You are on page 1of 38

INFORMAES PRTICAS

INFORMAES PRTICAS

REAS INTERNAS

X
RUDOS

X
CONVERSAS PARALELAS

OBJETIVO
Os trabalhos em alturas elevadas representam um potencial para acidentes srios devido ao risco de queda livre. Quedas de alturas superiores a 1.80 metros provavelmente causaro leses srias, incapacitantes, permanentes ou mortes. Dessa forma, este procedimento tem por objetivo descrever os meios

atravs dos quais os riscos de acidente devido a quedas de


locais elevados sero reconhecidos, como as medidas de engenharia devero ser tomadas para evitar tais riscos, bem como as provises necessrias para o uso adequado de equipamentos de proteo de queda, sempre que isso se fizer necessrio.

CAMPO DE APLICAO
Nas dependncias e atividades da SMI no projeto salobo e Subcontratadas.

Preliminar de Tarefas.

Trabalhos em Locais Elevados: Trabalho em local elevado qualquer servio onde o executante, para alcan-lo/, precise subir a uma altura de acima de 1.80 m do solo ou sobre a linha dgua (sobre a beira do cais, per, ponds, lagos, lagoas), utilizando-se para isto de equipamentos/dispositivos apropriados, (escadas, andaimes, balancins, plataformas elevatrias, plataformas giratrias), em local onde no haja guardacorpo ou outra proteo fixa que impea a queda de uma pessoa, (servios em telhados). Os trabalhos em locais elevados, devido s caractersticas especficas onde ser realizado, precisam ter procedimentos formais que detalhem melhor as protees requeridas contra possveis quedas, tais como: plataformas elevatrias, plataformas giratrias, sky muncks. Caso estes equipamentos venham a ser utilizados os procedimentos devem ser emitidos e aprovados pelas funes autorizadas para tal, e que utilizem como critrio mnimo os parmetros deste procedimento, bem como o manual de instruo do fabricante, na utilizao e manuteno dos equipamentos. .

CAPACITAO: Os trabalhadores, para realizarem trabalhos em altura, devem passar por treinamento de capacitao conforme estabelecido nas Diretrizes de Capacitao da Valer e citados a seguir: Reconhecimento de Analise de Risco da Tarefa e/ou PRO de trabalho em altura Inspeo e utilizao de equipamentos de proteo individual (EPI) e equipamentos de proteo coletiva (EPC). Primeiros socorros ( Incluso no RAC 1 ) Ser treinado em RAC 1- Risco de Atividades Criticas de Trabalho em Altura Os trabalhadores envolvidos em resgate em trabalho em altura devero participar de treinamento especifico de resgate, conforme consta nas Diretrizes de Capacitao da Valer. Os profissionais que executam atividades de trabalho em altura devero ser aprovados no curso sobre preveno de riscos em trabalho em altura e a habilitao dever est dentro da validade conforme periodicidade definida na Estratgia Educacional da Valer RAC. A carga horria, o contedo programtico e a metodologia de avaliao do curso sobre preveno de riscos em trabalho em altura seguem a Estratgia Educacional da Valer RAC Os profissionais capacitados para trabalho em altura devem portar carto de identificao que explicite a validade da habilitao para a atividade crtica A obteno e manuteno do carto de identificao est submetida aprovao nos exames mdicos e treinamentos de capacitao.
.

DIREITO DE RECUSA O empregado deve ser formalmente informado sobre o Direito de Recusa ao Trabalho (RG-006-DECG). Trata-se de assegurar aos empregados o direito de recusa ao trabalho quando for identificada qualquer situao de risco grave e iminente de acidente.

INSTALAES E EQUIPAMENTOS Escada simples/extensvel: Comprimento mximo de 7 metros; O espaamento entre os degraus deve ser uniforme e no exceder 30 cm; No deve ser pintada; Possuir sapatas antiderrapantes; Sinalizao da carga mxima; Pea metlica em forma de m ou similar, fixada na parte superior, quando destinadas a servios em postes; Manter as condies originais do fabricante. A escada telescpica no deve ser estendida totalmente, devendo permanecer uma sobreposio de pelo menos 4 degraus, devendo ser travada e amarrada.

