You are on page 1of 8

Poder Judicirio - Apresentao A funo do Poder Judicirio no mbito do Estado democrtico consiste em aplicar a lei aos casos concretos

para assegurar a s oberania da Justia e a realizao dos direitos individuais nas relaes sociais.

A estrutura do Poder Judicirio formada por instncias judicantes cuja estrutura visa concretizao dos princpios do proce sso legal, contraditrio e da ampla defesa. Em regra, a primeira instncia corresponde ao rgo que analisar e julgar inicialment e a ao apresentada ao Poder Judicirio. As decises por ela proferidas podero ser submetidas apreciao da instncia superior, composta por rgos colegiados, dando oportunidade s partes conflitantes de obterem o reex ame da matria.

Cabe s instnci as superiores, tambm, em decorrncia de sua competncia originria, apreciar determinadas aes que, em razo da matria, lh es so apresentadas diretamente, sem que tenham sido submetidas, anteriormente, apreciao do juzo inferior. A competncia origi nria dos tribunais est disposta na Constituio Federal.

A organizao do Poder Judicirio est fundamentada na diviso da competncia entre os vrios rgos que o integram nos mbit os estadual e federal. Justia Estadual cabe o julgamento das aes n o compreendidas na competncia da Justia Federal comum ou especializada.

A Justia Federal composta pelos tribunais regionais federais e juzes federais. Compete Justia Federal o julgamento de aes em que a Unio, as autarquias ou as empresas pblicas federais forem interessadas.

A justia especializada composta pelas Justias do Trabalho, Eleitoral e Militar. Justia do Trabalho compete julgar as a es oriundas da relao de trabalho. Justia Eleitoral compete a organizao, a fiscalizao e a apurao das eleies que ocorrem no pas, bem como a diplomao dos eleitos. E, Justia Militar compete processar e julg ar os crimes militares definidos em lei. So rgos do Poder Judicirio:

Supremo Tribunal Federal (STF): rgo mximo do Poder Judicirio. Tem como competncia precpua a guarda da Constituio Federal. composto por 11 ministros nomeados pelo presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal. Aprecia alm da matria atinente a s ua competncia originria, tal como o julgamento de Aes Diretas de Inconstitucionalidade, recursos extraordinrios cabveis em razo de desobedincia ou violao Constituio Federal.

Superior Tribunal de Justia (STJ): cabe a guarda do direito nacional i nfraconstitucional mediante harmonizao das decises proferidas pelos tribunais regionais federais e pelos tribunais estaduais. Compe -se de no mnimo 33 ministros nomeados pelo presidente da Repblica. Aprecia alm da matria referente sua competncia originria, recursos especiais cabveis quando contrariadas leis federais.

y y y

Tribunais Regionais : julgam aes provenientes de vrios Estados do pas, divididos por regies. So eles: os Tribunais Regionais Federais (divi didos em 5 regies), os Tribunais Regionais do Trabalho (divididos em 24 regies) e os Tribunais Regionais Eleitorais (divididos em 27 regies).

Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal : organizados de acordo com os princpios e normas das Constituies Estaduais. Apreciam, em grau de recurso ou em razo de sua competncia originria, as matrias comuns que no se encaixam na competncia das justias federai s especializadas.

Juzos de primeira instncia so onde se iniciam, na maioria das vezes, as aes judiciais estaduais e federais (comuns e especializadas). Compreende os juzes estaduais, os federais e os da justia especializada (juzes do trabalho, eleitorais, militares).

A Justia Federal, no Brasil, integra o Poder Judicirio e organiza -se em primeiro e segundo graus de julgamento. Na maioria dos casos, o interessado dar entrada em seu processo na Justia Federal de 1 grau, e somente no caso de haver re curso da deciso proferida a matria ser apreciada pelos Tribunais Regionais Federais, o 2 grau da Justia Federal.

