You are on page 1of 25

A Economia da Unio Europeia

Trabalho elaborado por:


y Hlder Amaro n. 12 y Lus Lopes n. 26

Escola Secundria/3 de Mirandela

Introduo

O progresso econmico e social e a melhoria constante das condies de vida e de trabalho so objectivos fundamentais da Unio Europeia. A experincia das ltimas cinco dcadas demonstra claramente que a integrao econmica (supresso dos obstculos livre circulao de mercadorias, servios, capitais e pessoas) oferece Europa muito mais oportunidades de criao de emprego e de crescimento sustentvel. Muito j foi conseguido: a unio aduaneira, seguida do mercado nico e, mais recentemente, a Unio Econmica e Monetria (UEM). Contudo, a UEM e o euro eram meras etapas e no o destino final. Muito resta por fazer. A UE precisa de remover os entraves que ainda subsistem e que confinam a investigao, os contratos pblicos e os servios financeiros s fronteiras nacionais. A promoo do esprito empresarial, da inovao e da eEuropa, criar uma economia ainda mais forte que gerar empregos de qualidade e proteger os sistemas de bem-estar social.

ndice

Da diviso integrao Construir os alicerces Mais obstculos a ultrapassar O mercado nico Vantagens de uma maior concorrncia A Unio Econmica e Monetria UEM: o tiro de partida A UEM no s o euro O impacto do euro O que ainda falta fazer Construir o futuro Outra documentao

PAG. 4 PAG. 8 PAG. 9 PAG. 11 PAG. 12 PAG. 13 PAG. 15 PAG. 16 PAG. 19 PAG. 21 PAG. 23 PAG. 24

Da diviso integrao
Entre os objectivos fundamentais da Unio Europeia contam-se o progresso econmico e social e a melhoria constante das condies de vida e de trabalho. Estes objectivos foram definidos no Tratado de Roma que em 1957 criou o que ento era a Comunidade Econmica Europeia (CEE) e hoje a Unio Europeia (UE). Em apenas 50 anos, a UE transformou na segunda -se maior economia do mundo, em que 12 pases partilham uma moeda nica, o que , por si s, um feito notvel. No seu incio, a Unio Europeia era constituda por diferentes economias nacionais. Para que as mercadorias atravessassem as fronteiras era necessrio preencher documentos administrativos e pagar direitos aduaneiros. Hoje, pelo contrrio, a UE essencialmente uma economia nica em que as mercadorias circulam livremente atravs das fronteiras nacionais. Alm disso, os cidados, os capitais e os prestadores de servios (como as companhias de aviao, os bancos e as empresas de telecomunicaes) so livres de se movimentarem e trabalharem em toda a Unio, com um grau de liberdade que seria impensvel h 50 anos. Tudo isto foi conseguido graas ao desmantelamento gradual das barreiras existentes entre as economias nacionais um processo conhecido por integrao econmica. Contudo, a Unio Europeia no pode adormecer sobre os louros. Apesar dos grandes avanos conseguidos, que proporcionam uma vida melhor aos seus cidados, a UE no to competitiva a nvel internacional quanto poderia ser. Se a UE no aproveitar plenamente o seu potencial econmico, vai encontrar cada vez maiores dificuldades para financiar uma sociedade de incluso que assegure uma boa proteco social aos mais desfavorecidos. Uma ainda maior integrao econmica para a qual ainda h muito a fazer ajudar a consegui-lo, porque uma lio essencial a retirar dos ltimos 50 anos que a integrao econmica leva ao crescimento e criao de emprego.

A Uni Europeia de ento e de agora


A CEE de 1958 era mui di erente da UE de hoje. Em 1958, 23% da populao dos seis Estados-Membros Bl i a, Frana, Alemanha, Itlia, Luxemburgo e Pases Baixos vivia da agri ultura. Em 2001, esse nmero tinha cado para 4% nos ento 15 pases da UE. Em 1958, 40% da populao trabalhava na indstria, percentagem que desceu para 29% em 2001. s servios so agora, de longe, a maior fonte de emprego: em 2001, 67% da populao da UE estava empregada no sector dos servios, quando em 1958 esta percentagem era de 37%. Esta tendncia no foi alterada pelas sucessivas vagas de alargamento que acrescentaram UE alguns pases mais industriali ados e outros mais rurais: inamarca, Irlanda e Reino Unido em 1973, Grcia em 1981, Portugal e Espanha em 1986 e ustria, Finlndia e Sucia em 1995. Em 1958, s existiam cerca de 3 000 quilmetros de auto-estrada nos pases que fazem agora parte da Unio; hoje existem 52 000 quilmetros. Nos seis Estados-Membros iniciais, apenas 6,6% da populao tinha carro; hoje em dia uma em cada duas pessoas tem carro e o nmero de viagens de avio efectuadas por ano multiplicou-se por 30.

