You are on page 1of 11

AS TRADICIONAIS NOES DE PBLICO E PRIVADO NO MUNDO CONTEMPORNEO

Helena de Lima Marinho (*) Rosane Costa Nbrega (**)

(*) Filosofia Lic. (UECE), Especializao em Adm. Escolar (UVA), Mestranda em Polticas Pblicas e Sociedade (UECE). * (**) Enfermagem (UFC), Especializao em Sistemas Locais e Sade (Escola de Sade Pblica do Cear), Mestrado em Polticas Pblicas e Sociedade (UECE), Assessora de Recursos Humanos (CIDH).

RESUMO
O artigo analisa as esferas do pblico e do privado no processo de formao da sociedade brasileira, tendo como intuito pontuar as principais questes que as envolve, buscando dar nfase insero do tema em sua viso social e histrica. Conclumos apontando as ambigidades dessas duas esferas e sugerimos a necessidade de um esforo coletivo para que a cidadania e a democracia se expressem concretamente, com a mesma correspondncia da retrica.

ABSTRACT
The article analyzes the public and the private sphere, in the process of formation of the Brazilian society, tends as intention to punctuate the main subjects that it involves them, trying to give enphases to the insertion of the object in its social and historical. We conclued pointing to the ambiguities of these spheres and we suffested to the necessity of on collective effort in order to the citizenshipand the democracy can Express correcthy with the some relation to the rhetoric.

RESUMEN
El artculo analisa las esferas del pblico y del privado, en el proceso de formacin de la sociedad brasilea, tiende como la intencin para puntuar los asuntos principales que los involucra, buscando dar nfasis a la insercin del tema em su visin social e historica. Concluimos apuntando ls ambigedades de ejas dos esferas y surgerimos la necesidad de un esfuerzo colectivo a fines que la ciudadania y la democracia tengan una expressin concreta, con la misma correspondencia de la retrica.

Palavras-chave: esferas pblica e privada, coletivo, cidadania, democracia.

Keywords: sphere public and private, collective, citizenship, democracy.

Palavras llaves: esferas pblico y privado, colectivo, ciudadania, democracia.

1. INTRODUO

A leitura dos autores aqui referenciados (Chau, Damata e Srgio Buarque)1 nos conduziu a anlise de que alguns mitos nas esferas do pblico e do privado so cultivados, e que isto requer de ns estarmos revertendo o processo. Nosso enfretamento a muitas questes levantadas neste artigo apela reflexo sobre a importncia do compromisso tico-poltico no cotidiano das prticas da sociedade por uma cidadania plena. Ainda temos muitos desafios a serem enfrentados, dentre os quais: A organizao e preparao de lideranas populares, a fim de trabalharem em torno de suas comunidades, isso proporcionaria ao povo a compreenso e superao dos equvocos e da tenso entre o pblico e o privado, levando-o a traar diretrizes que produzissem a conscincia da cidadania ativa e permitissem confluncias concretas e conscientes de todos os setores da sociedade civil. Dessa forma, poderia-se construir pontes que possibilitariam as articulaes desse processo com maior participao e responsabilidade social.

2. NAS TEIAS DE RELAES: PBLICO X PRIVADO

Historicamente, desde a formao da polis grega (sc. VIII a.C) muito provvel que o surgimento da cidade-estado e da esfera pblica tenha ocorrido, de certa forma, em dependncia da esfera privada, da famlia e do lar. A esfera familiar, o espao pr-cvico, funciona como meio para criar condies do outro, no espao poltico-pblico e no espao social, tanto individual, quanto da sociedade. Neste contexto, aonde os indivduos se renem em torno dos costumes, crenas e preconceitos, as tradicionais noes de privado e pblico no respondem s condies do mundo contemporneo, aonde estas idias, geralmente, se confundem. A viso de mundo, os objetivos da vida social, a capacidade de interveno na realidade fazem parte da interface do pblico. Nas teias de relaes, aonde se cruzam os espaos domstico-social e

A leitura destes trs autores foi tomada como base para a elaborao deste artigo

poltico, vivemos e interagimos nas questes contemporneas, que sofrem resistncias, dos valores arraigados mantidos por um sistema privado, pblico e religioso, que precisam ser transformados. Segundo DAMATTA:

(...) O discurso dominante muito mais da rua que da casa. Vindo da rua, ele vem sempre dos seus componentes legais e jurdicos. A fala dos subordinados muito mais o idioma da casa e da famlia, e assim, sempre vazado de conotaes morais e de um apelo aos limites morais da explorao social. J os sacerdotes e os luminares do povo produzem sempre uma leitura renunciaria, um discurso de fora do mundo, deste mundo que eles dizem conhecer to bem, posto que precisamente esse conhecimento e esse saber pela vida que os legitima como lderes... Por tudo isso, no ser mesmo extico que esta sociedade seja to fortemente motivada e tematizada pelas relaes e pelas possibilidades de inventar pontes entre esses espaos (1997: 22).