A Constituio Federal (arts. 106 a 110) define a competncia de toda a Justia Federal, ou seja, em que casos deve o interes sado recorrer a uma de suas instituies quando se julgar lesado em seus direitos.

So exemplos da competncia da Justia Federal de 1 grau:

matria no criminal : sempre que a Unio, uma de suas autarquias ou empresas pblicas, forem autoras, rs, ou tiverem interesse jurdico, como assistentes ou oponentes, em qualquer processo, salvo as que envolverem matria de competncia das Justias Eleitoral e do Trabalho, de falncia ou acidentes de trabalho.

matria criminal : crimes polticos; crimes praticados contra bens, servios ou interesses da Unio, de uma de suas autarquias ou empresas pblicas, desde que no sejam matria da competncia das Justias Militar ou Eleitoral.

crimes contra a organizao do trabalho, o sistema financeiro e a ordem econmico -financeira.

No primeiro grau, os juzes federais atuam nas Sees Judicirias, sediadas na capital de cada um dos estados da Federao, e, s vezes, em Varas Federais situadas em cidades mais importantes ou populosas desses estados. Vinculam -se a um dos Tribunais Regionais Federais, conforme a regio jurisdicional em que a Seo Judiciria ou Vara Federal se insira. Atualmente, existem em todo o territrio nacional 478 juzes federais de 1 grau, sendo 287 titulares e 191 substitutos.

Como dito, em alguns estados, alm da Seo Judiciria existente na capital, foram instaladas Varas Federais em outras cidades, com jurisdio sobre municpios especficos, a fim de interiorizar a atuao da Justia Federal , facilitando e barateando o acesso do cidado justia, bem como evitando a sobrecarga de processos nas Varas da capital do estado.

Assim, se em determinado estado existe apenas a Seo Judiciria localizada em sua capital, todos os processos devero dar entrada nesta Seo, que tem jurisdio territorial sobre todos os municpios; caso existam Varas Federais em outras cida des do estado, o lugar em que o interessado dever ingressar em juzo depender de a qual Vara ou Seo encontre -se vinculado o municpio em que tenha ocorrido a leso a seu direito.

COMPETNCIA "RATIONE MATERIAE" A natureza do direito material que rege a relao jurdica delimita o que se conhece por competncia ratione materiae , ou seja, determinada em razo da natureza do direito material que rege a relao jurdica levada a conhecimento do rgo jurisdicional . No mbito constitucional, o critrio ratione materiae adotado para estabelecer a competncia dos diversos rgos em que se divide o Poder Judicirio (servindo de critrio, por exemplo, para a distribuio da competncia das chamadas Justias Especi ais, que sero abordadas mais adiante). Especificamente no que diz respeito ao direito processual penal, a competncia pode, tambm, ser determinada por certas caractersticas relativas ao direito material incidente sobre os fatos apreciados. Fala -se, assim, na determinao da competncia em razo da natureza da infrao. Esse critrio adotado pela Constituio Federal ao estabelecer que os crimes dolosos contra a vida devem ser necessariamente submetidos ao julgamento do Tribunal do Jri (art. 5 XXXVIII, d). Alm disso, o critrio da natureza da infrao tambm adotado nas leis de organizao judiciria (art. 74, caput, do Cdigo de Processo Penal), cuja elaborao fica a cargo dos Estados da Federao. COMPETNCIA "RATIONE PERSONAE" De acordo com uma qualidade (caracterstica circunstancial) das pessoas envolvidas no litgio, a competncia pode ser de um o u de outro rgo jurisdicional. Por questes de poltica criminal, entende -se que determinadas pessoas, ao desempenhar certas fun es ou ocupar certos cargos, devem ser julgadas por rgos diferentes daqueles que ordinariamente julgariam os demais infratores. Nos processos em que figurem como rs essas pessoas, portanto, a competncia ser de determinados rgos, que sero compete ntes segundo o critrio ratione personae, enquanto as mesmas infraes, se praticadas pelas demais pessoas, sero juladas por outros rgos. O critrio ratione personae utilizado, por exemplo, para a determinao de algumas hipteses em que sero competentes as justias estaduais, casos esses que sero abordados em detalhes adiante. Tambm esse o critrio adotado nos casos em que se estabelece a competncia por prerr ogativa de funo (vulgarmente, foro privilegiado), segundo o qual a competncia para o julgamento de certas causas , excepcionalmente originria de um tribunal, ficando afastada, dessarte, a atuao dos rgos julgadores que atuam na primeira instncia.