Escada tipo tesoura: Comprimento mximo de 6 metros; O espaamento entre os degraus deve ser uniforme e no exceder 30 cm; Possuir limitador de espao; No deve ser pintada; Possuir sapatas antiderrapantes; Sinalizao da carga mxima; Manter as condies originais do fabricante. Os degraus podem ser em material condutor;

Nota: No permitido o uso de escadas mveis metlicas (material condutor) para qualquer tipo de atividade. As escadas devem ser inspecionadas com o preenchimento da Lista de Verificao de Escadas, Rampas e Passarelas ou Similar.

Usar uma escada manual suficiente para o trabalho a ser realizado e colocar a escada de modo que o tamanho da base seja igual a um quarto da altura da escada e ultrapasse pelo menos 1 m do topo. As escadas manuais devem ser amarradas na parte superior para evitar deslocamento.
da altura da escada

As escadas plataforma devem atender aos seguintes requisitos: Degraus e plataformas construdas com material antiderrapante; Capacidade de carga visvel a distncia; Ps com estabilizador e sapatas antiderrapantes; Construdas ou revestidas em material no-condutor ou possuem placa indicativa de uso proibido para atividades com eletricidade"; Sistema de estabilizao/fixao quando construda com sistema de deslocamento; Guarda-corpo e rodap em ambos os lados e ao redor de toda a plataforma de trabalho.

ESCADA MARINHEIRO E ESCADA VERTICAL Devem ser construdas obedecendo aos seguintes requisitos: Possuir linha de vida vertical em toda a sua extenso, fixada em estrutura independente da escada Nos casos onde o acesso espordico (mximo 1 vez por semana) e a altura da escada no exceda 6 metros, facultativo o uso de talabartes duplos em substituio a linha de vida vertical Distncia entre degraus e a estrutura de fixao de, no mnimo, 12 cm; Para cada lance de, no mximo 9 m, deve existir um patamar intermedirio de descanso, protegido com guarda-corpo e rodap; Possuir gaiola protetora a partir de 2 m acima da base, at 1 m acima da ltima superfcie de trabalho, quando alcanar 6 m ou mais de altura; A inclinao de uma escada mvel deve ser tal que a distancia da sua extremidade inferior ao plano vertical de apoio no seja maior que 1/4 do comprimento da escada. Sinalizar a rea prxima ao local de colocao da escada e, se preciso isolar a rea. Somente usar escadas de comprimento suficiente, sendo proibido adicionar extenses improvisadas.

ESCADAS PROVISRIAS DE USO COLETIVO


obrigatria a instalao de rampa ou escada provisria de uso coletivo para transposio de nveis como meio de circulao das pessoas. As escadas de uso coletivo para circulao de pessoas e materiais devem ser de construo slida e dotadas de corrimo e rodap. Devem ser dimensionadas em funo do fluxo dos empregados, respeitando-se a largura mnima de 80 cm. A cada 2,90m de altura, elas devem ter um patamar intermedirio. Os degraus devem ser de altura uniforme, respeitando as normas tcnicas, de modo a evitar tropeos. Os patamares intermedirios devem ter largura e comprimento, no mnimo, iguais a largura da escada. As escadas provisrias somente podero ser utilizadas aps serem inspecionadas e liberadas.

RAMPAS E PASSARELAS A madeira a ser usada para construo de rampas e passarelas deve ser seca e de boa qualidade, sem ns ou rachaduras que comprometam sua resistncia, no deve haver sinais de deteriorao, devendo-se tambm evitar arestas vivas, farpas e pregos salientes, sendo proibido o uso de pintura que possa encobrir imperfeies. Nas passarelas metlicas, todas as grades do piso devem estar devidamente apoiadas e afixadas atravs das respectivas grapas, de modo a evitar que a grade escorregue ou saia do lugar. Caso alguma grade tenha de ser removida, criando um espao, este deve ser isolado com uma estrutura rgida (ex. tubos de andaimes) e devidamente sinalizada. expressamente proibido cobrir os vos criados com a retirada de grades, com pedaos ou tampas de madeira ou similar. As rampas e passarelas para circulao de pessoas e materiais devem ser de uma construo slida e dotadas de corrimos e rodaps, As rampas devem estar assentadas em apoios seguros e resistentes, devem ter largura mnima de 80 cm e serem providas de corrimo e rodap, de ambos os lados. Todas as rampas provisrias devem ultrapassar seus suportes de, pelo menos 15 cm (quinze centmetros). As rampas provisrias devem ser fixadas no piso inferior e superior, no ultrapassando 30 graus de inclinao em relao ao piso. Nas rampas provisrias, com inclinao superior a 20, devem ser fixadas peas transversais, espaadas em 40 cm, no mximo, para apoio dos ps. obrigatria a instalao de rampa ou escada provisria de uso coletivo para transposio de nveis como meio de circulao das pessoas. As rampas e passarelas somente podero ser utilizadas aps serem inspecionadas e liberadas.

