You are on page 1of 31

Vencendo o medo de falar em pblico:

A melhor forma de vencer o medo enfrentando aquilo que tememos. Se fugirmos da situao causadora do temor, ela vai nos parecer cada vez mais difcil de ser enfrentada. Enfrente o medo, primeiramente analisando-o. Olhe-o de frente; reconhea o inimigo, dessa forma mais fcil enfrent-lo. As emoes prejudiciais so mais conduzidas pelo instinto do que pelo intelecto. Se deixarmo-nos guiar pelo instinto teremos resultados insatisfatrios. As emoes que nos prejudicam devem ser controladas pela inteligncia. Uma vontade decidida fundamental para vencer o medo. Voc precisa antes de qualquer coisa desejar ardentemente falar em pblico. Pense nas vantagens que ter, adquirindo ou aprimorando essa habilidade, isso ir motiv-lo. Quem se expressa bem, apresenta suas idias com clareza, aumentando as oportunidades de crescimento em todas as reas de sua vida, pois atravs da comunicao que influenciamos as pessoas e a realidade que nos cerca. Dominando a oratria voc ganha credibilidade, respeito, e desenvolve a autoestima; aumentando as chances de promoes, bons empregos, negcios, vendas e conseqentemente conquista tambm a realizao pessoal. Vencer o medo de falar em pblico no acontece num passe de mgica, mas existe uma srie de orientaes que o ajudaro nesse sentido: 1. Domine o assunto: Se voc conhece bem o assunto e sabe exatamente o que vai dizer, sentir autoconfiana. Um arteso no trabalha sem as ferramentas, por isso no confie na sorte, nem em sua capacidade de improviso. Guarde-a para quando realmente necessitar. Se voc ainda no se sente seguro quanto ao domnio do assunto, use apoios, como anotaes e roteiros, mas procure no evidenciar a falta de preparo. Imagine as possveis perguntas que o auditrio poder lhe fazer e estude as respostas. O roteiro ou as anotaes devem conter tpicos para que voc possa se orientar, mas no se prenda demais ao papel, isso limita completamente a sua ao; voc fica literalmente preso, pois

no pode sair do lugar, e ainda corre o risco de transformar seu discurso em leitura. 2. Procure se conhecer: Quando voc toma conscincia dos aspectos positivos de sua comunicao e neles se concentra, sua confiana aumenta e suas potencialidades so libertas para o gradativo aperfeioamento. Os defeitos no tm mais aquele aspecto gigantesco, pois quando focamos os aspectos positivos, eles so reforados, destacados, e os aspectos negativos tendem a desaparecer. 3. No decore: No aconselhvel decorar a palestra, pois isso pode comprometer a naturalidade. Existe tambm o risco de esquecimento. 4. Ensaie: O ensaio indispensvel para uma boa palestra. atravs do ensaio que voc se aproxima da realidade da sua apresentao, faz os ajustes de tempo, organiza a melhor seqncia para falar, experimenta seu corpo atravs do movimento e dos gestos, e d colorido sua fala atravs da voz. Praticar lhe dar maior segurana. Quando voc ensaia, o seu crebro trabalha e lhe fornece idias criativas. Ensaie primeiramente seguindo um roteiro, depois tente falar de improviso. Voc pode filmar o ensaio para corrigir possveis falhas, usar um gravador para gravar sua voz ou ento pedir a amigos ou familiares para que o corrijam, mas cuidado com os crticos, eles podem ser perversos. 5. Aproveite todas as oportunidades para falar em pblico: Seja um voluntrio. Surgindo a oportunidade para falar em pblico, no hesite; aproveite para praticar. Os grandes atletas s vencem porque treinam muito. Com a oratria no diferente.

6. Treine para dar impresso que est calmo: Imagine como voc agiria se estivesse calmo: passos confiantes, atitude serena, respirao adequada, boa articulao das palavras e olhar confiante. Essa atitude, alm de transmitir a imagem de tranqilidade, tambm o ajudar a ficar realmente calmo. Um sentimento produz uma atitude, mas tambm uma atitude capaz de produzir um sentimento. Essa tcnica utilizada por atores para produzir o sentimento necessrio cena. 7. Canalize a energia causada pela adrenalina para o entusiasmo: Estar diante de um pblico sempre ser uma novidade. normal que voc sinta as reaes da adrenalina em seu corpo. Canalize essa energia para a sua emoo, dessa forma voc ter mais intensidade, entusiasmo, ateno e criatividade. 8. Tenha determinao: Para atingir seus objetivos voc precisa de uma vontade firme e atitude decidida. 9. Faa exerccios de respirao: A respirao correta lhe dar mais equilbrio emocional e fsico. 10. Relaxe: Esteja descansado, procure dormir bem na noite anterior ao discurso, e momentos antes da palestra faa exerccios de relaxamento. Quando no existe equilbrio, os esforos a serem despendidos so sempre maiores e mais cansativos, e isso afeta tanto o corpo, quanto a fala. 11. Memorize a introduo e a concluso da palestra: Um bom comeo lhe dar segurana para continuar, e uma concluso bem definida e memorizada evitar que voc se sinta ansioso por no saber como concluir a mensagem.

