You are on page 1of 56

35 AnoS DE EConomIA

A economia de Moambique depois da Independncia

FISCALIDADE
O regime de tributao do sector mineiro

RESEnHA JURDICA
O regime jurdico do gs metano

Publicao mensal da S.A. Media Holding . Julho de 2010 . 60 Mt . 350 Kwz . 25 Zar . 4 USD . 3,5 EUR

A corrida ao carvo
The coal rush
Revista Capital 1

N 31 . Ano 03

2 Revista Capital

Revista Capital 3

4 Revista Capital

Revista Capital 5

Sumrio
17
FOCO I REGIES
navegabilidade do rio Zambeze em debate
Como diria Hamlet ser ou no ser, eis a questo. Tambm no rio Zambeze, agora que a explorao intensiva dos Recursos Naturais da regio est no seu dealbar, se poder perguntar se, afinal, compensar ou no, criar condies para que o grande curso hdrico possa ser utilizado como via de escoamento do carvo. Arsnia Sithoye investigou o tema e falou com actores directamente envolvidos na problemtica.

18

ANLISE / 35 ANOS DA ECONOMIA


A comemorao do 35. aniversrio da Independncia moambicana est na origem duma srie de artigos que a Revista CAPITAL trar estampa nesta e nas prximas edies. Trata-se duma modesta contribuio para a anlise das primeiras trs dcadas e meia dum pas que teima em lutar contra a pobreza absoluta e no esquece a regio onde se integra.

A economia de moambique depois da Independncia

WWF / P. N. DAS QUIRIMBAS


A natureza espera da criatividade humana
No mbito da parceria estabelecida pela Revista CAPITAL com a Ong WWF analisa-se, desta vez, o Parque Nacional das Quirimbas, verdadeiro paraso para a prtica do turismo nas suas mais variadas vertentes. Os oito anos da criao do parque tambm merecem destaque assim como algumas recomendaes para que o turismo no seja causador da degradao do meio-ambiente.

23

16

CTA

Reflexes sobre acidentes e Segurana Rodoviria


Termina nesta edio a srie de reflexes que o economista Loureno Gadaga efectuou sobre as principais causas que levam sinistralidade rodoviria em Moambique. Aps identificar as causas e aconselhar medidas a implementar pelo Estado, nos nmeros anteriores, concluise esta anlise com algumas recomendaes ao sector privado. 6 Revista Capital

28

ENTREVISTA
A corrida ao carvo
Arsnia Sithoye e Lus Muianga encontraram Vctor Tivane, consultor do Projecto de Apoio Competitividade Empresarial e Desenvolvimento do Sector Privado (PACDE) e falaram de carvo, da sustentabilidade dos diversos projectos e, sobretudo, da legislao que regulamenta a indstria extractiva em Moambique, assim como das grandes linhas de orientao da Conferncia do Carvo de Moambique que ter lugar, ainda este ms de Julho em Maputo.

34

DOSSIER / MINEIRO-PETROLFERO
Transparncia nos sectores mineiro e petrolfero, exige-se!
Subordinando-se ao princpio que mulher de Csar no basta ser sria, necessrio parec-lo tambm a Iniciativa de Transparncia nas Indstrias Extractivas (ITIE) persiste em aconselhar todas as instncias envolvidas neste processo a publicarem relatrios exaustivos da sua actividade e a divulg-los junto das estruturas indicadas. Tambm Moambique dever submeter o seu primeiro relatrio at 14 de Maio de 2011.

44

FISCALIDADE / PWC

o regime de tributao do sector mineiro


Na sequncia do tema central desta edio, tambm Mateus Chale, consultor da PricewaterhouseCoopers, decidiu debruar-se sobre o regime de tributao do sector mineiro. Uma viagem atravs da legislao especfica onde no se esquecem as diversas taxas de imposto e o preo das licenas, assim como se explica a metodologia para a determinao da matria colectvel em sede de IRPC.

21

FOCO

32

DOSSIER / CARVO

moambique aposta em melhor qualidade de vida


A Exposio Universal de Xangai apostou no tema melhores cidades, melhor qualidade de vida. Lus Fonseca falou com o comissrio geral de Moambique na Expo 2010, Amrico Magaia, e no se fica apenas pelo relato da participao moambicana no certame.

Produo de carvo desafia infraestruturas


Casimiro Francisco, presidente da Associao Moambicana para o Desenvolvimento do Carvo Mineral, respondeu s perguntas de Srgio Mabombo e defende que o perodo de grande actividade extractiva que se avizinha, constitui um autntico desafio aos poderes pblicos para a criao de infraestruturas que permitam a optimizao do escoamento das matrias-primas arrancadas ao solo moambicano.
Revista Capital 7

8 Revista Capital

Editorial
No h bem que sempre dure

muitos milhes de anos o planeta Terra sofria as convulses ssmicas que aprendemos no ensino oficial e o enriqueceram, aos poucos, com o que possui actualmente, jazidas de petrleo, bolsas de gs natural, pedras preciosas, carvo mineral, fontes trmicas, enfim, um sem nmero de riquezas a que se convencionou chamar Recursos Naturais e que o ser humano aproveitou em benefcio da sociedade. No Continente Africano so sobejamente conhecidas as potencialidades do solo, no apenas no aspecto agrcola, mas, sobretudo, na vasta riqueza que ainda encerra. Moambique dispe de reservas importantes em variadas matrias-primas mesmo se, nos ltimos anos, uma denominao anda na boca de toda a gente: o carvo. curioso que na era das novas tecnologias, do nuclear, quando se experimentam energias alternativas renovveis, seja ainda o bom e velho carvo que poder alavancar a economia de toda uma regio e criar milhares de postos de trabalho, com o incremento natural do pequeno comrcio e da pequena indstria locais. Durante milhares de anos quase esquecida e praticamente superfcie, agora, no incio do terceiro milnio, que os gigantes da indstria extractiva resolvem meter mos obra e arrancar terra milenria a riqueza que tanto tempo por l se quedou, sem trazer benefcios a quem quer que fosse. A economia do pas fortalecer-se- com esta nova etapa de desenvolvimento, o carvo de Moambique andar pelas praas internacionais e outros pases, principalmente a China, podero reforar a sua indstria pesada graas aos bilies de toneladas deste autntico ouro negro no estado slido. Inmeros factores entram nesta equao que engloba riquezas naturais, estabilidade poltica, necessidades pontuais ou casusticas de terceiros, alm do factor humano. As incgnitas tambm ainda so em nmero elevado, embora, felizmente, sejam superadas pelas certezas. Para j importante reter que o incio da segunda dcada do sculo XXI marca a explorao em fora duma das grandes riquezas naturais moambicanas e que, embora o momento seja de regozijo, imperioso que se retenham algumas lies aprendidas com o outro ouro negro, este, lquido e que d pelo nome de petrleo e um dos pontos nevrlgicos da economia mundial. Outro aspecto importante relaciona-se com o horizonte temporal que atinge a explorao destas matrias-primas fsseis. A verdade que elas levaram milhes de anos a chegar ao estado actual e que, mais cedo ou mais tarde, se esgotaro, mesmo que seja dentro de um ou dois sculos. Cada pas, detentor de tais benesses da natureza, dever aproveitar os dividendos da resultantes para acautelar o futuro e evitar tornar-se dependente apenas de uma fonte de proveitos que pode oscilar em funo da procura internacional e de um sem nmero de elementos que, nem sempre, o ser humano consegue controlar.n

Ricardo Botas

ricardo.botas@capital.co.mz

Ficha Tcnica
Propriedade e Edio: Southern Africa Media Holding, Lda., Capital Magazine, Rua da S, 114 3. andar, 311 / 312 Telefone/Fax +258 21 329337 Tel. +258 21 329 338 revista.capital@capital.co.mz Director Geral: Ricardo Botas ricardo.botas@capital. co.mz Directora Editorial: Helga Neida Nunes helga.nunes@capital.co.mz Redaco: Arsnia Sithoye - arsenia.sithoye@capital. co.mz; Srgio Mabombo sergio.mabombo@capital.co.mz Secretariado Administrativo: Mrcia Cruz revista.capital@capital. co.mz; Cooperao: CTA; Ernst & Young; Ferreira Rocha e Associados; PriceWaterHouseCoopers, ISCIM, INATUR Colunistas: Antnio Batel Anjo, E. Vasques; Edgar Baloi; Federico Vignati; Fernando Ferreira; Gonalo Marques (Ferreira Rocha & Associados); Hermes Sueia; Joca Estvo; Jos V. Claro; Leonardo Jnior; Levi Muthemba; Manuel Relvas (Ernst & Young); Maria Uamba; Mrio Henriques; Nadim Cassamo (ISCIM/IPCI); Paulo Deves; Ragendra de Sousa, Rolando Wane; Rui Batista; Samuel Zita, Sara L. Grosso Fotografia: GettyImages, Joca Faria; Luis Muianga; Sara Diva; Ilustraes: Marta Batista; Pinto Zulu; Raimundo Macaringue; Rui Batista; Vasco B. Paginao: Benjamim Mapande Design e Grafismo: SA Media Holding Traduo: Alexandra Cardiga Departamento Comercial: Neusa Simbine neusa.simbine@capital.co.mz; Mrcia Naene marcia.naene@capital.co.mz Impresso: Magic Print Pty, Jhb Distribuio: Ana Cludia Machava - ana.claudia@capital.co.mz; Nito Machaiana nito.machaiana@capital.co.mz ; SA Media Holding; Mabuko, Lda. Registo: n. 046/GABINFO-DEC/2007 - Tiragem: 7.500 exemplares. Os artigos assinados reflectem a opinio dos autores e no necessariamente da revista. Toda a transcrio ou reproduo, parcial ou total, autorizada desde que citada a fonte.

Revista Capital 9

BOLSA DE VALORES
EM ALTA
TURISMO. Uma associao de investidores holandeses e britnicos, na rea do turismo, criou um fundo de apoio ao desenvolvimento da comunidade local em Nampula. Um dos objectivos fundamentais da iniciativa fazer com que as comunidades locais beneficiem dos resultados do empreendimento, participando no desenvolvimento do turismo na sua zona. De referir que esta associao construiu um Coral Lodje, recentemente inaugurado no distrito de Mossuril, que passar a dispor 254 quartos, 302 camas e 180 trabalhadores no ramo turstico. EDM. Perto 15 % da populao moambicana j est ligada rede de energia elctrica graas a um esforo que a Electricidade de Moambique (EDM) est a encetar no sentido de dinamizar a rpida expanso da rede elctrica nacional por todo o pas. O administrador da EDM, Augusto Fernando, afirmou que Moambique , actualmente, o segundo pas que mais ligaes elctricas tem feito no conjunto dos pases da SADC, logo a seguir frica do Sul. FDC. No dia 16 de Junho de 2010, a Fundao para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) comemorou 16 anos de existncia, marcados por aces cujo enfoque a realizao de um ideal de desenvolvimento, democracia e justia social, tendo em vista a promoo dos direitos da mulher, do jovem e da criana. Desde a sua criao, as intervenes da FDC tm estado voltadas para o aumento de oportunidades no acesso educao, sade, promoo de actividades de gerao de rendimento, segurana alimentar assim como gua e saneamento.

CAPITOON

EM BAIXA
MAPUTO SHOPPING CENTRE. O Millennium BIM foi o terceiro banco a encerrar o seu balco no Maputo Shopping Centre (MBS) centro comercial do empresrio moambicano Momade Bachir Suleman, depois do Barclays Bank e do Banco Comercial de Investimento (BCI). A deciso destas instituies financeiras de encerrarem as suas actividades no maior centro comercial do pas surge algumas semanas depois de Bachir Sulemane ter sido acusado pelo governo norte-americano de ser um baro da droga, passando a fazer parte de uma lista de traficantes. EDUCAO. O sector da Educao que acalenta como meta construir 1.400 salas de aulas anualmente, tem construdo apenas 1.200 salas de aulas por falta de fundos. Segundo, o porta-voz do Ministrio da Educao, Manuel Rgo, o dinheiro alocado pelo Ministrio, para o departamento da construo onde se incluem as salas de aulas, insuficiente. H presso de custos para o sector de construo civil. Lutamos para construir a baixo custo, mas com uma qualidade aceitvel, disse.

COISAS QUE SE DIZEM


Empoderamento da escada emergente Os ajustamentos oramentais nos pases europeus esto a ser feitos custa dos pases emergentes,
ministro da Finanas do Brasil, Guido manteiga, aquando da Cimeira do G20.

Alternativa mais do que vivel? Se os bancos no emprestam, os governos devem criar os seus prprios bancos,
Sugesto do vencedor do Prmio nobel da economia, Joseph Stiglitz, como medida de combate aos efeitos da crise financeira.

Humor, o novo indicador financeiro O sistema financeiro continua vulnervel a mudanas adversas de humor, como mostraram recentemente as disfunes no mercado de financiamento,
Director-geral do Banco Internacional de Pagamentos (BIP), Jaime Caruana, falando sobre o relatrio anual do BIP que adverte sobre o risco de uma nova crise financeira caso os governos no eliminem rapidamente os planos de estmulo economia.

Viver sem dvidas d sade e faz crescer tempo de reduzir os dfices, a Europa viveu a experincia do que significa ter dfices demasiado elevados. preciso um crescimento que assente em bases reais e no no endividamento,
Chanceler alem, Angela merkel, citando os casos recentes da Grcia, Espanha e Portugal.

10 Revista Capital

Revista Capital 11

MUNDO
UE
Criado em 1999, o G20 integra os sete pases mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, Canad, Frana, Itlia, Japo, Alemanha), as economias emergentes (Argentina, Austrlia, Brasil, China, ndia, Indonsia, Mxico, Rssia, Arbia Saudita, frica do Sul, Coreia do Sul, Turquia) e a Unio Europeia. quanto os salrios tm estado a subir, o que dever continuar a suportar o consumo, na ptica dos economistas que se baseiam na previso de uma tendncia slida de crescimento do consumo nos prximos meses.

Pases do G20 vo reduzir dfice para metade at 2013

BRASIL

EUA

Consumo cresce mais que o previsto em maio

Europa faz ajustamentos oramentais custa dos pases emergentes


O ministro das Finanas brasileiro, Guido Manteiga, defendeu em Junho durante a conferncia de G20 no Canad, que os ajustamentos oramentais nos pases europeus esto a ser feitos custa dos pases emergentes. Manteiga entende que se as polticas oramentais so adoptadas em pases desenvolvidos, ainda pior porque esses pases, ao invs de estimularem o crescimento, do mais ateno aos ajustamentos oramentais e, se forem exportadores, fazem-no custa dos emergentes. Os pases desenvolvidos que esto em crise esperam assim tomar o lugar dos mercados emergentes que esto a ter maiores crescimentos econmicos, segundo consideraes do ministro brasileiro.

A chanceler alem, Angela Merkel projecta que as 20 economias mais desenvolvidas do mundo iro reduzir, at 2013, para metade os seus dfices. O Canad, anfitrio da cimeira dos pases mais ricos e emergentes, props durante o evento que os Estados com dfices mais preocupantes assumissem o referido compromisso dos dfices. A reunio das 20 maiores economias do mundo - que juntas representam 85 por cento da economia mundial e cerca de dois teros da populao - comeou com a realizao de vrios encontros bilaterais onde foi destacado que a prioridade proteger e reforar a reactivao das economias. Foi discutida igualmente a necessidade do estabelecimento das bases de um crescimento forte, duradouro e equilibrado, bem como reforar os sistemas bancrios contra os riscos. Na agenda do G20 houve espao ainda para que as potncias demonstrassem o seu comprometimento em colocar todo o seu empenho na recuperao da economia, ainda frgil, e alcanar consensos que iro permitir aos pases europeus prosseguir com seus questionados ajustes e aplicar eventuais impostos bancrios. O G20 defendeu, ainda, uma maior flexibilidade na taxa de cmbio de alguns pases emergentes, uma semana depois da China anunciar que permitir maior flutuao de sua moeda.
publicidade

Os gastos das famlias norte-americanas aumentaram mais do que o esperado no ms de Maio, um sinal de maior confiana na economia e no mercado laboral. O consumo progrediu 0.2 por cento em Maio, depois de no ms anterior ter ficado praticamente inalterado, segundo o Departamento do Comrcio dos EUA. No referido ms, os rendimentos dos norte-americanos cresceram 0.4 por cento e a taxa de poupana aumentou para o nvel mais elevado dos ltimos oito meses. Os responsveis pela poltica monetria da Reserva Federal dos EUA optaram, durante o ms de Junho, por deixar os juros no actual intervalo entre 0 e 0.25 por cento para garantir o consumo no pas. Refira-se que a economia norte-americana enfrenta a taxa de desemprego mais elevada dos ltimos 26 anos e tambm restries de crdito, o que agudiza os receios de vir a sofrer de um possvel contgio da crise de dvida na Europa. Entretanto, o mercado laboral norte-americano vem melhorando gradualmente, en-

12 Revista Capital

Revista Capital 13

MOAMBIQUE
IPEX
mado em 750 milhes de dlares, montante que dever ser suficiente para fazer com que aquele porto aumente a sua capacidade de processamento de carga para 48 milhes de toneladas por ano. Parte do montante dos 750 milhes de dlares caber ao Estado, mas a maior parte ser suportada pelas trs empresas associadas na parceria CDPM, entidade concessionria do recinto. Detendo uma participao de 57 por cento, a CDPM agrupa a sul-africana Grindrod e a DP World, dos Emiratos rabes Unidos, ambas com 48.5 por cento e a Mozambique Gestores com 3 por cento. A estatal Portos e Caminhos de Ferro de Moambique controla 33 por cento do porto e os restantes 16 por cento fazem parte da carteira de activos do Estado moambicano.

CARVo

Empresas moambicanas no encontro China-CPLP


Treze empresas nacionais j esto inscritas no Instituto para a Promoo de Exportaes de Moambique (Ipex) com vista a participarem no VI Encontro Empresarial para a Cooperao Econmica entre a China e os Pases de Lngua Portuguesa, a decorrer em Lisboa, Portugal. De acordo com um comunicado do Ipex, havia a previso de mais empresas se inscreverem para participarem naquele encontro empresarial que decorre em Junho de cada ano. A realizao do encontro em Portugal enquadra-se no princpio da rotatividade, uma vez que eventos similares j tiveram lugar em Angola (2005), Portugal (2006), Moambique (2007), Cabo Verde (2008) e Brasil (2009). De referir que no encontro realizado em 2007, em Maputo, foram assinados 18 acordos de parceria entre empresas e instituies nacionais e internacionais.

