You are on page 1of 6

Esperana contra a depresso

Sbado tarde
Verso para Memorizar: Perto est o Senhor dos que tm o corao quebrantado e salva os de esprito oprimido (Salmo 34:18). Leituras da semana: Sl 42, 31:10; 39:2-7; 32:1-5; 1Jo 1:9; Mq 7:1-7; Ap 21:2-4 A depresso, ou extremo desnimo a ponto de tornar a pessoa invlida, tem sido experimentada desde o comeo do pecado. Vrios personagens da Bblia exibiram sintomas que, hoje, provavelmente preencheriam os critrios de diagnstico da depresso. A perda da esperana um sintoma da depresso, e a mensagem bblica de esperana pode nos oferecer muito, em contraste com um mundo que oferece to pouco. Todos, s vezes, passam por momentos de desnimo extremo por qualquer variedade de motivos. No de admirar, portanto, que a Palavra de Deus esteja cheia de promessas que, no importando nossa situao, podem dar a todos ns motivos para esperar um futuro melhor, se no neste mundo, certamente no porvir. Claro, quando a depresso sria, importante procurar ajuda profissional, tanto quanto possvel. Por meio dessas pessoas, o Senhor pode trabalhar para ajudar aqueles que esto em necessidade de cuidados especiais. Afinal, independentemente de seu relacionamento com Deus, se estivesse fisicamente doente, voc buscaria a ajuda de um mdico ou profissional de sade. O mesmo acontece com os que esto sofrendo de depresso clnica severa, que frequentemente provocada por uma predisposio gentica e desequilbrio qumico no crebro. Assim, at mesmo os cristos, s vezes, podem precisar da ajuda de profissionais.

Ano Bblico: Lv 13,

Domingo

Ano Bblico: Lv 15,

Abatimento
1. Que sentimentos expressou Davi no Salmo 42? Que esperana oferecida? Davi sofria de srias alteraes de humor, em muitas ocasies, motivadas pela perseguio injusta (por exemplo, Saul e os adversrios de Israel). Alm disso, o fato de ter violado os Sl mandamentos de Deus provocava profundo senso de culpa ( 51:4), e, frequentemente, a culpa est associada depresso.

Quando a pessoa tem uma imagem negativa de si mesma ( eu sou burro ), encara o mundo de forma pessimista ( a vida sempre injusta ), e contempla o futuro sem esperanas ( nunca vai melhorar ), as chances de depresso se tornam elevadas. Essa atitude chamada de pensamento catastrfico . Os cristos podem optar por maneiras alternativas de interpretar as coisas, incorporando equao o plano e as mensagens de Deus. Pense nas seguintes alternativas: 1. Como olhar a si mesmo. Voc foi criado imagem de Deus, pois governa sobre a criao (Gn 1:26, 27). As caractersticas de Deus, embora maculadas, ainda esto em voc. Jesus Cristo, em Seu sacrifcio, o salvou da morte eterna e lhe concedeu privilgios raa eleita, sacerdcio real, nao santa (1Pe 2:9). Perante os olhos de Deus, voc tem um valor infinito. 2. O mundo. verdade que o mundo est falido e cheio de mal. Ao mesmo tempo, tambm existem muitas coisas corretas, nobres e admirveis (Fp 4:8) em que pensar. Alm disso, os cristos podem entender sem desespero a existncia do mal, pois conhecem sua origem e destino final. 3. O futuro. Que futuro maravilhoso est reservado para os filhos de Deus! A Bblia est cheia de promessas com a certeza de salvao (Sl 37:39). Tristeza no pecado. Afinal, com frequncia, o prprio Jesus Se sentia triste. No devemos nos sentir culpados por motivo de tristeza ou depresso. Em alguns casos, temos boas razes para nos sentir mal. Como voc pode usar as verdades bblicas declaradas acima para lidar com quaisquer dificuldades que esteja enfrentando agora?

