You are on page 1of 6

O ato fotogrfico e outros ensaios.

Phillippe Dubios Campinas, SP: Papirus, 1999 INTRODUO Com a fotografia, no nos possvel pensar a imagem fora do ato que a faz ser. A foto no apenas uma imagem (...) uma representao de papel que se olha simplesmente em sua clausura de objeto finito (...) tambm, algo que no se pode conceber fora de suas circunstncias, fora do jogo que a anima sem comprov-la literalmente: algo que , portanto, ao mesmo tempo e consubstancialmente, uma imagemato, estando compreendido que esse ato no se limita apenas ao gesto da produo da imagem (o gesto da tomada), mas inclui tambm o ato de sua recepo e de sua contemplao. A fotografia, em suma, como inseparvel de toda a sua enunciao, como experincia de imagem, como objeto totalmente pragmtico. Implica de fato a questo do sujeito, e mais especificamente do sujeito em processo. As trs perguntas fundamentais que se fazem a qualquer obra de arte (O que est representado? Como aconteceu? Como percebida?)

CAP. 1: DA VEROSSIMILHANA AO NDICE


Questo fundamental: a relao existente entre o referente externo e a mensagem produzida por esse meio (a fotografia). Trata-se da questo dos modos de representao do real ou, se quisermos, da questo do realismo. Existe uma espcie de consenso de princpio que pretende que o verdadeiro documento fotogrfico presta contas do mundo com fidelidade. Foi-lhe atribuda uma credibilidade, um peso de real bem singular. Essa virtude irredutvel de testemunho baseiase principalmente na conscincia que se tem do processo mecnico de produo da imagem fotogrfica. (...) A fotografia, pelo menos aos olhos do senso comum, no pode mentir. Nela a vontade de ver para crer satisfeita. A foto percebida como uma espcie de prova , ao mesmo tempo necessria e suficiente, que atesta indubitavelmente aquilo que mostra. Percurso histrico das diversas posies defendidas pelos crticos e tericos quanto ao princpio da realidade:

1)

a fotografia como espelho do real (o discurso da mimese): o efeito de realidade ligado imagem fotogrfica foi a princpio atribudo semelhana existente entre a foto e seu referente. De incio, a fotografia s percebida pelo olhar ingnuo como um analogon objetivo do real. Parece mimtica por essncia.

2)

A fotografia como transformao do real (o discurso do cdigo e da desconstruo): logo se manifestou uma reao contra esse ilusionismo do espelho fotogrfico. O princpio de realidade foi ento designado como pura impresso, um simples efeito. Com esforo tentou-se demonstrar que a imagem fotogrfica no um espelho neutro, mas um instrumento de transposio, de anlise, de interpretao, e at de transformao do real, como a lngua, por exemplo, e assim, culturalmente codificada.

3)

A fotografia como transformao do real (o discurso do ndice e da referncia): algo de singular, que a diferencia de outros modos de representao, subsiste apesar de tudo na imagem fotogrfica: um sentimento de realidade incontrolvel do qual no conseguimos nos livrar apesar de todos os cdigos que esto em jogo nela e que se combinaram para a sua elaborao. (...) Devese, portanto, prosseguir na anlise ir alm da simples denncia efeito real.

A FOTOGRAFIA COMO ESPELHO DO REAL Trata-se aqui do primeiro discurso (e primrio) sobre a fotografia. Embora comportasse declaraes muitas vezes contraditrias e ate polmicas, o conjunto de todas esses discusses nem por isso deixava de compartilhar uma concepo geral bastante comum: quer se seja contra ou a favor, a fotografia nelas considerada a imitao mais perfeita da realidade. E, de acordo com os discursos da poca, essa capacidade mimtica procede de sua prpria natureza tcnica, de seu procedimento mecnico, que permite fazer aparecer uma imagem de maneira automtica objetiva, quase natural, sem que a mo

do artista intervenha diretamente. Nesse sentido, se opes obra de arte, produto do trabalho, do gnio e do talento manual do artista. A partir dessa clivagem (foto versus obra de arte) e dessa concepo mimtica, todo o discurso sobre a foto da poca comea a funcionar e a se resolver, ora na denncia, ora no elogio. Para Baudelaire: o papel da fotografia conservar o trao do passado ou auxiliar as cincias em seu esforo para uma melhor apreenso da realidade do mundo. Ela um auxiliar (um servidor) da memria, uma simples testemunha do que foi. Para ele, uma obra no pode ser ao mesmo tempo artstica e documental, pois a arte definida como aquilo mesmo que permite escapar do real. Ao contrrio das posies de Baudelaire, existem discursos que proclamam a libertao da arte pela fotografia. Porque uma tcnica muito mais bem adaptada que a pintura para a reproduo mimtica do mundo, a fotografia v-se rapidamente designada como aquilo que dever a partir de ento se encarregar de todas as funes sociais e utilitrias at ento exercidas pela arte pictural. Desse modo, assistiremos transformao dos antigos retratistas oficiais em fotgrafos profissionais. Ao longo do sc. XIX crescer uma argumentao que pretende que, graas fotografia, a pra tica pictural poder adequar-se quilo constitui sua prpria essncia: a criao imaginria isolada de qualquer contingncia emprica. Eis a pintura de certa forma libertada do concreto, do real, do utilitrio e do social. A distribuio portanto clara: fotografia, a funo documental, a referncia, o concreto, o contedo; pintura, a busca formal, a arte, o imaginrio. Nessa perspectiva, a fotografia seria o resultado objetivo da neutralidade de um aparelho enquanto a pintura seria o produto subjetivo da sensibilidade de um artista e de sua habilidade. A FOTOGRAFIA COMO TRANFORMAO DO REAL De maneira geral, o discurso no sc. XIX sobre a imagem fotogrfica o da semelhana. J o sc XX insiste mais na idia de transformao de real pela foto.

