You are on page 1of 9

Protocolo TCP/IP

Introduo
Um protocolo um conjunto de regras que governam como computadores conversam a cada outro. TCP/IP um protocolo extensamente usado e muito popular. Com TCP/IP, sistemas de computador diferentes podem trocar dados de maneira confivel em uma rede interconectada. As configuraes desses protocolos tem como funo controlar como a informao passada de uma rede a outra, e como manipular o endereamento contido nos pacotes, a fragmentao dos dados e a checagem de erros. Tambm prov um conjunto consistente de interfaces de programao de aplicativos(API) sustentando desenvolvimento de aplicativos. Isto significa que programas de software podem usar TCP/IP para trocar dados. Um exemplo disto servidores de rede e browsers de rede, software de aplicativos que usam TCP/IP para trocar dados. H dois tipos de protocolos para transmisso: Protocolos Orientados Conexo Em uma transmisso orientada conexo, necessrio que se faa uma chamada e conexo antes de cada transmisso. Nesse tipo de transmisso os pacotes no precisam possuir overheads, como ocorre nas transmisses no orientadas conexo. Isso possvel pois logo no incio da conexo, a origem e o destino trocam todas as informaes necessrias transmisso. Protocolos No Orientados Conexo O modo de transmisso no orientado conexo conserva pouca informao durante uma conexo. A origem e o destino necessitam ter um prvio acerto de como sera a comunicao e as caractersticas do QOS - Quality of Service - j devem estar definidas. Esse modo de transmisso associa a cada pacote um endereo global, que identifica a origem e o destino do pacote. Nesse modo de transmisso, os sucessivos pacotes transferidos podem no ter qualquer relao, pois so considerados independentes uns dos outros. O modo de transmisso no orientado a conexo no d importncia a controles de fluxo nem realiza qualquer reconhecimento ou reenvio de pacotes. Atravs desse modo pode-se fazer uma comunicao com qualquer mquina sem precisar realizar uma conexo, sendo assim mais rpido. Em compensao, no tem-se a certeza do sucesso da transmisso e o acompanhamento do processo precisa ser mais eficaz. Host - Um computador que esteja ligado rede IP e possua um nmero IP chamado de host.Um host pode estar caracterizado por qualquer tipo de computador, desde um mainframe at um palmtop. Roteador : um computador especial que utilizado para conectar 2 ou mais redes distintas. Ele tem esse nome porque tem de "rotear" (ou redirecionar) os pacotes de uma rede para outra, atuando como um "guarda de trnsito" para os pacotes entre as redes. Gateway - Um gateway (ponte) um componente que pode conectar diferentes redes, convertendo protocolos de diferentes nveis, ou exercer roteamento, no caso de um gateway IP. Ou seja, um gateway sempre um componente intermedirio numa rede. A principal diferena para o roteador que o gateway no tem hardware especial para efetuar o roteamento. Usualmente os gateways conectam LANs e os roteadores, WANs. Em vrios casos se utiliza um roteador em conjunto com um gateway.

Histria de TCP/IP
O conceito de conectar computadores no similares em uma rede comum surgiu de pesquisa administrada pela Agncia de Projetos de Pesquisa Avanada de Defesa(DARPA). . A arquitetura TCP/IP surgiu com a criao de uma rede patrocinada pelo Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos da Amrica (DoD - Department of Defense). Uma das tarefas essenciais dessa rede seria manter comunicados, mesmo que apenas uma parte, rgos do governo e universidades, numa ocorrncia de guerras ou catstrofes que afetassem os meios de comunicao daquele pas. Dessa necessidade, surgiu a ARPANET, uma rede que permaneceria intacta caso um dos servidores perdesse a conexo. A ARPANET necessitava ento de um modelo de protocolos que assegurasse tal funcionalidade esperada, mostrando-se confivel, flexvel e de fcil implementao. ento desenvolvida a arquitetura TCP/IP, que se torna um padro de fato. A ARPANET cresceu e tornou-se a rede mundial de computadores - internet. A utilizao (e facilidades) do padro TCP/IP utilizado pelos fabricantes de outras redes, com a finalidade da conectividade com a internet. A normalizao do TCP/IP chegou aps a sua utilizao em massa.