Em consonncia com o autor aqui citado, podemos espreitar tambm a questo da categoria cultura, que nos possibilita inter-relacionar os espaos sociais, mbitos no qual os seres humanos se apresentam como atores, adquirindo conscincia crtica (histrica, cultural, social e poltica). O contexto familiar, de certa forma no Brasil, formado por uma cultura poltica predominantemente oligrquica2 e excludente, resultado de um processo histrico em superao, obstruiu a organizao de necessrios e fortes canais e instrumentos de participao popular. Estes eram substitudos pelos enganosos encantos do fisiologismo3, do paternalismo4 e do mandonismo, que produziam solues pessoais fceis, gerando dependncia em seguidas geraes, destruindo o sentido do poder pblico, e, principalmente, tornando as pessoas, elas prprias, convencidas da sua natural incapacidade para resolver seus problemas e especialmente, de se articularem com outras, para tratarem de assuntos de interesses comuns.

Refere-se ao perodo republicano brasileiro (mais precisamente repblica velha) onde reinaram os bares do caf, que vai de 1889, isto , da Proclamao da Repblica a 1930, que marcado pela ascenso de Getlio Vargas. Foi um contexto histrico caracterizado pela forma de governo em que o poder estava na mo de um pequeno grupo de indivduos ou de poucas famlias. 3 Onde no havia interesse com o plano da tica (juzos de valores ou julgamentos morais) e que, priorizava cumprimento de regras e normas que eram institucionalmente determinadas. 4 Estrutura social onde o patriarca, que visto como o chefe da famlia, quem conduz as relaes existentes no mbito familiar. Esta postura ainda se encontra presente em nossos dias.

A sociedade brasileira(a partir de sua colonizaosc. XVII) tem portanto, uma histria marcada pelo autoritarismo e pela excluso. Desde a sua origem, a diviso entre cidados e no-cidados marcou as relaes socais no pas. Ao longo dos anos e das lutas populares pela cidadania muitas conquistas foram alcanadas, particularmente no plano dos direitos civis e polticos. Mas, a cidadania inclui, alm dos direitos civis e polticos, os direitos sociais. Os direitos sociais se referem a condies de vida e trabalho e ao acesso a bens e servios reconhecidos pela sociedade como mnimos e indispensveis a uma vida digna. Ressalta HOLANDA que:

No Brasil, onde imperou, desde tempos remotos, o tipo primitivo da famlia patriarcal, o desenvolvimento da urbanizao que no resulta unicamente do crescimento das cidades, mas tambm do crescimento dos meios de comunicao, atraindo castas reas rurais para a esfera de influncia das cidades ia acarretar um desequilbrio social, cujos efeitos permanecem vivos ainda hoje (1995: 145).

Sendo a famlia o lcus vivendi das pessoas, seria o stio real e ideal para a construo e garantia da cidadania de homens e mulheres. Cidado e Cidad relacionam-se diretamente a ativa participao na dinmica social da cidade, entendida como o espao pblico para as decises coletivas. A linha divisria entre as esferas do pblico e do privado inteiramente difusa, na era moderna. Como sublinha ARENDT:

O pensamento cientfico que corresponde a esse nova concepo, j no a cincia poltica e sim a economia nacional ou a economia social as quais indicam uma administrao domstica coletiva (1988: 91).

A profunda conexo entre o privado e o pblico, corre o risco de ser hoje mal interpretada em razo do moderno equacionamento entre a propriedade e a riqueza de um lado e a pobreza, de outro. Portanto, estamos falando de uma coisa que no depende s da lei. Assim por estar tambm no

plano da tica e no econmico depende, principalmente, de transformaes da viso do mundo e do comportamento das pessoas, atravs da cultura e da educao para mudar a maneira como essas pessoas se relacionam entre os diversos grupos sociais.