Realizaes e objectivos
Desde a sua fundao, a Unio Europeia foi marcada por trs etapas essenciais:
y y y

criao de uma unio aduaneira; mercado nico; unio econmica e monetria.

A unio aduaneira lanou as bases da livre circulao de mercadorias. O mercado nico eliminou os entraves burocrticos que subsistiam no comrcio de mercadorias e preparou o terreno para a livre prestao de servios. A Unio Econmica e Monetria removeu muitos dos obstculos ao investimento transfronteiras que se mantinham, lanou a moeda nica o euro e estabeleceu uma abordagem comum para a poltica econmica. Mas muito resta por fazer. Ainda demasiado difcil para os cientistas de diferentes pases cooperarem em matria de investigao cientfica. Os poderes pblicos, incluindo as autarquias locais, no fazem tanto quanto deveriam para adquirirem os bens e os servios de que necessitam aos preos mais competitivos em qualquer ponto da Unio. O acesso aos servios financeiros atravs das fronteiras ainda no to completo quanto poderia ser. A Unio Europeia deve igualmente fazer mais para incentivar os empresrios a criar novas empresas, encorajar a inovao empresarial e o aproveitamento do potencial da Internet para gerar mais crescimento econmico. O objectivo comum , at 2010, transformar a UE na economia baseada no conhecimento mais competitiva e din mica do mundo. O objectivo ambicioso, mas no inatingvel.

Quanto maior for a UE, maiores sero os benefcios

Quanto maior for a Unio Europeia, maior ser o efeito catalisador da integrao. alargamento da UE a 25 pases implica custos iniciais, dado que a UE ter de ajudar os novos Estados-Membros a completar a transio e a transformarem-se em economias de mercado competitivas. Contudo, h benefcios econmicos significativos para a UE. A economia dos antigos Estados-Membros beneficiar, como o demostraram os anteriores alargamentos, do acrscimo de concorrncia e de mobilidade individual, que so benficas para o crescimento. At ao final da dcada, o conjunto das economias dos antigos Estados-Membros poder crescer 1% mais do que cresceria normalmente. s recm-chegados, por outro lado, podem prever um crescimento suplementar anual de cerca de 1% em resultado da sua adeso. Isso ser sobretudo causado pelo aumento do investimento e pela reforma das suas economias, que as faro funcionar de forma mais eficiente. nvel e a qualidade de vida vo melhorar e, at 2010, podero tambm ser criados mais de 300 000 postos de trabalho nestes pases.

Construir os alicerces
A criao de uma unio aduaneira era a primeira etapa da criao de uma economia nica na Unio Europeia. Dentro das fronteiras da unio aduaneira, concluda em 1968, o comrcio verdadeiramente livre. As empresas no pagam direitos aduaneiros desde a Lapnia at Siclia, desde as ilhas atl nticas de Portugal at fronteira mais oriental da UE. A criao da unio aduaneira assegurou igualmente que todos esto em p de igualdade relativamente s importaes do resto do mundo. Os eventuais direitos a pagar pelas importaes so os mesmos, independentemente do porto, aeroporto, estrada ou estao de caminho-de-ferro utilizados como ponto de entrada. Os importadores podem trazer para a UE mercadorias a granel e dividir o carregamento em diferentes lotes com destino a clientes em diversos Estados Membros. J no precisam de utilizar o porto do Pireu para as mercadorias destinadas Grcia e o de Marselha para a Frana, podendo utilizar qualquer porto para ambos os destinos. Isto torna o comrcio mais eficiente, os preos mais competitivos e aumenta a liberdade de escolha dos consumidores. Os benefcios da unio aduaneira foram claros desde o incio. Em 1970, as trocas comerciais entre os Estados-Membros eram seis vezes superiores ao que eram 12 anos antes e o comrcio com o resto do mundo triplicou. As suas economias cresceram para mais do dobro e registavam uma expanso mais rpida do que a economia dos EUA.