Carvo nacional chama a ateno de investidores mundiais


Uma rea de 10.2 mil quilmetros quadrados no bloco do Buzi vai ser concessionada empresa Buzi Hidrocarbons, da Indonsia, para a realizao de sondagens ssmicas e prospeco de hidrocarbonetos, segundo um alto responsvel da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). A concesso dever ocorrer ainda em 2010 aps a aprovao do respectivo estudo de impacto ambiental pelo Ministrio para a Coordenao da Aco Ambiental (MICOA). De acordo com o representante da estatal ENH, Amade Valy Mamad, o projecto est na fase inicial, aguardando-se apenas o aval do governo para se poder iniciar a desminagem do terreno e a abertura de linhas ssmicas. Mais tarde, ser lanado um concurso pblico internacional para a empreitada de aquisio ssmica, com um custo superior a 30 milhes de dlares, financiado pela Hidrocarbonetos de Moambique e pela Buzi Hidrocarbons, subsidiria do grupo PT Kalila Production. Amade Valy Mamad adiantou ainda que o plano de actividades prev no prximo ano a abertura naquele bloco dos primeiros dois furos da pesquisa de hidrocarbonetos. Nos anos 60 do sculo XX foi efectuada uma pesquisa ssmica na regio tendo os resultados determinado a ocorrncia de gs natural numa rea de aproximadamente 50 quilmetros quadrados, dos quais 40 vo, desta vez, ser alvo de estudos bidimensionais.

PARCERIA

Revista capital pelo sorriso das crianas


A Revista Capital assinou um acordo de parceria com a Associao Sorriso da Criana, uma agremiao filantrpica sem fins lucrativos, que tem como objectivo apoiar crianas com cancro e, atravs de uma comunicao integrada, sensibilizar a opinio pblica sobre as vrias e diferentes formas de preveno desta doena. No acordo firmado pelo PCA da revista Capital, Hlio Simbine, e pela matrona da associao, Paula Pina, fixou-se que parte das receitas da venda da Revista Capital ser doada associao em prol das crianas que padecem de cancro. A Associao Sorriso da Criana oferece um suporte de grande importncia no doloroso tratamento fsico e psicolgico que os doentes tm de superar. A mesma foi fundada por Paula Pina, me de uma criana que padece de um cancro no fgado desde os dois meses de vida. Hoje, aos 4 anos de idade, a sade do petiz encontra-se estabilizada, em virtude dos tratamentos e controlos peridicos realizados.

PoRTo

Concesso do porto de maputo prorrogada at 2033

O contrato de concesso do porto da capital moambicana Companhia de Desenvolvimento do Porto de Maputo (CDPM) foi prorrogado por mais 15 anos, de 2018 para 2033, segundo informou um porta-voz do Governo. Por sua vez, o ministro das Pescas, Victor Borges, explicou que a prorrogao visa permitir que o concessionrio possa efectuar os investimentos necessrios para que a capacidade de processamento de carga aumente para 48 milhes de toneladas por ano a partir de 2032 contra os 10 milhes de toneladas alcanados actualmente. At 2033 est previsto um investimento esti-

14 Revista Capital

Revista Capital 15

CTA

Reflexes sobre acidentes e Segurana Rodoviria (5)


Conclumos neste nmero um extenso e completo trabalho sobre acidentes e Segurana Rodoviria que, ao longo de cinco edies, trouxemos ao conhecimento dos leitores. Tratou-se essencialmente dum levantamento das principais causas que provocam a elevada sinistralidade rodoviria que ainda grassa em Moambique e, infelizmente, um pouco por todo o mundo, e finalizamos com o enunciado duma srie de medidas que podero, caso sejam implementadas, obstar ao seu avano.
Loureno Gadaga, economista

Neste derradeiro captulo coloca-se o acento tnico na responsabilidade do sector privado e avana-se com uma lista de sugestes que se deixam reflexo dos empresrios do ramo de transportes, independentemente da sua envergadura e da zona do pas onde operam. Alis, todos estes cinco tomos de reflexes sobre acidentes e segurana rodoviria constituem, sobretudo, um instrumento de trabalho que poder servir para um debate mais aprofundado e onde os vrios parceiros envolvidos tero uma palavra a dizer. Medidas a implementar Responsabilidades do Sector Privado As empresas do ramo tm um papel importante nas aces tendentes ao controlo e reduo de acidentes rodovirios. As Associaes devem produzir um programa tendente a melhorar o ambiente de trabalho dos seus membros-associados no sentido obrigatrio no cumprimento das 16 Revista Capital

normas rodovirias. Para o melhor controlo, o patronato tem o dever de regulamentar o funcionamento da sua frota (veculos). Impor regras e normas disciplinares da sua tripulao, da deve garantir que: a) As tripulaes das empresas de transportes devem ser alvo de treinamento na rea de segurana rodoviria (CE), mas tambm em matria de primeiros socorros e comportamento em situaes crticas. b) Para os servios de transportes de longo curso, alm da identificao dos passageiros, que obrigatria, deve haver instrues tripulao de como reagir e proceder em caso de acidentes; c) A Direco de Trabalho, nos termos da Lei n. 8/98 de 20 de Janeiro, nos n.s 1 e 2, estabelece oito (8) horas por dia como perodo normal de trabalho. A mesma Lei no n. 1 do Artigo 31 estabelece um perodo de intervalo para o descanso. Da que, os motoristas (empresas e/ou proprietrios de transportes de longa distncia) devem cumprir esta Lei, no conduzindo durante mais de oito horas consecutivas devendo ter um descanso de pelo menos 15 minutos

em cada 350 km de conduo ou destacar uma tripulao de dois motoristas para uma viagem com a durao de mais de oito (8) horas, ou seja superior a 650km. d) O recrutamento (admisso) de motoristas deve ser regulado de forma a que estes passem por um escrutnio sobre o seu comportamento profissional. Isto , as associaes devem, entre elas, ter um sistema de informao sobre a conduta dos candidatos a emprego de motoristas, em particular os de servios pblicos. Assim, evitar-se-ia que motoristas com comportamento negativo (ficha profissional negativa) fossem admitidos noutras empresas aps cometimento de incidentes (leia-se acidentes) sucessivos. e) Com o objectivo de introduzir a cultura de respeito s regras de trnsito, a organizao do Sector Privado do ramo dos transportes, em parceria com os ministrios de Educao e da Cultura e INAV, deve considerar a possibilidade de produzir um projecto sustentvel com programas educativos (vdeos, brochuras explicativas e ilustradas) sobre a conduta cvica nas rodovias pblicas destinadas tanto a motoristas, como aos pees e comunidade em geral.n

FOCO I REGIES

navegabilidade do rio Zambeze em debate


Arsnia Sithoye (texto)

A necessidade da navegao do rio Zambeze foi o ponto de concordncia dos oradores da conferncia organizada pelo jornal/ programa de TV O Pas Econmico, em parceria com a Associao Moambicana para o Desenvolvimento do Carvo Mineral, cujo tema era Navegabilidade do Rio Zambeze, sim ou no?. Segundo os oradores do evento, a necessidade do uso do transporte fluvial, neste caso no rio Zambeze, provm das grandes quantidades de produtos que podem ser escoados por aquela via que alm de suportar volumes elevados, de baixo custo e no acarreta danos ambientais. O presidente da Global Marin Resources, Martin Papper, disse que atravs de barcaas leves o carvo pode ser escoado de Tete at regio do Chinde (Zambzia), onde, por sua vez, estariam ancorados grandes navios que transportariam o carvo para os mercados de consumo. O rio no pode ser visto apenas como um lugar de preservao de recursos naturais. Os moambicanos podem usar os rios para criar emprego e investimento, defendeu Martin Papper. Diversos ambientalistas questionaram a viabilidade do uso do rio Zambeze para o transporte de carvo, receando que tal actividade possa contaminar a gua e provocar a reduo da humidade dos solos mais prximos, prejudicando a actividade agrcola local. Esta possibilidade foi refutada pelos oradores que argumentaram que o estudo de impacto ambiental realizado demonstrou que o projecto no afectar negativamente o ambiente, alm de que as barcaas podem ser adaptadas s caractersticas naturais daquele curso de gua. Vantagens da navegao O esgotamento da capacidade de escoamento atravs da linha de Sena considerado pelo presidente da Associao Moambicana para o Desenvolvimento do Carvo, Casimiro Francisco, como umas das causas que levaram presuno do uso da via fluvial como alternativa. Outra causa apontada foi o estudo sobre a possibilidade da exportao do carvo atravs do porto de Nacala, efectuado pela empresa Vale, que

concluiu existirem investimentos avultados na construo da via-frrea que conta com uma extenso de cerca de 900 quilmetros. A navegabilidade do rio , de acordo com o representante do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Mateus Magala, benfica e apresenta as seguintes vantagens comparativas em relao ao uso de outras vias: enquanto uma barcaa possui capacidade para transportar cerca de 1.700 toneladas de carvo, um comboio precisaria de 17 vages. Uma barcaa, com cinco litros de combustvel, pode percorrer cerca de 500 quilmetros, enquanto um camio percorre apenas 100 e um comboio 333 quilmetros. No que diz respeito emisso de gases poluentes, uma barcaa emite 19,3 toneladas por milho de milha, contra as 71 toneladas do camio e 26,9 de um comboio. Porm, o representante deixou claro que apesar das inmeras vantagens desta via, ela deve ser vista no como substituta mas como um complemento das demais vias de transporte. n

Diversos ambientalistas questionaram a viabilidade do uso do rio Zambeze para o transporte de carvo, receando que tal actividade possa contaminar a gua e provocar a reduo da humidade dos solos mais prximos, prejudicando a actividade agrcola local. Esta possibilidade foi refutada pelos oradores que argumentaram que o estudo de impacto ambiental realizado demonstrou que o projecto no afectar negativamente o ambiente, alm de que as barcaas podem ser adaptadas s caractersticas naturais daquele curso de gua.
Revista Capital 17

ANLISE I 35 ANOS DA ECONOMIA

A economia de moamb depois da Independnci


Os ideais polticos que nortearam a governao em cada poca de Moambique ps-Indepncia determinaram o rumo de diversos acontecimentos no pas. Os factos econmicos no fugiram regra e foram, na sua grande maioria, influenciados negativa e positivamente pelas directrizes polticas vigentes na altura e por eventos com efeitos catastrficos, como o caso da guerra de desestabilizao. Nas prximas edies, a revista Capital ir abordar, em pormenor, a evoluo de cada sector da economia nacional depois da declarao da Independncia, traando um quadro que poder servir de base para futuros debates e crticas construtivas.
A linha de orientao poltica que o partido Frelimo imprimiu depois da Independncia ditou as formas de governao no Pas, sobretudo no que diz respeito ao contexto econmico. Entretanto, o nome de Moambique figurou na lista dos pases mais pobres do mundo at dcada 90, segundo os relatrios produzidos pelas Naes Unidas sobre o Desenvolvimento Humano, uma situao que teve na guerra de desestabilizao o seu apogeu aps a herana de uma conjuntura scio-econmica j dbil advinda do colonialismo. Nos trs primeiros quinqunios aps a Independncia, o pas era caracterizado principalmente por uma forte dependncia em relao ao Exterior. Tendncia que se reflectia, sobretudo, na necessidade de importar quase todos os bens e materiais de variadas gamas e uma parte considervel dos bens de primeira necessidade e numa estrutura econmica subdesenvolvida e desequilibrada, com a maioria da populao a viver nas zonas rurais e com ndices de produtividade relativamente baixos, devido aos meios rudimentares utilizados. Por outro lado, a agricultura revelava-se retrgrada; as infraestruturas ferro-porturias eram deterioradas; existia falta de quadros nacionais, como consequncia das polticas descriminatrias que vigoravam ento no ensino. Depois de se proclamar a Independncia, o Governo assumiu uma poltica de promoo do desenvolvimento econmico norteado por prncipios socialistas. As nacionalizaes que decorreram por volta de 1977 reflectiram-se numa economia centralmente planificada, enquanto posio do Governo. A opo pelo sistema de economia centralmente planificada surgiu da necessidade de rentabilizar os recursos humanos, financeiros e materiais, que na altura escasseavam. Na sequncia das nacionalizaes, foi criada a extinta Administrao do Parque Imobilirio do Estado (APIE), sendo que dessa forma o Estado moambicano assumia o controlo do mercado imobilirio com rendas proporcionais ao rendimento dos cidados e dos agregados familiares. As medidas de nacionalizao e de controlo das empresas por parte do Estado, de certa forma, retraram o investimento estrangeiro e geraram a paralizao de muitos empreendimentos porque no havia capacidade de gesto das empresas, principalmente nos ramos industrial, txtil e metalrgico. A interveno estatal No ano de 1982, mais de metade das empresas da indstria, comrcio e agricultura eram j estatais ou haviam sofrido alguma interveno por parte do Estado. Apenas 27% das firmas continuavam a ser privadas. No apogeu do perodo de interveno e nacionalizao, o sector estatal comportava cerca de 600 empresas, muitas delas criadas a partir da fuso de diversas empresas coloniais. Com algumas excepes notveis, o Estado controlava a maior parte dos sectores estratgicos da economia, gerindo grandes e pequenas empresas no norte e sul do Pas. A maior parte do investimento e dos recursos humanos e tcnicos disponveis era canalizada para as exploraes agrcolas e fbricas estatais. A distribuio da renda era relativamente equitativa e o fosso entre ricos e pobres era aparentemente reduzido. No entanto, Moambique no dispunha do capital humano e financeiro necessrios para o arranque de uma independncia econmica efectiva. O apoio dos pases do bloco socialista, como a ex-Unio Sovitica, Cuba, China, Arglia, e outros que j eram aliados da Frelimo durante a luta pela Independncia, apontado como o principal factor que levou o Governo a introduzir, durante o primeiro quinqunio ps-Independncia, programas e campanhas de socializao das zonas rurais que, na opinio de alguns economistas, contriburam para um incremento da produo

Nos trs primeiros quinqunios aps a Independncia, o pas era caracterizado principalmente por uma forte dependncia em relao ao Exterior. Tendncia que se reflectia, sobretudo, na necessidade de importar quase todos os bens e materiais de variadas gamas e uma parte considervel dos bens de primeira necessidade e numa estrutura econmica subdesenvolvida e desequilibrada, com a maioria da populao a viver nas zonas rurais e com ndices de produtividade relativamente baixos, devido aos meios rudimentares utilizados. Por outro lado, a agricultura revelava-se retrgada; as infraestruturas ferro-porturias eram deterioradas; existia falta de quadros nacionais, como consequncia das polticas descriminatrias que vigoravam ento no ensino.

18 Revista Capital

ANLISE I 35 ANOS DA ECONOMIA

bique ia
nos primeiros anos do ps-Independncia. o metical e a busca de mais parceiros Anos depois do 25 de Junho, o uso do escudo como moeda de transaces e trocas comerciais no territrio nacional j se mostrava, efectivamente, invivel sobretudo para um Estado recentemente independente e que tinha a necessidade de vincar, a todo custo, a sua soberania. Neste mbito, em 1980 introduz-se, atravs da operao zero, a nova moeda (o metical), em substituio do escudo portugus, outrora em uso. A adopo do metical foi considerada por muitos uma medida relativamente difcil, uma vez que o Banco Central enfrentava ento um desafio: o de estabilizar-se e dar rumo poltica monetria de Moambique. Apesar de no ter adquirido o peso e o valor pretendidos, sob o ponto de vista econmico, o metical, alm de surgir como um instrumento financeiro de extrema importncia, surge como mais um smbolo de afirmao da moambicanidade. Em 1984, o pas decide aderir s instituies de Bretton Woods (Fundo Monetrio Internacional e Banco Mundial). Foi elaborado um Plano de Reforma da Economia do pas, de modo a padroniz-la de acordo com as regras dessas instituies. Por um lado, esta deciso foi originada pelo facto do Governo ter-se apercebido - a tempo - que as polticas que implementava enfrentavam entraves e que a economia nacional entrava em queda nos primeiros anos da dcada 80. Por outro lado, segundo a percepo de alguns dirigentes, os amigos de Moambique pertencentes ao bloco socialista, que o ajudaram na luta pela Independncia, no dispunham de robustez econmicofinanceira para acompanhar Moambique na execuo de planos econmicos para o desenvolvimento. E perante tal realidade que surge a necessidade de se procurar novos aliados. Alis, neste contexto que a expresso procurar novas amizades e manter as antigas ganha fora e torna-se comum nos discursos polticos. Depois de Moambique ser aceite como membro do Fundo Monetrio Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), o pas comeou a receber uma significativa assistncia bilateral das instituies internacionais de ajuda ao desenvolvimento. Num estudo sobre a Integrao Regional

Ilustrao do Mapa Moambique: Rui Batista

Revista Capital

19

ANLISE I 35 ANOS DA ECONOMIA

Foto: Luis Muianga

na SADC, o economista Jos Chichava que foi ministro da Administrao Estatal, refere que a adeso s instituies de Bretton Woods permitiram a Moambique o beneficiar de um programa de recuperao e transformao econmica. Nesta perspectiva, em 1987 iniciou-se em Moambique a implementao do Programa de Reabilitao Econmica (PRE) que, em 1989, viria a integrar tambm a componente social (PRES). Os objectivos do PRE, que era norteado e condicionado pelas polticas do BM e do FMI, eram basicamente: reverter a queda da produo nacional; garantir populao das zonas rurais receitas mnimas e um nvel de consumo mnimo; reinstalar o balano macro-econmico atravs da diminuio do dfice oramental; reforar a balana de transaces correntes e a balana de pagamentos. Chichava refere ainda no estudo em meno, que o PRE tinha por objectivo liberalizar a economia e, sucessivamente, deix-la orientar-se para o mercado. Para que tal acontecesse, era imprescindvel que medidas polticas a nvel financeiro, monetrio e comercial fossem tomadas. As empresas estatais deviam ser reestruturadas e, tanto quanto possvel, privatizadas. Deviam ser introduzidos critrios rgidos de rentabilidade em toda a gesto econmica. Deviam ser depositados mais esforos na agricultura privada (de pequena escala e familiar), atravs de melhores termos de troca e de um aumento de oferta de bens. O comrcio devia ser liberalizado e o sistema de preos fixos abolido. 20 Revista Capital

Falncias, sobrevivncias e surgimentos A conjuntura vivida pelo pas, desde a Independncia at finais da dcada de 90, nem sempre foi favorvel ao desenvolvimento de algumas actividades econmicas. Em matria de falncias, o ramo das indstrias lidera a lista. Este sector ressentiu-se profundamente da fuga de quadros portugueses, que se registou no pas logo a seguir Independncia. Fora o facto da guerra de desestabilizalio ter sido um motor na decadncia de diversas empresas, a prpria tecnologia usada para a produo dos bens se desactualizava medida que o tempo passava, o que tornava Moambique menos competitivo com a abertura total da economia. No obstante, nem todos os projectos decretaram falncia e surgiram empresas com pernas para andar. Actualmente, as mesmas, em larga maioria, possuem uma robustez econmico-financeira que lhes confere notoriedade nos ramos em que se encontram inseridas. Esta lista de empresas, excluindo os mega-projectos que tambm so recentes, liderada por empresas pblicas. Nos transportes, o destaque vai para as Linhas Areas de Moambique (LAM) - antes denominada DETA. Depois da Independncia passou a designar-se LAM e assinalou este ano o seu 30. aniversrio [vide artigo da revista Capital in edio 30]. No fim da decda 90, surge a Mozal com um investimento global da ordem dos 1.3 mil milhes de USD e com uma capacidade

