You are on page 1of 4

Projeto 3 Prof Ana Lcia Santos Verdasca Guimares

Email para eventuais dvidas: analuverdasca@yahoo.com.br Favor escrever Projeto de Mveis Estofados no campo assunto quando enviar mensagem. Ateno: No se esqueam de trazer todos os elementos para viabilizar a preparao da apresentao (fotografias, painis, textos, geraes de alternativas, etc) em arquivo eletrnico. Conforme combinado, a apresentao ser feita em powerpoint (ou PDF, se algum preferir ) para a participao, na escolha final, de toda a classe. ESTRUTURA DA APRESENTAO EM POWERPOINT (CONTEMPLAR TODOS OS ELEMENTOS, DE FORMA SUCINTA, EM AT 10 MINUTOS) Elemento de Inspirao (1 ou 2 slides) Personalidade escolhida, com os painis que serviram de inspirao (escanear ou fotografar os mesmos para incluir na apresentao). Ateno: lembrem-se de que a temtica serve apenas para o processo criativo, como elemento estimulador, de referncia, no caracterizando relao com o mercado ou a indstria. Perfil do usurio (1 ou 2 slides) Com base na descrio detalhada do usurio/consumidor (isso por vezes coincide mas em outras no. Por exemplo, uma criana a usuria de brinquedos, mas o consumidor/financiador ser um adulto), em termos de hbitos (de trabalho, lazer, frias, higiene, educao, moradia, etc), potencial econmico (IPEA e IBGE tem a classificao, no site), etc, montar painel de imagem sobre o estilo de vida do usurio, evidenciando as caractersticas principais desse potencial usurio, captando imagens em revistas ou internet e utilizando as palavras-chave do perfil, para situar as suas caractersticas principais. Proposta do benefcio bsico (1 slide) Descrever os pontos centrais que o projeto deve atender! Deve abordar as necessidades mais significativas do consumidor, ainda no preenchidas pelos produtos existentes no mercado, apresentando a concorrncia, na seqncia (produtos similares ou, no caso de no existir, aqueles produtos que so hoje utilizados para a mesma funo, mesmo que improvisados) como elemento que comprova importncia de desenvolver um mvel a partir do benefcio proposto. Apenas dando um exemplo, poderamos afirmar no existir um mvel de apoio adequado (fcil de transportar, confortvel, com alturas variveis e suporte para os ps) para quem fica no espao da cozinha, conversando com aquele que est preparando a refeio. Os benefcios bsicos poderiam ser, por exemplo: Atender a vrias faixas etrias; permitir que o acompanhante enxergue facilmente a pessoa que prepara as refeies e a rea de trabalho, sendo mais alto do que as cadeiras ou banquetas hoje existentes; permitir que a pessoa fique sentada por at trs horas, com conforto; ter material de fcil limpeza, considerando a proximidade com a gordura e sujeira; ser fcil de transportar (leve? com rodas?); ocupar pouco espao, ter grande durabilidade

(10 anos ou acima); fcil substituio do revestimento; esttica compatvel com ambiente mais clean; adequao antropomtrica (definir uma faixa principal para a utilizao, se for o caso, definindo e apresentando, em esboos de uso, as medidas principais, com base em subsdios adquiridos nas disciplinas especficas, sobretudo ERGONOMIA); no se destacar demasiadamente no ambiente, pois elemento secundrio, no caso da cozinha, em que os elementos especficos para o preparo do alimento, em especial os que exigem cuidado e ateno, que devem sobressair, etc. Seriam elementos que ajudariam a selecionar, dentre as alternativas geradas, as que mais atendem ao que se busca. Anlise de 10 produtos concorrentes (em nmero necessrio para apresentar os produtos concorrentes, pode ser de dois em dois, por exemplo) Levantar imagem e dados de dez produtos concorrentes e acrescentar na apresentao. Avaliar em termos de: - Finalidade (para que serve, em que situaes ser ou pode ser utilizado) - Dimenses (principais, alm da altura do assento e dos braos em relao ao assento, bem como o ngulo do assento em relao ao cho e do encosto em relao ao assento) - Nmero de peas - Tipo de estofamento - Acabamento - Conforto - Adaptao antropomtrica - Materiais - Preo de venda - Esttica - Idia que o mvel passa (simblico, com base na sua percepo)