3. CULTURA DIREITOS

DE PRIVILGIOS

X CULTURA POLTICA DE

No basta, pois, trabalhar a superao da cultura de privilgios pela cultura poltica de direitos como processo de construo da cidadania e da democracia. preciso e imprescindvel, que isto ocorra no seio da sociedade civil, produzindo organizaes populares legitimas, fortes, independentes e competentes, na luta por seu objetivo nuclear: A Democratizao da Sociedade, para democratizar o poder poltico, produzindo a conscincia da cidadania ativa. Como salienta DAMATTA:

(...) A Sociedade englobada pelo eixo das leis impessoais (e pelo mundo da rua), ficando o domnio das relaes pessoais (a provncia da casa) totalmente submerso diria, e quando trato da cidadania neste livro discuto outros aspectos desta questo, que quando a casa englobada pela rua vivemos freqentemente situaes crticas em geral autoritrias (1997: 18).

O espao poltico-pblico , portanto, a esfera de lutas passionais dos interesses das classes sociais. O Pblico e o Privado submergiram na esfera social, e estamos em posio bem melhor para compreender ambas essas esferas de forma mais clara. No entanto para que o atual movimento social se direcione para a admisso de todos os indivduos esfera pblica e a plena cidadania se concretize, preciso um investimento que tenha como objetivo primordial a transformao da sociedade para uma vivncia mais contempornea dessas interfaces do privado e do pblico. Na viso de DAMATTA:

(...) Pouco sabemos sobre esse sistema, e ainda no entendemos bem sua lgica. Sabemos porm, que sua pedra de toque a capacidade de relacionar e de assim criar uma posio intermediria, posio que assume a perspectiva de relao e que se traduz numa linguagem de conciliao, negociao, gradao (1997: 93).

Em suma, as mudanas entre as relaes confusas e obscuras entre o Pblico e o Privado, no derivam apenas dos mecanismos que as possibilitem harmonizarem-se, mas, principalmente, das possibilidades de uma compreenso mais clara dessas esferas pela populao, aonde o patrimnio pblico seja compreendido como um equvoco a ser superado, aonde atue um consciente e eficaz controle popular que possa conduzir a sociedade democracia. Como enfatiza CHA:

Estruturada a partir das relaes privadas, fundadas no mando e na obedincia, disso decorre a recusa tcita (e s vezes explcita) de operar com os direitos civis, e a dificuldade para lutar por direitos civis, e a dificuldade para lutar por direitos substantivos e, portanto, contra formas de opresso social e econmica: Para os grandes, a lei privilgio; para as camadas populares, represso (2000: 90).

O Poder patriarcal (vida privada) instaurou um espao de legitimidade de princpios de dominao difcil de ser transposto, criando um abismo e dificultando a construo de pontes para atravess-lo, j que por dcadas o povo se acostumou a aceitar os direitos sociais como privilgios de alguns, impossibilitando a equidade social.

4. ENTRE A TREVA DA VIDA ESPLENDOR DO PBLICO

DIRIA

GRANDIOSO

O abismo que os antigos tinham que transpor diariamente, a fim de transcender a estreita esfera da famlia e ascender esfera da poltica, faz-se ainda notrio na contemporaneidade. um processo que apenas se inicia na sociedade brasileira, onde a classe dominante patriarcal por excelncia, exclui uma parcela enorme da populao, e define as relaes polticas entre as camadas sociais, o

acesso ao poder poltico, o acesso cultura, s cincias e as artes; ficando o Brasil, um pas to gravemente assinalado pelas profundas cicatrizes das desigualdades e das injustias que nos levaram a ausncia de cidadania e de democracia, produzindo-se a polmica e cruel cifra de 35 milhes de miserveis, excludos de direitos fundamentais como o de trabalhar, comer, estudar ou ter acesso a um sistema de sade pblica. Para transpormos esse abismo, temos que compor novos sujeitos polticos e sociais, que sejam atores sociais que atuem e ajam, participem das decises que nos afetem, que lutem para determinarem quais so seus direitos e exijam o que for necessrio para que possam usufru-los. Compor esses sujeitos faz-los compreender suas razes, e equvocos arraigados por sculos de relaes sociais estruturadas a partir de relaes privadas fundadas no patrimonialismo. Como analisa HOLANDA:

O Estado no uma ampliao do crculo familiar e, ainda menos, uma integrao de certos agrupamentos, de certas vontades particularistas de que a famlia o melhor exemplo. No existe, entre o crculo familiar e o estado, uma gradao, mas antes, uma descontinuidade e at uma oposio. (...) S pela transgresso da ordem domstica e familiar, que nasce o Estado e que o simples indivduo se faz cidado, contribuinte, eleitor, elegvel, recrutvel e responsvel, ante as leis da cidade (1995: 141).