Chichava refere ainda no estudo em meno, que o PRE tinha por objectivo liberalizar a economia e, sucessivamente, deix-la orientar-se para o mercado. Para que tal acontecesse, era imprescindvel que medidas polticas a nvel financeiro, monetrio e comercial fossem tomadas. As empresas estatais deviam ser reestruturadas e, tanto quanto possvel, privatizadas. Deviam ser introduzidos critrios rgidos de rentabilidade em toda a gesto econmica. Deviam ser depositados mais esforos na agricultura privada (de pequena escala e familiar), atravs de melhores termos de troca e de um aumento de oferta de bens. O comrcio devia ser liberalizado e o sistema de preos fixos abolido

instalada para a produo de 250 mil toneladas de lingotes de alumnio por ano. No sector das Comunicaes, o destaque vai para a mCel. Fundada em 1997, a operadora de telecomunicaes lidera o mercado da telefonia mvel em Moambique. E a empresa Telecomunicaes de Moambique (TDM) que foi criada em 1981 - depois da extino dos Correios, Telgrafos e Telefones (CTT) - e transformada em empresa pblica em Setembro de 1992, tambm no fica atrs. Em suma, so empresas que vo grangeando prestgio e reconhecimento mesmo alm fronteiras. Moambique enfrentou e enfrenta, at ao presente momento, diversos desafios, um deles e por sinal o principal da agenda de governao dos lderes que conduzem os destinos do pas a pobreza absoluta. Com o objectivo nico de ultrapass-la, foram criadas polticas, traadas estratgias, implementados programas, desenhados planos e muitas mais aces que, por diversas razes, tiveram xitos e insucessos. So esses xitos e insucessos que se traduzem hoje na economia ainda criana mas promissora que a de Moambique. n

FOCO I EXPO 2010 XANGAI

moambique aposta em melhor qualidade de vida


Lus Fonseca (texto)
Foto: DR

A Expo 2010 em Xangai, na China, tem o ttulo Better City, Better Life (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida). Perante tal desafio, Moambique segue a ideia e apresenta-se com o lema Melhor distrito, melhor vida. A mensagem de Moambique na Expo 2010 clara: h uma aposta na descentralizao administrativa e de investimentos estatais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida nos prximos anos. Estamos a tentar tornar as cidades mais aprazveis e menos populosas, com a criao de melhores condies nos 128 distritos, para se fixarem habitantes de uma forma mais homognea pelo pas, explica Amrico Magaia, comissrio geral de Moambique na Expo 2010. Para o efeito, existem financiamentos pblicos descentralizados, assim como medidas de incentivo para fixar quadros e funcionrios pblicos pelo pas, a par com a construo de infraestruturas pblicas. Em vez de milhares de cidados que no fazem nada nas cidades, preferimos criar condies ideais para que se fixem nos distritos, realou Amrico Magaia. O espao de Moambique em Xangai encontra-se integrado num pavilho conjunto que engloba vrios pases africanos. O expositor pretende simular os espaos de uma cidade. Pequenas casas com os letreiros Escola ou Hospital exibem no interior dezenas de fotografias, ao mesmo tempo que se encontra ilustrada a construo de infraestruturas, a criao de servios pblicos pelo pas, lado a lado com paisagens do Interior e das praias ao longo da costa. A zona costeira e os espaos naturais so apresentados como trunfo turstico. Os chineses vem o continente africano como um continente de futuro e Moambique como um parceiro privilegiado, realou o comissrio, tendo em conta as conversas mantidas com os visitantes e as questes feitas por quem passa pelo espao moambicano. O primeiro-ministro de Moambique, Aires Aly, visitou o expositor do seu pas a 22 de Junho, no final de uma visita oficial de cinco dias China. Aquando da deslocao, os chineses garantiram de imediato a atribuio de um crdito de 172 milhes de dlares para projectos considerados prioritrios: a modernizao do Aeroporto Inter-

nacional de Maputo (65 milhes de dlares), a construo de uma fbrica de cimento na provncia central de Sofala (80 milhes) e a construo de uma outra fbrica de processamento de algodo em Magude na provncia de Maputo (20 milhes). Nos prximos anos, Pequim dever ainda conceder novos apoios para outros projectos. No total, os investimentos apresentados por Ayres Ali espera de apoio chins totalizam 1,2 bilies de dlares. A China continua sendo um verdadeiro amigo do povo moambicano, e esto mais do que nunca determinados a apoiar o nosso desenvolvimento, tal como fizeram durante a nossa luta contra o colonialismo portugus, referiu Aires Aly. O dia de Moambique no calendrio da Expo 2010 (em que cada dia dedicado a um pas) foi celebrado a 25 de junho. Na cerimnia protocolar, o ministro da Cultura de Moambique, Armando Arthur, classificou a China como um importante parceiro. A forma inovadora de poltica da China faz com que seja uma dos pases mais promissores, sublinhou Armando Arthur, acrescentando mesmo que merecem louvor os esforos em prol da paz e do combate pobreza no mundo. uma referncia para Moambique, destacou o mesmo. A Expo 2010, dedicada ao tema Better City, Better Life (Melhores Cidades, Maior Qualidade de Vida), decorre de 1 de Maio a

31 de Outubro numa rea de 528 hectares. Trata-se da maior exposio universal de sempre, com a participao de cerca de 240 pases e organizaes internacionais.n

(...) Aires Aly, visitou o espao do seu pas a 22 de Junho, no final de uma visita oficial de cinco dias China. Quando da deslocao, os chineses garantiram de imediato a atribuio de um crdito 172 milhes de dlares para projectos considerados prioritrios: a modernizao do Aeroporto Internacional de Maputo (65 milhes de dlares), a construo de uma fbrica de cimento na provncia central de Sofala (80 milhes) e a construo de uma outra fbrica de processamento de algodo em Magude na provncia de Maputo (20 milhes).
Revista Capital 21

INATUR I TURISMO

A segurana dos turistas em moambique


Na continuao da entrevista ao Director Geral do Inatur, Bernardo Dramos, abordamos hoje a questo da segurana dos turistas no territrio nacional e o papel da polcia.
Foto: Ivelina Francisco

Mencionou-se at agora uma srie de atractivos de moambique mas os operadores tursticos queixam-se da Polcia, que importuna os turistas Bom, preciso compreender que, muitas das vezes, a atitude dos oficiais da Polcia, em muitos dos casos, mal compreendida. Ns temos que ser claros e dizer que para impor a ordem tanto do ponto de vista das vias de trnsito como de segurana, precisamos destes oficiais. verdade que no exerccio da actividade dos agentes da Polcia alguns erros possam ser cometidos mas preciso compreender que, tanto os oficiais da Polcia podero cometer algumas falhas no seu processo de lidar com o pblico como ns, s vezes, exageramos um pouco, cometendo erros, no facilitando o trabalho da Polcia. Esta uma perspectiva de anlise. A outra, que preciso compreender que poder haver uma m conduta aqui e ali de polcias de trnsito ou da segurana pblica ou da imigrao ou do pessoal das alfndegas. Seja como for, h melhorias na forma como aqueles agentes lidam com os turistas, em particular, e com o pblico em geral. Isso fruto de um trabalho que o Governo tem vindo a fazer; foi constitudo um comit multi-sectorial para tratar estes assuntos no sentido de melhorar a actividade do pessoal das alfndegas, da imigrao, da Polcia de Segurana Pblica e de Trnsito. E importante referir que essas queixas no se limitam s aos turistas. Os nacionais queixam-se como tambm os agentes da Lei e Ordem se queixam do comportamento do cidado. 22 Revista Capital

Penso que um trabalho que tem de ser visto numa perspectiva que todos ns temos uma quota-parte a dar. No estou a dizer que no h erros. H erros, de todas as partes. Agora, h um aspecto que deve ser referido, no meio dessas reclamaes, Moambique e particularmente Maputo, a cidade, consegue ser muito mais segura do que qualquer outra cidade de muitos pases vizinhos. Significa que h um lado da Polcia que importante. H desafios reais, isso um aspecto, mas estes vo ser melhorados ao longo do processo. Maputo uma cidade segura, tranquila, o trnsito tem desafios reais que ns, cidados, no respeitamos. importante referir que muitos de ns fazemos uma viagem para a frica do Sul de carro e a partir da altura em que atravessamos a fronteira, como automobilistas, temos um comportamento, do ponto de vista de trnsito, muito diferente daquele que temos dentro das nossas fronteiras. Na frica do Sul nos comportamos como deve ser.

mente para nos inteirarmos daquilo que era o funcionamento do Cruzeiro, as possveis inquietaes que a tripulao podia ter e ver de que forma podamos colaborar e melhorar. Efectivamente foram levantadas algumas questes importantes que estavam relacionadas com a segurana. Tivemos um almoo com o comandante do navio e ele referiu aspectos de segurana. Dizia o comandante que apesar da segurana da cidade de Maputo ter melhorado, de forma bastante significativa, os passageiros - mais de duas mil pessoas - receavam que a cidade no fosse suficientemente segura para que grande volume de pessoas pudesse desembarcar e que, por causa disso, a tripulao no recomendava que as pessoas abandonassem o Paquete. E que quando as pessoas quisessem sair e visitar a cidade recomendavam medidas de segurana muito restritivas, como controlar os seus bens e no levar dinheiro. um desafio real mas estamos a trabalhar para informar que Maputo uma cidade segura e que os ocupantes do Cruzeiro podem desembarcar, conhecer a cidade, usufruir da gastronomia durante o tempo de estadia e inclusive levar algumas lembranas, como produtos de arte e de outra natureza. importante que se perceba que as coisas esto a melhorar. Ns estamos a viver com um certo passado mas a situao melhorou muito. Mas se formos a analisar, das vezes que os cruzeiros c estiveram, nunca nos foi reportado um nico caso de assalto a um turista, o que mostra que existe segurana. n

Se temos segurana, temos tranquilidade, o que explica que de um cruzeiro ancorado no Porto de maputo, com trs mil pessoas, apenas desembarquem 700 pessoas? Est a colocar uma questo extremamente importante e delicada. J nos apercebemos desse facto e, tanto , que fizemos uma visita ao Cruzeiro, numa das vezes que c esteve, em finais de Novembro e princpio de Dezembro de 2009. Acompanhei o Sr. Ministro que foi visitar o Paquete, exacta-

WWF I PARQUE NACIONAL DAS QUIRIMBAS

A natureza espera da criatividade humana


Oito anos aps a sua criao, o Parque Nacional das Quirimbas (PNQ), j deu provas de ser um bero de recursos naturais que s precisam ser geridos cada vez com maior racionalidade para darem razes, gerar sustentabilidade e marcar diferena no contexto do turismo em Moambique, na regio austral de frica e no mundo inteiro.
obrindo uma rea de 7.500 quilmetros quadrados distribudos pelos distritos de Ancuabe, Meluco, Pemba Metuge, Quissanga, Macomia e Ilha do Ibo, na provncia de Cabo Delgado, o PNQ ergue-se, na parte continental, numa vasta floresta de miombo onde acorrem cerca de 284 espcies de aves e praticamente todo tipo de animais, excepo do rinoceronte, girafa e avestruz. Na parte marinha, o Parque habitat de variados ecossistemas que se juntam beleza paisagstica das praias, aos monumentos histricos e cultura sui generis, numa incomparvel atraco turstica. O administrador do Parque, Jos Dias Mahomed, conta que uma das preocupaes de momento o aumento da base de colecta de receitas para custear as despesas de manuteno e desenvolvimento da infraestrutura, para o que j se desenham vrias solues, uma das quais o agravamento das taxas cobradas pela entrada de turistas nacionais e estrangeiros, actualmente fixadas em 100 e 200 Meticais, respectivamente. Outra potencial fonte de receitas a cobrana da taxa anual de ocupao de terra, fixada em 100 Meticais por hectare. Uma mdia de 930 turistas estrangeiros aflui anualmente aos principais estabe-

lecimentos tursticos do Parque, gerando receitas de valor varivel. Pelas licenas especiais de ocupao da terra o Parque rende anualmente perto de um milho de Meticais. A ideia, segundo Dias, ir criando uma base segura e fivel de sustentao do Parque, depois que cessar o apoio que desde 2005 recebe do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) e da Agncia Francesa para o Desenvolvimento. Mas h mais ideias em carteira, nomeadamente a introduo do turismo de contemplao, o aviturismo, que seria explorado por um privado em parceria com as comunidades, na regio de Mahati, no distrito de Quissanga, onde se localiza a sumptuosa Lagoa Cagavero. Pensamos que o Estado se deve preocupar mais com o Parque. Devia se accionar o mecanismo legal de canalizao para o Parque, de parte dos fundos provenientes da explorao de recursos no seu territrio, tal como acontece com os 20 por cento que so destinados s comunidades..., sugere Dias. Paralelamente, est em vista a criao de trs zonas de proteco total nos distritos de Meluco, Ancuabe, Quissanga e Macomia, reas que detm um grande potencial

faunstico e pouca densidade populacional. A ideia, segundo o administrador do PNQ, que no futuro se possa dinamizar a caa desportiva, que seria outra grande fonte de receitas para o empreendimento. No mbito da gesto sustentvel dos recursos, as comunidades que habitam o Parque foram instrudas no sentido de abrirem machambas em blocos para evitar que, com a disperso, se reduzam as reas de pasto para os animais, acabando por gerar conflitos com o Homem. Alm disso, segundo Dias, com as machambas em bloco torna-se mais fcil disseminar boas prticas como a agricultura de conservao que garante o aumento da produtividade dos solos e eleva o rendimento das famlias. Facilita, igualmente, a interveno dos fiscais no controlo dos movimentos dos animais. Para este ano est previsto mais uma contagem de animais, operao que s se pode fazer em terra, j que o tipo de vegetao existente no permitiria uma contagem area. O propsito da criao da rea era fundamentalmente a conservao e proteco dos ecossistemas e recursos existentes, criando condies para que os mesmos estejam disponveis para vrias geraes. n

Revista Capital 23 Revista Capital 23

ENH I HIDROCARBONETOS

Empresa Nacional de Hidroca

s reservas de hidrocarbonetos no territrio moambicano constituem uma das assinalveis riquezas naturais que permitem, neste segmento, alm do consumo interno, tambm encarar a perspectiva de enriquecer o sector de exportaes nacionais. Para responder necessidade de organizao deste ramo de actividade foi criada a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) que tem como objecto a prospeco e pesquisa, a produo e

processamento, o transporte, distribuio e comercializao de hidrocarbonetos. Com vista realizao da participao do Governo moambicano no empreendimento de gs natural de Pande e Temane, a ENH criou veculos de participao, nomeadamente a Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos (CMH), dedicada ao processamento e produo de gs de Pande e Temane, e a Companhia Moambicana de Gasoduto, dedicada ao transporte de Gs

Evoluo anual (2004-2009) da produo e exportao de gs natural moambicano

Natural de Pande e Temane para Secunda, na frica do Sul. Esta estrutura orgnica confere uma significativa capacidade de resposta no panorama dos hidrocarbonetos e assegura uma gesto equilibrada desses recursos naturais. Na sequncia lgica da experincia adquirida, a empresa delineou uma estratgia de aproveitamento do gs natural, para j oriundo dos campos de explorao de Pande e Temane, a norte da provncia de Inhambane, e intensifica a edificao de infraestruturas que permitam a sua chegada ao consumidor final, num primeiro tempo, situado na cidade de Maputo e no distrito de Marracuene. O projecto de distribuio de Maputo prev duas fases. A primeira engloba a construo dum gasoduto numa extenso de 15,5 quilmetros, entre a cidade da Matola e a capital do pas, alm de um anel de distribuio em torno da cidade de Maputo com uma extenso de 36,6 quilmetros. Integra ainda esta fase a extenso para o distrito de Marracuene com 25 quilmetros de gasoduto. Os investimentos previstos na primeira fase oram os 35 milhes de dlares. A segunda fase do projecto compreende a construo dum novo gasoduto entre a Matola e a cidade de Ressano Garcia, numa

24 Revista Capital

ENH I HIDROCARBONETOS

arbonetos
extenso de 68 quilmetros e conta com investimentos na ordem dos 50 milhes de dlares. O transporte, distribuio e comercializao de gs natural permitir colocar disposio dos vrios actores intervenientes na economia nacional um produto de custo econmico, menos poluente que outros combustveis fsseis e que ter como principais consumidores: Gerao de electricidade; Sector industrial; Sector de transportes (autocarros, camies, locomotivas); Sector comercial (padarias, restaurantes, supermercados, hotis, hospitais, etc.); Sector residencial. Para a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos este projecto contribuir significativamente para o desenvolvimento do pas, nomeadamente: Na criao e reabilitao de infraestruturas; Na criao de postos de trabalho; Na reduo da importao de combustveis lquidos; Na substituio de outros combustveis fsseis industriais, com vantagens ambientais; Na obteno de nveis menores de comreas de prospeco de gs natural e percentagens da empresa ENH no capital social das sociedades exploradoras

postos de enxofre, dixido de carbono e partculas nocivas, conseguindo um maior nvel de desempenho/eficincia energtica; Na substituio ou no adicionar de valor ao gasleo; Na substituio da gasolina, com vantagens de desempenho em transportes baixo consumo por quilmetro; Como opo para uso em sistemas isolados de gerao de electricidade ou de complemento a outras formas de gerao, com mais eficincia; Na substituio do gs de cozinha (GPL) nos sectores comercial, servios e residencial. Alm dos benefcios enunciados, a utilizao do gs natural trar tambm importantes impactos scio-econmicos, dos quais se podero destacar: Disponibilidade dum combustvel mais limpo e de menor preo, relativamente aos combustveis actuais usados nos sectores de transporte, comercial, industrial e do-

mstico; A nvel hospitalar, o acesso a um combustvel mais econmico para a incinerao de resduos biolgicos; A possibilidade de aumento de postos de trabalho na empresa distribuidora e entidades a jusante, utilizadoras de gs; Na indstria de panificao, com a possibilidade de substituio de lenha por gs natural. A utilizao do gs natural nos mais diversos sectores de actividade uma aposta da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e todas as empresas ou entidades interessadas, quer no desenvolvimento do projecto de distribuio para a cidade de Maputo e distrito de Marracuene, quer no prximo concurso pblico para a concesso de reas de pesquisa e produo de petrleo, podem ainda tornar-se parceiros da ENH, uma estrutura de referncia na pesquisa de hidrocarbonetos em Moambique. n
Revista Capital 25

SECTOR I MINRIOS I CARVO

CFm, Vale e Riversdale unidos em prol da exportao do carvo


As empresas Vale Moambique, Riversdale e CFM assinaram um memorando de entendimento que tem por objecto a capacitao e utilizao temporria do terminal existente no Porto da Beira para o embarque do carvo de Moatize. Infraestrutura que dever garantir aos signatrios uma capacidade de manuseamento e embarque de carvo na ordem das 5 milhes de toneladas por ano. Consta do referido memorando que os signatrios iro partilhar a capacidade til do Terminal na proporo de 68% para a Vale e de 32% para a Riversdale, com base em contratos de Take or Pay a serem firmados entre eles e os CFM na qualidade de operador porturio. Nesse sentido e de 26 Revista Capital acordo com o planeamento de construo mineira, o incio da exportao do carvo pelos utilizadores ter incio no segundo semestre de 2011. Refira-se que o projectado novo Terminal de Carvo da Beira no estar disponvel para operao data do incio das exportaes do carvo, estando a sua operao inicial prevista para finais de 2013, a ser desenvolvido pelos CFM e sujeito a garantias de volumes que justifiquem a sua construo e desenvolvimento, facto que determinou a necessidade de viabilizar uma alternativa para a exportao do carvo, que passa pela ampliao da capacidade do terminal existente naquele porto. n

O memorando foi rubricado pelo PCA dos CFM, Rosrio Mualeia, pelo director-geral da Vale Momabique, Galib Chaim e pela gestora de Projectos da Riversdale, Jennifer Garvey.

