You are on page 1of 11

Universidade Federal do Cear

Centro de Cincias Agrrias Departamento de Fitotecnia Disciplina Introduo Agronomia

Trabalho de Agroecologia

Acadmica: Suyanne Costa Silva. Matricula: 0330993. Prof. Dr.Alek Sandro Dutra. Fortaleza, 15 de Junho de 2011. I Semestre

ndi y Int

y Agroecologi Defini es e Conceitos........................................Pg. 2

Tcnicas Agroecolgicas:
y Rot

o de C lt ras.................................................................. Pg. 3

y Consrcio de C lt ras................................................................ Pg. 4 y Adubao Orgnica.................................................................... Pg. 5 y Sistema de Agrossil icultura................................................... Pg. 6 y Plantio Direto............................................................................ Pg. 7 y Concluso................................................................................... Pg. 8 y Bibliografia..............................................................................Pg. 9

Introduo
Este trabal o aborda a Agroecologia e suas tcnicas, a fim de explicar sua importncia em analise multidimensional, no focando apenas tecnicamente mais buscando refletir a real importncia do termo Agroecologia e suas vertentes para sociedade.

Agroecologi Definies e Conceitos


A Agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agriculturasocialmente justa, economicamente vivel e ecologicamente sustentvel. Essencialmente, o conceito de Agroecologia resume-se a uma sistemati ao de esforos para produzir uma agricultura abrangente dentro de uma perspectiva ecolgica. O termo pode ser entendido de diversas formas: como ci ncia, como movimento e como prtica. Nesse sentido, a agroecologia no existe isoladamente, mas uma ci ncia integradora que agrega conhecimentos de outras ci ncias, alm de agregar tambm saberes populares e tradicionais provenientes das experi ncias de agricultores familiares de comunidades indgenas e camponesas. A palavra Agroecologia foi utilizada pela primeira vez em 1928, com a publicao do termo pelo agrnomo russo Basil Bensin.O entendimento da Agroecologia enquanto ci ncia coincidiu com a maior preocupao pela preservao dos recursos naturais nos anos 1960 e 70. Os critrios de sustentabilidade nortearam as discusses sobre uma agricultura sustentvel, que garantisse a preservao do solo, dos recursos hdricos, da vida silvestre e dos ecossistemas naturais, e ao mesmo tempo assegurasse a segurana alimentar. Porm, s depois de 1970, quando engenheiros agrnomos passam a enxergar o valor da ecologia nos sistemas agrcolas, que o termo comea a ser mais explorado e a Agroecologia trabalhada com mais afinco, pois passa a ser entendida como campo de produo cientfica e como ci ncia integradora, preocupada com a aplicao direta de seus princpios na agricultura, na organizao social e no estabelecimento de novas formas de relao entre sociedade e natureza. A abordagem Agroecolgica prope mudanas profundas nos sistemas e nas formas de produo. Na base dessa mudana est a filosofia de se produzir de acordo com as leis e as dinmicas que regem os ecossistemas uma produo com e no contra a natureza. Prope, portanto, novas formas de apropriao dos recursos naturais que devem se materializar em estratgias e tecnologias condizentes com a Filosofia-base.

Tcnicas Agroecolgicas
Rotao de cultura
Rotao de culturas uma tcnica agrcola de conservao que visa diminuir a exausto do solo. Isto feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubao sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espcies vegetais, numa mesma rea agrcola. As espcies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propsitos comerciais e de recuperao do solo. A rotao de culturas consiste em alternar, anualmente, espcies vegetais, numa mesma rea agrcola. As espcies escolhidas devem ter, ao mesmo tempo, propsitos comerciais e de recuperao do solo. As vantagens da rotao de culturas so inmeras. Alm de proporcionar a produo diversificada de alimentos e outros produtos agrcolas, se adotada e conduzida de modo adequado e por um perodo suficientemente longo, essa prtica melhora as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas do solo, auxilia no controle de plantas daninhas, doenas e pragas, repe matria orgnica e protege o solo da ao dos agentes climticos e ajuda a viabilizao do Sistema de Semeadura Direta e dos seus efeitos benficos sobre a produo agropecuria e sobre o ambiente como um todo. Para a obteno de mxima efici ncia, na melhoria da capacidade produtiva do solo, o planejamento da rotao de culturas deve considerar, preferencialmente, plantas comerciais e, sempre que possvel, associar espcies que produzam grandes quantidades de biomassa e de rpido desenvolvimento, cultivadas isoladamente ou em consrcio com culturas comerciais. Nesse planejamento, necessrio considerar que no basta apenas estabelecer e conduzir a melhor seqncia de culturas, dispondo-as nas diferentes glebas da propriedade. necessrio que o agricultor utilize todas as demais tecnologias sua disposio, entre as quais destacam-se: tcnicas especficas para controle de eroso; calagem, adubao; qualidade e tratamento de sementes, poca e densidade de semeadura, cultivares adaptadas, controle de plantas daninhas, pragas e doenas. Um esquema de rotao deve ter flexibilidade, de modo a atender as particularidades regionais e as perspectivas de comercializao dos produtos. O uso da rotao de culturas conduz diversificao das atividades na propriedade, possibilitando estabelecer esquemas que envolvam apenas culturas anuais, tais como: soja, milho, arroz, sorgo, algodo, feijo e girassol, ou de culturas anuais e pastagem. Em ambos os casos, o planejamento da propriedade a mdio e longo prazos faz -se necessrio para que a implementao seja exeqvel e economicamente vivel. Abaixo, segue um exemplo de rotao de culturas.

