You are on page 1of 10

1.

INTRODUO A preocupao de quantificar os fenmenos mentais e fsicos j existia no sculo XVIII, embora foi a partir da segunda metade do sculo XX que as escalas de avaliao da personalidade passaram a ter uma crescente importncia nas vrias reas em psicologia. Neste presente trabalho, foi realizada uma pesquisa relacionada com a avaliao da personalidade no mbito da cadeira de Psicologia de orientao Vocacional e Profissional, que visa identificar as tcnicas de avaliao da personalidade. O trabalho tem como estrutura: definio de conceitos avaliao, personalidade e avaliao de personalidade; avaliao da personalidade d nfase sobre as principais fenmenos a avaliar; diferenas da personalidade entre indivduos; tipos e traos da personalidade; os benefcios da avaliao da personalidade; o papel da avaliao da personalidade; testes projectivos e psicomtricos no processo de avaliao da personalidade; concluso e Referncias bibliogrficas.

2. AVALIAO DA PERSONALIDADE Avaliao processo de exprimir a ocorrncia de um fenmeno por meio de nmeros ou categorias. Cabral & Nick (2006) Personalidade vem do latim persona, que significa a mscara do actor. Caracterstica do teatro clssico que cobria o rosto do actor durante toda a apresentao.(ibd) Avaliao da personalidade o perfil geral ou combinao de caractersticas que capta a natureza nica de uma pessoa, como ela age e reage em relao s outras. (ibd) Formularam-se mltiplas definies de personalidade, mas a maioria engloba a estrutura psicolgica total do indivduo que se revela pela forma de pensar, de se expressar e de manipular suas atitudes e interesses. Para a maioria dos psiclogos segundo Marras (2002), a personalidade so padres de comportamentos nicos e relativamente estveis de uma pessoa. Em outras palavras, a personalidade refere-se consistncia de quem voc , quem foi e quem ser. Tambm rene uma mistura de caractersticas, atitudes, valores, esperanas, amores e dios que faz com que cada um de ns seja uma pessoa nica. Eysenck (1976, p. 2), citado por Marras (2002) definiu personalidade como a organizao mais ou menos estvel e persistente do carcter, temperamento, intelecto e fsico do indivduo, que permite o seu ajustamento nico ao meio. Em psicologia, personalidade1 o modo de ser, agir e reagir que caracteriza a conduta de um indivduo humano e o distingue de qualquer outro. Subjectivamente, a personalidade surge com a emergncia do eu, uno e idntico, no seio da conscincia reflexiva; objectivamente, revela-se atravs da figura fsica e do comportamento do indivduo humano.

Enciclopdia Luso-Brasileira da Cultura. (1991). 14 ed. Lisboa. Editorial Verbo.

2.1 O processo de avaliao da personalidade O interesse pela avaliao da personalidade resulta partida da investigao no sentido de estabelecer, com poder preditivo, as relaes da personalidade com o comportamento dos indivduos. No que diz respeito a avaliao da personalidade, recorre-se ao uso de tcnicas psicomtricas, designadamente atravs de tcnicas projectivas e de testes estruturados, ditos objectivos. Chaves, (1992) O princpio subjacente a estas tcnicas pois o de que o material estruturado que o testando devolve, a partir do minimamente estruturado que se lhe ofereceu, traduz afinal a estrutura interna da sua personalidade. (ibd) O processo de avaliao da personalidade na rea de orientao profissional tem por objectivo avaliar um conjunto de caractersticas que ditam diferenas individuais como por exemplo a aptido e a habilidade. Aptido apresenta a capacidade de uma pessoa aprender alguma coisa, enquanto a habilidade reflecte a capacidade existente de uma pessoa desempenhar vrias tarefas necessrias para um dado cargo por exemplo, e ambas incluem conhecimento relevante e habilidades especficas. Em outras palavras, aptides so habilidades potenciais, enquanto habilidades so o conhecimento e as habilidades especficas que um indivduo possui correctamente. (ibd) As aptides e habilidades so consideraes importantes numa avaliao de indivduos no processo de orient-lo para uma funo a desempenhar. Quando estamos no processo de avaliao, estamos a par de diversos testes usados para avaliar as aptides e habilidades mentais. Alguns destes fornecem um ndice geral de Quociente de Inteligncia (QI), tais como o teste de Stanfor-Binet, enquanto outros prevem avaliaes de competncias mais especficas que so requeridas nas pessoas admitidas nos vrios programas educacionais ou de carreira. (ibd) Alm das aptides e habilidades mentais, muito importante avaliar as habilidades fsicas para alguns tipos de trabalho, como bombeiros e polcias. Fora muscular e resistncia cardiovascular so duas dimenses de habilidades fsicas.