SECTOR I MINRIOS I CARVO

Benesses do carvo vista


Srgio Mabombo (texto) . Luis Muianga (foto)

O sector mineiro nacional passar a contribuir, nos prximos anos, entre 7 a 10 por cento para o PIB, impulsionado pelos projectos de carvo de Moatize e Benga, na provncia de Tete. No referido contributo do sector mineiro, cerca de 11 bilies de meticais anuais, o montante que o Executivo moambicano espera passar a obter como contribuio do projecto mineiro de Benga (provncia de Tete) para o PIB nacional. Por sua vez, o projecto de Moatize - levado a cabo pela empresa mineira Vale - ir injectar para os cofres do Estado o montante de 2.3 bilies de meticais anuais. O director nacional dos Recursos Minerais, Eduardo Alexandre, assegura que na vertente social o projecto da Vale ir permitir 2 mil empregos directos permanentes, enquanto 4 mil postos de trabalho a quantidade que se projecta em termos de empregos indirectos. O investimento na vertente social, previsto nos contratos entre o Executivo e as empresas mineiras, uma clusula que vem sendo cumprida na ntegra. Eduardo Alexandre no deixa de mencionar o projecto de Benga, onde sero gastos cerca de 50 milhes de dlares nos prximos 25 anos e tambm absorvidos 3 mil trabalhadores. Por outro lado, reala-se o investimento da Vale em cerca de 7 milhes de dlares nas reas da educao e da sade como exemplo do que se projecta vir a ser a tnica das benesses do carvo em Moambique. Eduardo Alexandre revela que j existe no pas a fundao Estao do Conhecimento, que ir levar a cabo uma srie de projectos sociais nos prximos 25 anos, orados, numa primeira fase, em cerca de 170 milhes de dlares. O facto confirma que os actores econmicos nacionais convergem actualmente para o carvo por este ser um recurso energtico bastante competitivo. Com a crescente subida do preo do petrleo, o carvo vem ganhando cada vez maior espao no mercado internacional como fonte substituta. O facto beneficiar em larga medida o pas, numa altura em que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) lanou recentemente um prognstico segundo o qual at 2020 Moambique ser o segundo maior produtor de carvo mineral em frica. O potencial de reservas do pas que tornar a rplica do modelo do sistema de transporte de carvo, mina-ferrovia -porto, trazido pela Vale, do Brasil, o qual visto pela Direco Nacional dos Recursos Minerais como vivel.

Cresce consumo interno do carvo O mercado interno verifica um crescimento assinalvel em termos de consumo de carvo, impulsionado pela produo termoelctrica a carvo. Para o projecto de Benga aponta-se cerca de 4 milhes de toneladas de carvo trmico que ser absorvido pelo mercado domstico, contra 6 milhes de toneladas de carvo de coque destinadas exportao. As duas centrais termoelctricas a serem construdas na provncia de Tete, permitem a previso de um aumento ainda mais significativo do consumo de carvo.

Eduardo Alexandre, director nacional dos Recursos Minerais, aponta tambm as indstrias de produo de cimento que, actualmente, se lanam no mercado moambicano como agentes que iro aumentar ainda mais a procura. Entretanto, pressupe-se que a nvel nacional ser mais usado o carvo de queima, o mais indicado para centrais trmicas, as quais j constituem uma aposta forte do pas. Por outro lado, verifica-se uma crescente procura de carvo em Moambique em particular e na regio austral de frica em geral, principalmente pelos produtores de ferro, ao e de energia. n

Projecto

Benga Moatize

Postos de Trabalho esperados Directos Indirectos 3000 4500 2000 4000

Projecto Contributo para o PIB Benga 10 Bilies de meticais Moatize 2.3 Bilies de meticais Previso do Contributo do sector mineiro para o PIB nos prximos anos 7 a 10%

Revista Capital 27

ENTREVISTA I VICTOR TIVANE, CONSULTOR DO PACDE

A corrida ao carvo
As reservas de carvo no pas, estimadas na ordem dos bilies de toneladas, assumem-se como um man para os grandes investidores mundiais. J se perfilam na corrida a este combustvel fssil interesses provenientes de pases como o Brasil, a Austrlia, a ndia e a Rssia, e em termos de Investimento Directo Estrangeiro pontuam empresas como a Vale, a Riversdale e as Minas Rivubue, de acordo com Vctor Tivane, consultor no Projecto de Apoio Competitividade Empresarial e Desenvolvimento do Sector Privado (PACDE), projecto do Governo e da CTA, financiado pelo Banco Mundial. Perante um sector que promete ser frtil em termos de desenvolvimento sustentvel, as expectativas so que Moambique venha a ser um pas incontornvel no mercado mundial carbonfero.
conduzam a uma explorao sustentvel desta importante riqueza. Pode-se, assim dizer que a Conferncia sobre o Carvo de Moambique que brevemente ir ter lugar no Pas, ir por conseguinte, difundir num contexto mais alargado as reas que inserem este importante mineral,as infra-estruturas existentes e as projectadas para tornarem vivel a sua explorao, a legislao vigente para a atraco e reteno dos investimentos e a obteno por parte dos peritos que a estaro presentes, e no s, das boas prticas para a explorao sustentvel deste combustvel fssil. Em termos de IDE, quais so os pases melhor posicionados no que concerne ao capital investido no sector do carvo? No sector do carvo, a empresa Vale, que possui capitais brasileiros, a que mais se destaca em termos do capital investido no sector, seguido das empresas australiana Riversdale e Minas de Rivubue, para depois se seguirem as firmas indianas JSPL, Midwest Mozambique e Osho Gremach Mining e finalmente a empresa russa Eurasia Natural Resources Corporation. Portanto, pode-se seguramente dizer que a ordem do capital investido em termos de pases a seguinte: Brasil; Austrlia; ndia e Federao Russa. Quais so os volumes financeiros j realizados nos investimentos previstos dos Projectos carbonferos de grande dimenso, nomeadamente a Vale e a Riversdale (Benga e Zambeze)? A empresa Vale Mocambique, Lda., de origem brasileira, proprietria do Projecto Carvo de Moatize, estima para o Projecto uma capacidade de 26 milhes de toneladas por ano, e a construo das infraestuturas j alcanam o nvel de 75%, tendo o segundo semestre de 2011 como data prevista para o arranque das operaes. No concernente aos investimentos j realizados pela empresa, atingem a cifra de 588.000.000 dlares

Arsnia Sithoye (texto). Lus Muianga (foto)

Em que contexto de mercado se insere a Conferncia de Carvo de Moambique? Peritos na rea do carvo advogam, que no mbito do mercabo mundial do carvo, tomando em considerao as reservas de carvo existentes no Pas - que se estimam em bilies de toneladas - aliadas aos investimentos que se esto a realizar no sector, Moambique vai ser um pas incontornvel no mercado mundial carbonfero. Por exemplo, alguns projectos que j esto 28 Revista Capital

numa fase avanada de pesquisa na regio de Moatize, em Tete, nomeadamente Zambeze, Benga, Ncondezi, Vale, j reportam reservas de carvo de 9.0 milhes, 4 milhes, 1.8 milhes e 1.3 bilies de toneladas de carvo, respectivamente. Deste modo, perante esta riqueza ainda por se explorar urge encontrar melhores formas para a atraco de mais investidores credveis e com uma larga experincia, para alm dos que j se fazem presentes nos campos carbonferos do pas, e o aconselhamento s autoridades moambicanas sobre as melhores prticas actualmente existentes, a nvel global, que

ENTREVISTA I VICTOR TIVANE, CONSULTOR DO PACDE

americanos para um investimento previsto de 1,26 bilies. Relativamente empresa australiana Riversdale, proprietria dos projectos Benga e Zambeze, com uma capacidade de produo de 20 milhes de toneladas por ano para o primeiro e de 9 bilies de toneladas de reserva para o segundo projecto, tem previsto para o segundo semestre de 2011 o incio da operacionalidade do Projecto Benga, enquanto o segundo (Zambeze) ainda est na sua fase de pesquisa. Assim, no que diz respeito aos investimentos realizados atingese a cifra de 60.000.000 dlares para um investimento total previsto de 849 milhes para o Projecto Benga enquanto para o segundo Projecto ainda no existem dados dos investimentos realizados nem previstos. At h bem pouco tempo, comprar o direito de uso de uma mina era um negcio em franca expanso, tendo em conta que o pressuposto era vender o mesmo direito iniciativa estrangeira para que o negcio pudesse florescer. Existe algum grupo mocambiano a investir na rea do carvo? A indstria extractiva requer grandes investimentos desde a fase de pesquisa at da prpria explorao e, muitas vezes, so necessrios investimentos em algumas infrastruturas pblicas. Estes factores aliamse ainda aos riscos tanto tcnicos como do prprio mercado. Nesse sentido, normalmente, assiste-se neste sector presena de multinacionais,

corporaes com uma certa pujana econmica, o que no caracterstica do empresariado mocambiano, que est na sua fase embrionria e por consequncia a interveno do sector empresarial moambicano na indstria extrativa, principalmente o carvo, ainda sob forma de negociao das licenas obtidas ao Governo. Por conseguinte, no se reporta ainda nenhum grupo moambicano que individualmente esteja a explorar ou a pesquisar o carvo. A Legislao de Investimento em vigor salvaguarda a posio da iniciativa privada mocambiana? A legislao moambicana de investimento, atravs da Lei n. 3/93 de 24 de Junho, consagra um tratamento igual para os investidores nacionais e estrangeiros podendo-se visualizar atravs do artigo 4, no qual vem bem patente a igualdade de tratamento. O sistema fiscal moambicano oferece incentivos para que mais empresas invistam na indstria extractiva do carvo? A lei n.o 13/2007 a que se ocupa dos incentivos fiscais das reas mineiras e petrolferas e nela prev-se como um dos incentivos explorao mineira a iseno de direitos aduneiros, do IVA e do Imposto sobre os Consumos Especficos para os equipamentos da classe K da Pauta Aduaneira, destinados pesquisa ou explorao. Assim, sem dvida, esta lei encoraja os investimentos na indstria extractiva em qualquer rea que seja. n

BIOGRAFIA
Vctor Tivane um consultor moambicano de Investimentos e de Desenvolvimento Empresarial com mais de 15 anos na promoo de investimentos e desenvolvimento de Pequenas e Mdias Empresas (Matching Grant Schemes, Ligaes Empresariais e Parques Industriais). Actualmente consultor no Projecto de Apoio Competitividade Empresarial e Desenvolvimento do Sector Privado (PACDE) financiado fundamentalmente pelo Banco Mundial. Como consultor no Projecto de Apoio Competitividade Empresarial e Desenvolvimento do Sector Privado (PACDE), desempenha o papel de especialista do Programa Matching Grant Schemes com o objectivo de aumentar a competitividade das Pequenas e Mdias Empresas. Vctor Tivane, durante mais de sete anos, fez parte do Centro de Promoo de Investimentos como responsvel da preparao e implementao de Parques Industriais e aconselhamento dos investidores nacionais e estrangeiros em matrias de investimentos; dois anos, como consultor em matrias de legislao sobre investimentos durante a implementao do Projecto Mozal; e seis anos como gestor do Programa de Ligaes Empresariais no Projecto de Desenvolvimento Empresarial (PoDE), financiado fundamentalmente pelo Banco Mundial, usando instrumentos tais como Matching Grant Schemes e Supplier Development Program. Dentro das aces realizadas por ele, inclui-se a publicao do livro sobre a gua engarrafada com o objectivo de apoiar os empresrios desta indstria, no que concerne s boas prticas de produo, e desenvolveu ainda um manual com o objectivo de disseminar e promover a cultura empresarial nas zonas rurais. Habilitaes Acadmicas Licenciatura em Gesto de Negcios. Universidade da frica do Sul (UNISA). frica do Sul. 2009. Licenciatura em Geologia.Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Moambique, 1990.

Tendncia em termos de investimento no sector dos recursos minerais


Os ltimos dois anos revelam seguinte tendncia (*):
ANO 2008 2009 INVESTIMENTO (USD) 208.075.060 516.100.840 CARVO (USD) 174.078.637 478.709.245 PERCENTAGEM 84% 93%

Como se pode notar, o investimento no sector mineiro duplicou de 2008 para 2009 e nota-se que mais de 80% foi realizado na rea do carvo. Importa referir, que foram emitidas 80 licenas no sector do carvo, das quais 3 so concesses mineiras e 77 so licenas de prospeco e pesquisa, o que j est a resultar em vrios projectos dos quais se destacam os seguintes: Projecto de Carvo de Moatize com capacidade para produzir 26 milhes de toneladas por ano.

Projecto de Carvo de Benga com capacidade para produzir 20 milhes de toneladas por ano. Projecto de Carvo do Zambeze ainda na sua fase de pesquisa, mas com reservas descobertas de 9 bilies de toneladas. Projecto de Ncondezi ainda na sua fase de pesquisa, mas tendo j evelado existirem 1.8 bilies de toneladas. Projecto de Changara trabalhos de pesquisa revelam que j existe 1 bilio de toneladas.

* Dados fornecidos pelo Ministrio dos Recursos Minerais

Revista Capital 29

INTERVIEW I WITH VCTOR TIVANE, A PACDE CONSULTANT

The coal rush


The countrys coal reserves, estimated in the order of billions of tons, are like a manna for the world large investors. Countries such as Brazil, Australia, India and Russia are already lining up for the race at this fossil fuel. In what concerns Direct Foreign Investment we point out companies such as Vale, Riversdale and the Rivubue Mines ,according to Victor Tivane, a Consultant in the Competitiveness and Private Sector Development Project (PACDE), a Government and CT project, financed by the World Bank. In face of a project which promises success in terms of sustainable development, the expectations are that Mozambique becomes a vital presence in the coal world market.

able exploring of this important richness. It can be said that the Conference on Mozambican Coal which will be held in the country soon, will divulge in a wider context the areas which introduce this important mineral, the existing and projected infra-structures, in order to allow its exploration, the legislation in force to attract and retain investments and the accomplishment by the experts who will be present, and not only, of the good practices for the sustainable exploration of this fossil fuel. In terms of IBD (Institute of Business Development), which are the best located countries in what concerns the invested capital in the coal sector? In the coal sector, the company Vale, with Brazilian capitals, stands out in terms of capital invested in the sector, followed by the Australian companies Riversdale and Minas de Rivubue . Thereafter are the Indian companies JSPL, Midwest Mozambique and Osho Gremach Mining . Lastly, the Russian company Eurasia Natural Resources Corporation. Therefore we can surely state that the order of the invested capital in terms of countries is the following: Brazil, Australia, India and Russian Federation. What are the financial volumes already invested in the large coal mining projects, namely Vale and Riversdale (Benga and Zambeze)? Vale Moambique Lda., of Brazilian origin, owner of the Project Moatize Coal, estimates for this project an annual capacity of 26 million tons ,and the infrastructure construction is at a 75% level. The second half of 2011 is foreseen as the date of the start of the operation. As for the investments already made by the company, they have reached the figure of US$588.000.000 of a foreseen investment of 1,26 billion. The Australian company Rivesdale, owner of the Banga and Zambeze Projects, with an annual production capacity of 20 mil-

Arsnia Sithoye (text) . Lus Muianga (photos)

In which market context would one introduce the mozambican Coal Conference? Experts in coal support that in the scope of the coal world market , taking into consideration the coal reserves existent in the country estimated at billions of tons combined with the investing being made in the sector, Mozambique will become a vital presence in the coal world market. For example, some projects which are al-

ready in an advanced research phase in the region of Moatize, in Tete, namely Zambeze, Benga, Ncondezi, Vale, already refer to coal reserves of 9.0 million, 4 million, 1.8 million and 1.3 billion tons of coal respectively. In this manner, in view of this richness not yet explored, it is compelled to find better ways to attract more credible investors beyond those already present in the countrys coal sector, with vaster experience, and. the advice to the Mozambican authorities regarding the best practices already existent, at global level, which lead to a sustain-

30 Revista Capital

INTERVIEW I WITH VCTOR TIVANE, A PACDE CONSULTANT

lion tons for the first project , and 9 billion tons of reserve for the second project, has foreseen the second semester of 2011 as the starting date for the Benga Project. The second one (Zambeze) is still in its research phase. The investments have reached US$60.000.000 of an expected total investment of 849 million for the Benga project., while there is still no information regarding the investments foreseen for the second project Until not very long ago, it was a growing business to purchase the rights to explore a mine, taking into account that the plan would be to sell those rights to the foreign company in order for the business to grow. Is there any mozambican group investing in the coal sector? The extraction industry requires large investments, from the research phase to the exploration itself and often investments are necessary in some public infrastructures. Further to these factors there are also both the technical risks and those of the market itself. In this sector there is usually the presence of multinationals , corporations of great economic power, which is not a characteristic of the Mozambican business world which is still in its embryonic phase; con-

sequently, the intervention of the Mozambican business sector in the extracting industry, mainly of coal, is still negotiating licenses obtained by the government. Therefore there is still no records of any Mozambican group exploring or researching this industry. The Legislation on Investments in force protects the mozambican private sector The Mozambican legislation on Investments, through Law No. 3/93 dated 24 June, enforces that similar treatment be applied to both national and foreign investments. This point is made very clear in Article 4 of this legislation. The Mozambican fiscal system offers incentives for more companies to invest in the mining coal industry Law N.o 13/2007 focuses on the fiscal incentives to the mining and oil areas. As an incentive to the exploration of the mining industry it allows for the exemption of customs duties, of VAT as well as of Tax on Specific Consumption of class K equipment of the Custom Tariffs List, destined to research and exploration.. In this manner the law encourages investments in the extracting industry in whatever area. n

BIOGRAFY
Vctor Tivane is a Mozambican Business Investment and Development Consultant with more than 15 years experience in the promotion of investment and development of Small and Medium enterprises (Matching Grant Schemes, He is presently a Consultant in the Project of Support to the Business Competitiveness and Development of the Private Sector (PACDE) financed mainly by the World Bank. As a Consultant at PACDE, his role is that of an expert in the Matching Grant Schemes Program having the object of increasing the competitiveness of the Small and Medium Enterprises. Vctor Tivane, was part of the Centre of Investment Promotions for more than 7 years in the capacity of the one responsible for the preparation and implementation of Industrial Estates and Consultancy of national investors in all matters relating to investments; two years as a Consultant in legislative matters relating to investments throughout the implementation of the Mozal Project; six years as Manager of the Business Liaison Program in the Business Development Project (PoDE) financed mainly by the World Bank, using instruments such as the Matching Grant Schemes and Supplier Development Program. Within his endeavors are the publishing of the book on bottled water with the objective of supporting this industry in what concerns sound production practices. He also developed a manual with the objective of spreading and promoting business culture in the rural areas. Education He has a Degree in Business Management from the . University of South Africa (UNISA). South Africa, 2009. A Degree in Geology from the University Eduardo Mondlane (UEM). Mozambique,1990.