ANDAIMES

O andaime deve ser tubular (no de encaixe) e apresentar os seguintes requisitos: Guarda-corpo, rodap, piso (plataforma de trabalho toda preenchida e livre), escada de acesso com linha de vida; sem rodzio (rodas); Dispositivo de fechamento do acesso plataforma de trabalho recompondo o guardacorpo ao redor de toda a plataforma; Fabricado em tubo de ao galvanizado, com braadeiras fixas e giratrias, com capacidades mnimas de carga de 750 kg e de 900 kg respectivamente, luva, base fixa e ajustvel, com capacidade mnima de carga de 2.000 kg, e dimensionado de modo a suportar as cargas de trabalho; Para as escadas de acesso ao andaime, os degraus devem ser montados com tubos cujo dimetro permita a empunhadura com firmeza, sem comprometer a capacidade de carga. Todas as bases do andaime devem ser apoiadas em sapatas metlicas. Todas as tbuas do piso devem ser de boa qualidade, sem estarem empenadas e devem ser montadas o mais juntas possvel, de modo a minimizar as frestas entre elas. O piso (plataforma de trabalho) deve ser nivelado, firme e rgido, capaz de suportar o peso dos trabalhadores. As tbuas devem ser presas em ambas s extremidades, por cima e por baixo, com os tubos transversais e grampos do prprio andaime, ou possuir batentes de limitao de movimento. No so aceitas amarraes com corda ou arame, bem como a justaposio das tbuas. Tbuas soltas, materiais, peas e ferramentas que possam causar tropeos e quedas no podem ser deixadas na plataforma de trabalho do andaime. Ao montar / desmontar andaimes, as ferramentas devem estar presas ao montador por tiras de couro ou cordel, para evitar que caiam.

Para montagem de andaimes, utilizar materiais e peas em bom estado de conservao, no utilizando, por exemplo, tubos amassados ou tortos, sujas de graxa / leo, braadeiras quebradas e/ou tbuas trincadas, empenadas ou com ns. Durante toda a montagem / desmontagem, os montadores devem usar cinto de segurana conectado a um ponto resistente. A montagem e manuteno de andaimes devem ser feitas unicamente por profissional capacitado. Para realizar trabalho em andaimes obrigatria a existncia de pontos resistentes e independentes do andaime que permitam ao trabalhador atracar o talabarte enquanto permanecer no referido andaime. proibido ancorar a estrutura do andaime em escadas metlicas, corrimo, guarda-corpo ou quaisquer outros pontos que no ofeream a resistncia necessria ou possa causar riscos a terceiros. Todos os materiais de construo de andaimes devem ser estocados em locais apropriados, de forma ordenada e segura. As tbuas e tubos quando no utilizados devem ser devidamente armazenados e empilhados de forma organizada. No permitido montar andaimes em local que interrompa acesso a equipamentos de combate a incndio, portas e sadas de emergncia. As atividades de montagem e desmontagem de andaimes prximos redes eltricas, devem ser precedidas de APT - Anlise Preliminar de Tarefa (RG-0002DECG).

No permitido, sobre estrados de andaimes, a utilizao de escadas ou outros meios para se atingir lugares mais altos. As estruturas dos andaimes com altura superior a 04 vezes a menor dimenso da base de apoio devem ser mantidas estaiadas (amarradas). Nas subidas para trabalho vertical em qualquer andaime acima de 1,8 m de altura, o trabalhador deve fazer uso de cinto de segurana com talabarte, devidamente atracado em trava-quedas preso linha de vida. No devem ser apoiados pesos (tubos, peas pesadas, equipamentos) sobre a estrutura, piso ou guarda corpo dos andaimes. tambm proibido ancorar na estrutura dos andaimes equipamentos para iar, tracionar ou causar deformaes, tipo tifor, talhas ou similares. A plataforma de trabalho deve ter proteo superior, sempre que houver risco de queda de material sobre ela (trabalhos sobrepostos) ou priorizao das atividades. Os andaimes devem possuir indicao da carga mxima de trabalho. O andaime deve receber uma placa indicando sua condio: Liberado (verde) ou interditado (vermelho) e Em Montagem (laranja). Os andaimes devem apresentar condies adequadas de estabilidade, devendo ser inspecionados conforme critrios definidos na Lista de Verificao de Andaimes.