Hoje, quando se menciona TCP/IP, vem imediata a associao com a internet, ocorrendo de modo idntico o inverso: a internet est diretamente relacionada arquitetura TCP/IP.

MODELO TCP/IP
O modelo TCP/IP constitudo basicamente por 4 camadas: a camada de interface de rede , a camada de rede , a camada de transporte e a camada de aplicao. Tanto a camada de aplicao quanto a camada de interface de rede no possuem uma norma definida, devendo a camada de aplicao utilizar servios da camada de transporte, e a camada de interface de rede prover a interface dos diversos tipos de rede com o protocolo (promovendo em conseqncia a interoperao entre as diversas arquiteturas de rede - Ethernet, Token Ring, ATM,etc.

Camada de Interface de Rede


Tambm chamada camada de abstrao de hardware, tem como funo principal a interface do modelo TCP/IP com os diversos tipos de redes (X.25, ATM, FDDI, Ethernet, Token Ring, Frame Relay, sistema de conexo ponto-a-ponto SLIP,etc.). Como h uma grande variedade de tecnologias de rede, que utilizam diferentes velocidades, protocolos, meios transmisso, etc. , esta camada no normatizada pelo modelo, o que prov uma das grandes virtudes do modelo TCP/IP: a possibilidade de interconexo e interoperao de redes heterogneas.

Camada de Rede (IP)


A camada de rede a primeira (normatizada) do modelo. Tambm conhecida como camada Internet, responsvel pelo endereamento, roteamento dos pacotes, controle de envio e recepo (erros, bufferizao, fragmentao, seqncia, reconhecimento, etc.), etc. Dentre os protocolos da Camada de Rede, destaca-se inicialmente o IP (Internet Protocol), alm do ARP, ICMP, RARP e dos protocolos de roteamento (RIP ,IGP, OSPF, Hello, EGP e GGP). A camada de rede uma camada no orientada conexo, portanto se comunica atravs de datagramas.

Camada de Aplicao
formada pelos protocolos utilizados pelas diversas aplicaes do modelo TCP/IP. Esta camada no possui um padro comum. O padro estabelece-se para cada aplicao. Isto , o FTP possui seu prprio protocolo, o TELNET possui o seu prprio, bem como o SNMP, GOPHER, DNS, etc. na camada de aplicao que se estabelece o tratamento das diferenas entre representao de formato de dados. O endereamento da aplicao na rede provido atravs da utilizao de portas para comunicao com a camada de transporte. Para cada aplicao existe uma porta predeterminada.

Camada de Transporte
A camada de transporte uma camada fim-a-fim, isto , uma entidade desta camada s se comunica com a sua entidade-par do host destinatrio. nesta camada que se faz o controle da conversao entre as aplicaes intercomunicadas da rede. A camada de transporte utiliza dois protocolos: o TCP e o UDP. O primeiro orientado conexo e o segundo no orientado conexo . Ambos os protocolos podem servir a mais de uma aplicao simultaneamente. O acesso das aplicaes camada de transporte feito atravs de portas que recebem um nmero inteiro para cada tipo de aplicao, podendo tambm tais portas serem criadas ao passo em que novas necessidades vo surgindo com o desenvolvimento de novas aplicaes. A maneira como a camada de transporte transmite dados das vrias aplicaes simultneas por intermdio da multiplexao, onde vrias mensagens so repassadas para a camada de rede (especificamente ao protocolo IP) que se encarregar de empacot-las e mandar para uma ou mais interface de rede. Chegando ao destinatrio o protocolo IP repassa para a camada de transporte que demultiplexa para as portas (aplicaes) especficas.

Caractersticas de TCP/IP
Abaixo esto algumas das caractersticas comuns de TCP/IP. Transferncia de arquivo O protocolo de transferncia de arquivo (aplicaes FTP e cpia distante (RCP)) permitem usurios transferir arquivos entre os sistemas. Emulao terminal Telnet e rlogin provem um mtodo para estabelecer uma conexo interativa entre sistemas de computador. Transparente acesso e compartilhamento de arquivo distribudo O Sistema de Arquivo em Rede (NFS) usa o protocolo de IP para estender o sistema de arquivo suportando acesso aos diretrios e disco em outros sistemas de computador.