12. Conhea o pblico: Procure obter informaes a respeito do pblico, referente ao nvel social, educacional, cultura, idade, expectativa, linha de pensamento e conhecimento do assunto. 13. Faa contato com os ouvintes antes de falar: Cumprimente os ouvintes na entrada do auditrio. Conversar com eles lhe deixar mais vontade. Voc se sentir mais aceito.

14. Olhe para o seu objetivo e concentre-se nele: Concentre-se no que voc tem a dizer; no que voc est fazendo. Se voc ficar prestando ateno em si mesmo, ou ficar tentando adivinhar se a platia est gostando ou no de voc, ficar desconfortvel. Lembre-se: fale com a platia e no para a platia. Preocupe-se mais em expor suas idias do que em proferir um bom discurso. Voc obter um timo resultado. 15. Visite o local com antecedncia: Faa uma visita ao local, verifique tudo aquilo que influenciar seu discurso e seu auditrio: iluminao, som, rudos externos, disposio das cadeiras. O que deixa de ser novidade causa mais segurana. 16. Chegue adiantado: importante que voc tenha um tempo para familiarizar-se. Caminhe pelo espao; percorra todo o auditrio e tambm o local especfico no qual se apresentar. Caminhe por entre as cadeiras ou poltronas nas quais as pessoas iro se sentar. As informaes transmitidas ao seu crebro a respeito do ambiente podem ajud-lo a enriquecer sua palestra. 17. Olhe para o auditrio: Olhar para a platia uma forma de estabelecer comunicao e familiarizar-se com ela. Momentos antes de comear a falar, passeie o seu olhar pelo

auditrio. Quando voc faz o reconhecimento do ambiente atravs da viso, voc est de certa forma se apossando do espao. Use essa tcnica, voc ficar mais seguro. 18. Convena-se de que o auditrio no hostil: As pessoas esto ali para ouvir o que voc tem a dizer; elas no esto ali para analis-lo ou massacr-lo. 19. No estude at a ltima hora: Estudar at o ltimo minuto pode causar confuso mental e tenso. Os momentos antes do incio da palestra so para voc relaxar e concentrar-se no que ir fazer. 20. Veja voc como uma pessoa normal: Voc no um anormal. O auditrio lhe v como uma pessoa que vai falar sobre um assunto. No fantasie. Se voc tem medo de falar em pblico, saiba que no o nico; a maioria das pessoas tem o mesmo sentimento. 21. O auditrio no l pensamentos: S voc sabe no que est pensando e o que est sentindo. As pessoas s iro saber que voc est nervoso se voc disser ou ficar muito evidente. 22. Crie imagens mentais de sucesso: Imagine-se falando com tranqilidade, segurana e entusiasmo. Veja em sua tela mental um auditrio interessado. Imagine as pessoas fazendo anotaes, sorrindo e interagindo. 23. Falar em pblico um privilgio: Pense que expor suas idias um privilgio. Nem todos tm a oportunidade de viver um momento de interao desse nvel com as pessoas. No todo dia que elas se sentam somente para ouvi-lo, numa atitude de expectativa pelo que voc tem a dizer. Aproveite essa oportunidade.

24. Se voc fala a poucos amigos, porque no falar a muitos amigos: Se voc capaz de falar numa reunio, a poucos amigos; voc tambm capaz de falar a muitos amigos. 25. Fale com o corao: Coloque o seu corao no que estiver falando, isso lhe dar entusiasmo e carisma. Saiba se doar, repartir-se. Ame sua platia; tudo ficar mais fcil. Voc far o seu melhor! 26. No alimente preocupaes com situaes imaginrias: No fique tentando imaginar o que pode acontecer. No crie imagens negativas em sua mente. Certifique-se de que todo o material de apoio e os recursos audiovisuais estejam em ordem, e de que tudo est organizado para sua palestra. 27. No se concentre em fatos isolados do auditrio: Quando algum se levantar ou sair, no fique aterrorizado, concentre-se no conjunto de pessoas e no em fatos isolados. 29. Faa um bom planejamento: Planejar prever, tomar as medidas necessrias para que tudo corra bem. Planejando em detalhes, voc sentir muito mais segurana. Pensamentos que iro lhe ajudar: Antes de falar pense: Sou uma pessoa exclusiva. No h ningum no mundo igual a mim. Tenho peculiaridades que ningum tem. Se eu conheo o assunto do qual vou falar, por que ficar receoso?

Existe um ponto em comum entre mim e o pblico: eles querem me ouvir e eu quero falar. Vamos nos entender!

Eu me preparei, sei o que vou fazer e sinto entusiasmo em transmitir minhas idias!

Vou usar a adrenalina a meu favor, para tornar-me mais vivo!