Contra o discurso da mimese e da transparncia, textos sublinham que a foto eminentemente codificada (sob todos os pontos de vista: tcnico, cultural, sociolgico, esttico, etc.). Essa posio terica j apresenta vestgios desde o sc.XIX. Meios de estudo que se inspiram em teorias da percepo e, em particular, nos escritos de Rudolf Arnheim retomam essa discusso. Arnheim prope uma enumerao sinttica das diferenas aparentes que a imagem apresenta com relao ao real: em primeiro lugar, a fotografia oferece ao mundo uma imagem determinada pelo ngulo de viso escolhido, por sua distncia do objeto e pelo enquadramento; em seguida reduz, por um lado, a tridimensionalidade do objeto a uma imagem bidimensional e, por outro, todo o campo das variaes cromticas a um contraste preto e branco; finalmente, isola um ponto preciso do espao-tempo e puramente visual, excluindo qualquer outra sensao olfativa ou ttil. (...) Tal desconstruo do realismo fotogrfico baseia-se por inteiro na observao da tcnica fotogrfica e de seus efeitos preceptivos. Anlises de carter mais ou menos francamente ideolgico contestaro a pretensa neutralidade da cmara escura e a pseudo-objetividade da imagem fotogrfica. Hubert Damish (em 1963) e Pierre Bourdieu (em 1965) insistem ambos no fato de que a cmara escura no neutra e inocente, mas que a concepo de espao que ela implica convencional e guiada pelos princpios da perspectiva renascentista. Pierre Bourdieu: Normalmente todos concordam em ver na fotografia o modelo da veracidade e da objetividade (...) De fato a fotografia fixa um aspecto do real que sempre o resultado de uma seleo arbitrria (...): de todas as qualidades do objeto so retidas apenas as qualidades visuais que se do no momento e a partir de um nico ponto de vista. (...) A fotografia um sistema convencional que exprime o espao de acordo com as leis da perspectiva (seria necessrio dizer, de uma perspectiva).(...) Se a fotografia considerada um registro perfeitamente realista e objetivo do mundo visvel por que lhe foram designados (desde a origem) usos sociais considerados realistas e objetivos. Eis a concepo da naturalidade da imagem fotogrfica claramente desnaturalizada. A caixa preta fotogrfica no um agente reprodutor neutro, mas uma mquina de efeitos deliberados. Ao mesmo modo que a lngua, um problema de conveno e um instrumento de anlise e interpretao do real.

Usos antropolgicos da foto: mostram que a significao das mensagens fotogrficas de fato determinada culturalmente, que ela no se impe como uma evidncia para qualquer receptor, que sua percepo necessita de um aprendizado dos cdigos de leitura. A fotografia deixa de aparecer como transparente, inocente e realista por essncia. A FOTOGRAFIA COMO TRAO DE UM REAL Segundo Peirce: cone = representao por semelhana Smbolo = representao por conveno geral ndice = representao por contigudade fsica do signo com seu referente Se a fase de descontruo dos cdigos se estruturou, grosso modo, em dois eixos um mais semitico, o outro mais ideolgico da mesma maneira nesses dois campos que vai se manifestar com maior nitidez o retorno da referncia singular na foto. Barthes afirma em A cmara clara: Diramos que a foto sempre continua carregando seu referente com ela; A fotografia literalmente uma emanao do referente; ...na fotografia jamais posso negar que a coisa esteve ali; evidente que os cdigos vm influenciar a leitura da foto. Peirce: As fotografias (...) se parecem exatamente com os objetos que representam. Porm, essa semelhana deve-se na realidade ao fato de que essas fotografias foram produzidas em tais circunstncias que eram fisicamente foradas a corresponder detalhe por detalhe natureza. Desse ponto de vista, portanto, pertencem nossa segunda classe de signos: os signos por conexo fsica [ndice]. A fotografia levada a funcionar como testemunho: atesta a existncia (mas no o sentido) de uma realidade.

You might also like