You are on page 1of 15

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

A caixa de sapatos na internet: estudo da apresentao da obra do Cia de Foto1 Vitor Jos Braga Mota Gomes2 Universidade Federal da Bahia Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar a apresentao de obra fotogrfica em sites de compartilhamento de fotografias. Para tanto, foi realizada uma abordagem do projeto Caixa de Sapatos, do coletivo Cia de Fotos, na pgina do site Flickr. Questes acerca de como as fotografias esto sendo expostas, quais alteraes no sistema de arte contempornea com as redes sociais de compartilhamento, e como os artistas se apropriam dessas redes para se relacionar com o pblico esto presentes no trabalho. Palavras-chave: Flickr, Cia de Foto, compartilhamento de fotografias, internet.

1. Introduo Esse trabalho visou fazer uma abordagem de novas formas de apresentao da obra de arte na contemporaneidade, tendo como enfoque o ciberespao, atravs do site de compartilhamento de imagens Flickr. A partir deste, fez-se um estudo de caso da pgina do coletivo brasileiro Cia de Foto <www.flickr.com/photos/ciadefoto>; a anlise questionou de que forma atua e modifica a obra sendo exposta a partir de um novo suporte a internet, onde uma experincia visual estabelece-se a partir de redes sociais. A escolha pelo coletivo se deu em virtude das fotos disponibilizadas no site, oriundas de um projeto intitulado Caixa de Sapatos. O nome dado ao projeto faz referncia s caixas de sapatos nas quais so guardadas as fotos como forma de arquivar aquelas tidas como boas recordaes. Acredita-se que a referida pgina representou um exemplo interessante para a reflexo do tema em questo por trs motivos. Em primeiro lugar, pelo projeto em curso e suas peculiaridades: o Caixa de Sapatos um trabalho em progresso que no segue padres estticos fixos, sendo aberto para os membros do Cia de Foto postarem as fotos que lhes agradem. Segundo, pela apresentao da obra em si atravs da internet, em sites de compartilhamento de imagens, sendo essa pgina um caso que atingiu popularidade na internet. Por fim, pela idia de produo aberta ao pblico, podendo interferir na mesma e possibilitando novos rearranjos e leituras das fotos pois esto disponveis para os usurios intervirem nas fotos de modo a criar novas imagens.

Trabalho apresentado no DT 05 Comunicao Multimdia do Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste, realizado de 15 a 17 de junho de 2011. 2 Jornalista, doutorando em comunicao pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Pesquisa em Interaes, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS). E-mail: vitorbragamg@gmail.com

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Realizamos uma anlise da pgina <www.Flickr.com/photos/ciadefoto>, de modo a fornecer os subsdios para a reflexo proposta; e uma entrevista com o coletivo, na qual os integrantes do coletivo Cia de Foto puderam expor suas opinies sobre a forma como os usurios percebem o trabalho deles no Flickr, alm de uma reflexo sobre a apresentao de fotografias do coletivo na internet, no projeto Caixa de Sapatos. A pesquisa trata do contexto em que a arte apreciada, de forma a compor um quadro mais detalhado das possibilidades de interao que suscitam-se dessa nova forma de apresentao de fotografias. Se as fotografias, como defende Fatorelli (2007), criam realidade ao tempo em que se instituem em referncia a redes de relaes culturais, sociais e institucionais mais complexas, a presente pesquisa tem sua funo: investigar essas relaes na era da cultura digital, que revelou formas diferenciadas de apresentao da obra, como no projeto em questo.

2. Ambincia digital: cenrio para compartilhamento de fotografias A arte ocupa espaos imagticos possveis para suas experimentaes e sua veiculao. Nesse ltimo, o ciberespao se apropria de todas as linguagens prexistentes: a fotografia, a narrativa textual, a enciclopdia, os quadrinhos, o teatro, o filme, a dana, a arquitetura etc. Nessa malha hbrida de linguagens, possvel estabelecer formas de sociabilidade do fazer artstico. Como acontece no Flickr, quando usurios estabelecem formas de compartilhamento, diferentes das tradicionalmente aceitas: o espao fsico das galerias de arte, museus e eventos como as bienais. O estabelecimento dessa sociabilidade estar delimitado pelo modo como funciona o compartilhamento de interesses fotogrficos na internet e das ferramentas e recursos disponveis no Flickr para que tal compartilhamento ocorra. E esse cenrio de interao responsvel por uma ordem simblica especfica que afeta a constituio do indivduo como sujeito cultural e os laos sociais que estabelece com o artista, que expe seu trabalho ao pblico nas redes sociais. Como aponta Machado (2007), a internet o espao onde a arte pode ser fruda por massas imensas e difceis de caracterizar; muda assim de estatuto e alcance, reconfigurando possibilidades de insero social. A dificuldade de caracterizao dessa nova parcela de fruidores da arte se d pelo fato do meio internet ter um pblico cada vez mais segmentado, ao contrrio do que se supunha em uma comunicao de massa com seus modos de estandardizao e repetio do contedo para uma audincia passiva.
2