Ao me dirigir ao local da apresentao vou caminhar serenamente e com confiana!

Antes de comear a falar vou perpassar o olhar pela platia! Vou dirigir-me s pessoas com ar saudvel e confiante! Vou falar clara e pausadamente com boa dico!

Depois de falar: No comece a se criticar. Se voc se esqueceu de dizer algo, no h problema. Geralmente as pessoas se lembram daquilo que essencial. No fique se remoendo. Substitua essa atitude destrutiva por uma atitude construtiva. Pense: Senti certo nervosismo, mas consegui falar! Sou capaz de falar em pblico! Vou continuar me exercitando para falar ainda melhor! No temas, somente creia Jesus Cristo

A importncia da linguagem corporal:


A linguagem corporal essencial transmisso da mensagem. Ela completa, acrescenta e ilustra; ajudando a prender a ateno dos ouvintes; por isso no possvel expressar-se bem se o corpo estiver reprimido ou tenso. Em relao aos recursos que dispomos e seu impacto na comunicao, grande parte dos livros sobre o assunto apresentam a porcentagem abaixo: Recursos corporais: 55% Voz: 38% Contedo: 7%

Mesmo que o contedo de uma palestra no seja excelente; atravs de um bom visual, emisso vocal adequada e expresso corporal que transmita confiana e espontaneidade, o orador poder conquistar a platia e at mesmo impression-la. importante saber que antes mesmo de voc comear falar, a platia j emitiu julgamentos a seu respeito, baseando-se nas informaes transmitidas atravs da sua imagem.

Atitude corporal do orador:


Caminhe com serenidade e determinao. Voc sabe o que est fazendo ali e o que vai dizer. A platia ter a certeza de que voc tem uma boa mensagem, pois sua atitude confiante inspira credibilidade; Mantenha sua coluna ereta, voc ficar mais elegante e sua voz sair com mais clareza; Posicione-se de forma que todos possam v-lo;

Seus ps devem ficar ligeiramente afastados, firmes no cho, com o peso do seu corpo distribudo entre eles; Mos: descansadas acima da linha da cintura por estarem mais prximas do gesto;

Mantenha um ritmo em seu movimento: movimente-se, pare, fale, movimentese. Cuidado para no parar sempre no mesmo lugar;

Em leituras, olhe 50% para o papel e 50% para os ouvintes. Nesse caso, a sua voz, gestos e fisionomia devem ser mais expressivos para que a ateno da audincia no disperse;

Olhe para o auditrio. O contato visual muito importante; passeie o olhar, olhando para todos. Olhe nos olhos das pessoas e no para sua testa ou por sobre suas cabeas;

A face deve transmitir interesse, simpatia, amistosidade e alegria; Os olhos devem estar impregnados de sentimento e emoo. O que voc fala deve ser transmitido atravs deles;

Sorria sempre, mas com o corao; o sorriso abre espao para a amistosidade, e a fisionomia alegre contagia o ambiente. Quando voc sorri, est dando liberdade para as pessoas sorrirem tambm;

Quando h grande distncia entre o orador e a ltima fila do auditrio, a movimentao e os gestos devem ser mais amplos.

Os gestos completam a informao. Voc pode estud-los e dar objetivo a eles, mas no perca a naturalidade. Alguns oradores aconselham o treino em frente ao espelho, mas cuidado, isso pode torn-lo artificial;

Busque a expressividade. Quanto mais expressivo o orador, maior o carisma. 9

Voc deve evitar: Gestos acanhados, incompletos ou imprecisos; Gesticular excessivamente, pois no indica expressividade, mas descontrole; Andar de um lado para o outro ou ficar parado o tempo todo; Fixar-se em uma s pessoa; Olhar para um ponto perdido no espao, para o cho ou para o teto; Brincar com os culos, caneta, chaves, ou qualquer objeto; Esfregar ou assoar o nariz; coar-se; Olhar para o relgio; Tossir ou pigarrear; Braos nas costas, cruzados ou apoiados constantemente sobre a mesa ou tribuna; Mos nos bolsos; Cuidado com os cacoetes ou repetio de gestos; Apoiar-se em mesas, cadeiras, parede; Ficar com uma das mos na cintura, segurar o pulso, usar o dedo em riste; Dar as costas para a audincia enquanto fala; a no ser para efeitos de dramaticidade; Ombros cados e cabea baixa, pois transmitem a idia de derrota; Peito estufado e queixo levantado, pois passam a imagem de arrogncia; Abrir muito as pernas quando estiver parado; Cruzar as pernas quando estiver em p;

10

Tocar certos pontos do corpo muitas vezes: cabea, nariz, orelha, pescoo; Ficar mexendo no cabelo; Gesto exageradamente dramtico; Ficar atrs de cadeiras ou mesas; Arrumar a roupa (apertar o cinto, colocar a camisa para dentro das calas, afrouxar ou ajustar a gravata, dobrar mangas, abotoar e desabotoar o palet); Vcios (olhar por cima dos culos, morder a caneta); Andar rpido demais ou lento demais, ou ento fazer sempre a mesma movimentao.