Execuo de comando distante Usando o shell remoto (rsh) e programas execuo remota(rexec), os usurios podem rodar programas em computadores distantes e podem ver os resultados no prprio computador. Isto deixa usurios de computadores lentos tirar proveito de computadores mais rpidos correndo os programas no computador distante mais rpido. Impresso distante O comando UNIX lpr prov servios de impresso distantes.

TCP/IP e OSI
Os protocolos usados se assemelham ao modelo de OSI. O modelo Interconexo de Sistemas Abertos um modelo de 7 camadas que se tratam com troca de dados de um computador para outro.

Aplicaes geralmente desenvolvidas para TCP/IP usam vrios dos protocolos. A soma das camadas usada conhecida como a pilha protocolar. Programas de Aplicao de usurio comunicam com a camada de topo na pilha protocolar. Esta camada passa informao para a prxima mais baixa camada subseqente da pilha, e to cedo a informao passada mais baixa camada, a camada fsica que transfere a informao para a rede de destino. Os mais baixos nveis de camada do computador de destino passam a informao recebida para seus nveis mais altos que em troca passam os dados para a aplicao de destino. Cada camada protocolar executa vrias funes que so independente das outras camadas. Cada camada comunica com camadas equivalentes em outro computador, por exemplo, a camada de sesso de dois computadores diferentes interage. Um programa aplicativo transferindo arquivos que usam TCP/IP , executa o seguinte, a camada de aplicao passa os dados para a camada de transporte do computador fonte a camada de transporte divide os dados em segmentos de TCP soma um header com um nmero sucessivo para cada segmento de TCP passa os segmentos TCP para a camada IP a camada IP cria um pacote com uma poro de dados que contm o segmento de TCP soma um header de pacote que contm endereos de IP da fonte e destino determina o endereo fsico do computador de destino passa o pacote e endereo fsico de destino para a camada de datalink a camada de datalink transmite o pacote de IP na poro de dados de um frame a camada datalink de computadores destino descarta o header de datalink e passa o pacote IP para a camada IP os camada de destinaes IP checa o header do pacote IP e checksum se ok, descarta o header IP e passa o segmento TCP camada TCP os camada de destinaes TCP computa um checksum para o segmento TCP dados e header se ok, envia reconhecimento ao computador fonte descarta o header TCP e passa os dados para a aplicao

Endereos fsicos e Endereos de Internet


Cada computador em rede nomeado um endereo fsico que leva formas diferentes em redes diferentes. Para redes de ETHERNET, o endereo fsico um valor numrico de 6 bytes (ou 12 dgitos hexadecimais) (por exemplo 080BF0AFDC09). Cada endereo de computadores Ethernet nico, e corresponde ao endereo do carto de rede fsico instalado no computador. Endereos de Internet so endereos lgicos, e so independentes de qualquer hardware particular ou componente de rede. O protocolo TCP/IP implementa uma numerao lgica de rede, armazenado em arquivos de configurao ,que uma mquina se identifica. Esta numerao lgica importante ao enviar informao a outros usurios a outras redes, ou tendo acesso a mquinas remotamente. Endereos de Internet so endereos lgicos, e so independentes de qualquer hardware particular ou componente de rede. Consiste em um valor numrico de 4 bytes (32-bit) que identifica o nmero de rede e o nmero de dispositivo na rede. O endereo IP de 4 bytes que representado em notao decimal pontilhada onde cada byte representa um valor entre 0 e 255, por exemplo, 127.46.6.11 Quando um computador quer trocar dados com outro computador que usa TCP/IP, primeiro traduz o destino IP em um endereo fsico para enviar pacotes a outros computadores na rede (isto chamado resoluo de endereo). Alm, computadores em uma rede de TCP/IP cada tem nomes lgicos nico como ICE.CIT.AC.NZ. Estes nomes lgicos so conectados ao endereo de IP, neste exemplo, o endereo IP de ice.cit.ac.nz 156.59.20.50. O nome lgico tambm est chamado o nome de domnio. Quando um computador de cliente deseja comunicar com o host de computador ICE, tem que traduzir seu nome lgico em seu endereo IP. Faz isto por uma busca de nome de domnio que pergunta para um servidor de nome de domnio o endereo IP do host de destino. O servidor de nome de domnio tem um conjunto de tabelas estticas que usa para achar o endereo IP. Notavelmente, o servidor de nome de domnio uma pea de misso crtica de hardware, e se falha, todos os pedidos de procura no podem ser respondidos e assim voc no poder conectar a qualquer computador que usa seu nome de domnio. Uma vez o endereo IP conhecido, uma resoluo de endereo executada para devolver o endereo fsico do computador. A numerao de IP lgico formada de um nmero de rede e um nmero local. Para sites conectados Internet, a poro de rede nomeada pela aplicao de uma companhia responsvel para manter os Nomes de Domnio Internet. A construo de um endereo IP dividida em trs classes. Qual classe usada por uma organizao depende do nmero de mximo de postos de trabalho que so requeridos por aquela organizao. Cada nodo ou computador que usam TCP/IP dentro da organizao DEVE TER um nico host parte do endereo IP. Endereamento Classe A primeiro byte especifica a poro de rede bytes restantes especificam a poro de host o bit de ordem mais alto do byte de rede sempre 0 valores de rede de 0 e 127 so reservados h 126 rede de classe A h mais de 16 milhes de valores de host para cada rede de classe A

