You are on page 1of 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

CST em Logstica
1 Srie Comportamento Organizacional
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORA: Rita das Graas Cndido Cavichioli Faculdade Anhanguera de Mato

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir: Tecnologias associadas aos instrumentos, tcnicas e estratgias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizaes. Abrange aes de planejamento, avaliao e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negcios e servios presentes em organizaes pblicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuao. Caracteriza-se pelas tecnologias organizacionais, viabilidade econmica, tcnicas de comercializao, ferramentas de informtica, estratgias de marketing, logstica, finanas, relaes interpessoais, legislao e tica.

DESAFIO
A equipe produzir um Trabalho Acadmico, que deve ser elaborado a partir das instrues dadas nas etapas, abordando o Conceito de Comportamento Organizacional (CO), enfatizando as dimenses que interferem nas relaes dentro das organizaes . Este desafio importante para que voc compreenda as dimenses de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de autores diversos, para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Espera-se ainda que ao final do bimestre voc esteja apto a utilizar corretamente diversas dimenses do Comportamento Organizacional. O desafio deve seguir a estrutura de trabalho acadmico e conter de 10 a 15 pginas, as etapas para compor nota de bimestre e data de entrega so determinados pelo professor.

ETAPA 1
Aula- tema: Comportamento Organizacional Esta atividade importante para que voc defina o conceito de Comportamento Organizacional (CO), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda as dimenses e verifique o que as organizaes esto fazendo para efetivar as dimenses do CO. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 - Escolha a sua equipe de trabalho, que dever ter no mnimo 3 e no mximo 5 integrantes. Entregue ao seu professor os nomes, RAs e e-mails dos alunos; antes de iniciar os trabalhos de pesquisa a equipe deve ter conhecimento sobre a estrutura do Trabalho Acadmico. Disponvel em:

Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.ht ml> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 2 Elabore uma definio de CO - para tanto a equipe deve consultar o livro-texto e ler o texto Comportamento Organizacional Princpios, de autoria de Karla Sampaio. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911/> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 3 Utilize livros disponveis na biblioteca, escolha dois autores que abordam a temtica e faa uma comparao entre suas definies de CO. Construa um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO e indique a fonte de pesquisa. Passo 4 Organize as informaes dos passos 2 e 3 para compor o Captulo 1 do desenvolvimento do trabalho acadmico de acordo com o modelo indicado no passo 1. Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 2
Aula- tema: Viso Sistmica/Mudana. Esta atividade importante para que voc analise a importncia da viso sistmica e a questo da mudana como fator imperativo nas organizaes. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 Elabore uma explicao sobre o conceito de viso sistmica. Tenha como referncia os texto O que pensamento sistmico? Disponvel em: <http://www.artigonal.com/cienciaartigos/o-que-e-o-pensamento-sistemico-705719.html> Acessado em: 31 de outubro de 2010. E o artigo Pensamento Sistmico. Disponvel em: <http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=nj5n5tl9i> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 2 Reflita sobre o conceito de Mudana a partir da leitura da entrevista O lder na gesto de mudanas e organize um texto com a opinio da equipe. Disponvel em: <http://www.mariopersona.com.br/entrevista_revista_supermercado.html>Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 3 Estruture a explicao elaborada no passo 1 e o texto do passo 2 para compor o Captulo 2 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Entregar para o professor da disciplina.

Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

ETAPA 3
Aula- tema: Inovao e as Organizaes . Esta atividade importante para que voc analise a velocidade das mudanas nas organizaes e os efeitos destas mudanas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 Elabore uma pesquisa sobre o conceito de Inovao, aplique a vinte pessoas em diferentes faixas etrias (podem ser indivduos que faam parte do quadro de colaboradores da organizao de um dos membros da equipe). Relate as respostas no desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Passo 2 - Descreva o efeito da inovao para as organizaes a partir do resultado apresentado no passo anterior. Passo 3 Pesquise em livros disponveis em sua Unidade, no PLT e considere as informaes sobre inovao no artigo Inovao Organizacional e na matria sobre inovao tecnolgica Faltam condies para inovao tecnolgica nas empresas brasileiras. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacao-organizacional/24882/> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Disponvel em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 4 Organize as informaes do passo 1 e 3 para compor o Captulo 3 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico e o passo 2 para iniciar o texto da Concluso. Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 4
Aula- tema: O indivduo/ Personalidade e Motivao Esta atividade importante para que voc identifique a diferena entre as concepes de personalidade e entenda as diferentes formas de uso do termo motivao. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

