You are on page 1of 12

1. Classes Sociais e Educao 1.1 Conceito de Classes Sociais 1.1.

1 Conceito de classes sociais segundo Karl Marx Karl Marx foi o primeiro socilogo a desenvolver uma teoria das classes sociais. Marx faz da relao de propriedade a relao social determinante que ope, no modo de produo capitalista, os proprietrios dos meios de produo e os proletrios detentores unic amente da sua fora de trabalho. A classe social definida como o conjunto dos agentes sociais colocados nas mesmas condies no processo de produo e que tm afinidades ideolgicas e polticas. Para Marx, a luta econmica deveria transformar-se em luta poltica e numa revoluo social que provocasse o afundamento do modo de produo capitalista e o desaparecimento das classes. A diviso da sociedade em classes consequncia dos diferentes papis que os grupos sociais tm no processo de produo. do papel ocupado por cada classe que depende o nvel de fortuna e rendimento, o gnero de vida e numerosas caractersticas culturais das diferentes classes. As classes caracterizam-se pela ideologia de classe conjunto de traos culturais, englobando doutrinas, crenas, princpios morais, ideais, etc. Uma classe social s existe plenamente quando toma conscincia da sua existncia atravs da luta, nuns casos para manter os privilgios, noutros para destruir a dominao que sobre ela se exerce. A luta de classe , assim, um elemento essencial da sua afirmao e tomada de conscincia. 1.1.2 O Conceito de classes sociais segundo Max Weber Sem negar a importncia da posse de riqueza, Weber acrescentou o prestgio, ou seja, os juzos de valor que as pessoas fazem umas das outras e que contribuem para o seu posicionamento nas respectivas classes sociais. Weber tambm considerava que a sociedade era composta por vrias camadas e no apenas duas e que, nesta diviso, havia outros factores importantes, para alm dos materiais. Assim sendo, de acordo com as concluses de Afonso (2002), classe social possui as seguintes caractersticas:
y

Conceito de classe relacional s se pode definir suas caractersticas em relao com outra classe e no isoladamente.

A delimitao de classes sociais, ou seja qual mais favorecida e qual menos favorecida depende do sistema de produo e sua evoluo ao longo da histria. As relaes entre classes so sempre de conflito. H sempre uma classe explorada e uma exploradora, ou seja est baseado no sistema de produo, quem tem os meios de produo e quem vende mo-de-obra.

y y

1.2 O Conceito de Estrutura de classes O conceito usado pela autora baseado nos trabalhos de Wright. A estrutura de classe resulta das relaes sociais entre as classes, e atravs dessas relaes so estabelecidas os limites de classe. A estrutura de classes leva-nos a ideia de que existe posies mais elevadas do que outras, a classes que dominam e classes que so dominadas.

1.3 O Conceito de Educao Cada pensador da sociologia clssica e moderna d uma noo do que a Educao: Para Durkheim a Educao um facto social que se impe aos indivduos. A aco exercida pelas geraes adultas sobre as que ainda no esto maduras para a vida social, tem por objectivo suscitar e desenvolver na criana determinados nmeros de estados fsicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade poltica em seu conjunto, e por outro, o meio especfico ao qual est destinado. (APUD DURKHEIM, 1973:44) Talcott Parsons (1964), socilogo americano, divulgador da obra de Durkheim, observa que a educao, entendida como socializao, o mecanismo bsico de constituio dos sistemas sociais e de manuteno e perpetuao dos mesmos, em formas de sociedades, e destaca que sem a socializao, o sistema social ineficaz de manter-se integrado, de preservar sua ordem, seu equilbrio e conservar seus limites. Para Karl Mannheim, a educao uma tcnica social, que tem como finalidade controlar a natureza e a histria do homem e a sociedade, desde uma perspectiva democrtica. Define a educao como: O processo de socializao dos indivduos para uma sociedade harmoniosa, democrtica porem controlada, planejada, mantida pelos prprios indivduos que a compe. O planeamento a interveno racional, controlada nessas constelaes para corrigir suas distores e seus defeitos. O instrumento que por excelncia pe em prtica os planos desenvolvidos a Educao. (APUD MANNHEIM, 1971:34)

