You are on page 1of 10

Artes Visuais e Teatro: uma prtica para o cotidiano Artes Visuales y Teatro: Una prctica para la vida cotidiana

BERGAMINI, Fabiana de Moura OLIVEIRA, Frederico Ramos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE BELAS ARTES

Resumo O projeto encara a disciplina de arte como um laboratrio de experimentaes que une professores de dois campos da arte. Trabalhando a confluncia de diferentes processos de fazer, discute-se o papel da disciplina na criao da identidade cultural do aluno e no estmulo ao sensorial. Procurando enfatizar as pesquisas empricas num espao aberto de performance ou instalao, valoriza-se as construes da imaginao. Trabalhando com a teoria da arte como imagem, e no como linguagem, acredita-se que o ensino de arte deve se dar por metforas, acompanhando os pensamentos de Arthur D. Efland referentes imaginao na cognio.

Resumen: El proyecto considera la disciplina de arte como un laboratorio para experimentos de maestros de dos campos del arte. Trabajando con la confluencia de diferentes procesos del hacer, se examina el papel de la disciplina de arte en la creacin de la identidad cultural de los estudiantes y en el estmulo sensorial. Buscando destacar la investigacin emprica en un espacio abierto para la performance o la instalacin, los valores son las construcciones de la imaginacin. Trabajando con la teora del arte como imagen, no como lenguage, se cree que la enseanza del arte debe ser dada a las metforas, a raz de las ideas de Arthur D. Efland en relacin con la imaginacin en la cognicin.

Artes visuais, teatro, multidisciplinaridade, metfora

Introduo Artes Visuais e Teatro: uma prtica para o cotidiano um projeto que encara a disciplina de arte como um laboratrio multidisciplinar de experimentaes no campo do ensino/aprendizagem. Iniciado com crianas da Escola Fundamental do Centro Pedaggico, o projeto hoje executado no Colgio Palas Atena. O atual artigo vai contemplar as transformaes de um projeto experimental ao longo de quase dois anos de pesquisa. Reelaboraes de um percurso que tem como objetivo a criao de uma vivncia em arte que utilize dos espaos e situaes do cotidiano escolar para a criao/expresso. Nesse sentido, projeta-se reverberaes nas situaes que ultrapassam os muros da escola, partindo do estmulo dimenso da sensao, ao to ausente nos espaos de convvio como um todo. Enfoca-se, assim, basicamente, na reflexo de questes polticas e organizacionais da escola e da cidade em dinmicas de grupo; na fruio de grande diversidade de obras de artes visuais e em atividades manuais, grficas e pictricas e corporais. Cnones da Arte so usados como ponto de partida para o reconhecimento de estruturas de poder e formas de organizao de uma sociedade para ento poder ser tecida uma rede de relaes repleta de elementos e produtos culturais. Perpassando por momentos especiais da histria, como a arte primitiva, a arte egpcia, a grega e a as vanguardas europias do sculo XX, por exemplo, pretende-se criar um repertrio imagtico e conceitual a ser usado como fundamento para o entendimento das chamadas transvanguardas e das manifestaes multimdias da Arte Contempornea. A performance (Schechner, 2002), a instalao e a interveno urbana so trabalhadas convidando o aluno no s a estudar os cnones da arte atual, como analisar os exerccios e os projetos artsticos dos colegas feitos na escola.

O Contexto Escolar O Colgio Palas Atena uma escola pequena, com 23 alunos na nica turma de 3 ano. Apesar de todo incentivo, ele no possui grande cota para a aquisio de materiais para arte nem uma estrutura prpria para tal. A soluo