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Sendo assim, o enfoque dessa pesquisa (Flickr) com relao a um uso da tecnologia das redes de computadores para difuso e apresentao das fotografias; como ferramenta que potencializa outras linguagens e cenrios para as obras. A ambincia digital da internet aparece aqui como meio de comunicao, embora no se incorpore o mesmo na criao da obra.

2.1. A interface Tendo em vista a discusso das ambincias digitais, h de se considerar a interface aquilo que, segundo Poster (1995), est entre o humano e o maqunico dividindo e ao mesmo tempo conectando dois mundos interessados ou dependentes um do outro. atravs dela que sente-se num ambiente imersivo na internet. E a interface do Flickr mediar a navegao do usurio galeria virtual. Essa apreciao da obra se d por meio de uma linguagem diferente da que se convencionou observar a arte. Esse novo sistema interativo e configurado por uma sintaxe no-linear interativa, tecidas de ns e conexes entre usurios e fotografias. Tal no-linearidade fruto da estrutura de observao das pginas os usurios, em que se pode atravs de links passar por diversas partes de uma mesma pgina ou saindo para a de outros usurios. Tudo isto sem prejudicar a leitura de uma obra. Um trajeto no elimina os demais, apenas o escolhido por determinado usurio naquele momento, entre uma infinidade de desdobramentos propostos. Assim, na busca de criar procedimentos de interao entre o homem e a mquina, pode-se verificar que o papel do artista se altera. Pois no lugar de criar, exprimir ou transmitir contedos, ele se tornou mais implicado na concepo de contextos; contextos no seio dos quais, diz Venturelli (2004), se deixa ao usurio a conduo da experincia e a construo dos sentidos impedido assim de ditar regras de interao. A comunicao na internet sempre dependente das palavras e das leituras de significados que as mesmas determinam no circuito de navegao. Ainda, a ausncia fsica suscita a problemtica da participao do sujeito na observao da obra que dever ser diferente de quando se expe em um espao fsico. Da a importncia de uma interface que esteja altura dos anseios dos usurios promotores de contedo e visitantes das pginas.

2.2. Flickr: dinmicas e ferramentas

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Os sites de compartilhamento de fotografias, de acordo com as idias de Recuero (2003), podem representar redes sociais, de armazenamento e comunicao de dados, na medida em que cada pgina de usurio representa um indivduo e a exposio de sua individualidade. Para os artistas, condio fundamental que isso ocorra, e talvez seja essa a razo para que muitos estejam apresentando seus trabalhos tambm na rede ou simplesmente migraram para a internet utilizando-a como nico mecanismo de promoo de seus trabalhos. Desta forma, identificado na pgina do coletivo e na interao dos usurios com a mesma um compartilhamento de interesses artsticos; pois essa parcela do pblico que utiliza o site Flickr quer discutir questes tcnicas do fazer fotogrfico enquadramento, exposio da luz, abertura do diafragma e qualificar seu repertrio visual, a partir da visualizao de trabalhos os quais julgam ser interessantes. De acordo com Recuero (2009) muitos autores classificam o Flickr como um sistema de photosharing, ou seja, focado na publicao de fotografias, em um espao de expresso pessoal e de construo de narrativas e emoes. O site proporciona o compartilhamento de experincias visuais, de forma dinmica e aberta; possvel ter um feedback atravs de comentrios e notas; marcao de fotos dos contatos afins aparecendo, com isso, no lbum de cada usurio as favoritas dos amigos; insero de tags de referncia s fotos, para a busca das mesmas; participando de grupos de interesse comum, dentre outras interaes. Isto permite novas maneiras de organizar as fotos e vdeos. Segundo Lerman e Jones (2006), o Flickr representa um meio participativo, onde os usurios esto ativamente criando, apreciando e distribuindo informaes. A lista de contatos que o usurio possui facilita novas formas de interagir com informaes em que eles podem navegar pelas fotografias criadas por pessoas escolhidas como sendo mais interessantes ou relevantes para eles. Essa navegao seria, de acordo com Lerman e Jones (2006), a explicao para que, apesar de o site possuir muitas formas de buscar fotografias, atravs do contato entre os usurios que ocorrem a maior parte das interaes quantidade de comentrios, visualizaes, etc. O enfoque maior no usurio nas pesquisas realizadas sobre o site em questo, dizem Cox e Marlow (2008), explica-se pelo fato de que, na maioria dos casos, foi identificado como a melhor forma de se explicar o nvel de interao que cada fotografia pode exercer est ligado, em primeiro lugar, rede social de contatos do usurio que posta a mesma mais do que valores estticos atribudos por um determinado grupo ou pessoa.
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