Trend in terms of investments in mineral resources in Mozambique


The following trend was revealed in the last couple of years (*):
YEAR 2008 2009 INVESTMENT (USD) 208.075.060 516.100.840 COAL (USD) 174.078.637 478.709.245 PERCENTAGE 84% 93%

As it can be seen, the investment in the mining sector has doubled from 2008 to 2009 and it is recorded that more than 80% relates to the coal sector. It is important to mention that 80 licenses were issued in the coal sector, 3 of which are mining concessions and 77 are related to prospecting and research, resulting already in several projects, namely the following: Moatize Coal Project with a production

capacity of 26 million tons annually. Benga Coal Project with a production capacity of 20 million tons annually. Zambeze Coal Project still in its research phase, but with reserves found of 9 billion tons. Ncondezi Project still in its research phase, but already voiced the existence of 1.8 billions of tons. Changara Project research work reveal the existence of 1 billion tons.
* Data provided by the Ministry of Mineral Resources

Revista Capital 31

DOSSIER I SECTOR MINEIRO I CARVO

Produo de carvo desafia infraestruturas


Segundo a Associao Moambicana para o Desenvolvimento do Carvo Mineral, o Governo encontra-se extremamente sensibilizado quanto s exigncias do sector e preocupado em garantir as aces que se prendem com a disponibilizao das necessrias infraestruturas, em tempo til. Do lado da oferta existem volumes suficientes de carvo e do lado da procura existem compradores que esto ansiosos por comprar, facto que d a entender que esto criadas as condies para viabilizar todas as plataformas logsticas implementadas pelo Governo, segundo avanou a mesma fonte. Perante este cenrio, podese perceber outra motivao do Executivo Nacional, na medida em que a dinmica criada pelo mercado interno de carvo poder oferecer ao projecto do Governo (de explorar novas linhas de transportes) uma excelente plataforma para viabilizar os empreendimentos. Muito recentemente, o Presidente da Repblica, Armando Guebuza, lanou o desafio do pas proceder explorao do carvo em larga escala e fazer a devida exportao. No seio das empresas carbonferas, embora se perceba que a mensagem do Presidente seja uma urgncia, aponta-se novamente a questo infraestrutural como o Calcanhar de Aquiles do sector. Do lado dos associados, foi feito um investimento substancial e existe neste momento uma urgncia em entrar na fase de produo e comercializao, acrescenta o presidente da Associao das empresas de explorao carbonfera. A dinmica que se gera em torno do carvo, na provncia de Tete, j vem modificando em grande medida o cenrio infraestrutural daquela urbe. Casimiro Francisco aponta o investimento dos concessionrios da rea mineira em estradas, estabelecimentos comerciais, em pequenos hotis e a projeco da nova ponte como exemplos sintomticos. Entretanto, as referidas empresas, na sua maioria, j se lanaram nas prospeces e pesquisas h sete ou mesmo oito anos sem, no entanto, at presente data, terem logrado obter lucros dos seus investimentos. Diante de tal estado de coisas, fica a chamada de ateno para a necessidade de existir uma equidade entre as empresas carbonferas - que possuem 25 anos de licena para procederem pesquisa e retirarem os devidos lucros da explorao - e o regulador, que j factura atravs dos impostos. n

Srgio Mabombo (texto) . Lus Muianga (fotos)

As estimativas de produo de mais de 20 milhes de toneladas de carvo na provncia de Tete, nos prximos trs ou quatro anos, constituem um gigantesco desafio no que diz respeito ao provimento das respectivas infraestruturas de escoamento daquele recurso natural. Neste contexto, a linha de Sena e o porto da Beira devero estar em condies de transportar cerca de 20 ou 26 milhes de toneladas a partir dos prximos quatro ou cinco anos, segundo Casimiro Francisco, presidente da Associao Moambicana para o Desenvolvimento do Carvo Mineral. Actualmente, alm da linha de Sena, com capacidade para apenas seis milhes de toneladas, encontra-se em curso a reabilitao do Cais Oito, na Beira, que possui capacidade para cinco milhes de toneladas e subsiste igualmente o interesse das empresas carbonferas em financiar a construo de um terminal na Beira. Entretanto, a recente aquisio de 40 por cento do projecto de carvo do Zambeze, pertencente Riversdale, pela empresa chinesa Wuhan and Steel Corporation (Wisco), ir seguramente trazer novas metas no que concerne s quantidades de carvo e na respectiva capacidade de escoamento e transporte. A insuficiente resposta da linha de Sena e do porto da Beira para as quantidades de produo iniciais (20 a 26 milhes de to32 Revista Capital

Muito recentemente, o Presidente da Repblica, Armando Guebuza lanou o desafio do pas proceder explorao do carvo em larga escala e fazer a devida exportao. No seio das empresas carbonferas, embora se perceba que a mensagem do Presidente seja uma urgncia, aponta-se novamente a questo infraestrutural como o Calcanhar de Aquiles do sector

neladas) poder afigurar-se um desafio ainda maior, caso as infraestruturas no evoluam velocidade suficiente nos prximos 10 anos - altura em que se espera que a extraco de carvo venha a atingir 30 a 40 milhes de toneladas por ano. A reabilitao e ampliao da linha de Nacala e a possibilidade de utilizao do rio Zambeze, podero constituir uma soluo prtica na referida altura, segundo explicou Casimiro Francisco. Por outro lado, o aumento de produo de carvo mineral no pas poder originar tambm, a longo prazo, a construo de uma terceira linha que ir ligar Tete margem sul do rio Zambeze.

DOSSIER I SECTOR MINEIRO-PETROLFERO

Transparncia nos sectores mineiro e petrolfero, exige-se!


Todos os pagamentos e recebimentos dos sectores mineiro e petrolfero, realizados a partir de 2008, sero publicados em detalhe conforme deciso do Comit de Coordenao da Iniciativa de Transparncia nas Indstrias Extractivas (ITIE). De acordo com o Centro de Integridade Pblica de Moambique (CIP), Moambique foi admitido como pas candidato ITIE em Maio de 2009 e dever submeter o seu primeiro relatrio da ITIE at 14 de Maio de 2011. A ITIE baseada na comparao entre os pagamentos do sector da indstria extractiva e os recebimentos do Governo. A ITIE decidiu que, para efeitos do primeiro relatrio, dever ser considerado o ano de 2008 por ser o mais recente cujos relatrios de contas se encontram prontos e disponveis. Quanto aos dados a incluir no relatrio e sua forma de apresentao, foi escolhido o tipo de relatrio de reconciliao (comparao/reconciliao dos pagamentos e recebimentos), sendo que os dados devero ser apresentados por empresa e por tipo de pagamento. Em termos de abrangncia, devero ser tidas em conta todas as empresas do sector mineiro e petrolfero (pesquisa, prospeco) sejam elas pblicas ou privadas - que tenham contabilidade organizada. Nesse processo de reporte e reconciliao de pagamento e recebimentos, devero ser considerados todos os pagamentos fiscais e extra-fiscais que as empresas fazem ao Estado moambicano (impostos, taxas, bnus de assinatura de contratos, contribuies empresariais para capacitao institucional e contribuies para o Fundo Social caso das petrolferas, despesas/investimentos em programas de responsabilidade social corporativa, etc.). Em caso de se encontrarem discrepncias entre os dados do Governo e das empresas, o auditor decidir fazer investigaes adicionais, caso a materialidade da discrepncia assim o justifique (o que quer dizer que no devero merecer investigaes as discrepncias cujos valores forem inferiores aos custos das investigaes necessrias). Constrangimentos na implementao da ITIE O processo de implementao da ITIE em Moambique enfrenta constrangimentos financeiros devido falta de desembolso dos fundos necessrios pelo Banco Mundial ao Governo, por via do Ministrio dos Recursos Minerais (MIREM), de acordo com a newsletter do Centro de Integridade Pblica de Moambique (CIP). As actividades de implementao da ITIE fazem-se com recurso a fundos disponibilizados por vrios doadores internacionais e que so regra geral canalizados para um fundo comum (trust fund) gerido pelo Banco Mundial. At finais do ano passado, o processo encontrava-se, segundo o CIP, atrasado devido ao Governo. Tudo porque desde Maio at Dezembro de 2009, nada tinha sido feito em termos de recrutar o Secretariado ou definir o mbito da ITIE, passos necessrios para se avanar para a contratao do auditor internacional que se ocupar da reconciliao das contas. Tudo por que o pessoal do Governo ficou mais ocupado com a pr-campanha eleitoral, depois a campanha eleitoral, as eleies, a formao do novo Governo. Depois da formao do novo Governo, e com a manuteno dos titulares da pasta dos recursos naturais, o processo foi retomado. O vice-ministro e presidente do Comit, Abdul Razak, entrou. Foi constitudo o Secretariado atravs de um concurso pblico, cujos termos de referncia foram elaborados pelo Comit e o processo de recrutamento tambm esteve a cargo duma equipa nomeada pelo Comit. Em pouco tempo, avanou-se para a definio do mbito de implementao, atravs do workshop de 19 e 20 de Maio deste ano. At agora, o Governo fez j a sua parte de acordo com o CIP. Mas de momento, o processo no pode avanar por que o trust fund ainda no foi canalizado ao MIREM. O Secretariado foi recrutado e trabalha h dois meses sem ordenados nem outros meios materiais para funcionamento. Importa referir que em finais de 2009, a implementao da ITIE em Moambique foi considerada pelo Fundo Monetrio Internacional (FMI) como um dos benchmarks na sua relao com o Governo. Os compromissos que estavam previstos na Carta de Intenes do Governo (datada de Novembro de 2009) foram todos cumpridos. Mas o dinheiro no sai do Banco Mundial para o MIREM, refere a mesma Newsletter. n

34 Revista Capital

DOSSIER I SECTOR MINEIRO-PETROLFERO

Coligao da Sociedade Civil para a Indstria Extractiva

Foto: Helga Nunes

Seis organizaes da sociedade civil (OSC) moambicana constituram uma coligao para trabalhar em torno da indstria extractiva mais abrangente, incluindo florestas e pescas, segundo informaes avanadas pelo CIP. A coligao equivale ao que noutros pases se chama Publish What You Pay. Trata-se da Associao de Sanidade Ambiental (ASA) e da Associao de Apoio e Assistncia Jurdica s Comunidades (AAJC), ambas de Tete; Associao para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais (ADECOR), de Moma, em Nampula; o Centro de Integridade Pblica (CIP); o Movimento Amigos da Floresta (AdF) e o Instituto de Estudos Sociais e Econmicos (IESE), estas ltimas baseadas na cidade de Maputo. A coligao prossegue dois objectivos: primeiro, a implementao do programa da ITIE em Moambique, pelo que o seu plano de trabalho foi concebido no sentido de operar em linha com o ciclo de avaliao e implementao da ITIE e prestar apoio aos dois representantes do grupo no Comit: Carlos Castel-Branco (IESE) e Toms Selemane (CIP). Em segundo lugar, prossegue uma agenda mais ampla de investigao, monitoria e advocacia para tornar a indstria extractiva e suas associadas num instrumento para o desenvolvimento sustentado e dinmico

de Moambique em benefcio do seu Povo. Portanto, embora tenha enfoque na ITIE, o trabalho da Coligao no restrito s actividades especficas de implementao da ITIE. Cada organizao integrante do grupo possui responsabilidades especficas que correspondem s suas competncias e experincias de trabalho. assim que ao CIP cabe a hospedagem e coordenao da Coligao e tambm do Movimento Amigos da Floresta, sendo suas responsabilidades a capacitao institucional, o networking, a produo do relatrio da sociedade civil sobre a ITIE e a produo de uma newsletter peridica sobre a economia extractiva e a ITIE em Moambique. O IESE assume a coordenao da actividade de investigao, publicaes e disseminao dos resultados da investigao; tambm responsvel por implementar a investigao relacionada com a economia extractiva, ligaes, governao local e alternativas de desenvolvimento. No decurso do seu trabalho, o IESE desenvolver o modelo de formao e capacitao das organizaes locais sobre investigao e prev produzir quatro livros sobre a economia extractiva em Moambique. s OSC baseadas em Tete e Moma (ASA, ADECOR e AAAJC) cabe prestar apoio directo investigao na recolha e sistematizao de informao. Tambm cabe s mes-

mas a criao e a articulao de grupos de dilogo entre as comunidades afectadas, os governos locais e as empresas extractivas de cada local. n

O que a ITIE
A ITIE uma iniciativa que estabelece normais globais para a gesto transparente de receitas provenientes dos recursos naturais. A Iniciativa de Transparncia nas Indstrias Extractivas (ITIE), na sua concepo clssica, um processo de cruzamento de dados numricos referentes aos pagamentos que as empresas do sector extractivo fazem num determinado pas vis--vis os recebimentos que os Governos desses pases declaram ter recebido. A Iniciativa foi primeiramente lanada pelo antigo Primeiro Ministro do Reino Unido, Tony Blair, na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel Mundial decorrida em Setembro de 2002, em Joanesburgo, e mais tarde, lanada em Conferncia Inaugural em Junho de 2003, em Londres. A Iniciativa tem suporte poltico da comunidade internacional e de organizaes multilaterais como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial. n

Revista Capital 35

EFEITO COLATERAL I SECTOR MINEIRO

Indstria de minerao atrai diversas figuras


Aco Social, criou em 2008 a Mozambican Investment Enterprise, Limitada, juntamente com Manuel Toms Nhatumbo e Chivambo Samir Mamadhusen, que tem interesses na rea dos recursos minerais. Mamadhusen filho do falecido Muradhali Mamadhussem que pereceu com Samora Machel nas colinas de Mbuzine. Nelson Diogo da Silva, primeiro rebento do casal Albano Silva e Lusa Diogo, criou, com Luclio Dias Diogo, a Duplo D, Limitada, que tem interesse pelo sector mineral. Flvio Efraime Pedro Tamo, filho de Pedro Tamo, um ex-delegado do Ministrio do Trabalho na Alemanha do Leste e na frica do Sul, juntou-se Marta Pedro Paulino e Aldo Trust e constituram a Gold International, Lda., que entre outros se dedica prospeco e extraco de minerais O actual primeiro-ministro, Aires Bonifcio Ali, tornou-se, no ano passado, accionista da Makala Investimentos, uma empresa especializada na explorao de recursos minerais. Os scios so Alexandre Luis Venha e Augusto Alberto da Silva Chirindza. Abdurremane Lino de Almeida, viceministro da Funo Pblica, est ligado ABC e Comrcio, Indstria e Servios, Lda., com Aurlio Machimbene Matavek Jnior e Maria Antnio Lus Mate, sociedade que, entre outros propsitos, tem a explorao e comercializao de minrios. Outra figura de relevo no partido Frelimo que se envolveu nos minerais Adriano Fernandes Sumbana que, juntamente com um cidado russo, Alexei Skrinnik, criou a Gold Mining Corporation (GMC). So scios da GMC as empresas de Navegao Internacional, Grfica Tropicana Internacional e a Mbimbi. Sumbana marido da actual embaixadora de Moambique nos Estados Unidos, Amlia Matos Sumbana. J antes Adriano Sumbana tinha constitudo com Schefler Olga a Delaware Trading, Lda., com o propsito de Explorao, processamento, comercializao e exportao de recursos minerais. Outras figuras que recentemente criaram a Minerais de Moambique Lda. (MIMOC) so Ganha Ah Kom, um empresrio da Beira, que se tornou membro do comit central da Frelimo, em 2006, durante a realizao do 9. Congresso em Quelimane, Joaquim Alberto Chipande, um ex-ministro da Defesa e tambm membro da comisso poltica da Frelimo e Raimundo Maico Diomba, o actual governador da provncia de Gaza. Mas Chipande est tambm associado na Delta do Zambeze Lda., a Barry John Swart, Paulo Samuel Machatine, Raymond Anthony Parkes e a Leonor Paulo Tivane. A Delta tem como objectivo a A explorao e comercializao de minerais. Alcido Eduardo Ngoenha, um ex-ministro da Educao e membro do comit central da Frelimo, juntou-se em 2008 a Louis Joachin Reynene e s instuties Lotterskrantz Lda. e a Alipele Servicos, Lda. e constituram a Unio Financeira e Minerais, Lda., que entre outros se dedica s pedras preciosas e semi-preciosas. Logo a seguir a esta, em 2009, Alcido Ngoenha, juntamente com Esperanca Agostinho Mutimba, Stlio Erwin Guenha, Milva Esperana Guenha e a Mavis Isabel Alcindo Nguenha e Takura, Lda., que entre outros propsitos se dedica Pesquisa, prospeco e explorao de recursos minerais. Jacinto Soares Veloso, um ex-ministro da segurana de Samora Machel e prospro empresrio, juntou-se a Miriam Gaivo Veloso, Diogo Jos Henriques Cavaco, Eduardo Gaivao Veloso, Sandra Maria da Silva Pinto Belm Rodrigues, Urgel Morais Barreia, Vernica Alberto Chongo Seneta e a Antnio Jos Marques Gomes e constituram a Companhia Mineira de Naburi, S.A.R.L. O general reformado e dignatrio da Frelimo, Jacinto Soares Veloso, h muito tempo se mudou para negcios. A equipa que fundou a Companhia Mineira do Chibuto em Maputo no incio de Abril substancialmente a mesma que h alguns anos tem sido accionista da Companhia Mineira de Naburi, uma empresa a que, no final de 2009, foi atribuda uma licena para busca de titnio. Miriam Gaivo Veloso tambm accionista das empresas de importao e exportao Distribuidora da Zambzia e Cruzeiro do Sul. Os outros scios na Companhia Mineira do Chibuto so: Diogo Henriques Jos Cavaco, Mrio Diniz Fernandes Deus (um dos fundadores da empresa de consultoria em geologia Gondwana Empreendimentos e Consultores Lda.) e Morais Urgel Barreira. Jacinto Veloso j participa em vrias outras empresas de minerao centrada em pedras preciosas, como Metais e Pedras Preciosas de Moambique (Metalmoz Lda.), fundada em 2007, atravs de sua empresa JV Consultores Internacionais. Metalmoz posteriormente participou da criao de Minas Rio Bravo Lda., uma empresa mineira com sede em Tete.n
(*) Artigo publicado na Newsletter do Centro de Integridade Pblica de Moambique [Ttulo da responsabilidade da revista Capital

