Art 116 II, fala cumprimento de pena, priso processual no pena. Terceira hiptese: Citao dar conhecimento de um processo, de uma ao que est sendo movida contra algum. Intimao dar conhecimento sobre algo, cincia de um ato processual. A citao feita dentro da rea de competncia do juiz, seria a comarca, uma ou mais cidades que o juiz tem atuao. Sendo na comarca de outro juiz, para que esse ato seja cumprido necessrio que se espessa uma carta precatria. Quando estou oferecendo uma denuncia de roubo conta algum, esse cidado ao invs de morar em Itana, onde o processo teve inicio e ele mora em Divinpolis, no confundir com precatrio. Precatria uma carta que se escreve para que outro juzo cumpra um ato processual do juzo onde o processo ta correndo e se ao invs disso, esse cidado mora no estrangeiro, expedida uma carta rogatria, uma carta para que um ato processual, no caso de uma citao ou intimao seja feito no estrangeiro. um procedimento longo, ento o art. 368 do CPP descreve que nessa hiptese o processo enquanto se cumpra por rogatrio, o prazo prescricional fica parado. Quarta hiptese: Suspenso do processo um beneficio previsto n art. 89 da lei 9089/95 e que se aplica, todos os crimes cometidos sem violncia e grave ameaa, com pena mnima no superior a um ano, pela qual se permite ao ru ver extinto o processo e a punibilidade, caso cumpra determinadas condies dentro de um prazo fixado pelo juiz. Vamos dizer que algum deu um soco no olho do outro, o denunciado chega durante o processo e o juiz antes de dar inicio ao processo, o MP vai propor e juiz vai rebaixar a proposta ao ru, dizendo o seguinte: durante 2 anos vc precisa cumprir determinadas condies e se vc desejar e cumprir as condies, ao final desse perodo, eu no vou dizer se vc culpado ou inocente, simplesmente vou dizer: Encerra-se o processo e extingue a punibilidade. O perodo de suspenso para que ele cumpra as exigncia de 2 a 4 anos e o juiz pode fixar 3 anos de estagio, nesse perodo ele tem que cumprir todas as condies, no praticar outro crime... Leso corporal prescreve em dois anos, ento se no suspender no s o processo, mas, tambm a prescrio gera a impunidade. Quinta hiptese: Imunidade parlamentar: quando eles esto respondendo um crime qualquer, a casa legislativa correspondente, te o direito de deliberarem pela maioria de seus membros, ou seja, 50% + 1, a possibilidade de o processo ficar parado enquanto ele exerce o mandato, suspende o processo e o mandato. Acabou o mandato, o processo comea a correr. Pode acontecer que a casa decida a continuar a correr o processo. A imunidade material, no responde por crime formal, o diplomata no responde.

36

PRESCRIO DA PRETENSO EXECUTRIA Na executria temos somente priso em outro processo, no caso da suspenso da p.p. executria, a priso pode ser no Brasil ou no estrangeiro e pode ser por cumprimento de pena ou processual (flagrante, preventiva, etc). No esquecer: Na pretenso punitiva a priso limitada, tem que ser decorrente de pena no estrangeiro, se ele est no Brasil pode acontecer normalmente, s requisitar e se ele est no estrangeiro no tem acesso ao criminoso. Casos de aumento de prazo da prescrio: 1- Reincidncia: OBS 1* O aumento de 1/3. OBS** 2 esse aumento s se d na p.p. Executiva. OBS 3 ** Esse aumento s considerado nos processos que foi declarada a reincidncia. Cometeu um crime X e foi condenado, ru primrio, cometeu crime Y e foi considerado reincidente, se ele fugir eu s vou calcular o prazo prescricional com um tero a mais, nesse processo que ele foi considerado primrio no h aumento do prazo prescricional. Como calculado esse prazo? Ns aprendemos como se calcula a prescrio da pretenso executria, que a mesma hiptese da prescrio da pretenso punitiva quando h transito em julgado da sentena condenatria para a acusao. Eu pego a pena fixada na sentena, jogo no art. 109 e calculo quando a prescrio. Exemplo: Se a pena for de 1 ano, jogo no art. 109, vai para 4 anos + 1/3 disso = aumento do prazo prescricional. Casos de diminuio do prazo PPE: 1 caso: Ru menor de 21 anos, na data do crime, mnimo de 18 anos. 2 caso: Sentenciado maior de 70 anos na data da sentena ou acrdo. OBS*** 1) Para parte da doutrina, este ou da segunda hiptese no pode ser interpretada gramaticalmente. 2) Essas datas (21 e 70) considera-se como completado na data do aniversrio, no interessando a hora. 3) Aplica-se a PPP e PPE. Eu no tenho aumento de prazo na punitiva, mas a reduo a favor do ru comum s duas prescries. Para que serve a contagem a menor ou maior? Maior: Se o cidado cometeu um crime justo que o prazo prescricional obrigue o Estado a agir, agora depois que ele cometeu o crime, j tem contra ele uma deciso condenatria, ele comete outro crime, no justo dar ao Estado uma ampliao de prazo, se ele est enforcando ainda mais a pauta jurisdicional com outros processos.