O andaime sendo aprovado aps inspeo, deve receber a placa de Liberado (verde), com registro dos responsveis pela inspeo e liberao. Caso no seja aprovado, o andaime deve receber a placa de Interditado (vermelha) e seu uso fica rigorosamente proibido. Quando um andaime estiver em fase de montagem, desmontagem, sendo modificado ou reparado, deve receber a placa Em Montagem (laranja) e, nesses casos, somente os montadores autorizados tm o acesso ao andaime. As placas devem ser afixadas junto a todos os acessos do andaime, constituindo falta grave remover ou alterar as placas sem expressa autorizao do responsvel. Realizar inspeo dos andaimes e plataformas sempre antes de utiliz-los; O acesso aos andaimes em montagem deve ser limitado equipe responsvel pelo servio; Verificar perigo de contato do andaime com rede eltrica ou outros equipamentos energizados. Todo andaime deve possuir proteo lateral e rodap. Sinalizar e isolar a rea onde o andaime ser montado. Quando necessrio, devem ser instalados dispositivos sinalizadores contra impactos de veculos. O andaime deve ser apoiado em base firme e rgida. No apoi-lo sobre terreno ou objetos instveis como tijolos, blocos ou pedaos de madeira.

Avaliar as condies do solo e providenciar base de apoio com pranches e/ou chapas de ao, visando evitar o afundamento e/ou a inclinao do andaime. A fixao ou interligao das peas dos andaimes deve ser feita com dispositivos prprios (braadeiras, luvas, pinos e contra-pinos) sendo terminantemente proibido improvisaes com arame, cordas ou peas que no fazem parte de sua composio. proibido o deslocamento da estrutura dos andaimes com os trabalhadores sobre os mesmos; Quando no for possvel a fixao do andaime em uma estrutura ou ponto de ancoragem deve-se estaiar o andaime com cabos de ao devidamente fixados ou por tubos rgidos nas quatro direes opostas. A subida e descida das plataformas dos andaimes somente devem ser efetuadas com a utilizao das escadas do mesmo.

Nota especial: Para trabalhos em subestaes eltricas em que seja indispensvel a realizao de atividades com circuitos parcial ou totalmente energizados podem ser utilizados andaimes de material no metlico com caractersticas de resistncia mecnica distintas das estabelecidas acima, desde que sejam atendidos os seguintes requisitos: Projeto elaborado por profissional habilitado que comprove a estabilidade e resistncia do conjunto; Rigidez dieltrica em conformidade com a classe de tenso dos equipamentos eltricos; Fabricados em conformidade com normas tcnicas.

PLATAFORMAS ELEVATRIAS A plataforma elevatria (tesoura standard, tesoura todo-terreno (TD), telescpica, mastro vertical, articulada, unipessoal e rebocvel) deve possuir os seguintes requisitos: Indicao da capacidade de carga e alcance mximo visvel a distncia; Cones refletivos para sinalizao horizontal da localizao da mquina; Sistema de controle de descida de emergncia; Aviso sonoro e visual de translao; Dispositivo antibasculante e limitador de carga; Fixaes para cinto de segurana na plataforma; Sistema de travamento/frenagem das rodas quando em operao; Sistema de estabilizao automtica a ser utilizado precedentemente subida da plataforma; Plataforma operacional com piso em material antiderrapante. A chave de partida de plataformas elevatrias no deve ficar na botoeira ou dispositivo de partida da mquina, mas sob responsabilidade do operador. As Plataformas Elevatrias somente podero ser utilizadas aps serem inspecionadas e liberadas, conforme critrios definidos na Lista de Verificao de Plataforma Elevatria. Os operadores de plataforma elevatria devem portar o carto de identificao conforme modelo de Carto de Identificao (anexo 4) ou passaporte, a critrio da Equipe de Segurana da Vale.