Importante: Busque a tcnica, mas no comprometa a naturalidade. A platia quer o orador autntico e espontneo. A tcnica deve ser como que absorvida pela espontaneidade, de forma que esteja presente sem ficar evidente.

E vosso corpo a vossa harpa; a vs pertence tirar dele msica melodiosa ou rudos dissonantes. Gibran Khalil Gibran

11

Como a voz produzida:


Quando o ar expelido dos pulmes atravs da expirao passa pelas pregas vocais, provoca vibraes que produzem som. O ar o combustvel da voz. Sem uma respirao adequada no haver voz de qualidade. Respirao: Para falar bem necessrio respirar bem. O indivduo tenso tem sua respirao prejudicada em funo do enrijecimento dos msculos, e a respirao ineficiente causa mais tenso muscular; o que leva a falta de flego e perda da qualidade vocal. A respirao correta a costodiafragmtica (quando o ar inspirado, o diafragma abaixa e as costelas se abrem, assim o abdmen se expande facilitando a entrada do ar). Diafragma um msculo forte e curvo que separa o trax do abdmen e essencial ao movimento respiratrio. Para falar bem, tambm necessrio que haja sincronismo entre respirao e fonao. Quando no h esse sincronismo, o que pode acontecer, que ao final de uma orao j no possvel ouvir bem a voz de quem fala, porque faltou ar. Exerccios respiratrios: Posicione as mos na altura do abdmen e respire pelo nariz, pois dessa forma o ar conduzido em melhores condies para o pulmo em relao purificao, temperatura e umidade. Perceba suas mos se elevarem no momento da inspirao e abaixarem no momento da expirao. Procure soprar no mnimo 15 segundos e no mximo 25 segundos.

12

Inspire profundamente, faa uma pausa contando mentalmente at cinco e expire fazendo o som sssssss, deixando o ar sair entre os seus dentes cerrados.

b)

Relaxamento: Para que haja voz de qualidade necessrio livrar-se das tenses musculares. O relaxamento mental e fsico so imprescindveis para o uso do corpo e da voz. Relaxar conscientizar-se dos pontos de tenso e distencion-los; ficar pronto para fazer uma ao tranqilamente. Todo o corpo deve estar relaxado, mas como estamos falando sobre voz, iremos focar os rgos diretamente ligados fala. Para que haja emisso vocal de qualidade, os msculos da garganta, onde est a laringe (rgo no qual se encontram as pregas vocais), sua lngua e mandbula devem estar relaxados. Exerccios de relaxamento: Mandbula: (com a mandbula presa, voc no consegue articular os fonemas) 1. Junte os lbios e tranque os dentes. Sem soltar os lbios, destranque os dentes, relaxando completamente a mandbula. Tranque e destranque os dentes com ritmo, prolongando a fase de relaxao da mandbula. (Exercite-se at sentir que relaxou) 2. Bocejar tambm ajuda a relaxar. Pescoo: massageie a regio da garganta e depois gire lentamente o pescoo para um lado, depois para o outro (cinco vezes para cada lado). Lngua e articulao labial: imite o trote do cavalo. Musculatura do rosto: faa caretas para relaxar e alongar a musculatura.

13

c)

Ressonncia: ela que empresta o timbre voz atravs dos rgos ressonadores formados pela boca, nariz e faringe; produzindo sons afinados e de qualidade. Exerccios de ressonncia: 1. Com a boca fechada faa movimentos de mastigao emitindo o som m, seguido da emisso das vogais. Ex. mastigue o m e conclua com a emisso das vogais a, e, i, o, u, respectivamente (esse exerccio tambm vlido para projeo vocal). 2. Emitir os seguintes sons: g-K g-k g-k. Obs. Se houver qualquer problema em relao ao timbre; excesso de nasalidade, por exemplo, importante procurar a ajuda de um fonoaudilogo(a), que indicar o exerccio adequado ao seu caso.

Projeo vocal: A projeo da voz proporcionada pelas vogais, que so sons puros e sem obstculos. Os sons devem ser emitidos ao centro do espao para que eles tomem a forma do local a ser atingido ou para a ltima fila do auditrio. Exerccios de projeo: Para melhorar a projeo vocal voc pode ler um texto com a boca o mais aberta possvel, ou eliminar as consoantes de um texto, lendo apenas as vogais. d) Articulao:

14

Atravs da articulao conseguimos dar clareza aos sons que formam as palavras. Na articulao os sons vindos das cavidades de ressonncia so moldados, para isso necessrio que os rgos articuladores estejam em boas condies. So rgos articuladores: lngua, lbios, dentes, bochechas, palato e mandbula. Podemos observar pessoas que mal abrem a boca para falar; outras parecem ter preguia de desenhar os fonemas, tornando a articulao frouxa e mal delineada. Falar depressa tambm pode comprometer a dico. Pronunciar bem as palavras aumenta a credibilidade do orador, pois transmite a idia de boa formao e leva os ouvintes a compreend-lo sem esforos. A platia no quer trabalho mental; ela quer ouvir e saborear suas palavras. A pronncia ineficiente atrapalha a comunicao e desacredita o orador. Existem problemas de dico que se caracterizam pela omisso, substituio ou distoro de fonemas, sobretudo consonantais. Abaixo alguns exemplos dos erros mais comuns: traz x
tercero x cardeneta x trazer terceiro caderneta pagamo x pograma x treis x pagamos programa trs poblema bicicreta tchico x problema x bicicleta x txico

Exerccios para melhorar a articulao e a dico: 1. Coloque um lpis ou rolha entre os dentes e leia um texto articulando as palavras e esforando-se para pronunci-las com a mais absoluta nitidez. 2. Aliterao ou trava-lngua: Leia lentamente cada aliterao. A velocidade adquirida naturalmente com treino; Soletre, valorizando todas as slabas; 15

Exagere na articulao e no volume; Quando errar comece novamente at conseguir a pronncia perfeita.

Exercite as seguintes aliteraes: O rato roeu a roupa do rei de Roma, e a rainha, de raiva, rasgou o resto. Tragam depressa trs pratos de trigo para um tigre triste. Debaixo de uma mata seca havia uma catatrepa com sete catatrepitos; se a catatrepa trepa, trepam os catatrepitos; o desencatatrepador que a desencatatrepar, bom desencatatrepador ser de catatrepas e catatrepitos. O prestidigitador prestativo e prestatrio est prestes a prestidigitao prodigiosa e prestigiosa. Um ninho de mafagafos, cheio de mafagafinhos, e quem os desmafagafizar, bom desmafagafizador ser.

a)

Aquecimento das pregas vocais com vibrao de lngua: Se um atleta aquece seu corpo antes de coloc-lo em ao, voc tambm deve fazer exerccios para aquecer os rgos que tem ligao com a voz: Exerccios: 1. Vibrao: com o som (t). Vibre a ponta da lngua no cu da boca, produzindo mais ou menos este som (trrriii).

16

Condies para uma boa emisso vocal: rgos descontrados, posio correta da lngua (deve descansar no assoalho da boca, com a ponta apoiada nos incisivos inferiores), mandbula e msculos do pescoo descontrados, desenvolvimento da capacidade respiratria, uso correto do diafragma e exerccios vocais.

6.3 Algumas recomendaes e cuidados com a voz:


Faa exerccios de relaxamento, de respirao e vocais. Esses devem ser dirios para aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho; Faa leituras dirias em voz alta e suave. Comece com voz leve, aumentado a intensidade da voz aos poucos. Concentre-se para manter a energia do som at o final das frases; Oua sua voz gravada e a analise (procure ler textos, poesias; utilizando a dinmica vocal: variao de altura, ritmo e intensidade, enfatizando os pontoschave e transmitindo emoes: alegria, tristeza, raiva, amor, entusiasmo, etc.). Procure observar as caractersticas vocais das pessoas. Sua voz grave ou aguda, forte ou fraca, h uma boa modulao vocal ou monocrdico? Compare a voz com a personalidade das pessoas: seus donos so introvertidos ou extrovertidos, temerosos ou ousados, passivos ou agressivos, tmidos ou competitivos? Qualquer sensao de desconforto na laringe: esforo, ardncia, rouquido, ou ficar pigarreando anormal e requer cuidados de especialistas; Evite abusos: cigarro e lcool so extremamente prejudiciais voz;

17

Evite trabalhar at a exausto, falar demais, gritar, cantar durante muito tempo, ou conversar em ambientes com som alto;

Evite bebidas geladas ou muito quentes, mudanas bruscas de temperatura e ar condicionado. Se o ar condicionado for inevitvel, beba gua constantemente;

Tossir ou pigarrear irritam a garganta e conseqentemente as pregas vocais. Se a secreo estiver lhe incomodando faa o movimento de engolir; Antes do uso intensivo da voz, evite alimentos pesados e condimentados, pois lentificam a digesto e dificultam a livre movimentao do diafragma; msculo essencial respirao;

As pessoas com predisposio a alteraes vocais devem evitar chocolate, leite e derivados antes do uso intensivo da voz. Esses alimentos aumentam a secreo do muco no trato vocal, prejudicando a emisso da voz e produzindo o pigarro.

So indicados: ma, por ser um adstrigente natural e auxiliar na limpeza da boca e da faringe, e sucos ctricos, principalmente os de laranja e limo que auxiliam na absoro do excesso de secreo;

Goles de gua fresca em temperatura ambiente tambm so recomendados quando sentir a garganta seca. Lubrificao essencial para uma boa voz.

