You are on page 1of 5

ESCOLA SECUNDRIA C/3 CICLO DR.

BERNARDINO MACHADO *
S T C NG5 DR4 T I C

Dicionrio de termos informticos

Antnio Manuel Leito Pedrosa

Formando n4 - 1 ano Curso EFA Informtica 2010/2011

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) O ADSL uma tecnologia de comunicao de dados que, utilizando uma linha telefnica, permite uma transmisso de informao mais rpida do que a de um modem convencional.

Downloads Descarregamento de dados de um computador remoto para um computador local. (Fazer download: transferir para um computador. = Descarregar).

Blogue uma pgina web atualizada frequentemente, composta por pequenos pargrafos apresentados de forma cronolgica. como uma pgina de notcias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um facto aps o outro. O contedo e tema dos blogues abrangem uma infinidade de assuntos.

E mail Servio de distribuio de mensagens electrnicas baseado na rede Internet.

Emule Emule um aplicativo de compartilhamento de arquivos, um software livre lanado sob a GNU General Public License que possui verses para Microsoft Windows.

Cookies Um cookie uma cadeia de texto arquivada num ficheiro especfico e includa em pedidos e respostas do protocolo de transferncia de hipertexto (HTTP). Permite o registo das informaes de estado enquanto navega e quando regressa a um determinado website, mantendo as sesses HTTP.

Facebook Facebook uma rede social global que tem como finalidade a interao entre pessoas e empresas.

H
Pgina 1

Hi5 O Hi5 uma rede social virtual. No Hi5, os utilizadores criam uma pgina pessoal para mostrar os seus interesses, idade e local de habitao, bem como carregar imagens onde outros utilizadores podem coment-las.

Julho de 1999, anunciando-se como um servio que permitia falar com uma pessoa atravs de conversas instantneas pela Internet.

Moodle O Moodle um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS Learning Management System) ou ambiente virtual de aprendizagem de cdigo aberto, livre e gratuito.

Hiperligao ou Link uma palavra, texto, expresso ou imagem que permite o acesso imediato outra parte de um mesmo, ou outro documento ou site, bastando ser acionado pelo ponteiro do rato.

Mozilla Firefox um navegador universal de internet.

IP (Internet Protocol) um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. O IP responsvel pela identificao das mquinas, das redes e tambm responsvel pelo encaminhamento correto das mensagens entre elas.

Napster Napster foi o primeiro programa de compartilhamento massivo de arquivos atravs de tecnologia ponto--ponto (peer-to-peer). Criado por Shawn Fanning, o programa compartilhava somente arquivos de msica no formato MP3.

Messenger Messenger um programa de mensagens instantneas criado pela Microsoft Corporation. O servio nasceu a 22 de

Open Source O termo cdigo aberto, ou open source em ingls, foi criado pela OSI (Open Source
Pgina 2

Initiative) e refere-se a software tambm conhecido por software livre.

usurios enviar e receber atualizaes pessoais de outros contatos por meio do website do servio, por SMS e por softwares especficos de gerenciamento.

W
Podcast Podcast o nome dado ao arquivo de udio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este ltimo pode conter imagens estticas e links), publicado atravs de podcasting na internet e atualizada via RSS.

Web Browser So aplicaes informticas que permitem navegar atravs da Web.

R
WI-FI O Wi-Fi, tratase de uma tecnologia sem fios de curto alcance (at 300 m), que permite o acesso em Banda larga via rdio.

RSS Feeds RSS Feeds so uma forma de facilitar a leitura de vrios blogues e sites, vendo apenas, num ponto central, o que h de novo em cada um.

World Wide um sistema hipertexto que funciona sobre a Internet. A visualizao da informao e navegao feita usando uma aplicao especfica - o navegador (browser).

Twitter Twitter uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos ***
Textos retirados e editados atravs do motor de busca Google, nos sites abaixo descritos: http://pt.wikipedia.org/ http://www.infopedia.pt/ http://www.sapo.pt/

Fotos retiradas e editadas do motor de busca Google (imagens) http://www.google.pt/ Pgina 3

You might also like