Mais obstculos a ultrapassar

A criao da unio aduaneira s removeu a barreira mais bvia ao comrcio livre e concorrncia e, portanto, ao progresso econmico e social. Continuavam a existir muitos entraves que perturbavam o comrcio. Os funcionrios das alf ndegas no desapareceram e continuaram a mandar parar os camies e comboios de mercadorias para verificarem a documentao e, muitas vezes, o prprio contedo dos contentores. Em 1988, isto representava, para a indstria e para os poderes pblicos, custos desnecessrios de 9 mil milhes de euros. Outro obstculo resultava das diferentes regulamentaes tcnicas, incluindo as normas ambientais. As normas no eram necessariamente mais ou menos rigorosas de um pas para outro, mas apenas diferentes por razes histricas. O trabalho de desenvolvimento de normas comuns da UE decorre desde h muito, mas o progresso foi lento nos primeiros anos. Alm disso, durante as crises econmicas que se seguiram aos choques petrolferos de 1973 e 1979, diminuiu a vontade de fomentar a integrao econmica. Reconhecia-se que haveriam ganhos a longo prazo, mas os sacrifcios que a mudana implicava a curto prazo pareciam excessivos. S no incio da dcada seguinte os Estados-Membros se mostraram disponveis para comear a preparar uma nova etapa importante. Daqui resultou o Acto nico Europeu, o modelo para o mercado nico europeu assinado no incio de 1986, que fixou o final de 1992 como objectivo para a eliminao dos muitos entraves ao comrcio que ainda subsistiam.

Liberdade tambm para os cidados


Neste processo de abertura dos mercados s mercadorias e servios, as pessoas no foram esquecidas. Assim que a CEE foi criada, tornou-se mais fcil para os cidados de um Estado-Membro irem viver e trabalhar noutro. Desde ento, a liberdade de circulao tem vindo a ser alargada, tanto aos trabalhadores procura de emprego, como aos estudantes e reformados, de facto, virtualmente a todos os cidados. Mais de 15 milhes de cidados da UE deslocaram-se para trabalhar ou gozar as suas reformas noutro pas da Unio. Nas duas ltima dcadas, os passaportes de todos os cidados da UE passaram a ter a mesma capa de cor vermelho -escura e os dias em que os comboios paravam nas fronteiras enquanto os passaportes eram verificados pertencem igualmente ao passado. Em 1985 desapareceram os controlos na maioria das fronteiras internas da Unio Europeia. S o Reino Unido e a Irlanda ainda os efectuam.

10

O mercado nico
A construo do mercado nico implicou a aprovao de mais de 1 000 diplomas legislativos em sete anos. O mercado nico substituiu os controlos de mercadorias nas fronteiras por sistemas baseados na confiana e em verificaes antes da partida e chegada. Promoveu a confiana nas normas e diferentes tecnologias dos outros pases. Estas podem diferir nos pormenores mas o que importa que o produto seja seguro e no tanto a forma como este objectivo foi atingido. Os obstculos que tinham impedido as indstrias de servios de se expandirem atravs das fronteiras foram eliminados. Com a criao do mercado nico, foram adoptadas medidas importantes para assegurar que todos os pases da UE tm, em geral, uma abordagem idntica relativamente ao direito das sociedades, s regras de contabilidade e s normas de propriedade intelectual, o que facilita o funcionamento das empresas em toda a UE e a gesto mais eficiente possvel dos seus negcios. Os obstculos que subsistiam para os movimentos transfronteiras de capitais foram sendo progressivamente desmantelados, quer se tratasse de investimento empresarial, aplicao de poupanas ou financiamento de estudos ou frias. Tornou-se mais fcil para as instituies financeiras estabelecerem-se em toda a UE e oferecerem os seus servios bancrios e os seus produtos financeiros e seguros nos outros pases, com um mnimo de formalidades. Ao mesmo tempo, foram tomadas medidas que visam assegurar que os clientes, em qualquer local, gozem de igual proteco, independentemente do banco, companhia de seguros ou tipo de investimento que escolham. Iniciou-se a abertura concorrncia do que eram, tradicionalmente, os sectores em situao de monoplio, como as tele comunicaes, os transportes areos, os caminhos-de-ferro, os servios postais e o fornecimento de gs e electricidade. Este processo tem prosseguido desde ento, tendo como resultado o desaparecimento de todos os obstculos livre concorrncia no sector das telecomunicaes. A maioria dos clientes empresariais e muitos agregados familiares so livres de escolher o seu fornecedor de gs e de electricidade. As limitaes que dificultaram o funcionamento eficiente do sector dos transportes areos esto a ser removidas e foi liberalizado o acesso das empresas aos mercados do transporte ferrovirio e dos servios postais. Iniciaram -se os trabalhos com vista a uma maior abertura dos servios porturios europeus concorrncia e utilizao mais eficiente do espao areo europeu. Tudo isto aumenta a liberdade de escolha e diminui os preos. A concorrncia e as novas oportunidades de expanso no mercado nico ajudam a manter as empresas europeias na liderana mundial. Das 100 maiores empresas do mundo, 32 so da UE, assim como 39 dos 100 maiores bancos comerciais e 27 das 100 marcas com maior notoriedade.