Consrcio de Culturas
O termo consrcio de culturas ou consorciao de culturas consiste uma tcnica agrcola de conservao que visa um melhor aproveitamento a longo prazo do solo. As espcies escolhidas proporcionam entre si vantagens recprocas, quando o seu crescimento se efetua simultaneamente na mesma rea agrcola. Consorciao o termo usado para definir o plantio de duas culturas distintas numa mesma rea. A consorciao pode ocorrer tanto em pastagens quanto em culturas de anuais e perenes. A utilizao de leguminosas na formao de pastagens consorciadas, alm de assegurar a sustentabilidade da pastagem, garantindo o aporte de nitrognio no ecossistema, traz tambm vantagens nutricionais e econmicas, na medida em que enriquece a dieta dos animais e reduz os custos com adubao nitrogenada (Spain & Vilela, 1990). A principal expectativa do uso de leguminosas em pastagens a melhoria da produo animal em relao pastagem de gramnea exclusiva com reduo dos custos de produo, quando comparados com estas mesmas pastagens submetidas adubao nitrogenada mineral (Pereira, 2001). Da mesma forma a consorciao com culturas anuas e perenes se torna um fator importante principalmente pela cobertura do solo, evitando o crescimento de plantas daninhas e a fixao de nitrognio do ar. Abaixo, segue um esquema consrcios de cultura.

Esquema de plantio da mamoneira em consrcio com o algodoeiro anual, milho ou caupi.

Adubao Orgnica
A adubao orgnica consiste no aproveitamento integral e racional de todos os recursos disponveis dentro da propriedade rural, na prtica colocar em terreno os resduos orgnicos, como: esterco,urina e restos de animais, palhas, capins, lixo, serragem, restos de culturase capinas cama de estbulos ou galinheiros, bagaos, ou farinha de ossose farinha de carne, entre outros, que se transformam em hmus. As vantagens da adubao orgnica so inmeras, pois, o hmus tem a propriedade de diminuir a perda de clcio, magnsio e potssio pelas lavagens do solo, alm de liberar nutrientes para as plantas, facilitar a absoro de nutrientes pelas plantas, aumentar a capacidade do solo em armazenar nutrientes e melhorar a estrutura do solo. Atualmente, existem inmeros adubos orgnicos que so comercializados como: Torta de algodo, Torta de mamona, Esterco de galinha, Farinha de chifres e cascos e Vinhaa. Abaixo, segue um quadro demonstrativo da produo de milho com adubos orgnicos.

O quadro exposto apresenta um excelente crescimento da produtividade do milho com plantio base de dejetos orgnicos.

Sistema Agrossil icultura.


A Agrossilvicultura um sistema racional e eficiente de uso da terra. Nesse sistema, rvores so cultivadas em consrcio com culturas agrcolas e/ou criao animal que propicia, entre outras vantagens, a recuperao da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas. Consiste numa prtica de manejo na qual as culturas so cultivadas nas ruas entre as fileiras ou renques plantados com espcies arbustivas ou arbreas, geralmente leguminosas, e na qual as espcies lenhosas so podadas periodicamente durante a poca de cultivo. Sistemas Agroflorestais ou Agrossilviculturais so sistemas de produo consorciada envolvendo um componente arbreo e outro, que pode ser animal ou cultivo agrcola, de forma a maximizar a ao compensatria e minimizar a competio entre as espcies, com o objetivo de conciliar o aumento de produtividade e rentabilidade econmica com a proteo ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populaes rurais, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentado. Um Sistema Agroflorestal (SAF) tem os mesmos atributos de qualquer outro sistema: y Componentes: so os elementos fsicos, biolgicos e socioeconmicos. y Limites: definem bordas fsicas: entradas (energia solar, mo-de-obra, insumos) e sadas (alimento, madeira e produtos animais), constituem a energia ou matria trocada entre sistemas. y Interaes: so as relaes entre os componentes do sistema. y Hierarquia: indica a posio do sistema com relao a outros sistemas. Abaixo, segue um quadro que expe alguns Sistemas de Agrossilvicultura. Sistema Descrio Componentes Funo