Painel da Gestalt do objeto (1 slide) - De forma similar ao painel do usurio, um painel de imagens de produtos cuja gestalt seja coerente ao que se busca dever ser montado, auxiliando o processo de escolha. Este painel deve conter objetos que combinariam com o produto a ser proposto, formando uma imagem coerente, evidenciando as formas, as cores e materiais predominantes, etc. Por exemplo: se voc est propondo uma poltrona para acompanhante (nesse caso, pessoas de mais idade, mas poderia ser para crianas, adolescentes, ou ambos) de algum que permanece na cozinha (nesse caso, o ambiente seria a cozinha), preparando refeies, voc deve ter conhecimento de que tipo de pessoa vai utiliz-la, da esttica e funcionalidade do ambiente no qual a poltrona ser inserida, etc. Isso refletir em um mvel adequado no apenas ergonomicamente, mas funcionalmente e em termos estticos. Atentar para as diversas situaes: se o mvel for direcionado a stios, chcaras ou fazendas, possivelmente voc poder encaminhar propostas dentro de uma esttica em que o rstico predomine e, em termos de espao, com maiores possibilidades, visto serem esses ambientes mais amplos. De forma contrria, se a proposta for para uma cozinha de apartamento entre 130 e 200 m2, para pessoas que vivem ss ou casais com at dois filhos, outros sero os direcionamentos do projeto, em termos dimensionais, estticos e de materiais.

Vistas e Perspectivas ilustradas (5 slides, a partir dos esboos selecionados) Vistas ortogonais (ou duas vistas apenas, se derem conta de apresentar o mvel) e perspectiva ilustrada ( mo livre) Matriz de Seleo A matriz ser utilizada para a seleo das idias mais promissoras, sendo que devem ser comparados os requisitos tcnicos, ergonmicos, funcionais e de mercado em busca das propostas que melhor se adaptem aos conceitos, estando amarrados ao item Propostas de Benefcio Bsico. A questo do custo (compatibilidade com o mercado pretendido, avaliao feita, nas fases iniciais, de forma bastante superficial) estar presente em todas as fases, algumas vezes de forma intuitiva e outras como elemento central para a definio de materiais e processos, bem como da definio final, pois a faixa de preo estar previamente estabelecida frente ao mercado que se pretende atingir. Esta ferramenta pode ser utilizada em diversas fases do desenvolvimento de produto, sem a necessidade de uma formalizao, visto que avaliamos o produto de uma srie de pontos de vista e em diferentes fases do processo. Ateno: Os elementos apresentados nesta Matriz so apenas guias, pois existem caractersticas especficas de cada produto que precisaro ser atendidas, enquanto requisitos, o que quer dizer que cada aluno deve elencar os elementos principais (em torno de 10 elementos).
Requisitos/parmetro s de avaliao (esta Matriz APENAS UM EXEMPLO!). Requisitos de uso Ocupar pouco espao Facilidade de transportar Ser utilizado em ambientes diversos Durar 5 anos Caber em pequeno espao Requisitos simblicos Esttica compatvel com o pblico-alvo Cores Vivas Dinamismo/Alegria Requisitos ergonmicos Ser compatvel com a funo principal, em seu dimensionamento Adequar-se maioria da populao na faixa etria e econmica que se pretende alcanar Produto 1 (desenho ou foto) Produto 2 Produto 3 Produto 4 Produto 5

Outros requisitos considerados importantes!

Apenas reforando: Inovao, Conforto, Segurana, Propores, Leveza (real ou visual), Mobilidade, Multifuncionalidade, Facilidade de Limpeza, Manuteno fcil, Resistncia e Esttica so exemplos de parmetros para compor a Matriz. O produto (prottipo) precisa ser realizado dentro das tecnologias conhecidas (disponveis), podendo ser desenvolvido algum instrumental auxiliar, desde que seja compatvel com as possibilidades de produo (atentar para a necessidade de se fazer um prottipo, portanto funcional e com acabamento).

Bibliografia de apoio (os livros encontram-se em nossa biblioteca)


BAXTER, Mike. Projeto de Produto. 1. ed. So Paulo: Edgard Blcher, 1998. LBACH, Bernd. Design Industrial. So Paulo: Edgard Blcher, 2000. MUNARI, Bruno. Design e Comunicao Visual. So Paulo: Martins Fontes. 1979.

You might also like