1.4 Educao e classes Sociais Educao para o Estado uma ferramenta para capacitar os indivduos a conseguirem uma certa mobilidade social e para tentar minimizar as diferenas de classes que existem. Mas sabemos que na realidade isto no acontece de todo, j que partindo do princpio as desigualdades de classes podem dificultar que essa meta seja alcanada. Por causa de certas caractersticas que alguma classes possuem e outras no, neste caso, tal como o poder econmico, ocupao, posio social, algumas crianas de classes mais favorecidas so mais propensas a conseguir uma certa mobilidade ascendente do que outras de classes sociais menos favorecidas. Essa situao perpetua a situao j existente e a meta da igualdade social parece mais utopia do que a realidade dos sistemas democrticos. 1.5 Estrutura de classes em Cabo Verde 1.5.1 Periodo colonial A herana colonial e a insero na diviso internacional de trabalho bem com o papel de Estado vm sendo determinantes para na formao e nas caractersticas das classes que surgem. Os dados sobre classes sociais em Cabo Verde a partir dos anos 70 ate os 80 so inexistentes e/ou muito poucos. Apenas em 1990 que se consegue obter dados mais precisos. Cabo Verde era uma colnia, e a estrutura colonial era baseada sobretudo no factor racial. O branco, pequena populao, que era o detentor das melhores terras, e monopolizava o sistema econmico do arquiplago, os mulatos eram a classe intermdia e tambm eram os pequenos comerciantes, pessoas com pouco poderio econmico e os escravos que eram os explorados e que eram a maioria da populao. Com o tempo a forma como era feita essa diferenciao vai mudando. As terras tornam-se um elemento determinante. Durante o sculo XVII XVIII, Cabo Verde perde a sua importncia no comrcio mundial e a explorao agrcola torna-se menor. Essa estrutura colonial dificultou o desenvolvimento do pas, e as secas trouxeram consequncias negativas para a economia como a alforria forada, a emigrao e o abandono de escravos. Quem explorava a terra eram os prprios familiares assim reduzindo a explorao. Nessa altura havia uma pequena burguesia proprietria e um grande campesinato. A estrutura agrria vai ser definida pelas grandes propriedades e a pequena explorao. A relao entre proprietrio e rendeiro no se altera desde dos finais do sculo XIX at o sculo XX. Em Cabo Verde durante esse perodo as condies de vida ficam precrias resultando assim uma emigrao macia de cabo-verdianos. Mas a emigrao veio a

ser importante na estrutura de classes pois ela vai ser um alvio econmico. As famlias dos emigrantes vo ter o poderio econmico suficiente para se tornarem proprietrios, isto , a emigrao era um factor para mobilidade social ascendente. Nos anos 70 teramos uma burguesia de 2% da populao, uma pequena burguesia de 3% a 4% que era constituda por funcionrios pblicos, empregados bancrios entre outros. Nessa altura a escola era vista como importante meio de mobilidade social o que deu a sua crescente procura. Durante a independncia, Cabo Verde ainda tinha um fraco desenvolvimento das foras produtivas. A sua economia era atrasada e limitada em alguns meios urbanos; era uma economia de subsistncia que no proporcionava o desenvolvimento de classes. A agricultura era a classe mais importante por ser a mais numerosa. No existia um verdadeiro proletariado pois ela era apenas 3% (pessoas que trabalhavam nas industrias) e 6% (pessoas que trabalhavam nos servios) da populao. 1.5.2 Perodo ps-independncia At os anos 80, o campesinato ainda era a classe mais importante (em quantidade), mas tinha algumas deficincias por parte de organizao, instruo e conscincia poltica. A classe operria no registou alteraes, continuou sendo muito influenciada pelo campesinato. A emigrao era um impedimento para a evoluo da classe operria. A burguesia nacional n o consegue afirmar-se como classe. O Estado sendo um estado de providncia deixa pouco espao para os privados que no conseguem competir com o mercado externo. O Estado vai ter funo importante para a emergncia da pequena burguesia. A pequena burguesia vai utilizar o Estado para obter educao e assim mover socialmente. Sendo assim o Estado e a educao vo ser ento agentes de mobilidade social em Cabo Verde psindependncia. Aps a independncia o Estado foi tomado pela pequena burguesia letrada. Com isso o estado torna-se o principal agente de desenvolvimento e o principal empregador. O Estado vai analisar a economia e tomar medidas de forma fortalecer a economia do pas. O Estado tenta dar terras a camponeses sem terra, trabalho aos desempregados entre outros. Nos anos 80 teve inicio a uma mudana estrutural. Onde a educao vai fortalecer o Estado, isto , o Estado vai proporcionar oportunidades a pequenas burguesias, e essas pessoas iam depois trabalhar para o Estado. O Estado vai focalizar os seus esforos nos recursos humanos devido secas que assolavam Cabo Verde.