Segunda

Ano Bblico: Lv 17

Consequncias do desnimo
Eu soltava fracos gemidos de dor como uma andorinha e gemia como uma pomba. Os meus olhos se cansaram de olhar para o cu. Senhor, estou sofrendo! Salva -me! (Is 38:14, NTLH). A descrio bblica acima no deixa dvida sobre a forte dor manifestada pelo ruidoso pranto de Ezequias. Existem diferenas culturais na manifestao da angstia emocional. Em certos contextos, o povo sofre em silncio, evitando qualquer reclamao evidente ou visvel. Outros (como Ezequias) usam gemidos e lamentaes quando sofrem tristeza. Tambm existem diferenas pessoais; alguns podem se aproximar da morte com mais tranquilidade que outros. Nas pessoas que sofrem de alguma doena prolongada ou terminal, so comuns os sintomas da depresso. Ezequias estava sofrendo de enfermidade, e sua gravidade prenunciava a morte. Assim, ele experimentou um perodo de depresso, como descreve Isaas 38. Os sintomas de depresso so to dolorosos que muitos tentam o suicdio para dar fim a essa experincia horrvel. De fato, mais de 10 por cento dos pacientes clinicamente deprimidos cometem suicdio. Claramente, a depresso clnica um assunto srio e deve ser tratada desse modo. 2. Que sintomas esto expressos nos textos a seguir? a) Sl 31:10 b) Sl 77:4 c) Sl 102:4, 5 d) 1Rs 19:4 A depresso traz diversas manifestaes dolorosas: (a) profundo senso de tristeza, (b) falta de motivao para fazer qualquer coisa, at mesmo atividades agradveis, (c) mudana de apetite

e/ou perda ou ganho de peso, (d) distrbios do sono: sono insuficiente ou demasiado, (e) sentimentos de baixa autoestima, (f) raciocnio e memria fracos e (g) pensamentos de morte e suicdio. Alguns tm s um ou dois desses sintomas, enquanto outros manifestam vrios deles e sofrem por meses at que o episdio termine. Em todo caso, o fardo da depresso enorme e deve ser aliviado por meio de interveno mdica e espiritual. Uma vez ou outra, de uma forma ou de outra, por um motivo ou outro, todos sofremos tristeza e desnimo. Que coisas o deixam deprimido, e por qu? Lembre-se de incidentes passados e da direo de Deus em sua vida. Que esperana e encorajamento voc pode obter quando se lembra da guia do Senhor? Por que importante manter vivas essas lembranas?

Tera

Ano Bblico: Lv 20

Alvio da depresso
3. Que aconteceu quando Davi permaneceu em silncio? Qual foi o resultado de se expressar em voz alta? Sl 39:2-7 Como a maioria das doenas emocionais, o paciente de depresso necessita falar sobre suas dificuldades. Por si s, esse ato pode dar incio cura. Aproximar-se do Senhor em orao fervente e sincera um caminho seguro para liberar o estresse e a dor psicolgica. Frequentemente, precisa haver mais tratamento, mas pode ser um bom comeo. A estratgia bsica para lidar com a depresso consiste em falar com um amigo (ou um terapeuta) que saiba ouvir e, muito melhor, que saiba como ajudar a obter recursos mais intensivos, se necessrio. Existe um efeito curativo na verbalizao dos pensamentos e sentimentos. A comunidade da igreja pode prover um excelente contexto para ajudar o desencorajado, mas, frequentemente, isso insuficiente, especialmente quando se requer cuidado profissional. No obstante, importante que quem esteja passando por tempos difceis e que esteja se sentindo desencorajado ou mesmo deprimido tenha algum de confiana com quem falar. s vezes, s o ato de falar com algum pode ser uma grande ajuda para que a pessoa se sinta melhor. 4. Que promessa existe no Salmo 55:17? Por que essa promessa deve significar tanto para ns? O encontro com o conselheiro, mesmo que seja possvel, pode no estar agendado at a semana que vem, mas, como Davi que aprendeu a obter ajuda a qualquer hora do dia ou qualquer dia da semana tambm ns podemos nos voltar para o Senhor em qualquer momento. Davi sabia que o Senhor ouvia sua voz, e isso o encorajava muito. At mesmo os psiclogos seculares esto recomendando que os pacientes que creem na orao, orem. Todos ns, mesmo quando no sofremos de depresso clnica, podemos experimentar o efeito saudvel da orao ao Senhor para nos ajudar. No importa quem somos ns nem qual a profundeza de nosso desnimo, um relacionamento com Deus pode ajudar muito a trazer esperana, encorajamento e cura. Certa vez, Ellen G. White descreveu a orao como o abrir do corao a Deus como a um amigo (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 533). Embora nem sempre a orao resolva todos os nossos problemas, como nos ajuda a lidar com eles?