Pousio Melhorado

Produtos: Arbreos: pioneiras madeira, lenha, e leguminosas frutos Plantio de rvores na fase de pousio Agrcolas: culturas Proteo: comuns melhoria do solo Plantio de espcies agrcolas nos primeiros anos dos povoamentos florestais Arbreos: espcies comerciais Produtos: madeira

Taungya

Proteo: Agrcolas: culturas conservao do comuns solo

AlleyCropping (Alias)

Arbreos: pioneiras Produto: lenha Plantio de rvores em fileiras e leguminosas ou faixas e cultivo agrcola Proteo: entre as fileiras ou faixas Agrcolas: culturas conservao do comuns solo

Plantio Direto
O Sistema de Plantio Direto (SPD) um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das mquinas agrcolas ( tratores, arados,etc.) sobre o mesmo. A utilizao do plantio direto no lugar dos mtodos convencionais tem aumentado significativamente nos ltimos anos. Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas so mantidos na superfcie do solo, garantindo cobertura e proteo do mesmo contra processos danosos, tais como a eroso. O solo s manipulado no momento do plantio, quando aberto um sulco onde so depositadas sementes e fertilizantes. No existe, alm do supracitado, nenhum mtodo de preparo do solo. O mais importante controle que se d nesse modo de cultivo o das plantas daninhas, atravs do manejo integrado de pragas, doenas em geral e plantas infestantes. Tambm muito importante para o sucesso do sistema que seja utilizado a rotao de culturas. O plantio direto traz diversos benefcios que iro diminuir os custos de produo e o impacto ambiental, tais como a maior reteno de gua no solo, facilidade de infiltrao da gua no solo, motivando a reduo da eroso e perda de nutrientes por arrasto para as partes mais baixas do terreno, evita assoreamento de rios, enriquece o solo por manter matria orgnica na superfcie do solo por mais tempo, menor compactao do solo, economia de combustveis (diesel) e menor nmero de operaes, incluindo aarao e gradagem. O que faz com que haja menor uso dos tratores e consequentemente menor desgaste. Os benefcios do plantio direto so maiores em locais mais quentes, tropicais ou subtropicais, diminuindo em locais com clima mais definido, seco e frio, onde os restos culturais demoram mais a se decompor. A atividade biolgica dos microorganismos presentes no solo tambm varia em funo da temperatura e umidade. Atualmente, o Sistema de Plantio Direto tem ganhado muito espao no Brasil nos ltimos anos, pois seus inmeros benefcios ecolgicos e o seu baixo custo tm propiciado que pequenas propriedades e at mesmo algumas grandes propriedades faa uso desta tcnica. Abaixo, segue um grfico demonstrativo do avano do Plantio Direto nas culturas de milho do Brasil (regio especfica, no citada), ano de 2010.

Concluso
O trabalho realizado apresenta uma explanao geral de conceitos e tcnicas de Agroecologia e suas diversas formas de utilizao. Todas estas tcnicas foram abordadasde maneira clara, baseadas em pesquisas e estudos cientficos, buscando desenvolver interligaes contextuais com a realidade agrcola vigente no Pas. Ao final do trabalho, conclui-se que Agroecologia tem uma importncia substancial para o crescimento modelo agrcola no apenas brasileiro, mas tambm mundial que visa construir um planeta ecologicamente sustentvel.

Bibliografia
I)
y y y y y y y y y

Stios de Internet. http://revistagloborural.globo.com/ http://g1.globo.com/ www.agroecologiaemrede.org.br http://www.scielo.br http://pt.wi ipedia.org www.embrapa.br www.plantiodireto.com.br Google imagens. Google web. Pensadores Agroecolgicos.
y y y

II)

Spain & Vilela, 1990. Pereira, 2001 PAGLIA, Edmilson Cezar. Dicionrio Portugus-portugus, consultas online e manual. Conhecimentos adquiridos ao longo de minha formao. SILVA, Suyanne Costa.

III) IV)

You might also like