Se no desejares nublar tua sorte, conserta um pouco tua fala. Shakespeare

18

Deixe sua platia vontade:


J vimos anteriormente que toda novidade gera tenso. A m notcia para voc que voc uma novidade para uma platia que no o conhece ou que somente ouviu falar de voc, e as pessoas no se sentem muito confortveis nessa situao. Por no o conhecerem e no se sentirem muito vontade, o auditrio no sabe como se comportar. Ento, preciso dar pistas platia para que ela saiba o que deve fazer. Como fazer isso? Dizer abertamente o que voc quer? Por favor, riam das minhas piadas, faam perguntas e demonstrem interesse e satisfao pelas minhas respostas. Anotem tudo o que parecer importante ou brilhante, e o principal: entendam tudo o que eu disser!. claro que ningum faria isso, a menos que o orador estivesse passando por um processo de autodestruio! Simplesmente diga como ser sua palestra, qual o seu objetivo e como voc pretende que a coisa acontea. Se voc pretende que sua platia esteja atenta, mas vontade, que exista um clima de descontrao e que as pessoas riam no momento apropriado, diga isso a elas. Mas como??? Este somente um exemplo: Sejam bem vindos! Estou feliz com a presena de vocs aqui! H muita coisa importante que eu desejo compartilhar, por isso, quero que estejam atentos, e estar atento aqui no o contrrio de estar vontade, porque eu sei que nos prximos 40 minutos vocs aprendero coisas 19

novas, interessantes e muito importantes, mas tambm tenho certeza que nos divertiremos muito! Estejam vontade para rir, fazer comentrios, perguntas; e mais uma vez: sejam bem vindos! O que voc fez aqui? Voc disse para a platia estar atenta, vontade e aberta diverso. Voc encaminhou a sua platia para o seu objetivo e disse como ela deve comportar-se. Isso pode significar a diferena entre uma palestra satisfatria ou no!

O que fazer com conversas paralelas:


Quando algum conversa durante uma apresentao, nem sempre tem a inteno de atrapalhar. Evite ao mximo um confronto direto e jamais leve isso para o lado pessoal. Existem alguns passos que podem ajud-lo a resolver a situao:

a) Fale um pouco mais baixo: Quando voc diminui sua intensidade vocal, as vozes das pessoas que esto conversando sobressaem sua e elas naturalmente faro silncio. b) Fale olhando na direo de quem conversa: Se falar mais baixo no deu resultado, o prximo passo olhar insistentemente na direo de quem conversa, mantendo a intensidade da voz conforme na letra (a). c) Pare de falar: Dificilmente os dois passos anteriores no funcionaro, mas se isso acontecer, pare de falar e continue olhando para as pessoas que esto atrapalhando. preciso muita coragem para continuar conversando depois de uma atitude to clara do orador. d) Faa um intervalo:

20

O prximo passo recorrer a um intervalo (se possvel), e educadamente explicar s pessoas que elas esto atrapalhando. e) Pea para pararem de conversar: Se as pessoas mostrarem-se realmente decididas a continuar incomodando, interrompa a palestra e pea que faam silncio. f) Retire-a da sala: Se h um organizador do evento presente no local, voc pode solicitar que discretamente convide as pessoas a se retirar, dessa forma voc evita o confronto direto. Se o organizador no estiver presente, ou mesmo se voc preferir, pea pessoa que se retire.

8.5 Detalhes importantes para ajud-lo a envolver sua platia:


No incio diga claramente as vantagens de ouvir e entender sobre o tema. Depois faa isso o tempo todo de forma sutil; Se voc vai falar sobre algo importante, diga antes que importante;

isso que eu vou dizer muito importante; Se tiver uma hora para falar, exponha um ponto importante a cada 10

minutos. Voc manter seus ouvintes atentos; Fale com a platia, e no para ela;

Voc pode utilizar frases impactantes; Lance uma reflexo interessante ou faa perguntas. Instigue o

pblico: quem aqui j ouviu falar sobre isso?, quantos de vocs nasceram nesta cidade?

21

Faa o pblico chegar s concluses junto com voc: levante

reflexes e v respondendo-as; Se o seu pblico no faz perguntas, pode ser que voc tenha

esclarecido tudo. Ento, faa perguntas para voc mesmo e as responda. Sugira perguntas ou comentrios. Dessa forma, voc estimula o seu pblico e certamente as pessoas comearo a falar; Quando o pblico responder a uma pergunta, demonstre interesse pela resposta; Utilize uma msica ou um vdeo interessante; Conte histrias. Ningum resiste a uma boa histria. Melhor ainda se

forem pessoais, mas claro que devem estar ligadas ao tema; Utilize atividades dinmicas; Proponha um exerccio prtico. Levantar as mos em resposta a

uma pergunta ou dar uma boa espreguiada j ajudam. nesse momento de reabastecimento de energia que voc aproveita para interessar sua platia, pois os efeitos dos exerccios prticos dura pouco; Seja ousado. S necessrio d um salto, bata com os ps

fortemente no cho. Mude o nvel: abaixe-se por um momento; corra, mas lembre-se que tudo o que voc fizer deve estar ligado ao que voc est falando. Esta uma boa forma de acordar sua platia, sem que ela perceba; Utilize um toque de humor, dessa forma voc deixa o ambiente

menos formal e cativa o pblico. Quando o orador brinca, os ouvintes relaxam e se sentem mais prximos. Seja bem humorado!