3. Fotografia em redes na internet A multiplicao da problemtica dos modos de produo e dos seus suportes de expresso, introduzidos por tecnologias que foram surgindo, impede uma viso da linguagem na forma tradicional de sua produo e expresso. Em virtude disto, Machado (2007, p.69) defende que ao invs de pensar os meios individualmente, o que comea a interessar agora so as passagens que se operam entre a fotografia, o cinema, o vdeo e as mdias digitais. Pois essas passagens permitiriam compreender melhor tenses e ambigidades que se operam hoje entre: (1) o movimento e a imobilidade, (2) entre o analgico e o digital, (3) o figurativo e o abstrato, (4) o atual e o virtual. Como se percebe, estes so temas que interessam a essa presente pesquisa. No primeiro, quando a obra no est presa apenas a um lugar, podendo estar presente em vrios pontos da rede, simultaneamente; uma foto no Flickr pode, com isso, ter um alcance sem a necessidade do local (espao) e o impedimento em virtude do tempo. No segundo, quando observam-se as possibilidades de apresentao de uma obra fotogrfica agora digital, em que o processo fsico-qumico substitudo pelo registro em bits, o que facilita propagar na internet. No terceiro quesito, quando compreende-se uma fronteira no mais to clara entre o que seria figurativo ou abstrato na produo fotogrfica, em que as fotos, ao explorar os recursos de sua cmera e de edio, tanto podem ter um vis figurativo ou abstrato no resultado final. Por fim, discute-se o atual e o virtual ao pensar na fotografia apresentada nas redes sociais de compartilhamento de imagens na internet e na prpria imagem a um nvel virtual que, segundo Lvy (1996), se d como potncia do atual, algo possvel de ser. Para Machado (2007, p. 69), pensar nesses pontos supracitados no se trata apenas de uma estratgia para compreender as novas imagens; essa a maneira como a indstria cultural inteira agora funciona. Na rede, onde um trabalho de arte pode ser infinitamente reproduzvel, essas caractersticas desaparecem. Tal anlise aplicada nas tecnologias contemporneas com o passar do tempo, nas obras criadas e sociabilizadas pelos meios de comunicao de informaes chegando at a fase atual, com a popularizao da internet e, consequentemente, as redes sociais de compartilhamento.

3.1. Arte hbrida Segundo Machado (2007, p. 73) o computador carrega uma caracterstica contraditria ao aparecer como uma mdia nica, sintetizadora de todas as demais, e, ao
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

mesmo tempo, um hbrido, onde cada um dos meios (texto, foto, vdeo, grfico, msica) pode ser tratado e experimentado separadamente. Do interesse de artistas em relao cincia da computao, surgiu nos anos 1960 a arte computacional, cuja potica se alinha com as invenes e as descobertas da cincia e da tecnologia do sculo passado. Ao aplicar na arte as teorias da informao, Venturelli (2004) diz que pensadores como Umberto Eco estavam manifestando argumentos em favor de um tipo de arte que considerasse os novos meios de comunicao e a sociedade da informao. Seria, para Santaella (2003), uma arte hbrida, fruto da convergncia das mdias que proporcionada pela cultura digital um conceito que passa a fazer parte das discusses atuais quanto a hibridizao proporcionada pelos meios de comunicao na contemporaneidade, principalmente com o computador. A autora identifica muitas razes para esse fenmeno da hibridizao, entre os quais: as misturas de materiais, suportes e meios, disponveis aos artistas e propiciadas pela sobreposio crescente e sincronizao conseqente das culturas artesanal, industrial-mecnica, industrialeletrnica e teleinformtica. Desta forma, h uma classificao de hbrido como significando linguagens e meios que se misturam, compondo um todo mesclado e interconectado de sistemas de signos que se juntam para formar uma sintaxe integrada. Ainda segundo Santaella (op. cit., p. 135 e 136), seriam trs as formas de hibridizao ocorridas no campo da arte,
Primeiro: as misturas no mbito interno das imagens, interinfluncias, acasalamentos, passagens entre as imagens artesanais, as fotogrficas, incluindo cinema e vdeo, e as infogrficas. Segundo: as paisagens sgnicas das instalaes e ambientes que colocam em justaposio objetos, imagens artesanais bi e tridimensionais, fotos, filmes, vdeos, imagens infogrficas e ciberambientes numa arquitetura capaz de instaurar novas ordens de sensibilidade. Terceiro: as misturas de meios tecnolgicos presididos pela informtica e teleinformtica que, graas convergncia das mdias, transformou as hibridizaes das mais diversas ordens em princpio constitutivo daquilo que vem sendo chamado de ciberarte.