TERMOS JURDICOS COMUNS Termo estrangeiro Aberratio delicti Aberratio ictus Aberratio rei Ab initio Ab intestato Ab irato Abolitio criminis Accessorium sequitur principale Accipiens Acidente in itinere Significado em portugus (sentido jurdico) Erro na execuo do crime. Erro de alvo, de golpe, de tino. Erro de coisa. Desde o comeo, a princpio. Sem testamento No mpeto da ira. Abolio do crime. O acessrio segue o principal. Credor de boa f de prestao que no lhe devida. Aquele ocorrido no trajeto que o empregado utiliza para ir ao trabalho e voltar Pela razo contrria, em sentido contrrio. Ao pessoal ou sobre pessoa. Ao real ou sobre a coisa. Ao de diminuio de preo. O autor prova a ao. Apenas para argumentar. Para a causa. Por cautela Por inteiro. Substituio temporria para o caso especfico.

A contrario sensu Actio in personam Actio in rem Actio quanti minoris Actor probat actionem Ad argumentandum tantum Ad causam Ad cautelam Ad corpus Ad hoc

Ad judicia Ad litem

Para o foro em geral, para fins judiciais. Para o litgio; para o processo; procurao ou mandato para determinado processo. Por medida ou preo. Para os negcios. Diz-se de procurao outorgada para a efetivao de negcio ou extrajudicial. Diligncias requeridas e promovidas com carter perptuo, quando haja receio de que a prova possa desaparecer; para a perptua memria da coisa. Juiz ou Tribunal de instncia superior para onde se encaminha o processo. Juiz ou Tribunal de onde se encaminha o processo. Na dependncia de aprovao de autoridade competente. Afirmativa diretamente coisa. Segundo o valor. Inteno de abusar. Inteno de ajudar. Inteno dolosa, de prejudicar. Inteno de furtar. Inteno de brincar, gracejar. Inteno de ferir. Inteno de lucrar. Inteno de fixar residncia definitiva, de permanecer. Inteno de matar. Inteno de prejudicar; ser nocivo a (substituir uma obrigao por outra). Inteno de possuir. Inteno de simular. Inteno de pagar. Inteno de violar. Nos autos, junto aos autos. Juiz ou Tribunal de instncia inferior de onde provm o processo; dia ou termo inicial de um prazo. Bens divisveis. Bens divisveis. Incidncia de duas vezes sobre a mesma coisa; bitributao. Cabea. Caso sob julgamento. Cauo de dano temido. Causa conhecida. Causa da dvida.

Ad mensuram Ad negotia

Ad perpetuam rei memoriam

Ad quem

Ad quo Ad referendum Ad rem Ad valorem Animus abutendi Animus adjuvandi Animus dolandi Animus furtandi Animus jocandi Animus laedendi Animus lucrandi Animus manendi Animus necandi Animus nocendi

Animus possidendi Animus simulandi Animus solvendi Animus violandi Apud acta A quo

Bens pro diviso Bens pro indiviso Bis in idem Caput Caso sub judice Cauo de damno infecto Causa cognita Causa debendi

Causa detentionis Causa petendi Citra petita Clusula ad judicia Competncia ratione loci