Os EPIs devem ser inspecionados e identificados com a cor do ms ou similar, conforme PRO-0111-GASSS.

EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL E COLETIVA A definio, distribuio, uso inspeo e controle dos EPIs devero estar em conformidade com o PGS-0101-DIPL - Diretrizes e Responsabilidades sobre Equipamento de Proteo Individual. Os EPIs utilizados devero estar cadastrados no catlogo de EPIs, homologados pela Vale;

CINTO DE SEGURANA TIPO PRA-QUEDISTA

O cinto de segurana tipo pra-quedista deve atender aos seguintes requisitos: Estar cadastrados no catlogo de EPIs, homologados pela Vale; Confeccionado em material sinttico, com linhas e costuras em material sinttico com cores contrastantes ao material bsico para facilitar a inspeo. Em caso de atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens,o cinto deve ser confeccionado em fibra para-aramida; possuir argolas no dorso para trabalhos em geral, ponto para fixar trava-quedas de linha de vida vertical, argolas laterais com proteo lombar para trabalhos de posio (eletricista), ponto de ancoragem no ombro para trabalhos de espao confinado e resgate; Carga esttica mnima de ruptura do cinto de segurana ou travesso de 2.268 kg. terminantemente proibido usar qualquer tipo de cinto de segurana como base / apoio de sustentao para realizao de trabalhos inclusive em altura, exceto em casos de trabalhos em taludes e limitao. No permitido o uso do cinto de segurana tipo abdominal. Os cintos de segurana devem ser usados exclusivamente como EPI, devendo sempre serem inspecionados pelo usurio antes do inicio dos trabalhos. Se no existir ponto de amarrao para o cinto de segurana dever ser instalado um cabo guia ou de segurana ou um olhal que servir de suporte o cinto de segurana.

TALABARTE DUPLO O talabarte duplo deve atender aos seguintes requisitos: Estar cadastrados no catlogo de EPIs, homologados pela Vale; Fabricado em fibra sinttica (exceto nilon), com mosqueto e trava dupla de segurana. Em caso de atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens, o talabarte deve ser confeccionado em fibra para aramida; Capacidade mnima para suportar carga de 2.268 kg; Comprimento mximo de 1,6 m; Possuir absorvedor de energia; Deve ser fixado acima do nvel do ombro; Mosqueto com abertura mnima de 53 mm. As ancoragens de talabarte duplo devem ser feitas em ponto externo estrutura de trabalho, salvo em situaes especiais tecnicamente comprovadas por profissional habilitado. Nas situaes especiais, deve ser elaborado por profissional habilitado projeto que comprove a estabilidade e resistncia do conjunto. Os talabartes devem ser inspecionados pelo usurio antes do inicio dos trabalhos. Nota especial: Na plataforma elevatria, o talabarte do cinto de segurana deve ser ancorado no local estabelecido pelo fabricante. O talabarte duplo deve ser usado exclusivamente como equipamento de proteo individual.

TRAVA-QUEDAS O trava - queda deve atender aos seguintes requisitos: Fora de frenagem inferior a 6 kN (Placa de identificao).; Indicador de fim de vida til (Placa de identificao).; Mosqueto giratrio 360 para que no haja toro do cabo; Mola de proteo antitravamento. O trava-quedas ancorado em ponto fixo deve ser instalado sempre a uma distncia de, no mnimo, 70 cm acima da cabea do trabalhador e ter seu ponto de ancoragem com capacidade de carga superior a 1.500 kg. O deslocamento horizontal do trabalhador, em relao ao centro do aparelho no deve ser superior a 1/3 da distncia entre o ponto de ligao do cinturo e o solo. Caso contrrio utilizar obrigatoriamente a linha de vida. O trava-quedas mvel deve possuir dupla trava de segurana e travamento simultneo em dois pontos da linha de vida.

LINHA DE VIDA

As linhas de vida verticais e horizontais devem atender aos seguintes requisitos: Indicao de capacidade mxima de carga; Proteo contra atrito e, quando necessrio, fabricada em material resistente a altas temperaturas. A ancoragem da linha de vida deve ser feita em ponto externo estrutura de trabalho. Nos casos especiais, onde comprovada por profissional habilitado impossibilidade de ancoragem em ponto externo, deve ser feito um projeto especfico que comprove a resistncia e estabilidade do conjunto. Para linhas de vida verticais, a capacidade de carga mnima deve ser de 1.500 kg por pessoa e por ponto de ancoragem. Para linhas de vida horizontais, a capacidade de carga deve ser definida considerando-se o somatrio dos esforos envolvidos.