Desta forma, esse presente trabalho estaria correlacionando o Flickr por conseguinte, a pgina do Cia da Foto com a primeira forma, quando o site utiliza da fotografia como forma agregadora na web, capaz de criar sociabilidade atravs da apreciao esttica e do compartilhamento de repertrios visuais dos usurios. J Cauquelin (2005), para melhor explicar o dilogo entre arte e tecnologia no chamado hibridismo digital, dividiu a relao em duas possibilidades. Na primeira, as novas tecnologias seriam suporte de divulgao. Na segunda, a utilizao de ambientes

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

digitais para a prpria construo do objeto artstico. Ento, o presente trabalho procura lidar com a primeira possibilidade, em que teve enorme crescimento com a internet; principalmente com o surgimento de aparelhos com possibilidade de registro de imagens telefones celulares, palmtops etc. Nesse contexto, as cmeras digitais so amplamente utilizadas na produo de contedo destas pginas. Agregando valor ao processo, softwares de edio, como Photoshop e Photopaint, permitem que as fotos alcancem uma plstica nica, muitas vezes inatingvel pelo suporte analgico. A fotografia digital, segundo Salomo Terra (2007), pode ser pensada como um caso em que a posterior edio faz parte do processo. Pois comum fotografar e utilizar de recursos de iluminao, contraste, efeitos, lentes e filtros, dentre outros, encontrados no suporte digital. Para Machado (2005, p. 315), isto seria uma imagem fotogrfica diferente da convencional realizada por filmes em pelcula por caracterizar-se como mais elstica, diluvel e manipulvel como uma massa de moldar; por isso, questionadora do mito da objetividade e da veracidade da imagem fotogrfica, que, ainda segundo Machado (op. cit.), combate a sua manipulao, pregando a rigidez e a resistncia ao mito da objetividade e da veracidade ser sempre a cpia mais fiel possvel do real, negando a imagem como construo e discurso visual. Popper (1993) diz que essa busca por interatividade, cujos artistas que utilizavam o computador na dcada de 1960 faziam, se dava a partir de duas tendncias: aquela marcada pelo interesse dos artistas pelos processos de criao mais do que pelo produto, que posteriormente converge para o conceito de simulao, e a tendncia que buscava a participao do espectador na obra de arte, que posteriormente se transforma na interao participao do espectador na fruio. Dessa forma, os equipamentos computacionais tm papel importante em todo dispositivo interativo, e, nesse caso, o artista leva em considerao a especificidade da interface homem/mquina que permitir a troca de informaes, o tipo de interao que pode ser realizada. Como em um site de compartilhamento de fotografias, onde possvel a interao atravs dos recursos disponveis pelo mesmo.

3.2. Arte e comunicao As mudanas no fazer fotogrfico foram, para Venturelli (2004), causadas pela velocidade dos meios de transporte, pelo fenmeno da globalizao poltico-social e pelo desenvolvimento das tecnologias de comunicao e, principalmente, com o
7

