You are on page 1of 38

Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao

Universidade de Coimbra

Modelos Sntese da aula 15/11 Sistmicos


2006/2007
Alda Patrcia Marques Portugal 20031639 Patr Joana Malheiro Menezes do Vale 20031693 Maria Isabel Pinto Lisboa 20031776 Milena Ferreira Lopes 20031783 Susana Margarida Coutinho Felicidade 20031728 Rui Armando Ferreira de S 20031699 S Jos Ramon Gil Marti Jos

Docente: Dr. Ana Paula Relvas

Exerccio da Mquina Registadora


Os grupos A, B, D e E, numa abordagem analtica, tentaram no ir para alm dos factos. Verificaram-se alteraes dos sinnimos das palavras. Parcelarmente chegaram a concluses idnticas. Evidenciaram-se 2 grupos: um constitudo por A, B, D e E e o outro pelo C. Partindo das mesmas premissas os grupos A e o B construram duas realidades diferentes.

Exerccio da Mquina Registadora (cont).


Grupo B: necessidade de construir uma histria diferente da original - mais complexa (mas com as mesmas bases). Grupo C: criou uma histria nova, contrariando a verso e afirmaes originais.

Caminho Cognitivo para chegar sequncia de afirmaes:


Critrio da ambiguidade Grupos:

Sem sequncia

Concluses mais objectivas

Sem relao causa-efeito

Exerccio da Mquina Registadora (cont).


QUAL A HISTRIA MAIS REAL? Concluso

no existem histrias reais pois em termos lgicos todas so viveis e, consequentemente verdadeiras. NUNCA SABERS A VERDADE! J que se criam dvidas, crticas e principalmente a perda de Omnipotncia do saber.

Exerccio da Mquina Registadora (cont).


Multiversus o nosso pensamento organizado a partir da ideia do Universus e coma nossa fisica necessrio

pensar no multiversus (realidade construda a partir de dados que j temos, como significamos). Observador e o observado no se podem encontrar separados. O observador analisa o contexto de que no se pode desligar e, em ltima anlise, auto analisa-se.

O observador percebe que est dentro do sistema e que depende dele o desejo de se manter igual ou mudar, adicionando ele prprio algo ao sistema.

Exerccio da Mquina Registadora (cont).


Criatividade dos gruposimaginamos mesmo sem querer imaginar (Com uma mesma tcnica, podemos lhe dar aplicaes, utilizaes e concluses diferentes.) Este exerccio vem na sequncia da ciberntica de 2 ordem e suas implicaes: um pouco a metfora do que se passa na terapia. Ao atender algum na terapia, se seguirmos apenas os factos que o paciente nos forneceu, acrescentamos sempre algo que no foi dito.

Exerccio dos 9 pontos I


Instrues possvel reunir 9 pontos em quadrado com a ajuda de 4 segmentos de recta sem levantar o lpis da folha e sem a enrugar.

Abelmalek & Grard, 1999; pp.26

Exerccio dos 9 pontos II


Soluo

necessrio transgredir os limites do quadrado para conseguir elaborar convenientemente os segmentos d recta

Exerccio dos 9 pontos III


Quase todos os sujeitos que se deparam com este problema pela 1 vez adoptam uma hiptese que torna a resoluo impossvel. De facto tendem a pensar que j que os pontos formam um quadrado, a soluo deve tambm inscrever-se nesse quadrado. Impem uma condio que no dada no enunciado

Exerccio dos 9 pontos IV


INSUCESSO No relativa impossibilidade de resolver o exerccio mas sim devido ao tipo de soluo escolhida Uma vez colocado o problema desta maneira podem experimentar todo o tipo de combinaes das 4 linhas que sobra sempre um ponto para ligar aos outros.

Changements paradoxes et psycothrapie P. Watzlawick, J.Weakland & R. Fish

Exerccio dos 9 pontos VI


Mesmo utilizando todas as possibilidades de mudana 1 no interior do quadrado, no se alcance a SOLUO. A SOLUO encontra-se numa mudana tipo 2 que consiste em ultrapassar este campo. Poucas pessoas resolvem o exerccio Os desistentes so surpreendidos pela simplicidade da SOLUO.
P. Watzlawick, J.Weakland & R. Fish

Exerccio dos 9 pontos VII


Mudana 1
SOLUO aparece como uma ideia surpreendente FORA do nosso campo de controle

SOLUO: simples passagem de um conjunto de premissas para outras com o mesmo carcter lgico

Mudana 2

Regra passa pelo quadrado Encontramos a SOLUO examinando as suposies feitas acerca dos pontos e no os estudando em si mesmos. No existe esta regra

P. Watzlawick, J.Weakland & R. Fish

Metfora

Psii, cala-te! . ..