GUARDA-CORPO O guarda-corpo deve ser utilizado como proteo contra queda de altura e atender aos seguintes requisitos: Instalaes provisrias: Parte superior do parapeito a 1,2 m acima das reas de trabalho ou circulao; Travessa (parapeito intermedirio) de 0,7 m acima das reas de trabalho ou circulao; Rodap de altura mnima de 20 cm; Possuir resistncia mnima a esforos concentrados de 150 kgf/m no centro da estrutura; Instalaes permanentes: Parte superior com no mnimo 0,9 m acima das reas de trabalho ou circulao; Rodap de altura mnima de 20 cm; Possuir resistncia ao esforo horizontal de 80 kgf/m2 aplicado no seu ponto mais desfavorvel.

PERMISSO DE TRABALHO
Para todo trabalho acima de 1,8m deve ser emitida PT Permisso de Trabalho. A Permisso de Trabalho deve ser emitida no local de trabalho somente aps a consulta a este procedimento e elaborao da APT - Anlise Preliminar da Tarefa (RG0002-DECG) com todos os envolvidos. Na mudana de turno/equipe de trabalho, deve-se dar baixa, nas permisses para trabalho (PT), relativas s atividades de todas as equipes envolvidas que esto encerrando sua participao e emitir novas PT para a continuidade dos servios, ou ento revalidar as PT iniciais. Nenhum trabalho em altura deve ser efetuado sob ventos fortes ou condies climticas adversas tais como tempestades com descargas atmosfricas. Em caso de chuva ou rea molhada, cabe ao supervisor avaliar as condies e decidir se o local est seguro para efetuar o trabalho. No havendo condies seguras, o trabalho deve ser paralisado. A Permisso de Trabalho deve ser formalmente revisada em caso de chuva. Devem ser analisadas as seguintes condicionantes para emisso da permisso de trabalho: Ocorrncia de descargas atmosfricas (raios), ventos fortes, chuva intensa, neve, iluminao inadequada, poeira e rudo excessivo; Proximidade e contato com a rede eltrica energizada; Isolamento e sinalizao de toda a rea; Condies inadequadas dos executantes e dos equipamentos; Piso irregular ou de baixa resistncia. Todos os equipamentos e sistemas de proteo devem ser inspecionados antes do incio das atividades e substitudos em caso de deteco de anormalidades como: deformao, trinca, oxidao acentuada; rachaduras, cortes, enfraquecimento das molas e costuras rompidas.

EMPREGADOS Comunicar ao Supervisor toda e qualquer situao de risco para sua segurana e sade ou de terceiros, que sejam do seu conhecimento. Na dvida parar ou no iniciar as atividades e/ou utilizar o Direito de Recusa. Conhecer e cumprir os procedimentos de segurana especficos da tarefa e tambm requeridos na PT. Inspecionar, usar e manter os EPI / EPC em bom estado de conservao, bem como todos os equipamentos de resgate. Somente utilizar escadas que possuam etiquetas de aprovado para uso; Comunicar ao superior imediato qualquer defeito detectado em equipamentos de proteo de queda; No utilizar escadas metlicas para trabalhos que envolvam riscos eltricos; Obedecer a sinalizao de segurana das reas no que se refere a este procedimento; Zelar pela manuteno e conservao dos equipamentos de proteo de queda; Inspecionar os equipamentos de proteo de quedas antes do seu uso; Cumprir com todas as exigncias relacionadas Permisso para Trabalho em Altura (PTE).