lanar mo do improviso, de materiais alternativos e da contribuio dos alunos com materiais, baldes, panos, toalhas etc. Essa situao levada em conta na definio de estratgias do projeto, na medida em que reconhecida e explorada em suas possibilidades reais, trazendo o questionamento sobre o papel da arte na sociedade e discutindo as possveis alternativas frente essa condio desprivilegiada. A regncia de dois professores novidade para muitas escolas e favorece a diviso de trabalho e a discusso dos mtodos e posturas entre os dois profissionais. O formato das aulas, brevemente diferente das outras matrias, que no conta com procedimentos padres, sugere a aquisio de novos hbitos que demandavam um pequeno esforo do aluno. Uma grande quantidade de aulas expositivas utilizando o recurso do Power Point pode deixar o aluno disperso e saudoso do quadro. No existem muitas apostilas ou livros para ele recorrer em um momento de estudo extra-classe. Alguns deles demonstram desconforto e desnimo pelas aulas prticas de Teatro. O objetivo dessas aulas despertar confiana e esprito coletivo para prosseguir-se com o trabalho at chegar na performance. Outros se incomodam com exerccio do desenho. No entanto, o que parecia sacrifcio extremo, em muitos casos, se transforma em procedimento a ser redescoberto.

Artes Visuais e Teatro em sala de aula Ana Mae Barbosa afirma que no podemos entender a cultura de um pas sem conhecer sua arte (BARBOSA, 2002). Para uma educao integral, a busca pela identidade cultural e pelo desenvolvimento individual do adolescente fator primordial. A dissoluo de barreiras entre as reas do saber contribui para a eliminao das hierarquias e a valorizao do diferente, do hbrido e do que antes era deixado de fora. No incio do curso possvel ver uma separao, digamos, didtica, entre os campos da arte. No estudo da histria, at a Arte Moderna, quando nas artes visuais ainda prevalece a hegemonia da pintura e da escultura, as atividades focam em alguma tcnica ou campo especfico. Seguindo para outra etapa, concebemos atividades de Teatro, nas quais trabalham-se elementos e/ou procedimentos das Artes Visuais, como, por exemplo, na criao de um cenrio. Nesse sentido, poderamos dizer que a

atividade de Artes Visuais perderia sua autonomia, momentaneamente, para servir a um propsito cnico. Este procedimento, todavia, deve ser reproduzido se invertendo e revertendo ao longo do curso, podendo acontecer tambm de criarmos uma composio fotogrfica usando corpos enfileirados em um gesto especfico, por exemplo. Tal prtica no se firma como um problema (desde que no seja desequilibrada as trocas de autonomias), na medida em que temos como objetivo associar fazeres e modos de pensar em um campo de criao onde no h hierarquias, mas sim a liberdade de escolha do melhor recurso para a expresso.
A partir da dcada de 1950 j se pe em causa a significao da pintura e do processo esttico em geral. Os artistas impugnam convenes da representao tradicional e da abstrao. As diversas tendncias compartilhadas exercitam a multiplicidade de estilos, a mescla de tcnicas, o carter heterogneo e multidisciplinar da arte (BERGAMINI e FARIA, 2007).

Abrindo mo das separaes e das categorizaes, a partir de determinado momento do curso, prope-se a confluncia de diferentes processos de fazer. Cria-se um espao aberto de experimentao sob a gide da performance e da instalao, no qual podem ser incorporados toda sorte de elementos e objetos de ao. So processos que instigaro a construo de um novo olhar sobre os espaos da escola. Na medida em que lanado ao aluno o desafio de estudar um local a ser incorporado pelos seus propsitos artsticos, a escola passa a ser analisada como espao de potencial para a expresso. Uma nova imagem da estrutura da escola se descortina e novos significados so criados. Os mesmos espaos de sempre viram novos espaos descobertos e novas relaes passam a ser estabelecidas.
nessa estreita passagem da representao para a atuao, menos deliberada, com espao para o improviso, para a espontaneidade, que caminha a live art, com as a expresses, happening e performance. nesse limite tnue tambm que vida e arte se aproximam. medida que se quebra com a representao, com a fico, abre-se espao para o imprevisto e, portanto para o vivo, pois a vida sinnimo de imprevisto, de risco. (COHEN, p. 97).