Gato Fedorento: srie Lopes da Silva

Comunicao Humana
Sumrio:

Pode ser estudada segundo trs dimenses: A sintaxe A semntica A pragmtica

Comunicao Humana (cont).


1. A sintaxe tem como objectivo a transmisso das informaes pelo emissor, debruando-se, entre outros aspectos, sobre os problemas da codificao, os canais de transmisso e a recepo da mensagem pelo receptor. Esta dimenso anloga matemtica. 2. A semntica preocupa-se com o sentido/significado da mensagem e com a forma como esse significado produzido e compreendido. Esta dimenso anloga filosofia.

Comunicao Humana (cont).


3. A Pragmtica Sentido etimolgico significa partilhar ou transmitir. medida que a sociedade vai evoluindo, a comunicao vai perdendo o seu sentido original, A pragmtica tenta recuperar a ideia de partilha, uma vez que a comunicao no s a transmisso de uma mensagem ou de uma imagem digital, ela todo o nosso comportamento. Ocupa-se dos efeitos da comunicao no comportamento no isolando a relao, mas sim estudando-a no ambiente/contexto em que se produz.

Presena de uma abstraco constituda por variantes especificas daquela relao, logo o que manda o que est.

O que comunicar Communicare


Existimos porque nos relacionamos com os outros

Pr em relao, em comunho Pr em comum

estar em relao
Todos ns temos necessidade de comunicar
Necessidades fsicas Necessidades de identidade

Comunicao
Necessidades sociais

Necessidades prticas

Escola de Palo Alto


Grupo de investigadores com origens cientficas diversas Trabalham em Palo Alto EUA Objecto de estudo: Pragmtica da comunicao humana Projecto de estudo: Evidenciar a lgica integral da comunicao

Escola de Palo Alto (cont).


Emissor e Receptor com importncia similar no processo e comunicao Referncia Ideias e conceitos sistmicos Linguagem da ciberntica Abordagem dedutiva (uso de conceitos e Modelos sistmicos) Abordagem indutiva da comunicao (fundamentao emprica desses modelos, anlise de comunicao real)

Escola de Palo Alto (cont).


A teoria da comunicao elaborada por Palo Alto baseia-se em

3 Hipteses:
1.

A essncia da comunicao reside nos processos relacionais e interrelacionais , importando mais as relaes entre indivduos que estes tomados isoladamente. A abordagem sistmica o quadro mais indicado para estudar a comunicao. Todo o comportamento tem um valor de comunicao. Os problemas psquicos podem ser atribudos a perturbaes na comunicao.

2.

3.

Escola de Palo Alto (cont).

Estudo da comunicao; Explica o funcionamento dos sistemas sociais e humanos; Realiza uma anlise do que de especfico existe nas relaes humanas Interaco como um sistema, uso do Modelo Circular de Comunicao

Premissas da Pragmtica da Comunicao Humana


Sumrio: 1. Valor comunicacional do comportamento; 2. Contexto; 3. Relao; 4. Redundncia; 5. Metacomunicao.

1. Valor Comunicacional do Comportamento: Todo o comportamento comunicao.

"So os gestos que se servem de ns, somos seus instrumentos, suas marionetas, suas encarnaes".
M.Kundera in Imortalidade

2. Contexto

() toda a comunicao necessita de um contexto pois sem contexto no h significado () .


Bateson

2. Contexto (cont).
Teoria Ecossistmica da Comunicao: Co evoluem Organismo vivo + meio Indissociveis na sua relao constante Ecossistema Meio complexo, vasto e dinmico no qual os sistemas se inserem, do qual fazem parte e com o qual interagem reciprocamente, estabelecendo relaes, numa lgica circular e multideterminada.

3. Relao
Analogia com a matemtica; A relao entre as variveis constitui o conceito de funo; A relao constitui um dos dois nveis da mensagem (contedo e relao); Comunicao aspecto relacional;

3. Relao (cont).
H que ter em conta que, inclusive, a conscincia que o sujeito tem de si mesmo depende das suas relaes com os outros. Bateson forneceu uma metfora: jogo de xadrez em qualquer ponto determinado, a situao de jogo s pode ser entendida pela configurao presente das peas no tabuleiro.