11

Vantagens de uma maior concorrncia


O mercado nico abriu novas possibilidades de realizao do enorme potencial econmico europeu. No perodo de dez anos entre 1992 e 2002, graas ao mercado nico, o PIB do conjunto da UE cresceu mais 1,8%. Alm disso, o mercado nico teve os seguintes efeitos:
y gerou prosperidade suplementar no valor de quase 900 mil milhes de euros cerca de 6 mil euros por agregado familiar nos seus primeiros dez anos; y criou, desde 1992, cerca de 2,5 milhes de postos de trabalho na UE que no existiriam sem a abertura das fronteiras; y contribuiu para o aumento de 30% do comrcio de produtos manufacturados na UE desde 1992, aumentando desta forma a liberdade de escolha dos consumidores e fomentando a concorrncia; y foi um elemento essencial no estmulo dos fluxos de investimento directo na EU que foram multiplicados por 12 entre 1992 e 2000; y estimulou novo investimento directo estrangeiro na UE; y tornou a UE mais competitiva internacionalmente. Por exemplo, as exportaes da UE para os pases terceiros, que representavam 6,9% do PIB da UE em 1992, passaram para 11,2% em 2001; y assegurou uma repartio mais eficiente das competncias, ao permitir que as pessoas aproveitassem as oportunidades de trabalho noutros pases da UE; y impulsionou o poder de compra, atravs da presso sobre os preos. A diferena entre os preos mais altos e mais baixos da UE reduziu-se e alguns produtos so mais baratos em termos absolutos.

Continuam a desenvolver-se esforos, por exemplo, para reforar o mercado nico no sector dos servios (que representa 70% do PIB da UE). A construo do mercado nico est em curso e tem capacidade para proporcionar ainda mais benefcios no futuro.

12

A Unio Econmica e Monetria


Muito antes de o Acto nico Europeu ter sido redigido, j os economistas indicavam que as economias dos Estados-Membros teriam de se comportar de forma mais coesa o processo de convergncia caso quisessem explorar colectivamente todo o seu potencial. A Unio Econmica e Monetria (UEM) foi considerada a etapa seguinte, difcil mas necessria e desejvel, que permitiria continuar a avanar. Em 1969, a UE fixou o objectivo de realizar a Unio Econmica e Monetria at 1980. Contudo o caminho a percorrer no era fcil. As recesses dos anos 70 atrasaram o avano da UEM e da moeda nica que a acompanhava tal como travaram o progresso noutros domnios. O processo foi reiniciado em 1978, com uma cooperao mais estreita em matria de taxas de c mbio, plenamente relanado em 1988 e culminou em 1990 com a concluso da primeira das trs fases da UEM. Nesse ano, por exemplo, a UE levantou as ltimas limitaes que restavam movimentao de dinheiro de um Estado-Membro para outro, transferncia de capitais ou ao investimento noutro pas da Unio. Deixou de ser necessrio preencher formulrios para obter as divisas estrangeiras necessrias para passar frias ou estudar noutro pas. Durante os anos seguintes, foi traada uma linha clara de demarcao entre os governos e os bancos centrais em matria de finanas. Os governos deixaram de poder recorrer s emisses de moeda dos bancos centrais para evitarem dificuldades de equilbrio oramental. Em 1994, a segunda fase da UEM foi completada com a criao do Instituto Monetrio Europeu (IME), o percursor do actual Banco Central Europeu (BCE). Neste processo, os governos comprometeram-se a no viver acima das suas possibilidades, tendo sido estabelecidos limites ao endividamento pblico e aos dfices oramentais. Os pases da UE acordaram num sistema de superviso multilateral, que permite controlar as situaes em que as decises de poltica oramental de um Estado-Membro pudessem ter efeitos adversos nas economias dos restantes.

13

Os critrios de Maastricht
Em 1992 chegou-se a um acordo quanto a cinco critrios que determinariam se um Estado-Membro estava preparado para adoptar a moeda nica. So conhecidos como critrios de Maastricht, nome da cidade em que foi assinado o Tratado que os definiu. Os critrios relacionam-se com:
y estabilidade dos preos: a taxa de inflao no deve ultrapassar em mais de 1,5% a taxa de inflao dos trs Estados-Membros com melhores resultados no ano precedente; y dfice deve, em princpio, ser inferior a 3% do PIB; y dvida: o limite foi fixado em 60% do PIB, contudo, um pas com um rcio endividamento/PIB mais elevado pode adoptar o euro, caso o nvel da dvida esteja a diminuir de forma regular; y taxas de juro a longo prazo: no devem ultrapassar em mais de 2% as taxas dos trs Estados-Membros com as melhores taxas de inflao no ano precedente; y estabilidade das taxas de c mbio: as taxas de c mbio devem permanecer, durante dois anos, entre as margens de flutuao predefinidas. Estas margens so as previstas pelo mecanismo europeu de taxas de c mbio, um sistema opcional para os Estados-Membros que quiserem ligar a sua moeda ao euro.