Da interpretao sensao Em Uma outra urbanidade [ou como semear flores raras], Ana Godoy e Silvana Ttora esmiam uma problemtica da educao como prtica integradora e normalizadora. Segundo as autoras, necessrio pr em questo os dispositivos educacionais para os abrirmos para procedimentos micropolticos que nos permitiriam enfrentar as mediaes impostas pela modelizao do espao urbano (...) em proveito de um ethos que afirmaria a possibilidade de sentir, fazer e pensar diferentemente (GODOY, Ana e TTORA, Silvana, 2008, p. 2). Na turma do 3 ano do Colgio Palas Atena, deparamos com uma resistncia considervel s atividades prticas teatrais ou do uso do corpo como recurso de expresso e criao. A maioria dos alunos nunca teve contato com prticas de teatro, circo, dana, capoeira ou performance. Em muitos momentos, a possibilidade de vencer a indisposio e o desnimo cristalizados nula. Para os alunos, salvo nos momentos da aula de Educao Fsica (que inclusive um alvo de desvio de muitos), a escola no um espao voltado para o desenvolvimento de habilidades psicofsicas, em especial, aquelas estimuladas por processos de ao corporal mais arrojada e criativa. Vale lembrar aqui que, na experincia em curso, os alunos chegaram a pedir aos professores que se voltassem s usuais aulas passadas no quadro. Detectar essa resistncia nos alunos observar o estado atual do sujeito humano, especialmente no ocidente, em que se detecta uma ciso psicofsica, ou seja, uma separao entre as esferas mentais e corporais da pessoa. Resultado de um processo histrico, essa condio pode ser problematizada no levantamento de suas causas e conseqncias e tratada pela

conscientizao da natureza de continuidade e no de oposio entre mente e corpo. O humano entendido como duplamente constitudo: o

material/corporal/fisiolgico e o imaterial/simblico/psquico. O conhecimento no teatro entendido como psicofsico por desenvolver essas ligaes. Em vista das primeiras experincias com a turma, passamos a encarar com mais ateno os modelos de trabalho em que as discusses e prticas se conectavam mais pontualmente aos interesses imediatos do adolescente. As atividades prticas foram reforadas, considerando que o conhecimento artstico no encarado como um saber prvio, mesmo porque este saber, na

maioria das vezes, se limita a reprodues do senso comum. Trata-se de encarar o espao de sala de aula como laboratrio de experimentao e afirmao da processualidade. Um espao de valorizao da inveno e do confronto de clichs e verdades prontas, onde os saberes e a experincia podem ser construdos e reproduzidos. O acesso a obras de arte por meio de projees durante as aulas foi brevemente reduzido. O trabalho com um repertrio de imagens que valorize a diversidade de pontos de vista, as diferentes culturas, modos de fazer e situaes sociais contribui para que o aluno reconhea e eleja elementos importantes para a construo da sua identidade. A fruio e anlise de obras de arte, no entanto, no pode ser confundida com a interpretao. O que o artista quis dizer, ou o que isso est tentando dizer na composio so perguntas que reduzem o valor da aparncia da obra em prol de um contedo determinado. Segundo Susan Sontag, quando reduzimos a experincia artstica ao seu contedo e depois a interpretamos, domamos a obra de arte. A interpretao torna a obra de arte malevel e dcil. O caminho da interpretao pode ser o mais fcil e tentador para o professor levantar questes durante a aula, mas vem de um mau-hbito cultivado que envenena a nossa sensibilidade:
Numa cultura cujo dilema j clssico a hipertrofia do intelecto em detrimento da energia e da capacidade sensorial, a interpretao a vingana do intelecto sobre a arte. Mais do que isso. a vingana do intelecto sobre o mundo. Interpretar empobrecer, esvaziar o mundo para erguer, edificar um mundo fantasmagrico de significados (SONTAG, 1987, p. 16).

