You are on page 1of 4

FURG Escola de Engenharia Geometria Mongeana.

Material de Apoio de Aula

GEOMETRIA MONGEANA CAPTULO 1: INTRODUO


1.1 DEFINIO Geometria Descritiva a cincia que ensina a representar, sobre um plano, os elementos do espao, tornando possvel resolver graficamente os problemas relativos sua forma, grandeza e posio. 1.2 CLASSIFICAO DOS SISTEMAS PROJETIVOS
Centro de Projeo Sistema de Projees Cilndricas ou Paralelas Cnicas, Centrais ou Polares Projetantes Processos Mtodo Mongeano Distncia Infinita Ortogonais Oblquas Perspectivas: Cavaleira e Axonomtrica Perspectiva Linear Exata Real (Igual ou Proporcional) Convencional Representao do Objeto

Distncia Finita

Convergentes (ao centro de projeo)

Aparente

Considere-se um tringulo ABC no espao, situado em um plano qualquer, e um observador localizado a uma distncia infinita deste plano. Ao passar-se um raio visual, em uma direo, do local em que se encontra o observador pelo tringulo ABC at o plano , nota-se que o tringulo ABC, ser a projeo do tringulo ABC sobre e as retas AA, BB, CC sero as projetantes. Quando as projetantes forem paralelas direo de observao tem-se um sistema de projees Cilndricas ou Paralelas. Nestas condies, utilizando-se um processo de representao chamado Mtodo Mongeano,obtm-se o objeto representado em sua forma real.

Hlida Pegas EE/FURG Karen Silva EE/FURG Maicon Moreira EE/FURG

FURG Escola de Engenharia Geometria Mongeana. Material de Apoio de Aula

Quando o observador se localizar a uma distncia finita do plano, as projetantes so convergentes ao centro de projeo e tem-se um sistema de projees Cnicas, Centrais ou Polares. Nestas condies, utilizando um processo de perspectiva linear exata, obtmse uma representao aparente do objeto.

1.3 MTODO MONGEANO Gaspard Monge (1746 1818) foi quem sistematizou e metodizou o estudo da Geometria Descritiva. Monge imaginou dois planos cortando-se perpendicularmente e os chamou de plano vertical e horizontal de projeo. Caractersticas dos planos: So ortogonais entre si, '; So opacos (no permitem visibilidade); ' ', a interseco dos planos, gera a Linha de Terra.

Linha de terra: a resultante da interseco do plano horizontal com o plano vertical de projeo. Esses planos projetveis, perpendiculares entre si, dividem o espao geomtrico em quatro regies, que so os diedros, numerados no sentido anti-horrio. ngulo diedro: o ngulo de 90 formado pela interseco de dois planos (quadrantes). Posio do observador em Geometria Mongeana: localiza-se em p sobre a, posicionado no infinito, olhando para 's. Esta posio fixa. V o que est em a, 's e ', ou seja, somente o que se refere ao I Diedro.

Hlida Pegas EE/FURG Karen Silva EE/FURG Maicon Moreira EE/FURG

FURG Escola de Engenharia Geometria Mongeana. Material de Apoio de Aula

Representao espacial dos planos em pura: para que se possa representar no plano as figuras do espao, faz-se o rebatimento do plano horizontal sobre o plano vertical (no sentido horrio). Tal processo consiste em faz-lo girar 90 em torno da linha de terra, de modo que a venha a ficar em coincidncia com 'i, e conseqentemente p tambm venha a coincidir com 's.

Depois do rebatimento, tem-se a pura em que a linha de terra representada por uma linha horizontal '. Na prtica dispensado o uso dessas letras gregas, colocando-se apenas dois pequenos traos horizontais, abaixo de suas extremidades. Os planos 's e p se situam acima da linha de terra. Desse modo, 'i e a se encontram abaixo da mesma.

Hlida Pegas EE/FURG Karen Silva EE/FURG Maicon Moreira EE/FURG

FURG Escola de Engenharia Geometria Mongeana. Material de Apoio de Aula

ANEXO Conveno Utilizada A notao utilizada a Cremoniana (Luigi Cremona, gemetra italiano: 1830 - 1903) Pontos - letras maisculas latinas: A, B, C, ... Retas - letras minsculas latinas: a, b, c, ... Planos - letras gregas minsculas: , , ,... Plano horizontal de projeo ' Plano vertical de projeo a Semiplano horizontal anterior p Semiplano horizontal posterior 's Semiplano vertical superior 'i Semiplano vertical inferior ' Linha de Terra Alfabeto Grego
Alfa Beta Gama Delta Epslon Dzeta Eta Teta Iota Capa Lambda Mi Ni Csi micron Pi R Sigma Tau psilon Fi Qui Psi mega

Traado

Ver tambm: NBR 8403: Aplicao de linhas em desenhos Tipos de linhas Larguras de Linhas
Hlida Pegas EE/FURG Karen Silva EE/FURG Maicon Moreira EE/FURG

You might also like