Lus Nhachote*

indstria extractiva, mais concretamente a rea mineira, est a atrair um certo nmero de figuras ligadas ao Partido Frelimo. As figuras com interesse nesta rea so vrias. Presidente Armando Emlio Guebuza, atravs da Intelec Holdings, associada Shree Cement Lda., criaram a ECM - Elephant Cement Moambique, Limitada, que se dedica explorao mineira de pedra calcria e outros minerais. Tobias Dai ex-ministro da Defesa e cunhado da primeira Dama, scio da Tantalite Holdings, sociedade que se dedica explorao mineira de tantalite e minerais associados. A sociedade foi criada em 2008. Valentina da Luz Guebuza, uma das filhas do presidente Armando Guebuza, e o seu tio Jos Dai (primo de Tobias Dai) constituram a Servicon, Lda., em 2008, que tem como objecto a actividade mineira. Outro filho de Guebuza, Ndambi Armando Guebuza, criou a Intelec B.A.C. - Business Advisory & Consulting, Limitada, que ligada Intelec Holdings, e, por esta associao tambm tem interesse no sector. Alcinda Abreu, ministra da Cordenao e 36 Revista Capital

PUBLIREPORTAGEM I

Numa manh que parecia igual a todas as manhs de Rosa, ela estende o seu brao para ver as horas que contam a ainda madrugada. cedo, mas j no consegue dormir mais. O seu filho mais novo acorda tambm j cheio de fome e pegando nele, l seguem para um pequeno-almoo a dois. L fora comea a manh solarenga de Junho, neste Inverno do Hemisfrio Sul. Abre-nos a porta de casa com um sorriso tremido. Nesta tranquilidade nos arredores de Maputo, enquanto o mundo desperta, Rosa sente as borboletas no seu estmago de to profunda ansiedade quando diz Hoje tenho o teste de matemtica l do banco...Todos vo fazer e tm de passar neste teste. O meu chefe diz que para nos ajudar e melhorar o nosso trabalho. a terceira vez para mim... Tenho estudado muito! Espero que seja desta!... e suspira. Rosa precisa de ter uma aprovao de 65% para poder passar ao nvel seguinte. Esse nvel implica outras formaes e outros testes. Compreendemos o seu nervosismo. Cerca de 18 mil colaboradores, centenas de sucursais que representam o Banco em todo mundo e mais de 2 milhes de clientes - este o universo ProCredit. Este sbado toma lugar o 3 Encontro do grupo ProCredit para a realizao do Exame de Matemtica. Os testes tm a durao de 90 minutos e so iguais para toda a estrutura: Europa, Amrida Latina e frica. Porqu esta aposta e este esforo? Segundo o Director Geral do Banco ProCredit em Maputo: A estratgia do nosso banco fundada na qualidade do servio ao cliente, mas no s. Ao contrrio dos outros bancos, trabalhamos maioritariamente com Pequenas e Mdias empresas o que implica que os nossos colaboradores tenham uma preparao especifica para poderem oferecer aos nossos clientes a melhor resposta s suas necessidades nicas. Pretendemos alcanar um maior nvel de profissionalismo nos nossos colaboradores. As capacidades tcnicas por si s no garantem o sucesso do servio prestado aos clientes, mas servem o propsito base para que a qualidade dos servios seja possivel. O Banco ProCredit est a cimentar esses pilares. Para isto crimos uma poltica de formao contnua que

Banco ProCredit investe 4 milhes em Formao


inclui como base a Matemtica. Estamos a falar de um Banco, logo de finanas. Que melhor forma de prestar este servio seno com conhecimentos de Matemtica? Com a aposta no contnuo melhoramento nas capacidades de resposta dos seus colaboradores o Banco ProCredit desenvolveu o projecto de Matemtica que serve a todos, sem excepes. A Matemtica contribui para o desenvolvimento de raciocnio analtico e lgico que pode ser aplicado no dia-a-dia quer seja em ambiente profissional (na capacidade de resposta de assessoria e consultoria ao cliente), quer no pessoal (nas relaes interpessoais e na resoluo de problemas). Todos os meses os colaboradores tm a possibilidade de beneficiar de formaes em Matemtica que so seguidas de testes de avaliao de conhecimentos tendo, desta forma, vrias oportunidades para a sua aprovao. Com o mnimo de 65%, o colaborador passar a ter acesso aos outros nveis de formaes nacionais e estrangeiras que lhe daro a possibilidade de progresso. Este programa incluu a contratao de professores especializados para o acompanhamento de todos os colaboradores a nvel nacional: sede e agncias. Foram constituidas turmas para formao intensiva acessveis prioritariamente aos que demonstraram mais dificuldades, mas tambm abertas aos que desejam frequent-las; criaram-se aulas de apoio para realizao de exerccios e esclarecimentos de dvidas para todos os interessados. Por forma a assegurar o acesso informao, diversas aulas (manuais, exercicios, testes e correces) em formato electrnico so tambm disponibilizadas usando assim as tecnologias que o banco disponibiliza a todos. Pensando nas dificuldades da realidade econmica mundial da actualidade preciso pensar em novas formas de competitividade sempre aliadas qualidade e rigor da prestao de servios. O Banco ProCredit no acredita no crdito ao consumo, antes prefere incentivar o desenvolvimento e capacidade de sustentabilidade econmica e, crescimento pessoal e profissional de cada um dos seus

clientes... e colaboradores! Apostamos no desenvolvimento do nosso capital intelectual. S assim poderemos manter uma forte orientao para os clientes: munindo-nos de capacidade de resposta e evoluo. O Banco ProCredit investiu mais de 24 milhes de meticais em formao, s em 2009. Este valor corresponde a 30% do lucro anual do banco. um grande investimento na empresa e nas pessoas. diz o Director Geral. E seguindo a politica de formao a ProCredit Holding conta ainda com a Frth Academy (na Alemanha) e as Academias Regionais (Amrica Latina - Colmbia, Europa de Leste - Macednia e frica - Maputo). Na Frth Academy na Alemanha, realiza-se um curso de part-time concretizado em 3 anos para Gestores das Sucursais do Banco com elevado potencial. Este curso abrange todas as reas dos servios bancrios, anlise financeira e desenvolvimento empresarial. Contam ainda com o desenvolvimento e apresentao de formaes que incidem sobre vrios tpicos como: economia, histria, antropologia, tcnicas de gesto e tcnicas de comunicao. As Academias Regionais focam-se nas formaes comportamentais e tcnicas necessrias ao dia-a-dia na coordenao e gesto dos departamentos que compe a estrutura do banco. Em termos de plano curricular, as Academias ProCredit oferecem um vasto leque de contedos como o caso de Antropologia da Evoluo, Histria antiga, clssica e Poltica, assim como cursos de Ingls e as formaes intensivas de chefias intermdias. As academias servem ainda o propsito dos encontros peridicos da estrutura da instituio. Chegou a hora para Rosa. Coloca por fim a fita azul no seu cabelo negro e avana firme em direco ao local do exame. Se passar posso ir aprender ainda mais coisas. Ainda serei Gerente. Um dia vou Alemanha fazer o curso... quem sabe?! diz com um sorriso aberto. Acreditamos que sim!! Sabemos que Rosa passou: teve 74%! O seu esforo e todas as horas de estudo compensaram. Parabns Rosa!

BCI oferece Crdito para Casa Jovem em Condies Especiais


O BCI o parceiro financeiro do Projecto Casa Jovem Maputo, lanado no passado dia 20 de Junho, pela Sociedade para o Desenvolvimento do Chiango (SDC), que prev a construo de apartamentos privilegiando os jovens entre os 25 e os 40 anos de idade. No mbito desta parceria, o BCI oferece Condies Especiais de Crdito Habitao aos jovens seleccionados pela SDC: taxa de juros bonificada, prazo mais alargado, oferta das despesas de organizao e de avaliao do imvel, assim como de 50% da comisso de abertura. Os Clientes que tenham domiciliao do Salrio no BCI podero ter descontos adicionais sobre o spread. As Condies Especiais de Financiamento BCI para o Projecto Casa Jovem Maputo esto disponveis em qualquer Agncia do BCI. O BCI a segunda maior Instituio financeira de Moambique, com uma quota de mercado superior a 30%. A Caixa Geral de Depsitos (CGD) detm 51% do capital do Banco, o Banco Portugus de Investimentos (BPI) 30%, 18% so detidos por um grupo moambicano de investimentos e o restante capital do BCI pertence a outros accionistas locais. O BCI conquistou o Diamond Arrow 2010 PMR frica, o mais prestigiado prmio atribudo pelos Empresrios, Administradores e Directores das Grandes e Mdias Empresas moambicanas, pelo reconhecimento do extraordinrio contributo dado em 2009 para estimular o crescimento e o desenvolvimento econmico em Moambique. A Sociedade para o Desenvolvimento do Chiango (SDC) que constituda pela Fundao Joaquim Chissano, Charas Lda, Imox, TAAL Investimentos e Aquifocus. Consulte: www.bci.co.mz/Institucional/imprensa.

O BCI o parceiro financeiro do projecto Casa Jovem Maputo, lanado no passado dia 20 de Junho pela SDC. O BCI oferece Condies Especiais de Crdito Habitao: taxa de juros bonificada, prazo mais alargado, oferta das despesas de organizao e de avaliao do imvel, assim como de 50% da comisso de abertura. As Condies Especiais de Financiamento BCI para o Projecto Casa Jovem Maputo esto disponveis em qualquer Agncia do BCI.

40 Revista Capital

GESTO E CONTABILIDADE I ERNST & yOUNG

Responsabilidade Social Empresarial

Um olhar sobre a Tendncia de Normalizao Internacional (Parte I)

Flix Sengo *

Responsabilidade Social, como forma de conduzir os negcios duma organizao de forma que a torne parceira e co-responsvel pelo desenvolvimento social, vem-se configurando, cada vez mais, como um modelo de gesto que confere s organizaes formas diferenciadas de competitividade. Neste sentido, organizaes de todos os tipos esto cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar desempenhos econmicos, ambientais e sociais de forma consistente com prticas de gesto reconhecidas no mercado. Com este objectivo, vrias ferramentas de gesto tm sido criadas das quais se destacam: (i) As Directrizes da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) para as Empresas Multinacionais, (ii) Os Princpios de Negcio da Caux Round Table, (iii) a Iniciativa de Relatrio Global (Global Reporting Iniciative (GRI)), (iv) a Norma SA8000, (v) os Princpios Globais Sullivan, (vi) A Norma AA1000 (vii) o Pacto Global (Global Compact), (viii) as Normas ISO 9000 e ISO 14000 e (ix) os Princpios CERES. Na apresentao que se segue optou-se pela ordem do lanamento das iniciativas/ normas e pretende-se dar o resumo da essncia dos objectivos e princpios gerais das principiais iniciativas e normas mundiais sobre os aspectos de Responsabilidade Social Empresarial. As Directrizes da organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) para as Empresas multinacionais As Directrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais so como um cdigo de conduta empresarial geral e nico, no qual so resumidas as recomendaes dos governos s empresas multinacionais, que incluem princpios e padres de cumpri-

mento voluntrio, de acordo com as legislaes nacionais, visando promover uma conduta empresarial responsvel. Elas so destinadas principalmente s empresas que operam em pases que as aderiram. Esses pases incluem: ustria, Blgica, Canad, Dinamarca, Frana, Alemanha, Grcia, Islndia, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Sucia, Sua, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos, Japo, Finlndia, Austrlia, Nova Zelndia, Mxico, Repblica Checa, Hungria, Polnia, Coreia, Repblica Eslovaca, Argentina, Brasil e o Chile. Estas Directrizes que foram adoptadas em 19976, baseiam-se em documentos da Organizao Internacional do Trabalho OIT e da ONU e tm carcter voluntrio. Elas exprimem a viso compartilhada dos governos envolvidos no que eles consideram ser um bom comportamento empresarial, esperando que as empresas respeitem o contedo destas Directrizes nas suas operaes mundiais e observem ainda outros aspectos, nomeadamente: (i) meio ambiente respeitar a legislao nacional, os acordos, princpios e padres internacionais na rea ambiental, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentvel, (ii) combate corrupo no se envolver em corrupo e nem em prticas de extorso. Contribuir para a transparncia nas suas actividades, sobretudo atravs de dilogo aberto com os seus trabalhadores e a sociedade em geral, (iii) interesses do consumidor - seguir prticas correctas e justas nas suas actividades comerciais e de publicidade, (iv) cincia e tecnologia - suas actividades devem ser compatveis com as polticas governamentais dos pases onde operam. Devem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de inovao local e nacional e adoptar prticas para difundir

e transferir tecnologias e conhecimentos tcnicos, tendo em conta a proteco dos direitos de propriedade intelectual, (v) concorrncia - evitar exercer qualquer actividade que possa prejudicar as regras legais e regulamentos da livre concorrncia, e (vi) impostos cumprir com as obrigaes fiscais dos pases onde operam. os Princpios de negcios da Caux Round Table A Caux Round Table (CRT) foi lanada em 1986 por vinte e oito lderes empresariais da Europa, Japo e Amrica de Norte. Eles se reuniram para estabelecer solues s crescentes tenses que aumentavam o desequilbrio do comrcio entre o Japo e o Ocidente. Foi criado para ser uma rede extensa de lderes de negcio determinados a fazer uma diferena a nvel global. O conjunto de princpios de negcio da CRT, publicado em 1994, foi o primeiro padro mundial para a prtica empresarial tica e responsvel, desenvolvido por lderes empresariais globais. So directrizes para as empresas desenvolverem, reexaminarem, implementarem e monitorarem os seus prprios princpios. Iniciativa de Relatrio Global (GRI) A Iniciativa de Relatrio Global (GRI, 2000) um esforo internacional de diversas partes interessadas (multi-stakeholders) para criar uma estrutura comum para os relatrios de informaes econmicas, ambientais e sociais, de forma a elevar as prticas mundiais de relato de desenvolvimento sustentvel a nveis equivalentes a relatos financeiros. A GRI surgiu em 1997, de uma parceria entre a CERES (Coalition for Environmentally Responsible Econo-

Revista Capital 41

GESTO E CONTABILIDADE I ERNST & yOUNG

mies) e o Programa Ambiental das Naes Unidas e contou com a participao activa de centenas de Empresas, Organizaes No-Governamentais, organizaes de contabilistas, associaes empresariais, classe operria e outros stakeholders de todo o mundo. As Directrizes para a elaborao de Relatrios de Sustentabilidade abordam trs elementos inter-relacionados da Sustentabilidade numa organizao empresarial, nomeadamente o elemento econmico, ambiental e social. O elemento econmico integra entre outros os seguintes indicadores: (i) gastos e benefcios, (ii) produtividade de trabalho ,(iii) criao de emprego directo e indirecto, (iv) despesas em servios externos, (v) despesas em investigao e desenvolvimento, (vi) investimentos em educao e outras formas de desenvolvimento do capital humano, (vii) retorno de investimentos para o negcio e para a comunidade, (viii) os impactos econmicos gerados pela abertura de novos negcios ou pelo encerramento das unidades produtivas da empresa, (ix) investimentos na melhoria da cadeia produtiva da empresa, (x) o empondeiramento da sociedade civil local onde opera a empresa na resoluo dos seus mltiplos problemas. O elemento ambiental inclui os indicadores relacionados com os impactos dos processos, produtos e servios no ar, gua, solo, biodiversidade e sade humana. Hoje em dia, a existncia de um negcio tambm se justifica pelo seu compromisso em preservar o meio ambiente. Uma empresa ambientalmente responsvel, evita provocar danos ao meio ambiente, e para alm de ajudar na sua preservao, tambm divulga para outras empresas prticas e conhecimentos acumulados no mbito da defesa do meio ambiente. O elemento social, compreende os indicadores sobre (i) a sade e segurana no trabalho, (ii) estabilidade do trabalhador, (iii) direito ao trabalho, (iv) direitos humanos, (v) salrios e condies de trabalho. Os elementos sociais buscam, entre outros, a promoo do bem-estar dos trabalhadores, a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos humanos, a melhoria das condies de trabalho, o fortalecimento das relaes entre os empregadores e os trabalhadores, e a implementao da diversidade nas organizaes. 42 Revista Capital

As Directrizes da OCDE para as Empresas Multinacionais so como um cdigo de conduta empresarial geral e nico, no qual so resumidas as recomendaes dos governos s empresas multinacionais, que incluem princpios e padres de cumprimento voluntario, de acordo com as legislaes nacionais, visando promover uma conduta empresarial responsvel. Elas so destinadas principalmente s empresas que operam em pases que as aderiram.