37

Se ele primrio, que o Estado seja diligente, se ele reincidente e est demonstrando que no ta nem a para as leis do Estado, que seja corrido em uma celeridade menor. E em relao diminuio? O cidado com 70 anos, ele vai ser julgado e ter que cumprir pena, imagine uma pena de 20 anos. Se ele tem que cumprir uma pena de 1 ou 2 anos, ser que recomendvel que ele cumpra essa pena? Da mesma forma o cidado de 21 anos, que comete um crime nessa fase de imaturidade, justo que o Estado no olhe com tanto rigor. Se existem essas hipteses a contagem de prazo sempre diminuda pela metade. Ex: Cidado cometeu um crime de estupro, pena de 4 a 10 anos. Na hora da sentena condenatria, ele tinha 70 anos e um dia, o que acontece? Qual o prazo de prescrio, a sentena transitou em julgado para a acusao. R: A pena de 4 anos e prescreve em 8, cai para 4 anos (pela metade). Essa hiptese tanto para PPE e PPP. 09 10 2008. Prescrio Virtual uma projeo mental que se faz de um futuro, na realidade a jurisprudncia, a prescrio no est na lei. Virtual o que no existe, o que se projeta na mente e para o futuro. Eu tenh o situaes que possvel projetarem a ocorrncia da prescrio, imagine que ocorra um crime de furto e o inqurito levado mo do MP, quando j se passaram quatro anos e dois meses, ainda no h sentena condenatria, eu posso falar em prescrio real da pena? Eu no tenho sentena, eu tenho que calcular em cima de que? Efetivamente na pena mxima prevista. Prescrio virtual instituto no previsto em lei, mas elaborado doutrinariamente e que estipula atravs de um juzo de probabilidade a antecipao da ocorrncia da perda do direito de punir quando da futura substituio do calculo do prazo feito pela pena em abstrato pela pena em concreto. OBS** Doutrina e jurisprudncia majoritrios no aceitam a prescrio virtual, mas desenvolve soluo idntica a partir da falta de interesse jurdico como condio da ao. Temos trs tipos de pena: 1- Privativa de liberdade identificado no cdigo penal como recluso ou deteno. Est expresso no tipo penal 2- Multa Est previsto expressamente no tipo penal - tem duas formas distintas de calcular. Leva em considerao a situao financeira do cidado. Ver quando a multa sozinha ou se est junto com privativa de liberdade.

38

3- Restritiva de direitos se no cumprir, converte em pena privativa de liberdade. No tem expressamente no tipo penal. A prescrio da pena restritiva de direito se calcula com base na pena privativa de liberdade, adotando-se os mesmos critrios de prescrio desta. O cidado foi condenado a pena 6 meses de recluso... A pena de multa prescreve em dois anos, quando esta a nica cominada pelo legislador ou nica plicada na sentena, porem segue a regra da privativa de liberdade, quando cominada juntamente com a pena privativa de liberdade seja pelo legislador seja pelo juiz na sentena. CP Art 129 leso corporal, qual a pena? 6 meses a um ano. Imagina esse cidado que agiu de cabea quente e todas as circunstancias so favorveis a ele, mas o juiz linha dura, e d uma pena alta. Tem alguma situao possvel de chegar a um ano. Por mais linha dura que o juiz seja, ele no pode provocar uma aberrao dessas, a pena mxima s existe quando todas as circunstancias existentes na lei so desfavorveis ao ru. Se todas as circunstancias so favorveis possvel imaginar uma pena de um ano? Jamais. A nica hiptese caso j tivesse passado um ano, seria aplicao de pena mxima, tem sentido o promotor oferecer denncia, ouvir testemunhas, etc. Para que? Para chegar o dia da sentena e ele ser condenado a pena de 4 meses, sendo inferior a um ano, no vai acontecer nada e j passou mais de dois anos da ocorrncia, ento prescreveu. Parte da doutrina diz que h aqui uma prescrio virtual, fatalmente quando houver uma modificao do critrio da contagem do prazo prescricional, da pena em abstrato para a pena em concreto, salvo se o juiz for doido, vai haver prescrio. uma projeo, provvel. A jurisprudncia majoritria e os tribunais no aceitam a prescrio virtual, mas, em livros e concurso vamos ver na realidade a jurisprudncia aceita a mesma coisa que chega ao mesmo resultado de no oferecimento da denuncia ou caso a denuncia seja oferecida, a extino da punibilidade. A prescrio virtual no est na lei.
Quando houver conexo em razo de concurso de crimes (roubo e homicdio) ou concurso de pessoas (Antonio e Jos), a interrupo feita em razo de um dos crimes ou a um dos acusados se comunica ao outro crime e ou outro acusado.

Quando h um mesmo crime praticado por vrias pessoas ou quando uma mesma pessoa pratica crime em seqncia, temos um fenmeno chamado CONEXO (vamos aprender em CPP), o que interessa o seguinte nesses dois casos, eu posso ter dois cidados e posso ter dois crimes com penas diferentes. Temos a seguinte regra: nos casos de interrupo da prescrio: Crime recebimento da denuncia ou queixa pronuncia confirmao da pronuncia sentena condenatria ou acrdo. A regra diz: se interromper a prescrio com relao a um crime interrompe em relao ao outro tambm. Se eu interromper a prescrio em relao a um autor, eu interrompo em relao ao outro autor. Aditamento: Vai modificar a denuncia que foi feita (aditamento de denncia).

39

Resposta do exerccio 1- R: como no consta da questo quando a vitima lhe procurou voc apresentara queixa crime por se tratar de hiptese de ao penal privada subsidiria da pblica. E a vitima lhe procurou como no consta da questo quando o acusado l procurou voc dever responder que j ocorreu a decadncia da queixa e a prescrio da denuncia. 2- O MP parte legitima para propor a ao, porem ainda que assim no fosse como a interrupo do prazo prescricional se d como o recebimento da denuncia ou queixa e essa ainda no foi recebida, ocorreu a prescrio.

40

You might also like