Trabalho em Locais Elevados:


Somente pessoas consideradas aptas para trabalhar em locais elevados, conforme Atestado de Sade Ocupacional (ASO), devem ser designadas para o trabalho. Dever ser realizado APTS antes do inicio das atividades. As pessoas em tratamento mdico que fazem uso de medicamentos que possa alterar seu estado fsico/psicolgico, devem ser impedidas de executarem trabalhos em locais elevados. No so indicados para a funo trabalhadores com bronquites, insuficincias respiratrias, problemas cardacos e de circulao perifrica, artroses, reumatismo, perda de memria, diabetes descompensadas, epilepsia, hipertenso, arteriosclerose, alcoolismo crnico, deficincia de viso ou audio, vertigens, tonturas, enjos. Deve ser selecionado os meios de acesso mais adequados para o tipo de trabalho a ser executado. Para isto, dentre outros parmetros, considerar as instrues constantes no procedimento executivo para Uso de Escadas Portteis, Plataformas Elevadas, Andaimes no contedo. Os trabalhos em locais elevados pelas suas caractersticas especficas onde ser realizado necessrio a avaliao dos riscos e requer procedimentos escritos e que estejam disponveis para treinamento e conhecimento de todos os envolvidos. Utilizar obrigatoriamente o cinto de segurana em quaisquer trabalhos acima de 1.80 do solo. Aplicar as Medidas de proteo contra Quedas de Altura de acordo com a real necessidade. Para qualquer trabalho em altura em que os ps do trabalhador fiquem a uma distncia igual ou maior que 1.80 metros do cho, e mesmo que existam provises para preveno de quedas, obrigatrio o uso de proteo de queda. proibido usar qualquer tipo de equipamento de guindar como suporte/apoio de elevao de pessoas para atividades de trabalho em altura.

Procedimento para uso de Andaimes


Qualquer andaime devera ser montado por pessoal habilitado e qualificado. Uma vez montado a estrutura do andaime, um colaborador autorizado da rea objeto do servio, dever ser chamado ao local para preencher a PTE ou a Lista de Verificao e abordar e discutir todas as medidas de segurana juntamente com o(s) executantes(s) do servio, conforme PRO 005 e INS 0021 DECG Anexo RAC 01. Os seguintes pontos sero considerados na montagem dos andaimes: A superfcie onde o andaime ser instalado dever ser rgida; Andaime dever dispor de uma escada para permitir subida; O andaime dever possuir amarrao na diagonal; O andaime dever dispor de uma guarda-corpo no seu andar de trabalho; O andaime dever possuir um rodap no seu andar de trabalho; O andaime dever dispor de sapatas muito rgidas; As peas do andaime devero estar em bom estado de conservao, no apresentando oxidao; O andaime dever dispor de sistema trava quedas; Os trabalhadores devero utilizar cinto de segurana ao chegar na altura onde o trabalho ser realizado (andar de trabalho); Caso o andaime a ser montado possua altura superior a 4 metros, ser obrigatria a utilizao de linha de vida vertical para a(s) pessoa(s) montando o andaime;

Inspeo e Utilizao dos cintos de segurana

Cinto de Segurana tipo pra-quedista Os cintos de segurana tipo pra-quedista devem ser ancorados a um ponto acima da linha dos ombros do usurio e se limitar a aplicaes onde o potencial de queda livre no exceda 1,80 m (um metro e oitenta centmetros). Queda livre definida como trecho que o corpo do trabalhador cair at que haja o impacto da parada, quando ento ele estar seguro pelo cinto. Quanto mais alto estiver o ponto de fixao, menor ser distncia da queda livre. Os trabalhadores devem utilizar pontos de fixao altos o suficiente para evitar qualquer folga desnecessria dos talabartes. Os talabartes devem ser usados somente com cintos de segurana do tipo praquedista/alpinista que tenham um anel-D traseiro centralizado entre as omoplatas. Nunca use um talabarte com anel D frontal. Os sistemas de posicionamento, tais como os tirantes para posicionamento em postes, devem ser conectados somente aos anis-D laterais (posies 3 e 9 horas). Os cintos com anel-D frontal (posio 10 horas) devem ser usados somente com sistemas de subida (durante subida e descida). Ao utilizar os talabartes em Y (com dois pontos de ancoragem disponveis) ou dois talabartes simples presos ao ponto de ancoragem (somente quando isto for permitido pelo fabricante do equipamento), deve-se sempre conservar um dos pontos preso a um ponto de ancoragem, ou seja, manter-se preso a um ponto de ancoragem o tempo todo, durante o trabalho em local elevado. Antes de cada uso os cintos e acessrios devem ser inspecionados visualmente pelos usurios quanto a:

Alteraes visveis no tecido, tais como desgastes causado por atrito/abraso, sinais de encolhimento do tecido, sinais de queimadura do tecido, sinais de contaminao com tintas ou solventes, sinais de contaminao por produtos qumicos, costura que estejam se desmanchando. Indicao de ferrugem, pontas cortantes ou rachaduras em todas as peas de ao, ou deformaes e desgastes visveis destas peas. Indicaes de falhas nos sistemas de travamento dos mosquetes (os mosquetes precisam estar operando suavemente, fechar e travar automaticamente para efetiva proteo da vida). Caso os mesmos no fechem automaticamente, devem ser imediatamente retirados de servios e descartados. Indicao da vida til do talabarte. Existe uma etiqueta com data de fabricao impressa no talabarte. Caso no exista, ento este item no se aplica, ficando a vida til do talabarte vinculada as suas condies visuais na inspeo. Sendo detectado quaisquer sinais de comprometimento, retire o cinto de segurana de uso, substituindo-o por um em boas condies. Vista o cinto de segurana corretamente, certificando-se que as fivelas esto travadas e o cinto ajustado no corpo. Coloque o talabarte com a parte do absorvedor de choque voltada para o corpo. O engate do mosqueto deve ficar totalmente fechado e a trava do bloqueador devidamente posicionada. Jamais confie no som do mosqueto fechando no anel-D; sempre verifique visualmente (ou pea algum para faz-lo) a fim de assegurar que esteja preso.

O talabarte deve ser ancorado em um ponto cuidadosamente escolhido quanto a sua resistncia em suportar peso, e estar localizado acima da linha de seus ombros. Nunca amarre o cinto de segurana em estruturas que podem desabar. Certifique-se de que o ponto de ancoragem no tem arestas que possam cortar o tecido/corda do talabarte. No passe o talabarte em volta de estruturas, pois o dobramento da tira em volta de salincias pode reduzir sua fora de tenso em mais de 50% (cinqenta por cento). Jamais aumente o comprimento do talabarte prendendo dois talabartes juntos, ou seja, fixando em talabarte de outros colaboradores. Caso o talabarte seja ancorado em uma linha de vida, ento a mesma dever estar calculada para suportar o peso do nmero de usurios da mesma. Nunca diminua o comprimento do talabarte com ns. Os ns reduzem a resistncia do tecido em 50% (cinqenta por cento) ou mais. Nunca aumente o comprimento do talabarte por meio de quaisquer artifcios. Lembre-se de que o cinto tipo pra-quedista projetado para segurar uma queda livre de 1,80 m (um metro e oitenta centmetros). Para trabalhos sobre caminhes, calotas esfricas, tetos de tanque, que no possuam guarda corpo, a fixao do cinto deve ser cuidadosamente avaliada, antes do incio dos trabalhos. O cinto de segurana e seus acessrios no devem entrar em contato com fontes de calor (peas quentes, fascas, chamas) nem com solventes ou tintas. Em caso de atividades envolvendo altas temperaturas e soldagens,o cinto deve ser confeccionado em fibra paraaramida Todo o sistema, inclusive o ponto de fixao, deve ser verificado por uma pessoa qualificada, de forma a se certificar de que o mesmo oferecer a proteo adequada. Para trabalhos realizados com movimentao vertical em andaimes suspensos de qualquer tipo deve ter trava-queda de segurana acoplado ao cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana independente. Nunca faa reparos/manuteno nos cintos e nos componentes. Retire-se de servio.

Inspeo prvia dos Equipamentos de Proteo de Queda

Todo equipamento de proteo de quedas deve ser inspecionado antes do seu uso, pelo prprio usurio do equipamento. Os equipamentos que devero ser Inspecionados so os seguintes: escadas, andaimes, cintos tipo pra-quedista, talabartes, linhas de vida, dispositivo trava-quedas. A inspeo deve incluir uma avaliao da integridade fsica de cada parte do equipamento em busca de rachaduras, corroso e outros sinais de fadiga dos materiais. No caso de uso de cintos tipo pra-quedista, o usurio deve levar em considerao que uma boa proteo de quedas depende de trs aspectos: Suporte no corpo (cinto de segurana), meios de conexo (talabarte, linhas de vida) e pontos de ancoragem (ponto de fixao em estrutura rgida e estvel).

Lembre-se: Quando adquirimos o hbito de trabalhar conforme as normas de segurana e estamos sempre atentos para no cometermos atos inseguros, podemos evitar srios acidentes. Pense nisso!

OBRIGADO A TODOS

You might also like