Quarta

Ano Bblico: Lv 23

A necessidade de perdo
5. Como Davi achou alvio para sua agonia? Sl 32:1-5; veja tambm 1Jo 1:9. Como podemos achar esse mesmo alvio para ns mesmos? A culpa produzida por pecados no confessados pode se tornar extremamente dolorosa. As expresses usadas por Davi indicam claramente dor intensa, interna. O Salmo 32 e outras passagens dos Salmos mostram a severidade da angstia emocional de Davi. Quando lidamos com pessoas que sofrem de depresso, devemos ser extremamente cuidadosos em no culp-los por no haverem confessado seus pecados! Nem devemos simplesmente concluir que so maus, e por isso esto sofrendo. Infelizmente, muitos parecem poder oferecer preocupao e compreenso aos que sofrem de uma doena orgnica ou de verdadeira depresso clnica, mas tendem a ser crticos no trato dos distrbios mentais ou emocionais provocados por suas prprias aes errneas. Edgar Allan Poe, em seu conto O corao delator , se refere histria de um homem que cometeu assassinato e escondeu o corpo da vtima debaixo das tbuas do assoalho do quarto em que o assassinato foi cometido. Ele esperava esconder a culpa com o corpo, mas um forte senso de remorso cresceu dentro dele. Um dia, ele ouviu as batidas do corao da vtima; e as batidas ficaram cada vez mais fortes. Mais tarde, ficou claro que as batidas no vinham da sepultura abaixo, mas de seu prprio corao. Ao mesmo tempo, tambm, existem pessoas que, tendo confessado seus pecados, ainda sofrem muito pelo senso de culpa. Elas frequentemente se acham indignas de perdo e lamentam o horrvel sofrimento que trouxeram por causa de seus pecados, embora tenham sido confessados e, pela f, tenham sido perdoados por Deus. Essa tambm pode ser grande fonte de angstia emocional. Nesses casos, importante destacar as promessas divinas de cura e aceitao, mesmo para os piores pecados. No podemos desfazer o passado; o que podemos fazer, pela graa de Deus, buscar aprender de nossos erros passados e, na medida do possvel, fazer restituio por todo erro que tenhamos cometido. Afinal, tudo o que podemos fazer render-nos a Deus e buscar Sua misericrdia, graa e cura. Mesmo tendo confessado seus pecados, muitos ainda abrigam sentimentos de culpa. Por que to importante reconhecer nossos pecados, considerar nossa responsabilidade sobre eles e aprender a ir em frente, apesar de quaisquer erros que cometemos?

Quinta

Ano Bblico: Lv 26,

Esperana contra a angstia


6. Qual foi a sada do profeta para os problemas sociais e interpessoais sua volta? Mq 7:1-7 Apenas nos primeiros seis versos, Miqueias descreve um completo leque de atos imorais, pouco ticos e agressivos que havia em seu tempo. Sempre houve diversas formas de opresso e abuso, falta de respeito e considerao, corrupo e engano, desde o comeo do pecado. At hoje, todos enfrentamos esses males. Basta pegar o jornal de hoje, e voc poder encontrar uma correlao direta com a misria de Israel naquele tempo. Esse caos sociolgico se torna especialmente nocivo quando chega perto de casa afetando algum vizinho, amigo, cnjuge, filho, pai (Mq 7:5, 6).