22

Chame voluntrios da platia, assim, as pessoas identificam-se com

o voluntrio e projetam-se nele. Conectando-se imediatamente com sua apresentao e captando rapidamente sua idia. Temos mais facilidade de aprender e apreender aquilo que fazemos, e nesse caso, uma pessoa somente faz, mas as outras se projetaram nela; Desperte a emoo da platia, pedindo, por exemplo, que se

lembrem de algo emocionante: coisas pelas quais voc sabe que a platia passou. Situaes comuns a todos ns: o primeiro emprego, o primeiro beijo. Trabalhe tambm com sentimentos como: amor, dio, coragem, medo, alegria, tristeza, etc; Voc pode envolver a platia, trabalhando com os seus sentidos:

pedir para lembrarem do gosto, do cheiro, da textura, do peso, do barulho, etc; O que mais prende a ateno e desperta o interesse o conhecido,

o real, a experincia pessoal, o prtico, o familiar, o que trazido para perto; Voc pode envolver sua platia, apenas com uma frase que est no

multimdia, ou no quadro branco, antes mesmo de voc chegar; Tudo o que desperte a ateno vlido, e no se esquea que o

caminho mais rpido para as emoes das pessoas a sua voz.

23

A ESTRUTURA DO DISCURSO E SUA CONSTRUO


11.1

Abertura da palestra:

Divide-se em introduo e preparao. Os objetivos da abertura so: conquistar a simpatia, despertar a ateno, gerar expectativa e motivar o ouvinte para que receba o restante da fala. A introduo deve consumir de 5 a 10% do tempo total da palestra. Vamos analisar algumas orientaes prticas para iniciar o discurso: Introduo da Palestra: 1. Se algum fez a sua apresentao, agradea. 2. Cumprimente amistosamente a platia.

3.

Cative o auditrio imediatamente. Expresse que voc est feliz por estar ali. 24

Destacar as qualidades da platia uma tima forma de conquist-la, porm, se houver falsidade e demagogia o ouvinte perceber e ficar contra o orador. 4. Informe a platia sobre o que voc ir falar, a durao da palestra, o tempo destinado a perguntas e respostas e os recursos que utilizar na apresentao. Demonstre que o tempo que permanecero juntos ser agradvel. 5. Para iniciar a palestra voc tem as seguintes possibilidades: Levante reflexes. Ex: ser que h uma soluo para o sistema de sade no Brasil? Cause expectativa fazendo o pblico pensar, ficar curioso; provoque o interesse imediato na platia; Mostre as vantagens prticas de ouvir sobre o tema.

Ao iniciar um discurso: Seja objetivo:

No utilize palavras que no exprimem nada no incio do discurso: bem, bom, ento, etc. Tais expresses devem ser substitudas pelo reconhecimento do auditrio atravs do olhar (passear o olhar pela platia) e por uma respirao profunda antes de iniciar a fala. Preparao: A preparao a breve exposio de elementos que facilitam a compreenso do assunto principal. o elo entre introduo e assunto central. Deve ter unidade, clareza, brevidade, consistncia e informar platia o propsito do orador:

25

1. Para gerar expectativa e motivar o pblico, antecipe os principais pontos da palestra. 2. Indique somente os tpicos principais, dividindo o tema em partes se isso tornar a exposio mais clara e objetiva. 3. Na preparao voc poder narrar qualquer fato ou enfoque que sirva de base preparao do assunto central. Ex. elementos histricos, estudos filosficos, pesquisas, descobertas cientficas ou questes diretamente ligadas ao tema.

Importante: Memorize a abertura para poder concentrar-se em envolver o auditrio. Ao ler suas anotaes, perder o contato visual com o pblico e demonstrar insegurana e despreparo. Se voc quer conquistar o pblico, demonstre preparo e experincia principalmente na abertura. Modelo de palestra: Abertura: 1. Senhoras e Senhores, bom dia! (ou somente bom dia) 2. Sejam bem vindos! Estou feliz falando para pessoas selecionadas (pausa). Eu disse selecionadas porque a presena de vocs revela um alto grau de conscincia! (pausa)

26

3. O tema da nossa palestra : Como aliviar o estresse dirio de seus colaboradores. A durao da apresentao ser de 45 minutos, depois veremos a uma encenao teatral de 15 minutos, e em seguida teremos 15 minutos para perguntas e respostas, totalizando 1hora e 15 minutos. 4. Inicio a palestra perguntando: Existe alguma forma de suprir as necessidades fsicas e emocionais de seus colaboradores? (pausa dramtica) 5. Resumirei os principais tpicos desta palestra, que respondero nossa pergunta inicial. Toda presso exige um escape. A busca do equilbrio fsico e mental atravs de atividades que possibilitem a diverso e a expresso criativa no ambiente de trabalho. Valorizao do aspecto humano, tornando seus colaboradores conscientes de que no so apenas nmeros.