Na Grcia Antiga, bero da democracia direta, s era cidado o que participava ativamente dos negcios do Estado. Aquele que no participava ativamente nos negcios do Estado, aquele que no participava da vida pblica, o escravo e a mulher, por exemplo, no tinham o status de cidado. Cidadania entendida como participao, surge com a revoluo francesa. H mais de dois sculos pode ser identificada no pensamento de Rousseau, para quem a principal diferena entre o cidado passivo e o ativo era justamente a participao em todos os assuntos que diziam respeito ao interesse comum. A passagem da sociedade, a ascenso da administrao caseira, de suas atividades, seus problemas e recursos organizacionais do sombrio interior do lar, para a luz da esfera pblica, no apenas diluiu a antiga diviso entre o privado e o pblico, mas tambm alterou o significado dos dois termos e a sua importncia para a vida do indivduo e do cidado.

Estas transformaes abriro novos espaos de participao poltica pblica, instituindo o cidado como portador de direitos e deveres, mas essencialmente, criador de direitos. Ver e reconhecer as relaes de poder, a expresso legtima de leis, constituies, estatutos; exorcizando a lgica do poder baseado em mandatos e obedincia, considerando-o como ato de fora, violncia ou dominao que se concentra em mos de poucas pessoas, contra a resistncia de muitos, responder as condies do mundo contemporneo, aonde as interfaces do pblico e do privado j esto maduras, para que possam conviver de forma integrada, representando o esforo coletivo para equilibrar as desigualdades sociais, descobrir formas mais equnimes de diviso de direitos e bens e de um alvorecer de uma sociedade brasileira mais feliz e igualitria.

5. CONSIDERAES FINAIS
Constatamos que a questo que envolve tanto as esferas privada e pblica est arraigado no limiar da formao de nossa histria. Denotamos esse episdio acima citado ao deparar-nos com as leituras dos autores aqui referenciados, como tambm, as de outros autores, como o caso, por exemplo, de Gilberto Freyre, na sua obra Casa Grande Senzala , na qual o autor faz uma incurso mostrando um pouco da etnia que influenciou a formao da sociedade brasileira. Quer seja na Casa ou na Rua: usando a expresso de DAMATTA, somos influenciados por esses legados tradicionais (atitudes, posturas, preconceitos, etc.) que ultrapassam geraes e so refletidos em nosso contexto histrico, poltico e social. Ento, embora as esferas aqui pontuadas possam confundir-se num emaranhado de relaes sociais, podemos ressaltar que na dimenso do pblico que o homem torna-se cidado consciente de seus direitos e deveres perante toda sociedade na qual ele vive. Citemos pois, Aristteles:

A plis essencialmente essa comunidade de cidados, isto , de pessoas que so membros plenos da cidade, e no simplesmente dos que moram na cidade. Fazer algum cidado significa o direito de cidadania, que consiste, fundamentalmente, na participao ativa na administrao, na jurisdio e na legislao (1993: 80).

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARENDT, HANNH. O que poltica? So Paulo: Brasiliense, 1996. CHA, Marilena. Brasil Mito Fundador e Sociedade Autoritria. 3 Edio. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2001. ________. Pblico, Privado, Despotismo. In: tica. So Paulo: Companhia das Letras e Secretaria Municipal de Cultura, 1992. DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua. 5 Edio. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. FREYRE, Gilberto. Casa Grande Senzala. 36 Edio. Rio de Janeiro: Record, 1999. HOLANDA, Srgio Buarque. Razes do Brasil. 26 Edio. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. OLIVEIRA, Manfredo Arajo de. tica e Sociabilidade. So Paulo: Loyola, 1993. ROUSSEAU, Jean-Jaques. Do contrato social. In: Os Pensadores. So Paulo, Abril, vol. XXIV, 1973.

You might also like