2.2 Diferenas de personalidade entre indivduos As habilidades acima mencionadas, fazem parte do conjunto da personalidade. A avaliao da personalidade refere se perfil geral ou combinao de caractersticas que capta a natureza nica de uma pessoa, como ela age e reage em relao s outras. Gordon (s/d) A personalidade combina uma srie de caractersticas fsicas e mentais que reflectem como algum olha, pensa, age e sente. s vezes tenta-se medir a personalidade atravs de questionrios e testes especiais. Frequentemente a personalidade pode ser percebida simplesmente atravs do comportamento. De qualquer modo, a personalidade uma caracterstica importante do indivduo a ser compreendida pelo avaliador. Isso contribui para os insights2 de comportamentos em quaisquer das reas pretendidas pelo avaliador, pois espera-se ter um inter-relacionamento previsvel entre a personalidade e a tendncia de alguns comportamentos. Gordon (s/d)

Na abordagem de trao e factor de Parsons, (1909, p. 5), citado por silva (2008) para avaliar a personalidade do indivduo para uma orientao de carreira, o processo inclui: Primeiro uma compreenso clara do prprio indivduo, aptides, interesses, recursos, limitaes e outras caractersticas; Segundo um conhecimento das exigncias e condies de sucesso, vantagens e desvantagens, compensaes, oportunidades e perspectivas em diferentes tipos de trabalho; e Terceiro um raciocnio lgico acerca das relaes entre estes dois grupos de dados. A avaliao da personalidade consiste em compreender que caractersticas individuais so estveis, mensurveis e preditivas do comportamento humano, no mbito da
2

Preferi manter no originar da palavra para no quebrar o seu sentido prprio.

formao, desempenho ou outros contextos de vida. Esta avaliao consiste em analisar os traos individuais mais adequados para se ser eficientes em cada uma das reas que o indivduo pretender se candidatar.

2.3 Tipos e traos da personalidade segundo Gordon (s/d) A teoria dos tipos da personalidade, como a descrita acima, prope que as pessoas podem ser categorizadas em tipos distintos. A simplicidade desse enfoque to atraente quanto limitador. Ele nos ajuda a identificar uma personalidade imediatamente de maneira prtica e compreensvel, mas, ao rotular as pessoas como tipos, negligencia os aspectos indubitavelmente mais complexos de cada indivduo. Por outro lado, as teorias dos traos de personalidade propem que os aspectos pessoais da personalidade justamente para torn-las exactas. Diversos psiclogos no processo de avaliao da personalidade propuseram escalas, como as de coragem ou empatia. A classificao varia de acordo com quanto de um determinado trao a pessoa possui. Assim, em uma das extremidades da escala, estaria uma pessoa aventureira que corre riscos e, na outra extremidade, estaria algum que cauteloso e contido. Ambos os extremos podem ser necessrios em diferentes ocupaes e organizaes, mas no h uma procura por um advogado que se arrisca.

2.4 Os benefcios da avaliao da personalidade de acordo com Gordon (s/d) At 1960, a avaliao da personalidade era apenas de interesse clnico ou de pesquisa. Hoje em dia, porm, a avaliao da personalidade est disponvel a todo mundo e pode dar valiosas ideias sobre a nossa constituio mental, especialmente se os resultados forem interpretados por um psiclogo ou por algum qualificado em avaliao. Conhecendo os tipos de cargos e empresas que combinam melhor com o seu temperamento natural, voc pode investir no seu crescimento profissional. Ao tomar conhecimento das suas motivaes, habilidades e pontos fracos, voc pode melhorar a sua formao e o seu crescimento pessoal.

O maior desenvolvimento de todos os tempos na avaliao da personalidade regista-se actualmente no mercado de trabalho, da pr-seleco profissional formao dos funcionrios, individualmente ou em equipa. Numa avaliao da personalidade, os tipos e traos subjectivos revelam a sua maneira de pensar e sentir como pessoa, as suas motivaes e desejos. importante entender esses aspectos porque conhecer a si mesmo ajuda a entender as outras pessoas. Na mesma avaliao da sua personalidade, os tipos e traos objectivos referem-se ao modo com voc se relaciona com os outros e s suas relaes com os colegas, parceiros e amigos.

2.5 O papel da avaliao da personalidade na viso de Gordon (s/d) A avaliao da personalidade um facto da vida moderna, com cerca de 2500 testes em aplicao no mundo todo. A maioria das empresas usa os testes de avaliao da personalidade visando a contratao, promoo e no processo de formao de equipes, mas os testes tambm usados em exames para o ingresso em faculdades e em outras reas. Visa tambm em buscar conhecimento de si mesma.

No processo de avaliao da personalidade para qualquer efeito, recomenda-se o uso de testes projectivos e testes psicomtricos ou simplesmente testes objectivos. 2.6 Testes projectivos no processo de avaliao No que se refere testes projectivos, os sujeitos so solicitados a expressar o que vem em certos desenhos ou o que pensam frente a certas palavras e frases. O termo projectivo segundo Chaves, (1992) advm da suposio de que tais estmulos funcionariam como uma tela onde o sujeito projectaria certos aspectos de sua personalidade, exactamente como ao observar as nuvens percebemos as imagens que nelas projectamos. Atravs do que o indivduo percebesse, seria possvel reconhecer seus motivos, necessidades e outras caractersticas psicolgicas.