14

UEM: o tiro de partida


O tiro de partida para a Unio Econmica e Monetria foi dado em 1 de Janeiro de 1999, com o lanamento do euro em 11 Estados -Membros: ustria, Blgica, Finlndia, Frana, Alemanha, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Pases Baixos, Portugal e Espanha. Em 2001 seguiu-se-lhes a Grcia, que inicialmente no cumpria os critrios de Maastricht. Trs pases inamarca, Sucia e Reino Unido decidiram no integrar a primeira vaga de pases que adoptaram o euro. Caso venham a decidir adoptar o euro, tanto estes como os novos Estados-Membros devero respeitar os critrios de Maastricht. Os novos aderentes esto empenhados na adopo do euro, mas no o podero fazer antes de 2006 devido ao critrio das taxas de cmbio. O euro tornou-se a moeda oficial dos pases participantes desde a data em que o adoptaram. Contudo, as notas e moedas s foram introduzidas em 1 de Janeiro de 2002. urante este perodo transitrio, quem fizesse pagamentos em euros tinha de utilizar um carto de crdito ou dbito ou pagar por transferncia bancria. Inicialmente, o euro era, na prtica, uma moeda virtual utilizada sobretudo no mundo dos negcios e no nas transaces dirias.

Os benefcios da moeda nica


O benefcio mais bvio do euro facilitar a vida aos viajantes. esapareceram os incmodos e os custos de cambiar dinheiro. O euro facilita igualmente a comparao dos preos, o que saudvel para a concorrncia e bom para os consumidores. Contudo, os motivos que levar am introduo do euro so bem mais essenciais. A integrao adicional trar benefcios a longo prazo para a concorrncia, o crescimento e a prosperidade, assegurando um ambiente de baixas taxas de inflao e permitindo que as empresas sejam mais eficientes. Os custos das transferncias de dinheiro para desenvolver actividades comerciais noutros pases diminuram e as empresas no tm necessidade de fazer seguros ou de aumentar a sua margem de lucro para se protegerem contra os riscos das flutuaes cambiais. Estes custos, que equivaliam a um autntico imposto sobre a actividade comercial, tendo chegado a representar 1% do PIB, desapareceram quase por completo porque agora mais de 80% do comrcio dos pases da zona euro se processa entre si. As empresas da zona euro que realizam trocas comerciais com o resto do mundo tm, automaticamente, a vantagem de utilizar uma moeda internacional. Podem proteger-se contra as variaes das taxas de cmbio facturando simplesmente aos seus clientes em euros. agora muito mais fcil convencer um cliente a pagar em euros do que antes em dracmas gregos ou marcas finlandesas.
15

A UEM no s o euro
A Unio Econmica e Monetria implica o respeito de um conjunto de regras conhecidas por Pacto de Estabilidade e Crescimento. Estas regras foram concebidas para g arantir a solidez das finanas pblicas dos pases da EU factor importante para assegurar um crescimento sustentvel. Todos os anos, a Comisso e os Estados-Membros reavaliam a forma como esto a cumprir o Pacto. Cada pas da zona euro fornece a informao necessria, sob a forma de um programa de estabilidade, e os pases fora da zona euro apresentam programas de convergncia que contm elementos adicionais de informao sobre a forma como estas economias se esto a comportar em relao aos critrios de Maastricht na perspectiva da adopo do euro. Alm disso, a Comisso acompanha em permanncia a forma como os Estados-Membros esto a cumprir os objectivos de reforo da integrao econmica em cada sector, desde as finanas investigao e desenvolvimento, passando pela energia e pelos transportes. Verifica igualmente se as implicaes ambientais das decises de poltica econmica foram devidamente tomadas em considerao. A Comisso controla ainda os progressos em matria de criao de emprego e do maior acesso possvel ao mercado de trabalho. O objectivo fundamental assegurar o crescimento sustentvel e a integrao social.