Endereamento Classe B os primeiros dois bytes especificam a poro de rede os ltimos dois bytes especificam a poro de host os bits de ordem mais alta 6 e 7 da poro de rede so 10 h mais de 16 mil redes classe de B h 65 mil nodos em cada rede classe de B

Endereamento Classe C os primeiros trs bytes especificam a poro de rede ltimo byte especifica a poro de host os bits de ordem mais alta 5, 6 e 7 da poro de rede so 110 h mais de 2 milhes de redes classe de C h 254 nodos em cada rede classe de C

Endereos IP reservados
Os Endereos IP seguintes so reservados para propsitos especiais, e no deve ser nomeado a qualquer host. Endereos de rede: A poro de host setada toda em zero (129.47.0.0) Endereos de radiodifuso: A poro de host setada toda em um (129.47.255.255) Endereos Loopback: 127.0.0.0 e 127.0.0.1

Internet para Traduo de Endereo Fsico


Quando um pacote de IP enviado, encapsulado (incluso) dentro da armao fsica(frame) usada pela rede. O endereo IP traado sobre o endereo fsico que usa o Protocolo de Resoluo de Endereo (arp) para redes como Ethernet, tokenring, e Arcnet.

Quando um nodo quer enviar um pacote de IP, determina o endereo fsico do nodo de destino radiodifundindo um pacote ARP que contm o endereo destino IP primeiro. O nodo de destino responde mandando de volta seu endereo fsico ao nodo de requisio.

O Protocolo de Internet (IP)


Isto define o formato dos pacotes e como os dirigir quando envia ou recebe. A forma dos pacotes chamada um datagrama de IP.

O Protocolo Internet de Controle de Mensagem (ICMP)


Pacotes de ICMP contm informao sobre fracassos na rede, como nodos inoperantes e portais(gateways), congesto de pacote etc. O software IP interpreta mensagens de ICMP. Mensagens de ICMP viajam freqentemente por muitas redes para alcanar o destino , assim eles so encapsulados na poro de dados de um datagrama IP.

O Protocolo de Datagrama Usurio (UDP)


Isto permite para os usurios trocar pacotes individuais sobre uma rede. Ele define um conjunto de destinos conhecido como portas de protocolo. As Portas so numeradas e o TCP/IP reserva de 1 a 255 para certas aplicaes. O datagrama de UDP encapsulado em um ou mais datagramas IP.

O Protocolo de Controle de Transmisso (TCP)


TCP um protocolo de entrega de fluxo confivel. Estabelece um circuito virtual entre as duas aplicaes, e envia um fluxo de bytes ao destino exatamente na mesma ordem como eles deixaram a fonte. Antes da transmisso comear, as aplicaes em ambos fins obtm uma porta de TCP, semelhante ao usado pelos UDP. So encapsulados segmentos TCP em um datagrama IP. Buffers TCP esperam o fluxo de dados o bastante para preencher um datagrama grande antes de envi-lo. TCP full duplex, e nomeia para cada segmento um nmero subsequente que o fim receptor usa para assegurar todos os segmentos so recebidos na ordem correta. Na chegada do prximo segmento, o fim receptor envia um reconhecimento ao nodo que envia. Se o nodo que envia no recebe um reconhecimento dentro de um certo tempo, ele re-transmite o segmento.