PASSOS
Passo 1 Faa um levantamento sobre as concepes de personalidade e elabore uma explicao e um quadro com as principais teorias. Tenha como base para pesquisa os textos sobre Personalidade, relacionados abaixo. Teoria da Personalidade. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=161> Acessado em: 31 de outubro de 2010. <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=186> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Alfred Adler. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=187> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Carls Rorgers. Disponvel em: Acessado <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=188> em: 31 de outubro de 2010. Friederich Perls. Disponvel em <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=189> Acessado em 31 de outubro de 2010. Sigmund Freud . Disponvel em <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=190> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Wilhelm Reich. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=191> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Carl Gustav Jung. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 2 Elabore uma abordagem sobre processos motivacionais. Utilize como fonte de pesquisa o PLT, livros indicados no PEA e a produo acadmica Motivo-ao comportamento organizacional. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/viewPDFInterstitial/376/376> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 3 Estruture o quadro do passo 1 e a abordagem do passo 2 para escrever o Captulo 4 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico. . Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 5

Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

Aula- tema: Grupos/ Equipes/Liderana. Esta atividade importante para que voc identifique as principais caractersticas de uma equipe, os estilos de atuao e a importncia da liderana para as organizaes. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 - Construa uma argumentao de no mximo duas pginas relacionando trabalho em equipe, liderana, percepo, efeitos das aes e comunicao a partir da observao analtica da imagem sobre Trabalho em Equipe e referenciando teoricamente a abordagem com as definies apresentadas no PLT.

Fonte: <http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-em-equipe-3493.jpg>

Passo 2 - Faa uma comparao com a base terica apresentada no PLT e as informaes obtidas a partir da leitura do texto Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva. Disponvel em: <http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/44 84> Acessado em: 31 de outubro de 2010.

Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

Passo 3 - Analise quais fatores geram o fracasso no mbito da liderana segundo os referenciais apontados no texto A liderana no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudana? Disponvel em: <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 4 Organize a argumentao do passo 1 e a comparao do passo 2 para estruturar o Captulo 5 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico e o passo 3 para fazer parte da Concluso. Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 6
Aula- tema: Percepo/Administrao/Comunicao. Esta atividade importante para que voc analise os conceitos de administrar e decidir entenda as concepes de eficincia e eficcia e a importncia da comunicao para contexto organizacional. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos:

PASSOS
Passo 1 Defina percepo e comunicao e relacione os conceitos arte de administrar. Tenha como base os textos sobre Percepo e Comunicao. Leis da Percepo. Disponvel em: <http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leispercepca o.htm> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Disponvel em: Comunicao empresarial versus comunicao organizacional: novos desafios tericos. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Comunicao Empresarial, uma ferramenta estratgica. Disponvel em: <http://www.bocc.uff.br/pag/pessoa-sonia-comunicacao-empresarial-estrategica.pdf> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Elementos da Comunicao e suas formas de planejamento. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 2 Estruture as informaes do passo 1 e elabore o Captulo 6 do desenvolvimento do Trabalho Acadmico. Passo 3 Releia as etapas anteriores e as informaes sobre CO/Eficincia/Eficcia e estruture a Introduo do Trabalho Acadmico.
7
Rita das Graas Cndido Cavichioli

CST em Logstica -1 Srie Comportamento Organizacional

Eficincia e Eficcia: conceitos distintos, porm interligados. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitos-distintos-porem-interligados/11978/> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Eficincia e Eficcia. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informese/artigos/eficiencia-e-eficacia/361/> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Comportamento Organizacional. Disponvel em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/cap_humano/1.pdf> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Comportamento Organizacional. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/44374/1/ComportamentoOrganizacional/pagina1.html> Acessado em: 31 de outubro de 2010. Passo 4 Considere as informaes e interpretaes dos conceitos desenvolvidos em todas as etapas e finalize a Concluso do Trabalho Acadmico, contendo de 10 a 15 pginas de acordo com o Manual de Normas da Faculdade Anhanguera. Entregar para o professor da disciplina.

Rita das Graas Cndido Cavichioli

You might also like