16

Pacto de Estabilidade e Crescimento

O Pacto de Estabilidade e Crescimento obriga todos os pases da UE a respeitarem o princpio do equilbrio oramental ou a ficar perto desse equilbrio a mdio prazo. Por outras palavras, as suas despesas no podem ultrapassar as suas receitas. esta forma podem evitar uma acumulao da dvida que, no passado, obrigou os governos a aumentarem os impostos ou a reduzirem as despesas com os cidados e os investimentos. Se o crescimento econmico abrandar, as receitas fiscais diminuem porque as empresas apresentam piores resultados, os consumidores gastam menos e os governos precisam de gastar mais em subsdios de desemprego. Nestas circunstncias, pode justificar-se um certo aumento do endividamento. Contudo, se a posio inicial do oramento for de relativo equilbrio, os governos deveriam ter uma margem de manobra suficiente para manterem os seus dfices abaixo de 3% do PIB. O Pacto no um espartilho, na medida em que permite, em circunstncias excepcionais, que os governos excedam o limite de 3%. As economias podem enfrentar situaes difceis sem que os governos sejam responsveis. A economia internacional pode ser afectada por eventos imprevisveis por exemplo, os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos ou a subida do preo do petrleo que antecedeu a guerra do Iraque em 2003. Se um Estado-Membro desrespeitar as regras do Pacto sem a devida justificao, ser advertido de que deve adoptar rapidamente medidas correctivas. Se no o fizer, a Comisso Europeia e os outros Estados-Membros podem impor tais medidas e, se isso no for suficiente para restabelecer o controlo oramental, o Estado-Membro em falta teria de efectuar, junto da Comisso, um depsito no remunerado. Se tal ainda no fosse suficiente para persuadir o Estado-Membro a pr a casa em ordem, este poderia perder definitivamente essas quantias. A justificao que um dfice excessivo num pas da UE pode ter efeitos negativos nos outros.

17

O papel do BCE

A estabilidade dos preos cria um ambiente econmico estvel e o Banco Central Europeu (BCE) tem um papel crucial para alcanar esta estabilidade na zona euro. F-lo mediante a fixao das taxas de juro que utiliza nas suas operaes com os bancos, e que, por seu turno, servem de referncia a todas as taxas de juro da zona euro. O BCE fixa as suas taxas ao nvel que considera adequado para manter a estabilidade dos preos na zona euro, tendo por objectivo, a mdio prazo, a manuteno da inflao abaixo dos 2%, um nvel seguro que permite evitar o risco de deflao ou de inflao excessiva. O Banco controla igualmente as reservas monetrias da zona euro e tem poderes para vender e comprar divisas estrangeiras nos mercados monetrios internacionais para influenciar as taxas de c mbio do euro. Contudo, no fixou objectivos quanto ao nvel adequado das taxas de c mbio, colocando a tnica da sua poltica na inflao. Sediado em Frankfurt, o Banco Central Europeu a cpula do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC), de que fazem parte todos os bancos centrais da UE. Todos os bancos centrais intervm, por exemplo, na escolha da tecnologia que assegura que as empresas e os bancos podem movimentar o dinheiro de forma eficiente em toda a UE. Contudo, apenas os bancos centrais da zona euro so consultados quando o BCE fixa as taxas de juro para a zona euro.

18

O impacto do euro
Verificou-se uma evidente mudana nos mercados financeiros assim que o euro foi introduzido sob forma virtual em 1999. Na maioria dos casos, os governos da zona euro passaram imediatamente a pagar menos juros pelos emprstimos que contraam. Por um lado, estavam a operar num contexto de estabilidade e de taxas de inflao baixas, o que mantm as taxas de juro a um nvel reduzido. Por outro lado, passaram a contrair os seus emprstimos numa moeda com muita liquidez, ou seja, numa moeda com muitos compradores e vendedores. A presso da procura mantm as taxas de juro competitivas. As baixas taxas de juro reduzem os custos de reembolso da dvida, proporcionando aos governos margem de manobra para diminuir os impostos ou aumentar as despesas com a sade, as penses, o bem-estar social ou as infra-estruturas. As empresas e os consumidores tambm beneficiam. A reduo das taxas de juro estimula o investimento das empresas e torna o crdito mais barato para quem compra casa.

Os benefcios no se limitam zona euro


No so s os governos da zona euro que esto a aproveitar os benefcios desta nova moeda internacional. Outros pases, tanto dentro como fora da UE, esto igualmente a contrair emprstimos em euros, colhendo alguns dos benefcios resultantes do facto de se tratar de uma moeda com grande liquidez e internacionalmente reconhecida. Estes pases pretendem frequentemente diversificar a sua carteira de divisas e o euro constitui uma nova moeda internacional sua disposio. O euro igualmente cada vez mais utilizado pelos bancos centrais, paralelamente ao dlar, como moeda de reserva, isto , reservas convertveis a utilizar em caso de crise monetria.