Aps a independncia Cabo Verde torna-se muito dependente de ajudas externas e remessas de emigrantes. Com as secas e a estagnao da economia mundial, o Estado comea a ter grandes problemas por isso teve que pensar em estratgias, como por exemplo a reforma na poltica, a transio para um estado democrtico multipartidrio em 1990. Em 1990 houve um grande aumento populacional principalmente na ilha de So Vicente, e isso veio a resultar numa desertificao das zonas rurais e uma concentrao nas zonas urbanas. A consequncia disso foi o agravamento dos problemas j existente (educao, sade, emprego). A agricultura deixa de ser uma opo vivel, por causa dos longos perodos de seca. O sector primrio estava esgotado e fraco, o sector secundrio tinha vindo ganhando peso mas no conseguia empregar os que falharam na agricultura, e o sector tercirio era o sector mais activo e que estava a ganhar importncia. 2. A Escola como reprodutora de estruturas sociais 2.1 A escola como reprodutora de classes sociais: Uma perspectiva Marxista Antigamente, a educao existia principalmente para a sobrevivncia. As crianas aprendiam as habilidades necessrias para viver. Com o tempo, alm de garantir a sobrevivncia, a educao passou a ser usada para o melhoramento da vida social e cultural. No entanto os objectivos e funes da educao vieram a confundirem com os da escola -se que dependem da viso ideolgica a que a escola estiver sujeita a anlise. Reflectir, pensar ou analisar a escola implica sempre considerar diferentes e particulares ideais da sociedade e do indivduo o que permite-nos obter quadros diferentes sobre a organizao escolar e o papel da escola. Tendo em conta a concepo de Karl Marx podemos dizer que o indivduo determinado pelos decretos do sistema, ou seja um reflexo da poltica adoptada por um pas e do interesse desse pas. Essa concepo comeou a ganhar fora com as grandes mudanas sociais (principalmente econmicas); como consequncia o optimismo comeava a j no estar na ordem do dia no que se refere s esperanas depositadas na educao para a reduo das desigualdades. (APUD Pinto, 1995, p. 95). Afonso (2002) nos revela que o marxismo tem em conta a constante divergncia entre as diferentes classes sociais, principalmente entre a burguesia e o proletariado. Isso inserido no aparelho Ideolgico do Estado. ( ) a escola tem uma funo ideologia: difuso e inculcao da ideologia de reproduo da diviso do trabalho. A sua funo a de prepara as crianas

para o lugar na estrutura de classes que corresponde ao que as suas origens predeterminam. ( ) S depois vem a funo de instruo e de desenvolvimento das pessoas. (Afonso 2002: 38-39) Karl Marx acreditava que a educao era parte da uma grande estrutura usada com inteno de controlo pelas classes dominantes com o objectivo de manuteno da hierarquia social. Por isso, ao aceitar as ideias passadas pela escola classe dos trabalhadores, os proletariados, cria uma falsa sensao de bem-estar, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Marx no aprovava esse sistema oferecida pelo Estado -Nao capitalista, muito por culpa do currculo e da forma que esse mesmo currculo era ensinado. No querendo isso dizer que Marx no aprovava o ensino a populao em geral; o que no concordava era com o facto de o currculo ser baseado na distino de classes. A corrente marxista detm um factor muito positivo que o facto de oferecer ao mundo uma viso da transformao social e, principalmente, promove uma ideia de continuidade, ou seja, a sociedade, ou aqueles considerados oprimidos, devem estar determinados e empenhados em mudar ou transformar. Na viso marxista mudar a sociedade implica uma interveno concreta dos agentes sociais. A educao deveria ser usada como um instrumento de mobilizao social ascendente. Os chamados oprimidos devem promover a educao para uma sociedade de mudana, onde os indivduos so educados no s para desempenharem os mesmos papis, mas, sobretudo para que desempenhem novas e melhores funes. Fazer parte de determinada classe social no uma questo esttica e fixa; embora seja difcil com o actual sistema de ensino, os mais desfavorecidos deveriam poder usar o ensino/educao para emanciparem-se. 2.2 A Corrente Conflitualista - O Reproducionismo de Bourdieu e Passeron Vrios so os autores que fazem parte dessa corrente, co so os casos de Baudelot e mo Estalet (1971) ou Boules e Gintis (1972), da qual iremos destacar a teoria reproducionista de Bourdieu e Passeron. Essa teoria da reproduo visa criticar, assim como denunciar e tambm analisar, a dependncia e domnio das classes dominantes no ambiente escolar. Para Bourdieu e Passeron a instituio escolar o instrumento nico e decisivo da distribuio social. Bourdieu e Passeron, assim como Baudelot e Establet, atribuem a reproduo e injustias scias ao sistema escolar. Baudelot e Establet, guiados pelas teorias marxistas, defendem que o processo educativo dentro da escola desigual, na medida em que