A norma SA8000 A Norma de Responsabilidade Social 8000 (SA8000) foi desenvolvia pela Social Accountability International (SAI), uma Organizao No-Governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1997, dedicada a melhorar o ambiente de trabalho e as comunidades em redor do mundo, atravs de padres voluntrios combinados com a verificao independente e relato ao pblico. De acordo com Sturm e tal (2000), a norma SA8000, uma ferramenta para as organizaes assegurarem condies de trabalho decentes e justas nas suas instalaes e nas dos seus fornecedores. A norma SA8000 (1997) abrange todos os direitos do trabalhador, contidos na conveno da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), na Declarao Internacional de Direitos Humanos e na Conveno da ONU sobre os Direitos da Criana, incluindo questes sobre: (i) trabalho infantil, (ii) trabalho forado, (iii) sade e segurana, (iv) liberdade da associao, (v) direito negociao colectiva, (vi) discriminao, (vii) prticas disciplinares, (viii) horrio de trabalho, e (ix) remunerao. os Princpios Globais Sullivan Os Princpios Globais Sullivan, so uma iniciativa do falecido Reverendo Leon H. Sullivan (1922-2001) com o apoio de um grupo de empresas multinacionais e uma

associao empresarial para promover operaes empresariais ticas em todo o mundo, particularmente em pases subdesenvolvidos. Os Princpios iniciais desta iniciativa foram os Princpios de Sullivan para a frica do Sul, em 1997, que influenciaram fortemente as operaes empresariais na frica do Sul, tendo tido um grande impacto na abolio do sistema de apartheid. Os Princpios Globais Sullivan centramse no desenvolvimento e implementao de polticas empresariais internas viradas aos trabalhadores e s comunidades onde as empresas operam. A iniciativa engloba oito princpios: (i) proteco dos direitos humanos, (ii) garantia de igualdade e oportunidades de emprego, (iii) reconhecimento de liberdade de associao, (iv) promoo de oportunidades educacionais, (v) melhoria de qualidade de vida, (vi) criao de ambientes sociais e naturais saudveis, (vii) combate corrupo, e (viii) apoio e incentivo adopo dos princpios pelos empresrios e gestores das empresas. A norma AA1000 A AA1000 a primeira norma mundial elaborada para a Responsabilidade Social Empresarial com enfoque na contabilidade, auditoria e relato social e tico (http:www. accountability.org.uk). O documento foi elaborado em Novembro de 1999, pelo ISEA Institute of Social and Ethical AccounAbility, organizao sem fins lucrativos, sediada em Londres e fundada em 1995 que promove o desenvolvimento de ferramentas e normas de accountability. Entre as organizaes que utilizam e apoiam este padro esto a Shell International (Reino Unido), Novo Nordisk (Dinamarca), e British American Tobaco (BAT). A The Body Shop Plc e Cooperative Bank (ambos do Reino Unido) foram os primeiros a publicar relatrios sociais integralmente baseados na aplicao do padro AA1000. Esta norma foi criada para assistir as organizaes na definio de objectivos e metas, na medio de progresso dessas metas, na auditoria e no relato da performance e no estabelecimento de mecanismos de feedback e integra princpios e normas de processos que incluem: (i) planeamento, (ii) responsabilidade, (iii) auditoria e relato, (iv) integrao de sistemas e (v) comprometimento dos stakeholders.n
(*) Audit Manager na Ernst & Young

Revista Capital 43

FISCALIDADE I PRICEWATERHOUSECOOPERS

Mateus Chale *

O Regime de Trib
A actividade mineira em Moambique tem registado um crescimento significativo nos ltimos anos, com grandes projectos, sobretudo no sector do carvo, em preparativos para iniciar produo, o que dever contribuir para o aumento da produo e receitas do pas. Dadas as especificidades da explorao mineira, nomeadamente relativas necessidade de capital intensivo e ao grande risco operacional e financeiro subjacente, os governos tendem a conceder um certo tratamento especial actividade, objectivando um equilbrio entre a atraco de investimentos, aumento da receita e promoo do sector. Com o presente texto pretendemos apresentar um resumo sobre o regime fiscal aplicvel actividade mineira em Moambique, com particular nfase no tratamento dos custos relativos a fase de prospeco e pesquisa na determinao do lucro tributvel das empresas mineiras, em sede do
Mineral Diamantes Metais (ouro, platina e prata) e pedras preciosas Pedras semipreciosas Minerais bsicos Carvo e outros produtos mineiros

Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRPC). Impostos especficos Alm de outros impostos do sistema tributrio moambicano, as entidades que exercem a actividade mineira esto sujeitos a dois impostos especficos, designadamente (i) o sobre a Produo Mineira e (ii) sobre a Superfcie, nos termos da Lei n 11/2007, de 27 de Junho. i. Imposto sobre a Produo Mineira Este imposto incide sobre o valor da quantidade de produto mineiro extrado da terra, constitundo-se a obrigao no momento da sua extraco, de acordo com os artigos 2 e 4 da citada lei. As taxas do imposto variam entre trs e dez por cento em funo do tipo de mineral, nos seguintes termos:
Taxa 10% 10% 6% 5% 3%

ii. Imposto sobre a superfcie Os detentores de ttulos mineiros esto obrigados a pagar este imposto, que incide sobre a rea sujeita a licenciamento, sendo, portanto, calculado em funo dos quilmetros ou hectares da referida rea.
Ttulo Licena de Reconhecimento

No caso da agu mineral o imposto incide sobre o ttulo, como prev o artigo 13 da Lei n 11/2007. Quanto s taxas, estas variam tambm em funo do tipo de licena, nos sequintes termos:
Taxa 10,00MT/Km 25,99MT/km 1 e 2 ano - 250,00MT/Km 3 ano - 625,00MT/Km 4 e 5 ano - 1.300,00MT/Km

Minrio Diamantes Outros minerais

Licena de Prospeco e Pesquisa

Todos

6 ano - 1.500,00MT/Km 7 ano - 2.000,00MT/km 8 ano - 2.500,00MT/Km 9 e 10 anos - 3.000,00MT/Km

44 Revista Capital

FISCALIDADE I PRICEWATERHOUSECOOPERS

butao do sector mineiro


Ttulo Concesso Mineira Minrio gua mineral Demais minerais Taxa 70.000,00MT por ttulo 1 ao 5 ano - 2.500,00MT/Km 6 ano em diante - 5.000,00MT/Km 20 a 100 ha - 10.000,00MT Certificado Mineiro 101 a 300 ha - 30.000,00MT 301 a 400 ha - 40.000,00MT 401 a 500 ha - 50.000,00MT

Impostos gerais Como todas as sociedades comerciais, as empresas mineiras esto tambm sujeitas aos demais impostos nacionais e municipais em vigor no Pas. Por uma questo de delimitao do tema vamos apenas abordar a tributao dos lucros das empresas mineiras em sede do IRPC. Para o apuramento deste imposto que incide sobre o lucro das empresas, que no caso das empresas mineiras em geral s pode ser apurado na fase de extraco, processamento e comercializao dos produtos mineiros, necessrio determinar a matria colectvel. Determinao da matria colectvel em sede de IRPC Como regra, a tributao das empresas efectuada com base no rendimento real, sendo a matria colectvel determinada com base na avaliao directa da declarao do contribuinte (autoliquidao), sem prejuzo, claro, de um controlo posteriori pela Administrao Fiscal ou da aplicao de mtodos indirectos. O imposto , assim, o resultado da diferena positiva entre os proveitos e os custos incorridos num determinado exerccio fiscal e determinado nos termos da contabilidade da empresa. O lucro tributvel constitudo pela soma algbrica do resultado lquido do exerccio e das variaes patrimoniais positivas e ne-

gativas verificadas no mesmo perodo e no reflectidas naquele resultado, determinado com base na contabilidade e eventualmente corrigidas nos termos legais, de acordo com o artigo 17 do Cdigo do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (CIRPC), aprovado pela Lei n 34/2007, de 31 de Dezembro. Atendendo ao princpio da especializao dos exerccios, consagrado no n 1 do artigo 18 do CIRPC, os proveitos e os custos assim como as outras componentes positivas ou negativas do lucro tributvel so imputveis ao exerccio a que diga respeito. No entanto, os prejuzos fiscais apurados em determinado exerccio fiscal podem ser deduzidos aos lucros tributveis, havendoos, de um ou mais dos cinco exerccios posteriores (artigo 41 do CIRPC). Acontece que na actividade mineira as empresas incorrem em custos elevados e prejuzos fiscais durante a fase de prospeco, pesquisa e mesmo de desenvolvimento, que muitas vezes se estendem por perodos superiores a cinco anos, at que se atinja a fase de produo que gera proveitos. Alis, o anterior regime fiscal aplicvel actividade mineira, nomeadamente o Regulamento sobre a Determinao da Matria Colectvel aprovado pelo Decreto n 53/93, de 9 de Novembro, acautelava essa situao, com a possibilidade de agregao dessas despesas e a sua considerao como ocorridas no ano de produo. Com efeito, o anterior regime mostravase bastante mais favorvel no que tange ao tratamento dos elevados custos, pois

permitia que fossem todos considerados apenas e quando se verificasse o incio de produo e comercializao. Sendo assim, e para efeitos de clculo dos anos de reporte dos prejuzos fiscais, a contagem desses mesmos anos apenas se faria a partir do ano de produo. Contudo, este diploma foi entretanto revogado com a reforma fiscal, nomeadamente dos impostos sobre o rendimento, iniciada em finais de 2002. Pois bem, a questo que se coloca saber como sero tratados, a luz da legislao fiscal vigente, os prejuzos fiscais anteriores ao ano de produo e superiores a cinco anos. Como atrs se mencionou, na actividade mineira as empresas incorrem em custos elevados e prejuzos fiscais durante a fase de prospeco, pesquisa e mesmo de desenvolvimento, que muitas vezes se estendem por perodos superiores a cinco anos. Se o regime de reporte de prejuzos for idntico ao das restantes entidades, poder ocorrer que algumas das empresas possam vir a perder o benefcio em causa, porquanto os prejuzos passam a ter que ser computados da data do incio de prospeco e no da data do incio da produo, como anteriormente sucedia luz da legislao entretanto revogada. nota Final Com o presente resumo pretendemos descrever, por um lado, os impostos de natureza especial que vigoram no sector mineiro, e, por outro, suscitar a anlise cuidada dos efeitos decorrentes da revogao do anterior regime no tratamento dos custos incorridos. Quanto a esta questo, somos de opinio que seria de reconsiderar a opo do regime jurdico anterior, ou seja, permitir a capitalizao de todos os custos no ano de incio de produo.n
(*) PricewaterhouseCoopers Lda. Consultor

Revista Capital 45

46 Revista Capital

RESENHA JURDICA I FERREIRA ROCHA

Rodrigo F. Rocha *

O Regime Jurdico do Gs Metano Coal Bed Methane


O tema que propomos analisar no presente artigo poder no despertar a ateno da grande maioria dos leitores da Revista Capital, mas, inserindo-se na grande temtica que o presente nmero aborda, consideramos pertinente a anlise de uma realidade que, certamente, ir expor o nosso pas no mapa do mundo do sector da energia. Falamos de um recurso energtico que, cada vez mais, tem sido procurado pela indstria internacional: o Gs Metano ou Coal Bed Methane.
I. o que o Coal Bed Methane e qual o seu regime O Coal Bed Methane uma forma de gs natural, com elevado poder de combusto, que se encontra no subsolo, em zonas onde predomina a existncia de carvo mineral. Este gs tem sido considerado como prejudicial s operaes mineiras, em virtude do seu alto poder de combusto perigar contra a vida de mineiros que operam ou constroem minas. Este gs extrai-se do prprio carvo mineral, tendo sido, por esse motivo, considerada em alguns pases, como um recurso sujeito aos regulamentos da actividade mineira. No entanto, dadas as caractersticas de explorao, assim como a prpria composio qumica aps separao do gs do carvo mineral, muitos pases, tais como os Estados Unidos da Amrica ou mesmo a Austrlia, tm considerado este recurso como estando dentro do mbito da legislao referente a hidrocarbonetos. II. o Actual Enquadramento Legal para a Produo de Coal Bed Methane em moambique Apesar de estar em franco crescimento o interesse de vrios investidores no Coal Bed Methane existente no subsolo moambicano, no existe, ainda, qualquer concesso de explorao ou mesmo pesquisa deste recurso energtico. Tal deve-se ao facto de no existir um claro enquadramento legal que permita a concesso de explorao ou produo de Coal Bed Methane. No obstante, o actual regime legal em vigor na Repblica de Moambique d, em nosso entender, indcios de que este recurso energtico deva ser tratado no mbito do regime legal aplicvel aos hidrocarbonetos (convencionais). De facto, atento Lei de Petrleos (Lei n. 3/2001, de 21 de Fevereiro), a definio que nos dada de Petrleo, no artigo 1., alnea m), inclui qualquer petrleo bruto, gs natural ou outros hidrocarbonetos, produzidos ou susceptveis de serem produzidos a partir de petrleo bruto, gs natural, argilas ou areias betuminosas. Isto, aliado ao facto de, no Modelo de Contrato de Concesso de Pesquisa e Produo (de hidrocarbonetos), tal como aprovado pelo Conselho de Ministros e publicado no endereo do stio de internet do Instituto Nacional de Petrleos (www.inp.gov.mz), ser clara a concesso s entidades signatrias de tais contratos, o () direito exclusivo de realizao Operaes Petrolferas com vista produo de Petrleo (), sendo esta ltima expresso a definio dada na prpria Lei de Petrleos. Vide, neste sentido, a Clusula 3.1.b) dos Modelos de contratos publicados no stio de Internet acima referido. Pelo referido supra, somos de opinio que a atribuio de direitos de explorao de Coal Bed Methane tem enquadramento na actual lei em vigor em Moambique, carecendo apenas de uma clarificao quanto a eventuais conflitos que a sua explorao possa trazer a outros eventuais concessionrios de outros recursos minerais existentes na mesma rea de concesso. III. Conflitos declarados entre direitos sobre recursos minerais concessionados a diferentes entidades Sem prejuzo do acima referido, fcil compreender o enorme potencial de conflitos que podero surgir, relativamente a direitos concedidos no mbito da legislao petrolfera e da legislao mineira (visto que o CBM nasce de um recurso mineral concedido ao abrigo de concesses mineiras, portanto, reguladas pela legislao mineira). que nada impede a existncia de uma determinada concesso mineira includa num rea tambm ela dada em concesso a um operador petrolfero no mbito de uma concesso petrolfera. O que acontecer neste caso? Em nosso entender, o Artigo 20. do Regulamento de Operaes Petrolferas (aprovado pelo Decreto 24/2004 de 20 de Agosto) confere uma soluo para a resoluo dos conflitos, ao conferir aos Ministros que superintendem as concesses de direitos declarados em conflito, a deciso sobre que direito dever prevalecer. Que critrios dever seguir a Administrao para a resoluo de tais conflitos? No nos compete (nem pretendemos) delimitar os critrios que devero nortear o Ministro da tutela dos assuntos em anlise. No entanto, atento Constituio da Repblica de Moambique, as decises tomadas pela Administrao Pblica devero ser guiadas pela posio que melhor satisfizer os interesses da Nao Moambicana. Isto para referir que, em nossa opinio, no poder ser decidido pelo impedimento de qualquer um dos concessionrios de explorarem Coal Bed Methane pelo facto deste recurso energtico se encontrar em reas de concesso mineira e petrolfera em simultneo. Contudo, h necessidade de se definir critrios objectivos com vista salvaguarda dos legtimos interesses dos operadores (quer mineiros, quer petrolferos). Em nosso entendimento, a deciso Administrativa dever resolver o conflito em funo dos seguintes critrios: capacidade tcnica, em vista da especializao tcnica apropriada para a explorao do Coal Bed Methane, detida pelo Concessionrio; ou inexistncia de impedimento tcnico para a explorao de Coal Bed Methane em simultneo com a explorao de outros recursos existentes na mesma regio.n
(*) rodrigo.rocha@fralaw.com Advogado e Scio da Ferreira Rocha & Associados Sociedade de Advogados, Limitada.

Revista Capital 47

INDICADORES I INE

Conjuntura econmica d
Produto Interno Bruto (PIB) As estimativas preliminares do PIB a preos constantes de 2003 indicam um crescimento da economia no I trimestre de 2010, tanto em relao ao perodo homlogo de 2009 como em relao ao trimestre anterior. Em relao ao perodo homlogo, a economia moambicana cresceu 9,5%, o que representa uma acelerao na ordem dos 2,5 pontos percentuais. Comparativamente com o trimestre anterior, a economia cresceu 3,1%, o que tambm representa uma acelerao da actividade econmica no trimestre em anlise na ordem dos 1.1 pontos percentuais. O desempenho da actividade econmica no I trimestre de 2010 relativamente ao mesmo perodo do ano anterior foi impulsionado fundamentalmente pela Agricultura que cresceu 11,9%, Servios de alojamento e restaurao (17,9%), dos Transportes e comunicaes (14,8%) e da Construo (13,9%). Indicador de clima econmico O Indicador de clima econmico (ICE), no I trimestre de 2010, apresentou um perfil ascendente. Os sectores de alojamento e restaurao, dos transportes, da construo e de outros servios so os que mais contriburam para esta tendncia crescente, com nfase nos meses de Fevereiro e Maro. Indicador de expectativa de emprego A expectativa de emprego no primeiro trimestre de 2010 teve, no geral, uma tendncia descendente, como consequncia do comportamento descendente dos sectores de alojamento e restaurao, transportes e construo. ndices de volume de negcios O volume de negcios decresceu, no primeiro trimestre de 2010, em cerca de 7,3% relativamente ao trimestre homlogo de 2009. Esta tendncia decrescente explicada fundamentalmente pela queda do volume de negcios da indstria transformadora, pese embora todos os outros sectores terem registado um crescimento. Contudo, em relao ao trimestre anterior, houve um crescimento na ordem de 4,5%. O nmero de trabalhadores e as remuneraes cresceram face ao perodo homlogo em 2,1% e 9,4%, respectivamente. Energia elctrica De acordo com a informao disponvel, a oferta total de energia elctrica decresceu face ao trimestre homlogo de 2009 em cerca de 2,9%, como resultado queda na produo e nas importaes na ordem dos 3.3% e 2.0%, respectivamente. Contudo, face ao trimestre anterior a oferta total de energia cresceu em 6,4%. movimento de hspedes O nmero de hspedes total nos estabelecimentos hoteleiros aumentou no trimestre em anlise comparativamente com o mesmo perodo de 2009 na ordem dos 9,1%, induzido pelo comportamento dos hspedes tanto nacionais como estrangeiros que cresceram na ordem dos 9.7% e 8.5%, respectivamente. Contudo, em relao ao trimestre anterior, tanto o movimento dos hspedes nacionais como estrangeiros, sofreu uma queda na ordem dos 4.7% e 7.1% respectivamente, sendo que no global caiu 5,8%. Transporte ferrovirio e areo No trimestre em anlise, o transporte ferrovirio registou um crescimento da carga transportada face ao trimestre homlogo de 2009 em cerca de 19,6%, enquanto no transporte areo houve uma queda da carga transportada em 22,3%. Ainda na mesma categoria, em relao ao trimestre anterior, tanto o transporte ferrovirio como areo registaram uma queda em cerca de 0,5% e 13,2%, respectivamente. Relativamente ao transporte de passageiros, tanto o servio de transporte ferrovirio como o areo registaram, no trimestre em anlise um crescimento em cerca de 37,6% e 7,3%, respectivamente, em relao ao perodo homlogo de 2009. Contudo, quando comparado com o perodo anterior, o transporte ferrovirio registou um crescimento aproximado de 16,8%, enquanto o areo decresceu cerca de 4,8%.