Roteamento
o processo de escolha do caminho pelo qual o pacote deve chegar estao destinatria. O roteamento pode ser direto ou indireto. Rotear mover informaes atravs de uma rede desde a origem at o destino, atravs de pelo menos 1 nodo intermedirio.

Roteamento Direto
O roteamento direto ocorre quando a estao destinatria do datagrama est na mesma sub-rede fsica da estao origem. A checagem feita comparando o endereo IP do emissor e do destinatrio constantes no datagrama IP. Nesse caso o contedo do datagrama recebe o endereo fsico da estao e enviado diretamente pela mesma sub-rede.

Roteamento Indireto
No caso do roteamento indireto, o emissor deve enviar para o gateway o datagrama com o endereo IP do destinatrio. O gateway verificar se o destinatrio pertence a uma das sub-redes a ele conectadas, e em caso positivo envia o pacote diretamente para a estao. Caso o gateway no localize o destinatrio como um membro de uma das sub-redes a ele conectadas, ele envia o pacote para outro gateway (de acordo com sua tabela de roteamento), que verificar o mesmo, e assim por diante at encontrar o destinatrio ou terminar o tempo de vida do pacote.

Algortmos de Roteamento
So a forma como os gateways localizam as diversas redes e estaes. Podem ser: a. Roteamento Vector-Distance; b. Roteamento Link-State (shortest path first)

Protocolos de Roteamento
Os protocolos de roteamento padronizam a forma como os gateways trocam informaes necessrias execuo dos algortmos de roteamento. EGP (Exterior Gateway Protocol) No est vinculado a nenhum algoritmo de roteamento, isto significa que os gateways que se comunicam no necessitam rodar o mesmo algoritmo. Define as informaes a serem trocadas entre Gateways Exteriores. elaborado para uma rede de sistemas autnomos numa topologia em rvore.

As mensagens so associadas a cada sistema autnomo atravs de uma identificao no header da mensagem do EGP. Estas mensagens s trafegam em gateways vizinhos. Dois gateways tornam-se vizinhos quando trocam mensagens de Aquisio de Vizinho. Aps isso, verificam o estado do vizinho atravs da mensagem de Disponibilidade e atravs da mensagem Alcance identificam quais redes podem ser acessadas a partir do vizinho. RIP (Routing Information Protocol) Desenvolvido na Universidade de Berkeley - California, permite a troca de informaes com o algoritmo VectorDistance em uma sub-rede dotada de difuso de mensagens. Um gateway executando RIP no modo ativo envia informaes a cada 30 segundos ou quando solicitado. As mensagens contm informaes de todas as tabela de roteamento do gateway. Estas informaes so: O endereo IP da sub-rede e a distncia do gateway (quantidade de gateways). As estaes e gateways que recebem as mensagens atualizam sua tabela de acordo com o algoritmo vector-distance. OSPF Foi desenvolvido por um grupo de trabalho da Internet Engineering Task Force, para roteamento de grandes redes. Utiliza o algoritmo de roteamento SPF e possui vrias vantagens: a. Roteamento de acordo com o tipo de servio; b. Balanceamento de carga entre rotas do mesmo tamanho; c. Definio de rotas especficas para mquinas e redes; d. Modularizao do SA, atravs da criao de reas que contm gateways e redes. A topologia de tais reas so conhecidas apenas nesta rea. e. Definio de uma topologia de rede virtual que abstraia detalhes da rede real; f. Divulgao de mensagens recebidas de Gateways Exteriores. Quando gateways OSPF so inicializados, eles verificam junto com os gateways vizinhos, quem ser o gateway mestre. O Gateway mestra ser encarregado da notificao de informaes de roteamento para todos os gateways da subrede. Como apenas o gateway mestre envia informaes, o trafego reduzido consideravelmente.