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

surgimento do espao ciberntico, que marca a prioridade do tempo sobre o espao: a fronteira do espao fsico em segundo plano, j que o ciberespao possibilita a comunicao com as fronteiras do tempo e espao diludas. Esta possibilidade oferecida pela internet atravs de sites de compartilhamento como o Flickr de comunicao entre os prprios artistas ou entre artistas e pblico possibilita algo mais direto, pois o artista sempre estar visitando a galeria para observar de que forma os usurios interagiram com as fotografias quais as mais comentadas, as mais visitadas, as mais indicadas. tambm uma forma de comunicao uma arte telecomunicacional. Esta seria definida por Ascott (2003) como toda a produo artstica que faz uso das tecnologias telecomunicacionais para se expressar: por fios, ondas sonoras, meios pticos ou qualquer outro processo eletromagntico. De acordo com Prado (1997), o grmen da arte telecomunicacional pode ser encontrado na arte postal, na medida em que esta propunha o intercmbio de trabalhos atravs de uma rede transnacional e livre e paralela ao mercado oficial da arte. medida que a rede de arte postal crescia, grupos publicavam listas de endereos para interessados em trocar trabalhos e idias. Venturelli (2004) conta que como a maioria dos trabalhos estavam relacionados com a arte conceitual e a performance, cujos resultados eram fotografados, muitas correspondncias constituam-se dessas imagens fotogrficas. Segundo Arantes (2005), as dcadas seguintes foram marcadas por uma forte experimentao com os meios tecnolgicos e comunicacionais que, com o decorrer do tempo, iam surgindo e se apresentando aos artistas como possibilidade de criao e difuso. Portanto, j existia uma arte que fazia uso de redes sociais antes da internet; porm, so percebidas aqui duas diferenas: a amplitude da rede social e a possibilidade de englobar novos fruidores; pois na internet a possibilidade de comunicao se amplia e o plo emissor (artista) pode se comunicar de um ponto a diversos de uma rede sem ao menos enderear a algum especificamente basta estar no ciberespao, com seu trabalho divulgado em qualquer pgina da web. Ampliou-se a capacidade de transmisso de informaes, abrindo novo espao para a arte. Tal espao, diz Venturelli (2004), tornou-se um lugar importante de aproximao e socializao da arte e do pblico, sem intermediao de instituies artsticas, tais como os museus, as galerias de artes e eventos como as bienais. Para artistas contemporneos, o advento de meios eletrnicos permitiu a comunicao instantnea, a ubiqidade, a troca e interao em suportes imateriais; se
8

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

constituiu em uma munio de inestimvel valor para suas aspiraes de criao de obras intercambiantes e mutantes, abertas na direo de uma cultura planetria, atravs da internet. Assim, percebe-se que, como aponta Venturelli (2004, p. 89), a relao estabelecida entre a arte e o espao comunicacional, principalmente longe dos habituais espaos de exposio artsticos, uma recente morada dos trabalhos artsticos.

4. O Cia de Foto e o Flickr O Cia de Foto surgiu em 2003; coordenado por Flavia Padro, tem na sua equipe os fotgrafos Rafael Jacinto, Pio Figueiroa e Joo Kehl e a editora de fotografias Carol Lopes. Segundo a descrio no site oficial3, um bureau de fotografias. Presta servios para jornais, revistas, agncias de publicidade e empresas. Porm, os integrantes dizem que nunca deixaram de manter trabalhos do ponto de vista mais autorais. Como percebemos na pgina do Flickr, que funciona como projeto paralelo da empresa. Essa pgina surgiu em 2008, e trata-se de um projeto intitulado Caixa de Sapato, fazendo uma aluso direta s caixas de sapatos onde so guardadas as fotografias onde guardamos lembranas e histria, disseram em entrevista ao blog Olha, v. Ainda, em entrevista para essa pesquisa, tratam da pgina do Flickr como uma produo sistemtica da intimidade do Cia de Foto. comum ter uma coleo de fotos numa caixa de sapato. Um lugar que guarda uma relao muito ntima com a fotografia. Aqui na Cia a caixa de sapato virtual, disse Figueiroa. No blog do coletivo, h mais detalhes sobre o ensaio realizado no Flickr: Estamos construindo uma Caixa de Sapato para nossa fantasia. Um objeto que relate nossa imaginao. Em entrevista concedida ao blog Olha, v, todos os membros do Cia de Foto definiram o ensaio como estrutural. dele que sai nossas pesquisas. E a figurao de como nos relacionamos com a fotografia. Termina sendo um trabalho que , de certa forma, um evento em nossas vidas. Nessa mesma entrevista, os membros do Cia de Foto definiram ainda a idia da caixa de sapato ao dizer que:
No importa o fotgrafo, mas sim o momento. E principalmente quem abre essa caixa. No exato instante da apreciao. No momento em que vagamos em toda histria que uma imagem nos faz contar. As caixas de sapato so um veculo de organizao coletiva. Abrir a nossa para usos criativos de outras pessoas tem sido uma parte bem instigante.