A obra de arte no uma imitao do mundo, mas encerra em si um mundo, caracterizado por inmeros pormenores e especificidades. No h informaes histricas, referncias ao tema, discurso ou mediao que substituam a experincia sensorial do indivduo frente a ela. Merleau-Ponty afirma que a experincia da obra se assemelha percepo das prprias coisas, trata-se
de perceber o quadro segundo as indicaes mudas de todas as partes que os traos de pintura depositados na tela me proporcionam, at que todas, sem discurso e sem raciocnio, se compem numa organizao estrita onde se sente que nada h de arbitrrio, mesmo se no consegue explicar (MERLEAU-PONTY, 1908 p. 58).

Arte e conhecimento Com uma proposta de que a Arte tivesse o mesmo tratamento das outras disciplinas, o Colgio Palas Atena requisitou provas trimestrais e um controle de desempenho ostensivo da turma frente o website da escola. importante atentar, todavia, que o mesmo tratamento significa apenas uma tentativa de diluir os resqucios de uma hierarquia entre a arte e as outras disciplinas. Na verdade, encarar a arte como rea autnoma de conhecimento compreende o exerccio de uma metodologia flexvel e diferenciada em que a imaginao tem papel de destaque. Faz-se necessrio que o arte-educador lance mo de uma concepo da arte como imagem, abrindo mo da difundida concepo da arte como linguagem. Como coloca Lucia Pimentel, abordando recentes pesquisas sobre o ensino/aprendizagem da arte, seu ensino no se daria por comunicao, mas por metfora. Ela explica que, para Arthur Efland, a metfora que constri ligaes que nos permitem entender e estruturar o conhecimento em diferentes domnios para estabelecer conexes entre coisas aparentemente no relacionadas. Apesar de acontecerem em todos os domnios do saber, as experincias de aes metafricas da mente como construo de sentidos vo aparecer principalmente na arte. O que distingue a experincia artstica de outras experincias no a metfora por si s, mas a excelncia dos nveis metafricos de imaginao e seu vnculo com a esttica (PIMENTEL, 2008, p. 18). Grande parte da pontuao trimestral foi destinada para atividades prticas, individuais e/ou coletivas. Como exemplo de uma das atividades, os alunos foram convocados a criar cenas de uma situao de opresso vivida na escola. Este tema foi apenas um ponto de partida para que grupos fossem organizados e uma pequena cena fosse criada. Em seguida, a atividade passou a ser desdobrada, a partir das respostas dos alunos, que passaram a ser desafiados em situaes em que os papis de oprimido e opressor se inverteram para oferec-los a experincia de vivenciar a posio de professores, diretores e colegas e executar suas prprias idias. O papel do arte-educador est diretamente relacionado ao seu trabalho como artista. A partir do momento em que no existe um material didtico pronto e feito sob medida para a sua turma, ele se v na condio de criador de atividades que se relacionam com as questes trazidas pelas obras, assim

como propositor que imagina, desmembra e reconstri estruturas de pensamento artstico. Segundo Smara Santana (2008), o processo de criao do artista perpassa pela elaborao de um universo investigativo de questes analticas, cientficas e metafricas. O artista trabalha em um campo de questes bastante complexas, que podem ser acessadas e potencializadas pela prtica da experimentao. Na investigao artstica, a experimentao corresponde ao instante crucial, pleno de possibilidades e momentos decisivos no processo de investigao, que provoca o aparecimento de questes especficas (SANTANA, 2008, p. 26). Ao artista-educador cabe criar condies em que as pesquisas empricas e as construes da imaginao tenham papel de destaque. necessrio que o aluno tenha a oportunidade de criar seu aparato investigativo, suas leis e regras e poder fazer suas escolhas. Para Efland, a importncia da arte na educao est relacionada ao fato de equipar o indivduo com ferramentas relevantes para desenhar o seu mundo.
As ferramentas ou estratgias cognitivas envolvidas nesse processo de aprendizagem incluem a imaginao como uma funo esquematizadora e suas extenses pelas projees metafricas. (EFLAND in BARBOSA (org.), 2005, p. 343).

