You are on page 1of 4

1

AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS NO MBITO SOCIAL E TRABALHISTA

Jane Angelica Oliveira Santos1 Roberta Carvalho Santana2

RESUMO:
A idia de liberdade e igualdade humana de total importncia para a formao da sociedade, ao passo em que se devem respeitar os direitos e garantias fundamentais de todos. Portanto, o presente artigo objetiva mostrar que nem sempre os direitos so garantidos, mas que a Constituio Federal e a Declarao Universal dos Direitos do Homem evidenciam essa garantia para a obteno de uma sociedade mais justa.

PALAVRAS-CHAVE: Direitos Internacional do Trabalho. 1. INTRODUO

fundamentais;

trabalhador;

sociedade;

Organizao

Desde os primrdios da existncia que se tem a ideia de liberdade, em que todos os homens so iguais e livres por natureza. Essa relao de igualdade foi se fortalecendo at que surgem conceitos como garantia legal e direitos humanos, para que seja perceptvel que h a necessidade de direitos e deveres fundamentais para as relaes sociais. Os direitos fundamentais tambm levam a uma anlise entre indivduo e coletividade ao tempo em que se pode ver a interveno estatal como um meio para que a proteo social realmente seja efetiva. Nessa relao percebe-se a situao do trabalhador que precisa extraordinariamente de sua individualidade e bem-estar social. a partir do trabalhador que se v a luta incessante para a obteno de liberdade, em que a participao do Estado acabava tornando-se obrigatria para que a garantia de direitos no fosse violada. 2. A PROTEO AO TRABALHADOR NO CONTEXTO CONSTITUCIONAL

Acadmica de Direito, X perodo da Faculdade de Cincia Humanas e Sociais- AGES. Email: janeangelyca@hotmail.com
2

Acadmica de Direito, IX perodo da Faculdade de Cincias Humanas e Sociais - AGES.email:

robertac.santana@bol.com.br, sob orientao do professor Sergio Correia.

O trabalhador sempre esteve amparado pela Constituio Federal e h que se respeitar a dignidade de cada indivduo, j que alm da coletividade fez-se necessrio analisar os princpios constitucionais para que os direitos particulares sejam respeitados, num acordo mtuo entre garantir a dignidade da pessoa humana e valorizar o trabalho humano. Sobre a relao de trabalhador e Constituio, afirma Otvio Amaral Calvet:
A Constituio da Repblica fixou valores, dentre seus fundamentos e objetivos fundamentais, que afetam substancialmente a prtica das relaes de trabalho, tais como a dignidade da pessoa humana (art. 1, III), o valor social do trabalho e da livre iniciativa (art.1, IV), a construo de uma sociedade livre, justa e solidria (art. 3, III) e a prevalncia dos direitos humanos (art. 4, II). (CALVET,2006, p.22).

Nessa relao entre particular e coletividade que se v a diviso do direito em pblico e privado para que as relaes que abrangessem o Estado pudessem ser distintas daquelas particulares, j que o objetivo do Estado promover a justia entre seus integrantes, mas que para isso torna-se necessrio focar no cidado como detentor de direitos de deveres. Nessa perspectiva possvel identificar o quanto o autor Marthius Svio Cavalcante Lobato expe com veemncia a preservao de um Estado Democrtico de Direito, em sua obra de ttulo sugestivo: O valor constitucional para a efetividade dos direitos sociais nas relaes de trabalho, na qual afirma:
A garantia da cidadania, conjugada com a garantia de uma sociedade livre, justa e solidria, mais a proibio diante de discriminao, so os fundamentos para a preservao da dignidade da pessoa humana e esta somente se dar de forma efetiva se houver o respeito de qualquer ngulo que se analise (vertical, vinculando o Estado, ou horizontal, vinculando os particulares). (LOBATO, 2006, P.82).

Lobato busca demonstrar a desigualdade existente na sociedade moderna apontando que a garantia de direitos est intimamente ligada questo trabalhista, j que o capital detm todo o poder econmico, no restando ao trabalhador poder de escolha pelo fato do desemprego ser to visvel, ocorrendo muitas vezes desvalorizao do trabalho e, conseqentemente, uma leso aos direitos trabalhistas. 3. AS GARANTIAS AO TRABALHADOR INSERIDO NA SOCIEDADE Foi atravs da Constituio e principalmente da Declarao Universal dos Direitos do Homem que a proteo ao cidado, tambm trabalhador, foi tomando forma e dando garantias fundamentais para a insero do indivduo na sociedade e no mercado de trabalho, j apontando solues para os diversos tipos de conflitos. Assim, o conceito de cidado foi se

proliferando por diversos pases, at que se chegou idia de que todos, independente de sua nacionalidade, possuem direitos internacionais. Esses direitos no se resumem ao estado, mas obteno de uma sociedade mais justa e baseada em princpios, como afirma Lobato:
O direito internacional no est restrito s relaes dos Estados entre si. A globalizao econmica, poltica e social tem gerado diversas discusses, quer no mbito do Estado, quer no seio da sociedade civil, tendo em vista a real integrao entre os Estados e a redefinio do seu papel, o que gera um relacionamento mais prximo com os organismos internacionais. (LOBATO, 2006, P.99).

Nesse foco de justia social entra a OIT- Organizao Internacional do Trabalho, na qual o objetivo a melhoria das condies de trabalho, pondo trabalhador e Estado em igualdade para resolver questes baseada no bem-estar comum. Tambm observa a criao de sindicatos, tidos pela Organizao como um modo eficaz para que interesses sejam protegidos. O que se percebe que a garantia de direitos ao trabalhador merece destaque, j que esse muitas vezes fica em inferioridade quando relacionado ao Estado. A Declarao Universal dos Direitos do Homem apia a idia de sindicatos trabalhistas, demonstrando que sua criao apenas uma maneira para que os direitos resguardados tenham realmente a eficcia devida. Ainda no que se relaciona inferioridade do trabalhador notrio que o capital tambm se destaca perante o cidado, que no possui suficincia trabalhista plena, como afirma Eduardo Pastore:
Para o direito do trabalho, em linhas gerais, hipossuficiente o trabalhador que no possui suficincia plena. Que est, em razo da superioridade econmica do capital, em situao de inferioridade. Para que essa situao de desigualdade entre capital e trabalho se restabelea, o Estado brasileiro confere superioridade jurdica quele que possui inferioridade econmica, protegendo o empregado diante de seu empregador. (PASTORE, 2008 p.36).

Portanto o que se percebe o interesse da OIT em descaracterizar a idia de trabalho como mercadoria e buscara adoo de um trabalho humanitrio, baseado na Constituio e focando sempre o bem-estar do trabalhador, para que esse consiga viver em sociedade com sua dignidade resguardada. 4. CONCLUSO notria a preocupao constitucional no que se refere proteo do cidado na questo trabalhista, j que o trabalho muitas vezes desvalorizado d vez ao desemprego, que torna esquecido o princpio da dignidade da pessoa humana. A Declarao Universal dos

Direitos do Homem como tambm a Organizao Internacional do Trabalho vislumbra a proteo seja ela de maneira individual ou coletiva, como o caso dos sindicatos, ao passo em que o que se nota o desejo de uma sociedade mais justa e igualitria a todos os trabalhadores. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CALVET, Otvio Amaral. Direito ao lazer nas relaes de trabalho. So Paulo: LTr, 2006. LOBATO, Marthius Svio Cavalcante. O valor constitucional para a efetividade dos direitos sociais nas relaes de trabalho. So Paulo: LTr, 2006. PASTORE, Eduardo. O trabalho sem emprego. So Paulo: LTr, 2008.

You might also like