a escola esta sobre o controle da classe dominante a fim de reproduzir as desigualdades sociais. Defendem tambm que a escola a instituio mais eficiente na segregao de pessoas, pois ela divide e marginaliza parte dos alunos com o intuito de reproduzir a sociedade de classes. A teoria reproducionista de Bourdieu e Passeron demonstra que o sistema escolar, ao invs de assegurar igualdade de oportunidades e incentivar a mobilidade social, limita-se a transformar herana social dos indivduos em estatuto socioprofissional. Segundo o raciocnio circular de Borudieu (1989), a posio social depende da profisso que se tem, essa profisso depende do nvel do diploma, esse diploma depende do xito escolar o qual depende, por sua vez, da origem familiar - a famlia surge como responsvel pela distribuio desigual do capital cultural. O capital cultural, que tudo o que a criana aprende em casa e que considerado apropriado e/ou legitimo no ambiente escolar, como o uso do computador ou o domnio da lngua culta, o que muitas vezes determina o sucesso ou fracasso de cada aluno segundo Bourdieu e Passeron, sendo que o capital cultural o que permite uma adaptao mais rpida e tambm serve de base para determinar quem esta talhado/a a dominar ou ser dominado. Segundo Bourdieu e Passeron para as crianas das classes mais altas a escola uma extenso da educao que recebem em casa, isto porque em casa j so preparados para triunfar no mundo escolar. A sociedade, de forma arbitrria, tenta impor as suas regras e valores a fim de perpetuar a sua prpria existncia. A cultura de uma sociedade construda a base de um sentido de obrigatoriedade, no justificando o porque de no ser de outra forma. Aqui entra a violncia simblica, que visa impor os valores e costumes de uma sociedade aos seus membros sem que essas sejam questionadas. A imposio destes conjuntos de regras e valores dada como legitima, e muitas vezes o indivduo acaba por aceitar essas imposies de forma natural, no dando conta que esta sendo coagido a aceitar essas regras. Para Bourdieu e Passeron a violncia simblica nas escolas no fsica mas sim psicolgica, que muitas vezes consentida por parte de quem a sofre. A raiz da violncia simblica esta assim nos signos e smbolos culturais, particularmente no reconhecimento e aceitao da autoridade de certas pessoas, fazendo com que o individuo aceite a sua inferioridade e implicaes do seu status social. Os professores, atravs da aco pedaggica, impe a sua autoridade como pessoa dominante na sala de aula, criando punies e castigos (como a reprovao), que so aceites pelos alunos como legitimas, mesmo no se enquadrando nos princpios de uma instituio escolar.

3. Educao e Mobilidade Social 3.1 O que a mobilidade social? Entende-se por mobilidade social a passagem de uma classe social outra entre geraes ou dentro de uma mesma gerao. A mobilidade social um campo de estudo da sociologia, que tem por objectivo compreender as formas pelas quais os diferentes grupos hum anos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. A mobilidade social tambm tem a tarefa de reflectir sobre as vias e possibilidades de troca ascenso ou rebaixamento que um determinado indivduo possui no meio em que se estabelece suas relaes. Nalgumas sociedades a questo da mobilidade tida como inexistente, principalmente naqueles casos em que a posio social de um indivduo mantido ao longo da vida, como o caso das estratificaes existentes na sociedade indiana ou seja as castas, ou ento no passado em que no havia mobilidade entre classes sociais como o da sociedade feudal em que os clrigos, os nobres e servos mantinham sua posio social pelo resto da vida. A situao das sociedades estratificadas veio a mudar por causa de revolues desenvolvimento econmico e tecnolgico ou a ressignificao da hierarquia social. Actualmente a mobilidade social parece ter ganho uma nova perspectiva a de ser uma meta poltica para naes guiadas por princpios democrticos. Para estes ideolgicos a mobilidade social torna-se uma forma de minimizar as desigualdades de acumulo e distribuio da riqueza da populao. A mobilidade social um conceito dinmico pois no se baseia somente nas condies materiais que uma pessoa tem ao longo da vida, mas tambm a posio social de um individuo pode estar ligada a sua descendncia familiar ou alguma posio poltico - religioso, de acordo com determinadas culturas, ela pode variar por exemplo, um sacerdote e um homem rico no tem o mesmo poder de deciso j que o sacerdote mais valorizado socialmente de que o homem rico nesta referida sociedade. Na maioria das sociedades globalizadas actuais, o conhecimento parece ter tornado a pea chave para o entendimento das diferenas entre classes sociais. O capital intelectual torna-se moeda corrente para a troca. Este mesmo capital muito valorizado actualmente, como o caso dos diplomas universitrios, ento educao torna-se um instrumento para a mudana de classe social. Nas sociedades industriais o conhecimento tcnico - prtico era o mais importante para ascenso social, na sociedade de informao o conhecimento terico e geral