19

Notas e moedas: o euro torna-se real


Para o pblico em geral, o impacto real da Unio Econmica e Monetria s ocorreu em 1 de Janeiro de 2002 quando foram introduzidas as notas e moedas em euros. H sete notas e oito moedas de diferentes valores. Cada moeda tem uma face europeia e, na outra face, um motivo nacional do pas onde foi cunhada. As notas, pelo contrrio, no tm caractersticas nacionais. Independentemente do local de emisso, as notas e moedas em euros podem ser utilizadas em toda a zona euro e em certos outros pases. Quando os cidados dos 12 pases da zona euro tiveram a nova moeda nos bolsos, tornou-se evidente o quo mais fcil se tornaram as viagens e como aumentou o seu poder de compra. Antes da introduo do euro, o custo de cambiar divisas podia atingir 1% do custo de umas frias e significativamente mais para quem visitasse diversos pases e apenas trocasse pequenas importncias de cada vez. O euro tornou as pessoas consumidores mais avisados, capazes de comparar os preos e de comprar onde os produtos so mais baratos. Tudo isto foi facilitado pelas regras da UE relativas aos encargos bancrios sobre os levantamentos automticos em euros, pagamentos com carto de crdito e transferncias internacionais em euros. Estes encargos diminuram significativamente ou desapareceram de todo.

20

O ue ainda falta fazer


A integrao econmica europeia processou-se numa srie de etapas lgicas. Tornou-se clara a necessidade de um mercado nico para que o potencial da unio aduaneira se realizasse plenamente e, para muitos pases, o mercado nico faz ainda mais sentido quando toda a actividade econmica se processa numa nica moeda. Contudo, ainda h muito por fazer. necessrio fazer mais para libertar o potencial do mercado nico dos servios e promover a economia digital, o esprito empresarial e a inovao. As presses para a derrapagem das finanas pblicas devem ser combatidas.

Terminar o trabalho no sector dos servios


Uma maior integrao dos servios financeiros trar benefcios palpveis. Por exemplo, facilitar a emisso de aces e obrigaes pelas empresas, como alternativa contraco de emprstimos, permitiria poupar o equivalente a 0,3% do PIB. A criao de um verdadeiro mercado nico de valores mobilirios acrescentaria, pelo menos, 1,1% ao PIB e aumentaria o emprego em meio ponto percentual. Se os mercados bancrios estivessem verdadeiramente integrados poderia poupar-se 1,5% do PIB. J muito foi conseguido e o que falta dever ser concludo at 2005. Ainda h obstculos burocrticos livre prestao de outros servios e a Comisso est a incentivar os prestadores de servios a superarem estes obstculos mediante a adopo de cdigos de conduta europeus. Est igualmente a estimular o sector pblico para atrair mais as empresas estabelecidas noutros pases a concorrerem aos concursos lanados para a aquisio de bens e servios. O aumento da concorrncia poderia poupar ao sector pblico 1% do que gasta.

Apostar no digital
A realizao do potencial digital da Europa igualmente vital para manter o crescimento. Os governos da UE j se com prometeram a assegurar que o acesso Internet seja barato, rpido e seguro e a investir seriamente na aquisio de competncias no domnio da Internet pelo pblico em geral. A UE est igualmente a trabalhar para estimular uma gama de actividades em linha, tais como o comrcio electrnico, a administrao pblica em linha, os servios de sade em linha, os contedos digitais europeus e a utilizao da informtica na gesto dos transportes.

21

Estimular o esprito empresarial


importante mudar as mentalidades e remover as barreiras criao e desenvolvimento de novas empresas. Neste domnio, a Europa est atrasada relativamente aos americanos: os europeus sentem melhor como empregados -se por conta de outrem do que como trabalhadores independentes. No entanto, o grau de satisfao com o trabalho superior entre aqueles que gerem as suas prprias empresas. Quando os europeus criam novas empresas, estas tendem a crescer mais lentamente do que as suas congneres americanas e os entraves inovao so um dos principais motivos. Trata-se da burocracia, das dificuldades na obteno de crdito para o arranque das empresas e dos custos elevados do registo de patentes. A Comisso Europeia est a promover aces que visam atacar todos estes problemas incentivar a simplificao administrativa, facilitar o acesso ao capital inicial e criar um sistema de registo de patentes mais barato e eficiente.