O termo projeco, foi consagrado pela teoria psicanaltica, e se refere um mecanismo psicolgico pelo qual um atributo ou caracterstica emocional, no consciente porque inaceitvel ou condenvel, passa a ser identificada em outra pessoa, como se tal atributo ou caracterstica fosse realmente desta. Ns vemos nos outros aqueles defeitos que na verdade so nossos, mas que achamos que no o so. Ns os projectamos no outro. Chaves, (1992) Os testes projectivos podem-se apresentar, instrumentalmente, sob trs formas principais:  1.) Testes que usam figuras ou imagens como o Rorschach, o Teste de Apreciao Temtica (TAT), o Teste Holtsman e outros;  Os testes de associao verbal, com os da Associao de Palavras, os de completar sentenas e mais; e  Os testes expressivos, como os de desenho da pessoa, da rvore, as tcnicas como jogos e brincadeiras. A seguir parssar-se- a fazer uma apresentao sumria de alguns testes que visam avaliar a personalidade da pessoa com objectivo de receber uma orientao profissional posteriormente.  Teste de Rorschach: a mais conhecida tcnica de projeco, criada em 1921, por H. Rorschach, psiquiatra suo. Consiste em dez pranchas, cada uma das quais tendo ao centro um burro de tinta preta, cinza ou de outras cores. A mancha cimtrica. As pranchas so apresentadas s sujeitas umas a uma, em sequncia, e pede-se ao mesmo tempo que diga o que lhe parecem, sendo anotadas as suas respostas.  Testes de Apreciao Temtica (TAT): foi desenvolvido por H. Murray (1943). Consiste em vinte pranchas com figuras humanas em situaes e posies variadas, pouco estruturadas, o que permite interpret-las de variadssimas maneiras. So apresentadas ao sujeito em sequncia e pede-se que imagine histria, a partir da cena que v, comentando os sentimentos e pensamentos dos personagens e culminando com o resultado da mesma. O princpio bsico o que, identificando-se com os personagens, o sujeito na realidade est falando de sim mesmo, sem ter conscincia disso. Este teste foi desenvolvido basicamente para

revelar as necessidades do sujeito, bem como as presses ambientais que o est afectando.  Testes Associativos: constituem outra categoria dos testes projectivos, sendo representados principalmente pelo teste de associao de palavras e o de completar sentenas. O teste de associao de palavras de Jung consiste em apresentar ao sujeito cinquenta a cem palavras escolhidas ao acaso (palavras indutoras). A cada palavra apresentada o sujeito deve responder com a primeira palavra que lhe acudir mente. O aplicador deve medir o tempo gasto entre o final da palavra indutora e o incio da induzida, bem como anotar as reaces e comentrios do sujeito.

2.7 Testes psicomtricos no processo de avaliao segundo Chaves (1992) Esta categoria de testes foi desenvolvida por autores que enfatizam:  1.) as diferenas individuais;  2.) a busca de objectividade;  3.) o uso de recursos estatsticos que permitam mensuraes quantificveis. So testes que pretendem estabelecer medidas objectivas das diferenas individuais lanando mo de anlise estatstica. Esse movimento, de incio, voltou-se para o desenvolvimento de testes que medissem habilidades e capacidades psicolgicas, principalmente a inteligncia. Com o tempo, o interesse se estendeu Inventrio ou questionrio. o mais popular instrumento de investigao da personalidade e consiste em se responder a uma srie de questes em termos de sim, no e no sei, certo ou errado, ou assinalando comportamentos e caractersticas pessoais que o sujeito julga ser possuidor. Tm sido frequentemente usados para se identificar os traos que compem a personalidade do sujeito. Mas tambm encontram amplo campo de aplicao na investigao de interesses, atitudes, valores, bem como habilidades e aptides. Dentre os vrios testes que compem esta categoria so: Inventrio Multifsico de personalidade de Minnesota (MMPI), Inventrio Psicolgico da Califrnia (CPI) e o Inventrio de Preferncia pessoal, de Edwards (EPPS).

3. Concluses A personalidade se constitui de pensamentos, emoes e comportamentos, que juntos definem o seu estilo pessoal e influenciam as suas relaes com os outros. O estudo da personalidade o campo mais antigo da psicologia; em 400 a.C. Existem vrios modelos conceituais de personalidade, que explicam as reaces das pessoas, as suas impresses marcantes, os seus atributos tpicos atravs do quais passam a ser identificados. Os instrumentos de personalidade so organizados com base nesses modelos conceituais de personalidade propondo medir o estado psicolgico atravs das respostas pessoais do indivduo que revelam dados relacionados as suas caractersticas psicolgicas.

Referncias Bibliogrficas Chaves, Jos (1992). A Compreenso da Pessoa Psicologia da Personalidade. Editora gora Ltda: So Paulo SP Cabral, A. & Nick, E. (2006). Dicionrio tcnico de psicologia. Porto Da Silva, J. Toms & Taveira, M. do Cu (2008). Psicologia Vocacional: perspectivas para a interveno. Editora IUC: Coimbra Gordon, Claire (s/d). Decifre sua personalidade. So Paulo Marras, E. S. J. (2002) Comportamento organizacional: o impacto das emoes. 1 Edio, editora THOMSON: Brasil.

10

You might also like