agora o mais importante. Se a educao no o nico meio para a ascenso social pelo menos uma das vias mais importantes, j que tambm podemos levar em conta o capitalismo. 3.2 Tipos de Mobilidade Social 3.2.1 A mobilidade social horizontal: Alteraes no estatuto social mas que no provocam mudana de classe ou de estrato social. o caso de uma pessoa que pelo casamento obtm um estatuto diferente (o de casado) mas continua no mesmo estrato social. 3.2.2 A mobilidade social vertical: Est relacionada com a constituio de classes sociais e o surgimento dos valores de ascenso social. A estratificao social altera profundamente os padres de sociabilidade, que passam a se assentar na solidariedade de grupo a partir do desempenho de funes produtivas semelhantes. A mobilidade Social vertical inclui a mobilidade social ascendente e a mobilidade social descendente. 3.2.2.1 A mobilidade social ascendente A mobilidade social ascendente mais frequente numa sociedade democrtica aberta, que enaltece a escalada rumo ao topo de indivduos de origem humilde - como nos Estados Unidos -, do que numa sociedade de tradio aristocrtica, como a Inglaterra A massificao do ensino realmente reproduz as estruturas da sociedade, ou seja no altera a estrutura das desigualdades sociais existentes. Porque parte-se do pricipio que todos tm acesso a educao mas sabemos que as crianas menos favorecidas j entram em desigualdade visto que no podem e nem esto na mesma condio das crianas de classes sociais mais altas, pois estas tm poder de comprar livros, materiais, roupas que as outras crianas de classes sociais menos favorecidas no tm. Segundo a autora do livro, Maria Afonso, para que um indivduo mude de classe social para outra mais favorecida, com melhores condies de vida usando o critrio da educao necessrio que a massificao das oportunidades educacionais beneficie mais as crianas de classes sociais menos favorecidas do que as classes de crianas mais favorecidas. Se existir igualdade de oportunidades educativas vai se repetir as mesmas estruturas sociais existentes. S assim as crianas ou indivduos estaro sendo acompanhadas para fazerem esta ascenso social.

3.2.2.2 A mobilidade social descendente Descendente ou de queda social: quando a pessoa piora de posio no sistema de estratificao, passando a integrar um grupo economicamente inferior. A falncia e o consequente empobrecimento de um comerciante, em contrapartida, um exemplo de queda social. 3.3 A escola como veculo de mobilidade social ascendente em Cabo Verde Sendo Cabo Verde um pas onde os recursos naturais so escassos e a actividade agrcola no vivel de todo, a educao a principal aposta para se mudar de vida ou se promover socialmente. A educao uma estratgia para se conseguir um bom emprego estvel e bem renumerado. 3.3.1 Perodo ps independncia Aps Independncia o Estado traa metas a nvel da Educao com o intuito de diminuir o analfabetismo e aumentar o nvel de escolaridade. Neste perodo verifica-se um aumento de oportunidades educativas e grandes oportunidades de ascenso social porque h uma necessidade acrescida de formao de quadros para as diferentes e novas funes de um estado jovem. Por outras palavras ter um emprego no estado era uma estratgia para uma mudana ascendente de classe social. Nessa poca a principal preocupao do est do era a investir na educao e preparar para o desenvolvimento do pas a massificao do ensino dse por todo o pas para reduzir as diferenas de classes e dar a cada indivduo uma oportunidade. Neste sentido no perodo ps independncia houve sim uma mobilidade social ascendente para muitos que souberam aproveitar a oportunidade. O aumento de plos educativos por todas as ilhas contribuiu para as igualdades de oportunidades educativas para todo o cabo-verdiano. A educao em Cabo Verde serviu para ajudar a preencher as estruturas de classes deixadas vazias pela independncia (Afonso 2002) A mobilidade social ascendente teve a ver mais com mudanas da estrutura social e no com o sistema educativo. No caso de Cabo Verde, neste perodo segundo a autora: A reduo do campesinato e o aumento das pequenas burguesias resultou no tanto do efeito do alargamento da educao mas, antes, das mudanas estruturais mais amplas da sociedade cabo-verdiana, as quais provocaram uma necessidade de mo de - obra com