Relacionamentos interpessoais altamente defeituosos levam a muito estresse e esto associadas depresso. A esperana o ingrediente conc lusivo claramente indicado por Miqueias (v. 7) para sobreviver em meio a uma crise assim. A esperana essencial para se viver com uma sade mental razovel. A esperana deve existir mesmo para os incrdulos o jovem procura de emprego deve esperar encontrar um trabalho, o viajante perdido deve esperar encontrar o caminho, e os investidores que perdem dinheiro devem crer que tempos melhores viro. Viver sem nenhuma esperana leva falta de significado e morte. A esperana apresentada na Bblia vai muito alm de uma expectativa positiva. Ela abrange uma perfeita soluo e salvao final a partir da redeno em Jesus Cristo. A histrica bendita esperana dos adventistas do stimo dia deve se tornar o ponto focal de nossa vida. A expectao pela vinda de Jesus nos ajuda a obter perspectiva sobre muitas coisas desagradveis que nos cercam e nos permite olhar com confiana em direo eternidade. 7. Que esperana nos oferecida nas promessas da Bblia? Is 65:17; 2Pe 3:13; Ap 21:2-4. Por que, em certo sentido, essa a nica esperana para alguns de ns? A f na nova criao pode trazer conforto quele que sofre. Assim como a mulher em servio de parto espera o resultado final do nascimento de seu filho e logo j no se lembra da aflio (Jo 16:21), aquele que est perturbado pode, pela graa de Deus, obter esperana pela viso de um Deus amoroso que nos promete um novo mundo sem nenhuma das coisas que nos trazem tanta tristeza atualmente.

Sexta

Ano Bblico: Nm 1

Estudo adicional
Leia e medite em Mateus 26:36-43. Jesus estava mergulhado numa tristeza mortal (v. 38, NVI). Pense na agonia de Jesus, diante da falta de apoio social e da traio de Seus discpulos, da aparente separao de Deus, e da carga de culpa da humanidade. Seu sofrimento ultrapassou qualquer episdio depressivo experimentado pelos mortais. Ao Se aproximar do Getsmani, [Jesus] Se tornou estranhamente mudo. Muitas vezes estivera ali, para meditar e orar; mas nunca com o corao to cheio de tristeza como nessa noite de Sua ltima agonia. Durante Sua vida na Terra, andara luz da presena de Deus. Quando em conflito com homens que eram inspirados pelo prprio esprito de Satans, podia dizer: Aquele que Me enviou est comigo; o Pai no Me tem deixado s, porque Eu fao sempre o que Lhe agrada (Jo 8:29). Agora, porm, parecia excludo da luz da mantenedora presena de Deus. Era ento contado entre os transgressores. Devia suportar a culpa da humanidade cada. Sobre aquele que no conheceu pecado, devia pesar a iniquidade da humanidade. To terrvel Lhe parecia o pecado, to grande o peso da culpa que devia levar sobre Si, que foi tentado a temer que ele O separasse para sempre do amor do Pai. Sentindo quo terrvel a ira de Deus contra a transgresso, exclamou: A Minha alma est profundamente triste at a morte (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, p. 685). Perguntas para reflexo 1. Que grande papel sua comunidade da igreja local pode desempenhar na ajuda aos que esto sofrendo de depresso ou angstia emocional por alguma razo? No importando quais sejam seus recursos, no importando quo limitados sejam, que mais pode ser feito para ajudar os que tm necessidades?

2. Como voc pode ajudar algum que ora, aconselha, ama o Senhor e nEle confia, mas ainda se sente subjugado pela tristeza, mesmo no entendendo por qu? Como voc pode ajudar essa pessoa a no desistir da f, mas a se apegar esperana e s promessas da Palavra? Respostas sugestivas: Pergunta 1: Desnimo, depresso, abatimento. Deus tem misericrdia. Pergunta 2: a) tristeza; b) perturbao; c) inapetncia; d) desejo de morte. Pergunta 3: A dor se agravou. Encontrou esperana em Deus. Pergunta 4: Deus ouve nossa voz. Pergunta 5: Buscou o perdo de Deus. Pergunta 6: Olhar para o Senhor e esperar em Deus, que nos ouve. Pergunta 7: No haver lembranas do passado.

You might also like