Concluso Vislumbrar o encontro de duas modalidades da arte por meio de um curso hbrido significa conceber a Escola dentro de um processo de reflexo, experimentao e renovao em prticas educativas. A instituio cria mais uma oportunidade de valer-se como local de pesquisa e de experienciao de novos caminhos metodolgicos. Artes Visuais e Teatro uma proposta artstico-pedaggica que comunga com a idia de estabelecer um corte na linha do hbito que permite conectar ritmos intensivos desarmando percepes e afeces para libertar as sensaes composies de afectos e perceptos ... (GODOY e TTORA, 2008, p. 6). Reconhecemos a importncia da disciplina de arte como um espao relevante para a criao da identidade cultural do aluno e de disponibilizao de ferramentas para a criao do seu mundo. O objetivo conceber a aula de arte para alm da criao de uma conscincia crtica, um

espao aberto para o crescimento de um ser que pensa e sente o mundo sua volta e que cria a si prprio.

Referncias
AGUIAR, Carolina; PECCININI, Dayse. Arte Conceitual e Multimeios. Disponvel em: <http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo5/conceitual/ind ex.htm> Acessado em: 30 out de 2007. BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). (1992b). Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes. BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (org.). Arte/educao contempornea: consonncias internacionais. So Paulo: Cortez, 2006. 432p. __________. Inquietaes e mudanas no ensino da arte. So Paulo: Cortez, 2002. COHEN, Renato. Performance como linguagem: criao de um tempo-espao de experimentao. So Paulo: Perspectiva, 1989. __________. Work in progress na cena contempornea: criao, encenao e recepo. So Paulo: Perspectiva, 1998. EFLAND, Arthur. Imaginao na cognio: o propsito da arte. In: BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (org.). Arte/educao contempornea: consonncias internacionais. So Paulo: Cortez, 2006. 432p. GODOY, Ana e TTORA, Silvana. Uma outra urbanidade [ou como semear flores raras]. Corpocidade. Comunicaes. Salvador. 2008. 8 p. JAPIASSU, Ricardo V. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas: Papirus, 2001. KOUDELA, Ingrid D. Jogos Teatrais. So Paulo: Perspectiva, 2001. MERLEAU-PONTY, Maurice; MORO, Artur. Palestras. Lisboa: Edies 70, 2003. 77 p. OITICICA, Helio. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. PIMENTEL, Lucia (org.). Curso de Especializao em Ensino de Artes Visuais. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2008. VYGOTSKY, Lev. S. (1988). A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes. SANTANA Smara. Fundamentos de Ensino de Artes Visuais in: PIMENTEL, Lucia (org.). Curso de Especializao em Ensino de Artes Visuais. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2008. SCHECHNER, Richard. Performance Studies, an introduction. London: Routledge, 2002. SPOLIN, Viola. Improvisao Para o Teatro. So Paulo: Perspectiva, 1992.

Currculos BERGAMINI, Fabiana de Moura Cursa a Licenciatura em Teatro na EBA UFMG. H dois anos faz pesquisas que associam Artes Visuais e Teatro na formao e na atuao do ator polifnico. Atua h dois anos como professora de Teatro em projetos sociais e atualmente integra a Companhia de Teatro 171.

FARIA, Tales Bedeschi Possui graduao em Artes Visuais pela EBA UFMG(2006), habilitao em Gravura e cursa a Licenciatura em Artes Visuais na mesma instituio. Participa do grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Lucia Pimentel, Ensino de Arte e Tecnologias Contemporneas e atua como Tutor de Apoio da UAB.

OLIVEIRA, Frederico Ramos Frederico Ramos Oliveira, ator, pesquisador e professor de teatro. Concluiu a Licenciatura em Artes Cnicas pela EBA - UFMG e atualmente mestrando em Artes pela EBA UFMG com o projeto de pesquisa "Estudo de conexes entre objetividade e subjetividade no conhecimento em atuao cnica: Psicofsica da atuao cnica do Grupo Fises".

You might also like