algum nvel educacional. O alargamento da educao surge, deste modo, como efeito e no uma causa das mudanas (Afonso 2002) A mobilidade social ascendente em Cabo Verde no algo garantido e nem linear, pois existe para uma pequena parte das classes sociais menos favorecidas. As crianas das classes sociais mais desfavorecidas que conseguem chegar a um elevado grau da escolaridade pertencem a famlias onde no h muitos filhos e cujos pais os incentivam a estudar e acompanham-nos no seu percurso escolar. A Educao em Cabo Verde apresenta se como uma faca de dois gumes, por um lado h oportunidades educativas para todos, e podem alguma minoria aproveitar esse veculo para ascenderem-se socialmente, mas por outro lado estas oportunidades servem para fazer a seleco entre quem consegue continuar e ascender socialmente e aqueles que no tem os meios suficiente para ascenderem-se e ficam para trs reproduzindo assim a estrutura de classes que existe. 3.3.2 Actualmente Consideramos ser possvel alguma mobilidade social ascendente, mas actualmente com a taxa de desemprego aumentando, a mobilidade social est cada vez mais difcil e com abertura de universidades pblicas e privadas o acesso ao ensino superior torna-se cada vez mais fcil. Afonso (2002) deixa transparecer que o esforo feito pelo Estado de proporcionar um ensino disponvel para todos como o objectivo de fomentar mo-de-obra qualificada foi positivo. No entanto com o aumento populacional e a massificao do ensino as desigualdades sociais continuam, apesar de que a educao, em Cabo Verde, divulgada como um meio de ascenso social. Constatamos que a massificao do ensino no nvel bsico e secundrio foi, e continua sendo, muito positiva. O problema, ou o erro que est-se a cometer massificar o ensino a nvel universitrio que a rampa de lanamento de profissionais no mercado de trabalho. Quanto mais diplomados se injecta no meio laboral menores so as possibilidades de emprego. O Estado, nesse nvel, est a massificar o que est actualmente massificado, ou seja, investe o pouco disponvel na formao e certificao das reas j saturadas no mercado de trabalho. As reas de carcter social e/ou cientfica so as que apresentam um ndice maior de formandos, ficando as reas tcnicas, por exemplo a base da construo civil, pedreiros e

seus ajudantes que baseiam-se no conhecimento emprico ou no chamado boca a boca, sem uma poltica de formao adequada. Ao nosso ver, o esforo actualmente dever incidir-se na disponibilizao de ensino na vertente tcnica deixando a vertente universitria menos saturada e com maiores probabilidades de sucesso. 3.3.3 A Aco Social Escolar A Aco social escolar desempenha uma grande funo em ajudar na mobilidade social ascendente da minoria, que acaba por ter algum sucesso em elevar-se a uma classe social mais privilegiada. Actualmente o estado utiliza vrias formas de financiar a educao dos que a no conseguem custear. Por exemplo podemos mencionar as ajudas prestadas pela ICASE que oferece bolsas de estudo a nvel secundrio, assiste a nvel de material escolar ao EBI, tambm a ajuda prestada pelo Ministrio da Educao atravs de bolsas de estudo para a frequncia do ensino superior, dos lares de estudantes para os alunos que tm que deslocar para outra ilha ou cidade para frequentar o ensino secundrio, dos subsdios de transporte para alunos de ensino bsico e secundrio de zonas rurais. Todo esse esforo no intuito de alunos de classes desfavorecidas poderem continuar os estudos e terem a possibilidade de usar o ensino como veculo de mobilidade social ascendente.

You might also like