Causa da deteno. Causa de pedir. Aqum do pedido. Mandato outorgado para foro em geral. Aquela que se determina em razo da residncia ou domiclio ou do lugar da coisa. Aquela que se determina em razo da ordem, da categoria ou da natureza da jurisdio. Aquela que se determina em funo do valor da causa. Contra a lei. Corpo de delito. Trabalhos legislativos elaborados durante o reinado do imperador romano Justiniano. Culpa em cometer. Culpa em guardar. Culpa em escolher. Culpa em omitir. Culpa em vigiar. Dano causado por ilcito penal com repercusso na rea cvel. Com o devido consentimento. Dbito conjugal. Falecido, morto. Da lei a ser criada. Da lei criada. Dolo presumido. Dolo bom. Dolo mau. Contra todos. Erro de fato. Erro sobre o objeto. Erro sobre a pessoa. Erro de direito. De sbito. Do lado contrrio. Conforme o direito. De acordo com a lei, por lei. Locuo que se usa para exprimir relao locativa, existente entre locador e locatrio, por fora de contrato. Execute-se; cumpra-se; autorizao dada pelo STF para que atos processuais requisitados por autoridades estrangeiras sejam cumpridas no pas. De acordo com o costume, conforme o costume. Que no retroage.

Competncia ratione materiae

Competncia ratione valori Contra legem Corpus delicti Corpus iuris civilis

Culpa in comitendo Culpa in custodiendo Culpa in eligendo Culpa in ommitendo Culpa in vigilando Dano ex delicto Data venia Debitum conjugale De cujus De lege ferenda De lege lata Dolo res ipsa Dolus bonus Dolus malus Erga omnes Error facit Error in objecto Error in persona Error iuris Ex abrupto Ex adverso Ex iure Ex lege Ex locato

Exequatur

Ex more Ex nunc

Ex officio Extra petita Ex tunc Ex vi

De ofcio. Fora do pedido, alm do pedido. Que retroage. Por fora; por determinao de; em decorrncia do que preceitua a lei. Por efeito da lei. Exceo de coisa julgada. Reproduo fiel de um original. Faculdade de agir. Foro da situao da coisa. Fumaa do bom direito. Para argumentar. Remdio jurdico para assegurar liberdade de locomoo ou movimentar o corpo sem constrangimento jurdico. Concede-se para obter informaes atinentes pessoa junto aos bancos de dados e para retificao destes. Aqui e agora, imediatamente. Para honra; denominao honorfica universitria conferida a ttulo de homenagem. Ilegitimidade para causa. Ilegitimidade para o processo. Impotncia de conceber. Impotncia de fecundar. Em dvida a favor do ru. No fim. No incio da lide. No comeo. No comeo da lide. A interpretao cessa quando a lei clara. Entre vivos. Em considerao pessoa. Nestes termos. Textualmente, com as mesmas letras. Sem tirar nem pr, com as mesmas palavras; com as prprias palavras. S pelo mesmo fato; pelo mesmo fato; por isso mesmo; conseqentemente. Direito real. De direito, o que decorre do prprio direito. De direito e por direito. Direitos sobre coisa alheia. Itinerrio do crime. Pelo mesmo direito. Direito.

Ex vi legis Exceptio rei iudicato Fac simile Facultas agendi Forum rei sitae Fumus boni iuris Gratia argumentandi Habeas corpus

Habeas data

Hic et nunc Honoris causa

Ilegitimidade ad causam Ilegitimidade ad processum Impotentia coendi Impotentia generandi In dubio pro reo In fine In initio litis In limine In limine litis Interpretatio cessat in claris Inter vivos Intuitu personae In verbis Ipsis litteris Ipsis verbis

Ipso facto

Ius in re Iuris tantum Iuris et de iure Iura in re alinea Iter criminis Ipso iure Ius