Servidores de Nome de Domnio


Este um sistema nomeamento hierrquico para identificar os hosts. Cada nome de host formado de rtulos de domnio separados por pontos. Se sua mquina conectada Internet, voc aponta nomes de domnio local aos computadores de host somente, e seu nome de domnio de nivel mais alto nomeado a voc pela organizao que controla os nomes de domnio. Devem ser registrados nomes de domnio, assim eles no esto em conflito com um existente. Por exemplo, o nome de domnio apontado em CIT , cit.ac.nz Um exemplo dos computadores de host em CIT so chamados cit1, cit2, e mail. Seus nomes de host no domnio so cit1.cit.ac.nz cit2.cit.ac.nz mail.cit.ac.nz Usurios tem tambm seus nomes apontados. Considere o usurio joe que tm uma conta na mquina de host de mail. O nome de domnio para este usurio , joe@mail.cit.ac.nz Hosts em seu domnio podem ser referidos pelo nome de host somente. Um host atua como um resolver de nome (servidor de nome de domnio de host) que soluciona nomes de mquina. Por exemplo, se voc quer um ftp no host local ftp.cit.ac.nz, enviar um pedido ao servidor de domnio de nome que mandar de volta o endereo IP. O servidor de domnio de nome usa um arquivo especial chamado hosts para solucionar nomes de host e os Endereos IP . Este arquivo um arquivo esttico que deve ser atualizado periodicamente toda vez que mudanas so feitas.

Protocolo de Administrao de Rede simples (snmp)


Isto prov um meio para administrar um ambiente de rede. Cada host, roteador ou gateway rodando SNMP pode ser questionado por informao relacionada rede. Exemplos de informao so nomes de host pacotes transmitidos e recebidos erros informao de roteamento

Protocolo de Boot (bootp)


Este servio permite uma mquina local obter seu endereo de Internet de um servidor de boot designado. O servidor bootp tem uma lista de endereos de Ethernet e Endereos IP armazenada em um arquivo (bootptab). Quando recebe um pedido de uma mquina, olha este arquivo por um semelhante e responde com o endereo IP nomeado. O servidor de bootp usa tabelas estticas para manter um vnculo entre o endereo Ethernet e endereo IP para computadores na rede. Obviamente, isto requer continua atualizao com cartes de rede so mudados e computadores movidos dentro da organizao.

Aplicaes
TELNET (Terminal Virtual) FTP (File Transfer Protocol) SNMP (Simple Network Management Protocol) DSN (Domain Name System) SMTP (Simple Mail Tansfer Protocol) RPC (Remote Procedure Call) NFS (Network File System) As aplicaes, no modelo TCP/IP, no possuem uma padronizao comum. Cada uma possui um RFC prprio. O endereamento das aplicaes feito atravs de portas (chamadas padronizadas a servios dos protocolos TCP e UDP), por onde so passados as mensagens. Como j mencionado, na camada de Aplicao que se trata a compatibilidade entre os diversos formatos representados pelos variados tipos de estaes da rede. A comunicao entre as mquinas da rede possibilitada atravs de primitivas de acesso das camadas UDP e TCP. Antes de iniciar o estabelecimento da conexo, so executadas as primitivas socket, que cria um ponto terminal de comunicao, e bind que registra o endereo da aplicao (nmero da porta). Para estabelecer a conexo (com o protocolo TCP), a aplicao servidora executa a primitiva listen enquanto que a cliente executa connect. A aplicao servidora usa o accept para receber e estabelecer a conexo. J o UDP, como no orientado conexo, logo aps o socket e o bind, utiliza as primitivas sendto e recvfrom.

TELNET (Terminal Virtual) um protocolo que permite a operao em um sistema remoto atravs de uma sesso de terminal. Com isso, a aplicao servidora recebe as teclas acionadas no terminal remoto como se fosse local. Utiliza a porta 23 do TCP. O TELNET oferece trs servios: Definio de um terminal virtual de rede, Negociao de opes (modo de operao, eco, etc.) e Transferncia de dados. FTP (File Transfer Protocol) Prov servios de transferencia, renomeao e eliminao de arquivos, alm da criao, modificao e excluso de diretrios. Para sua operao, so mantidas duas conexes: uma de dados e outra de controle. No implementa segurana, o que deixa para o TCP, exceto as requisies de senhas de acesso a determinados arquivos (ou servidores FTP). As transferncias de arquivos podem ser no modo TEXTO, onde h converses de codificao para o sistema destinatrio, e o modo BINRIO, onde no h nenhuma converso e todos os bytes so transferidos como esto. SNMP (Simple Network Management Protocol) utilizado para trafegar as informaes de controle da rede. De acordo com o sistema de gerenciamento da arquitetura TCP/IP, existem o agente e o gerente que coletam e processam, respectivamente, dados sobre erros, problemas, violao de protocolos, dentre outros. Na rede existe uma base de dados denominada MIB (Management Information Base) onde so guardadas informaes sobre hosts, gateways, interfaces individuais de rede, traduo de endereos, e softwares relativos ao IP, ICMP, TCP, UDP, etc. Atravs do SNMP pode-se acessar os valores dessas variveis, receber informaes sobre problemas na rede, armazenar valores, todos atravs da base do MIB. DNS (Domain Name System) O DNS um mecanismo para gerenciamento de domnios em forma de rvore. Tudo comea com a padronizao da nomenclatura onde cada n da arvore separado no nome por pontos. No nvel mais alto podemos ter: COM para organizaes comerciais, EDU para instituies educacionais, GOV para instituies governamentais, MIL para grupos militares, ORG para outras organizaes. O DSN possui um algoritmo confivel e eficiente para traduo de mapeamento de nomes e endereos.

