You are on page 1of 3

EXERCCIOS POSTURAIS PARA GESTANTES

O objetivo do programa de atividade fsica para a futura mame, no condicionar fisicamente. Cabe ao Educador Fsico escolher o programa mais adequado a cada fase da gestao e adapt-lo criteriosamente s necessidade da gestante. Faz-se importante identificar atravs de uma Anamnese os desequilbrios emocionais das gestantes quando houver, suas limitaes fsicas, a atividade profissional, convivncia familiar e orient-la a vivenciar esta fase em grande harmonia, evitando desconfortos fsicos e emocionais. Ao educador fsico, tambm depende o bem-nascer da criana, resultado do programa que ir aplicar a futura mame. Durante a gestao cabe ao Educador Fsico, transmitir-lhe segurana e tranqilidade, ajudando-a a entender e, principalmente, participando de todas as etapas, dificuldades e prazeres desta fase maravilhosa. 1. AVALIAO MDICA Antes de iniciar o programa de exerccios, a gestante dever ser encaminhada por seu obstetra a um exame de ultra-sonografia, avaliao cardiolgica, com eletrocardiograma e avaliao clnica geral, como palpao da tireide, bao, fgado, rins e outras recomendaes clnicas necessrias. S aps a liberao mdica, a gestante ir submeter-se atividade fsica, visando exerccios adequados ao seu perodo de gestao. O educador fsico dever anotar semanalmente o rendimento da gestante no programa de atividade fsica e comunicar imediatamente ao mdico sobre quaisquer alteraes significativas. 2. CUIDADO BSICO COM A FC MATERNA A F.C. materna dever ser preconizada com o limite mximo de 140 bpm ou respeitando a intensidade de 70% do VO2 max. Se no for possvel sua verificao direta, dever ser adotada a seguinte tabela: 220 - idade x 70% = zona de treinamento Uma freqncia cardaca materna elevada durante os exerccios pode causar um aumento na temperatura corporal fetal, proporcionando riscos e comprometimentos na integridade de seu desenvolvimento neurolgico. A FC dever ser mensurada com freqncia durante a realizao dos exerccios ou monitorizada com aparelhos especficos - tipo polar - onde os limites so prestabelecidos e, ao ser atingido, o monitor soa um alarme. Assim, a paciente reduz a intensidade do exerccio imediatamente, evitando possveis prejuzos sade fetal.

3. CUIDADOS COM A ADOO DAS POSTURAS DURANTE OS EXERCCIOS Esse um dos principais cuidados a serem tomados durante os exerccios, para que no se tornem prejudiciais ao sistema muscoesqueltico da gestante. Nunca devero ser realizados exerccios que favoream a acentuao das curvaturas da coluna vertebral lombar e dorsal da paciente, j que normalmente so acentuadas com a evoluo da gestao. Exerccios que exijam grandes amplitudes articulares devem ser evitados. Exerccios de quatro apoios (em solo) devem ser evitados. Cuidado com os exerccios abdominais, podemos fortalecer a musculatura abdominal sem exigir demais da gestante. O objetivo dos exerccios abdominais, est em auxiliar o parto. No est voltado diretamente para a esttica da mame. Exerccios realizados em p e em decbito dorsal podem ser realizados mas alternado com outros posicionamentos, evitando assim a hipotenso supina e a hipotenso postural. Com freqncia, o professor deve alertar a gestante quanto a postura correta na realizao dos exerccios, evitando assim possveis traumas articulares. 4. ALONGAMENTOS Devem ter como objetivo manter a tonicidade e relaxamento muscular, nunca o aumento da flexibilidade. Assim, devem ser evitados movimentos de insistncia (balano) ou que exijam grandes amplitudes articulares. 5. EXERCCIOS RESPIRATRIOS a) Respirao torcica profunda Expande o trax na sua poro superior. Este o padro respiratrio tpico ao final da gestao. Deve-se pratic-la com pouca intensidade. usada para conscientizar os padres respiratrios da gestante. TCNICA - Inspirar pelo nariz, lenta e profundamente, procurando, expandir somente o trax (o diafragma movimenta-se). Expirar lenta e suavemente

pela boca como se estivesse apagando uma vela.

b) Respirao abdominal Expande o trax na sua poro inferior. Pode favorecer com o rebaixamento diafragmtico, prises de ventre e estmulo das funes renais e intestinais. Favorece tambm o relaxamento. Padro respiratrio que dever ser adotado regularmente, principalmente em perodo de trabalho de parto, relaxando a gestante e melhorando sua oxigenao sangnea. TCNICA - Inspirar pelo nariz lenta e profundamente, procurando dilatar o abdmen. Expirar pela boca como se estivesse apagando uma vela, sentindo o movimento somente na regio abdominal e no na torcica. c) Respirao de bloqueio O treinamento desta tcnica durante a gestao, s dever ser iniciado aps o comeo do 4 ms, e interrompida quando houver possveis dilataes precoces do colo do tero e contraes uterinas espordicas. E no incio do 9 ms. TCNICA - Inspirar profundamente com respirao abdominal. Flexionar o pescoo aproximando-o ao peitoral. Expirar e contrair o abdmen pressionando o diafragma para baixo, como se estivesse fazendo o ar sair via vaginal. Com isso, o diafragma e a pina abdominal iro auxiliar o perodo expulsivo. 6. ALGUMAS ALTERAES ORGNICAS . Aumento do metabolismo basal; .

FONTE: http://www.programapostural.com.br/exercicios.html

You might also like