Ius civile Ius fruendi Ius genitum Ius naturale Ius non scriptum Ius persequendi Ius possessionis Ius possidendi Ius postulandi Ius privatum Ius publicum Ius puniendi Ius sanguinis Ius scriptum Ius soli Lato sensu Legitimatio ad causam Legitimatio ad processum Lex Libertas quae sera tamen Mens legis Meritum causae Modus acquirendi Modus faciendi Modus operandi Modus probandi Modus vivendi Mora accipiendi Mora debitoris Mora solvendi More uxorio Mutatis mutandis Neminem laedere Nemo iudex sine lege Nihil obstat Nomen iuris Non bis in idem Norma agendi Notitia criminis Nula poena sine lege Nullum crime sine lege Numerus clausus Obligatio dandi Obligatio faciendi Obligatio in solidum Obligatio propter rem Onus probandi Opus citatum (Op. cit.) Pacta sunt servanda Pari passu Patria potestas

Direito civil. Direito de gozar. Direito das gentes. Direito natural. Direito no escrito. Direito de perseguir. Direito de posse. Direito de possuir. Direito de postular. Direito privado. Direito pblico. Direito de punir. Direito do sangue. Direito escrito. Direito de solo. Sentido irrestrito. Legitimao ou legitimidade para a causa. Legitimao ou legitimidade para o processo. Lei. Liberdade, ainda que tardia. Esprito da lei. Mrito da causa. Modo de adquirir. Modo de fazer. Modo de trabalhar. Modo de provar. Modo de viver. Mora do credor. Mora do devedor. Mora do devedor. Concubinato. Muda-se o que deve ser mudado. A ningum ofender. No h juiz sem lei. Nada obsta. Denominao legal. No incidncia duas vezes sobre a mesma coisa. Norma de agir. Notcia do crime. No h pena sem lei. No h crime sem lei. Nmero restrito. Obrigao de dar. Obrigao de fazer. Obrigao solidria. Obrigao acessria real. nus da prova. Obra citada. Cumpram-se os contratos. No mesmo passo. Ptrio poder.

Per capita Persecutio criminis Persona Pleno iure Posse ad interdicta Posse ad usucapionem Post scriptum (P.S.) Praeter legem Presuno iuris et de iure Presuno iuris tantum Procurao apud acta Pro forma Pro labore Pro rata Pro soluto Pro solvendo Pro tempore Ratione contractus Ratione materiae Ratione personae Ratione valori Rebus sic stantibus Reformatio in melius Reformatio in peius Rei sitae Rejeio in limine Res Res aliena Res communis Res derelictae Res extra commercium Res furtiva Res iudicata Res publicae Secundum legem Sine die Sine iure Sine qua non Si vis pacem para bellum Status quo Stricto sensu Sub iudice Sui generis Sursis Suum cuique tribuere Testis unus, testis nullus

Por cabea. Persecuo do crime. Pessoa. Pleno direito. Aquela que se exerce por interditos possessrios. Aquela que se exerce por usucapio. Depois do escrito. Fora da lei. Presuno absoluta, no admite prova em contrrio. Presuno relativa, que admite prova em contrrio. Procurao judicial, transladada nos prprios autos. Por formalidade. Pelo trabalho. Em proporo. Para pagamento. Para pagar. Temporariamente. Em razo do contrato. Em razo da matria. Em razo da pessoa. Em razo do valor. Mesmo estado de coisas. Reforma para melhor. Reforma para pior. Onde a coisa se encontra. Rejeio liminar. Coisa. Coisa alheia. Coisa comum. Coisa abandonada. Coisa fora do comrcio. Coisa furtada. Coisa julgada. Coisa pblica. Segundo a lei. Sem data. Sem direito. Sem a qual no. Se queres a paz, prepara-te para a guerra. Estado em que se encontra. Entendimento estrito. Pendente ao juiz. Especial. Suspenso condicional da pena. Dar a cada um o que seu. Testemunha nica, testemunha nula; uma s testemunha, nenhuma testemunha. Vacncia da lei.

Vacatio legis

Venda ad corpus Venda ad mensuram Verbi gratia (V. g.) Vox populi, vox Dei.

Venda pela totalidade da coisa. Venda pela medida da coisa. Por exemplo, a saber. A voz do povo a voz de Deus.

You might also like