<www.ciadefoto.com.br>
9

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Tratam-se de fotos que podem ser baixadas para uso prprio dos usurios, pois esto registradas sobre licena Creative Commons4 sendo permitido copiar, distribuir, exibir e executar a obra, como criar obras derivadas a partir da apropriao. Para tanto, h alguns parmetros: deve-se dar crdito ao autor, da forma especificada pelo autor ou licenciante; no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais; e, caso ocorra, o compartilhamento da obra criada baseada nas fotos pela mesma licena ou seja, se algum alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, somente poder distribuir a obra resultante sob uma licena idntica a esta. Tudo o que eles solicitam aos interessados pelo uso pessoal que se deixe um recado dizendo no que exatamente pretende fazer com as fotos do Flickr. Como ocorrido com a artista Elisa Randow, que fotografou as fotos da pgina do Cia de Foto e criou mosaicos. Resultaram assim em outras imagens. Partes dos corpos das fotografias na pgina do Flickr re-fotografados sob uma textura de tela de computador (ver Figura 1).

Figura 1: Mosaico de Elisa Randow, a partir de fotografias do Cia de Foto extradas da pgina do Flickr deles.

Dessa forma, artistas podem fazer uso da Caixa de Sapatos e a fim de produzir uma arte em que investigaes poticas se apropriam de recursos tecnolgicos das mdias e da indstria cultural. No caso do coletivo, intervm nos canais de difuso, propondo alternativas estticas no compartilhamento de uma produo artstica, sem que ao menos haja um dilogo entre o coletivo e os interessados em manipular as fotografias do site; a escolha fica aberta, sem direcionamentos de uso pr-estabelecidos por quem expe as fotografias no Flickr.
4

Denomina um conjunto de licenas padronizadas para gesto aberta, livre e compartilhada de contedos e informao (textos, msicas, imagens, filmes e outros). O licenciamento oferecido fica a critrio do licenciante.
10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Em reportagem para o site Garapa, Leo Caobelli disse, a respeito da possibilidade dos usurios acessarem o Flickr e baixarem as fotos para fins no especificados, que foi explorando esses diversos caminhos que a Cia chegou internet, abrindo mo do velho mantra fotogrfico da cpia em papel, e se mostrando em plo no Flickr, inserindo-se assim em discusses sobre Creative Commons e copyright. Pode-se valer, do conceito de arte hbrida, ao tratar essa apresentao da obra fotogrfica em convergncia com outra mdia computador , ocorrida em virtude da hibridizao dos meios na contemporaneidade; o computador passa assim a ter a funo de abrigar fotografias e, ao mesmo tempo, servir como canal para todas essas interaes supracitadas. Alm de perceber as hibridizaes ocorridas com o uso de artistas, como em Elisa Randow, para gerar novos significados para as fotografias da Caixa de Sapatos, em uma lgica de produo coletiva do coletivo com aqueles que criam novas obras a partir das fotografias do Flickr. As fotos passam por tratamento ento esse fluxo segue um ritmo onde todos da Cia de Foto participam, conta Figueiroa em entrevista para essa pesquisa. A interface escolhida com as fotos em menor tamanho, sem lbuns de fotos. O fato de no haver lbuns decorre da idia destas pertencerem a um ensaio nico. Mas isso no quer dizer que, por isto, as fotos tenham relaes de temas e/ou tcnicas utilizadas. No h um recorte no enfoque dado e na forma como so produzidas as fotos na pgina do Flickr. Observa-se tambm que essas fotos so trabalhadas em softwares de edio5, buscando fazer ajustes de luz e sombra, e criar uma espcie de marca caracterstica do Coletivo nas fotografias como pode ser percebido no tom da cor e no contraste dessas fotos (ver Figura 2).

Figura 21: Fotos do Cia de Foto, nas quais so feitas e editadas a partir de temticas e tcnicas diferentes de saturao de cores, enquadramentos, uso de personagens, uso de luz e sombra, dentre outras no semelhanas.

Figueiroa respondeu, em entrevista concedida para essa pesquisa, que o software Photoshop era o utilizado para o tratamento e edio digital das fotografias.
11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