4. Redundncia

Ashby, demonstra que nos sistemas naturais: as antigas adaptaes no so destrudas quando se encontram novas;

Se um sistema dotado da capacidade de armazenar adaptaes prvias para uso futuro, ento certos comportamentos, atitudes... tornamse repetitivos e, por tanto, mais provveis do que outros;

4. Redundncia (cont).

Assim, a percepo de quem est de fora totalmente diferente. Metfora do jogo de xadrez (Bateson) .

Identificam-se padres complexos de redundncias

4. Redundncia (cont).

A comunicao humana constituda por sinais verbais, corporais e comportamentais. Se observarmos do exterior um interaco entre duas ou mais pessoas, podemos notar que certas sequncias se repetem e que os mesmo comportamentos se implicam mutuamente.

Alarco, M. (2000).

5. Metacomunicao
Qualquer comportamento ou acto de comunicar sobre a comunicao.
Querido... Apetecia-me algo excepcionalmente bom...

... Queres

METACOMUNICAR ?

5. Metacomunicao (cont).
Uma pequena nuance... 1. J.H. Flavell a metacomunicao remete para o conhecimento que o sujeito tem dos factores que intervm em todo o comportamento de comunicao (verbal ou no); - Nesta perspectiva, todas as formas de
comunicao podem utilizar-se como meios de metacomunicao.

2. Outros autores a metacomunicao referese unicamente ao domnio consciente dos aspectos no verbais da situao de comunicao.
Num caso como no outro, trata-se de um domnio de aspectos no especificamente lingusticos da comunicao.

5. Metacomunicao (cont).
Na interaco...
A metacomunicao tem como finalidade especificar e pontuar o contexto de interaco. Este contexto determina como devem ser interpretados os comportamentos relacionais. Nos sistemas contnuos de interaco...

... Como o caso da famlia


H regras que definem a relao de forma relativamente estvel (ex: os rituais sociais)

5. Metacomunicao (cont).
NO ENTANTO...
Uma mensagem pode pr em causa esta definio ! IMAGINEMOS...

Vamos metacomunicar !

Passa-se alguma coisa entre ns?


A metacomunicao constitui uma condio sine qua non da comunicao bem sucedida ou da comunicao funcional
(Madalena Alarco)

5. Metacomunicao (cont).
Ainda assim...
O recurso metacomunicao pode estar dificultado ou impossibilitado por diversas razes:
- Famlias do tipo as discordncias devem ser

evitadas ou quanto mais se conversa mais se discute; - Famlias do tipo a emoo vulnerabilidade e deve ficar l fora!; - Famlias do tipo tabu .

Lngua dos Versos


Lngua; lngua da fala; lngua recebida lbio a lbio; beijo

Escurido: Jorge Palma


() dizes vermelho, respondo azul se vou para norte, vais para sul mas tenho de te convencer que, s vezes, tambm posso... (). Ateno! os dois podemos ter razo vai por mim h momentos em que se faz luz e depois regressamos os dois escurido dizes que sou chato e rezingo se digo sim, tu dizes no como que te vou convencer que, s vezes, tambm podes...

Eugnio de Andrade

ou slaba; clara, leve, limpa; lngua da gua, da terra, da cal; Materna casa da alegria E da mgoa; Dana do sol e do sal; lngua em que escrevo; ou antes: falo.

Bibliografia
Alarco, M. (2002). (Des)equilbrios familiares: uma viso sistmica. 2 ed. Coimbra: Quarteto Editora. (Cap. 1). Doron, R. & Parot, F. (2001). Dicionrio de psicologia.

Lisboa: Climpesi Editores.

infncia: uma abordagem sistmica. A comunicao.


Dissertao de mestrado da FPCE.

Gomes, P., F., C. (2001). A relao famlia jardim de

Bibliografia
Silva, J. M. (1998). O co que no sabia no comunicar, Pragmtica da comunicao humana, Fevereiro de 1998. Watzlawick, P. Helmick, J. B. & D. Jackson, D. J. (1967). Pragmtica da comunicao humana: um

estudo dos padres, patologias e paradoxos da interaco. So Paulo: Editora Cultrix. ( Cap. 1).
Watzlawick, P. Weakland, J & Fish, R. Changements, paradoxes et psycothrapie. Paris: Ed. Du Seuil.(Cap 2, 7 e 8).

You might also like