Recuperar o atraso tecnolgico


Finalmente, essencial recuperar o atraso tecnolgico relativamente aos Estados Unidos e ao Japo. A UE gasta menos de 2% do PIB em investigao e desenvolvimento tecnolgico, enquanto os EUA gastam quase 3% e o Japo apenas ligeiramente menos. Na UE, as tecnologias de ponta representam 10,1% do valor acrescentado na indstria, em comparao com 13,8% no Japo e 25,8% nos EUA. As despesas com as tecnologias da informao e da comunicao representam na UE 6,93% do PIB, atingindo 8,22% nos EUA e 8,98% no Japo.

22

Construir o futuro

Quanto mais se atrasar a concretizao do potencial de crescimento adicional resultante deste processo, maior ser a presso sobre os oramentos pblicos, uma vez que, para pagar os servios pblicos e as penses de reforma, so necessrias as receitas fiscais de uma economia prspera. Os governos esto a encontrar cada vez mais dificuldades para pagar as penses de reforma e os cuidados de sade, dado o aumento da esperana de vida, a aposentao prematura das pessoas, a queda da taxas de natalidade e o aumento das expectativas relativas oferta universal das novas tecnologias da medicina. As penses e os cuidados de sade da gerao mais idosa de hoje so pagas pelas contribuies dos actuais trabalhadores. Hoje h na Europa quatro pessoas em idade activa para cada pensionista, mas em 2040 esta propor ser o apenas de dois para um. Embora estes desafios no se coloquem s UE, assumem aqui particular relev ncia porque as taxas de natalidade europeias esto entre as mais baixas do mundo e a esperana de vida entre as mais altas, os sistemas de penses e de sade so especialmente desenvolvidos e os governos querem que as penses e o acesso sade para todos continuem a ser uma caracterstica essencial das economias europeias. A solidez do sistema de bem-estar social constitui um elemento importante do patrimnio social e econmico europeu. O crescimento ajuda a assegurar que esta herana seja vivel e sustentvel para as geraes futuras. Para que os governos possam suportar os custos, tm de avanar rumo ao crescimento, mediante a modernizao da economia europeia, o avano da integrao e a manuteno do rigor oramental. A maior eficincia dos mercados financeiros sem fronteiras facultam aos governos e aos cidados uma melhor rentabilizao dos seus capitais. Apostar no crescimento e na criao de emprego gerar receitas fiscais para os governos gastarem em penses, cuidados de sade e outras medidas de proteco social.

23

Investir nas pessoas

A UE no considera, no entanto, que o crescimento e a criao de emprego constituam fins em si mesmos. O crescimento deve ser sustentvel no interesse do bem-estar a longo prazo dos cidados e do ambiente. Alm disso, as pessoas tm direito a empregos de qualidade e ao acesso a servios adequados, nomeadamente em matria de guarda de crianas. Trata-se de princpios fundamentais da poltica social e de emprego da UE, juntamente com a igualdade de oportunidades. Um objectivo declarado da Unio Europeia atingir um justo equilbrio entre o trabalho e os outros aspectos da vida. As pessoas so a principal riqueza da Europa, tal como concludo em 2000 em Lisboa pelos lderes da UE, ao fixarem os objectivos estratgicos para a dcada em curso. Investir nas pessoas e no desenvolvimento de um sistema activo e din mico de bem-estar social so to cruciais para assegurar o sucesso da Europa na nova economia do conhecimento quanto o so a integrao econmica, financeira e monetria e a promoo da inovao e do esprito empresarial. Se a nfase for colocada nas pessoas, a emergncia de uma nova economia reforar a coeso social e econmica. Investir nas pessoas essencial quando a Unio se esfora por estimular o crescimento e tornar-se na economia baseada no conhecimento mais competitiva e din mica do mundo em 2010.

24

Outra documentao

Para saber mais sobre a economia da UE e sobre a forma como a Comisso Europeia acompanha a gesto econmica dos Estados-Membros, consultar: europa.eu.int/comm/economy_finance/index_en.htm Para obter mais informaes genricas sobre a Unio Econmica e Monetria, consultar: http://ue.eu.int/emu/pt/index.htm Para saber mais sobre a economia da UE: http://europa.eu.int/comm/publications/booklets/eu_glance/14/index_pt.ht m Para mais informaes www.europa.eu.int/euro sobre o euro em: www.euro.ecb.int ou

Para saber mais sobre as prximas etapas da integrao, consultar: y O mercado nico europeu: europa.eu.int/pol/singl/index_en.htm da informao:

y A sociedade http://europa.eu.int/pol/infso/index_pt.htm y

Investigao e inovao: http://europa.eu.int/pol/rd/index_pt.htm

25

You might also like