SNTESE DE CONJUNTURA ECONMICA - I TRIMESTRE DE 2010

48 Revista Capital 48 Revista Capital

INDICADORES I INE

do I Trimestre de 2010
oramento do Estado Os dados disponveis da execuo oramental indicam que, no I trimestre de 2010, as receitas correntes cresceram, comparativamente ao trimestre homlogo, cerca de 34,0% e decresceram face ao trimestre anterior cerca de 7,1%. Este comportamento foi induzido pelas rubricas das receitas fiscais e no fiscais que cresceram, em comparao com o trimestre homlogo de 2009, cerca de 35,2% e 26,0%, respectivamente. Ainda em termos homlogos, as receitas de capital decresceram cerca de 24,2%. Noutra vertente da execuo oramental, registou-se um aumento da despesa face ao trimestre homlogo de aproximadamente 22,2%. Inflao No trimestre em anlise, o Pas registou um aumento do nvel geral de preos na ordem dos 6,17%, com a alimentao e as bebidas no alcolicas a ditarem esta tendncia ao contriburem com 5,17 pontos percentuais positivos. Refira-se que o aumento dos preos do Tomate, da Couve, do Arroz, da gua canalizada, do Alface, da Farinha de milho e do Coco, foi a razo principal do agravamento geral que se verificou, sendo que no conjunto tiveram um impacto de cerca de 4,26 pontos percentuais positivos. No horizonte temporal, esta tendncia resultou do agravamento de preos em todos os meses do trimestre, com maior incidncia para o ms de Janeiro (2,7%). Uma avaliao por cidades, permite concluir que o agravamento de preos no trimestre foi mais severo na Cidade da Beira, cujo nvel de aumento atingiu os 9,5%. Taxas de juros As taxas de Juros das operaes passivas e activas do trimestre em anlise quando comparadas com as do trimestre homlogo de 2009 diminuram cerca de 10,6% e 6,2%, respectivamente. Ao longo do trimestre, o ms de Maro teve uma queda das taxas passivas em 4,3%. Para as activas, o ms de Fevereiro registou uma diminuio da taxa em 0,4%. Em relao ao trimestre anterior, as taxas passivas diminuram na ordem dos 3,4% enquanto as activas aumentaram cerca de 0,9%. Paridade Meticais/Moeda Externa No I trimestre de 2010, o Metical continuou a depreciar-se em relao s principais moedas tanto em relao ao perodo homlogo de 2009 como em relao ao anterior. Assim, em relao ao perodo homlogo, o Metical depreciou-se face ao dlar americano na ordem de 10,7% e em relao ao Rand sul-africano na ordem dos 21,9%. Relativamente ao trimestre anterior a depreciao foi menos intensa tendo-se situado na ordem dos 1.6% em relao ao Dlar americano e 1.2% em relao ao Rand sulafricano. Comrcio Externo Os dados disponveis do Comrcio Externo indicam ter-se registado no trimestre em anlise, um aumento das exportaes em cerca de 13,3%. A nvel de produto, o destaque vai para o aumento das exportaes de lingotes de alumnio, da energia elctrica, do gs e do tabaco. Em relao ao perodo anterior, tanto as importaes como as exportaes decresceram cerca de 21,6% e 25,5%, respectivamente. O dfice da Balana comercial reduziu cerca de 28,1%, face ao trimestre homlogo e 16,0% relativamente ao perodo anterior. n

O volume de negcios decresceu, no primeiro trimestre de 2010, em cerca de 7,3% relativamente ao trimestre homlogo de 2009. Esta tendncia decrescente explicada fundamentalmente pela queda do volume de negcios da indstria transformadora, pese embora todos os outros sectores terem registado um crescimento

Revista Capital 49

ESTILOS DE VIDA NA BOCA DO MUNDO


turstica do pas, mas o pouco que conheci deixou-me com vontade de conhecer mais. Embalado na vontade de procurar, vou encontrando muitos blogs, em vrios idiomas, onde o tema Moambique aparece retratado de uma forma muito carinhosa: registos de pessoas que estiveram algum tempo no pas a trabalhar, e na hora de regressar no deixam de evidenciar as coisas boas e tambm as coisas menos boas; viajantes estupefactos com as emoes e vivncias de dias inesquecveis, com registos fotogrficos de provocar inveja ao comum dos mortais. Viajo muitas vezes por estas recordaes e registos de pessoas que no conheo e partilho essas memrias. Por falar em memrias H trs anos na agncia de viagens, onde comprava a viagem para Moambique, perguntaram-me se j conhecia o pas e mostravam-me um catlogo de propostas para frias onde na capa aparecia uma dessas fotos com um resort plantado em cima da gua. Eu perguntei se era em Moambique, pois no fazia ideia de que existia esse tipo de oferta turstica, ao que me responderam, simpaticamente, "h isto, e muito mais". Rui Batista

"Isto, e muito mais"


No so novidade os predicados das ilhas das carabas ou das ilhas paraso do ndico, e em conversa com uma pessoa amiga acerca dos destinos de frias, brotaram fotos de um catlogo com hotis plantados em guas transparentes que nos fazem sonhar com agradveis momentos de prazer. O episdio fez-me recordar o momento em que h trs anos viajei pela primeira vez para Moambique... No decorrer da conversa acerca dos parasos das frias, com a facilidade das novas tecnologias, acabei por mostrar umas imagens de um resort ao meu interlocutor, e resultado foi: "Isto em Moambique?" E eu acabei por responder com um sorriso: "Isto, e muito mais". No sou um conhecedor profundo da oferta

CINESCPIO

Um olhar pelas crianas


A Fundao para o Desenvolvimento da Comunidade - FDC exibiu ao pblico dois documentrios intitulados Mwana - Um Olhar e Sob a Poeira da Estrada, no mbito da passagem do 16. aniversrio da sua existncia e do Dia da Criana Africana, assinalados a 16 de Junho. O filme Mwana - Um Olhar uma apresentao audiovisual que atravs de depoimentos de crianas de rua, das escolas e de uma zona rural da provncia de Nampula retratam como ser criana em Moambique. O exerccio engloba dissertaes de psiclogos, de socilogos, e de algumas personalidades especializadas no assunto, no fundo bases que ajudam a compreender alguns hbitos, costumes e prticas quotidianas que violam os direitos da criana. Por seu lado, o documentrio Sob a Poeira da Estrada retrata o trfico de crianas para fora do pas, a vulnerabilidade das crianas da rua a este acto malfico destacando as rotas e redes de traficantes, as fragilidades sociais e legais, resgatando imagens que mostram pessoas traficadas, rostos de traficantes, alm de cenas inditas do esquema de travessia ilegal numa das fronteiras nacionais [vide Estilos de Vida in edio 30]. O auditrio da CCFM esteve repleto de crianas e adolescentes que foram teste50 Revista Capital munhar a dura realidade vivida por outras crianas que vem os seus direitos serem violados. Os seus olhares reflectiam tristeza e compaixo. O objectivo destes dois documentrios exibidos no Centro Cultural Franco-Moambicano (CCFM) consciencializar, sensibilizar e mobilizar as entidades governamentais e a sociedade civil moambicana no sentido de estar atenta ao assunto. O realizador dos documentrios, Luiz Chaves, diz que o desafio que levam para o futuro divulgar situaes destas o mximo possvel, seja nas comunidades, nas escolas, nos rgos de comunicao social, e em palestras. Estes dois vdeos servem para encaminhar-nos para outros assuntos que esto nos arredores destes temas e que tambm so importantes. Na produo destes filmes, a FDC contou com o apoio do Governo de Moambique, da UNICEF, da Save the Children, da ASDI, da Santac, da OIM, da Associao Horizonte Azul, entre outros organismos. De referir que 16 de Junho comemorado como dia da Criana africana em memria dos estudantes massacrados no bairro sulafricano de Soweto h 34 anos. Arsnia Sithoye

ESTILOS DE VIDA NA BOCA DO MUNDO

Se beber, nunca conduza!


ideias, a conduo tambm incompatvel com a ingesto de lcool. No que diz respeito s questes mdicas e clnicas associadas ao exerccio de levantar copos - uma vez que ainda nos encontramos a respirar os intensos vapores do Mundial 2010 gostaria aqui de dissecar um esqueleto! A arte de chutar uma bola de forma exmia e precisa no me parece salutar aps a ingesto de cerveja, de usque ou de qualquer outra bebida espirituosa muito embora as campanhas publicitrias nos queiram fazer parecer o contrrio. Por outro lado, eu pecadora me confesso no s amante do futebol como da 2M, e at sou da opinio de que o futebol se v melhor na companhia da 2M. Contudo, e sendo que a culpa nunca da bebida mas sempre de quem a bebe, deixo aqui uma chamada de ateno: os acidentes rodovirios esto a e a moderao parece ser a palavra-chave em momentos de festa. Beba sim, mas se beber, nunca conduza! Helga Nunes

Dizem que h duas coisas literalmente incompatveis: o desporto e a bebida. H tambm quem no tenha a certeza absoluta desse facto, mas l que o lcool

afecta a prestao fsica, essa sim parece ser uma realidade inequvoca, sobretudo quando o grau de alcoolmia superior ao recomendvel. E dentro da mesma ordem de

GALERIA

Matxaxulana e Marrabenta, dasse + Pinto

A Fundao PLMJ inaugurou no dia 24 de Junho, no Espao Fundao PLMJ, em Lisboa, as exposies Matxaxulana e Marrabenta, dos artistas moambicanos dasse e Pinto. As exposies marcam o ciclo de

aces promovidas pela Fundao PLMJ dedicadas a artistas dos pases africanos de lngua oficial portuguesa. Comissariadas por Miguel Amado, as exposies integram a programao OFF do

Espao Fundao PLMJ, levando a Lisboa duas geraes de artistas moambicanos. Duas geraes que se entendem e se fundem num percurso das artes nacionais, como nos disse dasse em conversa. Nas exposies esto patentes 25 obras dos artistas, realizadas entre 2004 e 2010, traando uma panormica da produo recente dos artistas e, simultaneamente, reflectindo as vivncias actuais da sociedade moambicana. Tratando e reflectindo o real e o imaginrio num mesmo plano, as obras de dasse + Pinto traduzem a cultura moambicana passada e presente. Nas palavras de Miguel Amado: () Com uma linguagem de pendor lrico e recorrendo a tcnicas narrativas como a fbula e a alegoria, os seus desenhos retratam os sonhos e os problemas do Moambique contemporneo. dasse e Pinto criam, pois, uma singular viso do mundo, enunciando uma realidade culturalmente to prxima mas, igualmente, j to distante do imaginrio portugus. Matxaxulana e Marrabenta podero ser vistas at 25 de Setembro, de quarta-feira a sbado, entre as 15h00 e as 19h00, no Espao OFF - R. Rodrigues Sampaio, n 29, Lisboa. Rita Neves, Fundao PLMJ
Revista Capital 51

ESTILOS DE VIDA
PUB

BEM VINDO AOS SEUS OUVIDOS

Dano nas cordas desse violo


Muito apreciada e acarinhada pelo pblico moambicano, Adriana Calcanhotto prima pela simpatia e simplicidade com que se expressa, movimenta, canta ou fala. Aparentemente tmida, no palco que solta a veia artstica, esquece a timidez das palavras e encanta as cordas do seu violo. Quando me lembro de Adriana, a imagem que se forma na minha mente reporta ao seu ltimo concerto em Maputo, no ano passado. Nessa altura, arrepiei-me em lgrimas quando o pblico, quase em unssono, cantou Mentiras , um momento que recordo com muito carinho. Os temas que aborda, com recurso ao samba, rock, pop e bossa nova, so universais: o amor, a amizade, sobre o dia-a-dia de todos ns. Faz as delcias de adultos e crianas, pois tambm lanou para os mais pequenos o lbum infantil Adriana Partimpim em 2004, que ganhou o prmio Grammy latino de melhor lbum infantil, e mais recente lanou o Partimpim 2. As letras que aborda no seu vasto reportrio

A malagueta, popularmente conhecida por piri-piri, o fruto de um arbusto da espcie Capsicum frutescens, que so de cor verde e quando amadurecidos tornam-se vermelhos. O sabor picante deve-se aco de uma substncia denominada capsaicina, que dependendo da variedade da malagueta a sua concentrao varia e pode ser mais ou menos picante. A malagueta, por ser rica em vitamina A e conter cerca de quatro vezes mais vitamina C do que uma laranja, apresenta uma aco anti-oxidante, que activa o sistema imunolgico, protegendo o organismo do desenvolvimento de determinadas doenas. A malagueta apresenta um baixo valor calrico e consumida de forma moderada aumenta a temperatura do corpo e, consequentemente, acelera o metabolismo. O consumo de piri-piri aliado ao exerccio fsico e a uma alimentao saudvel, pode contribuir para o bem-estar fsico. A malagueta bastante utilizada como condimento na culinria moambicana, para quem aprecia um sabor diferente, um tanto mais forte e marcante nas suas refeies. Em Vanduzi, so produzidas algumas variedades diferentes de malaguetas, nomeadamente Birds eye conhecidas por serem pequenas e muito picantes, e uma variedade um pouco maior e ligeiramente menos picante e mais adocicada ao paladar, conhecida por Serenade. Uma novidade da Companhia do Vandzi, so as malaguetas de rechear que tm um comprimento aproximado de 15cm e um nvel de picante mdio. Estas malaguetas aliam na perfeio com um recheio de carne, peixe ou legumes. Tenham uma alimentao saudvel. Nutricionista Anouck Matos

musical so compostas pela vontade de amar, de odiar, de gostar, no prazer de cantar costumes, hbitos e desejos. So palavras simples, que juntas nas mesma melodia encantam coraes e fazem ecoar um quotidiano tipicamente brasileiro. Sara L. Grosso

LUGARES PARA ESTAR

SADC dana ritmos latinos na Escola Josina Machel


O acolhedor salo da Escola Secundria Josina Machel, que j foi escolhido para filmagens de algumas cenas do filme de Hollywood Muhammad Ali, servir de palco ao evento. No Festival que se aproxima, o pblico poder deliciar-se com o Tango, Rumba, Samba, Cha-cha, Waltz, Quickstep, entre outros tipos de dana. A iniciativa, organizada pela Federao Moambicana de Danas Desportivas (FEMOD), constitui o ponto de partida para que os atletas ganhem rodagem suficiente e ataquem as qualificaes para os Jogos Olmpicos de 2012, que, pela primeira vez na histria, iro englobar esta modalidade. A dana desportiva vem ganhando cada vez mais espao em Moambique desde 2007, estimando-se que actualmente existam cerca de 100 casais praticantes da modalidade, segundo avanou Ilda Jabu, dirigente da FEMOD. O evento ocorre numa altura em que os artistas nacionais de dana vinham experimentando um longo tempo de jejum sem participar em eventos do gnero e depois da oportunidade criada pela ltima plataforma de dana denominada Kinani, que se realizou em Novembro de 2009 na capital moambicana. Srgio Mabombo

www.mozfoods.com 52 Revista Capital

Atletas de dana desportiva da regio austral de frica exibem coreografias latino-americanas na Escola Josina Machel, em Maputo, no II Festival de Danas Desportivas que ir decorrer a 31 de Julho.

Revista Capital 53

PENA CAPITAL

A idade maior
Antnio V. Claro (texto)

odas as idades so boas, meu filho, dizia-me a minha av quando, do alto dos meus 9 anos, a inquiria sobre a melhor idade da vida. Nesse preciso momento queixava-me, sobretudo, da fragilidade que a minha opinio tinha no mago da famlia que me rodeava. O finalizar do perodo de criana j me permitia trabalhar com enxada no amanho da terra mas ainda no me outorgava o direito palavra, mesmo nos assuntos em que me sentia fulcro da discusso. Acabei por crescer com as dvidas existenciais inerentes a um ser humano que nasceu pobre e pouco acesso teve cultura antes da idade adulta. As dvidas mantiveram-se por muitos anos, persistem ainda, e s delas me desembaraarei no dia em que se detiver definitivamente o motor orgnico que bombeia o meu sangue atravs do invlucro que, segundo os crentes, me envolve a alma. H quem diga que s as dvidas so revolucionrias, que apenas a inquirio interior origina o progresso e faz avanar a humanidade. Estou em crer que sim. Afinal, as certezas levam-nos a refastelar a capacidade analtica nos sofs do assim que e deixar correr o marfim at que outra gerao herde o problema e dele se desenvencilhe, mais ou menos a preceito. Se Galileo Galilei no se tivesse sentido assaltado pela dvida e desconfiado que a Terra no seria o centro do Universo, ainda hoje no saberamos que, afinal, giramos em torno do eixo do planeta que nos suporta e este volta da estrela maior do nosso sistema solar. E mesmo este enorme vulto da cincia mundial foi forado, por doutos e sapientes mestres do pensamento absoluto, a desdizer-se e a concordar com as certezas dominantes, sob pena de passar pelos assadores da Santa Inquisio. Felizmente que este tema Idade maior desenvolvido em perodo onde a Inquisio

j no queima as carnes e os ossos, mas persiste em torrar reputaes e apontar a dedo os que se pronunciam contra a corrente. Qualquer ser humano vive as vrias idades da sua vida com uma nica certeza, a que amanh tudo se vai acabar, e aqui entenda-se amanh como o futuro e no como dia seguinte. Esta ser, talvez porque at desta no estou seguro a nica certeza a ter na existncia, deixando que a dvida invada todo o universo do microcosmos que representa cada indivduo. Esqueamos as frases feitas e, algumas, subservientes ao politicamente correcto, do gnero: ainda no tens idade para isso; j ests na terceira idade; atingiste a maioridade; quando tiveres idade suficiente; j tens idade para ter juzo e outras parecidas, para nos atermos apenas na idade maior. Mas maior para qu? Para trabalhar na construo civil ou como vendedor ambulante? Para se organizar em bandos que roubam automveis e assaltam transeuntes? Para polir os bancos das escolas traficando drogas leves, sujeitando-se a penas duras? Para ter sexo sem preservativo pois isso da proteco apenas para os fracos e pobres de esprito? Inmeras hipteses para outras tantas dvidas. Milhares de questes que povoam o imaginrio de adultos, jovens e adolescentes, j que as crianas confrontam-se com

outros problemas, mais terra a terra que estes. Para qualquer dos trs primeiros escales enunciados a idade maior a sua, a que suporta a rebeldia dos adolescentes, o inconformismo dos jovens e as certezas absolutas dos adultos, qualquer deles esgrimindo argumentos, desenvolvendo teses, fincando os ps nas razes que, pensam, lhes assistem. So, infelizmente, raros os casos em que cada escalo etrio procura entender os outros e no se obstina em seguir apenas a direito, tal o asno de horizonte limitado pelos antolhos que lhe impedem um olhar abrangente sobre tudo o que o circunda. No sei se lhe chame falta de tolerncia, ausncia de perspectiva, ignorncia ou militantismo corporativo. O facto que a idade maior de cada um talvez se atinja quando o ponto de mira do respectivo olhar deixe de visar unicamente o prprio umbigo e se espraie por paisagens em que nunca reparou, povoadas por outros seres a quem assistem razes to vlidas como as que aqueles defendem com unhas e dentes. O ponto em que atingir essa idade ser diferente de indivduo para indivduo mas, at a, se enriquecer o patrimnio de conhecimentos colectivos da humanidade. No importa quando se l chegue, o que conta atingir a meta proposta e assumir-se que o respeito pelas ideias alheias o primeiro e imprescindvel passo para que as nossas sejam levadas em conta. Mas para se l chegar tambm importa a forma como evolumos em sociedade, da idade infantil adulta, e nos fornecem a informao de que carecemos para privilegiar o colectivo ao invs de persistirmos na idolatria do pensamento nico, no cultivo da opinio individual, sem se pensar que tornando esta mais flexvel estamos a contribuir para que a colectiva tenha a nossa em considerao. n

54 Revista Capital

Revista Capital 55

56 Revista Capital

You might also like