Percebe-se que as fotos esto dispostas sem ttulo em uma sequncia numerada, revelando que, alm de no haver uma preocupao do Coletivo em titular as fotos, as mesmas se apresentam em ordem numrica que sugere uma seqencialidade e linearidade na apresentao. Como tambm sugere tratar-se de uma exposio permanente, que est em constante crescimento (atualizao), sem dar a idia de que esta ter um fim planejado. O que, de fato, a inteno do Caixa de Sapato. Outra observao levantada pela seqncia numrica das fotos expostas no Flickr do Cia de Foto com relao a idia de conjunto fechado: a obra apresentada, at o momento, s teve um comeo, com a foto nmero 0001, de forma que as prximas fotos a serem postadas pertencero a essa mesma srie. Esta sugesto aqui apresentada se refora quando observa-se que, na descrio das fotos, no h referncia a algum projeto ou exposio em especfico como se fizessem parte de uma mesma obra, que est em constante elaborao. Essa exposio estar em constante processo de mutao, com a adio de novas fotografias para o conjunto j disposto, reconfigurando a apresentao da obra como um todo. Figueiroa responde que o coletivo geralmente no d ttulos as fotos. Portanto, a numerao, ainda que reflita uma imparcialidade na titulao das fotografias do ensaio, d a idia de algo em construo, em que a cada novo elemento inserido transmutar todo o espao j presente. Chegando a essas caracterizaes, poderia-se dizer que as fotos do Flickr so um work in progress? Pio Figueiroa diz que o Caixa de Sapato um trabalho, sim, em eterno desenvolvimento. Ele vem sendo usado, editado e todo dia ganha uma imagem nova. Foi exposto impresso ou eletronicamente e j participou de festivais em diferentes pases. A idia publicar fotos que esto mais em dia com a pesquisa deles, e que nas quais so decididas atravs do dilogo no coletivo. A pgina consegue conciliar o circuito da arte ao ambiente das mdias e das tecnologias informacionais: uma obra fotogrfica em um site de compartilhamento de fotografias. Assim, percebe-se como uma arte telecomunicacional, que se d atravs da rede social Flickr, pode estar presente no projeto de desenvolvimento artstico de um coletivo, no sentido de t-lo como forma de dar vazo a uma produo diria, que representa a forma como eles fazem uso do cenrio urbano, no qual esto inseridos.

4.2. Cia de Foto no Flickr Sobre a forma como os membros do coletivo percebem a produo de sentido que vm fazendo com a pgina <www.flickr.com/photos/ciadefoto/>, Figueiroa valoriza
12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

essa receptividade: ele acha importante para compreender como percebido o Caixa de Sapatos. Pois os comentrios feitos servem como um termmetro para avaliarem como a produo do coletivo est sendo avaliada e entendida por usurios interessados em fotografia, sem necessariamente serem crticos ou pessoas ligadas, profissionalmente, ao campo das artes visuais curadores, produtores, artistas etc. Ele tambm acredita ser uma tendncia, na contemporaneidade, utilizar sites de compartilhamentos de imagens para difuso e apresentao de obra. Porm, no acredita na utilizao destes em detrimento, ou substituio, de espaos tradicionais de difuso e apresentao como as galerias, os museus e eventos como feiras e bienais de arte. S um espao a mais criado. E um espao bem poderoso. Percebe-se, como diz Bulhes (2007), certo afastamento entre os circuitos tradicionais de museus e galerias e a arte em rede Web. Um dos fatores que influenciam neste afastamento o fato de que essa nova modalidade da fotografia, ao se apresentar na internet e aberta para os usurios fazerem uso em suas criaes, rompe com conceitos bsicos da esttica tradicional, questionando bases do sistema de pensamento que responde pela legitimao e reconhecimento artstico em vigor nesses circuitos. Assim, o Flickr se apresenta, para o Cia de Foto, como uma rede de compartilhamento de fotografias fundamental para a exposio da caixa de sapatos, pois uma forma de terem um feedback maior; abre a possibilidade de apropriaes, por parte do pblico, gerando novas obras, re-significando as fotografias expostas; contribui para a fixao, no campo da arte, de novos espaos para apresentao de uma obra. Apresenta-se, portanto, a pgina do Cia de Foto como uma rede horizontal, onde cada usurio independente para seguir seus trajetos e fazer suas escolhas.

5. Concluso A promoo de arte na web tem ampliado a experimentao para assumir a interao e a vivncia em um tempo dinmico, estabelecendo novos padres na esttica tradicional. Por meio das redes ocorrem as trocas o compartilhamento de fotografias; a arte circula e os computadores, enquanto meios de comunicao, ganham dimenses artsticas. O artista, ento, se coloca a favor de uma criao distribuda, compartilhada por outros usurios. Nesse ponto, o Coletivo Cia de Foto busca se firmar com um pblico mais amplo inserindo seus trabalhos na internet, atravs dos sites de redes sociais fazendo com isso parte de um grupo de artistas contemporneos que entendem