11.2

Desenvolvimento Assunto central:

Por ser a parte mais longa da palestra, necessrio que seja o menos cansativa possvel. Selecione os pontos mais importantes da mensagem que deseja transmitir. Analise o que mais desperta interesse; o que no pode ser deixado de falar. Pense assim: se tivesse apenas trs minutos para expor minhas idias, o que consideraria mais importante. Muita informao pode levar disperso de idias. Evite repeties que nada acrescentam. Quando sua palestra terminar, o auditrio deve pensar: J acabou?! e no Pensei que no terminaria nunca! Para fundamentar a palestra voc no precisa transmitir uma infinidade de dados.

27

Analise as seguintes orientaes: O assunto deve ser exposto numa seqncia lgica, em que haja interdependncia entre as partes; As idias devem ser estruturadas e desenvolvidas de modo crescente e persuasivo; Fale das vantagens que o ouvinte ter em ouvi-lo no s no incio, mas sempre que possvel. Quanto maior a recompensa mais predispostos estaremos a nos esforar; No seja somente um transmissor de informaes. Envolva, convena!

Aponte as possveis objees dos ouvintes mensagem; Combata com argumentos convincentes as idias contrrias ao assunto exposto; Deixe os argumentos mais fortes para serem utilizados prximo ao final, pois deve ser o pice da palestra; Fundamente os argumentos atravs de exemplos, ilustraes, grficos, artigos de jornal, dados estatsticos, reportagens, testemunhos e demonstraes. Quando voc diz muito: eu penso, eu acredito, corre o risco de parecer eglatra. Cite tambm autoridades no assunto. Dessa forma voc ganha credibilidade;

28

Os pontos principais devem ser distribudos ao longo do discurso. No os exponha todos de uma vez, eles so preciosos ingredientes. No os desperdice.

11.3

Concluso da palestra:

Trata-se do ponto mais alto do discurso. Deve ser simples e direto, persuasivo e vibrante. O orador dever imprimir um ritmo mais acentuado de pronncia em suas palavras e aumentar a intensidade da voz (sem exageros). Uma concluso deve ser como um raio: rpida e poderosa, consumindo de 5% a 10% do total da palestra. 1. Informe que ir concluir o discurso: uma demonstrao de ateno e preocupao com o tempo das pessoas. tambm uma forma de concentrar a ateno do auditrio para a intensidade dos momentos finais. 2. Refira-se abertura da palestra: O ponto de partida visa diretamente o ponto de chegada. 3. A recapitulao: Resuma os pontos principais. Voc est contando ao auditrio sobre o que falou numa breve colocao. uma boa forma de esclarecer a mensagem. 4. O eplogo: o fechamento. Aqui o objetivo sensibilizar emocionalmente os ouvintes. Voc poder levantar uma reflexo, contar um fato, fazer uma citao, chamar ao exerccio de alguma atividade, responder s perguntas que fez na introduo, provocar o arrebatamento, mencionar a ocasio, elogiar o auditrio, contar um fato histrico, ou aproveitar um fato bem humorado. Leve s pessoas ao:

29

Faa um apelo direto para as pessoas tomarem uma atitude. Seja intenso. O apelo deve ser vigoroso. Diga as vantagens que elas tero fazendo o que voc pede. Mostre como elas podero se encaminhar para a ao proposta.

Modelo de palestra: Concluso: 1. Chegou a hora de concluir a palestra (Fale com vigor) 2. Vamos lembrar do incio da palestra. Fizemos uma pergunta: Como trabalhar as necessidades fsicas e emocionais de seus colaboradores? 3. Recapitulando os principais tpicos da palestra: Toda presso exige um escape. A lei da compensao um fato. Quando a realidade enquadrada num esquema nico e exaustivo pela profisso exercida; a expresso criativa faz exatamente o contrrio. O homem moderno tende ao isolamento e ao anonimato das massas. A possibilidade de compartilhar com outros suas idias e emoes num ambiente aberto experincia, os tira da condio de nmero e os devolve vida. 4. Sugiro a todos que discutam o assunto em suas empresas. Entregaremos agora, folhetos informativos referentes s atividades que tm sido oferecidas por nossos profissionais. Pensando em seus colaboradores voc investe em sua empresa. Voc estar crescendo como empresrio e como pessoa. 5. Agradeo a sua participao e a oportunidade que me deram para falar. Um bom dia e sucesso a todos!

30

D-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, mtodo e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, D-me Senhor, acerto ao comear, direo ao progredir e perfeio ao concluir. So Toms de Aquino

31

You might also like