SMTP (Simple Mail Tansfer Protocol) Implementa o sistema de correio eletrnico da internet, operando no orientado conexo, prov servios de envio e recepo de mensagens do usurio. Tais mensagens so armazenadas num servidor de correio eletrnico onde o usurio destinatrio est cadastrado, at que este solicite-a, quando so apagadas da rea de transferncia do sistema originador. O SMTP divide a mensagem em duas partes: corpo e cabealho que so separados por uma linha em branco. No cabealho existem uma seqncia de linhas que identificam o emissor, o destinatrio, o assunto, e algumas outras informaes opcionais. RPC (Remote Procedure Call) Implementa mecanismos de procedimentos de chamada remota, teis no desenvolvimento de aplicaes clienteservidor com um nvel maior de abstrao. Um aplicao utiliza o RPC para fazer interface das suas funes. Assim as funes chamadas pelas aplicaes so repassadas ao RPC que monta uma mensagens correspondente e envia para processamento remoto. O servidor, ento processa as mensagens, executa a rotina e devolve os resultados para o RPC da estao, que reestrutura os dados e repassa aplicao. Tudo isso implementa uma funo virtualmente local, transparente para a aplicao. NFS (Network File System) O NFS supre uma deficincia do FTP que no efetua acesso on-line aos arquivos da rede. Desenvolvido pela SUN Microsystems, tem acesso atravs da porta 2049 do UDP. O NSF cria uma extenso do sistema de arquivos local, transparente para o usurio, e possibilita vrias funes como as seguintes: a. Criao e modificao de atributos dos arquivos; b. Criao, leitura, gravao, renomeao e eliminao de arquivos; c. Criao, leitura e eliminao de diretrios; d. Pesquisa de arquivos em diretrios; e. Leitura dos atributos do sistema de arquivos. Um dos problemas do NFS que no suporta acesso compartilhado aos arquivos, portanto tais preocupaes devem estar a cargo da aplicao. O NFS utiliza o UDP, portanto tem embutidas vrias rotinas de segurana para suprir a deficincia do protocolo. Uma porta pode ser vista como um canal de comunicaes para uma mquina. Pacotes de informaes chegando a uma mquina no so apenas endereadas maquina, e sim mquina numa determinada porta. Voc pode imaginar uma porta como sendo um canal de rdio, com a diferena fundamental de que um computador pode "ouvir" a todos os 65000 canais possveis ao mesmo tempo! Entretanto, um computador geralmente no est escutando a todas as portas, ele escuta umas poucas portas especficas. E ele no vai responder a um pedido que chegue numa porta a qual ele no esteja escutando. Existem uma srie de portas pr-definidas para certos servios que so aceitos universalmente. As principais so : Servio Porta FTP 21 Telnet 23 SMTP 25 Gopher 70 HTTP 80 POP3 110 NNTP 119 IRC 6667 Compuserve 4144 AOL 5190 MSN 569 Descrio File Transfer Protocol (Protocolo de Transferncia de Arquivos) Para se conectar remotamente a um servidor Para enviar um e-mail Browser baseado em modo texto Protocolo WWW - Netscape, Mosaic Para receber e-mail Newsgroups Internet Relay Chat - Bate papo on-line Compuserve WinCIM America Online Microsoft Network

You might also like