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

estas como ferramentas importantes de comunicao, de aproximao da obra fotogrfica com um pblico muito mais amplo do que nas galerias e museus. O ciberespao como ambiente colaborativo e propcio a uma comunicao entre artistas e pblico, o ponto central dessa apresentao de uma obra fotogrfica aberta a todas as interaes possveis. Pela pesquisa realizada, percebe-se um interesse grande do Coletivo de compartilhar seu trabalho na rede. Da o investimento no Caixa de Sapatos, uma produo sistemtica onde o instante mais corriqueiro, o mais ordinrio, tem uma marca fotogrfica. Essa estratgia de insero no Flickr auxiliar na construo da identidade do coletivo, como tambm a interao com o pblico. Ainda, as fotos poderem ser utilizadas para outros fins por parte do pblico cria uma arte hbrida, passvel de ser criada de inmeras formas, a depender do interesse que os usurios/artistas faro das mesmas. As caixas de sapato esto agora no computador, a mesa de luz para visualizao agora um slide-show em flash, e a crtica est agora nos comentrios da pgina. A fotografia se inseriu na internet e as redes so percebidas pelos usurios como uma ferramenta para compartilhamento de fotografias, fortalecimento das relaes, troca de experincia e aperfeioamento tcnico e de linguagem, para amadores e profissionais. E o Cia de Foto sabe muito bem explorar isto.

Referncias
ARANTES, Priscila. Arte e mdia no Brasil: Perspectivas da esttica digital. In: Ars, Ano 3, Nmero 6. So Paulo: Edusp, 2005. ASCOTT, Roy. Telematic Embrace: Visionary Theories of Art, Technology and Consciouness. Berkeley: University of California Press, 2003. BULHES, Maria Amlia. Arte em rede web e processos estticos hbridos. In: Anais do 16 Encontro Nacional da Associao Nacional de Pesquisadores de Artes Plsticas, Florianpolis: setembro de 2007. CAUQUELIN, Anne. Arte Contempornea: Uma introduo. So Paulo: Martins Fontes, 2005. Cia de Foto Site oficial. Disponvel em: <http://www.ciadefoto.com.br/>. Acesso em maio de 2011. COX, A. M. & MARLOW, J. Flickr: a first look at user behaviour in the context of photography as serious leisure. In: Information Research. Volume 13, n 1, maro de 2008. Elisa V. Randow. Disponvel em: <http://www.elisavonrandow.com/>. Acesso em maio de 2011.

14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei AL 15 a 17 de junho 2011

FATORELLI, Antonio. Passagens da Fotografia. Disponvel em: http://www.cursos.ead.senac.br/moodle18/mod/resource/view.php?id=10015. Acesso em maio de 2011. Garapa. Disponvel em: <http://www.garapa.org/2008/10/alcoolicas-cia-de-foto/>. Acesso em maio de 2011. LERMAN, Kristina; JONES, Laurie. Social Browsing on Flickr. 2006. Disponvel em: <http://www.icwsm.org/papers/3--Lerman-Jones.pdf>. Acesso em agosto de 2010. LVY, Pierre. O que virtual? Rio de Janeiro: 34, 1996. MACHADO, Arlindo. Arte e mdia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. ______. A Fotografia sob o Impacto da Eletrnica. In: SAMAIN, Etienne (org). O Fotogrfico. So Pulo: Hucitec e Senac, 2005. Olha, v - Blog. Disponvel em: <http://www.olhave.com.br/blog/>. Acesso em maio de 2011. POPPER, Frank. Art of the eletronic age. London: Thames & Hudson, 1993. POSTER, Mark. The second media age. Cambridge: Polity Press, 1995. PRADO, Gilberto. Cronologia de experincias artsticas nas redes de telecomunicaes. In: Trilhas 6, 1997, vol. 1. RECUERO, Raquel da Cunha. Hipertexto Cooperativo: Uma Anlise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipdia. Trabalho apresentado no VII Seminrio Internacional de Comunicao. Porto Alegre: PUC/RS, 2003. ______. Adicionar um comentrio: mecanismos de conversao em weblgos e fotologs brasileiros. In: RBLA, Volume 9, Nmero 1, p. 151-175. Belo Horizonte: 2009. SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Ps-Humano: Da Cultura das Mdias Cibercultura. So Paulo: Paulus, 2003. TERRA, Salomo. Quando a arte encontra a tecnologia. Disponvel em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/05/22/quando-a-arte-encontra-a-tecnologia/ . Acesso em maio de 2011. VENTURELLI, Suzete. Arte: Espao_tempo_imagem. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 2004.

15

You might also like